Unicamp Hoje - 22 de maio

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Maio 21 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na quinta-feira, 22 de maio
Acordo Unicamp e Santander
A Unicamp e o Grupo Santander-Banespa assinam hoje  (22)
acordo visando ao patrocínio das atividades das cátedras que a Unicamp
passará a ter na Universidade de Buenos Aires (UBA) e em outras
universidades de excelência da Espanha. O programa também prevê o
funcionamento de cátedras da UBA e das universidades espanholas na
Unicamp, cujos nomes serão anunciados na próxima semana.
O acordo com o Banco Santander prevê a liberação de US$ 15 mil por ano,
durante quatro anos, para as atividades de intercâmbio entre Unicamp e
UBA. Está previsto um curso por ano, envolvendo palestras e atividades
de pesquisa. Durante o programa, professores da Unicamp atuarão na UBA e
professores da UBA atuarão na Unicamp.
Energia para o Século 21
Rogério César Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp, apresenta a palestra "Energia para o Século 21” hoje (22), às 16 horas, no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin. Cerqueira Leite é presidente do Conselho Administrativo da ABTLus, membro do Grupo de Trabalho sobre Energia da "International Union for Purê and Applied Physics".
Palestra de recrutamento traz Procter&Gamble ao campus
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza hoje (22) às 18 horas, uma palestra de recrutamento no auditório da Biblioteca Central. A empresa convidada é a Procter&Gamble, que deverá expor sua política de recrutamento para os estudantes da Unicamp. A gerente de RH da 
Procter, Cátia Brumatti, é quem deve repassar as informações ao presentes. 
Informações adicionais no SAE pelo telefone 19-3788-7011.
Faculdade de Educação
O Ciclo de Palestras Psicanálise, Infância e Educação, promovido pela Faculdade de Educação (FE), prossegue com palestras ministradas pelas professoras Rita Cardoso e Kátia Faria (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) hoje (22). O evento acontece na sala de defesa de teses da FE (bloco C - 2º andar), das 14 às 18 horas. A próxima palestra será no dia 29, ministrada pela professora Valéria Ferranti (Faculdade de Educação da USP). Mais informações: telefone (19) 3788-5565. 
Cinema na Casa do Lago
Programação mensal em http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programamensal.htm

TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES
A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
OPORTUNIDADES

Tecnologias de informação
Evento inter e multidisciplinar, organizado pelo Centro de Pesquisas Renato Archer e pela Unicamp, com o objetivo de promover o encontro de empresários, pesquisadores, educadores e gerentes de vários segmentos como gestão, sistemas de informação, tecnologias de informação e outros. O objetivo é a troca de experiências entre os participantes e também a apresentação de trabalhos prospectivos e acadêmicos relacionados com o tema gestão em SI e TI. Informações: www.cenpra.gov.br/.
Feagri
A Diretoria da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) informa que os telefones/ramais da
unidade vêm apresentando problemas de ordem técnica, emitindo sinal de ocupado freqüentemente, mesmo quando a linha não está sendo utilizada. A Telefonia da Universidade está tomando as providências necessárias para solucionar as dificuldades.
Biblioteca Central
A Biblioteca Central (BC) possui um laboratório de apoio didático e acesso à informação destinado a portadores de necessidades especiais. O espaço possibilita ao usuário interação e participação ativa em pesquisas e acesso a documentos. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações: telefone (19) 3788-6487 ou e-mail veralima em unicamp.br.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Planes
Em continuidade ao  Programa de Formação em Planejamento e Gestão Estratégica, a Coordenadora Geral da Unicamp (CGU) abre inscrições para as turmas do curso de formação de supervisores. Este curso tem como objetivo familiarizar os supervisores e chefes de setores da Unicamp, com os conceitos de planejamento e gestão estratégica. O curso é direcionado a técnicos e técnico-administrativos, chefia ou responsabilidade sobre setores diretamente envolvidos com o planejamento estratégico de sua unidade/órgão: ATDs, ATUs, supervisores. As inscrições devem ser feitas até 23 de maio. Mais informações pelo telefone (19) 3788-4743. 
Curso de Extensão no Ceset
O Centro de Ensino Superior de Educação Tecnológica promove de 7 de junho a 26 de julho, das 8 às 12 horas, o curso de introdução à matemática financeira com uso de HP 12C ministrado pela professora Ana Karina Cancian. Carga horária de 32 horas. As inscrições estão abertas até dia 30 de maio. Já o curso de pré-cálculo, ministrado pela professora Elaine Cristina Catapani Poletti, terá suas inscrições abertas de 2 a 30 de junho, com carga de 32 horas. Mais informações pelo site http://www.ceset.unicamp.br ou pelo telefone (19) 3404-7100 ramal 7153 com Márcia ou
pelo e-mail: marcial em ceset.unicamp.br. Requisito: Calculadora HP 12C e segundo grau completo.
Mostra de Poesia
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promove no próximo dia 30 uma Mostra de Poesia de Estudantes da Unicamp no Espaço Cultural "Casa do Lago", das 19 às 22 horas. As inscrições vão até 23 de maio, no prédio do Ciclo Básico I (3o andar), das 9 às 20 horas. Informações: telefone 3788-7393.

