Programação da Unicamp - 26 de agosto de 2003

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Ago 25 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp 26 de agosto de 2003 

HOJE

Palestra e Lançamento no Cedes

Hoje (26), das 14 às 17 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE), o Centro de Estudos em Educação e Sociedade (Cedes) realiza o lançamento da Revista Educação e Sociedade 82. No evento, o professor Jorge Larrosa (Universidade de Barcelona) proferirá a palestra “Igualdade e liberdade em educação: a propósito de “O Mestre Ignorante”. Mais informações: e-mail elias em cedes.unicamp.br

Oportunidades no Exterior

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, na Biblioteca Central (BC) da Unicamp, uma série de palestras abordando oportunidades de estudo e trabalho no exterior, sempre às 12h30. A próxima, DAAD ocorrerá hoje (26). Mais informações: telefone (19) 3788-6544 ou e-mail slara em unicamp.br. 

IEL – 1

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) estará com inscrições abertas até hoje (26) ao preenchimento de uma vaga de técnico em administração para trabalhar das 14 às 23 horas (com incentivo noturno). Mais informações: e-mail gilmar em iel.unicamp.br.

Softex

O Núcleo Softex Campinas, em parceria com a Mondo Technologies, realiza hoje (26) e amanhã, das 8h30 às 17h30, um curso de Java Avançado. Mais informações: e-mail 
priscilla em cps.softex.br.

EM ANDAMENTO

Semana de Engenharia Elétrica

A 7ª Semana de Engenharia Elétrica (SEE), organizada pelos alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), será realizada até 29 de agosto. O encontro contará com palestras técnicas e de recrutamento, minicursos e visitas a empresas. É aberto a toda comunidade. Como parte da SEE, no dia 26 ocorrerá uma feira de recrutamento. Os interessados em participar podem levar um quilo de alimento não- perecível. Participam da SEE as empresas: Motorola, IBM, Semikron, CPFL, Embraer, CPqD, Volkswagen, Elektro, Pirelli, Hospital Albert Einstein, Tess, 3M e Embratel. O evento conta com o apoio do CREA-SP, IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), Siesp (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), além do apoio da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e da Funcamp. Mais informações: site www.see.fee.unicamp.br.

Semana da Nutrição

Em comemoração à Semana de Nutrição, que será realizada até 29 de agosto, o Restaurante Universitário II estará servindo comidas típicas brasileiras e italianas. Após pesquisa realizada com usuários dos restaurantes, constatou-se que o prato típico preferido é o brasileiro, seguido pelo italiano. Durante a Semana de Nutrição, serão oferecidos cardápios especiais, acompanhados de apresentações musicais. Programação: dia 25, homenagem ao Brasil, com a apresentação da Orquestra Sinfônica (música e cardápio brasileiros); dia 26, homenagem à Itália, com apresentação do Coral Vozes de Outono (música e cardápio italiano); dia 27, homenagem ao Brasil, com apresentação do Grupo Harmonia Vocal (músicas e cardápio brasileiros); dia 28, homenagem à Itália, com apresentação do Coral "Tom Tropical” (músicas e cardápio italianos) e, no dia 29, homenagem ao Brasil, com apresentação do Grupo "Toda Voz" (música e cardápio brasileiros). As apresentações acontecem sempre às 12h30. Mais informações: telefone (19) 3788-6434 ou e-mail: isabel em prefeitura.unicamp.br.

Síntese Orgânica

O 10º Encontro Brasileiro de Síntese Orgânica (BMOS-10) acontecerá até 28 de agosto na cidade de São Pedro-SP. O BMOS-10 conta com o patrocínio do Instituto de Química (IQ), Fundo de Apoio a Pesquisas (FAEP-Unicamp), Sociedade Brasileira de Química, Fapesp, CNPq e Capes. Mais informações: telefone (19) 3788-3086 ou site http//www.bmos.iqm.unicamp.br.
Jesus: Anúncio e Reflexão

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realizará até o dia 29 de agosto exposição de livros sobre a vida de Victor Meirelles. Até o dia 30, no mesmo espaço, acontece a exposição dos desenhos originais do artista Egas Francisco, feitas para o livro Jesus: Anúncio e Reflexão. Mais informações: e-mail clarl em unicamp.br.

