Unicamp Hoje - Sexta-feira, 13 de junho

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Jun 12 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na sexta-feira, 13 de junho
Debate sobre a Reforma Previdenciária
A diretoria do Instituto de Biologia da Unicamp (IB) promove para toda a comunidade um debate sobre a Reforma da Previdência. Hoje (13), das 14 às 16h30, na sala da congregação do IB, os deputados federais Ivan Valente (PT-SP) e Jamil Murad (PCdoB-SP) estarão debatendo. 
I Encontro de Neuropsiaquiatria
O Centro de Estudos em Psiquiatria da Unicamp promoverá o I Encontro Paulista de Neuropsiaquiatria & Saúde Mental do Idoso nos dias 13 e 14 de junho. O encontro acontecerá no Instituto Bairral de Psiquiatria, em Itapira – SP, e terá como tema central "Demência e depressão: entender e tratar." Consulte a programação no link http://www.sppc.med.br/convite2.htm. 

Palestra no CMU
O Centro de Memórias da Unicamp promove hoje (13) a palestra “Conservação preventiva de documentos de arquivo”, ministrada por Leandro Lopes Pereira de Melo. Os interessados deverão se inscrever no local da palestra (14 horas), na Agencia de Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Leandro é conservador do Programa de documentação da Fundação Patrimônio histórico da Energia de São Paulo.  Mais informações pelo telefone (19)3289-3441 com Marli.

Alunos da Unicamp fazem Show na Fnac Campinas
O duo Eribêra (guitarra e voz) estará hoje (13) na Fnac, a partir das 19 horas, para divulgar seu CD de estréia, também denominado "Eribêra". São composições de Marcel Rocha (guitarrista), Uliana Dias (cantora) e Samira Marzochi (poetisa). O Eribêra pode ser encontrado mais freqüentemente na Casa São Jorge, em Barão Geraldo, cantando, além das músicas do CD, um vasto repertório de música popular brasileira. O CD do duo está à venda nos seguintes lugares: Valise de Cronópio – Barão Geraldo, Coreto Musical – Tilli Center, Barão Geraldo e na Annubis Music – Plaza Shopping Itu.

Cidadania
O Trote da Cidadania organizado pelo Centro Acadêmico Bernardo Sayão (CABS), com apoio da Empresa Júnior 3E, Propeq, Centro Acadêmico da Pedagogia (CAP) e da Prefeitura de Campinas, venceu o Prêmio Trote da Cidadania 2003. No Trote, participaram alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Educação. Aconteceu uma visita à Cooperativa de reciclagem de Barão Geraldo e uma divulgação feita pelos calouros na região. A cerimônia de premiação acontece hoje (13), na sede do Instituto Faça Parte, às 12h30, na Avenida Paulista, 1294, 10º andar, em São Paulo. Estarão presentes o presidente da Fundação Educar DPaschoal – Luís Norberto Pascoal, a coordenadora do Faça Parte – Maria Lúcia Meirelles, e o sócio-diretor da Neurônio Consultoria – Ademar Bueno. O Trote da Cidadania, estimulado pela Fundação Educar, pelo Faça Parte e pela Neurônio Consultoria, acontece desde 1998 e seu objetivo é estimular jovens universitários a substituírem o trote violento pelo cidadão, além de incentivar o trabalho voluntário durante toda sua vida universitária e profissional.
Cinema na Casa do Lago
Programação mensal em
http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programamensal.htm
TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES

Faculdade de Engenharia Mecânica
"Análise de Sensibilidade, Algaritmos de Otimização e Orientação por Objetos em Hiperelasticidade não- linear." (doutorado). Candidato: Claudio Alessandro de Carvalho Silva. Orientador: Marco Lúcio Bittencourt. Dia: 13 de junho, às 09 horas, Auditório do bloco JE2.
Instituto de Biologia
"Estudo da relação entre a expressão da proteína de transferência de colesteril éster, diabetes e aterosclerose em camundongos transgênicos" (doutorado). Candidato: Jairo Augusto Berti . Orientadora: Helena Coutinho Franco de Oliveirat. Dia: 13 de junho, às 14 horas, Sala de Defesa da Pós-Graduação do IB.
Instituto de Química
"Síntese da Homopumiliotoxina 223G, Arborescidinas A-C, Levobupivacaína e Mepivacaína. Estratégia de Síntese da Pleiocarpamina e Akagerina, e Estudo Mecanístico de Reações Utilizando ESI-MS/MS." (doutorado). Candidato: Leonardo Silva Santos. Orientador: Carlos Roque Duarte Correia. Dia: 13 de junho, às 14 horas, Mini-auditório-IQ .
"Desenvolvimento de um sensor químico de fibras ópticas para a determinação simultânea de metais pesados empregando métodos de calibração multivariada" (doutorado). Candidato: Fernando Rodrigo Frederico. Orientador: Ivo Milton Raimundo Junior. Dia: 13 de junho, às 13 horas, Mini-auditório-IQ .

