Unicamp Hoje, 6 de agosto - quarta-feira

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Ago 5 00:00:00 BRT 2003


PROGRAMAÇÃO DA UNICAMP – 6 de agosto

HOJE

Computação Musical

De hoje (6) até 8 de agosto, o Instituto de Computação da Unicamp (CCUEC) promove o IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM). Os simpósios brasileiros, organizados pelo Nucom, grupo de interesse em computação musical da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), são tradicionalmente realizados junto com o congresso anual da SBC. A edição de 2003 do congresso é organizada pelo Instituto de Computação (IC). O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics), juntamente com o Instituto de Artes (IA), coordenarão o IX SBCM. Haverá palestras proferidas por renomados pesquisadores na área, comunicações científicas, concertos comentados, pequenos cursos e demonstrações de sistemas. Destina-se a pesquisadores, músicos, educadores, fabricantes e todos os que se interessarem pela relação entre música e tecnologia. Mais informações: http://www.nics.unicamp.br/nucom/portugues/index.php.

OMC e Alca

Até hoje (6), o Instituto de Economia (IE) realiza o Simpósio sobre o Estado Atual das Negociações Comerciais - OMC e Alca: Desafios para Brasil e Mercosul. É aberto a negociadores, técnicos, acadêmicos, políticos, empresários e representantes da sociedade civil. Mais informações no Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (Ceri): e-mail ceri em eco.unicamp.br, telefone (19) 3788-5731 ou site http://www.eco.unicamp.br/eventos/negociacoes_comerciais.html.
EM DIA

SBC2003

Ciência, Tecnologia e Inovação: Atalhos para o Futuro será a temática presente em todas as discussões do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC2003), que acontece até o dia 8. O evento, organizado pelo Instituto de Computação (IC) da Unicamp, será realizado no Centro de Convenções e no Ginásio Multidisciplinar (GMU). A expectativa do SBC2003 é reunir cerca de 2 mil participantes, entre estudantes e pesquisadores. De acordo com o professor Ricardo Anido, diretor do Instituto, o objetivo do congresso é apresentar essencialmente trabalhos inéditos. As inscrições poderão ser feitas local do encontro. Até o dia 8, o congresso terá sessões de exposições, de pôsteres, palestras nacionais e internacionais, mesas-redondas, plenárias e apresentação de artigos e trabalhos relacionados à computação de diversas áreas. A programação completa do SBC2003 está disponível no site http://www.ic.unicamp.br/sbc2003. Mais informações na secretaria do Instituto de Computação: telefone (19) 3788-5863.
Ciência & Arte nas Férias

O programa Ciência nas Férias, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), mudou de nome. O designativo atual é Ciência & Arte nas Férias, que pode ser visto reformulado no site http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2003/index.phtml. Este programa seleciona estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas da região de Campinas, para um estágio em laboratórios da Unicamp e eventuais atividades com grupos de pesquisa durante o mês de férias escolares de verão. Além da mudança de nome, para se adequar à área de artes, que teve participação ativa no último programa, Ciência & Arte nas Férias trará algumas novidades para a próxima edição, prevista para janeiro de 2004. Serão selecionados 50 projetos e cada um deles receberá dois estudantes ao mesmo tempo. Pretende-se selecionar outros quatro projetos para receber todos os 100 estudantes do programa em atividades coletivas que acontecerão às quartas-feiras. Os professores da Unicamp interessados em receber os estudantes terão até o dia 22 de agosto para encaminhar seus formulários à PRP devidamente preenchidos. Além das informações sobre o programa, no novo site existe um link para um videodocumentário apresentado no ano passado, no encerramento do programa de férias. Cada projeto selecionado receberá R$ 3 mil, provenientes do Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (Faep) da Unicamp e de outras fontes que estão sendo estudadas. Esta verba será empregada pelos laboratórios participantes nas atividades do programa. Informações: telefone 3788-3194 (professor Arruda).

