Unicamp Hoje, 24 de julho - quinta-feira

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Jul 23 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp no dia 24 de julho de 2003
Lume
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) exibirá sua boa performance em diversas excursões que realizará pelo Brasil durante este mês e em agosto, após já ter marcado presença no Festival Universitário de Teatro em Blumenau, no Festival de Inverno de Bonito e em atividades desenvolvidas em Belém-PA. Hoje (24), o Lume fará duas grandes apresentações: o espetáculo Café com Queijo, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto-SP, e a Mostra Lume, em Belo Horizonte-MG. Café com Queijo também será trazido para Campinas, na sede do Lume, nos dias 14 a 16 de agosto às 21 horas e no dia 17 às 20 horas. O espaço tem capacidade para acomodar 70 espectadores. Já a Mostra Lume incluirá algumas demonstrações, workshops e espetáculos com atuação dos artistas do Lume. Mais informações e reservas pelo telefone (19) 3289-9869 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.
 EM ANDAMENTO
Cole 
O Congresso de Leitura (Cole), considerado o maior evento de educação da América Latina, vai até 25 de julho. Será dividido em conferências e seminários temáticos. As conferências, abertas ao público e com entrada franca, ocorrem no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. Entre os mais de 50 conferencistas, haverá nomes como Marina Colasanti, Plínio de Arruda Sampaio, Ziraldo, Rubem Alves, Marcos Bagno, Francisco Platão Savioli, Valter Pomar, entre outros. O Cole é promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB) e tem apoio institucional da Unicamp e da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Simultaneamente ao Cole, acontecem o 2o Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil, o II Seminário Internacional de Educação e a V Feira de Leitura e Arte de Campinas. Mais informações sobre a programação do congresso e sobre as formas de participação podem ser obtidas no site www.alb.com.br.
Resíduos Sólidos 
O curso de extensão gerenciamento, tratamento e disposição de resíduos sólidos será realizado até 25 de julho, das 8h30 às 18 horas, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), de Limeira-SP. Professores responsáveis: Fábio César da Silva e Eglé Novaes Teixeira. Informações: telefones (19) 3404-7143 ou 3404-7153.
Geometria 
O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) promove na Unicamp, até 26 de julho, a Cimpa School and Workshop on Geometric Non-Linear Control. Estarão participando do evento cerca de 150 pessoas, entre professores e alunos de diversos países como Estados Unidos, Europa e África do Sul e América Latina. O evento terá duas etapas. A primeira, a Cimpa Scholl, terminou ontem (22), dirigida especialmente a alunos e jovens cientistas. De hoje (23) até 26, haverá workshop apresentado pelos professores e conferência em nível internacional, quando serão abordados os desenvolvimentos da área. Mais informações: site http://www.ime.unicamp.br/~cntrl03/ ou telefone (19) 3788-5937 (Edda).
Humor 
A Unicamp abrigará até 15 de agosto a I Mostra Internacional de Humor Gráfico, com o lema “O bom humor invade a Unicamp”, fazendo jus à premissa de que a região de Campinas é a maior produtora de artistas gráficos do Brasil. Megaevento de arte itinerante que reunirá aproximadamente 40 mil pessoas no Espaço Cultural Casa do Lago, ele poderá ser visitado de segunda a sexta-feira, das 12 às 20 horas. O trabalho é uma resposta à idealização dos artistas gráficos argentinos Fabián César Magliano (Bianfa) e Miguel Repiso (Rep), que emitiram um documento à Unicamp propondo a realização desta mostra que também percorrerá outras universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. A mostra estará aberta ao público das 12 às 20 horas. A intenção dos organizadores é divulgar esse gênero artístico por meio de exposições de mais de 60 trabalhos, oficinas e palestras. A mostra, no Espaço Cultural, apresentará, sob forma de labirintos bem-planejados, as diferentes características regionais do humor gráfico, reconhecendo as linhas que correspondem aos estilos regionais, do discursivo ao gráfico, além de oferecer aos humoristas de cada país a possibilidade de exibir trabalhos neste intercâmbio com as comunidades acadêmicas do Brasil e da Argentina. Outro ponto alto do evento será a exposição de 30 caricaturas dos artistas campineiros Dálcio Machado e Flávio Augusto Rossi, premiados em vários salões de humor nacionais e internacionais. Para todos os eventos, a entrada será franca. A programação completa pode ser vista em www.preac.unicamp.br/humorgráfico, bem como as inscrições para as oficinas devem ser feitas no mesmo site. Avelino Bezerra é o coordenador da mostra internacional. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na Rua Érico Veríssimo, s/n, próximo à Funcamp. Informações: telefone (19) 3788-7017 e e-mail alematos em reitoria.unicamp.br.
