Unicamp Hoje - Segunda-feira, 9 de junho

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Jun 6 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na segunda-feira, 9 de junho

CRH conclui análises das funções da Carreira
A Câmara de Recursos Humanos (CRH) acaba de concluir os trabalhos de efetivação das funções da Carreira de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, constituída nos termos da Deliberação CAD-A-01/03. O documento contendo as análises das nomenclaturas das funções com base no Código Brasileiro de Ocupações (CBO) e esclarecimentos do processo deverá ser entregue aos diretores de unidade e representantes de CSA’S em reunião hoje (9), às 11 horas, na sala 1 do Centro de Convenções. A reunião será coordenada pelo vice-reitor, professor José Tadeu Jorge.  Nesta etapa dos trabalhos, as CSA’s já iniciaram a discussão para definir os critérios de análise de currículo para a classificação dos funcionários. A expectativa é de que em agosto sejam divulgados os resultados do enquadramento de cada servidor. Uma equipe de técnicos da CRH está disponível para esclarecer as dúvidas existentes.   
Plásticos
O Departamento de Plásticos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), no ano em que completa dez anos de atividades, promoverá um ciclo de palestras de hoje (9) até o dia 13, em que serão abordadas as inovações tecnológicas relacionadas ao mercado dos materiais plásticos. A importância dos plásticos se evidencia nos avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas e por constituir um mercado que, além de estar em constante crescimento, movimenta, só no Brasil, US$ 15 bilhões por ano. O evento será realizado no Centro de Convenções e contará com a presença de especialistas ligados ao setor de plásticos. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico. Mais informações: site http://www.cotuca.unicamp.br ou telefone (19) 3707-1527.
Meio Ambiente
A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura do campus e a Diretoria Geral
da Administração (DGA) realizam até 13 de junho, das 9h30 às
16 horas, no Saguão da Diretoria Geral de Administração (DGA), a feira
Meio Ambiente e Cidadania. A exposição é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. Participam da feira áreas como o Hemocentro, o Instituto de Biologia, a Divisão de Meio Ambiente, o Sistema Educativo da Unicamp e o Cecom.
Dança em Cena
O Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) organiza de segunda-feira (9) a 18 de junho, na Casa do Lago, o evento "Dança En-Cena". A programação consta de mostras coreográficas, exposição de fotografias, exibição de filme e debates, que acontecem das 9 às 17h30. A abertura será na segunda com performances, às 12h30 e lançamento do CD "Música/Dança Contemporânea", de Divanir Gattamorta. Mais informações nos telefones (19) 3788-2437 ou 3788-2440.
Cinema na Casa do Lago
Programação mensal em
http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programamensal.htm
 
TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES
Instituto de Química 
"Síntese de Aminoésteres a partir de Adutos de Baylis-Hillman: Precursores de Aminoácidos não Proteinogênicos " (mestrado). Candidato:Ricardo Silva Porto. Orientador: Fernando Antonio Santos Coelho. Dia 9 de junho, às 9 horas, no Mini-Auditório.
A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
OPORTUNIDADES
Secretaria de Saúde disponibiliza Dados sobre Mortalidade, Nascidos Vivos e Doenças
A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas está disponibilizando consultas remotas a três bancos de dados de sistemas de informação em saúde via Internet, através do TabNet, (tecnologia desenvolvida pelo DATASUS). Trata-se de banco de dados bruto sobre mortalidade, nascidos vivos e doenças de notificação compulsória. As consultas remotas, em http://www.datasus.gov.br/, mostram características geográficas (local de residência ou ocorrência, discriminando além de UF e município informações mais detalhadas dos residentes em Campinas, como Distrito de Saúde e Centro de Saúde), temporais (como mês, ano ou semana epidemiológica do evento), relacionadas ao indivíduo (sexo, faixa etária, raça, grau de instrução) e sobre o evento de saúde (específicas para cada sistema de saúde). Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Informações e Informática da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas: telefone: 3235-1813, e-mail: saude.tabnet em campinas.sp.gov.br ou site http://www.saude.campinas.sp.gov.br.
Tecnologias de Informação
Este evento inter e multidisciplinar é organizado pelo Centro de Pesquisas “Renato Archer” e pela Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores e gerentes de vários segmentos como gestão, sistemas de informação, tecnologias de informação e outros. O objetivo é realizar troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema gestão em SI e TI. Informações: site http://www.cenpra.gov.br/.
Solidariedade
Alunos de graduação e pós-graduação em química do Instituto de Química (IQ) estão se mobilizando, conjuntamente, para arrecadar agasalhos e alimentos para as famílias carentes do Hospital das Clínicas. Esta atividade pretende desenvolver o conceito de solidariedade entre os alunos de ambos os setores do IQ, além de uni-los para a realização de um bem maior. Informações devem ser obtidas no site http://laqqa.iqm.unicamp.br/ ou pelo telefone (19) 3788-3126 (com Marcello Garcia).
Eleição SBPC
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) receberá os votos para renovação da diretoria e parte de seu conselho pela Internet nesta eleição até dia 12 (quinta-feira). Anteriormente, a entidade enviava a cédula de votação para os sócios pelo Correio, mas decidiu este ano dar preferência ao sistema eletrônico. Só podem votar os sócios quites com a instituição. Cada um receberá um login e uma senha para votar pelo computador, no site http://www.sbpcnet.org.br. A votação por carta só será permitida em casos excepcionais. O sócio que não tem acesso a computador deverá entrar em contato com a secretaria da SBPC para receber orientações sobre como votar. A apuração será no dia seguinte e a posse se realizará na reunião anual da SBPC, de 13 a 18 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 
INSCRIÇÕES ABERTAS
Frontiers of NanoEngineering - 2003
Estão abertas as pré-inscrições e o envio de resumos para o simpósio internacional Frontiers of
NanoEngineering - 2003. Este simpósio ocorrerá na Unicamp em 2 e 3 de outubro. A data-limite para o envio dos resumos é 13 de junho. O foco deste evento será a integração das fronteiras da nanociência e da nanotecnologia, visando proporcionar aplicações criativas de nanoengenharia para o benefício da humanidade. Autores que trabalhem no estado da arte, nas áreas de
nanoengenharia, nanoeletrônica, eletrônica de DNA, computação quântica, eletrônica de spin, nanofotônica, nanomateriais, nanobiologia, sensores moleculares, motores moleculares, nano-
acionadores, nanorobôs, nanomanipuladores, nanotubos, nanopartículas, nanoscopias, e em outras áreas relacionadas com a nanoescala, estão convidados a submeter seus trabalhos.
As contribuições selecionadas serão publicadas por uma editora de grande prestígio internacional.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento pelo site http://www.nanoengenharia.fee.unicamp.br, pelos telefones  (19)3788-3746, 3788-3851 ou 3788-3707 ou pelo e-mail nanoengenharia em fee.unicamp.br
Curso Profissionalizante na FOP 
Os cursos profissionalizantes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) terão inscrições abertas para o exame de seleção do curso Atendente de Consultório Dentário (ACD) até o dia 11 (somente dias úteis), nos horários das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. Os cursos serão ministrados em seis meses e iniciam suas atividades em 4 de agosto. O ACD é o profissional qualificado em nível de Ensino Médio que, sob supervisão do cirurgião dentista, executa tarefas auxiliares no tratamento odontológico. Os interessados poderão se inscrever na rua Dom Pedro II, 627, Centro, Piracicaba-SP. Para fazer sua inscrição, o candidato deverá levar o RG, pagar uma taxa de R$ 20 e atestar que completou o Ensino Fundamental (1º grau). Os cursos são gratuitos. Mais informações: telefones 19-3422-5346 e 3422-5347ou e-mail colfop em merconet.com.br
AFPU
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) recebe até 18 de junho as inscrições para o curso "Satisfação do Cliente - Práticas de Atendimento", que será ministrado de 24 a 26 de junho (turma I), de 12 a 14 de agosto (turma II) e de 7 a 9 de outubro (turma III). O curso destina-se a funcionários que atuam na recepção e atendimento ao cliente. Mais informações no site http://www.afpu.unicamp.br.
Marx e Engels
A inscrição de trabalhos para o 3o Colóquio Marx e Engels: Marxismo e Socialismo no Século XXI será feita no período de 3 a 7 de novembro. O prazo para a inscrição das comunicações vai até 30 de junho. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Desta vez, serão abordados temas como as condições e a luta para a reorganização do movimento socialista internacional. Fazem parte da programação mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. O pesquisador deverá enviar um resumo da sua comunicação para o Cemarx. Informações: telefone (19) 3788-1639, site http://www.unicamp.br/cemarx/ ou e-mail cemarx em unicamp.br.
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
Prêmio PUC
Estão abertas, até 13 de julho, as inscrições para o 3o Prêmio Mostra PUC. O objetivo é estimular os universitários a usar o conhecimento como forma de construir ações capazes de influenciar a sociedade. Podem concorrer aos quatro prêmios de R$12 mil, alunos de cursos de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados em qualquer estabelecimento de ensino superior brasileiro.  Os alunos podem inscrever seus projetos dentro as quatro categorias: Ciência Sociais; Teologia e C.Humanas; Técnico Científica; e Biomédicas. Informações: http://www.puc-rio.br/mostrapuc.
