Unicamp Hoje, 5 a 7 de julho - sábado a segunda-feira

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Jul 4 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp, de 5 a 7 de julho de 2003

EM DIA 

Olimpíada Brasileira de Informática
O Instituto de Computação (IC) está recebendo desde o dia 1º de julho visitantes ilustres na Unicamp. É uma turma descontraída, de riso fácil, porém muito estudiosa, que veio à Universidade para participar da Olimpíada Brasileira de Informática, cuja final ocorre no próximo sábado, dia 5. O elenco é composto de 20 alunos com idade entre 11 e 15 anos e 55 alunos com até 19 anos. Eles foram selecionados entre 2.500 concorrentes na etapa brasileira, vindos de escolas públicas e privadas. Otimistas, eles acreditam que poderão ficar entre os quatro finalistas que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática, em agosto, nos Estados Unidos. Este evento, realizado com recursos do CNPq e da Microsoft, é feito anualmente na Unicamp desde 1999, nos mesmos moldes da tradicional olimpíada de matemática. Informações no site http://olimpiada.ic.unicamp.br.

Urgências Pediátricas
Como parte das comemorações do jubileu de prata do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), até dia 5 (sábado), será realizado o II Curso de Urgências Pediátricas da Unicamp. Mais informações: http://www.fcm.unicamp.br/.

Lançamento
A Editora da Unicamp participará da 2ª Feira do Livro de Santos no período de 5 a 6 de julho. No dia, às 17 horas, haverá lançamento do livro Operários sem Patrões, de autoria de Fernando Teixeira da Silva, ex-aluno de pós-graduação da Unicamp. Mais informações: deise em editora.unicamp.br.

Paisagem
Programas realizados pela Rádio USP, em colaboração com o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), serão exibidos no dia 6 (domingo), às 22 horas, com Lulu Pereira (trombonista). Com seleção musical, apresentação, roteiro, edição e montagem de José Augusto Mannis, ouça pela Internet: site http://www.usp.br/radiousp/ouca.htm. Contato com José Augusto Mannis: telefone (19) 3289-2792 ou e-mail jamannis em uol.com.br.

Novo Diretor do IA
O Instituto de Artes (IA) estará sob novo comando a partir do próximo dia 7 (segunda-feira). Será empossado diretor – José Roberto Zan, às 14h30, no auditório do Instituto. Ele cumprirá um mandato de quatro anos à frente da Unidade, até 2007, substituindo Helena Jank. O diretor-associado será João Francisco Duarte Jr., professor do Departamento de Artes Plásticas.

EM ANDAMENTO
Grupo do IA em Blumenau
Grupo Pilhéria, composto por alunos da Disciplina Interpretação: Gramática da Ação Física I, do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA), estará representando a Unicamp no 17º Festival Universitário de Teatro de Blumenau, que acontece até 12 de julho. "A Lição", de Eugene Ionesco, um dos fundadores do teatro do absurdo, foi a peça escolhida para ser exibida. O grupo tem como objetivo dar continuidade ao processo de trabalho iniciado pelo professor Matteo Bonfitto, do IA, que é agregar experiência cênica e profissional e preparar os atores para a difícil inserção no mercado de trabalho. Segundo Carlos Eduardo Canhameiro, um dos componentes do grupo, o Festival Universitário de Teatro de Blumenau será uma grande oportunidade para conseguir mais experiência na área. Pilhéria já se apresentou nas cidades de Sorocaba, Araras, Araraquara, Marília, Osasco, Franca e Volta Redonda (RJ). Mais informações nos telefones (19) 3289-9813, cel: 9106-5029 ou e-mail charles em mpc.com.br.

Festival de Inverno
O 1º Festival de Inverno - Fête de la Musique (Festa da Música), organizado pela Aliança Francesa de Campinas, acontece até 15 de julho. A programação tomará conta do Centro Cultural Evolução, com música, exposição de artes plásticas e cinema. A mostra traz obras de alunos do Instituto de Artes (IA) e conta com a participação de Diô Viana, artista convidado.