A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
EM ANDAMENTO
Plásticos
O Departamento de Plásticos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), no ano em que completa dez anos de atividades, promove até hoje (13) um ciclo de palestras sobre inovações tecnológicas relacionadas ao mercado dos materiais plásticos. A importância dos plásticos se evidencia nos avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas e por constituir um mercado que, além de estar em constante crescimento, movimenta, só no Brasil, US$ 15 bilhões por ano. O evento será realizado no Centro de Convenções e contará com a presença de especialistas ligados ao setor de plásticos. As inscrições poderão ser feitas via formulário eletrônico. Mais informações: site http://www.cotuca.unicamp.br ou telefone (19) 3707-1527.
Meio Ambiente
A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura do campus e a Diretoria Geral da Administração (DGA) realizam até hoje (13), das 9h30 às 16 horas, no saguão da Diretoria Geral de Administração (DGA), a feira Meio Ambiente e Cidadania. A exposição é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. Participam da feira áreas como o Hemocentro, o Instituto de Biologia, a Divisão de Meio Ambiente, o Sistema Educativo da Unicamp e o Cecom.
Dança em Cena
O Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) organiza até o dia 18 de junho, na Casa do Lago, o evento "Dança En-Cena". A programação consta de mostras coreográficas, exposição de fotografias, exibição de filme e debates, que acontecem das 9 às 17h30. Mais informações nos telefones (19) 3788-2437 ou 3788-2440.
Pintura 
A Galeria de Arte da Unicamp organiza até 27 de junho exposição de pinturas recentes do artista Hércules Barsotti. A exposição acontecerá de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. 
Arte e Humanização 
A mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo) do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) reunirá trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos até 30 de junho, das 9 às 17 horas, no hall de entrada do Caism. Este material fará parte da Galeria permanente do hospital. Mais informações: telefone 3788-9300.
Florais no Espaço Cultural 2
O Espaço Cultural 2 realiza durante o mês de junho a exposição de telas à óleo "Florais" – paisagens, marinas, flores e frutos. Participam da exposição Roberto Masi Jr., Carmem Lúcia Masi, Maria José Perissinotto Bonfá e Denise Pena. Esta é a segunda mostra que o grupo realiza no campus. O Espaço Cultural 2 fica localizado na Rua Josué de Castro (entre a Marcenaria e a Gráfica Central). Mais informações no telefone (19) 3788-4506.
OPORTUNIDADES
Coleta de Sangue
Nos dias 17, 18 e 25 de junho haverá coleta de sangue na Praça da Catedral (Rua 13 de maio, centro de Campinas), das 8 às 12 horas, com sua unidade volante. Informações: telefones 3788-8720 (de segunda a sexta-feira) e 3788-8705 (todos os dias).
INSCRIÇÕES ABERTAS