EM ANDAMENTO
Humor

A Unicamp abriga até 15 de agosto a I Mostra Internacional de Humor Gráfico, com o lema "O bom humor invade a Unicamp", fazendo jus à premissa de que a região de Campinas é a maior produtora de artistas gráficos do Brasil. Megaevento de arte itinerante que reúne aproximadamente 40 mil pessoas no Espaço Cultural Casa do Lago, poderá ser visitado de segunda a sexta-feira, das 12 às 20 horas. O trabalho é uma resposta à idealização dos artistas gráficos argentinos Fabián César Magliano (Bianfa) e Miguel Repiso (Rep), que emitiram um documento à Unicamp propondo a realização desta mostra que também percorrerá outras universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. A mostra estará aberta ao público das 12 às 20 horas. A programação completa pode ser vista em www.preac.unicamp.br/humorgráfico. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na Rua Érico Veríssimo, s/n, próximo à Funcamp. Informações: telefone (19) 3788- 017 e e-mail alematos em reitoria.unicamp.br.

Jesus: Anúncio e Reflexão

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza até o dia 29 de agosto exposição de livros sobre a vida de Victor Meirelles. Até o dia 30, no mesmo espaço, acontece a exposição dos desenhos originais do artista Egas Francisco, feitas para o livro Jesus: Anúncio e Reflexão. Mais informações: e-mail clarl em unicamp.br.

OPORTUNIDADES

Deborah Colker em Campinas

Nos próximos dias 11 e 12 de agosto, Campinas recebe a Companhia de Dança Deborah Colker. Esta é uma oportunidade para prestigiar uma das maiores representantes no exterior na área de dança contemporânea. A companhia apresentará o espetáculo “Rota”, que tem como tema linhas, círculos e direções. O evento será realizado às 21 horas, no Centro de Convivência. Mais informações: telefone (19) 3232-6225.

Estágios na Rhodia

Até o dia 29 de agosto, a Rhodia estará com inscrições abertas para o Programa de Estágios para 2004, visando à seleção de 70 estudantes que, em 2004, estarão cursando o penúltimo ou último ano do curso superior de administração de empresas, ciências da computação, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, engenharia, estatística, física, marketing, psicologia e química. As inscrições podem ser feitas no site www.rhodia.com.br.

Danças Brasileiras

O grupo Saia Rodada apresenta até 25 de novembro o curso Danças Brasileiras, ministrado pelo músico, compositor e dançarino Tião Carvalho e pela bailarina e coreógrafa Grácia Navarro. O evento acontece às terças feiras, das 19 às 20h30 (Rua Eduardo Modesto 128, Vila Santa Izabel). Mais informações: telefone (19) 3287-8842 ou e-mail: gallep em ieee.org.

LNLS

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) está buscando jovens pesquisadores na posição de pós-doutorado para atuar no Centro de Biologia Molecular Estrutural (Cebime) em pesquisa envolvendo caracterização estrutural e funcional de proteínas. Os projetos poderão envolver proteínas de microorganismos patogênicos, de parasitas causadores de doenças tropicais, de plantas ou humanas, dentre outras. São convidados a se candidatar pesquisadores doutores ou em fase final de conclusão do doutorado nas áreas de biologia molecular, bioquímica, biofísica e química, preferencialmente com conhecimento específico em uma ou mais técnicas envolvendo clonagem, expressão e purificação de proteínas, cristalografia de proteínas, ressonância magnética nuclear de macromoléculas e espectrometria de massa. Os interessados deverão enviar seus currículos, lista de publicações e nomes de três pessoas para referência para a Diretoria Geral do LNLS/ABTLuS, Caixa Postal 6192, CEP 13084-971, Campinas, SP. Mencionar no envelope a sigla 'Pós-Doutor-Cebime'. Mais informações: e-mail posdoc.cebime em lnls.br.

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
- Cursos:
- Escola de Extensão
- AFPU 

MOBILIDADE FUNCIONAL

Pagu

O Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga na carreira de TPCT nível II, com experiência profissional em temas relacionados à problemática de gênero. As inscrições podem ser feitas de 4 a 14 de agosto, das 9h30 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações: e-mail pagu em unicamp.br.

