Programação da Unicamp – 25 de agosto de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Ago 24 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 25 de agosto de 2004

HOJE

Ricardo Antunes lança novo livro

"A desertificação neoliberal no Brasil" é o título do livro que o professor Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) lança, hoje (25), a partir das 18h30, na Estação Santa-Fé (Rua Albino J. B. de Oliveira, 1265, Barão Geraldo). Outras informações pelo telefone 19-3289-4800. Leia mais no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2004/ju263pag11.html.

Fórum Permanente de Agronegócios

O Fórum Permanente de Agronegócios será realizado, hoje e amanhã (25 e 26), no auditório da Biblioteca Central (BC). O encontro de hoje (25) "Política Pública Municipal para Áreas Rurais" acontece das 9 às 17 horas. "Clima e Previsão de Safras" é o tema programado para amanhã (26), das 14 às 17h30, no mesmo local. Mais informações http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-index.htm.

Ciclo de Palestras do SAE

Hoje (25), Alexandra Sabiá, da empresa Motorola fala sobre "Participando e aprendendo em processos seletivos". Dia 27, Sofia Esteves dos Amaral, da DM Recursos Humanos aborda "Estagiários e Trainees: o perfil exigido pelo mercado". No dia 2 de setembro, Sérgio Santini da empresa Lofra discute "A ótica do empresário na contratação de um profissional" e, dia 28 de setembro, Vicky Bloch, da DBM Brasil, discute o tema "Carreira e Vida - um diálogo sempre pertinente". As palestras são parte do ciclo de palestras promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Os encontros acontecem sempre das 12 às 13h30, na sala CB-03 do Ciclo Básico (CB). Mais informações pelo e-mail slara em unicamp.br.

Mexa-se

"A importância da mastigação na promoção da saúde" é o tema da palestra que as nutricionistas Ana Lúcia Carlete e Marlene T. Borelli proferem, hoje (25), às 14 horas, na Estação de Atividade Física do programa "Mexa-se". Mais informações pelo e-mail teresah em unicamp.br

Francês realiza conferência na FE

"Transmissão e Ensino: do mecânico ao pedagógico" é o tema da conferência que o professor Yves Schwartz, da Universidade de Provence (França) discute, hoje (25), às 14 horas, no Salão Nobre da FE. No mesmo dia e horário, na sala da congregação da unidade, a professora Marie-Claude Muñoz, da École des Hauts Études en Sciences Sociales (França) fala sobre "Imigração e orientação intercultural em educação". Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br

Festa do Livro

A Editora da Unicamp promove, hoje e amanhã (25 e 26), das 10 às 20 horas, no prédio do Ciclo Básico 2, a 3a edição da Festa do Livro. Os títulos em exposição podem ser adquiridos com descontos de 50 ou 80%. Confira a relação dos livros em http://www.editora.unicamp.br/3festa.asp.

Psicanalista discute relação amorosa na FCM

"A relação amorosa na atualidade" é o tema da palestra que o psicanalista Durval Checchinato, da Associação Campinense de Psicanálise profere, hoje (25), às 10 horas, no Anfiteatro I (Legolândia) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo telefone 19-37889326.

Professora da FE profere palestra no Colégio Rio Branco

"A criança e a televisão" é o tema da palestra que a professora Ester Cecília Fernandes Baptistella, doutoranda em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação (FE) profere, hoje (25), às 19h30, no Colégio Rio Branco (Rua Cecília Ferez Zogbi, s/n, Barão Geraldo) A entrada é franca. Outras informações pelo telefone 19-32891250.

