Programação da Unicamp na quarta-feira, 18 de junho

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Jun 17 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na quarta-feira, 18 de junho

Dança em Cena
O Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) organiza até hoje (18), na Casa do Lago, o evento "Dança En-Cena". A programação consta de mostras coreográficas, exposição de fotografias, exibição de filme e debates, que acontecem das 9 às 17h30. Mais informações: telefones (19) 3788-2437 e 3788-2440.
Hidroponia
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) realizam a partir de hoje (18), até o dia 20, o 5o Encontro de Hidroponia e Cultivo sem Solo, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições poderão ser feitas na secretaria de extensão da Feagri. Informações: telefone (19) 3788-1088. A programação poderá ser acessada através do site http://www.hidroponia.com.br/.
Ciclo de Palestras na FE
Hoje (18), a Faculdade de Educação (FE) promove a última palestra sobre “A educação superior em vários enfoques”. O evento acontecerá às 14 horas, na sala da congregação da FE, com o tema “O sistema universitário da Rússia”, tratado pelo professor Iakov Kopelevitch (UFGW/|Unicamp).  Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br. 
EM DIA
Coleta de Sangue
Hoje (18) e no dia 25 de junho haverá coleta de sangue na Praça da Catedral (Rua 13 de maio, centro, Campinas), das 8 às 12 horas, com sua unidade volante. Informações: telefones (19) 3788-8720 (de segunda a sexta-feira) e 3788-8705 (todos os dias).
Cinema na Casa do Lago
Programação mensal em
http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programamensal.htm
TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES

Faculdade de Educação Física
"Pesquisa e Ação em Educação Física para Idosos" (doutorado). Candidata: Marília Velardi. Orientador: professor Pedro José Winterstein. Dia: 18 de junho, às 14 horas, na sala da congregação da FEF.
Faculdade de Engenharia de Alimentos
"Modelo Sistêmico para Compreender o Processo de Eutrofização em um Reservatório de Água" (doutorado). Candidato: Elmer Alberto Ccopa Rivera. Orientador: professor Enrique Ortega Rodriguez. Dia: 18 de junho, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
EM ANDAMENTO
Pintura 
A Galeria de Arte da Unicamp organiza até 27 de junho exposição de pinturas recentes do artista Hércules Barsotti. Acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 
Arte e Humanização 
A mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo) do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) reunirá trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos até 30 de junho, das 9 às 17 horas, no hall de entrada do Caism. Este material fará parte da Galeria permanente do hospital. Mais informações: (19) telefone 3788-9300.
Florais no Espaço Cultural 2
O Espaço Cultural 2 realiza durante o mês de junho a exposição de telas à óleo "Florais" – paisagens, marinas, flores e frutos. Participam da exposição Roberto Masi Jr., Carmem Lúcia Masi, Maria José Perissinotto Bonfá e Denise Pena. Esta é a segunda mostra que o grupo realiza no campus. O Espaço Cultural 2 fica localizado na Rua Josué de Castro (entre a Marcenaria e a Gráfica Central). Mais informações: telefone (19) 3788-4506.
OPORTUNIDADES
Literatura
Revista Studium 12 já está no ar. O periódico traz a produção de textos de alunos do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA). Para acessar a revista, basta clicar no site http://www.studium.iar.unicamp.br.
Curso de Férias
Haverá curso de férias no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) no período de 1o a 11 de julho, das 8h30 às 12h30. A disciplina Introdução aos Estudos em Lingüística Aplicada 2 (LP 005) é oferecida pela Coordenadoria de Pós-Graduação. Contato: telefone (19) 3788-1506 e e-mail cpgiel em iel.unicamp.br.
INSCRIÇÕES ABERTAS

