Unicamp Hoje-21 de maio

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Maio 20 00:00:00 BRT 2003


Programação da Unicamp na quarta-feira, 21 de maio
Orpheus Institute
A professora Maria Lúcia Pascoal e a doutoranda pianista Cíntia Costa Macedo Albrecht, do Departamento de Música, que representaram o Brasil e a Unicamp no mês de abril, no "Orpheus Institute - International Easter Academy for Music Theory - April 2003" em Gent, na Bélgica, promovem um seminário com o resumo dos trabalhos apresentados naquele evento. Será hoje (21), às 12 horas, no auditório da biblioteca do Instituto de Artes. Segundo Maria Lúcia e Cíntia, foram muito proveitosas a troca de idéias e a oportunidade de expor seus trabalhos na Orpheus Academy. Durante o evento, puderam estar em contato com importantes pesquisadores da área de Teoria Musical, destacando Joseph Straus (City University of New York - EUA) e Jonathan Dunsby (University of Reading - UK). Informações: pianista em terra.com.br
Feagri organiza seminário sobre frutas e hortaliças
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) promove hoje (21) o  Seminário Tecnologias de Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças. Será ministrado pelo professor Francisco Artés Calero, diretor do Instituto de Biotecnologia Vegetal (Departamento de Engenharia de  Alimentos) e diretor do Grupo Postrecoleccion y Refrigeracion da Universidade Politecnica de Cartagena, na Espanha. A programação começa às 13h30 e terá ênfase para tratamentos físicos para reduzir danos pelo frio em frutas e hortaliças e técnicas para o processamento mínimo de hortaliças e a experiência da Espanha nestas duas áreas. O evento será gratuito, mas as vagas são limitadas. Informações: 19-
3788-1004.
Prevenção e Educação no Trânsito
O Grupo Qualidade de Vida e Segurança da Unicamp realiza hoje (21) o evento Prevenção e educação no trânsito", aberto a toda comunidade. A primeira palestra acontecerá às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, com o apoio da Cipa, Cecom, Prefeitura e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Informações: telefone (19) 3788-5050.
Série Cultural da Adunicamp
A Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp) organiza sua série cultural com uma programação que se estende até o mês de junho. Hoje (21), às 12 horas, será a vez do Trio Camaleon se apresentar. Todas as exibições serão feitas no auditório da Adunicamp. Confira as próximas apresentações: 
Grupo de música brasileira da Unicamp – choro (29/5); 
Grupu – Grupo de percussão da Unicamp (10/6).
Curso sobre Saúde e Trabalho no México e no Brasil 
O Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp organiza, de hoje (21) até o dia 23 de maio, um curso sobre o projeto "Saúde e trabalho no México e no Brasil Construindo o Observatório das Américas". É destinado à comunidade universitária, aos profissionais de serviços, sindicalistas e técnicos envolvidos com saúde e ambientes de trabalho. As aulas terão tradução simultânea, do inglês para o português, e serão ministradas no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Os professores convidados pertencem ao quadro da Escola de Engenharia da Universidade de Lowell, Massachusetts, USA. Seus currículos pessoais e a descrição de trabalhos podem ser vistos em http://www.uml.edu/Dept/WE/people/faculty/quinn.htm
e http://www.uml.edu/Dept/WE/people/faculty/kriebel.htm.
Saúde Ocupacional
Dando continuidade ao ciclo Tópicos em Saúde Ocupacional e Ambiental, no Instituto de Biologia (IB), hoje (21) o tema será "Coleta seletiva no município de Campinas", com os professores Waldyr Bizzo (FEM), José Benedito de Castro Henrique (Divisão de Meio-Ambiente/Unicamp) e Alício da Silva Bezerra (Cooperativa Barão). Dia 28, o assunto será "Desenvolvimento do mapa de risco em uma unidade universitária: o caso do Caism-Unicamp", com a professora Maria Cecília Benatti (FCM). O evento acontece sempre às 14h30, na sala da congregação do IB. Inscrições gratuitas: e-mail cipaib em unicamp.br.
Grupo da Unicamp desenvolve método para avaliação de impactos da pesquisa
O Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GeopiI) do 
Departamento de Política Científica e Tecnológica  do Instituto de 
Geociências (IG),  executor do Projeto "Políticas Públicas para a Inovação 
Tecnológica na Agricultura do Estado de São Paulo: métodos para avaliação de 
impactos da pesquisa", desenvolveu, ao longo de mais de dois anos de 
pesquisa, ferramental metodológico para avaliação de impactos de programas 
tecnológicos, integrando quatro dimensões: econômica, social, ambiental e de 
capacitação (dimensões Esac). Hoje (21), no Instituto Agronômico (IAC), serão apresentados os principais resultados deste projeto, a aplicação do método em programas tecnológicos na indústria e nos serviços, assim como a seqüência e expansão da rede de pesquisa que se instalou a 
partir deste trabalho.  O objetivo do projeto é fornecer um método que auxilie pesquisadores, gestores, analistas, entre outros, sejam de instituições públicas ou organizações privadas, na avaliação de projetos e na tomada de decisão. O projeto foi financiado pela Fapesp e pela Finep e contou com o IAC, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, a Empresa 
Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e o Bureau d´Economie Théorique et Appliquée (Beta, França) como instituições parceiras do projeto.
Tutorial de EAD
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem o tutorial "Preparação de conteúdo para EAD" hoje (21), das 9h às 12h. Mais informações sobre o tutorial em http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/ementas/tut_preparacao_material_EAD.html.
O tutorial é ministrado no auditório do CCUEC. 
TV Unicamp
Confira a programação em http://www.unicamp.br/cco/grade_p.htm.
TESES

