Programação da Unicamp - 20 de agosto de 2003

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Ago 19 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp - 20 de agosto de 2003

HOJE

Oportunidades no Exterior

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, na Biblioteca Central (BC) da Unicamp, uma série de palestras abordando oportunidades no exterior, sempre às 12h30. São as seguintes: hoje 20  – British Council; dia 22 – Cendotec; e dia 26 – DAAD. Informações: e-mail slara em unicamp.br e telefone (19) 3788-6544.

IEL
 
O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) abre inscrições de hoje (20) até o dia 28 de agosto para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. O horário de trabalho será das 8h30 às 17h30. Mais informações: e-mail gilmar em iel.unicamp.br ou no site da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/
Recrutamento SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) retoma este mês a série de palestras de recrutamento, dirigida a alunos dos últimos anos. A escala de palestras, marcadas para o auditório da Biblioteca Central (BC), é a seguinte: hoje 20, às 18 horas - Monitor Group; dia 23, às 12 horas - Avery Dennison e dia 27, às 12 horas - Ambev. Mais informações e-mail slara em unicamp.br ou telefone (19) 3788-6544.

Lançamento

A Editora da Unicamp realizará lançamento do livro Amor, Desejo e Poder na Antiguidade - Relações de Gênero e Representações do Feminino, organizado pelos autores Pedro Paulo Funari, Lourdes Conde Feitosa e Glaydson José da Silva. O evento acontecerá hoje  20, às 18h30, na Estação Santa Fé Pizza Bar (Avenida Albino J. B. de Oliveira 1.265, Barão Geraldo, Campinas, SP. Mais informações: telefone (19) 3289-4800.

EM ANDAMENTO

Soluções Administrativas

A Diretoria Geral da Administração (DGA) apoiada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), realizam até o dia 22 de agosto a IX Sisa -- Semana de Integração e Soluções Administrativas. O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade e tem como tema “Planejamento e Tecnologia: O Desafio de Inovar”. A abertura do encontro foi realizada pelo pró-reitor de desenvolvimento universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva. Veja a programação completa no site http://www.dga.unicamp.br/sisa. Mais informações: telefone (19) 3788-4426.

Tabagismo

A Coordenadoria de Serviços Sociais (CSS) do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) realizará até hoje (20) o agendamento para os interessados (professores, alunos e funcionários) em participar do Grupo de Controle do Tabagismo O tratamento conta com ajuda psicológica e odontológica. Mais informações: telefone (19) 3788-9026.

Folclore

O 8º Encontro com o Folclore/Cultura Popular acontecerá até o dia 22 de agosto no Espaço Cultural Casa do Lago. O evento contará com exposições e mostras de vídeo. Mais informações: Telefone (19) 3788-7017, e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br ou site http://www.preac.unicamp.br/folclore.

Semana de Cultura Francesa

A VII Semana de Cultura Francesa acontecerá até o dia 22. O evento conta com apoio da Unicamp. Confira a programação no site http://www.afcampinas.com.br/semana.htm. A Aliança Francesa fica localizada na Rua Pandiá Calógeras 59, Cambuí, Campinas-SP. Mais informações: e-mail: afcampinas em afcampinas.com.br ou telefone (19) 3252-1063.

Semana de Estatística

A Estat Júnior, empresa-júnior do curso de estatística da Unicamp, promoverá até o dia 24 a VI Semana de Estatística. O evento, em sua sexta edição, incluirá na programação um ciclo de minicursos e palestras com temas voltados à estatística, em suas diferentes aplicações. Dentre os tópicos abordados, estão a estatística aplicada ao marketing, a pesquisa de mercado, a pós-graduação em estatística, a estatística no futebol, a bioestatística, a área financeira e um case de sucesso. Unibanco, AcNielsen, SAS e Statistika patrocinam o evento. Mais informações: e-mail semanaestat em yahoo.com.br.