Grupo Ginástico da Unicamp
O Grupo Ginástico Unicamp (GGU) da Faculdade de Educação Física (FEF) estará embarcando, neste mês, para a Espanha e Portugal, onde exibirá sua performance no Festival Internacional de Ginástica e Dança e representará o Brasil na XII Gymnaestrada Mundial. Na cidade de Alicante-Espanha, além de participar do Festival Internacional de Ginástica e Dança, o Grupo apresentará workshops, como parte da programação do evento. Em Lisboa, juntamente com cerca de 25 mil ginastas de 45 países, o GGU integrará a delegação brasileira, composta de 330 pessoas. A XII Gymnaestrada Mundial é considerada o mais importante Festival de Ginástica Geral do mundo. Participará ainda do Fórum Educacional com um workshop sobre a metodologia do GGU, que utiliza, em suas coreografias, materiais como galões de água de 20 litros, flutuadores de piscina, pára-quedas e pernas-de-pau. O GGU, criado em 1989, é coordenado pela professora Elizabeth Paoliello, da FEF, e é composto por alunos e professores da Faculdade, além de estudantes de outras Unidades da Unicamp. Informações: telefone 3788-6618 (Elizabeth Paoliello) ou e-mail paoliello em fef.unicamp.br.

OPORTUNIDADES

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html
Cursos: 
Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/
AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

Curso de Férias
O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) promove curso de férias até 11 de julho, das 8h30 às 12h30. A disciplina Introdução aos Estudos em Lingüística Aplicada 2 (LP 005) é oferecida pela coordenadoria de pós-graduação. Contato: telefone (19) 3788-1506 e e-mail cpgiel em iel.unicamp.br.

Engenheiros para a UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), RJ, divulga o edital nº 024/2003 para preenchimento de vagas no seu hospital universitário, em especial aos alunos de engenharia mecânica que fazem ou fizeram especialização em engenharia clínica e técnicos em equipamentos médicos do Cotuca. Para os que não conhecem Juiz de Fora, interessa observar o site www.ipanorama.com.br e, para os que não conhecem o Hospital Universitário da UFJF, ver o site www.hu.ufjf.br. Informações: telefone (32)3229-3022 e e-mail hospsent em hufjf.ufjf.br.
MOBILIDADE FUNCIONAL

Faculdade de Educação
A Faculdade de Educação (FE) está com inscrições abertas até 7 de julho para a função de técnico administrativo. Podem ser feitas na Seção de Recursos Humanos da Faculdade, das 9 às 16 horas. Mais informações com Rosa Maria pelo e-mail rosam em unicamp.br

Instituto de Química
Há uma vaga na função de encanador e uma vaga de serralheiro para atuar junto à oficina de manutenção predial da Diretoria de Apoio Técnico Operacional. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho no bloco H (3º andar) do IQ. Mais informações: telefone (19) 3788-3108

Imecc
A Diretoria do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) está com inscrições abertas até 9 de julho para o processo de mobilidade funcional a uma vaga de técnico em administração. O profissional deverá atuar na secretaria da diretoria. As inscrições podem ser feitas das 9 às 16 horas, na Diretoria do Imecc. Mais informações: e-mail silvana em ime.unicamp.br.

FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), está com inscrições abertas para a função de técnico da área de biológicas I. As inscrições podem ser feitas de 10 a 17 de julho, no Setor de Recursos Humanos da Faculdade.

Nepo
O Núcleo de Estudos da População (Nepo) realiza processo seletivo para preenchimento de uma vaga de técnico especializado de apoio à pesquisa científica, cultural e tecnológica (TPCT). As inscrições podem ser feitas até 25 de julho, das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30. O Nepo fica localizado na Rua Albert Einstein, 1300, Campinas-SP. Mais informações: site http://www.unicamp.br/nepo/.

