GEEU - alma de 2 cordas correndo e mão na corda ao cair

Qui Out 15 10:01:47 BRT 2015

Boa, Bambam! Valeu pelas dicas!
Forte abraço,
Francis

     Em Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 9:58, Flávio C. Bannwart <flavio.bannwart em gmail.com> escreveu:

 A dica do Lucas é super boa.
A Casa de Pedra também usa esse sistema que poupa as cordas.
Ao invés de mosquetão na ancoragem, há um tubo de talvez entre 5 e 10 cm de diâmetro.

Porém ... poupar a corda é conseqüência do menor atrito na ancoragem.
Menor atrito na ancoragem, por sua vez, incorre em maior carga para o segurador.

Em princípio, essa maior carga vai para o freio, e até aí tudo bem.
Mas na verdade há problemas aí:

1) Uma pequena diferença de peso vai fazer o segurador decolar do chão;
2) Mesmo que o segurador não decole, ele tem que ficar mais atento ao maior risco de queda rápida do escalador;
3) Claro que, em havendo maior demanda de dissipação de energia no freio, este será mais exigido e vai durar menos;
4) Para esse sistema ficar seguro, o segurador deve ser ancorado ao chão, tal e qual nas acedemias;
5) Não há mágica: a energia da descida de baldinho tem que ser dissipada; o alívio na corda acarreta em mais dissipação no freio e no esforço muscular do segurador (é o maior esforço do segurador e um atrito mais suave e melhor distribuído que poupam a corda).

Enfim, o uso de tubos de diâmetro maior nas ancoragens deve levar a um menor desgaste nas cordas, mas vai acarretar nas conseqüências de 1) a 5).
É uma questão de se avaliar os prós e contras.

Ademais, só podemos pensar em mudar as ancoragens se e somente se instalarmos as respectivas ancoragens no chão para os seguradores.