EM DIA

Campanha Carteiro Solidário

Um grupo de funcionários do Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) foi formado a fim de contribuir para a Campanha Carteiro Solidário, promovida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). Esta mobilização visa arrecadar alimentos e roupas para o Programa Fome Zero, do Governo Federal. Os interessados em colaborar deverão entrar em contato com Flávia: telefones (19) 3788-5071 e 3788-5072 ou e-mail: flavia em cemeq.unicamp.br.

Redação

O cursinho Zap de Redação está com inscrições abertas para quem pretende prestar o próximo vestibular da Unicamp. O curso é ministrado por alunos da própria Universidade e tem um número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas na Rua Bernardino de Campos, 200. Mais informações: telefones (019) 3237-6745 e 3234-2894.

OPORTUNIDADES

Estágios na Rhodia

Até o dia 29 de agosto, a Rhodia estará com inscrições abertas para o Programa de Estágios para 2004, visando à seleção de 70 estudantes que, em 2004, cursarão o penúltimo ou último ano do curso superior de administração de empresas, ciências da computação, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, engenharia, estatística, física, marketing, psicologia e química. As inscrições podem ser feitas no site www.rhodia.com.br.

Unilever

A Unilever do Brasil receberá, até o dia 5 de setembro, inscrições para o Programa de Estágio 2004, de estudantes do último ou penúltimo ano para as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (área técnica química, farmacêutica e alimentos), tecnologia da informação, manufatura, logística, pesquisa de mercado, relacionamento com clientes (vendas e trade marketing), finanças, marketing, jurídica, recursos humanos, segurança, meio ambiente e qualidade e assuntos corporativos (relações institucionais e comunicação externa). Os candidatos devem estar matriculados em cursos que tenham correlação com as áreas disponíveis para estágio. Serão selecionados estudantes que possam estagiar na cidade de São Paulo. Os interessados deverão ter disponibilidade de 20 a 40 horas semanais e inglês intermediário. As inscrições podem ser feitas no site http://www.unilever.com.br.

Danças Brasileiras

O grupo Saia Rodada apresenta até 25 de novembro o curso Danças Brasileiras, ministrado pelo músico, compositor e dançarino Tião Carvalho e pela bailarina e coreógrafa Grácia Navarro. O evento acontece às terças feiras, das 19 às 20h30 (Rua Eduardo Modesto 128, Vila Santa Izabel). Mais informações: telefone (19) 3287-8842 ou e-mail gallep em ieee.org.

TESES

Faculdade Educação – FE

"A inserção do jovem no mercado formal de trabalho" (mestrado). Candidata: Miriam de Souza Leão Albuquerque. Orientadora: professora Liliana Rolfsen Petrilli Segnini. Dia 26 de agosto, às 9h30, na sala de defesa de teses da FE.

Instituto de Biologia - IB

"Estrutura, ultra-estrutura e citoquímica da espermatogênese, dos ductos e ovidutos do lagarto Tropidurus imtambere durante o ciclo reprodutivo" (doutorado). Candidata: Adelina Aparecida Francisca Ferreira. Orientadora: professora Mary Anne Heidi Dolder. Dia 26 de agosto, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IB.

MOBILIDADE FUNCIONAL

IEL – 2

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) estará com inscrições abertas até o dia 28 de agosto ao preenchimento de uma vaga de técnico em administração. O horário de trabalho será das 8h30 às 17h30. Mais informações: e-mail gilmar em iel.unicamp.br ou site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Limeira

O Ambulatório de Enfermagem que atende o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e o Centro de Educação Superior e Tecnológica (Ceset) estará com inscrições abertas, no período de 1 a 5 de setembro, para preenchimento de uma vaga de enfermeiro. O horário de trabalho será das 14 às 23 horas. Mais informações: com Helena ou Ivone no telefone (19) 3404-7112.