Diretor do Centro de Pesquisas Brésil
Contemporain participa de série de eventos no IFCH

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove uma série de palestras, conferências e seminários com o professor Afrânio Raul Garcia Júnior, diretor do Centro de Pesquisas Brésil Contemporain. Confira a programação: Hoje (25) e 1 de setembro, das 9 às 12 horas, na sala da congregação do IFCH, o pesquisador discute "Enigmas do grande sertão: A questão agrária brasileira". Amanhã (26) e 2 de setembro, na sala de vídeo da unidade, acontecem os seminários de discussão da agenda dos pesquisadores docentes de graduação e de pós-graduação "Os desafios e novas linhas de pesquisa sobre as dimensões do mundo rural brasileiro e sobre os pensadores e intérpretes da formação nacional". 31 de agosto, das 9 às 12 horas, na sala da congregação do IFCH, o pesquisador fala sobre "Meninos de engenho, pica-paus amarelos e o país do futuro". A promoção é do IFCH, Centro de Estudos Rurais (Ceres), Centro do Pensamento Brasileiro (CEB), Departamento de Sociologia, Programa de Doutorado em Ciências Sociais e de Mestrado em Sociologia. O evento é apoiado pela Fapesp. Outras informações pelo telefone 19-3788-1601 ou e-mail seceven em unicamp.br.

Valsa do Desassossego

A bailarina Larissa Turtelli interpreta a Valsa do Desassossego, um espetáculo solo dirigido pela coordenadora do curso de dança da Unicamp, Graziela Rodrigues. A apresentação será no estacionamento do Departamento de Artes Corporais (Paviartes), hoje e amanhã (25 e 26), às 12h30.

Ciclo de palestras discute arquitetura na FEC

O Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) promove, até hoje (25), às 17 horas, no auditório da FEC, o ciclo de palestras "Arquitetura Contemporânea e o Brasil". Participam do evento Otília Arantes (FFLCH-USP), Paulo Valentino Bruna e Joaquim Guedes (FAU-USP), Hector Vigliecca e Mario Biselli (FAU-Mackenzie) e Abílio Guerra (Puccamp e Belas Artes). Outras informações no site http://www.fec.unicamp.br/congressos/congressos.html.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp está com inscrições abertas, até hoje (25), para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP, na área de Política Comparada e Relações Internacionais. As inscrições, a ser realizadas na sala 14 da Secretaria Geral da Universidade, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade, acompanhado dos documentos relacionados no Diário Oficial de 27/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P238152003.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-1581 (Maria Stella Mendes -ATU).

IDS-2004

O International Drying Symposium (IDS-2004) será realizado, até hoje (25), em São Paulo. O encontro é apoiado pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e organizado pelo Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (FAEP) da Unicamp. Mais informações no site http://www.feq.unicamp.br/~ids2004.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail mailto:espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO

Semana de Engenharia Elétrica

A Semana de Engenharia Elétrica (SEE) "O avanço do conhecimento no mundo moderno e no Brasil" acontece até dia 27, no Centro de Convenções. Organizado pelos alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o evento conta com a presença de profissionais da área, personalidades, alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica da FEEC. Confira a programação em http://www.jr3e.fee.unicamp.br/8SEE/popup.php?secao=programacao. Mais informações pelo e-mail crespo em fee.unicamp.br. 

Folclore

O Espaço Cultural Casa do Lago sedia, até dia 27, o 9º Encontro com o Folclore. A Festa presta uma homenagem ao Rei Congo do Estado de Minas Gerais, Geraldo Arthur Camilo, da Irmandade do Rosário de Contagem-MG, Comunidade dos Arturos, falecido recentemente. O Espaço Cultural fica na Rua Érico Veríssimo s/nº, Barão Geraldo-Campinas SP). Mais informações pelo telefone 19-3788 7017 ou e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br.

Empresa Júnior promove Semana de Estatística

A VII Semana de Estatística, encontro promovido pela Estat Junior, empresa Júnior do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) será realizada, até dia 28, no Imecc. O objetivo do encontro é aprimorar a formação do aluno criando ou abrangendo seu conhecimento em áreas relacionadas à estatística, integrar e promover troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área, discutir tendências da estatística no mercado e colocar o aluno em contato com o mercado de trabalho. O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e de pós do curso de Estatística e interessados na área. Outras informações pelo telefone 19-3788-6073 ou e-mail.

