GEEU - [PROPOSTA DE COMPRA DE NOVAS AGARRAS]

joao ricardo gonçalves joaoricardocg em gmail.com
Qui Jul 20 17:52:39 BRT 2017

Thais, Sophia e demais membros que se interessam pelo tema,
Ótima ponderação, mas, como de costume, sempre que considero novas compras
levo em consideração o caixa do GEEU.
Nunca colocaria em risco uma reserva para prejudicar o grupo. Lógico que a
compra de materiais que não são de segurança é sempre pensada na
perspectiva de que não é uma prioridade, e sim uma forma de melhorar o
desempenho daqueles que usam a estrutura do GEEU.
Dito isso, aproveito para manifestar algo que sempre levo em consideração:
"o GEEU não é banco". Digo isso pois, muitos membros acham que o GEEU tem
que ter uma reserva em caixa enorme e não é essa a minha visão particular.
Se o GEEU não tem nenhum grande projeto sendo tocado não deve ter em caixa
muito mais do que o valor para manter a reposição de seus materiais de
segurança mais próximos de serem trocados. Ou seja, todo o excedente deve
ser utilizado para melhoria do nosso "modus vivendi".
Conforme dito, a compra do lote de agarras no orçamento mais caro que
apresentei é de R$ 2.960,00; a compra de Grigris que vem a ser feita
aparentemente será da seguinte maneira: 3 grigris2 + 1 grigriNovo, ambos
giram em torno de EU$ 75 e EU$ 105, respectivamente, ou seja, um total de
R$ 1.202,00 no câmbio de hoje.
Logo, a compra das agarras e os grigris (se comprados fora do país) darão
por volta de R$ 4.162,00. O caixa do GEEU tem por volta de R$ 6.000,00. O
que nos deixaria uma margem de quase R$ 2.000,00 para comprar corda.
Acho que "não sei, fico pensando se é o momento ideal de dar uma baixada no
caixa grande assim" foi respondido.
Ou seja, o caixa do GEEU dá para repor todo o material de segurança
necessário e ainda arcar com a compra de agarras. Digo mais, estamos no
encerramento de um semestre e no início de outro, onde conseguimos angariar
mais receita.
Pensando dessa forma não vejo problemas em não comprar agarras.
Por fim, sempre fazemos projeções de compras... ok. Mas, quando elas serão
feitas? Várias vezes algumas compras de materiais que melhorariam os
treinos no GEEU (como por exemplo agarras) foram deixadas de lado para
fazer as compras de emergência, sob a mesma alegação de que o caixa era
baixo... Nesse ínterim, a compra demora a ser feita, (pois, como de costume
no GEEU, todos falam, mas poucos fazem) até uma alma caridosa se enfezar e
efetuar a compra emergencial... e nesse meio tempo o caixa tá duplicado e a
compra que foi congelada sob a alegação de emergência poderia ter sido
feita sem abalar nenhum caixa. Isso é fato. Já sabemos quais grigris vamos
comprar? Já sabemos quem vai efetuar a compra? Já pesquisamos presos?
Não... então aposto que essa compra de grigri se ninguém tomar as rédeas
vai ser feita só no final de agosto (sob uma boa perspectiva).
Sobre a enquete, o tema foi suscitado em dois e-mails do grupo sem grande
repercussão, além disso utilizei a mídia não oficial do GEEU o Facebook,
onde somente um membro manifestou que deveríamos adotar o orçamento de
compra com o maior número de agarras. Ninguém se manifestou contra a compra
de agarras até o momento. Somente a Sophia que se mostrou contrária a
compra se fosse zerar o caixa do GEEU... acho que se isso fosse ocorrer
todos nós seriamos contra. Mas, dito isso, não vejo motivos para fazer uma
enquete dessas já que o tema já foi bastante suscitado durante quase duas
semanas.
Boas escaladas.

João Ricardo da Costa Gonçalves
Advogado OAB/SP 287.082