Programação da Unicamp – 17 de novembro de 2003

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Nov 14 00:00:00 BRST 2003


Programação da Unicamp – 17 de novembro de 2003

HOJE

Presidente do CNPq participa de Seminário na BC

O presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ), Erney Camargo, estará na Unicamp hoje (17), para participar do seminário "Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". Durante o evento, que começa a partir das 9 horas no auditório da Biblioteca Central, ele apresentará os programas do órgão e responderá a perguntas da platéia. O seminário marcará o lançamento do livro Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, que faz uma radiografia do sistema de C&T e P&D no país. Trazendo dados inéditos, a obra confirma um cenário que expressa profundas distorções. Embora a participação do Brasil na produção científica mundial tenha aumentado de modo significativo nos últimos vinte anos, o país ainda não conseguiu transformar o conhecimento acumulado em tecnologia capaz de gerar riqueza e desenvolvimento.

Concurso para Técnico Administrativo

A Central de Materiais (CME) do Hospital das Clínicas (HC) está com inscrições abertas (processo de mobilidade funcional) para 1 vaga de Técnico Administrativo. As inscrições podem ser feitas até hoje (17), das 9 às 16 horas, no Departamento de Recursos Humanos, 3o andar do HC. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar currículo e certificado de ensino médio. Mais informações: site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

Galeria de Arte

A Galeria de Arte do Instituto de Artes (IA) sediará, até hoje (17), a exposição de desenhos do artista plástico Ernesto Giovanni Boccara. Trata-se de um desejo antigo do artista em mostrar - principalmente aos artistas jovens e estudantes de artes plásticas - os bastidores do processo criativo na produção de uma obra a partir de estudos através de desenhos. A mostra poderá ser visitada das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte fica localizada na Rua Sergio Buarque de Holanda (térreo da Biblioteca Central (BC). Mais informações: telefone (19) 3788-6561 ou e-mail galeria em iar.unicamp.br 

Migratologia

"Migratologia" é o tema da palestra que o professor Hervé Domenach do Institut de Recherche pour le Developpement (IRD) da Universidade de Provence (França) proferirá, segunda-feira (17), às 9h30, no auditório do Núcleo de Estudos da População (Nepo).

Arte & Ciência

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) da Unicamp realizará de hoje (17) até 28 de novembro, o simpósio Arte & Ciência: Interação ou Confronto, como parte do Projeto dos 20 anos no núcleo. Na abertura, às 9h30, na sala 39 do Departamento de Músico do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Francisca Dios Montes, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade de Extramadura (Espanha), fala sobre "Reflexões sobre o currículo e metodologia de ensino musical na formação de professores. O evento conta com a parceria do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), das Faculdades de Ciências da Educação (Uvigo, Espanha), Faculdade de Formação de Professores (UEX, Espanha), do Departamento de Música e Espetáculo (DAMS), da Universidade de Bolonha (Itália) e o do Instituto de Neuroinformática (INI) da ETHZ (Zurique, Suíça). "A Dialética Conteúdo-meio nas Novas Propostas de Educação Musical" é o tema desta etapa do simpósio. Participam da programação Francisca Dios Montes, Marco Lucato (Universidade de Vigo, Pontevedra, Espanha), além dos professores do Departamento de Música e pesquisadores do Nics. "A interação entre os meios e os novos recursos para a educação musical", "As novas metodologias de pesquisa" e "As estratégias para a formação permanente do educador musical" são os temas que serão discutidos no evento. A coordenação do simpósio esta a cargo do professor Raul do Valle. O encontro, que ocorre em vários locais da universidade, prevê oficinas de canto coral e apresentação de técnicas de ensaio, onde serão empregados aspectos práticos dos métodos Kodály, Orff e Delfrati. Mais informações: telefone (19) 3788-7923.