INSCRIÇÕES

Gestão Estratégica e Inovação Tecnológica

O Instituto de Geociências (IG) promoverá, por meio do seu Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), um curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. É dirigido a profissionais que atuam em funções críticas do processo de gerenciamento da inovação e a gestores de instituições de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro. Serão oferecidas 30 vagas. Os candidatos passarão por processo seletivo, composto basicamente de análise de currículo e entrevista. O processo seletivo ocorrerá no período de 8 a 12 de setembro e, o curso, de 26 a 10 do mesmo mês. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 18h30 às 23 horas e, aos sábados (alternados), das 8 às 18 horas. O preço do curso é R$ 12 mil, dividido em 12 parcelas. Mais informações: site http://www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao

Unicamp de Portas Abertas

A Unicamp de Portas Abertas (UPA) acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto no campus de Campinas. O evento tem por finalidade apresentar a estudantes do Ensino Médio de todo País as atividades desenvolvidas na Universidade, entre pesquisas, bibliotecas, hospitais e outros serviços. Estima-se que mais de 30 mil pessoas visitarão a Unicamp nestes dois dias. Cerca de 9 mil escolas estarão recebendo neste mês de agosto material de divulgação sobre a UPA, com informações sobre o evento e a Universidade. As inscrições já podem ser feitas pelo correio ou pelo site http://www.upa.unicamp.br. Novas informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3788-1737.

Conservação e Restauração

O curso de Conservação e Restauração de Encadernação de Capas de Papel e Tecido acontecerá de 1 a 10 de setembro na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado pela professora Dulce Fernandes Barata, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com carga horária de 45 horas. Documentação exigida: currículo de nível superior e comprovar vínculo com instituições públicas ou privadas. Mais informações: site www.extecamp.unicamp.br.

Comunicações Ópticas

Estão abertas as inscrições para o Workshop C&T em Comunicações Ópticas. O evento acontecerá nos dias 13 a 16 de novembro, no auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Os interessados em enviar trabalhos para apresentação têm até o dia 1 de setembro. O encontro está sendo organizado pelo Student Chapter at Unicamp (OSA) e tem como objetivo divulgar o conhecimento em comunicações ópticas e promover a integração universidade-empresa. É aberto à participação de membros da comunidade acadêmica e empresas da área. Mais informações: site http://www.ifi.unicamp.br/osa/telecom/

Gestão Estratégica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica GEO-600. As inscrições vão até 5 de setembro no site http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: site http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455.

Curso de Extensão

De 9 a 13 de setembro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Laboratório do Habitat promoverão o curso de extensão "Projeto e obra: adequação urbana de assentamentos informais e favelas". O curso será organizado em três módulos: políticas habitacionais, lei e direito, e intervenções em favelas. É coordenado pela professora Laura Machado Mello Bueno. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de agosto no L´Habitat, campus 1 da PUC. Mais informações: telefone (19) 3756-7196 ou e-mail lhabitat.ceatec em puc-campinas.edu.br.

Encontro de Secretários da Área de Saúde

Até o dia 10 de setembro, estarão abertas as inscrições para o 13º Encontro de Secretários da Área de Saúde. O evento será realizado no dia 30 de setembro. A organização é da Assessoria de Relações Públicas do Hospital das Clínicas (HC), em conjunto com a Comissão de Secretários da Área de Saúde da Unicamp. O encontro acontecerá no Hotel Ermitage Boulevard (Avenida Aquidabã, 280 – centro). Mais informações: (19) 3788-8002 ou e-mail elianahc em unicamp.br.

Oncologia

As informações para participação no I Prêmio de Oncologia Novartis Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br.

Ciências Humanas

O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática.  

Agenda Cultural 2004

O Espaço Cultural da Câmara dos Deputados de Brasília (DF) estará recebendo, até o dia 31 de outubro, as inscrições para sua Agenda Cultural 2004. Podem se inscrever artistas e produtores interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas de artes plásticas ou artes visuais, saraus literários, performances musicais ou teatrais. Mais informações: telefones (61) 318-8019 e 318-8017 ou e-mail cultural em camara.gov.br e site http://www.camara.gov.br.

Ciência de Alimentos

Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca), promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/.

SUS

Incentivar o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e tecnológicos que possam melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o principal objetivo do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2003. A segunda versão do concurso distribuirá R$ 40 mil em prêmios aos autores das melhores pesquisas - nas categorias de tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado e monografia de especialização/residência. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto pela Internet (formulário eletrônico disponível no endereço www.saude.gov.br), por fax ou por correio, até 25 de agosto. A ficha também pode ser solicitada pelos telefones (61) 315-3466 ou 315-3471.

