Programação da Unicamp – 19 de dezembro de 2003

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Dez 18 00:00:00 BRST 2003


Programação da Unicamp – 19 de dezembro de 2003

HOJE

"Lúdico - Mulheres e Neonlúdico"

"Lúdico - Mulheres e Neonlúdico" é o tema da exposição de quadros que o artista plástico Bernardo Caro realiza, até hoje (19), no Espaço Cultural "Juiz Eurico Cruz Neto". A exposição - que tem como tema central a mulher - conta com 32 obras. Bernardo Caro, natural de Itatiba é professor e educador desde 1954. No período de 1983 a 1987, foi chefe do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. De 1979-82 atuou como diretor do Instituto e também como vice-cônsul Honorário da Espanha em Campinas e região. Em 1964 passou a se dedicar à criação artística, quando se incorporou ao "Grupo Vanguarda" de Campinas. Na ocasião, participou de inúmeros salões de arte e exposições - coletivas/individuais - nacionais e internacionais. Próximas exposições: No mês de março - Museu Histórico de Itatiba; em maio - Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) e, no mês de setembro, na cidade de Burgos (Espanha). O evento tem o apoio da Caixa Econômica Federal e do Banco Real. A realização é do Setor de Eventos. O Espaço Cultural Juiz "Eurico Cruz Neto" fica localizado na Rua Barão de Jaguara, 901, Campinas-SP. Mais informações: telefone: (19) 3231-8561. Saiba mais sobre o artista no site http://bernardocaro@tripod.com

Cipa tem novo presidente

A cerimônia de posse do novo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Luis Augusto Passoni Ferreira, ocorrerá, hoje (19), às 8h30, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA).

Culto Ecumênico

O padre Norberto Tortelo Bonfim e o pastor João Silvio Rocha celebrarão, hoje (19), às 10 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), um culto ecumênico. O evento é aberto aos interessados em participar de um momento de reflexão e oração.

Canarinhos da Terra

O Coral Canarinhos da Terra de Campinas, que desde o final do ano passado tem uma parceria com Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) da Unicamp, se apresentará, hoje (19), às 10h30, no Centro Boldrini. Os Canarinhos da Terra já estiveram representando o Brasil na Europa em 2000. O projeto sócio-cultural abriu as portas para a música e canto a centenas de crianças que hoje estudam e desenvolvem suas capacidades, possibilitando o acesso gratuito à cultura e à arte a todos, independente de classe social. Há três divisões no coral. O avançado conta com 40 integrantes e é regido por Ana Paula Emerick. O infantil agrega crianças de 6 a 10 anos e tem a regência de Luciana Martinez Vieira. O juvenil, de 11 a 18 anos, tem como regente Marcelo Augusto Santos Ramos. Todos os regentes são formados pela Unicamp. Saiba mais sobre o coral em http://www.canarinhosdaterra.cjb.net

Sinfônica Infanto-juvenil na Presbiteriana Central

A Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil da Unicamp se apresentará, hoje (19), às 20h30, na Igreja Presbiteriana Central de Campinas, sob a regência do maestro Hermes Coelho. Como convidados, se apresentam os Meninos Cantores de Campinas e Madrigal Vivace de Jundiaí. Para participar cantando, os interessados devem levar os coros da primeira parte, mais Wothy is the Lamb e Alleluia. As partituras podem ser conseguidas na Expresso Cópias (Rua Ferreira Penteado, 1063 - Centro). A Igreja Presbiteriana fica localizada na Rua General Osório, 619, Centro, próximo à Avenida Senador Saraiva. A entrada é franca.