Ciclo de Palestras Ethos/SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) encerrará, na próxima segunda-feira (17) o seu ciclo de palestras relacionadas ao tema Responsabilidade Social. A última palestra será proferida por Gustavo Baraldi Ferreira, do Instituto Ethos, que abordará o tema "Responsabilidade Social Empresarial". O evento ocorrerá, das 12 às 13h30, no Centro de Convenções. Mais informações: e-mail slara em unicamp.br

Ary Barroso

Alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) da Unicamp realiza, nesta segunda-feira (17), no auditório do IA, a partir do meio-dia, um show musical em homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor Ary Barroso, criador do clássico Aquarela do Brasil (1939). No programa, composições exclusivas de Ary, que praticamente inventou o gênero samba-canção. Entre elas, obras que foram sucesso como No tabuleiro da baiana, Na batucada da vida, Camisa amarela, Folha morta, Os quindins de Iaiá, No rancho fundo e Aquarela do Brasil, com a qual Ary ficou conhecido internacionalmente, e que recentemente lhe conferiu o prêmio de "a música do século 20". O evento conta com a participação especial de dois professores do Instituto: Hilton Valente, mais conhecido no meio acadêmico como Gogô, e a professora Sara Lopes, ex-diretora do IA. A realização do show é um processo coletivo por meio do qual alunos e professores trabalham para o mesmo fim: levar ao público universitário um pouco mais da obra do popular compositor, sob diferentes formas de abordagens, tradicionais ou releituras.

Encontro de Engenharia Química

"Pós Graduação: Educação, Trabalho e Sociedade" é o tema do III Encontro de Pesquisa (EPFEQ), que será realizado de  hoje (17) até 19 de novembro, a partir das 19 horas, no bloco "D" da Faculdade de Engenharia Química. (FEQ). O III EPFEQ vem dar continuidade ao encontro entre os alunos de pós-graduação e os profissionais da área de Engenharia Química. No evento serão apresentados trabalhos que estão sendo desenvolvidos ou em fase de conclusão na pós-graduação. O evento contará com mesas-redondas - formadas por profissionais atuantes em universidades, indústrias e centros de pesquisa. Busca-se com o encontro identificar e discutir as oportunidades de trabalho para os engenheiros químicos com pós-graduação, assim como abordar a qualidade e os desafios da pesquisa em Engenharia Química. Palestras informativas também integram e complementam o evento. Mais informações: site http://www.feq.unicamp.br/~epfeq

EM ANDAMENTO

Cursos Profissionalizantes na FOP

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas - exame de seleção - até o próximo dia 19 de novembro, para os cursos profissionalizantes de técnico em laboratório de prótese dentária (TPD), atendente de consultório dentário (ACD) e técnico em higiene dental (THD). As provas da primeira fase serão realizadas no dia 2 de dezembro, no prédio central da FOP (Rua D. Pedro II, 627). A lista dos aprovados para a entrevista será divulgada no dia 11 de dezembro e no dia 17 de dezembro será divulgada a lista final dos aprovados. As matrículas poderão ser efetuadas apenas nos dias 17 e 18 do mesmo mês. Os resultados de todas as provas poderão ser conferidos no mural do prédio central ou pela Internet no endereço: http://www.fop.unicamp.br. Os interessados na inscrição do exame de seleção deverão comparecer das 8h às 11 e das 13h30 às 16h30 à Rua D. Pedro II, 627 - Centro - Piracicaba, SP, munidos de RG original e taxa de inscrição de R$ 20. Mais informações: telefone (019) 3422-5346.

As Pegadas do Rei

"As pegadas do Rei" é o tema de um dos espetáculos de formatura dos alunos do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) que poderá ser visto até o próximo dia 20 de novembro - todas as terças, quartas e quintas-feiras - a partir das 19 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA).

Tutorial e Curso de TelEduc no CCUEC

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem o curso "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc". Será ministrado on-line, até o próximo dia 28 de novembro. Veja ementa detalhada no site http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/cursos/ementas/teleduc.html.

Graciliano Ramos

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realizará, até 30 de novembro, a mostra "Graciliano Ramos". A exposição enfoca os aspectos políticos/ideológicos da vida do autor, bem como a sua importância na História do Brasil. Mais informações: (19) 3788-1619.