Curso de Extensão

Do dia 9 de agosto até o dia 13 de setembro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Laboratório do Habitat promoverão o curso de extensão "Projeto e obra: adequação urbana de assentamentos informais e favelas". O curso será organizado em três módulos: políticas habitacionais, lei e direito, e intervenções em favelas. É coordenado pela professora Laura Machado Mello Bueno. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de agosto no L´Habitat, campus 1 da PUC. Mais informações: telefone (19) 3756-7196 ou e-mail lhabitat.ceatec em puc-campinas.edu.br.

INSCRIÇÕES

Políticas Públicas e Resíduos Sólidos

Estão abertas as inscrições para participação no I Fórum de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos. O evento acontece no dia 8 de agosto, das 13 às 18h30, no salão nobre (campus do centro) da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Os interessados devem confirmar presença até 6 de agosto. O campus da Unimep fica localizado na Rua Rangel Pestana 762, Piracicaba-SP. Mais informações: telefone (19) 3124-1767 ou e-mail: forumprs em unimep.com.br.

Simpósio Internacional Eça-Machado

O Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e o Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizarão de 15 à 17 de setembro, o I Simpósio Internacional Eça-Machado. Os interessados em participar das Sessões de Comunicação deverão enviar, até 12 de agosto, um resumo de aproximadamente 10 linhas para o e-mail lclsimposio em pucsp.br. Os trabalhos deverão versar sobre a temática do simpósio. Mais informações: telefones (11) 3670-8400, (19) 3788-1513 ou pelos e-mails: lclsimpósio em pucsp.br dtl-simp em iel.unicamp.br. Consulte o site do evento em http://www.unicamp.br/iel/simposio.

Conservação e Restauração

Até 14 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso Conservação e Restauração de Encadernação de Capas de Papel e Tecido, que acontecerá de 1 a 10 de setembro, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O curso será ministrado pela professora Dulce Fernandes Barata, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com carga horária de 45 horas. Documentação exigida: currículo de nível superior e ter vínculo com instituições públicas ou privadas. Mais informações: site www.extecamp.unicamp.br.

Semana de Engenharia Química

A VI Semana de Engenharia Química está marcada para 18 a 22 de agosto na Faculdade de Engenharia Química (FEQ. As inscrições serão recebidas até 8 de agosto. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico (CABS) e pela empresa-júnior Propeq. Começa com a palestra de David Figueiredo Pontes. Informações: site http://www.feq.unicamp.br/seq.

Unicamp de Portas Abertas

O Sistema Educacional JBMS, de Avaré-SP, é a primeira escola inscrita no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece nos dias 29 e 30 de agosto próximo, no campus de Campinas. Dirigido pelo professor Cláudio Salomão, o JBMS adota o sistema de ensino Objetivo e atua oferecendo ensino fundamental e médio a cerca de 1.000 alunos, nos três períodos. Conheça a escola em http://www.objetivoavare.com.br. O evento da Unicamp tem por finalidade apresentar a estudantes do ensino médio de todo país as atividades desenvolvidas na Universidade, entre pesquisas, bibliotecas, hospitais e outros serviços. Estima-se que mais de 40 mil pessoas visitarão a Unicamp nestes dois dias. As primeiras inscrições on line começaram a chegar. Uma das escolas que trará maior número de participantes, até o momento, é a Cooperativa do Saber, de Campinas, cuja caravana terá aproximadamente 300 alunos. A partir do início de agosto, cerca de 9 mil escolas estarão recebendo material de divulgação sobre a UPA, com informações sobre o evento e a Universidade. As inscrições já podem ser feitas pelo correio ou pelo site http://www.upa.unicamp.br. Outras informações podem ser também obtidas através do telefone (19) 3788-1737.

Ciências Humanas

O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas.

Gestão Estratégica

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica GEO-600. As inscrições vão até 5 de setembro no site http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: site http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455.

Oncologia

As informações para participação no I Prêmio de Oncologia Novartis Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br.

Ciência de Alimentos

Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca), promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/.

