Unicamp Hoje - 28 de julho de 2003

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Jul 25 00:00:00 BRT 2003



Programação da Unicamp no dia 28 de julho de 2003 
HOJE

FE 

A Faculdade de Educação da Unicamp (FE) inaugura hoje (28) o prédio de salas de aula da FE. A cerimônia será às 17 horas e seguirá programação que incluirá uma cerimônia de abertura e inauguração do prédio

Salão de Inovação

A Unicamp leva ao II Salão de Inovação Tecnológica, que ocorrerá entre amanhã (29) e 2 de agosto, uma série de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área de tecnologia. Produtos, equipamentos e sistemas inovadores serão apresentados em forma de pôsteres, vídeos e kits de experimentos em um estande medindo aproximadamente 100 metros quadrados, instalado no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dispositivo que faz a identificação de impressões digitais e um software capaz de detalhar o cérebro em forma tridimensional (3D) são exemplos dos frutos gerados por essas pesquisas. Veja mais em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2003/ju221pg05.html

EM ANDAMENTO 

Humor 

A Unicamp abriga até 15 de agosto a I Mostra Internacional de Humor Gráfico, com o lema “O bom humor invade a Unicamp”, fazendo jus à premissa de que a região de Campinas é a maior produtora de artistas gráficos do Brasil. Megaevento de arte itinerante que reune aproximadamente 40 mil pessoas no Espaço Cultural Casa do Lago, poderá ser visitado de segunda a sexta-feira, das 12 às 20 horas. O trabalho é uma resposta à idealização dos artistas gráficos argentinos Fabián César Magliano (Bianfa) e Miguel Repiso (Rep), que emitiram um documento à Unicamp propondo a realização desta mostra que também percorrerá outras universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. A mostra estará aberta ao público das 12 às 20 horas. A programação completa pode ser vista em www.preac.unicamp.br/humorgráfico. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na Rua Érico Veríssimo, s/n, próximo à Funcamp. Informações: telefone (19) 3788- 017 e e-mail alematos em reitoria.unicamp.br. 

Jesus: Anúncio e Reflexão

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza até amanhã (29) exposição de livros sobre a vida de Victor Meirelles. Até o dia 30, no mesmo espaço, acontece a exposição dos desenhos originais do artista Egas Francisco, feitas para o livro Jesus: Anúncio e Reflexão. Mais informações: e-mail clarl em unicamp.br. 
OPORTUNIDADES 

Conheça as oportunidades oferecidas no campus 

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html 
Cursos: Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/
AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/ 
TESES

Faculdade Educação

"A formação inicial e a iniciação científica: investigar e produzir saberes docentes no ensino de álgebra elementar" (Doutorado). Candidato: Gilberto Francisco Alves de Melo. Orientadora: professora Anna Regina Lanner de Moura. Dia: 28 de julho, às 15 horas, FE- sala defesa - Bloco A - 1.o andar.

Faculdade de Engenharia Mecânica

"Simulação numérica do processo de solidificação de placs finas com redução da espessura com o núcleo líquido" (Doutorado). Candidata: Suzimara Rossilho de Andrade. Orientador: professor Rezende Gomes dos Santos. Dia: 28 de julho, às 9 horas, Auditório do bloco ID2.

"Caracterização de soldas em aços API-5L com diferentes arames tubulares e temperaturas de pré-aquecimento" (Mestrado). Candidato: Norival Ferreira dos Santos Neto. Orientadora: professora Roseana da Exaltação Trevisan. Dia: 28 de julho, às 9 horas, Auditório do bloco K.

"Estudos das Transformações Estruturais na Tixofundição do Aço AISI 304 e suas Conseqüências nas Características de Corrosão do material" (Doutorado). Candidato: Rubens Luiz Bubenik. Orientadora: professora Maria Helena Robert. Dia: 28 de julho, às 14 horas, Auditóio de tese do bloco ID2.

"Análise da aplicação do Sistema Andon em Diferentes Ambientes de Montagem" (Mestrado). Candidato: Roberto Jorge Junior. Orientador: professor Paulo Corrêa Lima. Dia: 28 de julho, às 9 horas, Auditório do DEF.