Exposição e Lançamento de CD no Museu do Café

Até o próximo dia 30 de novembro, o Museu do Café estará de portas abertas para apresentar o trabalho de Raquel Trindade, filha de Solano Trindade, na exposição que leva seu nome e, ainda, a melodia do coral Kadimiel no lançamento de seu novo CD. A exemplo do pai, o trabalho de Raquel sempre difundiu a cultura negra e sua importância na formação da identidade do povo brasileiro. A artista vai expor quadros primitivistas, desenhos, pinturas e xilogravuras com os temas Cultura Negra e Popular e Danças e Costumes de nosso Povo. Raquel nasceu no Recife, morou no Rio de Janeiro e viajou por todo o país, além de ter vivido na Polônia, onde se casou pela primeira vez - tendo mais sete casamentos após aquele. Apesar de não ter estudado em um curso superior, foi professora da Unicamp, ensinando Folclore,Teatro Negro no Brasil e Sincretismo Religioso. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.

Negros na BC

A Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) realizará, até o final de novembro, a exposição "Negros: aspectos históricos e sociais da cultura afro-brasileira". A mostra, composta por 18 livros, resgata a trajetória do negro no Brasil. A exposição é alusiva à Semana da Consciência Negra e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no 3º piso da BC. Mais informações pelo e-mail smaciel em unicamp.br 

EM DIA 

Expediente Suspenso

As atividades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estarão suspensas, no período de 24 de dezembro a 4 de janeiro de 2004, conforme ofício circular 31/2003, da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Esta medida não se aplica aos servidores que prestam serviços em Áreas consideradas essenciais.

13o Salário

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) decidiu que a primeira parcela do 13º Salário, calculada com base nos salários de outubro, será paga no próximo dia 20 de novembro para todos os docentes e funcionários, exceto para os que já receberam, por ocasião das férias, parcela correspondente. A segunda parcela será creditada no dia 19 de dezembro.

Crítica Marxista

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) acaba de lançar o número 17 de Revista Crítica Marxista. Confira no site: www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista

Teatro em Barão Geraldo

Vários grupos teatrais sediados na Vila Santa Isabel de Barão Geraldo, participam nos próximos dias da 5a Edição do "Festival Tem Cena na Vila". O evento contará com a presença de grupos de estados brasileiros e do exterior. Confira a programação no site http://www.unicamp.br/lume/agenda.htm

Língua Estrangeira

O Centro de Ensino de Línguas (CEL) e o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) estão realizando um levantamento sobre o interesse por língua estrangeira na Unicamp, visando obter subsídios concretos para o Grupo de Trabalho sobre Política de Ensino de Línguas. O link para o formulário é: http://ead1.unicamp.br/celtestes/formulario.php

Studium

A Revista Studium do Instituto de Artes (IA)  já está no ar e pode ser consultada no site http://www.studium.iar.unicamp.br

Cooperunicamp

A Cooperativa dos Servidores da Unicamp (Cooperunicamp) está entregando o cartão de identificação para seus associados. O cartão tem como objetivo agilizar o atendimento dos associados e facilitar, futuramente, a realização de novas parcerias e benefícios com a cooperativa. Os associados devem retirar o cartão na sede da Cooperunicamp, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Mais informações: telefones (19) 3788-4479 ou 3788-4580 ou e-mail cooper em unicamp.br.

Museu do Café

O Museu do Café realizará, nos próximos 10 meses, uma série de exposições sobre o ciclo cafeeiro - que impulsionou Campinas economicamente a partir do século XIX. Parte do material em exposição, vem do Centro de Memória Unicamp (CMU), do acervo que pertenceu ao Instituto Brasileiro do Café (hoje Museu do Café), Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Negro e do acervo particular de Maria Luiza Pinto de Moura, (bibliotecária do Centro de Ciências, Letras e Artes - CCLA). A entrada é gratuita. 

