Unicamp Hoje - quarta-feira, dia 4 de junho

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Jun 3 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na quarta-feira, 4 de junho
I Fórum de Debates das IES de Piracicaba
O Fórum de Instituições de Ensino Superior (IES) de Piracicaba, os Comitês de
Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) promovem uma série de debates, cujo objetivo é promover o intercâmbio e ações conjuntas entre as IES de Piracicaba e comunidades sobre aspectos conflitantes envolvendo a sociedade e a universidade. As reuniões serão realizadas no salão nobre da Unimep (Rua Boa Morte, 1225, Centro, Piracicaba), a partir das 19 horas. Mais informações: telefone (19) 3412-5349 ou e-mail cep em fop.unicamp.br. Programação da série: hoje - "A bioética  e a atuação do profissional de saúde". No próximo dia 11, o tema será "Alimentos transgênicos – A polêmica e o direito de saber".
Leituras literárias
O Projeto Leituras Literárias, ligado ao Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), organiza hoje (4) uma mesa-redonda com as participações do escritor Rodrigo Naves e da professora Vilma Arêas (debatedora) sobre o livro O Filantropo (Cia das Letras). A programação terá início às 14 horas, na sala de colegiado do IEL. Informações: telefone (19) 3788-1513.           
Conversas sobre Música
Acontece hoje (4) mais uma edição do evento Conversas sobre Música, das 18 às 19 horas, na sala de congregação da Faculdade de Educação (FE). As inscrições são feitas no local. Informações: (19) 3788-5565  ou e-mail: eventofe em unicamp.br.  
IV Workshop de Pós-Graduação na Feagri
A coordenadoria de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) realiza até o dia 6 (sexta-feira) o IV Workshop de Pós-Graduação: O Workshop das Áreas de Concentração, às 8h30. O evento visa permitir uma semana de reflexão e discussão sobre a pós-graduação da Faculdade; possibilitar a apresentação de trabalhos sob a forma oral e de pôster; possibilitar avaliação dos temas dos trabalhos em desenvolvimento; possibilitar discussões de temas de importância atuais de cada área de concentração; e possibilitar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Faculdade em empresas ligadas às cinco áreas de concentração da Feagri. A programação e demais informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço http://www.agr.unicamp.br, onde também poderão ser conferidas as palestras via Internet.
Cinema na Casa do Lago
Programação mensal em
http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programamensal.htm
TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES
 
Instituto Biologia 
"Acarofauna predadora (Acari:Gamasida) de Musca domestica L. em esterco de aves poedeiras, em granja da região de Pirassununga, SP: importância no controle biológico, manejo integrado e forésia." (doutorado). Candidata: Tatyana Sacchi Carmona Rodrigueiro. Orientador: professor Angelo Pires do Prado. Dia: 4 de junho, às 9 horas, na sala de defesa da pós-graduação do IB.
A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
OPORTUNIDADES

