Unicamp Hoje, 24 de junho - terça-feira

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Jun 23 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na terça-feira, 24 de junho

Debate e Lançamento no Cemarx
O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) realiza debate e lançamento da Revista Idéias nº 9 "Neoliberalismo e lutas sociais no Brasil". O evento acontece hoje (24), às 14 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações: telefone (19) 3788-1639.
AFPU
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferece o curso "Satisfação do cliente – práticas de atendimento", que será ministrado a partir de hoje (24) até quinta-feira (26) (turma I), de 12 a 14 de agosto (turma II) e de 7 a 9 de outubro (turma III). O curso destina-se a funcionários que atuam na recepção e no atendimento ao cliente. Mais informações: site http://www.afpu.unicamp.br.
Tutorial sobre Computador 
O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem hoje (24) o tutorial  “Orientações para o desenvolvimento de cursos mediados por computador". Será ministrado no auditório do Centro, das 9 às 12 horas. O evento é aberto à comunidade universitária. Ver ementa completa em http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tut_orrientacoes_para_ead.htm
EM DIA
Coleta de Sangue
Amanhã (25), haverá coleta de sangue na Praça da Catedral (Rua 13 de maio, centro, Campinas), das 8 às 12 horas, com sua unidade volante. Informações: telefones 3788-8720 (de segunda a sexta-feira) e 3788-8705 (todos os dias).
Cinema na Casa do Lago
Programação mensal em
http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programamensal.htm
TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES

Instituto de Biologia
"Favorecimento da regeneração de um trecho degradado de Floresta Estacional Semidecidual" (mestrado). Candidato: Fabiano Turini Farah. Orientador: professor Ricardo Ribeiro Rodrigues. Dia: 24 de junho, às 9 horas, na sala de defesa de teses da pós-graduação do IB.