Concurso "Cientistas de Amanhã"
Estão abertas as inscrições para o 46º Concurso "Cientistas de Amanhã", uma promoção do
Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura/Comissão São Paulo (Ibecc-Unesco),
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq), com o apoio do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC). Podem concorrer trabalhos abordando quaisquer assuntos englobados pelas ciências exatas, naturais, humanas ou sociais. Podem participar alunos de sexta a oitava série do Ensino Fundamental e de primeira a quarta série do Ensino Médio. Uma cartilha preparada pela organização do concurso orienta o aluno na confecção dos trabalhos, que podem ser individuais ou em grupo. As inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de maio. O ganhador será escolhido para ganhar uma viagem a Paris com direito a acompanhante, para visitar instituições científicas e culturais francesas. Mais informações pelos telefones (11) 3032-5772 ou celular (13) 9771-6548, e-mail ibecc em cientistasdeamanha.net ou no site http://www.cientistasdeamanha.net.
Bolsas Faep
Está disponível, no Fundo de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Faep), o Programa de Apoio à Implantação de Novos Projetos Temáticos. Edital detalhado e formulário específico para este programa encontram-se no endereço www.prp.unicamp.br/faep/ até 30 de maio.
Logotipo do Ceset
O Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) está com inscrições abertas para a criação de seu logotipo. O logotipo da Unicamp não poderá ser utilizado para compor o objeto deste concurso, seja em sua forma oficial, seja de forma estilizada. O concurso é aberto a toda comunidade universitária (alunos, servidores docentes e não-docentes). Cada participante poderá concorrer com até dois trabalhos. As inscrições poderão ser feitas até 2 de junho. Mais informações: telefone
(19) 3404-7105 (Lenita). Veja o edital do concurso em http://www.ceset.unicamp.br/concurso/conclogo.pdf
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) foi
incumbido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), para
apresentar propostas no âmbito do Programa de Eficiência Energética e
P&D desta empresa para o Ciclo 2003/2004. As propostas-temas para
projetos estarão sendo recebidas pelo Nipe até 23 de maio.
O Nipe está prestando as informações necessárias à formulação e
formatação das propostas, bem como encaminhando aquelas de caráter
interdisciplinar, que envolvam professores e/ou pesquisadores de mais de
uma unidade da Unicamp. Os interessados devem entrar em contato com Cristiane, nos
telefones 19-3289-1860 ou 19-3788-2073, ou e-mail criperes em ifi.unicamp.br para solicitação dos temas preferenciais sugeridos pela Chesf e instruções para apresentação das propostas.
Curso AFPU
A Agência para a Formação profissional da Unicamp (AFPU) recebe, até dia 2 de junho, inscrições para a segunda turma do curso de Higiene e manipulação de alimentos, que será ministrado entre 9 a 13 de junho. Informações no endereço: www.afpu.unicamp.br. 