EM ANDAMENTO

"Vazocopos" na Galeria de Arte

A Galeria de Arte sediará, até o próximo dia 22, a exposição "Vazocopos". A mostra é composta de esculturas de cerâmicas e foi tema da dissertação de mestrado do aluno Carusto Camargo, defendida, no último dia 17, na Galeria de Arte. O projeto foi realizado com bolsa-auxílio-pesquisa, do Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (FAEP). A Galeria de Arte fica localizada no andar térreo da Biblioteca Central (BC). Mais informações: telefone (19) 3788-7453 ou e-mail galeria em iar.unicamp.br

EM DIA

Vestibular 2004

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) divulgou, no último dia 18, a relação dos candidatos aprovados na 1ª fase do Vestibular-2004, juntamente com os locais de prova da 2ª fase. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico da Unicamp - Campus Campinas. Constam da lista 15.157 candidatos que correspondem a 31% dos 48.991 que realizaram a prova da 1ª fase. As notas obtidas pelos candidatos estão à disposição na Internet no endereço http://www.comvest.unicamp.br/vest2004/F1/aprova1/aprova1.html. A 2ª fase acontece entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2004.

Vagas Remanescentes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou a lista de aprovados no processo seletivo de vagas remanescentes para os cursos sem prova de aptidão. Os convocados devem fazer a matrícula no dia 30 de janeiro, das 9h às 16h na Diretoria Acadêmica, no campus da Unicamp em Campinas. Os candidatos aprovados somente poderão se matricular se cumprirem integralmente as disposições da Deliberação CONSU-A-10 que pode ser consultada no site http://www.comvest.unicamp.br, artigos 99 a 102, estabelecidos para a matrícula.

Provas de Aptidão: Arquitetura, Música e Odontologia

Os candidatos dos cursos de Arquitetura, Música e Odontologia, que têm prova de aptidão, deverão fazer os exames no mês de janeiro, entre os dias 19 e 22. A lista de convocados será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2.004.

Décimo Terceiro

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) decidiu que a segunda parcela do décimo terceiro salário será creditada no dia 19 de dezembro.

Expediente Suspenso

As atividades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estarão suspensas, no período de 24 de dezembro a 4 de janeiro de 2004, conforme ofício circular 31/2003, da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Esta medida não se aplica aos servidores que prestam serviços em Áreas consideradas essenciais.

Calendário 2004

A Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) disponibilizou, em seu site, o Calendário Administrativo da Unicamp de 2004. Confira no endereço http://rhuec.dgrh.unicamp.br/formasc/ofcirc/cons2_ofc.asp?par_nivel1=029&par_nivel2=2003

Língua Estrangeira

O Centro de Ensino de Línguas (CEL) e o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) estão realizando um levantamento sobre o interesse por língua estrangeira na Unicamp, visando obter subsídios concretos para o Grupo de Trabalho sobre Política de Ensino de Línguas. O link para o formulário é: http://ead1.unicamp.br/celtestes/formulario.php

Museu do Café

O Museu do Café realizará, nos próximos 8 meses, uma série de exposições sobre o ciclo cafeeiro - que impulsionou Campinas economicamente a partir do século XIX. Parte do material em exposição, vem do Centro de Memória Unicamp (CMU), do acervo que pertenceu ao Instituto Brasileiro do Café (hoje Museu do Café), Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Negro e do acervo particular de Maria Luiza Pinto de Moura, (bibliotecária do Centro de Ciências, Letras e Artes - CCLA). A entrada é gratuita. 

OPORTUNIDADES

Estágios na FCM

O Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) está com inscrições abertas - estágio não remunerado - para diversos profissionais da área de saúde. Mais informações: telefone (19) 3788-7206 ou e-mail psicurso em fcm.unicamp.br

Psicólogos e Médicos

O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe) abre inscrições (dez vagas) para estágio não remunerado, nas funções de psicólogo e médico. Podem ser feitas de 9 a 19 de dezembro e de 5 de janeiro até 6 de fevereiro de 2004. Mais informações: telefone (19) 3788-6644 ou e-mail sappeadm em unicamp.br
Universidade Federal de Tocantis - Professor Adjunto
A Universidade Federal de Tocantins (UFT) está com inscrições abertas para concurso de professor adjunto. São cerca de 120 vagas em diversas áreas. O edital pode ser consultado no site http://www.uft.edu.br./concurso.php. Mais informações: telefone (63) 218-8053