AFPU
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) recebe até hoje (18) as inscrições para o curso "Satisfação do cliente – práticas de atendimento", que será ministrado de 24 a 26 de junho (turma I), de 12 a 14 de agosto (turma II) e de 7 a 9 de outubro (turma III). O curso destina-se a funcionários que atuam na recepção e no atendimento ao cliente. Mais informações: site http://www.afpu.unicamp.br.
Sistemas Nanoestruturados
Estão abertas as inscrições para a IV Escola de Inverno em Sistemas Nanoestruturados, destinada a estudantes de graduação dos cursos de física, química e engenharias matriculados do quinto semestre em diante. A Escola será organizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em julho, com 20 horas. Serão oferecidas 20 vagas. Fazem parte da programação tópicos como Síntese e manipulação de nanossistemas; Aplicações de luz síncrotron e microscopias; Teoria, propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas. Inscrições pelo site do LNLS (http://www.lnls.br) até 21 de junho. A IV Escola de Inverno é coordenada por Daniela Zanchet, pesquisadora da equipe do LNLS. Estão previstas palestras dos professores Cylon Gonçalves da Silva, Daniel Ugarte, Gilberto Medeiros-Ribeiro, Harry Westhfal, Juan Carlos Gonzales e Noêmia Watanabe. 
Cursos mediados por Computador 
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, no dia 24 de junho, o tutorial  “Orientações para o desenvolvimento de cursos mediados por computador". O tutorial será ministrado no auditório do Centro, das 9 às 12 horas.
A inscrição está aberta à comunidade da Unicamp e deve ser feita no endereço
http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.html
Veja ementa completa em
http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tut_orrientacoes_para_ead.htm
Marx e Engels
A inscrição de trabalhos para o 3o Colóquio Marx e Engels: Marxismo e Socialismo no Século XXI será feita no período de 3 a 7 de novembro. O prazo para a inscrição das comunicações é até 30 de junho. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Desta vez, serão abordados temas como as condições e a luta para a reorganização do movimento socialista internacional. Haverá mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. O pesquisador deverá enviar um resumo da sua comunicação para o Cemarx. Informações: telefone (19) 3788-1639, site http://www.unicamp.br/cemarx/ ou e-mail cemarx em unicamp.br.
Especialização
O Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas até 10 de julho para o curso de especialização em diplomacia econômica – modalidade extensão. A proposta do curso é qualificar participantes dos setores público e privado para acompanhar e influenciar uma ampla e complexa agenda de negociações internacionais em andamento nos diversos fóruns multilaterais, plurilaterais, regionais e bilaterais. O ativo diferenciado deste curso é o apoio institucional da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Mais informações: site http://www.eco.unicamp.br/cursos/ECO700.html.
Prêmio PUC
Estarão abertas, até 13 de julho, as inscrições para o 3o Prêmio Mostra PUC. O propósito é estimular os universitários a usar o conhecimento como forma de construir ações capazes de influenciar a sociedade. Podem concorrer aos quatro prêmios de R$ 12 mil alunos de cursos de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados em qualquer estabelecimento de ensino superior brasileiro. Os alunos podem inscrever seus projetos dentro das quatro categorias: ciência sociais; teologia e ciências humanas; técnico-científica; e biomédicas. Informações: site http://www.puc-rio.br/mostrapuc.
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
Ciências Humanas
O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de Humanidades na Unicamp (ciências sociais, história, filosofia, letras, lingüística, artes cênicas, dança, artes plásticas, música, economia, pedagogia, geografia, arquitetura & urbanismo) para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação, mestrado ou doutorado), área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas.  
Oncologia
As informações do 1º Prêmio de Oncologia Novartis – Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro. Contatos com Fabíola Spila pelo telefone (11) 3666-8300 ou pelo e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br. 
MOBILIDADE FUNCIONAL