Marx e Engels
Inscrição de trabalhos para o 3o Colóquio Marx e Engels: Marxismo e Socialismo no século 21 que ocorrerá de 3 a 7 de novembro. O prazo para a inscrição das comunicações vai até 30 de junho. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Desta vez, serão abordados temas como: as condições e a luta para a reorganização do movimento socialista internacional. Fazem parte da programação mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas. O pesquisador deverá enviar um resumo da sua comunicação para o Cemarx. Informações: 3788-1639 ou www.unicamp.br/cemarx/, cemarx em unicamp.br.

Oncologia
As informações do 1º Prêmio de Oncologia Novartis – Saúde Brasil podem ser obtidas nos sites: www.saudebrasilnet.com.br ou www.novartisoncologia.com.br. Trata-se de um concurso nacional na área de oncologia. Estão sendo aceitos trabalhos científicos e projetos sociais. Estudantes de medicina, residentes e médicos poderão apresentar os trabalhos e compartilhar experiências que contribuíram para melhorar as condições de tratamento e atendimento ao paciente com câncer. Dúvidas: Fabíola Spila, telefone (11) 3666.8300, e-mail: fabiola.spila em portavoz.com.br. 
EM ANDAMENTO
Artes Plásticas na Casa do Lago
A Galeria de Artes do Espaço Cultural Casa do Lago realiza em suas dependências a exposição de artes plásticas "Vai tá tendo arte" até 5 de junho. Trata-se de um trabalho encabeçado por artistas da Unicamp que ingressaram na Universidade em 1998. A abertura da exposição será às 18h30. Mais informações: telefone (19) 3289-3803.
Editora na Bienal do Livro 
A Editora da Unicamp anuncia os seguintes lançamentos para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, até  25 de maio. Os lançamentos acontecem no próprio estande, que ocupará parte do megaestande da Abeu - Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Mais informações: e-mail paula em editora.unicamp.br, telefone (19) 3788-7783 ou site http://www.editora.unicamp.br. 
Projeto Crânio - Face Brasil 
A médica Vera Lopes, docente do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas, está desenvolvendo um projeto de pesquisa apoiado pela Fapesp que tem como proposta inicial o reconhecimento da atual atenção ao portador de anomalias crânio faciais e outras ações de saúde. Foram criados sistemas de cadastros para facilitar o acesso da população ao tratamento e o contato entre os serviços cadastrados. Como parte deste projeto, haverá um concurso para a escolha do logotipo, que está com as inscrições e regras na página www.fcm.unicamp.br. Informações: telefone 3788-8851.
Curso sobre Saúde e Trabalho no México e no Brasil 
O Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp organiza, desde do dia 21 até o dia 23 de maio, um curso sobre o projeto "Saúde e trabalho no México e no Brasil Construindo o Observatório das Américas". É destinado à comunidade universitária, aos profissionais de serviços, sindicalistas e técnicos envolvidos com saúde e ambientes de trabalho. As aulas terão tradução simultânea, do inglês para o português, e serão ministradas no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os professores convidados pertencem ao quadro da Escola de Engenharia da Universidade de Lowell, Massachusetts, USA. Seus currículos pessoais e a descrição de trabalhos podem ser vistos em http://www.uml.edu/Dept/WE/people/faculty/quinn.htm
e http://www.uml.edu/Dept/WE/people/faculty/kriebel.htm.
Campanha de Vacinação
O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) está realizando a Campanha da Vacinação contra a Gripe desde o último dia 6, destinado a funcionários e docentes da Unicamp. A partir do dia 12, iniciou a oportunidade para os alunos, docentes e funcionários Funcamp. Para agilizar o atendimento, será necessário levar a carteira de vacinação e comprovante funcional (registro acadêmico ou número de matrícula). Haverá atualização de cadastro. Os interessados deverão se encaminhar para o 1º andar do Cecom, das 8 às 18 horas. Mais informações: telefones (19) 3788-89023 e 3788-89020.
Espetáculo de Dança
A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas e a Confraria da Dança organizam uma visitação às imagens e crenças que habitam o cotidiano e o imaginário popular brasileiro. O espetáculo "Beneditas", criação e interpretação de Diane Ichimaru e Grácia Navarro, será exibido nos dias  23, 24 e 25 de maio (sexta e sábado às 21 horas e aos domingos às 20 horas). A entrada é franca. Basta apenas retirar ingresso 30 minutos antes de cada sessão. O evento será na Confraria da Dança (Rua General Marcondes Salgado, 230, Bosque). Mais informações: telefone (19) 3234-3915 e e-mail confrariadadanca em terra.com.br.
II Simpósio da Qualidade
O COTIL realiza até 23 de maio, o II Simpósio da Qualidade. O evento acontecerá no auditório do ISCA das 19h às 22 horas. Mais informações no Depto. de Qualidade pelo telefone (19) 3404-7282 com os professores Sincléris ou Quitério.
Cultura Islã – A Biblioteca do IFCH realiza Mostra da Cultura do Islã, até 30 de junho, das 9 às 21h30. A exposição é composta por livros relativos à cultura islâmica: arte, história, cultura, sociologia e temas correlatos. Informações com Clarinda Rodrigues Lucas, telefone 3788-1586.
MOBILIDADE FUNCIONAL