A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
EM ANDAMENTO
Febem-Unicamp
Até o dia 27 de junho, será realizada a I Semana Saúde Febem – Unicamp, nas dependências do Internato Jequitibá. A motivação para a realização desta I Semana Saúde surgiu de uma parceria existente entre o Internato Jequitibá e o Serviço de Odontologia do HC, que, sob a responsabilidade da dentista Laura D’Ottaviano, realiza o tratamento odontológico dos internos da Febem desde dezembro de 2001. A solenidade de abertura será realizada hoje (23), às 9 horas, com uma palestra do clínico e mágico Jamiro Wanderley, da FCM, do Hospital de Clínicas da UNICAMP e mágico. Haverá momento ecumênico e apresentação do tema musical da Semana, de composição dos internos. O evento é apoiado pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) e de Desenvolvimento Universitário (PRDU).
Pintura 
A Galeria de Arte da Unicamp organiza, em suas dependências, até 27 de junho exposição de pinturas recentes do artista Hércules Barsotti. Acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 
Arte e Humanização 
A mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo) do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) reunirá trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos até 30 de junho, das 9 às 17 horas, no hall de entrada do Caism. Este material fará parte da Galeria permanente do hospital. Mais informações: telefone 3788-9300.
Florais no Espaço Cultural 2
O Espaço Cultural 2 realiza durante o mês de junho a exposição de telas à óleo "Florais" – paisagens, marinas, flores e frutos. Participam da exposição Roberto Masi Jr., Carmem Lúcia Masi, Maria José Perissinotto Bonfá e Denise Pena. Esta é a segunda mostra que o grupo realiza no campus. O Espaço Cultural 2 fica localizado na Rua Josué de Castro (entre a Marcenaria e a Gráfica Central). Mais informações: telefone (19) 3788-4506.
OPORTUNIDADES
Curso de Férias
Haverá curso de férias no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) no período de 1o a 11 de julho, das 8h30 às 12h30. A disciplina Introdução aos Estudos em Lingüística Aplicada 2 (LP 005) é oferecida pela coordenadoria de pós-graduação. Contato: telefone (19) 3788-1506 e e-mail http://cpgiel@iel.unicamp.br.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Ciência de Alimentos
As inscrições para o 5º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (5º SLACA) já estão abertas . O simpósio ocorrerá nos dias 3 a 6 de novembro na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). O evento propiciará a exposição das mais novas tendências do mercado, mesas-redondas e palestras de especialistas de renome das mais diversas áreas da pesquisa e produção de alimentos. Mais informações: site http://www.slaca.com.br/
Sistemas Nanoestruturados
Estão abertas as inscrições para a IV Escola de Inverno em Sistemas Nanoestruturados, destinada a estudantes de graduação dos cursos de física, química e engenharias matriculados do quinto semestre em diante. A Escola será organizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em julho, com 20 horas. Serão oferecidas 20 vagas. Fazem parte da programação tópicos como Síntese e manipulação de nanossistemas; Aplicações de luz síncrotron e microscopias; Teoria, propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas. Inscrições pelo site do LNLS (http://www.lnls.br) até 21 de junho. A IV Escola de Inverno é coordenada por Daniela Zanchet, pesquisadora da equipe do LNLS. Estão previstas palestras dos professores Cylon Gonçalves da Silva, Daniel Ugarte, Gilberto Medeiros-Ribeiro, Harry Westhfal, Juan Carlos Gonzales e Noêmia Watanabe. 
Marx e Engels
A inscrição de trabalhos para o 3o Colóquio Marx e Engels: Marxismo e Socialismo no Século XXI será feita no período de 3 a 7 de novembro. O prazo para a inscrição das comunicações é até 30 de junho. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Desta vez, serão abordados temas como as condições e a luta para a reorganização do movimento socialista internacional. Haverá mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. O pesquisador deverá enviar um resumo da sua comunicação para o Cemarx. Informações: telefone (19) 3788-1639, site http://www.unicamp.br/cemarx/ ou e-mail cemarx em unicamp.br.
Especialização
O Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas até 10 de julho para o curso de especialização em diplomacia econômica – modalidade extensão. A proposta do curso é qualificar participantes dos setores público e privado para acompanhar e influenciar uma ampla e complexa agenda de negociações internacionais em andamento nos diversos fóruns multilaterais, plurilaterais, regionais e bilaterais. O ativo diferenciado deste curso é o apoio institucional da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Mais informações: site http://www.eco.unicamp.br/cursos/ECO700.html.
Prêmio PUC
Estarão abertas, até 13 de julho, as inscrições para o 3o Prêmio Mostra PUC. O propósito é estimular os universitários a usar o conhecimento como forma de construir ações capazes de influenciar a sociedade. Podem concorrer aos quatro prêmios de R$ 12 mil: alunos de cursos de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados em qualquer estabelecimento de ensino superior brasileiro. Os alunos podem inscrever seus projetos dentro das quatro categorias: ciência sociais; teologia e ciências humanas; técnico-científica; e biomédicas. Informações: site http://www.puc-rio.br/mostrapuc.
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
Ciências Humanas
O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de Humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves e um resumo de no máximo 15 linhas.  
Oncologia
As informações do 1º Prêmio de Oncologia Novartis – Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro. Contatos com Fabíola Spila pelo telefone (11) 3666-8300 ou e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br. 
MOBILIDADE FUNCIONAL
FE
Estarão abertas, a partir do dia 25 até o dia 1o de julho, na Seção de Recursos Humanos da Faculdade de Educação (FE), das 9 às 16 horas, as inscrições para o processo de mobilidade funcional a uma vaga na função de profissional da área de humanas I. O profissional deverá atuar na secretaria da coordenação de pós-graduação, colaborar no planejamento, implantação de projetos, análises, organização de estruturas e processos visando à obtenção de resultados determinados pela coordenação. Responsabiliza-se também pelo acompanhamento da implementação local das ações definidas pela administração superior da Unidade e da Universidade. Mais informações: e-mail rosam em unicamp.br (com Rosa Maria Marins Gobbi Sebinelli). 
Ceset
Processo de mobilidade funcional na função de técnico em administração I, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), para a área de serviços acadêmicos. Inscrições até dia 30 de junho. Informações adicionais com Luci (secretária da Assessoria): e-mail lucimn em ceset.unicamp.br ou telefone (19) 3404-7148.
IQ 1
De 25 de junho a 2 de julho, estarão abertas as inscrições para o processo de mobilidade funcional ao preenchimento de uma vaga na função de técnico em administração, para atuar junto à Seção de Pessoal e Expediente Geral. O local das inscrições é a Seção Pessoal – bloco H (3º andar), das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações: (19) telefone 3788-3108.
IQ 2
Há uma vaga na função de encanador e uma vaga de serralheiro para atuar junto à Oficina de Manutenção Predial da Diretoria de Apoio Técnico Operacional. Inscrições abertas no período de 30 de junho a 8 de julho, no bloco H  (3º andar) do Instituto de Química. Mais informações: telefone (19) 3788-3108.
FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas até o dia 21 de julho para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso; um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19)
3412-5205
DGA
A Diretoria Geral da Administração (DGA) estará com inscrições abertas até 27 de julho para o processo de mobilidade à função de assistente de administração (auxiliar de almoxarife), na área de Suprimentos/Almoxarifado Central. Escolaridade mínima: 1° grau completo. Mais informações: telefones (19) 3788-84433 e 3788-84434 ou e-mail adp em dga.unicamp.br.
site da DGRH "Oportunidades"
http://www.unicamp.br/unicamp/administracao/administracao_prdu_dgrh.html
CONCURSOS
FCM
A Unicamp realiza junto ao Departamento de Pediatria  concurso de título de professor livre- docente na área de pediatria clínica, nas disciplinas MD916 e MD895, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas até 26 de junho. Serão candidatos ao concurso os graduados em curso superior, com o título de doutor conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. O registro da solicitação será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao diretor da Faculdade de Ciências Médicas, indicando nome, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil, endereço e identidade fazendo-o acompanhar de alguns documentos (ver edital completo em pdf – site http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P221842000.pdf). Mais informações: telefone (19) 3788-8933 (com Cleusa Filipini).
Imecc
A Unicamp realiza um concurso para livre-docência na área de álgebra, do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições estarão abertas até 3 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Imecc. Poderão concorrer graduados com título de doutor, conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao diretor da Unidade, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, com os documentos relacionados no edital descrito em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/10P79252003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-5923 (Silvana Miquelin).
Concurso para Professor Titular na Área de Dentística
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas, até o dia 21 de julho, para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, (em cópia autenticada), dez exemplares do memorial impresso, um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19) 3412-5205.