Oncologia
As informações do 1º Prêmio de Oncologia Novartis - Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites http://www.saudebrasilnet.com.br ou http://www.novartisoncologia.com.br. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Inscrições abertas até o dia 12 de setembro.  Contatos com Fabíola Spila pelo telefone (11) 3666-8300 ou e-mail fabiola.spila em portavoz.com.br. 
EM ANDAMENTO
Pintura 
A Galeria de Arte da Unicamp organiza até 27 de junho a exposição de pinturas recentes do artista Hércules Barsotti. A exposição acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 
Arte e Humanização 
A mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo) do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) reunirá trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos até 30 de junho, das 9 às 17 horas, no hall de entrada do Caism. Este material fará parte da Galeria permanente do hospital. Mais informações: telefone 3788-9300.
Florais no Espaço Cultural 2
O Espaço Cultural 2 realiza durante o mês de junho a exposição de telas à óleo "Florais" - paisagens, marinas, flores e frutos. Participam da exposição Roberto Masi Jr , Carmem Lúcia P. Masi, Maria José Perissinotto Bonfá e Denise Pena. Esta é a segunda mostra que o grupo realiza no campus. O Espaço Cultural 2 fica localizado na rua Josué de Castro (entre a Marcenaria e a Gráfica Central). Mais informações no telefone (19) 3788-4506.
MOBILIDADE FUNCIONAL
IA
O Instituto de Artes (IA) abre inscrições para o processo de mobilidade funcional visando o preenchimento de uma vaga na ocupação de técnico administrativo. As inscrições podem ser feitas até 10 de junho, das 8 às 16 horas. Mais informações: e-mail atuia em iar.unicamp.br ou site da Diretoria Geral de Recursos Humanos em "oportunidades" http://www.unicamp.br/unicamp/administracao/administracao_prdu_dgrh.html.  
FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas até o dia 21 de julho para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso; um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19)
3412-5205.
CONCURSOS
Unicamp abre novos concursos
A Unicamp está com inscrições abertas para quatro grandes concursos públicos destinados a preencher 110 vagas. As inscrições se estendem até o dia 10 de junho, exceto no final de semana. Serão oferecidas dez vagas na área de auxiliar de odontologia, uma vaga para técnico em bioterismo, uma vaga para técnico de laboratório, uma vaga para programador de sistemas, além de 37 funções descritas no item “várias funções I” e 60 outras descritas em “várias funções II” do site http://www.unicamp.br/dgrh/concursos/concursos.html. O último concurso de grande porte promovido pela Universidade foi realizado em novembro do ano passado, apesar de alguns concursos serem abertos mensalmente, conforme a necessidade. A organização do concurso recomenda que os candidatos se inteirem acerca da documentação exigida e dos pré-requisitos mencionados no edital, para evitar atropelos de última hora. O concurso contemplará tanto profissionais do ensino fundamental quando do médio e do superior. No próximo dia 19, será disponibilizado o edital de convocação dos candidatos no site da Diretoria Geral de Recursos Humanos e no D.O. (Diário Oficial do Estado).
Instituto de Geociências
O Instituto de Geociências (IG) realiza seleção pública de provas e títulos para o preenchimento de uma função docente, na Parte Especial do Quadro Docente, no nível MS-3, RTP, pelo período de três anos, na área de Geografia (Disciplinas GF 802 - Planejamento Regional, GF 601 -
Geografia Regional, junto ao Departamento de Geografia do IG.  As inscrições ficam abertas até 17 de junho, na Secretaria do IG, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Confira informações detalhadas em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/22P37582003.pdf
FEF
A FEF tem uma vaga na função de docente, MS-3, para a área de pedagogia do movimento, em regime de RTP, pelo período de três anos. O prazo de inscrições é de 30 dias após a publicação no DOE, prevista para 23 de junho. Mais informações: site http://www.fef.unicamp.br.
IFCH
A Unicamp abriu concurso para o provimento de um cargo, em Regime de Tempo Parcial (RTP), de professor titular, na área de movimentos sociais e sindicatos, disciplina HZ-844, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A Secretaria Geral da Universidade recebe as solicitações até 11 de agosto, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14, no campus de Barão Geraldo. Confira informações detalhadas em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P102882002.pdf
Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp
PROGRAME-SE
JUNHO
Dia 10
Série Cultural da Adunicamp
A Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), da sua série cultural, promoverá no dia 10  de junho a apresentação do Grupu – Grupo de percussão da Unicamp, às 12 horas, no auditório da Associação.  
Softex
Seed Money: A importância e o Reconhecimento do Angel Investor
O Softex Campinas, em parceria com a Eccelera, estará promovendo uma palestra sobre Seed Money: a importância e o reconhecimento do Angel Investor. A palestra tem o objetivo de explicar o conceito de “Angel Investment e Seed Money”, a importância do Angel Investor e discutir como a relação Angel Investor e Empreendedor pode ser criada e aperfeiçoada. No dia 10 de junho, das 15 às 17 horas, o evento será no auditório do Centro de Tecnologia da Unicamp (rua Bernardo Saião, 100 – Unicamp, atrás do Banco Real).  
Ciclo de Palestras na FE
Nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho, a Faculdade de Educação (FE) promoverá palestras sobre “A educação superior em vários enfoques”. A primeira do ciclo, no dia 10 (terça-feira), será ministrada pelo professor Pedro Goergen  (FE/Unicamp), na sala da congregação da FE. O professor fará reflexões sobre Kant e o conflito das faculdades. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br. As próximas palestras serão:
- ”A cultura científica e a cultura humanística” - José Camilo dos Santos Filho (Professor aposentado da FE/Unicamp) 
11 de junho (quarta-feira), às 14h30 
Local: Sala de defesa de tese da FE (Bloco A – 1º andar) 
- “Implantação do currículo do curso de medicina da UEL: uma nova concepção de educação”  -  Mário José de Almeida (UEL/PR e Presidente da Rede Unida) 
17 de junho (Terça-feira), às 14h 
Local: Sala de defesa de tese da FE (Bloco C – 2º andar) 
- “O sistema universitário da Rússia “ - Iakov V. Kopelevitch (UFGW/|Unicamp) 
18 de junho de (quarta-feira), às 14h 
Local: Sala da congregação da FE 
Dia 11