Preparação de Conteúdo para EAD

O Centro de Computação (CCUEC), em parceria com a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), oferecerá até o dia 25 de agosto, das 9 às 12 horas, o curso "Treinamento e preparação de conteúdo para EAD". É destinado a toda a comunidade (professores, alunos de pós-graduação, funcionários e a interessados). É necessário ter conhecimento de recursos básicos de informática e Internet. Veja ementa detalhada no site http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/cursos/ementas/prep_mat_ead.html.

Jesus: Anúncio e Reflexão

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realizará até o dia 29 de agosto exposição de livros sobre a vida de Victor Meirelles. Até o dia 30, no mesmo espaço, acontece a exposição dos desenhos originais do artista Egas Francisco, feitas para o livro Jesus: Anúncio e Reflexão. Mais informações: e-mail clarl em unicamp.br.

EM DIA

Campanha Carteiro Solidário
Um grupo de funcionários do Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) se organizou para contribuir na Campanha Carteiro Solidário, promovida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). Essa mobilização visa arrecadar alimentos e roupas para o Programa Fome Zero do Governo Federal. Os interessados em colaborar deverão entrar em contato com Flávia, pelos telefones (19) 3788-5071 ou 3788-5072 ou e-mail: flavia em cemeq.unicamp.br
Redação

O cursinho Zap de Redação está com inscrições abertas para quem pretende prestar o próximo vestibular da Unicamp. O curso é ministrado por alunos da própria universidade e  tem um número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas na rua Bernardino de Campos 200. Mais informações: telefones (019) 3237-6745 ou 3234-2894.

Ciência e Arte nas Férias

O programa Ciência nas Férias, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), mudou de nome. O designativo atual é Ciência & Arte nas Férias, que pode ser visto reformulado no site http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2003/index.phtml. Este programa seleciona estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas da região de Campinas, para um estágio em laboratórios da Unicamp e eventuais atividades com grupos de pesquisa durante o mês de férias escolares de verão. Além da mudança de nome, para se adequar à área de artes, que teve participação ativa no último programa, Ciência & Arte nas Férias trará algumas novidades para a próxima edição, prevista para janeiro de 2004. Serão selecionados 50 projetos e cada um deles receberá dois estudantes ao mesmo tempo. Pretende-se selecionar outros quatro projetos para receber todos os 100 estudantes do programa em atividades coletivas que acontecerão às quartas-feiras. Os professores da Unicamp interessados em receber os estudantes terão até o dia 22 de agosto para encaminhar seus formulários à PRP devidamente preenchidos. Além das informações sobre o programa, no novo site existe um link para um videodocumentário apresentado no ano passado, no encerramento do programa de férias. Cada projeto selecionado receberá R$ 3 mil, provenientes do Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (Faep) da Unicamp e de outras fontes que estão sendo estudadas. Esta verba será empregada pelos laboratórios participantes nas atividades do programa. Informações: telefone 3788-3194 (professor Arruda).

OPORTUNIDADES

Estágios na Rhodia

Até o dia 29 de agosto, a Rhodia estará com inscrições abertas para o Programa de Estágios  2004, visando à seleção de 70 estudantes que, em 2004, cursarão o penúltimo ou último ano do curso superior de administração de empresas, ciências da computação, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, engenharia, estatística, física, marketing, psicologia e química. As inscrições podem ser feitas no site www.rhodia.com.br.