"O "Total Quality Control" TQC - de A. Feigenbaum como Modelo de Sistema de Gestão da Qualidade" (Mestrado). Candidato: José Wilson Moretti. Orientador: professor Eugênio José Zoqui. Dia: 28 de julho, às 14 horas, Auditório do bloco DEF.

Instituto de Física

"Espectroscopia à Transformada de Fourier e Bombeamento Óptico do CH(3)OD" (Mestrado). Candidato: Leverson Farias Lamonier Costa. Orientador: professor Daniel Pereira. Dia: 28 de julho, às 14 horas, Auditório da Pós-Graduação.

Instituto de Química

"Preparação de Fases Estacionárias para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) a Partir de Sílica Titanizada e Polibutadieno" (Mestrado). Candidata: Lais Sayuri Ribeiro de Morais. Orientadora: professora Isabel Cristina Sales Fontes Jardim. Dia: 28 de julho, às 9 horas, Sala IQ-15.

"Design e síntese de novos análogos estruturais da acetilcolina conformacionalmente restringidos" (Mestrado). Candidato: Ricardo de Lima Barreto. Orientador: professor Carlos Roque Duarte Correia. Dia: 28 de julho, às 9 horas,Mini-auditório IQ.

MOBILIDADE FUNCIONAL 

FEF

A Faculdade de Educação Física (FEF) estará com inscrições abertas até 4 de agosto para o preenchimento de uma vaga de professor (MS-3), pelo período de três anos, para atuação na área de pedagogia do movimento (educação motora I e educação motora II). As inter-relações do lazer na sociedade (teoria do lazer, lazer e sociedade e metodologia da pesquisa científica aplicada à recreação e lazer). Mais informações: telefone (19) 3788-6603. 

Curso de Extensão

Do dia 9 de agosto até o dia 13 de setembro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Laboratório do Habitat promoverão o curso de extensão “Projeto e obra: adequação urbana de assentamentos informais e favelas”. O curso será organizado em três módulos: políticas habitacionais; lei e direito; e intervenções em favelas. É coordenado pela professora Laura Machado Mello Bueno. As inscrições estarão abertas a partir do dia 28 de julho até o dia 6 de agosto no L´Habitat, campus 1 da PUC. Mais informações: telefone (19) 3756-7196 ou e-mail lhabitat.ceatec em puc-campinas.edu.br. 

Pagu

O Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga na carreira de TPCT nível II (doutorandos), com experiência profissional em temas relacionados à problemática de gênero. As inscrições podem ser feitas de 4 a 14 de agosto, das 9h30 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações: e-mail pagu em unicamp.br. 

Cesop

O Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) realizará processo seletivo para preenchimento de uma vaga de técnico especializado de apoio à pesquisa científica, cultural e tecnológica (TPCT-I), na área de estatística ou áreas afins. O candidato deve estar inscrito em programa de mestrado. As inscrições poderão ser feitas até 4 de agosto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O Cesop fica localizado no prédio da sala dos professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações: telefone (19) 3788-7093 ou e-mail: cesop em unicamp.br. 

Ciência de Alimentos

Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca), promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/. 

Conservação e Restauração

Até 14 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso Conservação e Restauração de Encadernação de Capas de Papel e Tecido, que acontecerá de 1 a 10 de setembro, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O curso será ministrado pela professora Dulce Fernandes Barata, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com carga horária de 45 horas. Documentação exigida: currículo de nível superior e ter vínculo com instituições públicas ou privadas. Mais informações: site www.extecamp.unicamp.br. Gestão Estratégica O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica GEO-600. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455. 

Ciências Humanas

O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas. 

Oncologia

As informações para participação no I Prêmio de Oncologia Novartis Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br. 
CONCURSOS 

FEC

Estão abertas, até 1 de agosto, as inscrições para uma função na parte especial do quadro docente (nível MS-3, regime RTP), para a área de apoio administrativo da Faculdade de Engenharia Civil (FEC). Mais informações: telefones (19) 3788-2404, 3788-2446 (Elaine ou Mariza) ou e-mail elaine em fec.unicamp.br. 