Secretaria de saúde disponibiliza dados sobre mortalidade, nascidos vivos e doenças
A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas está disponibilizando consultas remotas a três bancos de dados de sistemas de informação em saúde via Internet, através do TabNet, (tecnologia desenvolvida pelo DATASUS). Trata-se de banco de dados bruto sobre mortalidade, nascidos vivos e doenças de notificação compulsória. As consultas remotas, em http://www.datasus.gov.br/, mostram características geográficas (local de residência ou ocorrência, discriminando além de UF e município informações mais detalhadas dos residentes em Campinas, como Distrito de Saúde e Centro de Saúde), temporais (como mês, ano ou semana epidemiológica do evento), relacionadas ao indivíduo (sexo, faixa etária, raça, grau de instrução) e sobre o evento de saúde (específicas para cada sistema de saúde). Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Informações e Informática da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas: telefone: 3235-1813, e-mail: saude.tabnet em campinas.sp.gov.br ou site www.saude.campinas.sp.gov.br.
Tecnologias de informação
Este evento inter e multidisciplinar é organizado pelo Centro de Pesquisas “Renato Archer” e pela Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores e gerentes de vários segmentos como gestão, sistemas de informação, tecnologias de informação e outros. O objetivo é realizar troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema gestão em SI e TI. Informações: site www.cenpra.gov.br/.
Solidariedade
Alunos de graduação e pós-graduação em química do Instituto de Química (IQ) estão se mobilizando conjuntamente para arrecadar agasalhos e alimentos para as famílias carentes do Hospital das Clínicas. Esta atividade pretende desenvolver o conceito de solidariedade entre os alunos de ambos os setores do IQ, além de uni-los para a realização de um bem maior. Informações e doações no site http://laqqa.iqm.unicamp.br/ ou com Marcello Garcia pelo tel (19) 3788-3126.
Pass/Unimed
O Pass/Unimed já está entregando os novos cartões magnéticos para titulares dependentes que tenham data de validade até junho de 2003. Os novos cartões deverão ser retirados na Diretoria de Assistência e Benefícios (DAB), prédio da Reitoria III, das 9 às 15h30 horas, até 6 de junho de 2003, mediante devolução dos cartões atuais. Mais informações: telefones (19) 3788-4848, 3788-4849 ou e-mail dgrhpass em unicamp.br.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Congresso de Iniciação Científica começa sexta-feira
As inscrições para o XI Congresso Interno de Iniciação Científica estarão abertas até o dia 6 (sexta-feira). O evento será realizado de 24 a 26 de setembro no Ginásio Multidisciplinar.
Veja a programação:
Dia 24, das 14h30 às 15 horas - Abertura
De 24 a 26 de setembro, das 15h30 às 17 horas - Exposição conjunta dos painéis das áreas de artes, biológicas, exatas, humanas e tecnológicas
Das 17h30 às 18h30 - Apresentação de espetáculos artísticos e musicais
Todos os alunos inscritos no congresso, independentemente da área do projeto, deverão comparecer à quadra do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp no dia 24 de setembro, das 12 às 14 horas, para a colagem dos painéis. Também será de responsabilidade dos expositores a sua retirada, que deverá ser feita exclusivamente no dia 26, das 18h30 às 20h30. A organização do congresso não se responsabilizará pelos painéis que porventura deixarem de ser retirados. Mais informações no site http://www.prp.unicamp.br/pibic/xicongresso.
Curso de Extensão no Ceset
O Centro de Ensino Superior de Educação Tecnológica (Ceset) promove de 7 de junho a 26 de julho, das 8 às 12 horas, o curso de Introdução à Matemática Financeira com uso de HP 12C, ministrado pela professora Ana Karina Cancian, com carga horária de 32 horas. O curso de pré-cálculo, ministrado pela professora Elaine Cristina Catapani Poletti, terá suas inscrições abertas até 30 de junho, com carga de 32 horas. Mais informações pelo site http://www.ceset.unicamp.br ou pelo telefone (19) 3404-7100 - ramal 7153, com Márcia ou pelo e-mail: marcial em ceset.unicamp.br. Requisito: uso de calculadora HP 12C e 2o grau completo.
Curso profissionalizante na FOP 
Os cursos profissionalizantes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) terão inscrições abertas para o exame de seleção do curso Atendente de Consultório Dentário (ACD) até o dia 11 (somente dias úteis), nos horários das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. Os cursos serão ministrados em seis meses e iniciam suas atividades em 4 de agosto. O ACD é o profissional qualificado em nível de ensino médio que, sob supervisão do cirurgião dentista, executa tarefas auxiliares no tratamento odontológico. Os interessados poderão se inscrever na rua Dom Pedro II, 627, Centro, Piracicaba. No ato da inscrição, o candidato deverá levar o RG, pagar uma taxa de R$ 20 e possuir o ensino fundamental concluído  (1º grau). Os cursos são gratuitos. Mais informações: telefones 19-3422-5346 e 3422-5347 ou e-mail colfop em merconet.com.br.