Veja outros concursos e processos seletivos para docentes no site
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp.

ACONTECEU

Caism tem primeira diretora-executiva da história
A obstetra Mary Angela Parpinelli é a nova diretora-executiva do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). A cerimônia de posse foi realizada ontem (23), no anfiteatro do Centro. Professora doutora na área de Obstetrícia, a médica substitui o oncologista Luiz Carlos Zeferino, que há dois mandatos assumia a função. O vice-reitor José Tadeu Jorge presidiu a solenidade, que incluiu homenagens e a realização de um culto ecumênico, dirigido pelos capelães do Caism e do HC. Pela primeira vez na história do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), desde que foi criado, em 1986, o hospital terá à frente da Diretoria Executiva uma mulher, cumprindo mandato de quatro anos. A nova diretora destacou em seu discurso de posse as ações do hospital, anunciando a todos que o Caism passa agora a atuar mais em nível terciário e quaternário, ficando o atendimento secundário a cargo de outros hospitais do município, como o de Sumaré, por exemplo.O Caism foi o primeiro hospital da mulher da América Latina, baseado em moldes ingleses, rompendo, na época, com o modelo de atendimento vigente. Trouxe para a sua forma de atenção uma assistência integral tanto à mulher quanto à mãe e ao recém-nascido. Com atuais 142 leitos, 66 docentes e 1.000 funcionários, o Caism é a segunda maior Unidade da Unicamp e integra, junto com outros Departamentos, a Faculdade de Medicina da Universidade. Está prevista, em breve, a entrega de um conjunto de obras do Caism, inclusive um espaço dedicado ao Hospital Amigo da Criança.
PROGRAME-SE
JUNHO
Dia 25