Unilever

A Unilever do Brasil receberá, até o dia 5 de setembro, inscrições para o Programa de Estágio 2004, de estudantes do último ou penúltimo ano para as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (área técnica química, farmacêutica e alimentos), tecnologia da informação, manufatura, logística, pesquisa de mercado, relacionamento com clientes (vendas e trade marketing), finanças, marketing, jurídica, recursos humanos, segurança, meio ambiente e qualidade e assuntos corporativos (relações institucionais e comunicação externa). Os candidatos devem estar matriculados em cursos que tenham correlação com as áreas disponíveis para estágio. Serão selecionados estudantes que possam estagiar na cidade de São Paulo. Os interessados deverão ter disponibilidade de 20 a 40 horas semanais e inglês intermediário. As inscrições podem ser feitas no site http://www.unilever.com.br

Danças Brasileiras

O grupo Saia Rodada apresenta até 25 de novembro o curso Danças Brasileiras, ministrado pelo músico, compositor e dançarino Tião Carvalho e pela bailarina e coreógrafa Grácia Navarro. O evento acontece às terças feiras, das 19 às 20h30 (Rua Eduardo Modesto 128, Vila Santa Izabel). Mais informações: telefone (19) 3287-8842 ou e-mail gallep em ieee.org.

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Cursos: 
Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/
AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Instituto de Biologia – IB

“Efeito inibidor da finasterida sobre a enzima 5-alfa-redutase na próstata de gerbilos adultos - Meriones unguiculatus" (mestrado). Candidata: Lara Sílvia Corradi. Orientador: professor Sebastião Roberto Taboga. Dia 20 de agosto, às 14 horas, na sala de defesa de teses da pós-graduação do IB.

Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA

"Caracterização de extratos de soja obtidos de grãos, farinha integral e isolado protéico visando à formulação e avaliação biológica (em coelhos) de bebida funcional à base de extrato de soja e polpa de pêssegos" (doutorado). Candidata: Rosane da Silva Rodrigues. Orientador: professor Roberto Hermínio Moretti. Dia 20 de agosto, às 9 horas, no salão nobre da FEA.
"Efeito da remoção da fonte de zinco da mistura salina da dieta sobre o ganho de peso de ratos wistar e o valor nutritivo da caseína: influência de adições crescentes de ácido fítico" (mestrado). Candidata: Karina Ribeiro Rios. Orientadora: professora Admar Costa de Oliveira. Dia 20 de agosto, às 9 horas, no anfiteatro do Depan da FEA.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Gastrocentro

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) estará com inscrições abertas até 22 de agosto para o preenchimento de uma vaga de técnico de administração I. Mais informações: telefone (19) 3788-8561 ou site e http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) abre inscrições até 22 de agosto para o preenchimento de uma vaga de operador de microcomputador a fim de atuar junto ao setor de Informática (período diurno). Mais informações: telefone (19) 3788-3981.

IEL - 1

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) abre inscrições até 26 de agosto para o preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Horário de trabalho: das 14 às 23 horas (com incentivo noturno). Mais informações: e-mail gilmar em iel.unicamp.br 

INSCRIÇÕES

Simpósio Internacional Eça-Machado

As inscrições para o I Simpósio Internacional Eça-Machado foram prorrogadas até o dia 22 de agosto. O evento acontecerá nos dias 15 a 17 de setembro e é uma realização do Programas de Pós-Graduação em Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mais informações: telefones (11) 3670-8400, (19) 3788-1513 ou e-mails lclsimpósio em pucsp.br dtl-simp em iel.unicamp.br. Consulte o site do evento em http://www.unicamp.br/iel/simposio.

Unicamp de Portas Abertas

O Sistema Educacional JBMS, de Avaré-SP, é a primeira escola inscrita no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece nos dias 29 e 30 de agosto próximo, no campus de Campinas. Dirigido pelo professor Cláudio Salomão, o JBMS adota o sistema de ensino Objetivo e atua oferecendo ensino fundamental e médio a cerca de 1.000 alunos, nos três períodos. Conheça a escola em http://www.objetivoavare.com.br. O evento da Unicamp tem por finalidade apresentar a estudantes do ensino médio de todo país as atividades desenvolvidas na Universidade, entre pesquisas, bibliotecas, hospitais e outros serviços. Estima-se que mais de 40 mil pessoas visitarão a Unicamp nestes dois dias. As primeiras inscrições on line começaram a chegar. Uma das escolas que trará maior número de participantes, até o momento, é a Cooperativa do Saber, de Campinas, cuja caravana terá aproximadamente 300 alunos. Cerca de 9 mil escolas estarão recebendo neste mês de agosto material de divulgação sobre a UPA, com informações sobre o evento e a Universidade. As inscrições já podem ser feitas pelo correio ou pelo site http://www.upa.unicamp.br. Novas informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3788-1737.