CONCURSOS

Faculdade de Educação – Educação, Comunicação e Tecnologia 1

A Unicamp estará com inscrições abertas ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na Faculdade de Educação (FE). É na área de educação, comunicação e tecnologia. As inscrições serão recebidas na secretaria da Faculdade, das 9 às 17 horas. Podem ser feitas por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da FE, além de envio dos documentos descritos no Diário Oficial de 16 de agosto ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/ pdf/01P150622001.pdf. Informações com Rosa Maria: telefone (19) 3788-5552. 

Faculdade de Educação – Educação, Comunicação e Tecnologia 2

A Unicamp estará com inscrições abertas ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na Faculdade de Educação (FE). É na área de educação, comunicação e tecnologia. As inscrições podem ser feitas na secretaria da FE, das 9 às 17 horas. As inscrições devem ser efetuadas por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da Faculdade, além dos documentos descritos no Diário Oficial de 16 de agosto ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P150642001.pdf. Informações com Rosa Maria: telefone (19) 3788-5562.

Radiologia Geral

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na área de radiologia geral da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os interessados deverão fazer suas inscrições na secretaria geral da FCM, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, que poderão ser efetuadas de segunda a sexta-feira. O procedimento exige enviar um requerimento ao diretor da Faculdade contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P148942003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.

Química Inorgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Universidade, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química inorgânica: espectroscopia vibracional e/ou ressonância nuclear de sólidos. Os interessados deverão fazer suas inscrições na secretaria do Departamento de Química Inorgânica, do Instituto de Química, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O interessado deve encaminhar requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P165872003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química de Coordenação/Estado Sólido

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química de coordenação/estado sólido do Departamento de Química Inorgânica – Instituto de Química. As inscrições deverão ser realizadas na secretaria do Departamento de Química Inorgânica, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). Deverá ser feita por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos em edital no Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P165762003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Inorgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química de organometálicos: síntese e aplicações modernas do Departamento de Química Inorgânica – Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento de Química Inorgânica, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P165842003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Analítica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química analítica do Departamento de Química Analítica. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167092003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Físico-Química

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é físico-química, nas seguintes subáreas experimentais: físico-química de materiais, espectroscopia e aplicações a sistemas biológicos. As inscrições deverão ser feitas no Departamento de Físico-Química – Instituto de Química, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão do interessado, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167792003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Orgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é bioquímica do Departamento de Química Orgânica – Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos solicitados no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167872003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Orgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é de produtos naturais do Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento de Química Orgânica, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão e acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167902003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Orgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é ressonância magnética nuclear do Departamento de Química Orgânica – Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão e acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. O edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167912003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Analítica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química analítica do Departamento de Química Analítica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P122382003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Analítica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química analítica do Departamento de Química Analítica – Instituto de Química. As inscrições serão realizadas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento dirigido ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P159982003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.
Instituto de Física – Especialista Teórico

A Unicamp estará com inscrições abertas até 5 de setembro ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). A área é destinada a um especialista teórico em física geral. Os candidatos deverão possuir experiência de pós-doutoramento em teorias da informação quântica, computação quântica ou áreas afins, tais como: dinâmica quântica de sistemas complexos, não-isolados ou fortemente correlacionados, física de átomos ou íons em armadilhas, eletrodinâmica quântica de cavidades em física de dispositivos semi ou supercondutores visando a viabilização da construção de processadores quânticos. As inscrições serão recebidas na secretaria do IFGW. O edital completo sobre o cargo pode ser consultado no Diário Oficial de 6 de agosto ou http:// www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P154412003.pdf. Mais informações com Jandira: telefone (19) 3788-5301. 
Instituto de Física – Especialista Experimental

A Unicamp estará com inscrições abertas até 5 de setembro ao concurso público de provas e títulos para o provimento de um cargo de professor doutor, nível MS-3, em RTP, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). A área é física geral (um especialista experimental). Os candidatos devem possuir experiência de pós-doutoramento em uma das seguintes subáreas: dinâmica de fenômenos ultra-rápidos em matéria condensada incluindo, por exemplo, materiais nanoestruturados; espectroscopia óptica não-linear em gases ou matéria condensada, incluindo, por exemplo, sistemas nanoestruturados; propriedades ópticas de materiais para dispositivos fotônicos; comunicações ópticas incluindo, por exemplo, efeitos não-lineares em fibras ópticas e estudo de dispositivos passivos e ativos; física atômica com lasers incluindo, por exemplo, armadilhas atômicas, condensado de Bose-Einstein, colisões frias, óptica atômica; óptica quântica incluindo, por exemplo, processos de geração de fótons gêmeos, efeitos de coerência e descoerência, estados emaranhados e computação quântica; óptica difrativa incluindo, por exemplo, processos de fabricação de estruturas com modulação espacial nanométrica. As inscrições poem ser feitas na secretaria do IFGW, das 9 às 17 horas. O edital completo sobre o cargo pode ser consultado no Diário Oficial de 6 de agosto ou em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/ 01P154422003.pdf. Mais informações com Jandira: telefone (19) 3788-5301. 