CT 
O Centro de Tecnologia (CT) abre no dia 19 de junho as inscrições para processo de mobilidade funcional na função de Técnico em Administração I, para a Área de Recursos Humanos. A data para o término das inscrições é dia 27 de junho. Mais informações: e-mail eliete em ct.unicamp.br ou telefone (19) 3788-5006 (Eliete Elias).
FE
Estão abertas as inscrições para o processo de mobilidade funcional a uma vaga na função da área de humanas I. O profissional deverá atuar na secretaria da coordenação de pós-graduação. Deve colaborar no planejamento, implantação de projetos, análises, organização de estruturas e processos visando à obtenção de resultados determinados pela coordenação. Responsabiliza-se também pelo acompanhamento da implementação local das ações definidas pela administração superior da Unidade e da Universidade. O período de inscrição vai de 23 a 27 de junho, na Seção de Recursos Humanos da FE, das 9 às 16 horas. Mais informações com Rosa Maria Marins Gobbi Sebinelli pelo e-mail rosam em unicamp.br.
Ceset
Processo de mobilidade funcional na função de técnico em administração I, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), para a área de serviços acadêmicos.
Início da Inscrição: 23/6/03
Término da Inscrição: 30/6/03
Informações adicionais com Luci (secretária da Assessoria): e-mail: lucimn em ceset.unicamp.br ou
telefone: (19) 3404-7148.
IQ 1
De 25 de junho a 2 de julho, estarão abertas as inscrições para o processo de mobilidade funcional visando ao preenchimento de uma vaga na função de técnico em administração, para atuar junto à Seção de Pessoal e Expediente Geral. O local das inscrições é a Seção Pessoal – bloco H (3º andar), das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações: telefone (19) 3788-3108.
IQ 2
Há uma vaga na função de encanador e uma vaga de serralheiro para atuar junto à Oficina de Manutenção Predial da Diretoria de Apoio Técnico Operacional. Inscrições abertas no período de 30 de junho a 8 de julho, no bloco H  (3º andar), do Instituto de Química (IQ). Mais informações: telefone (19) 3788-3108.

FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas até o dia 21 de julho para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso; um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19) 3412-5205.
DGA
A Diretoria Geral da Administração (DGA) estará com inscrições abertas até 27 de julho para o processo de mobilidade à função de assistente de administração (auxiliar de almoxarife), na área de Suprimentos/Almoxarifado Central. Escolaridade mínima: 1° grau completo. Mais informações: telefones (19) 3788-84433 e 3788-84434 ou pelo e-mail adp em dga.unicamp.br.
site da DGRH "Oportunidades"
http://www.unicamp.br/unicamp/administracao/administracao_prdu_dgrh.html
CONCURSOS

IG
A Unicamp realiza concurso para provimento de um cargo de professor
doutor, RTP, na área de geologia (na disciplina GF 402 - Elementos de Paleontologia, do Departamento de Geologia e Recursos Naturais). As inscrições podem ser feitas até 23 de junho, na secretaria do Instituto de Geociências (IG), das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O requerimento deverá conter nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, dirigido ao diretor do Instituto, acompanhado de alguns documentos mencionados no edital, no site
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P6622003.pdf.
FEF
A FEF tem uma vaga na função de docente, MS-3, para a área de pedagogia do movimento, em regime de RTP, pelo período de três anos. O prazo de inscrições é até 23 de junho. Mais informações: site http://www.fef.unicamp.br.
FEC
A Unicamp realiza, no Departamento de Arquitetura e Construção, seleção
pública de provas e títulos para preenchimento de uma vaga na função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp. Trata-se de uma vaga em nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, nas áreas de desenho, projeto e tecnologia da arquitetura (disciplinas Teoria e Projeto III: Fatores de Projeto, Teoria e Projeto VIII: Complexibilidade, Desenho II: Desenho Técnico e Arquitetura do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil - FEC). As inscrições podem ser feitas até 23 de junho na secretaria da FEC, das 9 às 17 horas.
Informações sobre documentação e outras questões pelo telefone 3788-2404 (Edmilson). Edital completo em pdf: http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/05P31512002.pdf
FCM
A Unicamp realiza, junto ao Departamento de Pediatria, concurso de título para professor livre- docente na área de pediatria clínica, nas disciplinas MD916 e MD895 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas até 26 de junho. Serão candidatos ao concurso os graduados em curso superior, com o título de doutor conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. O registro da solicitação será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao diretor da FCM, indicando nome, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil, endereço e identidade fazendo-o acompanhar de alguns documentos (ver edital completo em pdf – site http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P221842000.pdf). Mais informações: telefone (19) 3788-8933 (com Cleusa Filipini).
Imecc
A Unicamp realiza um concurso para livre-docência na área de álgebra, do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições estarão abertas até 3 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Imecc. Poderão concorrer graduados com título de doutor, conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao diretor da Unidade, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, com os documentos relacionados no edital descrito em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/10P79252003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-5923 (Silvana Miquelin).
Veja outros concursos e processos seletivos para docentes no site
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp.
PROGRAME-SE
JUNHO
Dia 24
Debate e Lançamento no Cemarx
O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) realiza debate e lançamento da Revista Idéias nº 9 "Neoliberalismo e lutas sociais no Brasil". O evento acontece no dia 24 (terça-feira), às 14 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações: telefone (19) 3788-1639.
Dia 25