Frontiers of NanoEngineering – 2003 
Estão abertas, até hoje (13), as pré-inscrições e o período de envio de resumos para o simpósio internacional Frontiers of NanoEngineering – 2003. Este simpósio ocorrerá na Unicamp nos dias 2 e 3 de outubro. O foco deste evento será a integração das fronteiras da nanociência e da nanotecnologia, visando proporcionar aplicações criativas de nanoengenharia para o benefício da humanidade. Autores que trabalhem no estado da arte, nas áreas de nanoengenharia, nanoeletrônica, eletrônica de DNA, computação quântica, eletrônica de spin, nanofotônica, nanomateriais, nanobiologia, sensores moleculares, motores moleculares, nano-acionadores, nanorrobôs, nanomanipuladores, nanotubos, nanopartículas, nanoscopias e outras áreas relacionadas à nanoescala estão convidados a submeter seus trabalhos à apreciação de especialistas. As contribuições selecionadas serão publicadas por uma editora de grande prestígio internacional. Mais informações: site http://www.nanoengenharia.fee.unicamp.br, telefones (19) 3788-3746, 3788-3851 ou 3788-3707 ou e-mail nanoengenharia em fee.unicamp.br.
AFPU
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) recebe até 18 de junho as inscrições para o curso "Satisfação do cliente - práticas de atendimento", que será ministrado de 24 a 26 de junho (turma I), de 12 a 14 de agosto (turma II) e de 7 a 9 de outubro (turma III). O curso destina-se a funcionários que atuam na recepção e no atendimento ao cliente. Mais informações: site http://www.afpu.unicamp.br.
Marx e Engels
A inscrição de trabalhos para o 3o Colóquio Marx e Engels: Marxismo e Socialismo no Século XXI será feita no período de 3 a 7 de novembro. O prazo para a inscrição das comunicações vai até 30 de junho. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Desta vez, serão abordados temas como as condições e a luta para a reorganização do movimento socialista internacional. Haverá mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. O pesquisador deverá enviar um resumo da sua comunicação para o Cemarx. Informações: telefone (19) 3788-1639, site http://www.unicamp.br/cemarx/ ou e-mail cemarx em unicamp.br.
Prêmio PUC
Estarão abertas, até 13 de julho, as inscrições para o 3o Prêmio Mostra PUC. O propósito é estimular os universitários a usar o conhecimento como forma de construir ações capazes de influenciar a sociedade. Podem concorrer aos quatro prêmios de R$12 mil alunos de cursos de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados em qualquer estabelecimento de ensino superior brasileiro. Os alunos podem inscrever seus projetos dentro das quatro categorias: ciência sociais; teologia e ciências humanas; técnico científica; e biomédicas. Informações: http://www.puc-rio.br/mostrapuc.
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
Oncologia
As informações do 1º Prêmio de Oncologia Novartis – Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro. Contatos com Fabíola Spila pelo telefone (11) 3666-8300 ou e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br. 
Sistemas nanoestruturados
Estão abertas as inscrições para a IV Escola de Inverno em Sistemas Nanoestruturados, destinada a estudantes de graduação dos cursos de Física, Química e Engenharias, matriculados do quinto semestre em diante. A Escola será realizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em julho, com 20 horas. São oferecidas 20 vagas. Fazem parte da programação tópicos como Síntese e Manipulação de Nanosistemas, Aplicações de Luz Síncrotron e Microscopias, Teoria, Propriedades Estruturais, Eletrônicas e Ópticas. Pedido de inscrição pelo site do LNLS: http://www.lnls.br, até 21 de junho. A IV Escola de Inverno é coordenada por Daniela Zanchet, pesquisadora da equipe do LNLS. Estão previstas palestras de Cylon Gonçalves da Silva, Daniel Ugarte, Gilberto Medeiros-Ribeiro, Harry Westhfal, Juan Carlos Gonzales e Noêmia Watanabe. 