Faculdade de Educação – Psicologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até 16 de setembro ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na Faculdade de Educação (FE). A área é psicologia da aprendizagem e do ensino. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faculdade de Educação (FE), das 9 às 17 horas, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da FE, além de envio dos documentos descritos no Diário Oficial de 16 de agosto. O edital completo sobre o concurso pode ser consultado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P47982002. pdf. Informações com Rosa Maria: telefone (19) 3788-5562.

Faculdade de Educação – Currículos e Programas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 16 de setembro ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na Faculdade de Educação (FE). A área é de currículos e programas. As inscrições podem ser feitas na secretaria da FE, das 9 às 17 horas. Deverá ser efetuada mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da Faculdade, além dos documentos descritos no edital do Diário Oficial de 16 de agosto ou no site http://www.sg.unicamp.br/ procsel/pdf/01P131802000.pdf. Informações com Rosa Maria: (19) 3788-5562. 
Faculdade de Educação – Metodologia de Ensino

A Unicamp estará com inscrições abertas até 16 de setembro ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na Faculdade de Educação (FE). É na área de metodologia de ensino: teoria pedagógica. As inscrições podem ser feitas na secretaria da FE, das 9 às 17 horas. As inscrições poem ser feitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da Faculdade, além de envio dos documentos descritos no Diário Oficial de 16 de agosto ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P150522001.pdf. Informações com Rosa Maria: telefone (19) 3788-5552.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 16 de setembro ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). É na área de teoria do Estado. As inscrições podem ser feitas na secretaria do IFCH, das 9 às 17 horas. Devem ser efetuadas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor do Instituto, além de envio dos documentos descritos no Diário Oficial de 15 de agosto ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P151352003.pdf. Informações com Maria de Fátima: telefone (19) 3788-1581.

Faculdade de Educação – História da Educação

A Unicamp estará com inscrições abertas até 16 de setembro ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na Faculdade de Educação (FE). É na área de história da educação. As inscrições podem ser efeitas na secretaria da FE, das 9 às 17 horas. Devem ser efetuadas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da Faculdade, além de envio dos documentos descritos no Diário Oficial de 16 de agosto ou no site http://www.sg. unicamp.br/procsel/pdf/01P216122002.pdf. Informações com Rosa Maria: telefone (19) 3788-5562.

Engenharia Biomédica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular em RTP. A área é engenharia biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). A Secretaria Geral (SG) estará recebendo as solicitações de inscrição a partir das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), na sala 14. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 30/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P229962002.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3865.
Faculdade de Engenharia Mecânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 5 de novembro ao concurso para provimento de um cargo, em RTP, para professor titular na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). A área é energia, térmica e fluidos e petróleo. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral – SG (prédio 1 da Reitoria), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O registro de solicitação da inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no edital para o concurso, que pode ser consultado no Diário Oficial do dia 7 de agosto ou no site http://www.sg.unicamp. br/procsel/pdf/01P138722003.pdf. Mais informações com Margarida: telefone (19) 3788-3209.

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira também a agenda de eventos da Faculdade de Educação no site http://www.fe.unicamp.br.
AGOSTO

Dia 27

Conheça a PRDU

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) realizará no próximo dia 27, às 14 horas, o seminário “Conheça a PRDU”. A apresentação contemplará as áreas de recursos humanos; administração geral; tecnologia da informação; auditoria interna e infra-estrutura - comunicação física, urbana, equipamento e saúde da comunidade. O encontro será realizado no Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas no site http://prdu.unicamp.br.