Olimpíada Nacional de Evoluindo Genética
No dia 25 de junho, a partir das 9 horas, estarão presentes, no Ginásio da Unicamp, mais de 500 alunos do Ensino Médio e Fundamental, representando dez Estados brasileiros, 300 escolas, para disputar a Final Estadual de SP e logo após, às 15 horas, a Final Nacional da Olimpíada Nacional Evoluindo-Genética. Este é um projeto que pretende estimular o interesse pelo conhecimento, estudo pelo prazer e a atualização dos professores. É um evento dirigido aos alunos e professores de escolas públicas e financiado pelo CNPq, com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética e
organizado pela Unicamp.
Sexualidades e Saberes
O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu), promove o seminário “Sexualidades e saberes: convenções e fronteiras”. O evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho, às 14 horas, no prédio da pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH). Mais informações: site http://www.unicamp.br/pagu/noticiaspagu.html.
Palestra no Cenpra
No próximo dia 25 de junho (quarta-feira), das 10 às 12 horas, será
realizada no auditório do Centro de Pesquisas “Renato Archer” (Rodovia SP-65, km 143,6, Campinas/SP), a palestra "Commercializing Brazilian Techonology”, proferida na língua inglesa pelo Dr. Robert Sherwood. O palestrante é especialista em propriedade intelectual e transferência de tecnologias. Mais informações: site http://www.cenpra.gov.br e reservas pelo e-mail tania.lima em cenpra.gov.br.
Dia 26
Fórum de Agronegócios
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) promove no dia 26 de junho o II Evento do Fórum de Agronegócios – Novos Desafios do Agronegócio Brasileiro. O seminário tem como objetivo discutir temas relativos ao estágio atual e a inserção econômica do agronegócio brasileiro, tratando de algumas questões cruciais como Alca, Transgênicos, Protocolo de Cartagena e Propriedade Intelectual, Desenvolvimento Tecnológico e Competitividade de Longo Prazo. O evento acontecerá no anfiteatro do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, das 9 às 12h15 e das 13h15 às 19 horas. Mais informações: telefones (19) 3788-5716 (com Tiana) ou 3788-4750 (com Ana). Programação e informações: site http://www.cori.unicamp.br/foruns2003/foruns-index.htm.
Comunicações em História da Educação
A Faculdade de Educação (FE) promove a conferência “Ensino médio: impasse e perspectivas”, com a participação da professora Ediógenes Aragão Santos (DEFHE - FE/Unicamp). O evento será no dia 26 de junho, às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br.
Tecnologias de Informação
Evento inter e multidisciplinar, Tecnologias de Informação é organizado pelo Centro de Pesquisas “Renato Archer” e Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores e gerentes de vários segmentos, como de gestão, sistemas de informação, tecnologias de informação e outros. Acontece no dia 26 de junho em diversos locais (vide programa no site). A idéia é a troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema Gestão em SI e TI. Informações: http://www.cenpra.gov.br/.

Dia 27

Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidade, escola e educação infantil" acontecerá no dia 27 de junho, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato.
Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Informações: telefone (19) 3788-5565.
 