CONCURSOS

IFGW – Física da Matéria Condensada

A Unicamp estará com inscrições abertas até 19 de agosto para o preenchimento do cargo de professor doutor, em regime RTP, no Instituto de Física "Gleb Wataghin". A área é física da matéria condensada: estrutura eletrônica e propriedades elétricas, magnéticas e ópticas. Os candidatos devem possuir experiência em uma ou mais das seguintes subáreas: síntese de nanoobjetos, nanoestruturas ou nanomateriais e suas caracterizações por técnicas de microscopias de resolução atômica. O edital completo sobre o cargo pode ser consultado no Diário Oficial do dia 19/7. Mais informações: (19) 3788-5301.
FCM 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de agosto para o concurso de título de professor livre-docente na área de Hematologia-Hemoterapia do Departamento de Clínica Médica, em regime RTP, na Faculdade de Ciências Médicas. O edital completo do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do dia 22 de julho. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.
FCM 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até 22 de agosto para o concurso de título de professor livre-docente na área de Imunologia do Departamento de Clínica Médica, na Faculdade de Ciências Médicas. O edital completo do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do dia 23 de julho. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.
USP

O Departamento de Clínica Médica da FMRP/USP abre concurso para o preenchimento de uma vaga de docente na área de nutrição e metabolismo. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro em Comunicações. Mais informações: http://www.imesp.com.br/.

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

TESES

Faculdade de Educação – FE 

"O imaginário grupal. Mitos, violência e saber no teatro de criação" (mestrado). Candidato: Albor Vives Reñones. Orientadora: professora Áurea Maria Guimarães. Dia 6 de agosto, às 14 horas, na sala defesa de teses da FE.

Instituto de Biologia – IB 

"Estrutura da vegetação de cerradão e de transição entre cerradão e floresta paludícola no Horto Santa Fé x1x da International Paper do Brasil Ltda. (Brotas, SP)" (mestrado). Candidato: Bruno Zacarias Gomes. Orientador: professor Fernando Roberto Martins. Dia 6 de agosto, às 9 horas, na sala de defesa de teses (pós-graduação) do IB.
- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html
AGENDE-SE

AGOSTO

Dia 7

Quem Ama, Educa!

O psiquiatra e escritor Içami Tiba profere a palestra “Quem ama, educa!” amanhã (7), às 20 horas, no Campinas Shopping. No evento, serão abordados temas educacionais voltados essencialmente para a área de relacionamento entre pais e filhos. Içami é hoje referência entre educadores que prezam pela ética e buscam a saúde social.

Pesquisas Ambientais

Amanhã e dia 8, a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e o Instituto de Química (IQ) realizarão o Encontro Interno sobre Pesquisas Ambientais na Região Metropolitana de Campinas. O objetivo é congregar todos os grupos de pesquisa da Unicamp que trabalham na área de meio ambiente voltados ao estudo da Região Metropolitana de Campinas. Na ocasião será realizada exposição de trabalhos científicos sobre o tema. O evento acontecerá no auditório da FEQ, bloco D, 2º andar. Mais informações: telefone (19) 3788-3953 ou e-mails: etomaz em feq.unicamp.br, elins em feq.unicamp.br, gilberto em md.cefetpr.br ou wfjardim em iq.unicamp.br
Dia 8

Oficina de Caricatura

Paulo Henrique Ferreira Félix, caricaturista de Campinas há 15 anos, oferecerá duas oficinas de caricatura dentro da I Mostra Internacional do Humor, nos dias 8 e 11 de agosto. Serão realizadas das 13h30 às 15h30, no auditório da Casa do Lago (localizada próxima ao prédio da Funcamp). Os trabalhos serão produzidos com objetos domésticos como espelhos, lupas e ainda com objetos simples como caneta, papel e grafite. Participarão das atividades cerca de 70 alunos, que sairão das oficinas com suas caricaturas já prontas. Félix é free-lancer da Assessoria de Imprensa da Unicamp. Mais informações: telefone (19) 3788-7017.