Tutorial OpenOffice
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) estão oferecendo o tutorial "OpenOffice - módulo Calc (planilha)", a se realizar no dia 11, das 9 às 12 horas. A inscrição está aberta a toda e qualquer pessoa que tenha um vínculo com a Unicamp: docentes, alunos, funcionários, estagiários e deve ser feita no site http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.html.  O tutorial é expositivo e ministrado no auditório do CCUEC. Veja ementa completa em http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tutOpencalc.html.
Seminário no Pagu
O Núcleo de Estudos de Gênero promove no dia 11 de junho o seminário "Feminismo, Movimentos de Mulheres...", ministrado pela professora Maria Lygia Quartim de Moraes. O evento será realizado na sala de reuniões do Pagu às 14 horas. Mais informações pelo e-mail pagu em unicamp.br ou pelos telefones (19) 3788-7873 e 3788-1704. 
Palestra na Faculdade de Educação
No dia 11 de junho (quarta-feira), às 14 horas, a Faculdade de Educação da Unicamp (FE) promove uma palestra sobre “Trajetórias familiares e profissionais de operários em São Paulo” com o professor Robert Cabanes (ORSTOM - Paris/França). A palestra será na Sala da Congregação da FE. Mais informações pelos (19) 3788-5565, no site http://www.fe.unicamp.br ou pelo e-mail eventofe em unicamp.br.
Unidança
O próximo Unidança será realizado nos dias 11 e 12 de junho, às 12h30, no auditório do Instituto de Artes (IA). O Unidança é uma mostra de trabalhos de dança realizada bimestralmente pelos alunos do Departamento de Artes Corporais (DAC). O evento é mais uma oportunidade para a comunidade universitária (público do Unidança) entrar em contato com essa linguagem de expressão.
Empreendedorismo
Nos dias 11 a 13 de junho será realizada a conferência Endeavor de Empreendedorismo no Hotel The Royal Palm Plaza. O evento discutirá questões sobre como construir uma empresa para durar e crescer; quais fatores diferenciam empresas vencedoras; qual a mentalidade do líder de uma empresa eterna; como crescer com a ajuda dos outros e descobrir que tipo de
apoio os negócios precisam. Reunirá especialistas das mais diversas indústrias, como AMBEV, Pixel Software, Gerdau, Natura, Revista Trip, Yázigi Internacional e outras. No dia 11, às 20 horas, haverá entrega dos prêmios do concurso Empreendedores do Novo Brasil, do Instituto Empreender Endeavor e Você S.A. Informações e inscrições: site http://www.conferenciaendeavor.com.br. 
I Fórum de Debates das IES de Piracicaba
O Fórum de Instituições de Ensino Superior (IES) de Piracicaba e os Comitês de
Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) promovem uma série de debates, cujo objetivo é promover o intercâmbio e ações conjuntas entre as IES de Piracicaba e comunidades sobre aspectos conflitantes envolvendo a sociedade e a universidade. As reuniões serão realizadas no salão nobre da Unimep (Rua Boa Morte, 1225, Centro, Piracicaba), a partir das 19 horas. Mais informações: telefone (19) 3412-5349 ou e-mail cep em fop.unicamp.br. Hoje o tema será "Alimentos transgênicos – A polêmica e o direito de saber".
Coleta de sangue
Dias 11 (quarta-feira), 17, 18 e 25 de junho coleta de sangue na Praça da Catedral (Rua 13 de maio, centro de Campinas), das 8 às 12 horas com a unidade volante. Informações: telefones 3788-8720 (de segunda a sexta-feira) e 3788-8705 (todos os dias).
3ª. Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem: Tecnologia de Arquivo
O Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp (Labeurb) promove o seminário Educação do Corpo e Aquitetura: Notas Indiciais, ministrado por Carmen Lúcia Soares (FE-UNICAMP). O evento será no dia 11 de junho (quarta-feira) na sala da Congregação do Instituto Estudos da Linguagem da Unicamp. 
Dia 12
 