Ceset  
Processo de mobilidade funcional na função de técnico em administração I, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), para a área de orçamento, patrimônio e compras. As inscrições serão realizadas até o dia 16 de maio. Mais informações com Gilberto Almeida através do e-mail gill em ceset.unicamp.br ou do telefone (19) 3404-7148.
Caism
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições para o processo de mobilidade funcional, visando o preenchimento de uma vaga na ocupação de assistente de administração, para atuar na Seção de Radiologia do Caism. O período das inscrições é de 19 a 23 de maio, na secretaria do RH/CAISM. No horário das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30.
USP
Estarão abertas as inscrições, de 28 de maio a 6 de junho, para o processo seletivo a uma vaga de analista de sistemas e uma para especialista em laboratório, ambas exigindo nível superior junto ao Departamento de Genética da FMRP-USP. Mais informações, acessar o site www.fmrp.usp.br.
FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas, até o dia 21 de julho, para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando: nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso, um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19) 3412-5205.
VAGAS ABERTAS
Processo Seletivo para Professor Substituto
O Departamento de Ciência Política da Unicamp divulga a realização de um processo seletivo para preenchimento de uma função de professor substituto, em caráter temporário, A contratação será feita no regime RTC (equivalente a 20 horas semanais de trabalho). Podem se candidatar portadores do título de doutor e do título de mestre, com formação em ciências sociais ou áreas afins das ciências humanas. As inscrições vão até 5 de junho de 2003 e deverão ser feitas na secretaria do Departamento de Ciência Política, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Distrito de Barão Geraldo, Campinas-SP), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações: telefone (19) 3788-1579.
FCM 2
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Radiologia ao concurso de professor doutor, regime RTP, na disciplina de radiologia I. As inscrições poderão ser feitas até 3 de junho. Mais informações pelo telefone 3788-8933 (com Cleusa Filipini). Ver edital completo em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P7892003.pdf.
FEF
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Estudos do Lazer da Faculdade de Educação Física (FEF) para o concurso de professor doutor, em regime de RTP, na disciplina lazer e sociedade. As inscrições vão até 3 de junho. Informações sobre os
critérios necessários e local: telefone (19) 3788-6603 (com Laisez Jael Cabral - ATU). Ver edital completo em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursosweb/procsel/pdf/23P045892003.pdf.
FCM 3
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ao concurso professor livre docente da disciplina genética médica II. As inscrições vão até 3 de junho. Informação completa em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P38771999.pdf.
Contato: telefone (19) 3788-8933 (com Cleusa Filipini).
FCM 4
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ao concurso de livre docente na área de neurologia até o dia 5 de junho. A vaga é na disciplina de patologias vasculares do sistema nervoso. Informações:
telefone (19) 3788-8933 (Cleusa Filipini - ATU). Veja edital completo em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/02P55522003.pdf.
Cecom
O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), seleciona um estagiário na área de informática, que esteja cursando  técnico em informática ( a partir do 2º ano), superior ou tecnologia (a partir do 1º ano). A carga horária é de 40 horas/semanais de segunda às sextas-feiras das 8 às 17h30. A remuneração é de  R$ 610,58 para nível técnico-médio ou  R$ 902,14 para nível superior. Seleção feita por análise de currículo e entrevista. Os interessados deverão enviar ao RH da CSS/Cecom, 3º piso: Currículo, histórico escolar e atestado de matrícula originais e atualizados.
PROGRAME-SE