Dia 9

Neurologia e Neurocirurgia

O I Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) no dia 9 de agosto, das 8 às 19 horas, no anfiteatro da Faculdade. As inscrições já podem ser feitas e custam R$ 20,00 (acadêmicos) e R$ 30,00 (outros). Mais informações: e-mail: neuro_eventos em yahoo.com.br ou telefones (19) 3289-3088 e 3788-7942.
Museus de Ciências

Conhecer experiências internacionais bem-sucedidas de museus e centros interativos de ciência é o objetivo do seminário “Museus de Ciências - algumas experiências e um projeto para Campinas" que ocorrerá no dia 9 de agosto, das 8h30 às 12h30, no auditório da Biblioteca Central (BC) da Unicamp. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, não sendo necessário realizar inscrição antecipada. As palestras serão proferidas por alguns dos maiores especialistas na área, como Jorge Wagensberg, diretor do Museu de Ciências de Barcelona (Espanha); Jorge Padilha, diretor do Centro de Ciência Explora (México); e Peter Giles, presidente do Museu de Inovação em San Jose (Califórnia-EUA). O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, professor Rubens Maciel Filho, irá apresentar o pré-projeto elaborado por um grupo de trabalho, constituído pela Reitoria, com o objetivo de propor um plano de ação para a instalação de um museu em Campinas, propondo, a princípio, a ampliação e reestruturação do espaço ocupado atualmente pelo Museu Dinâmico de Ciências, no Parque Portugal (Taquaral). Mais informações: site www.preac.unicamp.br/mc.
Dia 11

Gerenciamento de Projetos

O Softex Campinas estará realizando Curso de Gerenciamento de Projetos nos dias 11 a 13 de agosto. É destinado a profissionais que estão ou estarão gerenciando projetos. O objetivo é capacitar os participantes nas suas áreas de atuação para que possam cumprir com as atividades através das técnicas de gerenciamento. As inscrições custam R$ 200 (para associados e incubados -- Softex Campinas, Ciatec e Incamp) e R$250 (não-associados). O pagamento deverá ser feito via depósito no Banco Itaú, agência 1619, conta 12736-6 em nome da Sociedade Núcleo Softex 2000-Campinas. O interessado deverá enviar comprovante de depósito e a ficha de inscrição -- que pode ser conseguida no endereço http://www.cps.softex.br  -- para o fax (19) 3287-7150. O Softex Campinas fica localizado na Estrada da Telebrás km 97, Campinas- (SP). Mais informações: telefone (19) 3287-7060 ou e-mail priscilla em cps.softex.br 
Relações Internacionais

A Unicamp, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) realizarão, no dia 11 de agosto, às 19 horas, lançamento oficial do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. O evento contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Alain Rouquié, que proferirá a conferência "O sistema internacional hoje: desafio e reconstrução". O encontro tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e acontecerá no Teatro Anchieta do Sesc-Consolação (Rua Dr. Vila Nova 245, Vila Buarque, São Paulo (SP). Mais informações: e-mail remoraes em terra.com.br ou telefone (11) 3672-9262.

Oportunidades no Exterior

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam a partir de 11 de agosto, na Biblioteca Central (BC) da Unicamp, uma série de palestras abordando oportunidades no exterior, sempre às 12h30. São as seguintes: dia 11, AUGM; dia 14, Iaste; dia 20, British Council; dia 22, Cendotec; e dia 26, DAAD. Informações: e-mail slara em unicamp.br e telefone (19) 3788-6544.
Séries Temporais e Econometria

A X Escola de Séries Temporais e Econometria (Este), promovida pela Associação Brasileira de Estatística e Sociedade Brasileira de Econometria, será realizada de 11 a 13 de agosto no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro, SP. A décima edição do evento está sendo organizada conjuntamente pelo Departamento de Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e pelo Núcleo Interno de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia do Instituto de Economia (IE). O principal objetivo do evento é reunir pesquisadores, professores, alunos e profissionais das áreas de séries temporais e econometria para apresentação e discussão de resultados recentemente desenvolvidos nestas áreas. Informações e inscrições no site http://www.ime.unicamp.br/~10este/.
Semana de Economia

O Instituto de Economia (IE) promove nos dias 11 a 15 de agosto a II Semana da Economia da Unicamp, com o tema "O legado dos anos 90 e perspectivas para os próximos anos". Será realizada das 10 às 21 horas. Durante o encontro, serão desenvolvidas atividades voltadas aos alunos do curso de ciências econômicas e a toda comunidade. Palestras, cotidiano de economistas, debates e mesas de discussões, além de apresentações de música, são algumas das atividades programadas para a semana. O evento é gratuito.
SBU