Mulher e Ensino Superior
O Seminário Internacional "A Mulher e a Liderança no Ensino Superior, Como são fortes os obstáculos?" será realizado na Cidade de Monterrey, Nuevo León, México, nos dias 12, 13 e 14 de junho. A Unicamp é membro da OUI. Mais informações no site http://www.oui-iohe.qc.ca/.
Dia 13

I Encontro de Neuropsiaquiatria
O Centro de Estudos em Psiquiatria da Unicamp promoverá o I Encontro Paulista de Neuropsiaquiatria & Saúde Mental do Idoso nos dias 13 e 14 de junho. O encontro acontecerá no Instituto Bairral de Psiquiatria, em Itapira – SP, e terá como tema central "Demência e depressão: entender e tratar.". Consulte a programação e outras informações no link http://www.sppc.med.br/convite2.htm. 
Dia 17
Palestras SAE
O Serviço de Apoio ao Estudante programou novas palestras de recrutamento. No dia 17 de junho, será a Du Pont e no dia 1o de julho a Copersucar encerra a programação do semestre, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Central. 
Lançamento
O livro Corpo e ancestralidad - Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação (Editora da Universidade da Bahia), da professora Inaicyra Falcão, do Instituto de Artes (IA), será lançado no dia 17 de junho, às 19 horas, no Museu da Cidade (Av. Andrade de Neves nº 33, Centro, Campinas). Antes do lançamento está prevista uma palestra pela autora e apresentação de cânticos yorubá com destaque afro-brasileiro.