Nutrição e Metabolismo

O Departamento de Clínica Médica da FMRP/USP abre concurso para preenchimento de uma vaga de docente na área de nutrição e metabolismo. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro em Comunicações. Mais informações: http://www.imesp.com.br/. Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp. 
Novo endereço

Sappe

O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante da Unicamp (Sappe), órgão da Pró-Reitoria de Graduação, está em sede nova, à Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251, 1º andar, em frente ao Ciclo Básico II. O Serviço atende à comunidade discente de graduação e pós-graduação, realizando entrevistas psicológicas e psicoterapias em várias modalidades. Os interessados podem se dirigir ao novo endereço para informações ou entrar em contato pelo telefone (378) 8-6643.
AGENDE-SE
AGOSTO

Dia 11 

Oportunidades no exterior
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e o Serviço de Apoio ao Estdante (SAE) realizam, a partir de 11 de agosto, na Biblioteca Central (sempre 12h30), uma série de palestras abordando oportunidades no exterior. São as seguintes:  dia 11, AUGM: dia 14. Iaste;Dia 20, British Council, dia  22, Cendotec e dia 26, DAAD. Informações: slara em unicamp.br, (19) 3788-6544
13 de agosto
PRDU

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) realiza no dia 13 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Centro de Convenções (Ginásio Multidisciplinar da Unicamp), a abertura do Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícita e Ilícitas – Viva Mais. Na ocasião do evento, serão realizadas palestras com a participação de autoridades na área como André Malbergier (coordenador geral do Grupo de Estudos em Álcool e Droga - Grea), Arthur Guerra de Andrade (presidente do Grea) e do general Paulo Roberto de Miranda Uchoa (secretário nacional antidrogas - Senad). As inscrições podem ser feitas no site http://www.prdu.unicamp.br/vivamais.

14 de agosto

Lume

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) exibirá sua boa performance em diversas excursões que realizará pelo Brasil durante este mês e em agosto, após já ter marcado presença no Festival Universitário de Teatro em Blumenau, no Festival de Inverno de Bonito, em atividades desenvolvidas em Belém-PA, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto-SP e na Mostra Lume, em Belo Horizonte-MG. Café com Queijo também será trazido para Campinas, na sede do Lume, nos dias 14 a 16 de agosto às 21 horas e no dia 17 às 20 horas. O espaço tem capacidade para acomodar 70 espectadores. Já a Mostra Lume incluirá algumas demonstrações, workshops e espetáculos com atuação dos artistas do Lume. Mais informações e reservas pelo telefone (19) 3289-9869 ou pelo e-mail lume em unicamp.br. 
Dia 18 

Semana de Estatística 

A Estat Júnior, empresa-júnior do curso de estatística da Unicamp, promove de 18 a 24 de agosto a VI Semana de Estatística. O evento, em sua sexta edição, incluirá na sua programação um ciclo de minicursos e palestras com temas voltados à estatística, em suas diferentes aplicações. Dentre os tópicos abordados, estão a estatística aplicada ao marketing, pesquisa de mercado, pós-graduação em estatística, a estatística no futebol, bioestatística, área financeira e um case de sucesso. Unibanco, AcNielsen, SAS e Statistika patrocinam o evento. Mais informações: e-mail semanaestat em yahoo.com.br.
Semana de Engenharia Química

A Sexta Semana de Engenharia Química está marcada para 18 a 22 de agosto, na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. As inscrições serão recebidas de 4 a 8 de agosto. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico(CABS) e da sua empresa júnior(Propeq) e começa com uma palestra de David Figueiredo Pontes. Mais informações em www.feq.unicamp.br/seq.

19 de agosto

Recrutamento SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) retoma no dia 19 de agosto a série de palestras de recrutamento, que é dirigida a alunos dos últimos anos. A escala de palestras, marcadas para o auditório da Biblioteca Central, é a seguinte: dia 19, 18horas - Bain & Company;  Dia 20, 18 horas - Monitor Group; Dia 27, 12 horas - Ambev;  dia 23, 12 horas - Avery Dennison. Informações: slara em unicamp.br ou  (19) 3788-6544.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l