Instituto de Biologia 
"Investigação de polimorfismos na região promotora do gene BMP-4 em indivíduos com agenesia dental" (mestrado). Candidato: Ferdinando de Conto. Orientador: Sergio Roberto Peres Line. Dia: 21 de maio, às 14h 30min, Sala de Defesa de Tese da Pós-Graduação do IB.
Faculdade de Engenharia de Alimentos
"Produção de aroma em mosto de um destilado a produção de vinho espumante" (doutorado). Candidata: Maria Eugênia de Oliveira Mamede . Orientadora: Gláucia Maria Pastore. Dia: 21 de maio, às 14h 30min, Salão Nobre - FEA.
"Isolamento e Identificação de Alicyclobacillus acidoterrestris a partir de suco de maracujá e abacaxi pasteurizados, e determinação da resistência térmica dos esporos" (doutorado). Candidata: Ivana Cristina Spolidório Mc Knight. Orientador: Pilar Rodriguez de Massaguer. Dia: 21 de maio, às 9h 30min, Salão Nobre - FEA.

A relação de teses a serem defendidas se encontra em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html. 
OPORTUNIDADES
Feagri
A Diretoria da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) informa que os telefones/ramais da
unidade vêm apresentando problemas de ordem técnica, emitindo sinal de ocupado freqüentemente, mesmo quando a linha não está sendo utilizada. A Telefonia da Universidade está tomando as providências necessárias para solucionar as dificuldades.
Biblioteca Central
A Biblioteca Central (BC) possui um laboratório de apoio didático e acesso à informação destinado a portadores de necessidades especiais. O espaço possibilita ao usuário interação e participação ativa em pesquisas e acesso a documentos. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações: telefone (19) 3788-6487 ou e-mail veralima em unicamp.br.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Mostra de Poesia
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promove no próximo dia 30 uma Mostra de Poesia de Estudantes da Unicamp no Espaço Cultural "Casa do Lago", das 19 às 22 horas. As inscrições vão até 23 de maio, no prédio do Ciclo Básico I (3o andar), das 9 às 20 horas. Informações: telefone 3788-7393.
Concurso "Cientistas de Amanhã"
Estão abertas as inscrições para o 46º Concurso "Cientistas de Amanhã", uma promoção do
Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura/Comissão São Paulo (Ibecc-Unesco),
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq), com o apoio do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC). Podem concorrer trabalhos abordando quaisquer assuntos englobados pelas ciências exatas, naturais, humanas ou sociais. Podem participar alunos de sexta a oitava série do Ensino Fundamental e de primeira a quarta série do Ensino Médio. Uma cartilha preparada pela organização do concurso orienta o aluno na confecção dos trabalhos, que podem ser individuais ou em grupo. As inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de maio. O ganhador será escolhido para ganhar uma viagem a Paris com direito a acompanhante, para visitar instituições científicas e culturais francesas. Mais informações pelos telefones (11) 3032-5772 ou celular (13) 9771-6548, e-mail ibecc em cientistasdeamanha.net ou no site http://www.cientistasdeamanha.net.
Bolsas Faep
Está disponível, no Fundo de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Faep), o Programa de Apoio à Implantação de Novos Projetos Temáticos. Edital detalhado e formulário específico para este programa encontram-se no endereço www.prp.unicamp.br/faep/ até 30 de maio.
Logotipo do Ceset
O Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) está com inscrições abertas para a criação de seu logotipo. O logotipo da Unicamp não poderá ser utilizado para compor o objeto deste concurso, seja em sua forma oficial, seja de forma estilizada. O concurso é aberto a toda comunidade universitária (alunos, servidores docentes e não-docentes). Cada participante poderá concorrer com até dois trabalhos. As inscrições poderão ser feitas até 2 de junho. Mais informações: telefone
(19) 3404-7105 (Lenita). Veja o edital do concurso em http://www.ceset.unicamp.br/concurso/conclogo.pdf
Prêmio Jovem Cientista 2003
