Unicamp Hoje, 30 de julho, quarta-feira

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Jul 29 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp no dia 30 de julho de 2003 

HOJE

Jesus: Anúncio e Reflexão
A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza até hoje (30) exposição dos desenhos originais do artista Egas Francisco, feitas para o livro Jesus: Anúncio e Reflexão. Mais informações: e-mail clarl em unicamp.br. 

EM ANDAMENTO 

Salão de Inovação
A Unicamp leva ao II Salão de Inovação Tecnológica, que ocorrerá até 2 de agosto, uma série de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área de tecnologia. Produtos, equipamentos e sistemas inovadores serão apresentados em forma de pôsteres, vídeos e kits de experimentos em um estande medindo aproximadamente 100 metros quadrados, instalado no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dispositivo que faz a identificação de impressões digitais e um software capaz de detalhar o cérebro em forma tridimensional (3D) são exemplos dos frutos gerados por essas pesquisas. Veja mais em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2003/ju221pg05.html

Humor 
A Unicamp abriga até 15 de agosto a I Mostra Internacional de Humor Gráfico, com o lema “O bom humor invade a Unicamp”, fazendo jus à premissa de que a região de Campinas é a maior produtora de artistas gráficos do Brasil. Megaevento de arte itinerante que reúne aproximadamente 40 mil pessoas no Espaço Cultural Casa do Lago, poderá ser visitado de segunda a sexta-feira, das 12 às 20 horas. O trabalho é uma resposta à idealização dos artistas gráficos argentinos Fabián César Magliano (Bianfa) e Miguel Repiso (Rep), que emitiram um documento à Unicamp propondo a realização desta mostra que também percorrerá outras universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. A mostra estará aberta ao público das 12 às 20 horas. A programação completa pode ser vista em www.preac.unicamp.br/humorgráfico. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na Rua Érico Veríssimo, s/n, próximo à Funcamp. Informações: telefone (19) 3788- 017 e e-mail alematos em reitoria.unicamp.br. 

OPORTUNIDADES 

Conheça as oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html 
Cursos: Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/
AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/ 

TESES

Instituto de Física – IFGW 
"Teoria cinética auto-consistente para o crescimento de pontos quânticos semicondutores" (mestrado). Candidata: Marcela Hernández Jiménez. Orientador: professor Harry Westfahl Jr. Dia 30 de julho, às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

"Decoerência do spin eletrônico em pontos quânticos" (mestrado). Candidata: Maya Paola Cerro Vergara. Orientadora: professora Harry Westfahl Jr. Dia 30 de julho, às 10 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Instituto de Química – IQ 
"Respostas dinâmicas da polarizabilidade do dimetilsulfóxido e propriedades estruturais e dinâmicas de misturas metanol-dimetilsulfóxido" (doutorado). Candidato: Sérgio Modesto Vechi. Orientador: professor Munir Solomão Skaf. Dia 30 de julho, às 14 horas, no miniauditório do IQ.

Faculdade de Educação – FE 
"A profissão de professor primário em biografias comparadas" (doutorado). Candidata: Diva Otero Pavan. Orientadora: professora Letícia Bicalho Canêdo. Dia 30 de julho, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FE.

"(Re)constituição do ideário de futuros professores de matemática num contexto de investigação sobre a prática pedagógica " (doutorado). Candidata: Diana Victoria Jaramillo Quiceno. Orientador: professor Dario Fiorentini. Dia 30 de julho, às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco C – 2º andar) da FE.

Faculdade de Engenharia Civil – FEC 
"Utilização de resíduos de extração da pedra mineira como agregado do concreto" (mestrado). Candidata: Wania Maria Gonçalves Pinheiro. Orientador: professor Vitor Antonio Ducatti. Dia 30 de julho, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FEC.

Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM 
"Otimização das condições de usinagem visando o torneamento a seco do aço ABNT 1045 em operação de desbaste" (mestrado). Candidato: Adilson José de Oliveira. Orientador: professor Anselmo Eduardo Diniz. Dia 30 de julho, às 9 horas, no bloco ID2 da FEM.

"Estudo de lubrificantes alternativos para o processo de extrusão a frio de aços para cementação" (doutorado). Candidato: Célio Caminaga. Orientador: professor Sérgio Tonini Button. Dia 30 de julho, às 14 horas, no auditório do bloco K da FEM.

Faculdade de Engenharia Química – FEQ
"Análise energética global de um complexo petroquímico" (mestrado). Candidato: Victor Flores da Matta Pires. Orientador: professor Roger Josef Zemp. Dia 30 de julho, às 15 horas, na sala de defesa de teses da FEQ.

MOBILIDADE FUNCIONAL 

FEF
A Faculdade de Educação Física (FEF) estará com inscrições abertas até 4 de agosto para o preenchimento de uma vaga de professor (MS-3), pelo período de três anos, para atuação na área de pedagogia do movimento (educação motora I e educação motora II). As inter-relações do lazer na sociedade (teoria do lazer, lazer e sociedade e metodologia da pesquisa científica aplicada à recreação e lazer). Mais informações: telefone (19) 3788-6603. 