Curso de Extensão no Ceset
O Centro de Ensino Superior de Educação Tecnológica (Ceset) promove até 26 de julho, das 8 às 12 horas, o curso de introdução à matemática financeira com uso de HP 12C, ministrado pela professora Ana Karina Cancian. Mais informações: telefone (19) 3404-7100 ramal 7153.

DGA
A Diretoria Geral da Administração (DGA) está com inscrições abertas até 27 de julho para o processo de mobilidade funcional ao preenchimento de uma vaga de assistente de administração (auxiliar de almoxarife). Mais informações: telefones (19) 3788-8433 e 3788-8434 ou e-mail adp em dga.unicamp.br.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Ciências Farmacêuticas
Estão abertas as inscrições para provimento de um cargo de professor assistente, em regime RTC, na disciplina de Parasitologia, do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, campus de Araraquara (SP). Podem se inscrever graduados em curso superior há pelo menos cinco anos, que tenham, no mínimo, título de doutor e três anos de exercício docente no ensino superior. Mais informações: e-mail solange em fecfar.unesp.br.

Arranjo Vocal-Instrumental
Estão abertas as inscrições para o curso de arranjo vocal-instrumental dentro da programação do 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão. O curso acontece de 15 a 18 de julho, em Tatuí, e de 22 a 25 de julho, em Campos do Jordão. O objetivo é fornecer informações e material técnico que permitam aos alunos desenvolver a composição através de dicas, desafios e propostas que ampliem o conhecimento, com ênfase em harmonia aplicada a grupos vocais e instrumentais, visando à criação de arranjos. A ficha de inscrição está disponível no site www.festivaldeinverno.sp.gov.br . Mais informações: telefone (11) 3351-8165.

Ciência de Alimentos
Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/

Ciências Humanas
O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas.

Neurologia e Neurocirurgia
O I Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), no dia 9 de agosto, das 8 às 19 horas, no anfiteatro da FCM. As inscrições já podem ser feitas e custam R$ 20,00 (acadêmicos) e R$ 30,00 (outros). Mais informações: e-mail: neuro_eventos em yahoo.com.br ou telefones (19) 3289-3088 e 3788-7942.

Prêmio PUC
Até 13 de julho, estarão abertas as inscrições para o 3o Prêmio Mostra PUC. O propósito é estimular os universitários a usar o conhecimento como forma de construir ações capazes de influenciar a sociedade. Podem concorrer aos quatro prêmios de R$ 12 mil os alunos de cursos de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados em quaisquer estabelecimento de ensino superior brasileiro. Os alunos podem inscrever seus projetos dentro das quatro categorias: ciências sociais; teologia e ciências humanas; técnico-científica; e biomédicas. Informações: http://www.puc-rio.br/mostrapuc.

Marx e Engels
As inscrições para o 3o Colóquio Marx e Engels, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), podem ser feitas até 15 de julho no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), Caixa Postal 6110, CEP 13083-970, Campinas-SP. O colóquio ocorrerá entre os dias 4 e 7 de novembro. O tema geral do colóquio é o socialismo no século XXI. O encontro comportará mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. As mesas-redondas serão integradas por palestrantes convidados e as sessões de comunicações, de inscrição livre, são abertas à participação de professores, estudantes de pós-graduação e de pesquisadores do marxismo de todo o Brasil. Os trabalhos propostos para as sessões de comunicações deverão tratar dos seguintes temas: 1. A economia capitalista hoje: transformações e crises; 2. O (novo?) imperialismo e a luta pelo socialismo; 3. As (novas?) forças produtivas do capitalismo e o movimento socialista; 4. O movimento socialista do século XXI; 5. O marxismo e o programa socialista do século XXI; 6. Materialismo e socialismo. Informações: telefone (19) 3788-1639, http://www.unicamp.br/cemarx/ ou e-mail cemarx em unicamp.br.