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), visando integrar-se às iniciativas de ensino a distância (EAD), estará disponibilizando o curso "Módulo instrucional 4 - elaboração de trabalho científico do programa de capacitação de usuários utilizando o ambiente TelEduc" de 11 de agosto a 12 de setembro. O objetivo é demonstrar a importância da padronização de publicações técnico-científicas, através da utilização de normas técnicas elaboradas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e facilitar o entendimento das normas sobre documentação para aqueles que estão envolvidos com a produção científica da Universidade. O curso prevê uma carga horária de 20 horas. Serão aceitas 30 inscrições para a primeira turma, por alunos regularmente matriculados na pós-graduação ou professores. Informações: site http://server01.bc.unicamp.br/p_capacitacao/ie/frameset.htm.
Dia 13
PRDU

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) realiza no dia 13 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Centro de Convenções, a abertura do Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícita e Ilícitas – Viva Mais. Na ocasião, serão realizadas palestras com a participação de autoridades na área como André Malbergier (coordenador geral do Grupo de Estudos em Álcool e Droga - Grea), Arthur Guerra de Andrade (presidente do Grea) e do general Paulo Roberto de Miranda Uchoa (secretário nacional antidrogas - Senad). As inscrições podem ser feitas em http://www.prdu.unicamp.br/vivamais.
Dia 14

Lume

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) exibirá sua boa performance em diversas excursões que realizará pelo Brasil durante este mês, após já ter marcado presença no Festival Universitário de Teatro em Blumenau, no Festival de Inverno de Bonito, em atividades desenvolvidas em Belém-PA, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto-SP e na Mostra Lume, em Belo Horizonte-MG. Café com Queijo também será trazido para Campinas, na sede do Lume, nos dias 14 a 16 de agosto às 21 horas e no dia 17 às 20 horas. O espaço tem capacidade para acomodar 70 espectadores. Já a Mostra Lume incluirá algumas demonstrações, workshops e espetáculos com atuação dos artistas do Lume. Mais informações e reservas pelo telefone (19) 3289-9869 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.

Dia 15

Informações Estatísticas para a Cidadania

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) e o Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES) realizam, no próximo dia 15 de agosto, às 14 horas, a palestra “Informações Estatísticas para a Cidadania”. Será proferida por Paulo Jannuzzi professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE) e doutor em Demografia pela Unicamp. O tema abordará alguns recursos e produtos disponíveis no IBGE e agências estaduais de estatística para que estudantes, líderes comunitários, técnicos de planejamento, ou qualquer cidadão possa obter informações estatísticas que lhes permitam acompanhar a conjuntura social e os impactos das políticas públicas nos país. O encontro acontecerá no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Mais informações: telefone (19) 3788-1153 ou e-mail dayse em unicamp.br.

Dia 18

Soluções Administrativas

A Diretoria Geral da Administração (DGA), apoiada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), promoverá nos dias 18 a 22 de agosto a IX Sisa -- Semana de Integração e Soluções Administrativas. O evento será realizado no Centro de Convenções da Universidade, a partir das 14 horas, com o tema Planejamento e Tecnologia: O Desafio de Inovar. Estarão presentes na abertura do encontro o reitor, Carlos Henrique de Brito Cruz; o vice-reitor, José Tadeu Jorge; e o pró-reitor de desenvolvimento universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva. Mais informações: telefone (19) 3788-4426.
Semana de Estatística

A Estat Júnior, empresa-júnior do curso de estatística da Unicamp, promove de 18 a 24 de agosto a VI Semana de Estatística. O evento, em sua sexta edição, incluirá na programação um ciclo de minicursos e palestras com temas voltados à estatística, em suas diferentes aplicações. Dentre os tópicos abordados, estão a estatística aplicada ao marketing, a pesquisa de mercado, a pós-graduação em estatística, a estatística no futebol, a bioestatística, a área financeira e um case de sucesso. Unibanco, AcNielsen, SAS e Statistika patrocinam o evento. Mais informações: e-mail semanaestat em yahoo.com.br.
Dia 19