Especialização
O Instituto de Economia está com inscrições abertas, até 10 de julho, para o curso Curso de Especialização em Diplomacia Econômica - modalidade Extensão. A proposta do Curso é qualificar participantes dos setores público e privado para acompanhar e influenciar uma ampla e complexa agenda de negociações internacionais em andamento nos diversos fóruns multilaterais, plurilaterais, regionais e bilaterais. O ativo diferenciado deste Curso é o apoio institucional da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Mais informações http://www.eco.unicamp.br/cursos/ECO700.html
Ciências Humanas
O II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp, que acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, está recebendo trabalhos dos interessados. O Encontro visa congregar as áreas de Humanidades na Unicamp (Ciências Sociais, História, Filosofia, Letras, Lingüística, Artes  Cênicas, Dança, Artes Plásticas, Música, Economia, Pedagogia, Geografia, Arquitetura & Urbanismo e afins), para a discussão destes trabalhos com outros projetos afins. Podem ser inscritas pesquisas de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento em início, andamento ou em fase de conclusão. Não serão aceitos projetos a serem postos em prática. Os pesquisadores interessados deverão entrar em contato pelo e-mail enchuman em uol.com.br, até o dia 20 de agosto, indicando nome completo, nome do orientador ou do grupo de trabalho, grau (graduação,mestrado ou doutorado) área da pesquisa, faculdade ou instituto, quatro palavras-chaves, um resumo de no máximo 15 linhas.        
MOBILIDADE FUNCIONAL
FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas até o dia 21 de julho para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso; um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19)
3412-5205.
CESET
Processo de Mobilidade Funcional na função de Técnico em Administração I, 
no Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET), para a Área de Serviços Acadêmicos.
Início da Inscrição: 23/06/03
Término da Inscrição: 30/06/03
Informações adicionais:
com Luci (Secretária da Assessoria)
e-mail: lucimn em ceset.unicamp.br
fone: (19) 3404-7148
CONCURSOS

Imecc
A Unicamp realiza um concurso para livre-docência na área de álgebra, do
Departamento de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições estarão abertas até 3 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Imecc. Poderão concorrer graduados com título de doutor, conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao diretor da Unidade, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, com os documentos relacionados no edital descrito em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/10P79252003.pdf
Informações: telefone (19) 3788-5923 (Silvana Miquelin).
IG
A Unicamp realiza concurso para provimento de um cargo de professor
doutor, RTP, na área de geologia (na disciplina GF 402 - Elementos de Paleontologia, do Departamento de Geologia e Recursos Naturais). As inscrições podem ser feitas até 23 de junho, na Secretaria do Instituto de Geociências (IG), das 9 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. O requerimento deverá conter nome, idade, filiação, naturalidade, estado
civil, domicílio e profissão, dirigido ao diretor do Instituto, acompanhado de alguns documentos mencionados no edital, no site
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P6622003.pdf.
FCM
A Unicamp realiza junto ao Departamento de Pediatria  concurso de título
de professor livre docente na área de pediatria clínica, nas disciplinas MD916 e MD895, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas até 26 de junho. Serão candidatos ao concurso os graduados em curso superior, com o título de doutor conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. O registro da solicitação será
feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade de Ciências Médicas, indicando nome, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil, endereço e identidade fazendo-o acompanhar de alguns documentos (ver edital completo em pdf -
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P221842000.pdf).
Mais
informações pelo telefone 3788-8933 (com Cleusa Filipini).
FEC
A Unicamp realiza, no Departamento de Arquitetura e Construção, seleção
pública de provas e títulos para preenchimento de uma vaga na função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp. Trata-se de uma vaga em nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, nas áreas de desenho, projeto e tecnologia da arquitetura (disciplinas Teoria e Projeto III: Fatores de Projeto, Teoria e Projeto VIII: Complexibilidade, Desenho II: Desenho Técnico e Arquitetura do Departamento de Arquitetura e
Construção da Faculdade de Engenharia Civil - FEC). As inscrições podem
ser feitas até 23 de junho na secretaria da FEC, das 9 às 17 horas.
Informações sobre documentação e outras questões pelo telefone 3788-2404
(Edmilson). Edital completo em pdf:
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/05P31512002.pdf

Veja outros concursos e processos seletivos para docentes em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp
FEF
A FEF tem uma vaga na função de docente, MS-3, para a área de pedagogia do movimento, em regime de RTP, pelo período de três anos. O prazo de inscrições é de 30 dias após a publicação no DOE, prevista para 23 de junho. Mais informações: site http://www.fef.unicamp.br.
PROGRAME-SE
JUNHO
Dia 14