MAIO

Dia 23 

Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidades e identidades no contexto do movimento social" acontecerá no dia 23 de maio, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). O posterior - "Sexualidade, escola e educação infantil" - acontecerá no dia 27 de junho. As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato. Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Mais informações: telefone (19) 3788-5565. 
Dia 24 

 Física
O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) estão organizando a segunda edição da 6a Oficina de Física, com o tema "Física aplicada à biologia e medicina", no próximo dia 24 de maio. O objetivo é divulgar informações atuais sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas relacionados com as pesquisas atuais em física. São dirigidas ao público em geral, com uma grande participação de professores do ensino médio. Interessados devem entrar em contato através do e-mail extensao em ifi.unicamp.br ou do telefone (19) 3788-5343. Outras informações sobre a oficina podem ser encontradas em www.ifi.unicamp.br/extensao/vi_oficina_de_fisica/.  
Dia 25

Orquestra Sinfônica
Confira a programação dos concertos da Orquestra Sinfônica para o mês de maio:
Dia 25, às 11h30
Sorocaba - convênio com o SESC - maestro Eduardo Ostergren.
Dia 31, às 20 horas
Concerto na Igreja Presbiteriana Independente em Campinas - Festival de Música Sacra - maestro Hermes. 
Mais informações: telefone 3289-3965 ou e-mail sissa em unicamp.br.
Dia 26 

Leituras Literárias
O projeto Leituras Literárias do Departamento de Teoria Literária do IEL promove mesa-redonda, dia 26 (segunda-feira), às 14 horas, com o escritor Cadão Volpato e professora Vilma Arêas sobre os livros: Ronda Noturna, Dezembro de um verão maravilhoso e Questionário (a sair), Editora Iluminuras. O evento acontece na Sala de Colegiado do IEL. Informações: 3788-1513.
Restauração
Estarão abertas as inscrições, de 26 a 30 de maio, para o curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser realizado nos dias 28 a 30 de junho, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e ministrado por Dulce Fernandes Barata. É necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em Conservação Preventiva. Informações no site www. extecamp.unicamp.br.
Curso de desenvolvimento de EAD
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para 
a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), oferecem o curso  "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc". Esse curso será ministrado on line, no período de 26 de maio a 27 de junho, com carga horária de 25 horas. Haverá no dia 27 de junho, às 14 horas, um encontro presencial no auditório do CCUEC, para finalização do curso. Mais informações e inscrições no site http://www.ead.unicamp.br.
Seminários de Otimização
Os Seminários de Otimização, organizados às segundas-feiras pelo Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Imecc, são realizados às 14 horas, na sala de reuniões do DMA (121). Confira a programação do mês de maio: dia 26, a parte 3 dos Sistemas KKT será proferida por Raul Vignau.
Dia 27