Sipex-Lattes

No próximo dia 19 de agosto, no auditório da Biblioteca Central (BC), será realizado o lançamento da integração do Sipex à Plataforma Lattes. Esta integração é um anseio antigo da comunidade da Unicamp e só foi possível através da criação de mecanismos de importação de dados do Lattes para o Sipex e exportação de dados do Sipex para o Lattes, utilizando o padrão LMPL. Estes mecanismos, implementados pelo Centro de Computação (CCUEC), foram desenvolvidos segundo as orientações do Grupo Gestor do Sipex. O sistema foi desenvolvido para uso na WEB utilizando plataforma de software aberta. A integração Sipex-Lattes coloca a Unicamp totalmente alinhada aos padrões que determinam a captação e recuperação das informações relativas à produção científica e atividades acadêmicas que estão sendo praticadas pelo CNPq e Capes, mantendo a Universidade no controle da integração de seus dados institucionais de produção acadêmica. Mais informações: site http://www.unicamp.br/sipex/eventos/site/ ou e-mail duvsipex em ccuec.unicamp.br

Recrutamento SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) retoma no dia 19 de agosto a série de palestras de recrutamento, dirigida a alunos dos últimos anos. A escala de palestras, marcadas para o auditório da Biblioteca Central (BC), é a seguinte: dia 19, às 18 horas – Bain & Company; dia 20, às 18 horas – Monitor Group; dia 27, às 12 horas – Ambev; dia 23, às 12 horas – Avery Dennison. Informações: e-mail slara em unicamp.br ou telefone (19) 3788-6544.
Dia 20

Lançamento

A Editora da Unicamp realiza lançamento do livro “Amor, desejo e poder na antiguidade – Relações de gênero e representações do feminino”, organizado por Pedro Paulo Funari, Lourdes Conde Feitosa e Glaydson José da Silva. O evento acontece no dia 20 de agosto, às 18h30, na Estação Santa Fé Pizza Bar (Avenida Albino J. B. de Oliveira 1.265, Barão Geraldo, Campinas (SP). Mais informações: telefone (19) 3289-4800.

Dia 23
VII Oficina de Física: Fractais e Caos

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) estará organizando no dia 23 de agosto (sábado) a VII Oficina de Física: Fractais e Caos. As Oficinas de Física do IFGW têm o objetivo de divulgar informações atuais sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas relacionados com as pesquisas atuais em física. São dirigidas ao público em geral, com grande participação de professores do Ensino Médio. A VII Oficina consistirá de palestras introdutórias à teoria de caos e aplicações de fractais e caos em diferentes áreas de pesquisa em física. Os participantes também realizarão aulas práticas, com experimentos simples visando à aplicação dos conceitos teóricos discutidos nas palestras. Informações e inscrições: site http://www.ifi.unicamp.br/extensao/vii_oficina/ ou telefone (19) 3788-5343.
Encontro de Ex-Alunos e Alunos

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realizará no dia 23 de agosto, às 11 horas, no Ginásio Multidisciplinar, o Encontro de Ex-Alunos e Alunos. O evento será iniciado com culto ecumênico seguido de almoço de confraternização. As adesões podem ser feitas até 15 de agosto (R$ 25 para estudantes e R$ 35 para profissionais da área). Mais informações: http://www.fcm.unicamp.br/.
Diagnóstico e Tratamento em DTM

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) realizará nos dias 23 e 24 de agosto o I Simpósio Interdisciplinar de Diagnóstico e Tratamento em DTM. O tema será abordado sob enfoque interdisciplinar e discutido por especialistas de várias áreas da saúde, que apresentarão os modernos recursos diagnósticos e terapêuticos das DTMs. As inscrições podem ser feitas on line, via formulário eletrônico, no site http://www.fop.unicamp.br/dtm/inscricao.htm. Veja também a programação do encontro em http://www.fop.unicamp.br/dtm/programacao.htm.
Dia 25

Semana da Nutrição

Em comemoração à Semana de Nutrição, que será realizada de 25 a 29 de agosto, os restaurantes do campus estarão servindo comidas típicas brasileiras e italianas. Após pesquisa realizada com usuários dos restaurantes, constatou-se que o prato típico preferido é o brasileiro, seguido pelo italiano. Durante a Semana de Nutrição serão oferecidos cardápios especiais, acompanhados de apresentações musicais. Mais informações: e-mail crispim em prefeitura.unicamp.br.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l