Frontiers of NanoEngineering - 2003
Estão abertas as pré-inscrições e o envio de resumos para o simpósio internacional Frontiers of
NanoEngineering - 2003. Este simpósio ocorrerá na Unicamp em 2 e 3 de outubro. A data-limite para o envio dos resumos é 13 de junho. O foco deste evento será a integração das fronteiras da nanociência e da nanotecnologia, visando proporcionar aplicações criativas de nanoengenharia para o benefício da humanidade. Autores que trabalhem no estado da arte, nas áreas de
nanoengenharia, nanoeletrônica, eletrônica de DNA, computação quântica, eletrônica de spin, nanofotônica, nanomateriais, nanobiologia, sensores moleculares, motores moleculares, nano-
acionadores, nanorobôs, nanomanipuladores, nanotubos, nanopartículas, nanoscopias, e em outras áreas relacionadas com a nanoescala, estão convidados a submeter seus trabalhos.
As contribuições selecionadas serão publicadas por uma editora de grande prestígio internacional.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento www.nanoengenharia.fee.unicamp.br, pelos telefones  (19)3788-3746, 3788-3851 ou 3788-3707 ou pelo e-mail nanoengenharia em fee.unicamp.br

AFPU
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) recebe, até 18 de junho, inscrições para o curso "Satisfação do Cliente - Práticas de Atendimento", que será ministrado de 24 a 26 de junho (turma I), 12 a 14 de agosto (turma II) e de 7 a 9 de outubro (turma III). O curso destina-se a funcionários que atuam na recepção e atendimento ao cliente. Mais informações no site http://www.afpu.unicamp.br.
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
Marx e Engels
A inscrição de trabalhos para o 3o Colóquio Marx e Engels: Marxismo e Socialismo no Século XXI ocorrerá no período de 3 a 7 de novembro. O prazo para a inscrição das comunicações vai até 30 de junho. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Desta vez, serão abordados temas como as condições e a luta para a reorganização do movimento socialista internacional. Fazem parte da programação mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. O pesquisador deverá enviar um resumo da sua comunicação para o Cemarx. Informações: telefone (19) 3788-1639, site www.unicamp.br/cemarx/ ou e-mail cemarx em unicamp.br.
Oncologia
As informações do 1º Prêmio de Oncologia Novartis - Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites: www.saudebrasilnet.com.br ou www.novartisoncologia.com.br. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Contatos com Fabíola Spila pelo telefone (11) 3666-8300 ou e-mail: fabiola.spila em portavoz.com.br. 
EM ANDAMENTO
 
Artes Plásticas na Casa do Lago
A Galeria de Arte do Espaço Cultural Casa do Lago realiza, em suas dependências, a exposição de artes plásticas "Vai tá tendo arte" até 5 de junho. Trata-se de um trabalho encabeçado por artistas da Unicamp que ingressaram na Universidade em 1998. A abertura da exposição será às 18h30. Mais informações: telefone (19) 3289-3803.

Arte e Humanização 
A mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo) do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) apresentará trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos até 30 de junho, das 9 às 17 horas, no hall de entrada do Caism. Este material fará parte da Galeria permanente do hospital. Mais informações: telefone 3788-9300.

Pintura 
A Galeria de Arte da Unicamp organiza até 27 de junho a exposição de pinturas recentes do artista Hércules Barsotti. A exposição acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 
Projeto Crânio - Face Brasil 
A médica Vera Lopes, docente do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas, está desenvolvendo um projeto de pesquisa apoiado pela Fapesp que tem como proposta inicial o reconhecimento da atual atenção ao portador de anomalias craniofaciais e outras ações de saúde. Foram criados sistemas de cadastros para facilitar o acesso da população ao tratamento e o contato entre os serviços cadastrados. Como parte deste projeto, haverá um concurso para a escolha do logotipo, que está com as inscrições e regras explicitadas na página www.fcm.unicamp.br. Informações: telefone (19) 3788-8851.
Cultura Islã
A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza Mostra da Cultura do Islã até 30 de junho, das 9 às 21h30. A exposição é composta por livros relativos à cultura islâmica: arte, história, cultura, sociologia e temas correlatos. Informações com Clarinda Rodrigues Lucas: telefone (19) 3788-1586.
MOBILIDADE FUNCIONAL
 
USP
Estarão abertas até 6 de junho as inscrições para o processo seletivo a uma vaga de analista de sistemas e uma para especialista em laboratório, ambas exigindo nível superior ligado ao Departamento de Genética da FMRP-USP. Mais informações, acessar o site www.fmrp.usp.br.
Técnico Administrativo para o IA
O Instituto de Artes (IA) abre inscrições para o processo de mobilidade funcional visando o preenchimento de uma vaga na ocupação de técnico administrativo. As inscrições podem ser feitas de 2 a 10 de junho, das 8 às 16 horas. Mais informações: e-mail atuia em iar.unicamp.br ou site da Diretoria Geral de Recursos Humanos em "oportunidades" http://www.unicamp.br/unicamp/administracao/administracao_prdu_dgrh.html.  
FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas até o dia 21 de julho para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso; um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19)
3412-5205.
CONCURSOS