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos mais importantes pela comunidade científica da categoria na América Latina. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio terá inscrições abertas até 31 de julho. O tema desta edição do concurso é "Água: fonte de vida". Mais informações pelo e-mail premios em cnpq.br, pelo site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (61) 348-9410. Veja os prêmios recebidos pela Unicamp em http://www.unicamp.br/unicamp/premiosedistincoes/jovem.html.
O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) foi
incumbido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), para
apresentar propostas no âmbito do Programa de Eficiência Energética e
P&D desta empresa para o Ciclo 2003/2004. As propostas-temas para
projetos estarão sendo recebidas pelo Nipe até 23 de maio.
O Nipe está prestando as informações necessárias à formulação e
formatação das propostas, bem como encaminhando aquelas de caráter
interdisciplinar, que envolvam professores e/ou pesquisadores de mais de
uma unidade da Unicamp. Os interessados devem entrar em contato com Cristiane, nos
telefones 19-3289-1860 ou 19-3788-2073, ou e-mail criperes em ifi.unicamp.br para solicitação dos temas preferenciais sugeridos pela Chesf e instruções para apresentação das propostas.
EM ANDAMENTO
Artes Plásticas na Casa do Lago
A Galeria de Artes do Espaço Cultural Casa do Lago realiza em suas dependências a exposição de artes plásticas "Vai tá tendo arte" até 5 de junho. Trata-se de um trabalho encabeçado por artistas da Unicamp que ingressaram na Universidade em 1998. A abertura da exposição será às 18h30. Mais informações: telefone (19) 3289-3803.
Editora na Bienal do Livro 
A Editora da Unicamp anuncia os seguintes lançamentos para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, até  25 de maio. Os lançamentos acontecem no próprio estande, que ocupará parte do megaestande da Abeu – Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Mais informações: e-mail paula em editora.unicamp.br, telefone (19) 3788-7783 ou site http://www.editora.unicamp.br. 
Projeto Crânio – Face Brasil 
A médica Vera Lopes, docente do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas, está desenvolvendo um projeto de pesquisa apoiado pela Fapesp que tem como proposta inicial o reconhecimento da atual atenção ao portador de anomalias crânio faciais e outras ações de saúde. Foram criados sistemas de cadastros para facilitar o acesso da população ao tratamento e o contato entre os serviços cadastrados. Como parte deste projeto, haverá um concurso para a escolha do logotipo, que está com as inscrições e regras na página www.fcm.unicamp.br. Informações: telefone 3788-8851.
Planejamento e Análise de Dados
A Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri) estará promovendo até o dia 21 o Curso de Planejamento e Análise de Dados Experimentais. Informações sobre o local e a programação em http://www.agr.unicamp.br/planejamento.htm.
Campanha de Vacinação
O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) está realizando a Campanha da Vacinação contra a Gripe desde o último dia 6, destinado a funcionários e docentes da Unicamp. A partir do dia 12, iniciou a oportunidade para os alunos, docentes e funcionários Funcamp. Para agilizar o atendimento, será necessário levar a carteira de vacinação e comprovante funcional (registro acadêmico ou número de matrícula). Haverá atualização de cadastro. Os interessados deverão se encaminhar para o 1º andar do Cecom, das 8 às 18 horas. Mais informações: telefones (19) 3788-89023 e 3788-89020.
Espetáculo de Dança
A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas e a Confraria da Dança organizam uma visitação às imagens e crenças que habitam o cotidiano e o imaginário popular brasileiro. O espetáculo "Beneditas", criação e interpretação de Diane Ichimaru e Grácia Navarro, será exibido nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de maio (sexta e sábado às 21 horas e aos domingos às 20 horas). A entrada é franca. Basta apenas retirar ingresso 30 minutos antes de cada sessão. O evento será na Confraria da Dança (Rua General Marcondes Salgado, 230, Bosque). Mais informações: telefone (19) 3234-3915 e e-mail confrariadadanca em terra.com.br.