Projeto Catarata 
No dia 14 de junho, o HC da Unicamp promove mais uma edição do Projeto Catarata. Nesse dia será realizada uma série de atividades e procedimentos que visam reduzir a demanda de casos tratáveis de deficiência visual, seja por falta de óculos ou por catarata. Haverá uma ação conjunta de oftalmologistas, de autoridades da saúde e da comunidade. Mais informações: telefones (19) 3788-7110 ou 3788-7396.
10o Programa de Estudos em Saúde Reprodutiva e Sexualidade
O 10º Programa de Estudos em Saúde Reprodutiva e Sexualidade - Programa para gestores de saúde da mulher --, acontece de 3 a 17 de agosto, sob a coordenação do Núcleo de Estudos de População (Nepo). O evento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e gerenciar ações na área de saúde da mulher. O encontro acontece nas dependências do Núcleo de Estudos de População. Para se inscrever, o interessado(a) deverá ser coordenador(a) ou membro da equipe responsável pelas ações de saúde da mulher no município. O processo de seleção contemplará as 27 unidades da Federação, dando prioridade a capitais e municípios com pelo menos 50 mil habitantes. A ficha de inscrição, um breve currículo e a carta autorizando seu afastamento durante todo o período do Programa de Estudos, podem ser enviados por correio, fax ou para o e-mail sauderep em nepo.unicamp.br . Serão aceitas as inscrições recebidas com data de envio até 14 de junho de 2003. Os selecionados receberão notificação e devem confirmar presença até 22 de julho. Será oferecida ajuda de custo, abrangendo despesas de viagem e hospedagem. Mais informações pelo e-mail sauderep em nepo.unicamp.br ou pelo telefone (19) 3788-5900.
Dia 15

Concertos no Espaço Cultural Casa do Lago
No dia 15 de junho, domingo, às 10h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp apresentará, na Casa do Lago, o Concerto de Câmara para Sopros, com obras de Gounod e Haydn, entre outros. Às 17 horas, do mesmo dia, a Orquestra Comunitária da Unicamp, sob a regência do Maestro João Stecca, exibirá obras de Richard Strauss, Sant'Anna Gomes, Vivaldi e Leroy Anderson. Entrada Franca. Mais informações: telefone (19) 3289-3965 ou e-mail nidic em unicamp.br.
Dia 16 

I Simpósio Internacional Brasil-Japão
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) promoverá no dia 16 de junho o I Simpósio Internacional Brasil-Japão, que tem como tema "Energia, meio ambiente e sustentabilidade". O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade, com tradução simultânea das palestras em japonês para o inglês. Participam do evento: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Gifu University (Japão); Japan International Cooperation Agency (Jica); Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento (SP);
Secretaria do Meio Ambiente (SP) e a Sociedade de Abastecimento e Água e Saneamento (Sanasa). O encontro oferece 300 vagas e as inscrições podem ser feitas no site http://www.cori.unicamp.br/workshop.htm. Informações sobre a programação: telefone (19) 3788-4759.
Festival de Ginástica na FEF
A Faculdade de Educação Física (FEF) realizará no próximo dia 16 de junho, às 19 horas, no Ginasinho da FEF, a 9a edição do Festival Interno de Ginástica. Neste festival, serão apresentadas coreografias relacionadas com as matérias de ginástica e dança da Faculdade e também os grupos de extensão comunitária da mesma área. A entrada é franca.
Assentamentos Rurais
A Jornada de Estudos sobre Assentamentos Rurais acontece de 16 a 17 de junho, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Será tratado do tema "Dinâmicas familiar, produtiva e cultural nos assentamentos rurais de São Paulo".
Dia 17
Palestras SAE
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) programou novas palestras de recrutamento. No dia 17 de junho, apresenta-se a empresa Du Pont e, no dia 1o de julho, a Copersucar, encerrando a programação do semestre. Serão realizadas às 18 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). 

Lançamento
O livro Corpo e Ancestralidade - Uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação (Editora da Universidade da Bahia), da professora Inaicyra Falcão, do Instituto de Artes (IA), será lançado no dia 17 de junho, às 19 horas, no Museu da Cidade (Av. Andrade de Neves nº 33, Centro, Campinas-SP). Antes do lançamento, está prevista uma palestra pela autora e apresentação de cânticos yorubá, com destaque afro-brasileiro.