Anpei
A 3a Conferência da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e das Empresas Inovadoras (Anpei) sobre "Alavancagem da inovação tecnológica" acontece nos dias 27 a 30 de maio, em Campinas. Jean Paul Jacob, gerente de pesquisas da IBM americana, faz a palestra magna. Inscrições abertas no endereço www.anpei.org.br. 
20 anos do Nics
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics), em atividade
desde 1983, está completando 20 anos de existência. Como parte das
comemorações, realiza, no dia 27 de maio, o concerto multimídia "Non
sequitur", de autoria do professor Raul do Valle e Jonatas Manzolli.
Desde 1994 as pesquisas do Nics concentraram-se em linhas vinculadas à
modelagem matemática, simulação computacional e composição musical.
Confira a programação de aniversário no site http://www.nics.unicamp.br.
Outras palestras
O SAE programou novas palestras de recrutamento. No dia 27 de maio será
no auditório da Faculdade de Engenharia Elétrica Elétrica e de
Computação (FEEC), sala FE-02, com a Companhia Siderúrgica de Tubarão
(CST), das 12 às 14 horas. Em junho, no dia 3, com a empresa MCKINSEY,
no auditório da Biblioteca Central, às 18 horas.
TelEduc no ensino de línguas
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para a Formação
Profissional da Unicamp (AFPU) promovem a palestra "O uso do TelEduc no ensino de línguas". O evento será no dia 27 de maio, das 14 às 17 horas no auditório do CCUEC. O palestrante será o professor Paulo Oliveira, professor de idiomas desde 1975, mestre em Filologia Românica e Germânica pela Universidade de Göttingen (RFA, 1984) e doutor em Lingüística Aplicada pela Unicamp (1999), onde atua desde 1988 na área do ensino de alemão. As inscrições para a palestra devem ser feitas pelo site http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/palestras/ciclo_palestras.html. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2221 ou pelo e-mail treinamentos em ccuec.unicamp.br.
Dia 28
Tomate na Unicamp
A Faculdade de Engenharia Agrícola (FEA) realiza no dia 28 o Workshop: Tomate na Unicamp, evento voltado a apresentar e discutir trabalhos desenvolvidos sobre a cultura do tomateiro na Universidade e promover a integração entre pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa da região e os produtores agrícolas. Docentes e pesquisadores ligados a unidades de ensino e pesquisa da Unicamp que queiram fazer parte desse evento devem enviar trabalhos de pesquisa já finalizados ou em desenvolvimento que tenham como tema a cultura do tomateiro. O prazo para entrega do resumo é 16 de maio. Mais informações: site http://www.agr.unicamp.br/tomatenaunicamp/index.html.
Lume
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) apresenta-se durante o mês de maio em várias cidades: Festival de Sertãozinho - "Cravo, Lírio e Rosa" hoje (15), "Parada de Rua" dia 16 de maio, "Café com Queijo" dias 17 e 18 de maio; São João da Boa Vista - " Café com Queijo" dias 28, 29, 30 e 31 de maio e 1o de junho, além do Workshop "Treinamento Técnico do Ator" nos mesmos dias. Informações: telefone (19) 3623-6774 ou e-mail  diretoria em teatrodetabuas.com.br.
Saúde Ocupacional
Dando continuidade ao ciclo Tópicos em Saúde Ocupacional e Ambiental, no Instituto de Biologia (IB), no dia 28, o assunto será "Desenvolvimento do mapa de risco em uma unidade universitária: o caso do Caism-Unicamp", com a professora Maria Cecília Benatti (FCM). O evento acontece sempre às 14h30, na sala da congregação do IB. Inscrições gratuitas: e-mail cipaib em unicamp.br.
Dia 29