II Simpósio da Qualidade
O COTIL realiza até 23 de maio, o II Simpósio da Qualidade. O evento acontecerá no auditório do ISCA das 19h às 22 horas. Mais informações no Depto. de Qualidade pelo telefone (19) 3404-7282 com os professores Sincléris ou Quitério.
MOBILIDADE FUNCIONAL

Ceset  
Processo de mobilidade funcional na função de técnico em administração I, no Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), para a área de orçamento, patrimônio e compras. As inscrições serão realizadas até o dia 16 de maio. Mais informações com Gilberto Almeida através do e-mail gill em ceset.unicamp.br ou do telefone (19) 3404-7148.
Caism
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições para o processo de mobilidade funcional, visando o preenchimento de uma vaga na ocupação de assistente de administração, para atuar na Seção de Radiologia do Caism. O período das inscrições é de 19 a 23 de maio, na secretaria do RH/CAISM. No horário das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30.
USP
Estarão abertas as inscrições, de 28 de maio a 6 de junho, para o processo seletivo a uma vaga de analista de sistemas e uma para especialista em laboratório, ambas exigindo nível superior junto ao Departamento de Genética da FMRP-USP. Mais informações, acessar o site www.fmrp.usp.br.
FOP
O Departamento de Odonto-Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas, até o dia 21 de julho, para um concurso de professor titular, regime RTP, das disciplinas pré-clínica II, pré-clínica VI, pré-clínica VII e pré-clínica X. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação, pelo candidato, de requerimento dirigido ao reitor, indicando: nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, fazendo-o acompanhar de documentos como cédula de identidade, em cópia autenticada; dez exemplares do memorial impresso, um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial, dentre outras exigências. Contatos com Patrícia Tomaz: telefone (19) 3412-5205.
VAGAS ABERTAS
Processo Seletivo para Professor Substituto
O Departamento de Ciência Política da Unicamp divulga a realização de um processo seletivo para preenchimento de uma função de professor substituto, em caráter temporário, A contratação será feita no regime RTC (equivalente a 20 horas semanais de trabalho). Podem se candidatar portadores do título de doutor e do título de mestre, com formação em ciências sociais ou áreas afins das ciências humanas. As inscrições vão até 5 de junho de 2003 e deverão ser feitas na secretaria do Departamento de Ciência Política, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Distrito de Barão Geraldo, Campinas-SP), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações: telefone (19) 3788-1579.
FCM 1
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ao concurso de professor livre docente da disciplina de semiologia obstétrica e ginecológica. As inscrições vão até 21 de maio. Ver edital completo em pdf-http://www.sg.unicamp.br/concursos web/procsel/pdf/01P64412001.pdf. Mais informações: telefone (19) 3788-8933 (com Cleusa Filipini).
FCM 2
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Radiologia ao concurso de professor doutor, regime RTP, na disciplina de radiologia I. As inscrições poderão ser feitas até 3 de junho. Mais informações pelo telefone 3788-8933 (com Cleusa Filipini). Ver edital completo em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P7892003.pdf.