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Cursos: 

Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

Veja também a agenda de eventos da Faculdade de Educação
http://www.fae.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Educação Física – FEF

"Educação Física - Correspondência entre formação acadêmica e atuação profissional - Um Estudo de caso" (mestrado). Candidato: Marcelo Ferreira Miranda. Orientador: professor João Batista Andreotti Gomes Tojal. Dia 19 de dezembro, às 14 horas, na Sala da Congregação da FEF.

Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA

"Produção e caracterização de aromas de frutas por microrganismos pectinolíticos utilizando-se resíduos agroindustriais" (mestrado). Candidata: Mariana Uenojo. Orientadora: professora Gláucia Maria Pastore. Dia 19 de dezembro, às 10 horas, no Salão Nobre da FEA.
"Produção de biopolímeros por microrganismos modificados geneticamente" (doutorado). Candidata: Francine Ferreira Padilha. Orientadora: Adilma Regina Pippa Scamparini. Dia 19 de dezembro, às 10 horas, no Salão Nobre da FEA.

Faculdade de Engenharia de Agrícola – Feagri

"Desempenho físico-mecânico e propriedades termofísicas de tijolos e mini-painéis de terra crua tratada com aditivos químicos" (doutorado). Candidato: Regis de Castro Ferreira. Orientador: professor Wesley Jorge Freire. Dia 19 de dezembro, às 8h30, no Anfiteatro da Feagri.

"Operação e avaliação de desempenho de leitos cultivados ("Constructed Wetland") para diferentes tempos de detenção hidráulicos" (doutorado). Candidato: Marcelus Alexander Acorinte Valentim. Orientador: professor Denis Miguel Roston. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, no Laboratório de Solos da Feagri.

"Proposta de um cortador basal com discos segmentados para acompanhamento e varredura da superfície em operações de colheita: modelagem e validação experimental" (doutorado). Candidato: Carlos Alberto Alves de Oliveira. Orientador: professor Oscar Antonio Braunbeck. Dia 19 de dezembro, às 8h30, no Laboratório de Instrumentação e Controle da Feagri.

"Transição agroecológica: conceitos, bases sociais e a localidade de Botucatu/SP - Brasil" (mestrado). Candidato: Rodrigo Machado Moreira. Orientadora: professora Maristela Simões do Carmo. Dia 19 de dezembro, às 14h30, no Anfiteatro da Feagri.
Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo – FEC

"Propriedades de argamassas de assentamento produzidas com areia artificial para alvenaria estrutural" (mestrado). Candidato: Paulo Hidemitsu Hishikawa. Orientadora: professora  Gladis Camarnini. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, na Sala de defesa de teses da FEC.
Faculdade de Engenharia Química – FEQ

"Modelagem da homopolimerização via radical livre controlada em presença de radicais nitróxido" (doutorado). Candidata: Paola Viviana Rosero Mesa. Orientadora: professora Ângela Maria Moraes. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, na sala de aula EQ11 da FEQ.

"Parâmetros básicos da produção de lipossomas pelo método de injeção de etanol encapsulando agentes tuberculostáticos" (doutorado). Candidato: Oselys Rodriguez Justo. Orientadora: professora Liliane Maria Ferrareso Lona. Dia 19 de dezembro, às 9h30, na sala de defesa de teses - Bloco D – da FEQ.

Instituto de Biologia – IB

"Morfo-anatomia de sistemas subterrâneos de espécies herbáceo-subarbustivas e arbóreas, enfatizando a origem das gemas caulinares" (doutorado). Candidata: Adriana Hissae Hayashi . Orientadora: professora Beatriz Appezzato da Gloria. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da Pós-graduação do IB.