Especialização
O Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas até 25 de julho para o curso de especialização em diplomacia econômica - modalidade extensão. A proposta do curso é qualificar participantes dos setores público e privado para acompanhar e influenciar uma ampla e complexa agenda de negociações internacionais em andamento nos diversos fóruns multilaterais, plurilaterais, regionais e bilaterais. O ativo diferenciado deste curso é o apoio institucional da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Mais informações: http://www.eco.unicamp.br/cursos/ECO700.html.

Gestão Estratégica
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica - GEO-600. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455.

Oncologia
As informações para participação no 1º Prêmio de Oncologia Novartis - Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br.

CONCURSOS

Professor Titular na Área de Dentística
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas até o dia 21 de julho, para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando: nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso, um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19) 3412-5205.

Nutrição e Metabolismo
O Departamento de Clínica Médica da FMRP/USP abre concurso para preenchimento de uma vaga de docente na área de nutrição e metabolismo. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro de 2003, em Comunicações. Mais informações: http://www.imesp.com.br/

Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp
A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html
AFPU – http://www.afpu.unicamp.br/

AGENDA DO MÊS

Dia 8

Novo diretor da Feagri
Assume a diretoria da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) no dia 8, às 15 horas, no anfiteatro da Feagri, o professor Roberto Testezlaf, em substituição ao professor Paulo Martins Leal. Será o seu diretor-associado, Paulo Graziano Magalhães.

Revista Physicae
No próximo dia 8 (terça-feira), às 16 horas, no Instituto de Física “Gleb Wataghin”, será lançado o terceiro número da Revista Physicae. Na ocasião, o professor Maurício Knobel profere a palestra "A prática da divulgação científica". Informações: telefone (19) 3788-5480.

Exposição
Em comemoração aos 40 anos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), no próximo dia 8 de julho será realizada uma exposição histórica sobre "Os indivíduos que constróem a FCM". O evento acontece no Espaço das Artes (saguão do prédio da diretoria). Mais informações sobre a programação: e-mail 40anos em fcm.unicamp.br.

Dia 13

Semana de Engenharia de Alimentos
A 22a Semana de Engenharia de Alimentos acontece de 13 a 18 de julho na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).

Dia 14

Geometria
O Instituto de Matemática, Estatística e Científica (Imecc) promove, na Unicamp, de 14 a 26 de julho a Cimpa School and Workshop on Geometric Non-Linear Control. Mais informações: http://www.ime.unicamp.br/~cntrl03/

Dia 21

Resíduos Sólidos
O curso de extensão Gerenciamento, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos será realizado de 21 a 25 de julho, das 8h30 às 18 horas, no Ceset (Limeira). Professores responsáveis: Fábio César da Silva e Eglé Novaes Teixeira. Informações pelos telefones (19) 3404-7143 ou 3404-7153.
Dia 22

Seminários do 14o Cole
De 22 a 25 de julho acontece na Unicamp o 14 o Congresso de Leitura do Brasil (Cole). O evento, organizado com seminários temáticos, enfoca diferentes áreas de conhecimento e ação político-pedagógica. Esta forma de organização permite o aprofundamento de questões específicas e a construção de uma perspectiva transdisciplinar na reflexão sobre as práticas de leitura na sociedade contemporânea. O participante, ao fazer sua inscrição, deve optar por um dos seminários. A programação completa do congresso e dos seminários pode ser acessada no site www.alb.com.br. O evento tem apoio institucional da Unicamp e da Secretaria Municipal de Educação de Campinas.

Dia 23

Mostra Internacional de Humor Gráfico
No período de 23 de julho a 15 de agosto, será realizada, no Espaço Cultural Casa do Lago, a Mostra Internacional de Humor Gráfico. Exposições, oficinas, mesas-redondas e mostra de animação fazem parte da programação, inteiramente gratuita ao público. O evento contará com a participação de nomes consagrados como o do cartunista Ziraldo e haverá uma exposição com 160 trabalhos de todo o mundo em cartum, charge e caricatura, premiados nos 29 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mais informações: e-mail ceprod em iar.unicamp.br ou telefone (19) 3788-7017. 
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l