FEF
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Estudos do Lazer da Faculdade de Educação Física (FEF) para o concurso de professor doutor, em regime de RTP, na disciplina lazer e sociedade. As inscrições vão até 3 de junho. Informações sobre os
critérios necessários e local: telefone (19) 3788-6603 (com Laisez Jael Cabral - ATU). Ver edital completo em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursosweb/procsel/pdf/23P045892003.pdf.
FCM 3
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ao concurso professor livre docente da disciplina genética médica II. As inscrições vão até 3 de junho. Informação completa em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/01P38771999.pdf.
Contato: telefone (19) 3788-8933 (com Cleusa Filipini).
FCM 4
A Unicamp está com vaga aberta no Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ao concurso de livre docente na área de neurologia até o dia 5 de junho. A vaga é na disciplina de patologias vasculares do sistema nervoso. Informações:
telefone (19) 3788-8933 (Cleusa Filipini - ATU). Veja edital completo em pdf - http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/pdf/02P55522003.pdf.
Cecom
O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), seleciona um estagiário na área de informática, que esteja cursando  técnico em informática ( a partir do 2º ano), superior ou tecnologia (a partir do 1º ano). A carga horária é de 40 horas/semanais de segunda às sextas-feiras das 8 às 17h30. A remuneração é de  R$ 610,58 para nível técnico-médio ou  R$ 902,14 para nível superior. Seleção feita por análise de currículo e entrevista. Os interessados deverão enviar ao RH da CSS/Cecom, 3º piso: Currículo, histórico escolar e atestado de matrícula originais e atualizados.
PROGRAME-SE

MAIO

Dia 22

Energia para o Século 21
Rogério César Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp, apresenta a palestra “Energia para o Século 21 dia 22 de maio, às 16 horas, no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin. Cerqueira Leite é presidente do Conselho Administrativo da ABTLus, membro do Grupo de Trabalho sobre Energia da “International Union for Purê and Applied Physics”.

Palestra de recrutamento traz Procter&Gamble ao campus
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza no dia 22 de maio, quinta-
feira, às 18 horas, uma palestra de recrutamento no auditório da Biblioteca 
Central. A empresa convidada é a Procter&Gamble, que deverá expor sua 
política de recrutamento para os estudantes da Unicamp. A gerente de RH da 
Procter, Cátia Brumatti, é quem deve repassar as informações ao presentes. 
Informações adicionais no SAE pelo telefone 19-3788-7011.
Faculdade de Educação
O Ciclo de Palestras Psicanálise, Infância e Educação, promovido pela Faculdade de Educação (FE), prossegue com palestras ministradas pelas professoras Rita Cardoso e Kátia Faria (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) no dia 22. O evento acontece na sala de defesa de teses da FE (bloco C – 2º andar), das 14 às 18 horas. A próxima palestra será no dia 29, ministrada pela professora Valéria Ferranti (Faculdade de Educação da USP). Mais informações: telefone (19) 3788-5565. 
Dia 23 