Livro de Memórias da FCM fica no Espaço das Artes até setembro

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresenta, até 3 de setembro, a mostra de seu Livro de Memórias, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da faculdade. A exposição estará aberta à visitação das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Mais informações no e-mail eduardo em fcm.unicamp.br

UPA

Mais de 30 mil estudantes de ensino médio de todo o país estão sendo aguardados no campus da Unicamp, em Campinas, nos dias 3 e 4 de setembro, na segunda edição do evento "Unicamp de Portas Abertas" (UPA). Mais informações e inscrições no site http://www.upa.unicamp.br/.

EM DIA

Pesquisa com mulheres laqueadas

O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) convida mulheres laqueadas, com idade até 38 anos, para participação em pesquisa. Mais informações com Adriana pelo telefone 19-3289-2856 ou ramal 87087.

Dança de Salão e Forró

Os interessados em participar de aulas de dança de salão e forró, às segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas, e às terças e quintas, das 12h10 às 13h20, podem comparecer no Instituto de Biologia (sala IB-16), ao lado da Cantina do Belo. Mais informações com Netzo, no local.

Tango e Milonga

Os interessados em dançar e conhecer o Tango e a Milonga devem comparecer na Oficina de Tango e Dança do Rio de La Plata, no IFCH, todas as quartas (iniciante) e quintas-feiras (intermeios), das 12h45 às 13h45, na sala H-8). Mais informações pelo telefone 19-32891752.

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

Cursos:

- Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

- AFPU 
http://www.afpu.unicamp.br/

Confira as mobilidades funcionais no endereço 
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

TESES

Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP

“Controle vertical e resposta mandibular em indivíduos tratados com arco extrabucal conjugado” (doutorado). Candidata: Ivana Uglik Garbui. Orientador: professor João Sarmento Pereira Neto. Dia 25 de agosto, às 8h30, na FOP.

Instituto de Física "Gleb Wataghin" – IFGW

“Propriedades microscópicas e macroscópicas de superfície em ligas ferrosas implantadas com nitrogênio” (doutorado). Candidato: Carlos Alejandro Figueroa. Orientador: professor Fernando Alvarez. Dia 25 de agosto, às 10 horas, no auditório da pós-graduação (prédio D) do IFGW.

Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM

“Análises teórica e experimental do fluxo de calor variacional na solidificação de cilindros horizontais e sua correlação com características estruturais” (doutorado). Candidato: Carlos Netto de Souza. Orientador: professor Amauri Garcia. Dia 25 de agosto, às 9 horas, no bloco ID-2 da FEM.

Instituto de Química – IQ

“Cinética de foto e termoisomerização de azocorantes em matrizes poliméricas” (mestrado). Candidato: Valter Décio Dias. Orientadora: professora Teresa Dib Zambon Atvars. Dia 25 de agosto, às 8h30, no mini-auditório do IQ.

OPORTUNIDADES

Mexa-se

Os interessados em participar do Programa de Convivência e Atividade Física "Mexa-se", devem preencher formulário de inscrição no endereço http://www.unicamp.br/css/mexa-se/formulario_inscricao.html e entregá-lo na Estação de Atividade (Praça das Bandeiras). O objetivo geral do programa é disseminar informações de caráter preventivo e promover a saúde através da prática de atividade física junto à comunidade do campus. O "Mexa-se" integra o Projeto Institucional de Qualidade de Vida na Unicamp, coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Mais informações no site http://www.unicamp.br/css/mexa-se/

Trainees

O Unibanco abre inscrições para seu programa anual de trainees. Podem ser feitas no site. São 30 vagas para atuação em São Paulo, para candidatos com formação preferencial em Economia, Administração de Empresas e Engenharia (Produção, Mecânica, Elétrica e Computação). Para se inscrever, o interessado precisa ter concluído o curso superior entre julho de 2002 e dezembro de 2004, fluência em inglês e conhecimentos de informática. A seleção é composta de quatro fases: testes via Internet (inglês, informática e redação), dinâmica de grupo, apresentação de projetos e entrevistas individuais. Todas as fases serão realizadas neste segundo semestre. Para participar das dinâmicas e entrevistas, candidatos de outras cidades precisam se deslocar até São Paulo ou Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 11-3097 1010 .

