GEEU - Nota CBME sobre Campeonatos Brasileiros

joao ricardo gonçalves joaoricardocg em gmail.com
Sex Maio 5 11:39:32 BRT 2017

Membros,
Bom dia,
Daniel, obrigado por compartilhar a nota CBME.
Vou tecer alguns comentários sobre a nota CBME com a finalidade de mostrar
alguns pontos problemáticos no texto.
1- É sabido que a ÚNICA INSTITUIÇÃO ligada à IFSC - International
Federation of Sport Climbing é a ABEE; o que levou a CBME, que
anteriormente se absteve de pagar a anuidade da IFSC, perder qualquer tipo
de vínculo com a IFSC;
2- A nota da CBME não explica o que vem a ser essa "bolsa olímpica" e, pelo
visto, pouco se importa com a explicação. Pois, o tom é de crítica,
insatisfação e com o objetivo de dissimular informação. Mas, se o intuito
da CBME não é explicar, esclarecer e ser transparente, deixo aqui minha
contribuição sobre o que é essa tal "bolsa olímpica". Adianto, não é uma
"bolsa olímpica", a CBME por algum motivo que desconheço quis chamar assim
e só contribuiu com a desinformação. Na realidade existe um Fundo de
Solidariedade Olímpico, restrito às entidades de escalada esportivas
RECONHECIDAS pela IFSC, em países em desenvolvimento.
(
http://www.abee.net.br/fundo-de-solidariedade-olimpico-ifscabee-2017-a-2020/
)
3- Logo, não existe "bolsa olímpica" nenhuma. É um fundo proveniente do
IFSC que objetiva auxiliar os atletas selecionados pelas entidades
administrativas da Escalada Esportiva, que são RECONHECIDAS E/OU TEM
VÍNCULO COM O IFSC E COB, para a sua preparação e qualificação nos Jogos
Olímpicos de Tóquio, 2020. É um belo fundo acho que é algo em torno de US$
300.000,00. E sim! Temos que comemorar isso! Não podemos nos deixar levar
pela insatisfação da CBME de não comemorar pelo simples fato de não ter seu
nome vinculado ao tal feito.
4- Reparem que tudo exige um vínculo da entidade de escalada esportiva
brasileira com o IFSC e com o COB. O que não é um atributo da CBME
preenche. A ABEE é a única entidade de escalada esportiva brasileira
vinculada ao IFSC e ao COB. Logo, quem administrativamente coordena a
escalada esportiva brasileira e gerencia qualquer tipo de benefício oriundo
da IFSC para escaladores brasileiros é a ABEE, não CBME.
5- O que a nota da CBME apresenta sobre a Instrução Normativa da ABEE é um
discurso de quem leu e não compreendeu, ou de alguém que não leu, ou de
alguém que só quer desinformar. Deixo aqui o link da IN:
http://www.abee.net.br/instrucao-normativa-abee-n-o-012017-de-25-de-abril-de-2017/.
E deixo aqui uma breve explicação sobre os equívocos manifestados pela Nota
da CBME.
6- A Inst. Normativa ABEE restringe o benefício aos membros da ABEE. Por
uma questão óbvia de que a ABEE é a instituição vinculada ao IFSC, provedor
do fundo. Não seria coerente conceder qualquer benefício a qualquer
escalador ou instituição fora desse elo de ligação com o IFSC.
7- A Instrução Normativa não proíbe qualquer atleta de participar de
campeonatos!!! Isso é um absurdo. A instrução normativa vai além do mero
isso pode isso não pode. A ABEE é um instituição central na escalada
esportiva brasileira e reune todos os atributos legais para isso. Portanto,
a instrução serve para criar uma coesão sobre quem pode ou não se valer dos
benefícios da instituição.
8- Explico isso com um trecho da instrução normativa:

Art. 2 – Não será concedida licença internacional e qualquer auxílio
financeiro como apoio, bolsa, ajuda de custo ou qualquer outro elemento que
configure benefício direcionado ao atleta, em favor do associado ABEE que
se inscreva ou participe dos seguintes eventos no presente ano de 2017:

I – Eventos de Escalada Esportiva que não contemplam o espírito esportivo
ou estabeleçam qualquer tipo de descriminação de raça, gênero ou religião;