Comunicações Ópticas

Encontram-se abertas as inscrições para o “Workshop C&T em Comunicações Ópticas”. O evento acontecerá nos dias 13 a 16 de novembro, no auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). Os interessados em enviar trabalhos para apresentação tem até o dia 1 de setembro. O encontro está sendo organizado pelo Student Chapter at Unicamp (OSA) e tem como objetivo divulgar o conhecimento em comunicações ópticas e promover a integração universidade-empresa. É aberto à participação de membros da comunidade acadêmica e empresas da área. Mais informações: site http://www.ifi.unicamp.br/osa/telecom/

Conservação e Restauração

O curso de Conservação e Restauração de Encadernação de Capas de Papel e Tecido acontecerá de 1 a 10 de setembro na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado pela professora Dulce Fernandes Barata, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com carga horária de 45 horas. Documentação exigida: currículo de nível superior e comprovar vínculo com instituições públicas ou privadas. Mais informações: site www.extecamp.unicamp.br.

Gestão Estratégica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica GEO-600. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro no site http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: site http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455.

Oncologia

As informações para participação no I Prêmio de Oncologia Novartis Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br.

Ciências Humanas

O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves e um resumo de no máximo 15 linhas.

Agenda Cultural 2004

O Espaço Cultural da Câmara dos Deputados de Brasília (DF) estará recebendo, até o dia 31 de outubro, as inscrições para sua Agenda Cultural 2004. Podem se inscrever artistas e produtores interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas de artes plásticas ou artes visuais, saraus literários, performances musicais ou teatrais. Mais informações: telefones (61) 318-8019, 318-8017, e-mail cultural em camara.gov.br ou site http://www.camara.gov.br.
Ciência de Alimentos

Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca), promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/.

SUS

Incentivar o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e tecnológicos que possam melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o principal objetivo do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2003. A segunda versão do concurso distribuirá R$ 40 mil em prêmios aos autores das melhores pesquisas - nas categorias de tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho científico publicado e monografia de especialização/residência. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto pela Internet (formulário eletrônico disponível no endereço www.saude.gov.br), por fax ou por correio, até 25 de agosto. A ficha também pode ser solicitada pelos telefones (61) 315-3466 ou (61) 315-3471.

Curso de Extensão

De 9 a 13 de setembro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Laboratório do Habitat promoverão o curso de extensão "Projeto e obra: adequação urbana de assentamentos informais e favelas". O curso será organizado em três módulos: políticas habitacionais, lei e direito, e intervenções em favelas. É coordenado pela professora Laura Machado Mello Bueno. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de agosto no L´Habitat, campus 1 da PUC. Mais informações: telefone (19) 3756-7196 ou e-mail lhabitat.ceatec em puc-campinas.edu.br.
CONCURSOS

FCM 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de agosto para o concurso de título de professor livre-docente na área de hematologia-hemoterapia do Departamento de Clínica Médica, em regime RTP, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O edital completo do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do dia 22 de julho. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.

FCM 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até 22 de agosto para o concurso de título de professor livre-docente na área de imunologia do Departamento de Clínica Médica, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O edital completo do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do dia 23 de julho. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.

Radiologia Geral

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto ao concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor, em RTP, na área de radiologia geral da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os interessados deverão fazer suas inscrições na secretaria geral da FCM, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, que poderão ser efetuadas de segunda a sexta-feira. O procedimento exige enviar um requerimento ao diretor da Faculdade contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P148942003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.