FCM 4
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ao concurso de livre docente na área de neurologia até o dia 5 de junho. A vaga é na disciplina de patologias vasculares do sistema nervoso. Informações:
telefone (19) 3788-8933 (Cleusa Filipini - ATU). Veja edital completo em pdf
 - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/02P55522003.pdf.

FEF
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Estudos do Lazer da Faculdade de Educação Física (FEF) para o concurso de professor doutor, em regime de RTP, na disciplina lazer e sociedade. As inscrições vão até 3 de junho. Informações sobre os critérios necessários e local: telefone (19) 3788-6603 (com Laisez Jael Cabral - ATU). Veja edital completo em pdf no endereço http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/23P045892003.pdf. 

Processo Seletivo para Professor Substituto
A Unicamp divulga a realização de um processo seletivo para preenchimento de uma função de professor substituto em caráter temporário no Departamento de Ciência Política. A contratação será feita no regime RTC (equivalente a 20 horas semanais de trabalho). Podem se candidatar portadores do título de doutor e do título de mestre, com formação em ciências sociais ou áreas afins das ciências humanas. As inscrições vão até 5 de junho e deverão ser feitas na secretaria desse Departamento, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações: telefone (19) 3788-1579.
Instituto de Geociências
O Instituto de Geociências (IG) realiza seleção pública de provas e títulos para o preenchimento de uma função docente, na Parte Especial do Quadro Docente, no nível MS-3, RTP, pelo período de três anos, na área de Geografia (Disciplinas GF 802 - Planejamento Regional, GF 601 -
Geografia Regional, junto ao Departamento de Geografia do IG.  As inscrições ficam abertas até 17 de junho, na Secretaria do IG, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Confira informações detalhadas em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/22P37582003.pdf
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
A Unicamp abriu concurso para o provimento de um cargo, em Regime de Tempo Parcial (RTP), de professor titular, na área de Movimentos Sociais e Sindicatos, disciplina HZ-844, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A Secretaria Geral da Universidade recebe as solicitações até 11 de agosto, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14, no campus de Barão Geraldo. Confira informações detalhadas em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P102882002.pdf
Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp
PROGRAME-SE
JUNHO
 