II – Eventos de Escalada Esportiva que não correspondam aos objetivos e
finalidades da ABEE;

III– Eventos de Escalada Esportiva nacionais, estaduais ou regionais não
reconhecidos pela ABEE;

IV– Eventos de Escalada Esportiva com caráter de estabelecer ranking
nacional, estadual ou regional homólogo ao da ABEE;

Ora, seria coerente a ABEE conceder benefício para um atleta que participou
de um festival de escalada que impede escaladores negros de participar?
Seria coerente a ABEE conceder benefícios para eventos de escalada que vão
contra os objetivos e finalidades da ABEE? Por exemplo, um festival que não
primasse pela segurança e o bem estar dos atletas. Seria coerente a ABEE
conceder benefício para atletas de entidades desvinculadas, ou, conceder
benefícios para atletas que ignoram a legitimidade da ABEE e participam de
campeonatos de instituições que não se submetem à legitimidade de atuação e
centralidade da ABEE? (ABEE que é a única vinculada à IFSC) Seria coerente
a ABEE conceder benefício para um atleta que ignora a centralidade da ABEE
e participa de rankings homólogos que nada tem a ver com vínculo IFSC?
9- E não pensem agora que tudo deve ter uma homologação prévia da ABEE. A
ABEE não é polícia. O vínculo da entidade que faz o festival, campeonato,
ou seja lá o que for, com a própria ABEE já garante uma possível
homologação. Pensem no GEEU, se vinculado a ABEE, e não pecar com nenhum
dos incisos mostrados a cima, terá um evento que não impedirá o atleta de
receber qualquer auxílio. Além disso, a homologação pode ser dada a
posteriori. Isto é, o atleta participou de um evento no nordeste e quer se
beneficiar de qualquer auxílio concedido pela ABEE... o atleta pode pedir
para que a ABEE reconheça o evento depois de ocorrido. Mas, se o evento
tiver incorrido por uma discriminação de gênero, por exemplo, impediu que
mulheres participassem do evento... o evento não será homologado, tampouco,
o atleta terá seu benefício.

10- O atleta que tiver interesse em se beneficiar de qualquer coisa oriunda
da ABEE terá que ter consciência de quais eventos irá participar; terá que
ver se o evento não tem viés discriminatório; terá que ver se o evento não
vai contra os princípios da ABEE (que é a instituição na qual ele atleta
esta associado); terá que ver se é um evento de uma instituição ligada à
ABEE; terá que ver se não é um evento que será paralelo ao da ABEE...
etc... e não pensem vocês: "que chatisse agora tudo é a ABEE!"... pois é.
Isso é o esporte crescendo sob a égide de uma instituição central, única e
vinculada a outros órgãos e instituições de maior quilate; é o esporte
criando uma coesão interna, são novos paradigmas organizacionais, são novos
horizontes que nunca foram vislumbrados por uma instituição anteriormente.
E é normal que essas instituições com um olhar mais limitado e retrógrado
venham contestar essas novas mudanças.

11- E qualquer dúvida que o atleta tiver sobre qual campeonato participar
ou não; ou sobre qual é homologado ou não; ou se poderá ser homologado,
caso venha precisar, etc... qualquer dúvida... qualquer dúvida mesmo... o
atleta deve contactar a ABEE, sob sua conta e risco... afinal o interesse é
dele, o atleta! Não pode ele agir com desídia e irresponsabilidade achando
que depois vai se beneficiar de sua torpeza.

12- Sobre o que a Nota CBME diz: "e ainda, qualquer campeonato que não seja
de escalada". Eu não entendi isso... a Instrução Normativa ABEE é estrita
aos eventos de escalada. Basta ler. Acredito que isso seja um descuido ou
má-fé mesmo.

13- Essa Instrução Normativa tem vigência limitada para o ano de 2017.
É isso...
Vamos comemorar esse ganho da escalada e a coesão interna que o esporte
esta criando! Independente do Team ABEE ou CBME...
O esporte só tem a ganhar!
E um fundo oriundo de um vínculo com o IFSC só mostra que atualmente a
escalada esta tomando novos rumos e precisa de pessoas sérias e
comprometidas.
Boas escaladas.

João Ricardo da Costa Gonçalves
Advogado OAB/SP 287.082