Respirador Bucal

No próximo dia 27 de agosto, será inaugurado no Hospital das Clínicas (HC) o segundo Centro de Referência do Respirador Bucal do Brasil. O centro proporcionará a centenas de crianças e adolescentes diagnóstico e tratamento multidisciplinar da síndrome do respirador bucal. O centro é fruto de uma parceria entre a Unicamp e a Indústria Química Farmacêutica Schering-Plough. Mais informações: telefones (11) 3884-8083, 3884-6615 ou e-mail letracom em letracom.com.br.

Agrológica

A Agrológica, empresa-júnior da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), realizará no dia 27 de agosto, a partir das 12h15, evento onde apresentará seus projetos para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Mais informações: telefone (19) 3788-1046, site www.agr.unicamp.br ou e-mail: agrolog em agr.unicamp.br. 

Recrutamento SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) retoma este mês a série de palestras de recrutamento, dirigida a alunos dos últimos anos. A escala de palestras, marcadas para o auditório da Biblioteca Central (BC), é a seguinte: dia 27 de agosto, às 12 horas – Ambev e dia 23 de outubro, às 12 horas - Avery Dennison. Mais informações: telefone (19) 3788-6544 ou e-mail slara em unicamp.br. 

Dia 28

Agronegócio

“Previsão de safra, zoneamento e riscos agrícolas” é o tema do próximo Fórum Permanente de Agronegócios, promovido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). O evento acontecerá no próximo dia 28, das 14 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). Tem como objetivo discutir o futuro do agronegócio nacional, visando seu desenvolvimento nos próximos dez anos, sob aspectos de mercado internacional, pesquisa e política interna. As inscrições podem ser feitas no dia do evento. Mais informações: (19) 3788-2460 e 3788-4750 ou e-mail ana em reitoria.unicamp.br.

Colóquio no IFGW

“O papel do Museu de Ciências na sociedade contemporânea” é o tema do colóquio que o professor Jorge Wagensberg, diretor do Museu de Ciências da Universidade de Barcelona, abordará no próximo dia 28, às 16 horas, no auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). Mais informações: (19) 378-5526 ou e-mail guzzo em ifi.unicamp.br.

Professor Honorário

No próximo dia 28, às 16 horas, o professor Elon Lajes Lima receberá o título de professor honorário. O evento acontecerá na sala do Conselho Universitário (Consu).

DTG

O Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realizará no próximo dia 28, às 10h30, reunião geral que abordará o tema “O falso dilema de ser contra ou a favor do aborto”. O encontro será realizado no anfiteatro do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). Mais informações: e-mail dtg em caism.unicamp.br

Ambientes Educacionais

Nos dias 28 e 29 de agosto, das 8h30 às 17h30, será realizado o V Edunet: Encontro de Ambientes Educacionais na Rede Internet. O evento acontecerá no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições podem ser feitas no site: http://www.fe.unicamp.br. Mais informações: e-mail: evento em fe.unicamp.br.
Dia 30

Espaço Semente

Vai ter pipoca e circo no Espaço Semente dia 30 de agosto, às 16 horas.
Alunos e ex-alunos da Unicamp se uniram há um ano para recriar o ambiente do circo num barracão alugado localizado na Avenida Santa Isabel, em Barão Geraldo. No próximo dia 30, o picadeiro por eles montado, dará lugar ao espetáculo Pipoca e circo, uma
apresentação cênico-musical-circense, destinada ao público infantil e adulto. No espetáculo, um apresentador comanda as atrações e as surpresas da tarde, como no circo, enquanto o público acompanha comendo pipoca oferecida pela casa. O espetáculo reúne
tecido acrobático, palhaço, malabarista e bandinha musical. Para as entradas nos espetáculos é cobrado o valor único de R$ 5,00. Crianças com menos de 5 anos não pagam.

Dia 31

Ciência e Tecnologia de Carnes

No período de 31 de agosto a 5 de setembro, Campinas sediará o 49º Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia de Carnes, no Hotel Royal Palm Plaza. As inscrições devem ser feitas no dia 31 de agosto (domingo), das 16h30 às 19h30. A abertura do evento acontecerá no mesmo dia (31), na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Expcex), às 20 horas. Os professores Pedro Felício e Bento Carvalho Jr., da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), compõem a comissão científica do congresso. Para as reuniões científicas, que ocorrerão no dia 1 de setembro, estarão presentes os mais renomados especialistas do setor de carnes dos Estados Unidos, Austrália, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Conheça mais sobre o programa no site http://www.icomst.com.br.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l