OPORTUNIDADES

Festival GNU/Linux

Nos dias 22 e 23 de novembro ocorrerá o 1º Festival GNU/Linux de Salvador, no Campus da Universidade Federal da Bahia, em Ondina. Durante o evento, serão realizados minicursos para iniciantes e curiosos, estandes com as diversas aplicações do sistema GNU/Linux. O encontro é gratuito e aberto aos interessados. Está prevista, também, a instalação e configuração gratuita do sistema operacional. Mais informações: site http://www.gnulinux.im.ufba.br

Projetos de P&D

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) está auxiliando na elaboração e apresentação de projetos de P&D na área energética no âmbito dos editais CT-ENERG, Fundo Verde Amarelo, CT-INFRA e CT-PETRO atualmente abertos. Os detalhes destes editais já foram divulgados pelo Portal da Unicamp e pela Agência de Inovação. Os dados também podem ser obtidos no Nipe com Cristiane ou Lilian, pelo telefone (19) 3289-1860 ou e-mail criperes em ifi.unicamp.br

Prêmio Star One

Com o objetivo é incentivar e valorizar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras em comunicação via satélite, a Star One abre inscrições para estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de empresas, instituições públicas ou privadas, - nacionais e internacionais - que tenham criado ou implantado projetos de comunicação via satélite no Brasil. Podem ser feitas no site http://www.starone.com.br/premio/.

Danças Brasileiras

O grupo Saia Rodada apresenta, até 25 de novembro, o curso Danças Brasileiras. É ministrado pelo músico, compositor e dançarino Tião Carvalho e pela bailarina e coreógrafa Grácia Navarro. O evento acontece às terças feiras, das 19 às 20h30 (Rua Eduardo Modesto 128, Vila Santa Izabel). Mais informações: telefone (19) 3287-8842 ou e-mail gallep em ieee.org.

E-strat Challenge

A L'oréal lança pelo quarto ano consecutivo o E-strat Challenge, uma competição Internacional na Internet, em parceria com as empresas Strat-X e Business Week. O objetivo é familiarizar os estudantes universitários com o desafiador e criativo negócio da indústria da beleza. Esta ação busca atrair novos talentos para a gestão de negócios. Na edição passada, 17000 estudantes de 800 escolas do mundo todo se inscreveram para participar do jogo. O Brasil subiu ao pódio junto com os times do Insead (França) - 1ºlugar e Havard (EUA) - 2º lugar . O jogo está aberto para todos os estudantes universitários. Este ano, estará dividido em duas categorias: Graduandos e MBA/ Mestrandos e Pós-graduandos. A melhor equipe no Brasil receberá como prêmio um pacote turístico de uma semana, para cada membro do time em uma localidade brasileira. As inscrições pode ser feitas até 30 de novembro no endereço http://www. e-strat.loreal.com.

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Cursos: 

Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

Veja também a agenda de eventos da Faculdade de Educação
http://www.fae.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Educação Física - FEF

"Avaliação da catexe corporal dos participantes do Programa de Educação Física Gerontológica da Universidade Federal do Amazonas" (doutorado). Candidata: Rita Maria dos Santos Puga Barbosa. Orientadora: professora Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares. Dia 17 de novembro, às 9 horas, na sala da congregação da FEF.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Cemeq

O Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeq) estrá com inscrições abertas, (processo de mobilidade funcional) até o próximo dia 21 de novembro, para uma vaga de Engenheiro e outra de Tecnólogo. Mais informações: telefone 3788-5070 ou e-mail odila em cemeq.unicamp.br

INSCRIÇÕES

Fórum Permanente Interdisciplinar de Saúde

Estão abertas as inscrições para o próximo Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde intitulado "Qualidade na Área de Saúde". O evento ocorrerá no próximo dia 18 de novembro, das 8h30 às 17h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições podem ser feitas no local do evento ou no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns2003/foruns-saude.htm.

Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o próximo Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação intitulado "Gestão do Conhecimento". Podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns2003/tecno2.htm#ins. Mais informações: telefone (19) 3788-4741 ou e-mail mcreis em unicamp.br

Extensão no IEL

A Coordenadoria de Extensão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) está oferecendo para o verão de 2004 uma série de cursos de extensão. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão do IEL. Confira a relação dos cursos no endereço http://www.unicamp.br/iel/extensao/cursosextensao2004.htm . Mais informações: (19) 3788-1520 ou e-mail seee em iel.unicamp.br 

Extensão na FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) abre inscrições para um curso de especialização em Engenharia Ambiental (http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-especializacao/ambiental.html) e diversos cursos de extensão (http://www.feq.unicamp.br/extensao/curso-de-extensao/index.html). Mais informações: telefones (19) 3289-8338 ou 3788-3911.