Dia 5
 
Operadores Logísticos
O Grupo de Estudos em Logística (GEL), em continuidade ao seu Ciclo de palestras, realiza amanhã (5), das 18h30 às 21h30, no prédio azul da Faculdade de Engenharia (FEC), a palestra "Operadores logísticos". A taxa de inscrição para estudantes é de R$ 5,00 e, para profissionais, de R$ 20,00. O coordenador do evento é o professor Orlando de Fontes Lima Jr. Mais informações: ramal 8-2408 (Bete). Próximas palestras:
3/7 - A revolução da tecnologia de informação
7/8 - Logística reversa: os problemas ambientais
4/9 - Abrangência global e operação local: as redes logísticas
2/10 - A logística nos centros urbanos
6/11 - Qualidade, produtividade e desempenho em logística
4/12 - O mercado de trabalho e a empregabilidade do profissional de logística
Nanociência
A Unicamp vai reunir, amanhã (5) e no dia 6, pesquisadores da Universidade e da região de Campinas que atuem nas mais diversas áreas com interesse especial em nanociência e nanotecnologia. Mais que gerar contatos entre os pesquisadores e troca de informações entre os grupos que já atuam em escala de bilionésio de milímetro, a Unicamp espera o surgimento de programas multidisciplinares em nanociência ou em nanotecnologia. Veja mais em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2003/ju215pg09.html. 
Plano de negócios
O Núcleo Softex promove um curso que reunirá interessados em obter recursos financeiros da linha Prosoft e também em aprender como se faz um Plano de Negócios para captar recursos de investidores externos. O curso acontecerá amanhã (5) e no dia 6, das 8 às 17 horas, na sede Softex Campinas (Estrada da Telebrás, km 0,97 - Unicamp). Mais informações: telefone (19) 3287-7060.
Unicamp promove curso de cuidadores domiciliares
Iniciativa conjunta entre o Serviço Social do HC e o Departamento de Clínica Médica, será realizado, amanhã e no dia 6, o 7o Curso de Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar. O evento, das 8 às 17h30, será conduzido no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas. O curso é voltado aos cuidadores que prestam assistência domiciliar. Serão oferecidas 150 vagas.
Inscrições na secretaria do Serviço Social (terceiro andar do HC), das 14 às 16 horas. Informações: telefones (19) 3788-7250, 3788-7460 e 3788-8014.
Seminário no IFCH
O programa de pós-graduação em demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH)  e o Núcleo de Estudos da População da Unicamp (Nepo) realizam amanhã (5) seminário sobre “Metabolismo demográfico”. O seminário será ministrado por Alícia Bercovich (IBGE- RJ), no auditório do Nepo, às 14 horas. Mais informações com Maria Ivonete: telefone (19) 3788-5910 ou e-mail ivonete em nepo.unicamp.br.
Meio Ambiente
A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura do campus e a Diretoria Geral da Administração (DGA) realizam de amanhã até o dia 13, das 9h30 às 16 horas, a feira Meio Ambiente e Cidadania. A exposição é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado amanhã (5). Participam da feira áreas como o Hemocentro, o Instituto de Biologia, a Divisão de Meio Ambiente, o Sistema Educativo da Unicamp e o Cecom.
Dia 7 
Plásticos
O Departamento de Plásticos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), no ano que completa dez anos de atividades, promoverá de 9 a 13 de junho um ciclo de palestras em que serão abordadas as inovações tecnológicas relacionadas ao mercado dos materiais plásticos. A importância dos plásticos se evidencia nos avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas e por constituir um mercado que, além de estar em constante crescimento, movimenta, só no Brasil, 15 bilhões de dólares por ano. O evento será realizado no Centro de Convenções e contará com a presença de especialistas ligados diretamente ao setor de plásticos. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico. Mais informações no site http://www.cotuca.unicamp.br ou no telefone (19) 3707-1527.
Dia 10

Série Cultural da Adunicamp
A Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp) organiza sua série cultural com uma programação que termina no dia 10  de junho, com o Grupu - Grupo de percussão da Unicamp, às 12 horas.  