Dia 28

Restauração
A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) realiza, nos dias 28 a 30 de junho, um curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser realizado na biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado por Dulce Fernandes Barata. Para participar, é necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em conservação preventiva. Informações no site http://www.extecamp.unicamp.br.
JULHO
Dia 3

Novo Rural Brasileiro
O Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia (IE) realiza de 3 a 4 de julho, das 9 às 18 horas, no auditório do IE, o "III Seminário Novo Rural Brasileiro". As inscrições devem ser feitas no local do seminário, dia 3, às 8h30. Mais informações: site http://www.eco.unicamp.br ou telefone (19) 3788-5716. 
Dia 4 a 12

Grupo do IA em Blumenau
O Grupo Pilhéria, composto por alunos da disciplina interpretação: gramática da ação física I, do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA), estará representando a Unicamp no 17º Festival Universitário de Teatro de Blumenau, que acontece de 4 a 12 de julho. "A Lição", de Eugene Ionesco (um dos fundadores do teatro do absurdo), foi a peça escolhida. Mais informações: e-mail charles em mpc.com.br.
Grupo Ginástico da Unicamp
O Grupo Ginástico Unicamp (GGU) foi criado em 1989 e é composto de alunos e professores de Educação Física (FEF) assim como de alunos de outras unidades da Unicamp. Por meio dele, são veiculadas as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral da FEF/Unicamp que, através da apresentação de composições coreográficas de Ginástica Geral com materiais alternativos, propõe novas formas desta prática no âmbito escolar e comunitário. Durante os últimos 14 anos, o Grupo Ginástico tem levado seus trabalhos para festivais e eventos esportivos em vários países (Argentina, Chile, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Itália e Suécia). No próximo mês, viajará com 18 integrantes para Espanha e Portugal. Na cidade de Alicante-Espanha, participará do Festival Internacional de Ginástica e Dança e oferecerá workshops como parte da programação do evento. Em Lisboa, juntamente com cerca de 25 mil ginastas de 45 países, integrará a Delegação Brasileira composta de 330 pessoas e que representará o País na XII Gymnaestrada Mundial, que é considerado o mais importante Festival de Ginástica Geral do mundo. Nesta oportunidade, também participará do Fórum Educacional, oferecendo um workshop sobre a metodologia do GGU. A coreografia, a ser apresentada em ambos os festivais, tem a duração de 14 minutos e utiliza materiais como galões de água de 20 litros, flutuadores de piscina, pára-quedas e pernas-de-pau. Informações: telefone (19) 3788-6618 (Elizabeth Paoliello) ou e-mail paoliello em fef.unicamp.br.
Dia 6
Paisagem
Programas realizados pela Rádio USP, em colaboração com o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), apresentam no dia 6 de julho, às 22 horas, Lulu Pereira (trombonista). Com seleção musical, apresentação, roteiro, edição e montagem de José Augusto Mannis, ouça pela Internet: site http://www.usp.br/radiousp/ouca.htm.  Contato com José Augusto Mannis pelo e-mail jamannis em uol.com.br ou telefone (19) 3289-2792. 
Dia 13
Semana de Engenharia de Alimentos
A 22a Semana de Engenharia de Alimentos acontece de 13 a 18 de julho na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Mais informações no site da FEA: http://www.fea.unicamp.br.
Dia 14

Geometria
Cimpa School and Workshop on Geometric Non-linear Control. 14 a 26 de julho, na Unicamp.
Dia 21
Resíduos Sólidos
De 21 a 25 de julho, acontece o curso de extensão “Gerenciamento, tratamento e disposição de resíduos sólidos, das 8h30 às 18 horas, no Ceset (Limeira). Professores responsáveis: Fábio César da Silva e Eglé Novaes Teixeira. Informações: (19) 3404-7143 ou 3404-7153. 

Dia 29

Saúde Coletiva
Nos dias 29 de julho a 2 de agosto, será realizado o VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. Informações no site http://www.congressosaudecoletiva.com.br/.
 -----------------------------------------------------------------
 O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de
 Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp
 (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje
 (www.unicamp.br/imprensa).
Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
 ------------------------------------------------------------
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l