Instituto de Economia – IE

"Transbordamentos de produtividade na indústria brasileira no período 1997-2000" (mestrado). Candidato: João Emílio Padovani Gonçalves. Orientador: professor Mariano Francisco Laplane. Dia 19 de dezembro, às 10 horas, na Sala IE-23.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH

"No verão (1894) de Eliseu D'angelo Visconti" (mestrado). Candidata: Mirian Nogueira Seraphim . Orientador: professor Jorge Sidney Coli Junior. Dia 19 de dezembro, às 15 horas, na Sala de Projeção - prédio da Pós-graduação – do IFCH

"As estratégias sindicais metalúrgicas nos anos 90: um estudo no ABC paulista e na região metropolitana de Porto Alegre" (doutorado). Candidato: Hildemar Luiz Rech. Orientadora: professora Angela Maria Carneiro Araújo. Dia 19 de dezembro, às 14 horas, na Sala da Congregação do IFCH.

Instituto de Química – IQ

"Intercalação de aminas em fenilfosfonatos e fenilarsonato metálicos lamelares, um enfoque termoquímico" (doutorado). Candidata: Vanusa da Silva Oliveira Ruiz. Orientador: professor Claudio Airoldi. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, no Mini-auditório do IQ.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em Administração - PRG

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) estará com inscrições abertas - processo de mobilidade funcional - até o próximo dia 22 para o preenchimento de uma vaga de técnico em administração junto ao Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe). O Sappe fica localizado na Rua Sérgio Buarque de Holanda 251, 1o andar, em frente ao Ciclo Básico II. Mais informações: telefone (19) 3788-6644. 

Técnico Administrativo (Radiologia) HC

O Hospital das CLínicas (HC) estará com inscrições abertas até o próximo dia 22 - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico administrativo para atuar junto a área de Radiologia. Mais informações:  http://www.unicamp.br/dgrh

Bibliotecário para a FEA

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) estará com inscrições abertas - processo de mobilidade funcional - até o próximo dia 23 de dezembro, para preenchimento de uma vaga na função de Bibliotecário. Podem ser feitas, na Secretaria de Recursos Humanos, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas no prédio da Administração da FEA.

Biólogo para o Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) estará com inscrições abertas - processo de mobilidade funcional - de 5 a 9 de janeiro de 2004, para preenchimento de uma vaga de biólogo. Mais informações: telefones (19) 3788-9322 ou 3788-9355, ou e-mail rh em caism.unicamp.br

INSCRIÇÕES

Extensão no IEL

A Coordenadoria de Extensão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) está oferecendo para o verão de 2004 uma série de cursos de extensão. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão do IEL. Confira a relação dos cursos no endereço http://www.unicamp.br/iel/extensao/cursosextensao2004.htm . Mais informações: (19) 3788-1520 ou e-mail seee em iel.unicamp.br 

Extensão na FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) abre inscrições para um curso de especialização em Engenharia Ambiental (http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-especializacao/ambiental.html) e diversos cursos de extensão (http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/index.html). Mais informações: telefones (19) 3289-8338 ou 3788-3911.

Curso de Especialização em Geriatria

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) estará com inscrições abertas, até 28 de janeiro de 2004, para o Curso de Especialização em Geriatria. Com carga horária de 380 horas, será realizado de 2 de fevereiro a 25 de novembro de 2004. É destinado a graduados em cursos superiores da área de saúde. Todos os inscritos, no final do curso, receberão diploma de Curso de Especialização em Geriatria, emitido pela Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, desde que freqüentem pelo menos 80% das aulas programadas e sejam aprovados na avaliação final. As inscrições custam R$ 3 mil e podem ser pagas em dez parcelas de R$ 300. O curso será realizado na Faculdade de CIências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas on-line no endereço: http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FCM-280&of=001 Mais informações: telefones (19) 3788-4646, 3788-4647 e 3788-4648. 