Caism/Crami 

No próximo dia 24 de novembro, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), das 8 às 16 horas, será realizado um encontro em comemoração ao aniversário e parceria do CRAMI/Campinas - 18 anos - com o Serviço de Pré-Natal de Adolescentes, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) - 25 anos. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas, até o dia 19, pelos telefones (19) 3251-1234 ou 3252-1778. 

Trainee em Meio-Ambiente

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza lança o Programa Trainee em Meio-Ambiente. O objetivo é, além de formar uma massa crítica de profissionais, fortalecer o setor conservacionista no Brasil. Os encontros serão realizados na reserva natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR). As inscrições dos participantes podem ser feitas até 21 de novembro. Outras informações: e-mail http://www.fundacaooboticario.org

Economia do Trabalho

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE), estará com inscrições abertas, até 24 de novembro, para o curso de especialização Economia do Trabalho e Sindicalismo. O objetivo é formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção em órgãos públicos ou privados no campo da economia e relações de trabalho. O aluno aprovado obterá o Certificado de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo. O curso ocorrerá no dia 1 de março. Mais informações: (19) 3788.5713

Programa de Bolsas

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de longa duração DAAD/CAPES/CNPq - em todas as áreas do conhecimento - para as modalidades de doutorado integral e sanduíche e especialização para médicos. Os interessados podem se inscrever até 12 de março de 2004. Mais informações: site http://rio.daad.de ou e-mail glauce em daad.org.br

CONCURSOS

Faculdade de Engenharia de Alimentos - 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de novembro ao concurso de livre-docência na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). É na área de análise sensorial e controle de qualidade do Departamento de Alimentos e Nutrição. Poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria da Faculdade. Concorrem os candidatos com título de doutor há pelo menos três anos. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao diretor da Unidade indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 22/10 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P93452000.pdf. Informações: telefone (19)3788-4099.

Faculdade de Odontologia – Periodontia

A Unicamp estará com inscrições abertas até 25 de novembro ao concurso para provimento de um cargo, em RTP, de professor titular. É na área de periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A Secretaria Geral (SG) da Unicamp estará recebendo as solicitações de inscrição na sala 14, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no edital do Diário Oficial de 27/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P167302003.pdf. Informações com Patrícia Tomaz: telefone (19) 3412-5205.

Faculdade de Engenharia Mecânica - Engenharia de Materiais

A Unicamp estará com inscrições abertas até 1º de dezembro ao concurso para provimento de um cargo, em RTP, de professor titular. É na área de materiais e processos de fabricação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). As inscrições podem ser feitas na sala 14 da Secretaria Geral (SG), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O registro da solicitação de inscrição será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no edital do Diário Oficial de 30/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P9701999.pdf. Informações com Margarida Seixas Maia: telefone (19) 3788-3209.

Instituto de Geociências

A Unicamp estará com inscrições abertas até 2 de dezembro a um concurso de livre-docência no Instituto de Geociências (IG). É na área de ciência e tecnologia no processo de desenvolvimento, do Departamento de Política Científica e Tecnológica. As solicitações de inscrição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do IG. Concorrem os candidatos com o título de doutor, conferido pelo menos há três anos. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Diretor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 1/11, ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P17202/2000.pdf. Mais Informações: telefone (19) 3788-4551.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 2 de dezembro ao concurso de livre-docência na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Patologia do Departamento de Diagnóstico Oral. As solicitações de inscrição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Unidade. Concorrem candidatos com o título de doutor há pelo menos três anos. O registro é feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Diretor da FOP, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 1/11. Ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06p25370/2003.pdf. Mais Informações (019) 3412-5205.