Cesop
O Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) realizará processo seletivo para preenchimento de uma vaga de técnico especializado de apoio à pesquisa científica, cultural e tecnológica (TPCT-I), na área de estatística ou áreas afins. O candidato deve estar inscrito em programa de mestrado. As inscrições poderão ser feitas até 4 de agosto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O Cesop fica localizado no prédio da sala dos professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações: telefone (19) 3788-7093 ou e-mail: cesop em unicamp.br. 

Pagu
O Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga na carreira de TPCT nível II (doutorandos), com experiência profissional em temas relacionados à problemática de gênero. As inscrições podem ser feitas de 4 a 14 de agosto, das 9h30 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações: e-mail pagu em unicamp.br. 

Curso de Extensão
Do dia 9 de agosto até o dia 13 de setembro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Laboratório do Habitat promoverão o curso de extensão “Projeto e obra: adequação urbana de assentamentos informais e favelas”. O curso será organizado em três módulos: políticas habitacionais; lei e direito; e intervenções em favelas. É coordenado pela professora Laura Machado Mello Bueno. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de agosto no L´Habitat, campus 1 da PUC. Mais informações: telefone (19) 3756-7196 ou e-mail lhabitat.ceatec em puc-campinas.edu.br. 

INSCRIÇÕES

Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2003
O prazo final para as inscrições ao Prêmio Finep de Inovação Tecnológica vai até o dia 31 de julho (quinta-feira), valendo a data da postagem da proposta. Informações sobre os procedimentos e regulamentos no site www.finep.gov.br/premio.

Semana de Engenharia Química
A VI Semana de Engenharia Química está marcada para 18 a 22 de agosto na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. As inscrições serão recebidas de 4 a 8 de agosto. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico (CABS) e pela empresa-júnior Propeq e começa com uma palestra de David Figueiredo Pontes. Mais informações: site http://www.feq.unicamp.br/seq.

Conservação e Restauração
Até 14 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso Conservação e Restauração de Encadernação de Capas de Papel e Tecido, que acontecerá de 1 a 10 de setembro, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O curso será ministrado pela professora Dulce Fernandes Barata, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com carga horária de 45 horas. Documentação exigida: currículo de nível superior e ter vínculo com instituições públicas ou privadas. Mais informações: site www.extecamp.unicamp.br. 

Gestão Estratégica
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica GEO-600. As inscrições vão até 5 de setembro no site http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455. 

Ciência de Alimentos
Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca), promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/. 

Oncologia
As informações para participação no I Prêmio de Oncologia Novartis Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br. 

Ciências Humanas
O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas. 

CONCURSOS 

FEC
Estão abertas, até 1 de agosto, as inscrições para uma função na parte especial do quadro docente (nível MS-3, regime RTP), para a área de apoio administrativo da Faculdade de Engenharia Civil (FEC). Mais informações: telefones (19) 3788-2404, 3788-2446 (Elaine ou Mariza) ou e-mail elaine em fec.unicamp.br. 

IFGW
A Unicamp estará com inscrições abertas até 19 de agosto para o preenchimento do cargo de professor doutor, em regime RTP, no Instituto de Física "Gleb Wataghin". É para ministrar as disciplinas de eletromagnetismo I, eletromagnetismo II, estrutura da matéria, física do estado sólido, física geral I, física geral II, física geral III, física geral IV e mecânica quântica. O edital completo sobre o cargo pode ser consultado no Diário Oficial do dia 19/7. Mais informações: telefone (19) 3788-5301.

FCM 1
A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de agosto para o concurso de título de professor livre-docente na área de Hematologia-Hemoterapia do Departamento de Clínica Médica, em regime RTP, na Faculdade de Ciências Médicas. O edital completo do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do dia 22 de juhlo. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.

FCM 2
A Unicamp estará com inscrições abertas até 22 de agosto para o concurso de título de professor livre-docente na área de Imunologia do Departamento de Clínica Médica, na Faculdade de Ciências Médicas. O edital completo do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do dia 23 de julho. Mais informações: telefone (19) 3788-8933.

USP
O Departamento de Clínica Médica da FMRP/USP abre concurso para o preenchimento de uma vaga de docente na área de Nutrição e Metabolismo. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro em Comunicações. Mais informações: http://www.imesp.com.br/. Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp. 

Sappe
O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante da Unicamp (Sappe), órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), está em sede nova – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251, 1º andar, em frente ao Ciclo Básico II. O Serviço atende a comunidade discente de graduação e pós-graduação, realizando entrevistas psicológicas e psicoterapias em várias modalidades. Os interessados podem se dirigir ao Sappe para informações ou entrar em contato pelo telefone (19) 3788-6643.