Arte e Humanização 
A Diretoria Executiva do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) inaugura no dia 29 de maio, às 11 horas, a mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo). O evento reunirá trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos, cujo material fará parte da Galeria permanente no saguão de entrada do hospital. Mais informações: telefone 3788-9300.
Série Cultural da Adunicamp
A Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp) organiza sua série cultural com uma programação que se estende até o mês de junho. Todas as exibições serão feitas no auditório da Adunicamp. Confira as próximas apresentações: 
Grupo de música brasileira da Unicamp - choro (29/5); 
Grupu - Grupo de percussão da Unicamp (10/6).
Movimento Cinematográfico
Campinas será a primeira cidade do interior paulista com uma agenda permanente de discussões sobre o movimento cinematográfico brasileiro. O roteirista do filme Carandiru, Victor Navas, abriu, no último dia 8, o 1º Fórum Permanente de Cinema do Interior de São Paulo, no Centro de Convenções da Unicamp. Até novembro, a equipe organizadora do fórum promoverá encontros mensais com profissionais renomados da indústria cinematográfica brasileira, sempre às 18 horas, no Centro de Convenções. A participação é gratuita (não é necessário a reserva de ingressos). Veja a programação:
29 de maio - Fotografia em cinema - Walter Carvalho - diretor de fotografia e da ANCINE
26 de junho - Produção de cinema - Fabiano Gulani - produtor de Bicho 7, Cabeças e Carandiru
28 de agosto - Direção de Cinema - Beto Brant - diretor do filme O invasor
25 de setembro - Distribuição e exibição - Arnaldo Carrilho - presidente da Rio Filmes
30 de outubro - Relação cinema e TV - Jorge Furtado - TV Globo
27 de novembro - Políticas nacionais de incentivo ao cinema - Orlando Senna - secretário do Audiovisual e Gustavo Dahl - presidente da Ancine
Mais informações: Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp. Tel (19) 3788-1736.
Palestras FE
O ciclo de palestras "Psicanálise, Infância e Educação", promovido pela Faculdade de Educação (FE), continua com palestras ministradas pelas professoras Rita Cardoso e Kátia Faria (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo). O evento acontece na Sala de Defesa de Tese da unidade (Bloco C - 2º Andar), das 14 às 18 horas. A próxima palestra será no dia 29 (quinta-feira), ministrada pela professora Valéria Ferranti (Faculdade de Educação da USP). Mais informações pelo telefone (19) 3788-5565.
História da Educação
Comunicações em História da Educação com os debates centrados no tema "Público e Privado na História da Educação Brasileira", promove a conferência "As Pesquisas em História da Educação e a educação infantil: Um estado da arte em História da Educação", com a convidada professora Rosa Fátima de Souza (Unesp/Araraquara). Dia 29 (quinta-feira), às 17 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Educação. Promoção: Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. Informações: (19) 3788-5565
Dia 30 

Itautec
A Unicamp e a Itautec organizam no dia 30 de maio, em São Paulo, seminário conjunto para divulgar os trabalhos em andamento nas duas instituições, com o objetivo de motivar domicílio e projetos. As áreas de interesse da Itautec são processamento de alto desempenho, biometria, compressão de dados e de imagens, OCR/ICR, entre outras. O seminário marcado para a Itautec, na Capital, recebe propostas de trabalhos para o seminário até 7 de maio. Mais informações estão disponíveis em http://www.prp.unicamp.br/itautec.
JUNHO

Dia 4

I Fórum de Debates das IES de Piracicaba
O Fórum de Instituições de Ensino Superior (IES) de Piracicaba, os Comitês de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (CEP – FOP/Unicamp) e da Universidade Metodista de Piracicaba (CEP - UNIMEP), promovem uma série de debates, cujo objetivo é promover o intercâmbio e ações conjuntas entre as IES de Piracicaba e comunidades sobre aspectos conflitantes envolvendo a sociedade e as universidade. As reuniões serão realizadas no salão nobre da Unimep (Rua Boa Morte, 1225, Centro, Piracicaba), a partir das 19 horas. Mais informações no CEP-FOP pelo telefone (19) 3412-5349 ou pelo e-mail cep em fop.unicamp.br. Programação da série:
04/06/2003 - "A Bioética  e a atuação do profissional de saúde"
11/06/2003 - " Alimentos transgênicos - A polêmica e o direito de saber"
Leituras literárias
O Projeto Leituras Literárias do Departamento de Teoria Literária (IEL) promove para toda a comunidade uma mesa-redonda com o escritor Rodrigo Naves e a professora Vilma Arêas (Debatedora) sobre o livro O Filantropo (Cia das Letras), dia 4 de junho, às 14 horas, na Sala de Colegiado do IEL. Informações: 3788-1513.           
Conversas sobre Música
Outras edições do evento Conversas sobre Música prossegue em junho no dia 4, das 18 às 19 horas, na Sala de Congregação FE. As inscrições são feitas no local. Informações: (19) 3788-5565  ou e-mail: eventofe em unicamp.br.
Dia 5