Jesus: Anúncio e Reflexão 
A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza até 29 de agosto exposição de livros sobre a vida de Victor Meirelles. Até o dia 30, no mesmo espaço, acontece a exposição dos desenhos originais do artista Egas Francisco, feitas para o livro Jesus: Anúncio e Reflexão. Mais informações: e-mail clarl em unicamp.br.
OPORTUNIDADES
Conheça as oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html Cursos: Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/ AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/
MOBILIDADE FUNCIONAL
Nepo
O Núcleo de Estudos da População (Nepo) realiza processo seletivo para preenchimento de uma vaga de técnico especializado de apoio à pesquisa científica, cultural e tecnológica (TPCT). As inscrições podem ser feitas até amanhã (25), das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30. O Nepo fica localizado na Rua Albert Einstein, 1300, Campinas-SP. Mais informações: site http://www.unicamp.br/nepo/.
Curso de Extensão no Ceset 
O Centro de Ensino Superior de Educação Tecnológica (Ceset) promove até 26 de julho, das 8 às 12 horas, o curso de introdução à matemática financeira com uso de HP 12C, ministrado pela professora Ana Karina Cancian. Mais informações: telefone (19) 3404-7100, ramal 7153.
DGA
A Diretoria Geral da Administração (DGA) está com inscrições abertas até 27 de julho para o processo de mobilidade funcional ao preenchimento de uma vaga de assistente de administração (auxiliar de almoxarife). Mais informações: telefones (19) 3788-8433 e 3788-8434 ou e-mail adp em dga.unicamp.br.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Viva Mais
Estão abertas as inscrições para um curso de treinamento do Programa "Viva Mais". É destinado às chefias e coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Elas podem ser feitas no site http://www.prdu.unicamp.br/vivamais, que terá seu lançamento oficial no dia 13 de agosto.
Especialização 
Terminam amanhã (25) as inscrições para o curso de especialização em diplomacia econômica, organizado pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Os interessados devem preencher, via Internet (http://www.eco.unicamp.br/cursos/ECO700.html#estrutura), o Cadastro de Candidatos, além de enviar o currículo (modelo disponível no site) e a Redação do Ensaio, com o tema: "Como as negociações internacionais podem impactar as estratégias da minha organização" (máximo de 2.000 palavras). Os dados também poderão ser enviados alternativamente por correio para secretaria de extensão do IE, Caixa Postal 6135, CEP: 13083-970, e-mail diplomacia em eco.unicamp.br. O curso começa em agosto deste ano e termina em julho de 2004.
FEF
A Faculdade de Educação Física (FEF) estará com inscrições abertas até 4 de agosto para o preenchimento de uma vaga de professor (MS-3), pelo período de três anos, para atuação na área de pedagogia do movimento (educação motora I e educação motora II). As inter-relações do lazer na sociedade (teoria do lazer, lazer e sociedade e metodologia da pesquisa científica aplicada à recreação e lazer). Mais informações: telefone (19) 3788-6603.
Curso de Extensão
Do dia 9 de agosto até o dia 13 de setembro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Laboratório do Habitat promoverão o curso de extensão “Projeto e obra: adequação urbana de assentamentos informais e favelas”. O curso será organizado em três módulos: políticas habitacionais; lei e direito; e intervenções em favelas. É coordenado pela professora Laura Machado Mello Bueno. As inscrições estarão abertas a partir do dia 28 de julho até o dia 6 de agosto no L´Habitat, campus 1 da PUC. Mais informações: telefone (19) 3756-7196 ou e-mail lhabitat.ceatec em puc-campinas.edu.br.
Pagu
O Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga na carreira de TPCT nível II (doutorandos), com experiência profissional em temas relacionados à problemática de gênero. As inscrições podem ser feitas de 4 a 14 de agosto, das 9h30 às 12 e das 14 às 17 horas. Mais informações: e-mail pagu em unicamp.br.
Cesop
O Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) realizará processo seletivo para preenchimento de uma vaga de técnico especializado de apoio à pesquisa científica, cultural e tecnológica (TPCT-I), na área de estatística ou áreas afins. O candidato deve estar inscrito em programa de mestrado. As inscrições poderão ser feitas até 4 de agosto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. O Cesop fica localizado no prédio da sala dos professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações: telefone (19) 3788-7093 ou e-mail: cesop em unicamp.br.
