GEEU - alma de 2 cordas correndo e mão na corda ao cair

Flávio C. Bannwart flavio.bannwart em gmail.com
Qui Out 15 09:53:02 BRT 2015

A dica do Lucas é super boa.
A Casa de Pedra também usa esse sistema que poupa as cordas.
Ao invés de mosquetão na ancoragem, há um tubo de talvez entre 5 e 10 cm de
diâmetro.

Porém ... poupar a corda é conseqüência do menor atrito na ancoragem.
Menor atrito na ancoragem, por sua vez, incorre em maior carga para o
segurador.

Em princípio, essa maior carga vai para o freio, e até aí tudo bem.
Mas na verdade há problemas aí:

1) Uma pequena diferença de peso vai fazer o segurador decolar do chão;
2) Mesmo que o segurador não decole, ele tem que ficar mais atento ao maior
risco de queda rápida do escalador;
3) Claro que, em havendo maior demanda de dissipação de energia no freio,
este será mais exigido e vai durar menos;
4) Para esse sistema ficar seguro, o segurador deve ser ancorado ao chão,
tal e qual nas acedemias;
5) Não há mágica: a energia da descida de baldinho tem que ser dissipada; o
alívio na corda acarreta em mais dissipação no freio e no esforço muscular
do segurador (é o maior esforço do segurador e um atrito mais suave e
melhor distribuído que poupam a corda).

Enfim, o uso de tubos de diâmetro maior nas ancoragens deve levar a um
menor desgaste nas cordas, mas vai acarretar nas conseqüências de 1) a 5).
É uma questão de se avaliar os prós e contras.

Ademais, só podemos pensar em mudar as ancoragens se e somente se
instalarmos as respectivas ancoragens no chão para os seguradores.