Unicamp promove curso de cuidadores domiciliar
Iniciativa conjunta entre o Serviço Social do HC e o Departamento de Clínica Médica, será realizado, nos dias 5 e 6 de junho, o 7o Curso de Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar. O evento, das 8 às 17h30, será conduzido no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas. O curso é voltado aos cuidadores que prestam assistência domiciliar. Serão oferecidas 150 vagas. Inscrições na secretaria do Serviço Social (terceiro andar do HC), das 14 às 16 horas. Informações: telefones (19) 3788-7250, 3788-7460 e 3788-8014.
Seminário no IFCH
O Programa de Pós-Graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH)  e o Núcleo de estudos da população da Unicamp (Nepo) realizam no dia 5 de junho seminário sobre  Metabolismo demográfico. O seminário será ministrado por Alícia Bercovich (IBGE- RJ), no auditório do Nepo, às 14 horas. Mais informações com Maria Ivonete pelo telefone (19) 3788-5910 ou pelo e-mail ivonete em nepo.unicamp.br.
Palestras Técnicas – 
O Grupo de Estudos em Logística (GEL) promove palestras de reciclagem voltado para interessados da área. Dia 5 de junho o tema será Operadores Logísticos, no Auditório da FEC, no prédio novo (azul) térreo. Horário: das 18h30 às 21 horas. Informações: beth em fec.unicamp.br, www.fec.unicamp.br/~lalt ou pelo telefone (19) 37882346.
Próximas palestras:
05/06 - Operadores Logístico
03/07 - A Revolução da Tecnologia de Informação
07/08 - Logística Reversa: os problemas ambientais
04/09 - Abrangência global e operação local: as redes logísticas
02/10 - A logística nos centros urbanos
06/11 - Qualidade, produtividade e desempenho em logística
04/12 - O mercado de trabalho e a empregabilidade do profissional de
logística
Metabolismo demográfico
Seminário sobre “Metabolismo demográfico”, com Alícia Bercovich (IBGE- RJ), dia 5 de junho, às 14 horas, no Auditório do Núcleo de Estudos de População (NEPO). Realização: Programa de Pós-Graduação em Demografia – IFCH e Nepo/Unicamp. Informações com Maria Ivonete - Fone: (19) 3788 5910 ou ivonete em nepo.unicamp.br.
Dia 11

Empreendedorismo
Dias 11 a 13 de junho será realizada a conferência Endeavor de Empreendedorismo, no Hotel The Royal Palm Plaza. O evento discutirá questões sobre Como construir uma empresa para durar e crescer; quais fatores diferenciam empresas vencedoras; qual a mentalidade do líder de uma empresa eterna; saiba como crescer com a ajuda dos outros e descubra que tipo de apoio seu negócio precisa. Reunirá especialistas das mais diversas indústrias, como AMBEV, Pixel Software, Gerdau, Natura, Revista Trip, Yázigi Internacional e outras. No dia 11, às 20 horas, haverá entrega dos prêmios do concurso "Empreendedores do Novo Brasil", do Instituto Empreender Endeavor e Você S.A. Informações e inscrições: www.conferenciaendeavor.com.br. 
Dia 12

Mulher e Ensino Superior
O Seminário Internacional "A Mulher e a Liderança no Ensino Superior, Como são fortes os obstáculos?", será realizado na Cidade de Monterrey, Nuevo León, México, nos dias 12, 13 e 14 de junho. A Unicamp é membro da OUI. Mais
Julho

Resíduos sólidos – Curso de Extensão Gerenciamento, tratamento e disposição de resíduos sólidos, de 21 a 25 de julho, das 8h30 às 18 horas, no Ceset (Limeira). Professores responsáveis: Fábio César da Silva e Eglé Novaes Teixeira. Informações: (19) 3404-7143/7153.   
-----------------------------------------------------------------
O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje (www.unicamp.br/imprensa).

Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
------------------------------------------------------------
--
To unsubscribe from: Unihoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje&e=mani@reitoria.unicamp.br&p=8077

Click this link, or copy and paste the address into your browser.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=rcosta@unicamp.br&p=6043

Click this link, or copy and paste the address into your browser.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l