Educação Física

A Unicamp estará com inscrições abertas até 15 de dezembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP. É na área de inter-relações do lazer na sociedade da Faculdade de Educação Física (FEF). A Secretaria Geral (SG) receberá, na sala 14, as inscrições dos candidatos das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado pelos documentos descritos na íntegra no Diário Oficial do dia 12/9 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P148292001.pdf.

Instituto de Física

A Unicamp estará com inscrições abertas até 22 de dezembro ao concurso para provimento de um cargo, em RTP, para professor titular (especialista experimental). É na área de física da matéria condensada do Instituto de Física "Gleb Wataghin". A Secretaria Geral (SG) receberá as inscrições para o concurso de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14. A solicitação será feita mediante apresentação de requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/9 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/ 01P169202003.pdf. Informações com Jandira: telefone (19) 3788-5301.

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira também a agenda de eventos da Faculdade de Educação no site http://www.fe.unicamp.br.

AGENDE-SE

Dia 18

Novos Territórios Pedagógicos

No próximo dia 18 de novembro, às 8h30, no auditório do Centro de Convenções, será realizado o III Seminário "Tecendo Novos Territórios Pedagógicos" como parte do Projeto Ciência na Escola. Das 9 às 18 horas, alunos das escolas participantes farão exposição de projetos. O seminário será transmitido pela cameraweb no endereço http://www.cameraweb.unicamp.br Mais informações: e-mail eneida em m3f.com.br 

Fórum Permanente Interdisciplinar de Saúde

Programas de Qualidade na Área de Saúde é o tema do próximo evento do Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde que ocorrerá, no próximo dia 18 de novembro, das 8h30 às 17h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições podem ser feitas no local do evento ou no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns2003/foruns-saude.htm.

Crise Argentina no IFCH

No próximo dia 18 de novembro, às 14 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o professor Atílio Boron, da Universidade de Buenos Aires, proferirá a palestra "A Crise Política na Argentina". A realização é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Mais informações: e-mail cemarx em unicamp.br
Dia 19

Espaço Funcamp de Políticas Públicas

No próximo dia 19 de novembro, a partir das 9 horas, será realizado no Centro de Convenções, o 2º Encontro Espaço Funcamp de Políticas Públicas. O tema deste ano será "Saúde". No encontro serão apresentados os seguintes programas e projetos: Saúde na Família, Comunidade Saudável, Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e Infovia Municipal. O Espaço Funcamp de Políticas Públicas, programa realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, já está em seu segundo ano. Mais informações: telefone (19) 3789-3700, ramal 364 ou e-mail espacofuncamp em funcamp.unicamp.br.

Encontro de Editores Científicos

De 19 a 22 de novembro, no Hotel Glória, em Caxambu (MG) será realizado o IX Encontro Nacional de Editores Científicos (ENEC). Mais informações: site http://www.abec-editores.com.br ou e-mail abec em lncc.br

Dia 20

Engenharia Elétrica e Telecomunicações

Nos próximos dias 20 e 21 de novembro, às 8h15, no Centro de Convenções, será realizado o Encontro Nacional de Engenharia Elétrica e Telecomunicações (Eneet). As inscrições custam R$ 80 (profissionais) e R$ 60 (estudantes) e podem ser feitas, até o dia 5 de novembro, no endereço http://www.eneet.com.br/inscricao1.html. Participam diversas empresas do setor. Mais informações: e-mail contato em eneet.com.br

Dia 21

Congresso Trauma Ortopédico Infantil

O Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realizará, nos dias 21 e 22 de novembro, o III Congresso Trauma Ortopédico Infantil (Troia). O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e contará com a presença de vários especialistas que lidam com o trauma do aparelho locomotor na criança. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.fcm.unicamp.br/troia2003/inscricoes.php. Mais informações: site: http://www.fcm.unicamp.br/troia2003/index.html ou e-mail troia em fcm.unicamp.br

Nepam

O Centro de Formação Ambiental do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), realizará, no próximo dia 22 de novembro, das 11 às 15 horas, a Feira de Criatividade e Cidadania. No evento será apresentado o projeto "Estágio de Formação de Jovens Carentes, em profissões ambientais corretas". O encontro ocorrerá na rua dos Flamboyants, 155. Mais informações: e-mail sueliraf em unicamp.br
Dia 24