Química Inorgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Universidade, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química inorgânica: espectroscopia vibracional e/ou ressonância nuclear de sólidos. Os interessados deverão fazer suas inscrições na secretaria do Departamento de Química Inorgânica, do Instituto de Química, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O interessado deve encaminhar requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P165872003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química de Coordenação/Estado Sólido

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química de coordenação/estado sólido do Departamento de Química Inorgânica - Instituto de Química. As inscrições deverão ser realizadas na secretaria do Departamento de Química Inorgânica, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). Deverá ser feita por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos em edital no Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P165762003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Inorgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química de organometálicos: síntese e aplicações modernas do Departamento de Química Inorgânica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento de Química Inorgânica, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P165842003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Analítica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química analítica do Departamento de Química Analítica. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167092003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Físico-Química

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é físico-química, nas seguintes subáreas experimentais: físico-química de materiais, espectroscopia e aplicações a sistemas biológicos. As inscrições deverão ser feitas no Departamento de Físico-Química - Instituto de Química, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão do interessado, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167792003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Orgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é bioquímica do Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira). O procedimento inclui o envio de requerimento ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos solicitados no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167872003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Orgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é de produtos naturais do Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento de Química Orgânica, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão e acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167902003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Orgânica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é ressonância magnética nuclear do Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão e acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. O edital completo pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167912003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Analítica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química analítica do Departamento de Química Analítica - Instituto de Química. As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento enviado ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P122382003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Química Analítica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de agosto para seleção pública de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do quadro docente da Unicamp, nível MS-3 e em regime RTP. A área é química analítica do Departamento de Química Analítica - Instituto de Química. As inscrições serão realizadas na secretaria do Departamento, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), por meio de requerimento dirigido ao diretor do Instituto contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 29/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P159982003.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3002.

Engenharia Biomédica

A Unicamp está com inscrições abertas ao concurso para provimento de um cargo de professor titular em RTP. A área é engenharia biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). A Secretaria Geral (SG) estará recebendo as solicitações de inscrição a partir das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas (de segunda a sexta-feira), na sala 14. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no edital do Diário Oficial do dia 30/7. Este edital pode ser acessado em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P229962002.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-3865.

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira também a agenda de eventos da Faculdade de Educação no site http://www.fe.unicamp.br.
AGOSTO

Dia 21

Brasil-Chile

Nos dias 21 e 22 de agosto a Coordenadoria de Relações Institucionais  e Internacionais (Cori) receberá a visita de pesquisadores da Universidade do Chile. O objetivo do encontro é unir pesquisadores da Unicamp e do Chile, na busca de propostas para o desenvolvimento de projetos conjuntos na área de Biotecnologia. Mais informações: telefone (19) 3788-4700 ou e-mail zem em reitoria.unicamp.br

Fórum de Cinema

No próximo dia 21 de agosto, às 18 horas, o Centro de Convenções sedia a 3ª Edição do Fórum Permanente de Cinema que abordará o tema "Direção de Cinema". No encontro, o público poderá trocar idéias e experiências com Beto Brant -- considerado um dos diretores de cinema mais consagrados da atualidade no Brasil. O evento é fruto de uma parceira entre a Unicamp e a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas. Mais informações: site http://www.iuka.com.br.

Dia 22

Tecnologias de Pós-Colheita

No próximo dia 22 de agosto, às 14 horas, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) realizará um Seminário de Tecnologias de Pós-colheita. O evento contará com a presença de Luis Luchsinger Lagos, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile. O encontro tem apoio da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP), Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), Coordenadoria de Pós-Graduação da Feagri e Universidade do Chile. As inscrições para participação no evento podem ser feitas on-line no site: http://www.agr.unicamp.br