Sexualidades e Saberes
O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu), promove o seminário “Sexualidades e saberes: convenções e fronteiras”. O evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho, às 14 horas, no prédio da pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH). Mais informações: site http://www.unicamp.br/pagu/noticiaspagu.html.
Olimpíada Nacional de Evoluindo Genética
No dia 25 de junho, a partir das 9 horas, estarão no Ginásio da Unicamp mais de 500 alunos do Ensino Médio e Fundamental, representando dez Estados brasileiros, 300 escolas, para disputar a Final Estadual de SP e logo após, às 15 horas, a Final Nacional da Olimpíada Nacional Evoluindo-Genética. Este é um projeto que visa estimular o interesse pelo conhecimento, estudar pelo prazer e atualizar os conhecimentos dos professores. É um evento dirigido aos alunos e professores de escolas públicas e financiado pelo CNPq, com apoio da Sociedade Brasileira de Genética e organizado e apoiado pela Unicamp.
Dia 26
Fórum de Agronegócios
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) promove no dia 26 de junho o II Evento do Fórum de Agronegócios – Novos Desafios do Agronegócio Brasileiro. O seminário tem como objetivo discutir temas relativos ao estágio atual e a inserção econômica do agronegócio brasileiro, tratando de algumas questões cruciais como Alca, Transgênicos, Protocolo de Cartagena e Propriedade Intelectual, Desenvolvimento Tecnológico e Competitividade de Longo Prazo. O evento acontecerá no anfiteatro do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, das 9 às 12h15 e das 13h15 às 19 horas. Mais informações: telefones (19) 3788-5716 (com Tiana) ou 3788-4750 (com Ana). Programação e informações no site http://www.cori.unicamp.br/foruns2003/foruns-index.htm.
Comunicações em História da Educação
A Faculdade de Educação (FE) promove a conferência “Ensino médio: impasse e perspectivas”, proferida pela professora Ediógenes Aragão Santos (DEFHE - FE/Unicamp). O evento será no dia 26 de junho, às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br.
Tecnologias de Informação
Evento inter e multidisciplinar, Tecnologias de Informação é organizado pelo Centro de Pesquisas “Renato Archer” e Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores e gerentes de vários segmentos, como de gestão, sistemas de informação, tecnologias de informação e outros. Acontece no dia 26 de junho em diversos locais (vide programa no site). A idéia é a troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema Gestão em SI e TI. Informações: http://www.cenpra.gov.br/.

Dia 27

Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidade, escola e educação infantil" acontecerá no dia 27 de junho, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato.
Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Informações: telefone (19) 3788-5565.
 
Dia 28

Restauração
A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) realiza, nos dias 28 a 30 de junho, um curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser realizado na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado por Dulce Fernandes Barata. Para participar, é necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em conservação preventiva. Informações no site http://www.extecamp.unicamp.br.
 -----------------------------------------------------------------
 O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de
 Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp
 (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje
 (www.unicamp.br/imprensa).
Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
 ------------------------------------------------------------
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l