Ciclo de Palestras na FE
Nos dias 17 e 18 de junho, a Faculdade de Educação (FE) promoverá palestras sobre “A educação superior em vários enfoques”. O tema do dia 17 é  “Implantação do currículo do curso de medicina da UEL: uma nova concepção de educação”, ministrada pelo professor Mário José de Almeida (UEL/PR e Presidente da Rede Unida). Será às 14h30 na sala de defesa de tese da FE (bloco C – 2º andar). Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br. As próximas palestras serão: 
- “O sistema universitário da Rússia “ – Iakov V. Kopelevitch (UFGW/|Unicamp) 
18 de junho de (quarta-feira), às 14 horas 
Local: sala da congregação da FE
Editora da Unicamp realiza a 2a Festa do Livro
Acontece no dia 17 (terça-feira) a 2a Festa da Livro da Editora da
Unicamp. Todo o acervo vai estar à venda, com descontos mínimos de 40%,
chegando até a 80%. Os lançamentos do mês, como tradicionalmente
acontece, estarão com 50% de desconto. Trata-se de ótima oportunidade
para adquirir as obras lançadas na Bienal do Livro, do Rio de Janeiro,
como os livros do crítico português Abel Barros Baptista sobre a obra de
Machado de Assis, "A formação do nome" e "Autobibliografias", a obra em
homenagem a Antonio Candido, "História e literatura", ou ainda a
reedição do primeiro volume da coleção "História do marxismo no Brasil",
entre outros. A festa acontece no Ciclo Básico 2, das 10 às 22 horas.
Dia 18

Hidroponia
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) realizarão nos dias 18 a 20 de junho o 5o Encontro de Hidroponia e Cultivo sem Solo, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições poderão ser feitas na secretaria de extensão da Feagri. Informações: telefone (19) 3788-1088. A programação pode ser acessada através do site http://www.hidroponia.com.br/.
Dia 25

Sexualidades e saberes
O centro latino-americano em sexualidade e direitos humanos em parceria com o Núcelo de estudos de gênero (Pagu) promovem o seminário “Sexualidades e Saberes: convenções e fronteiras”. O evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho, no prédio da pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH)
Dia 26
Pagu completa Dez Anos
O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Estudos de Gêneros (Pagu), que comemora dez anos de vida, promove o seminário "Sexualidades e saberes: convenções e fronteiras". O evento será realizado nos dias 26 e 27 de junho, na sala de reuniões do Pagu, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH), às 14 horas. Mais informações: site http://www.unicamp.br/pagu/noticiaspagu.html.
Comunicações em História da Educação
A Faculdade de Educação (FE) promove a conferência “Ensino médio: impasse e perspectivas”, com a participação da professora Ediógenes Aragão Santos (DEFHE - FE/Unicamp). O evento será no dia 26 de junho, às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br.
Tecnologias de Informação
Evento inter e multidisciplinar, Tecnologias de Informação é organizado pelo Centro de Pesquisas “Renato Archer” e Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores e gerentes de vários segmentos, como de gestão, sistemas de informação, tecnologias de informação e outros. Acontece no dia 26 de junho em diversos locais (vide programa no site). A idéia é a troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema Gestão em SI e TI. Informações: http://www.cenpra.gov.br/.
Fórum de Agronegócios
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) promove no dia 26 de junho o II Evento do Fórum de Agronegócios – Novos Desafios do Agronegócio Brasileiro. O seminário tem como objetivo discutir temas relativos ao estágio atual e a inserção econômica do agronegócio brasileiro, tratando de algumas questões cruciais como Alca, Transgênicos, Protocolo de Cartagena e Propriedade Intelectual, Desenvolvimento Tecnológico e Competitividade de Longo Prazo. O evento acontecerá no anfiteatro do Instituto de Economia da Unicamp, das 9 às 12h15 e das 13h15 às 19 horas. Mais informações: telefones (19) 3788-5716 (com Tiana) ou 3788-4750 (com Ana). Programação e informações no site http://www.cori.unicamp.br/foruns2003/foruns-index.htm.

Dia 27

Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidade, escola e educação infantil" acontecerá no dia 27 de junho, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato.
Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Mais informações: telefone (19) 3788-5565.
 
Dia 28

Restauração
A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) realiza, nos dias 28 a 30 de junho, um curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser realizado na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado por Dulce Fernandes Barata. Para participar, é necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em conservação preventiva. Informações no site http://www.extecamp.unicamp.br.
 -----------------------------------------------------------------
 O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de
 Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp
 (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje
 (www.unicamp.br/imprensa).
Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
 ------------------------------------------------------------
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l