Dia 23

Catarata e Diabetes

No próximo dia 23 de agosto, o Núcleo de Prevenção da Cegueira realiza nas dependências do HC o Projeto Catarata e Diabetes. O projeto vem sendo realizado regularmente em Campinas e em outras cidades do País há 17 anos, com excelentes resultados. Estima-se que em mais de cinco milhões de consultas realizadas, cerca de 1 milhão de cirurgias foram efetuadas. Nesta edição, o Núcleo de Prevenção da Cegueira incluirá também o atendimento aos pacientes diabéticos. O diabetes pode comprometer seriamente a visão, quando não controlado e acompanhado. Na região de Campinas, existe uma carência de serviços de atendimento oftalmológico ao diabético e muitos pacientes ficam sem opção de tratamento até por falta de informação. As pessoas com mais de 50 anos que tenham deficiência visual serão examinadas para detectar os portadores de catarata e retinopatia diabética. Os pacientes triados terão todo o tratamento agendado no HC, para cirurgia de catarata ou tratamento com raios laser (diabéticos). Os diabéticos receberão esclarecimentos e informações sobre o controle da doença. Para um encaminhamento mais eficiente, é necessária uma triagem prévia, que pode ser realizada antes do dia 23, quando acontecerá o atendimento no HC. Mais informações no Núcleo de Prevenção da Cegueira: telefones (19) 3788-7110 ou 3788-7396.

VII Oficina de Física: Fractais e Caos

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) estará organizando no dia 23 de agosto (sábado) a VII Oficina de Física: Fractais e Caos. As Oficinas de Física do IFGW têm o objetivo de divulgar informações atuais sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas relacionados com as pesquisas atuais em física. São destinadas ao público em geral, com grande participação de professores do Ensino Médio. A VII Oficina consistirá de palestras introdutórias à teoria de caos e aplicações de fractais e caos em diferentes áreas de pesquisa em física. Os participantes também realizarão aulas práticas, com experimentos simples visando à aplicação dos conceitos teóricos discutidos nas palestras. Informações e inscrições: site http://www.ifi.unicamp.br/extensao/vii_oficina/ ou telefone (19) 3788-5343.

Encontro de Ex-alunos e Alunos

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realizará o Encontro de Ex-Alunos e Alunos no dia 23 de agosto, às 11 horas, no Ginásio Multidisciplinar. Mais informações: http://www.fcm.unicamp.br/.

Diagnóstico e Tratamento em DTM

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) realizará nos dias 23 e 24 de agosto o I Simpósio Interdisciplinar de Diagnóstico e Tratamento em DTM. A abordagem será sob enfoque interdisciplinar e discutida por especialistas de várias áreas da saúde, que apresentarão os modernos recursos diagnósticos e terapêuticos das DTMs. As inscrições podem ser feitas on-line, via formulário eletrônico, no site http://www.fop.unicamp.br/dtm/inscricao.htm. Veja também a programação do encontro em http://www.fop.unicamp.br/dtm/programacao.htm.
Dia 24

Síntese Orgânica

O 10º Encontro Brasileiro de Síntese Orgânica (BMOS-10) acontecerá entre os dias 24 e 28 de agosto, na cidade de São Pedro-SP. O BMOS-10 conta com o patrocínio do Instituto de Química (IQ); Fundo de Apoio a Pesquisas (FAEP-Unicamp); Sociedade Brasileira de Química; Fapesp; CNPq e CAPES. Mais informações: telefone (19) 3788-3086 ou site http//www.bmos.iqm.unicamp.br
Dia 25