Caism/Crami

No próximo dia 24 de novembro, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), das 8 às 16 horas, será realizado um encontro em comemoração ao aniversário e parceria do CRAMI/Campinas - 18 anos - com o Serviço de Pré Natal de Adolescentes, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) - 25 anos. O evento tem a organização de Enza Mattar, coordenadora do Crami-Campinas e de Jõao Luiz Pinto e Silva, professor titular de Obstetrícia do Caism. No encontro, diversos especialistas abordarão temas como: "Violência sexual contra crianças e adolescentes", "Adolescência em Conflito Com a Lei", entre outros. Mais informações: telefones (19) 3251-1234 ou 3252-1778. 

Professora da FEC participa do Fórum PCJ Lixo & Cidadania

A professora Emilia Rutkowski do Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) participa, no próximo dia 24 de novembro, às 13h30, do lançamento do Fórum PCJ Lixo & Cidadania. O encontro ocorrerá no Engenho Central de Piracicaba. 

Semana da Consciência exibe vídeos na BC

Entre 24 e 28 de novembro, às 12 horas, o auditório da Biblioteca Central (BC) exibe a "I Mostra de Filmes da Semana da Consciência Negra da Biblioteca Central". São quatro produções cinematográficas que abordam questões raciais nos Estados Unidos. A programação é a seguinte: dia 24 - Canção da Liberdade; 25 - Amistad; 26 - A outra história americana e 28 - Tempo de matar. Informações: luisao em unicamp.br

Dia 27

Feira de Saúde e Qualidade de Vida

O Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom) promoverá, no próximo dia 27 de novembro, das 9 às 17 horas, a I Feira de Saúde e Qualidade de Vida. No encontro serão realizados testes de glicemia, visão e verificação de pressão. Os participantes também receberão orientações sobre tabagismo, hipertensão, dengue, hanseníase (lepra), diabetes, DST, papanicolau, saúde bucal, avaliação do peso, saúde mental e fisioterapia. Durante o evento ocorrerá a entrega do prêmio do logotipo do Cecom. O encontro - que tem o apoio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário - acontecerá no Saguão do Ciclo Básico Novo e na Praça da Reitoria. Em virtude da realização da Feira, o Cecom estará atendendo em esquema de plantão, pois seus profissionais estarão colaborando na realização do evento. Mais informações: e-mail teresah em unicamp.br

Dia 28

Almeida Prado

A Orquestra Sinfônica realizará no dia 28 de novembro, às 20 horas, e no dia 30 (domingo), às 17 horas, um concerto em homenagem ao ex-diretor do Instituto de Artes (IA), Almeida Prado. A regência é do maestro Claudio Ortiz. Os ingressos custam R$5. Mais informações: telefone (19) 3273-9009 ou e-mail sinfonica_campinas em yahoo.com.br

Educação e Comunicação

O Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (FE) através do Grupo de Pesquisa Tecnologias de Informação Comunicação e Ciências (TICs) realizará, no próximo dia 28 de novembro, o I Simpósio Nacional de Educação e Comunicação. O objetivo é constituir um espaço para a reunião de pesquisadores, professores e outros interessados na relação educação e comunicação; fomentar uma discussão/reflexão mais sistemática sobre as presentes e as futuras potencialidades e possibilidades dos meios de comunicação na construção do conhecimento e divulgar pesquisas relevantes sobre a temática em questão. Mais informações: telefones (19) 3873-6995, 9614-4530 ou e-mail aldo em unicamp.br.

Professora da FEC representa Estado de S. Paulo na Conferência Nacional do Meio-Ambiente

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro a professora Emilia Rutkowski, do Departamento de Saneamento e Ambiente, da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) participa da Conferência Nacional de Meio Ambiente na Universidade de Brasilia (UnB). Emília foi delegada por Campinas para representar o Estado de São Paulo. Mais informações: telefone: (19) 37882408 ou site http://www.mma.gov.br/conferencianacional/area.cfm?id_area=367.

Veja também os eventos programados para o mês de dezembro no site
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-dezembro.html
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l