Softex
Seed Money: A importância e o reconhecimento do Angel Investor
O Softex Campinas, em parceria com a Eccelera, estará promovendo uma palestra sobre Seed Money: a importância e o reconhecimento do Angel Investor. A palestra tem o objetivo de explicar o conceito de “Angel Investment e Seed Money”, a importância do Angel Investor e discutir como a relação Angel Investor e Empreendedor pode ser criada e aperfeiçoada. No dia 10 de junho,das 15 às 17 horas, o evento será no auditório do Centro de Tecnologia da Unicamp (rua Bernardo Saião, 100 – Unicamp (atrás do Banco Real)).  
Ciclo de palestras na FE
Nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho, a Faculdade de Educação (FE) promoverá palestras sobre “A educação superior em vários enfoques”. A primeira palestra do ciclo, no dia 10 (terça-feira), será ministrada pelo professor Pedro Goergen  (FE/UNICAMP), na sala da congregação da FE. O professor fará reflexões sobre Kant e o conflito das faculdades. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br. As próximas palestras serão:
- ”A cultura científica e a cultura humanística” 
Prof. Dr. José Camilo dos Santos Filho (Professor aposentado da FE/Unicamp) 
11 de junho (Quarta-feira), às 14h30 
Local: Sala de defesa de tese da FE (Bloco A – 1º andar) 
- “Implantação do currículo do curso de Medicina da UEL: uma nova concepção de educação” 
Prof. Dr. Mário José de Almeida (UEL/PR e Presidente da Rede Unida) 
17 de junho (Terça-feira), às 14h 
Local: Sala de defesa de tese da FE (Bloco C – 2º andar) 
- “O sistema universitário da Rússia “
Prof. Iakov V. Kopelevitch (UFGW/|Unicamp) 
18 de junho de (quarta-feira), às 14h 
Local: Sala da congregação da FE 
Dia 11
Empreendedorismo
 Nos dias 11 a 13 de junho será realizada a conferência Endeavor de  Empreendedorismo, no Hotel The Royal Palm Plaza. O evento discutirá questões sobre como construir uma empresa para durar e crescer; quais fatores diferenciam empresas vencedoras; qual a mentalidade do líder de uma empresa eterna; saiba como crescer com a ajuda dos outros e descubra que tipo de
apoio seu negócio precisa. Reunirá especialistas das mais diversas indústrias, como AMBEV, Pixel Software, Gerdau, Natura, Revista Trip, Yázigi Internacional e outras. No dia 11, às 20 horas, haverá entrega dos prêmios do concurso "Empreendedores do Novo Brasil", do Instituto Empreender Endeavor e Você S.A. Informações e inscrições: www.conferenciaendeavor.com.br. 
Unidança
O próximo Unidança será realizado nos dias 11 e 12 de junho, às 12h30, no Auditório do Instituto de Artes (IA). O Unidança é uma mostra de trabalhos de dança, realizado bimestralmente pelos alunos do Departamento de Artes Corporais (DAC). O evento é mais uma oportunidade para a comunidade universitária (público do Unidança) entrar em contato com essa linguagem expressão.
Seminário no PAGU
O Núcleo de Estudos de Gênero promove no dia 11 de junho o seminário "Feminismo, Movimentos de Mulheres...", ministrado pela professora Maria Lygia Quartim de Moraes. O evento será realizado na sala de reuniões do PAGU às 14 horas. Mais informações pelo e-mail pagu em unicamp.br ou pelos telefones (19) 3788-7873 e 3788-1704. 
Tutorial "OpenOffice"
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) estão oferecendo o tutorial "OpenOffice - módulo Calc (planilha)", a realizar-se no dia 11, das 9 às 12 horas. A inscrição está aberta a toda e qualquer pessoa que tenha um vínculo com a Unicamp: docentes, alunos, funcionários, estagiários e deve ser feita no site http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.html.  O tutorial é expositivo e ministrado no auditório do CCUEC. Veja ementa completa em http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tutOpencalc.html.
Palestra na Faculdade de Educação
No dia 11 de junho (quarta-feira), às 14 horas, a Faculdade de Educação da Unicamp (FE) promove uma palestra sobre “Trajetórias familiares e profissionais de operários em São Paulo” com o professor Robert Cabanes (ORSTOM - Paris/França). A palestra será na Sala da Congregação da FE. Mais informações pelos (19) 3788-5565, no site: www.fe.unicamp.br ou pelo e-mail eventofe em unicamp.br
Dia 12
Mulher e Ensino Superior
 O Seminário Internacional "A Mulher e a Liderança no Ensino Superior, Como
 são fortes os obstáculos?", será realizado na Cidade de Monterrey, Nuevo
 León, México, nos dias 12, 13 e 14 de junho. A Unicamp é membro da OUI. Mais informações no site http://www.oui-iohe.qc.ca/
Festival de Ginástica na FEF
A Faculdade de Educação Física realizará no próximo dia 12 de Junho às 19 horas, no Ginasinho da FEF, a 9ª edição do seu Festival Interno de Ginástica. Neste festival são apresentadas coreografias relacionadas com as matérias de Ginástica e Dança da Faculdade e também os Grupos de Extensão Comunitária da mesma área. A entrada é franca.
Dia 13

I Encontro de Neuropsiaquiatria
O Centro de Estudos em Psiquiatria da Unicamp promoverá o I Encontro Paulista de Neuropsiaquiatria & Saúde Mental do Idoso, nos dias 13 e 14 de junho. O encontro acontecerá no Instituto Bairral de Psiquiatria, em Itapira – SP, e terá como tema central "Demência e depressão: entender e tratar.". Consulte a programação e outras informações no link http://www.sppc.med.br/convite2.htm. 
Dia 16 