Ciência de Alimentos
Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º Slaca), promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O simpósio ocorrerá de 3 a 6 de novembro, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/.
Conservação e Restauração
Até 14 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso Conservação e Restauração de Encadernação de Capas de Papel e Tecido, que acontecerá de 1 a 10 de setembro, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O curso será ministrado pela professora Dulce Fernandes Barata, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com carga horária de 45 horas. Documentação exigida: currículo de nível superior e ter vínculo com instituições públicas ou privadas. Mais informações: site www.extecamp.unicamp.br.
Gestão Estratégica
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) oferece o curso de especialização em gestão estratégica da inovação tecnológica GEO-600. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=geo-600. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais que exercem funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações: http://web2.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao/ ou telefone (19) 3788-8455.
Ciências Humanas
O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas.
Oncologia 
As informações para participação no I Prêmio de Oncologia Novartis Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila: telefone (11) 3666-8300 e e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br.
TESES
Instituto de Economia - IE
"Assentamento rural: um novo momento de ocupação econômica no Pontal do Paranapanema" (mestrado). Candidato: Raimundo Pires Silva. Orientador: professor Bastiaan Philip Reydon. Dia 24 de julho, às 9 horas, na sala IE-23 (pavilhão de pós-graduação).
Instituto de Biologia - IB
"Identificação de proteínas que interagem com a proteína CGI-55 para a caracterização de seu contexto funcional" (doutorado). Candidata: Taíla Andrade Lemos. Orientador: professor Jorg Kobarg. Dia 24 de julho, às 14 horas, na sala de defesa de teses da pós-graduação do IB.
Faculdade de Engenharia Química - FEQ
"Transferência de calor e perda de massa no processo de pirólise do xisto em leito móvel" (mestrado). Candidato: Paulo Lovo Júnior. Orientador: professor Antonio Carlos Luz Lisbôa. Dia 24 de julho, às 10 horas, no auditório (bloco B) da FEQ.
"Identificação de processos dinâmicos não-lineares: desenvolvimento de software e aplicação a uma coluna fracionadora de eteno" (mestrado). Candidato: Edwin Fernando Mendoza Salas. Orientadora: professora Ana Maria Frattini Fileti. Dia 24 de julho, às 9h30, na sala de defesa de teses (bloco D).
CONCURSOS 
FEC
Estão abertas, até 1 de agosto, as inscrições para uma função na parte especial do quadro docente (nível MS-3, regime RTP), para a área de apoio administrativo da Faculdade de Engenharia Civil (FEC). Mais informações: telefones (19) 3788-2404, 3788-2446 (Elaine ou Mariza) ou e-mail elaine em fec.unicamp.br.
Nutrição e Metabolismo
O Departamento de Clínica Médica da FMRP/USP abre concurso para preenchimento de uma vaga de docente na área de nutrição e metabolismo. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro em Comunicações. Mais informações: http://www.imesp.com.br/. Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp.
AGENDE-SE
Dia 28
FE
A Faculdade de Educação da Unicamp (FE) inaugura no dia 28 de julho o prédio de salas de aula da FE. A cerimônia será às 17 horas e seguirá programação que incluirá uma cerimônia de abertura e inauguração do prédio.
Agosto
Dia 13
PRDU
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) realiza no próximo dia 13 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Centro de Convenções (Ginásio Multidisciplinar da Unicamp), a abertura do Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícita e Ilícitas – Viva Mais. Na ocasião do evento, serão realizadas palestras com a participação de autoridades na área como André Malbergier (coordenador geral do Grupo de Estudos em Álcool e Droga - Grea), Arthur Guerra de Andrade (presidente do Grea) e do general Paulo Roberto de Miranda Uchoa (secretário nacional antidrogas - Senad). As inscrições podem ser feitas no site http://www.prdu.unicamp.br/vivamais.
Dia 18
Semana de Estatística
A Estat Júnior, empresa-júnior do curso de estatística da Unicamp, promove de 18 a 24 de agosto a VI Semana de Estatística. O evento, em sua sexta edição, incluirá na sua programação um ciclo de minicursos e palestras com temas voltados à estatística, em suas diferentes aplicações. Dentre os tópicos abordados, estão a estatística aplicada ao marketing, pesquisa de mercado, pós-graduação em estatística, a estatística no futebol, bioestatística, área financeira e um case de sucesso. Unibanco, AcNielsen, SAS e Statistika patrocinam o evento. Mais informações: e-mail semanaestat em yahoo.com.br.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l