Colóquios sobre Sexualidade 
O colóquio sobre "Sexualidades e identidades no contexto do movimento social" acontecerá no dia 23 de maio, das 9 às 12 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). O posterior – “Sexualidade, escola e educação infantil" – acontecerá no dia 27 de junho. As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas para o e-mail eventofe em unicamp.br (secretaria de eventos da FE - Unicamp), contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, e-mail e telefone para contato. Os colóquios pretendem suscitar debates sobre a sexualidade na sociedade contemporânea. Mais informações: telefone (19) 3788-5565. 
Dia 24 

 Física
O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) estão organizando a segunda edição da 6a Oficina de Física, com o tema "Física aplicada à biologia e medicina", no próximo dia 24 de maio. O objetivo é divulgar informações atuais sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas relacionados com as pesquisas atuais em física. São dirigidas ao público em geral, com uma grande participação de professores do ensino médio. Interessados devem entrar em contato através do e-mail extensao em ifi.unicamp.br ou do telefone (19) 3788-5343. Outras informações sobre a oficina podem ser encontradas em www.ifi.unicamp.br/extensao/vi_oficina_de_fisica/.  
Dia 25

Orquestra Sinfônica
Confira a programação dos concertos da Orquestra Sinfônica para o mês de maio:
Dia 25, às 11h30
Sorocaba – convênio com o SESC – maestro Eduardo Ostergren.
Dia 31, às 20 horas
Concerto na Igreja Presbiteriana Independente em Campinas – Festival de Música Sacra – maestro Hermes. 
Mais informações: telefone 3289-3965 ou e-mail sissa em unicamp.br.
Dia 26 

Restauração
Estarão abertas as inscrições, de 26 a 30 de maio, para o curso sobre Introdução à Restauração do Patrimônio Escrito: Os Impressos, a ser realizado nos dias 28 a 30 de junho, na Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e ministrado por Dulce Fernandes Barata. É necessário ter vínculo com instituições públicas ou privadas, apresentar carta de compromisso da chefia garantindo a continuidade do aprendizado adquirido pelo profissional e apresentar currículo de nível superior e certificado de curso em Conservação Preventiva. Informações no site www. extecamp.unicamp.br.
Curso de desenvolvimento de EAD
O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para 
a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), oferecem o curso  "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc". Esse curso será ministrado on line, no período de 26 de maio a 27 de junho, com carga horária de 25 horas. Haverá no dia 27 de junho, às 14 horas, um encontro presencial no auditório do CCUEC, para finalização do curso. Mais informações e inscrições no site http://www.ead.unicamp.br.

Seminários de Otimização
Os Seminários de Otimização, organizados às segundas-feiras pelo Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Imecc, são realizados às 14 horas, na sala de reuniões do DMA (121). Confira a programação do mês de maio: dia 26, a parte 3 dos Sistemas KKT será proferida por Raul Vignau.
Dia 27

Anpei
A 3a Conferência da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e das Empresas Inovadoras (Anpei) sobre "Alavancagem da inovação tecnológica" acontece nos dias 27 a 30 de maio, em Campinas. Jean Paul Jacob, gerente de pesquisas da IBM americana, faz a palestra magna. Inscrições abertas no endereço www.anpei.org.br. 

20 anos do Nics
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics), em atividade
desde 1983, está completando 20 anos de existência. Como parte das
comemorações, realiza, no dia 27 de maio, o concerto multimídia "Non
sequitur", de autoria do professor Raul do Valle e Jonatas Manzolli.
Desde 1994 as pesquisas do Nics concentraram-se em linhas vinculadas à
modelagem matemática, simulação computacional e composição musical.
Confira a programação de aniversário no site http://www.nics.unicamp.br.