Semana da Nutrição

Em comemoração à Semana de Nutrição, que será realizada de 25 a 29 de agosto, o Restaurante Universitário II estará servindo comidas típicas brasileiras e italianas. Após pesquisa realizada com usuários dos restaurantes, constatou-se que o prato típico preferido é o brasileiro, seguido pelo italiano. Durante a Semana de Nutrição serão oferecidos cardápios especiais, acompanhados de apresentações musicais. Programação: dia 25, homenagem ao Brasil, com a apresentação da Orquestra Sinfônica (música e cardápio brasileiros); dia 26, homenagem à Itália, com apresentação do Coral Vozes de Outono (música e cardápio italiano); dia 27, homenagem ao Brasil, com apresentação do Grupo Harmonia Vocal (músicas e cardápio brasileiros); dia 28, homenagem à Itália, com apresentação do Coral "Tom Tropical (músicas e cardápio italianos) e no dia 29 homenagem ao Brasil, com apresentação do Grupo "Toda Voz" (música e cardápio brasileiros). As apresentações acontecem sempre às 12h30. Mais informações: telefone (19) 3788-6434 ou e-mail: isabel em prefeitura.unicamp.br

Semana de Engenharia Elétrica

A 7ª Semana de Engenharia Elétrica (SEE) organizada pelos alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) será realizada de 25 a 29 de agosto. O encontro contará com palestras técnicas e de recrutamento, mini-cursos e visitas a empresas. É aberto a toda comunidade. Como parte da SEE, no dia 26 ocorrerá uma feira de recrutamento. Os interessados em participar devem levar um quilo de alimento não perecível. Participam da SEE as empresas: Motorola, IBM, Semikron, CPFL, Embraer, CPqD, Volkswagen, Elektro, Pirelli, Hospital Albert Einstein, Tess, 3M e Embratel. O evento conta com o apoio do CREA-SP, IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), SIESP (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), além do apoio da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e da Funcamp. Mais informações: site www.see.fee.unicamp.br.

Dia 26

Softex

O Núcleo Softex Campinas em parceria com a Mondo Technologies estará realizando nos dias 26 e 27 de agosto, das 8h30 às 17h30, um curso de Java Avançado. Mais informações com Priscilla pelo e-mail priscilla em cps.softex.br

27

Respirador Bucal

No próximo dia 27 de agosto, será inaugurado no Hospital de Clínicas (HC) o segundo Centro de Referência do Respirador Bucal do Brasil. O centro proporcionará a centenas de crianças e adolescentes diagnóstico e tratamento multidisciplinar da síndrome do respirador bucal. O centro é fruto de uma parceria entre a Unicamp e a Indústria Química Farmecêutica Schering-Plough. Mais informações: telefones (11) 3884-8083, 3884-6615 ou e-mail letracom em letracom.com.br

Agrológica

A Agrológica, empresa-júnior da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) realizará, no dia 27 de agosto, a partir das 12h15, evento onde apresentará seus projetos para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Mais informações: site www.agr.unicamp.br, e-mail: agrolog em agr.unicamp.br ou telefone (19) 3788-1046.
Dia 28

Professor Honorário

No próximo dia 28, às 16 horas, o professor Elon Lajes Lima receberá o título de professor honorário. O evento acontecerá na Sala do Conselho Universitário (Consu).

Ambientes Educacionais

Nos dias 28 e 29 de agosto, das 8h30 às 17h30, será realizado o V Edunet: Encontro de Ambientes Educacionais na Rede Internet. O evento acontecerá no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições podem ser feitas no site: http://www.fe.unicamp.br. Mais informações: e-mail: evento em fe.unicamp.br

Dia 31

Ciência e Tecnologia de Carnes

No período de 31 de agosto a 5 de setembro, Campinas sediará o 49º Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia de Carnes, no Hotel Royal Palm Plaza. As inscrições devem ser feitas no dia 31 de agosto (domingo), das 16h30 às 19h30. A abertura do evento acontecerá no mesmo dia (31), na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Expcex), às 20 horas. Os professores Pedro Felício e Bento Carvalho Jr, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), compõem a comissão científica do congresso. Para as reuniões científicas, que ocorrerão no dia 1 de setembro, estarão presentes os mais renomados especialistas do setor de carnes dos Estados Unidos, Austrália, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e Espanha. Conheça mais sobre o programa no site http://www.icomst.com.br.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l