AGENDE-SE

JULHO

Dia 31

Zíper na Boca
O Coral da Unicamp “Zíper na Boca” apresenta-se no Festival de Inverno do Shopping Parque D. Pedro na próxima quinta-feira, dia 31, às 19h30.  No mês seguinte, agosto, ele fará uma exibição nos dias 21 a 24 de agosto num megaevento que congregará o Canta Brasil 2003, o II Festival Nacional de Corais, o III Festival Internacional de Corais e o Centenário de Ary Barroso, em São Lourenço-MG, no centro de convenções do Hotel Primus. Informações mais detalhadas sobre a programação do eventos poderão ser obtidas através do e-mail benigna em fec.unicamp.br ou do telefone (19) 3788-2407.

AGOSTO

Dia 3

Música
Mystagogos – Hommage à Olivier Messiaen Op. 14, para flauta-clarinete-violino-violoncelo-piano-percussão, do compositor Marco Padilha, será apresentada no dia 3 de agosto (domingo), às 11 horas, no Teatro Municipal de São Paulo, com músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e regência do maestro Roberto Farias.

Dia 4

Computação
Estão abertas as inscrições para o 23º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que acontecerá de 4 a 8 de agosto. O evento tem como tema “Ciência, tecnologia e informação - Atalhos para o Futuro”. Mais informações: site http://www.ic.unicamp.br/sbc2003/. Os interessados podem se inscrever por formulário eletrônico no endereço http://www.sbc.org.br/csbc2003/public/.

Dia 11 

Oportunidades no Exterior
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, a partir de 11 de agosto, na Biblioteca Central da Unicamp (sempre às 12h30), uma série de palestras abordando oportunidades no exterior. São as seguintes: dia 11, AUGM; dia 14, Iaste; dia 20, British Council; dia  22, Cendotec; e dia 26, DAAD. Informações: e-mail slara em unicamp.br e telefone (19) 3788-6544.

Semana de Economia
O Instituto de Economia (IE) promove nos dias 11 a 15 de agosto a II Semana da Economia da Unicamp, com o tema "O legado dos anos 90 e perspectivas para os próximos anos". Será realizado das 10 às 21 horas. Durante o encontro, serão desenvolvidas atividades voltadas aos alunos do curso de ciências econômicas e também a toda comunidade. Palestras, cotidiano de economistas, debates e mesas de discussões, além de apresentações de música, são algumas das atividades programadas para a semana. O evento é gratuito.

Dia 13  

PRDU
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) realiza no dia 13 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Centro de Convenções (Ginásio Multidisciplinar da Unicamp), a abertura do Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícita e Ilícitas – Viva Mais. Na ocasião, serão realizadas palestras com a participação de autoridades na área como André Malbergier (coordenador geral do Grupo de Estudos em Álcool e Droga – Grea), Arthur Guerra de Andrade (presidente do Grea) e do general Paulo Roberto de Miranda Uchoa (secretário nacional antidrogas – Senad). As inscrições podem ser feitas no site http://www.prdu.unicamp.br/vivamais.

Dia 14

Lume
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) exibirá sua boa performance em diversas excursões que realizará pelo Brasil durante este mês e em agosto, após já ter marcado presença no Festival Universitário de Teatro em Blumenau, no Festival de Inverno de Bonito, em atividades desenvolvidas em Belém-PA, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto-SP e na Mostra Lume, em Belo Horizonte-MG. Café com Queijo também será trazido para Campinas, na sede do Lume, nos dias 14 a 16 de agosto às 21 horas e no dia 17 às 20 horas. O espaço tem capacidade para acomodar 70 espectadores. Já a Mostra Lume incluirá algumas demonstrações, workshops e espetáculos com atuação dos artistas do Lume. Mais informações e reservas pelo telefone (19) 3289-9869 ou pelo e-mail lume em unicamp.br. 

Dia 18 

Semana de Estatística 
A Estat Júnior, empresa-júnior do curso de estatística da Unicamp, promove de 18 a 24 de agosto a VI Semana de Estatística. O evento, em sua sexta edição, incluirá na sua programação um ciclo de minicursos e palestras com temas voltados à estatística, em suas diferentes aplicações. Dentre os tópicos abordados, estão a estatística aplicada ao marketing, pesquisa de mercado, pós-graduação em estatística, a estatística no futebol, bioestatística, área financeira e um case de sucesso. Unibanco, AcNielsen, SAS e Statistika patrocinam o evento. Mais informações: e-mail semanaestat em yahoo.com.br.
Dia 19  

Recrutamento SAE
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) retoma no dia 19 de agosto a série de palestras de recrutamento, dirigida a alunos dos últimos anos. A escala de palestras, marcadas para o auditório da Biblioteca Central (BC), é a seguinte: dia 19, às 18 horas – Bain & Company; dia 20, às 18 horas – Monitor Group; dia 27, às 12 horas – Ambev; dia 23, às 12 horas – Avery Dennison. Informações: e-mail slara em unicamp.br ou telefone (19) 3788-6544.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l