Outras palestras
O SAE programou novas palestras de recrutamento. No dia 27 de maio será
no auditório da Faculdade de Engenharia Elétrica Elétrica e de
Computação (FEEC), sala FE-02, com a Companhia Siderúrgica de Tubarão
(CST), das 12 às 14 horas. Em junho, no dia 3, com a empresa MCKINSEY,
no auditório da Biblioteca Central, às 18 horas.
Dia 28

Tomate na Unicamp
A Faculdade de Engenharia Agrícola (FEA) realiza no dia 28 o Workshop: Tomate na Unicamp, evento voltado a apresentar e discutir trabalhos desenvolvidos sobre a cultura do tomateiro na Universidade e promover a integração entre pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa da região e os produtores agrícolas. Docentes e pesquisadores ligados a unidades de ensino e pesquisa da Unicamp que queiram fazer parte desse evento devem enviar trabalhos de pesquisa já finalizados ou em desenvolvimento que tenham como tema a cultura do tomateiro. O prazo para entrega do resumo é 16 de maio. Mais informações: site http://www.agr.unicamp.br/tomatenaunicamp/index.html.

Lume
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) apresenta-se durante o mês de maio em várias cidades: Festival de Sertãozinho – “Cravo, Lírio e Rosa" hoje (15), "Parada de Rua" dia 16 de maio, "Café com Queijo" dias 17 e 18 de maio; São João da Boa Vista – “ Café com Queijo" dias 28, 29, 30 e 31 de maio e 1o de junho, além do Workshop "Treinamento Técnico do Ator" nos mesmos dias. Informações: telefone (19) 3623-6774 ou e-mail  diretoria em teatrodetabuas.com.br.
Dia 29

Arte e Humanização 
A Diretoria Executiva do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) inaugura no dia 29 de maio, às 11 horas, a mostra do Acervo Arte e Humanização (segundo módulo). O evento reunirá trabalhos em aquarela de artistas contemporâneos, cujo material fará parte da Galeria permanente no saguão de entrada do hospital. Mais informações: telefone 3788-9300.
Movimento Cinematográfico
Campinas será a primeira cidade do interior paulista com uma agenda permanente de discussões sobre o movimento cinematográfico brasileiro. O roteirista do filme Carandiru, Victor Navas, abriu, no último dia 8, o 1º Fórum Permanente de Cinema do Interior de São Paulo, no Centro de Convenções da Unicamp. Até novembro, a equipe organizadora do fórum promoverá encontros mensais com profissionais renomados da indústria cinematográfica brasileira, sempre às 18 horas, no Centro de Convenções. A participação é gratuita (não é necessário a reserva de ingressos). Veja a programação:
29 de maio – Fotografia em cinema – Walter Carvalho – diretor de fotografia e da ANCINE
26 de junho – Produção de cinema – Fabiano Gulani – produtor de Bicho 7, Cabeças e Carandiru
28 de agosto – Direção de Cinema – Beto Brant – diretor do filme O invasor
25 de setembro – Distribuição e exibição – Arnaldo Carrilho – presidente da Rio Filmes
30 de outubro – Relação cinema e TV – Jorge Furtado – TV Globo
27 de novembro – Políticas nacionais de incentivo ao cinema – Orlando Senna - secretário do Audiovisual e Gustavo Dahl – presidente da Ancine
Mais informações: Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp. Tel (19) 3788-1736.
Dia 30 

Itautec
A Unicamp e a Itautec organizam no dia 30 de maio, em São Paulo, seminário conjunto para divulgar os trabalhos em andamento nas duas instituições, com o objetivo de motivar domicílio e projetos. As áreas de interesse da Itautec são processamento de alto desempenho, biometria, compressão de dados e de imagens, OCR/ICR, entre outras. O seminário marcado para a Itautec, na Capital, recebe propostas de trabalhos para o seminário até 7 de maio. Mais informações estão disponíveis em http://www.prp.unicamp.br/itautec.
-----------------------------------------------------------------
O material produzido para esta lista foi preparado pela Assessoria de Imprensa da Unicamp, a partir de informações constantes no Portal Unicamp (www.unicamp.br) e na Sala de Imprensa, antigo Unicamp_Hoje (www.unicamp.br/imprensa).

Mande novos eventos para rcosta em reitoria.unicamp.br
------------------------------------------------------------
--
To unsubscribe from: Unihoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje&e=mani@reitoria.unicamp.br&p=8077

Click this link, or copy and paste the address into your browser.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l