Encontro de Biólogos

As inscrições para o 15º Encontro de Biólogos do Conselho Regional de Biologia (CRBio) podem ser feitas até 31 de janeiro de 2004. O evento ocorrerá, de 4 a 7 de abril, no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro-SP. Os resumos dos trabalhos devem ser entregues somente via Internet no endereço http://www.crbio1.org.br. O objetivo do encontro é permitir o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos nas diversas áreas das Ciências Biológicas. O programa prevê a realização de conferências, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos - em forma de painéis - oficinas participativas e fóruns. Mais informações: telefone (11) 3884-1489 ou e-mail encontro em crbio1.org.br

Programa de Bolsas

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de longa duração DAAD/CAPES/CNPq - em todas as áreas do conhecimento - para as modalidades de doutorado integral e sanduíche e especialização para médicos. Os interessados podem se inscrever até 12 de março de 2004. Mais informações: site http://rio.daad.de ou e-mail glauce em daad.org.br

CONCURSOS

Instituto de Física

A Unicamp estará com inscrições abertas até 22 de dezembro ao concurso para provimento de um cargo, em RTP, para professor titular (especialista experimental). É na área de física da matéria condensada do Instituto de Física "Gleb Wataghin". A Secretaria Geral (SG) receberá as inscrições para o concurso de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14. A solicitação será feita mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/9 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/ 01P169202003.pdf. Informações com Jandira: telefone (19) 3788-5301.

Faculdade de Ciências Médicas - Doenças Infecciosas e Parasitárias

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 23 de dezembro, para o processo seletivo a uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de 6 seis anos, na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Disciplina MD-841 (Doenças Transmissíveis), do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Veja o edital completo em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P55942003.pdf

Professores para o Ceset

O Centro de Educação Tecnológica (Ceset) da Unicamp estará com inscrições abertas, até 27 de dezembro, ao concurso público para contratação de professores efetivos nas áreas de Informática: http://www.ceset.unicamp.br/concursoef/informatica.htm; Saneamento: http://www.ceset.unicamp.br/concursoef/saneamento.htm e Matérias Básicas: http://www.ceset.unicamp.br/concursoef/materiasbasicas.htm. O Ceset fica localizado na Rua Paschoal Marmo 1888, Jardim Nova Itália, Limeira-SP. Mais informações: telefone (19) 3404-7139. ou e-mail ceset em ceset.unicamp.br 

Faculdade de Odontologia

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 30 de dezembro, ao Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de um cargo de Professor Doutor, em regime RTP. É na área de Anatomia do Departamento de Morfologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições serão recebidas na secretaria da FOP, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e feitas mediante requerimento enviado ao Diretor da Unidade contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no Diário Oficial de 28/11. Mais informações no site da SG, no endereço: http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P219302003.pdf ou com Patrícia ATU no telefone (19) 3412-5205.

Instituto de Economia

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 13 de janeiro de 2004, à seleção de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de seis anos. É na área de Economia Urbana do Instituto de Economia. As inscrições podem ser feitas na secretaria do IE, sala 37, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, mediante requerimento dirigido ao diretor da Unidade contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no Diário Oficial de 12/12 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/26P165172003.pdf. Informações com Orlando Furlan: telefone (19) 3788-5717.

Instituto de Matemática

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 13 de janeiro de 2004, à seleção de provas e títulos ao preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos. É na área de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas na secretaria do Instituto das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, mediante requerimento dirigido ao diretor da Unidade contendo nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no Diário Oficial de 12/12 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P241412003.pdf. Informações com Silvana Miquelin: telefone (19) 3788-5923.

Faculdade de Ciências Médicas - Epidemiologia

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 23 de fevereiro, a um concurso de professor titular para o Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). É na área de Epidemiologia. Veja o edital completo em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P58082003.pdf

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira também a agenda de eventos da Faculdade de Educação no site http://www.fe.unicamp.br.

AGENDE-SE

Veja os eventos programados para janeiro de 2004
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-janeiro.html
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l