I Simpósio Internacional Brasil-Japão
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) promove no dia 16 de junho o I Simpósio Internacional Brasil-Japão que tem como tema "Energia, meio ambiente e sustentabilidade". O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade, com tradução simultânea das palestras em japonês para o inglês. Participam do evento: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Gifu University (Japão); Japan International Cooperation Agency (JICA); Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento (SP);
Secretaria do Meio Ambiente (SP) e a Sociedade de Abastecimento e Água e Saneamento (Sanasa). O encontro oferece 300 vagas e as inscrições podem ser feitas no site www.cori.unicamp.br/workshop.htm. Mais informações: telefone (19) 3788-4759.
Festival de Ginástica na FEF
A Faculdade de Educação Física (FEF) realizará no próximo dia 16 de junho, às 19 horas, no Ginasinho da FEF, a 9ª edição do seu Festival Interno de Ginástica. Neste festival, serão apresentadas coreografias relacionadas com as matérias de ginástica e dança da Faculdade e também os grupos de extensão comunitária da mesma área. A entrada é franca.
Assentamentos Rurais
A Jornada de Estudos sobre Assentamentos Rurais acontece de 16 a 17 de junho no anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), com o tema "Dinâmicas familiar, produtiva e cultural nos assentamentos rurais de São Paulo".
Dia 18

Hidroponia
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) realizam o 5o Encontro de Hidroponia e Cultivo sem Solo de 18 a 20 de junho, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão da Feagri. Informações: telefone (19) 3788-1088. A programação pode ser acessada no site http://www.hidroponia.com.br/.
Dia 26

PAGU completa dez anos
O Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de estudos de gêneros (PAGU), que comemora seus dez anos de vida, promove o seminário "Sexualidades e saberes: convenções e fronteiras". O evento será realizado nos dias 26 e 27 de junho no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH). Mais informações sobre a programação no site http://www.unicamp.br/pagu/noticiaspagu.html.
Movimento Cinematográfico
Campinas será a primeira cidade do interior paulista com uma agenda permanente de discussões sobre o movimento cinematográfico brasileiro. O roteirista do filme Carandiru, Victor Navas, abriu, no último dia 8, o 1º Fórum Permanente de Cinema do Interior de São Paulo, no Centro de Convenções da Unicamp. Até novembro, a equipe organizadora do fórum promoverá encontros
mensais com profissionais renomados da indústria cinematográfica brasileira, sempre às 18 horas, no Centro de Convenções. A participação é gratuita (não é necessário a reserva de ingressos). Programação prevista para os próximos meses, a confirmar:
26 de junho - Produção de cinema - Fabiano Gulani - produtor de Bicho 7, Cabeças e Carandiru
28 de agosto - Direção de Cinema - Beto Brant - diretor do filme O invasor
25 de setembro - Distribuição e exibição - Arnaldo Carrilho - presidente da Rio Filmes
30 de outubro - Relação cinema e TV - Jorge Furtado - TV Globo
27 de novembro - Políticas nacionais de incentivo ao cinema - Orlando Senna -
secretário do Audiovisual e Gustavo Dahl - presidente da Ancine
Mais informações:  telefone (19) 3788-1736 (Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp).
Comunicações em História da Educação
A Faculdade de Educação (FE) promove a conferência “Ensino médio: impasse e perspectivas”, com a participação da professora Ediógenes Aragão Santos (DEFHE - FE/Unicamp). O evento será no dia 26 de junho, às 17 horas, na sala da congregação da FE-Unicamp. Mais informações: telefone (19) 3788-5565, site: www.fe.unicamp.br ou e-mail eventofe em unicamp.br.
Dia 27
 
Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidade, escola e educação infantil" acontecerá no dia 27 de junho, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato.
Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Mais informações: telefone (19) 3788-5565.
Dia 28
Restauração
Estão abertas as inscrições, até 30 de maio, para o curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser realizado nos dias 28 a 30 de junho, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Será ministrado por Dulce Fernandes Barata. Para participar, é necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em Conservação Preventiva. Informações no site www.extecamp.unicamp.br.
 -----------------------------------------------------------------
 O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de
 Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp
 (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje
 (www.unicamp.br/imprensa).
Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
 ------------------------------------------------------------
 --
 To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:
http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%
2dl&e=malu em iar.unicamp.br&p=6466
Click this link, or copy and paste the address into your browser.
-------------------------------------------------
This mail sent through IMP: http://horde.org/imp/
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=mani@reitoria.unicamp.br&p=8077

Click this link, or copy and paste the address into your browser.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l