Dia 16 

I Simpósio Internacional Brasil-Japão
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) promoverá no dia 16 de junho o I Simpósio Internacional Brasil-Japão que tem como tema "Energia, meio ambiente e sustentabilidade". O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade, com tradução simultânea das palestras em japonês para o inglês. Participam do evento: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Gifu University (Japão); Japan International Cooperation Agency (Jica); Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento (SP);
Secretaria do Meio Ambiente (SP) e a Sociedade de Abastecimento e Água e Saneamento (Sanasa). O encontro oferece 300 vagas e as inscrições podem ser feitas no site http://www.cori.unicamp.br/workshop.htm. Mais informações: telefone (19) 3788-4759.
Festival de Ginástica na FEF
A Faculdade de Educação Física (FEF) realizará no próximo dia 16 de junho, às 19 horas, no Ginasinho da FEF, a nona edição do Festival Interno de Ginástica. Neste festival, serão apresentadas coreografias relacionadas com as matérias de ginástica e dança da Faculdade e também os grupos de extensão comunitária da mesma área. A entrada é franca.
Assentamentos Rurais
A Jornada de Estudos sobre Assentamentos Rurais acontece de 16 a 17 de junho no anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), com o tema "Dinâmicas familiar, produtiva e cultural nos assentamentos rurais de São Paulo".
Dia 18

Hidroponia
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) realizarão nos dias 18 a 20 de junho o 5o Encontro de Hidroponia e Cultivo sem Solo, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Extensão da Feagri. Informações: telefone (19) 3788-1088. A programação pode ser acessada através do site http://www.hidroponia.com.br/.
Dia 26

PAGU completa Dez Anos
O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Estudos de gêneros (PAGU), que comemora dez anos de vida, promove o seminário "Sexualidades e saberes: convenções e fronteiras". O evento será realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH). Mais informações: site http://www.unicamp.br/pagu/noticiaspagu.html.
Comunicações em História da Educação
A Faculdade de Educação (FE) promove a conferência “Ensino médio: impasse e perspectivas”, com a participação da professora Ediógenes Aragão Santos (DEFHE - FE/Unicamp). O evento será no dia 26 de junho, às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site http://www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br.
Tecnologias de informação
Evento inter e multidisciplinar, organizado pelo Centro de Pesquisas Renato Archer e Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores, e gerentes de vários segmentos como Gestão, Sistemas de Informação, Tecnologias de informação e outros. Acontece no dia 26 de junho em diversos locais (vide programa no site). O objetivo é a troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema Gestão em SI e TI. Informações: http://www.cenpra.gov.br/.

Dia 27
 
Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidade, escola e educação infantil" acontecerá no dia 27 de junho, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato.
Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Mais informações: telefone (19) 3788-5565.
Restauração
A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) realiza nos dias 28 a 30 de junho um curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado por Dulce Fernandes Barata. Para participar, é necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em conservação preventiva. Informações no site http://www.extecamp.unicamp.br.
 -----------------------------------------------------------------
 O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de
 Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp
 (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje
 (www.unicamp.br/imprensa).
Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
 ------------------------------------------------------------
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l