Engenheiro Químico, de Materiais ou Industrial

A empresa Owens Corning está recrutando engenheiro químico, de materiais ou industrial, formado em dezembro de 2003 ou junho de 2004, com inglês fluente e espanhol, para vaga de trainee em empresa do ramo químico da região de Campinas. Mais detalhes pelo telefone 19-3535-9323.

Saúde Pública

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública (GGLAS) estão organizando um seminário de amostragem e análise de risco em produtos. A idéia é discutir técnicas de amostragem e análise de risco em todos os produtos sujeitos a vigilância sanitária: alimentos, medicamentos, cosméticos, etc. O evento é aberto para todas as instituições (públicas ou privadas), que demonstrem interesse no assunto. As sugestões para elaboração do seminário podem ser enviadas para o e-mail mailto:marco.martins em anvisa.gov.br .Outras informações pelo telefone 61-448 6358. 

Analistas de Suporte, Programadores e Analistas de Sistemas

A IBM abre inscrições, até 15 de setembro, para as funções de Analistas de Suporte, Programadores e Analistas de Sistemas. Para todas as funções é necessário ser formado, falar fluentemente a língua inglesa e ter disponibilidade para viagens. Mais informações e envio de currículo pelo site http://www.ibm.com/br/employment

Concurso de Pós-graduação

Estimular as melhores produções em pesquisas e estudos de pós-graduação sobre defesa desenvolvidos no Brasil nos últimos dois anos. Esta é uma das propostas do concurso de teses sobre defesa nacional, instituído pelo Ministério da Defesa e apoiado pelo CNPq e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. As inscrições podem ser feitas no site https://www.defesa.gov.br/enternet/sitios/internet/teses/inscricao.php. Os resultados serão divulgados até o dia 30 de outubro. O prêmio será no valor de R$ 8 mil para a melhor tese e de R$ 5 mil para as dissertações. Os trabalhos vencedores serão publicados, integral ou parcialmente, em livro ou em periódicos de grande circulação. Os ganhadores também receberão certificados de mérito científico.

Prêmio Novartis

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Oncologia Novartis - Saúde Brasil. Neste ano, há novas categorias para participação - ações científicas, sociais e de saúde pública, que visam promover a prevenção, o combate, o diagnóstico precoce, o tratamento e a qualidade de vida no universo do câncer. Podem participar profissionais da área médica e de saúde, além de instituições e associações de pacientes, concorrendo em categorias específicas. Os trabalhos devem ser inscritos e enviados até o dia 10 de janeiro de 2005, à sede da Aguilla Produção e Comunicação (Rua Pedro Teixeira, 92, Vila Olímpia, São Paulo-SP). O regulamento e a ficha de inscrição, podem ser acessados no site http://www.saudebrasilnet.com.br/. Informações complementares pelo telefone 11-3846-2649.

Prêmio Tesouro Nacional 2004

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) em conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional recebem, até 11 de outubro, inscrições para um concurso de monografias que tem como meta estimular estudos e pesquisas no campo das finanças públicas. O concurso é destinado para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área . Os interessados na inscrição podem participar com os temas básicos "Ajuste fiscal e dívida pública", "Tópicos especiais de finanças públicas e tributação" e "Orçamentos e sistemas de informação sobre a administração financeira pública" ou com os temas especiais "Mercosul" e "Lei da Responsabilidade Fiscal". Mais informações no site http://www.esaf.fazenda.gov.br/

INSCRIÇÕES

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet em http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

FOP recebe inscrições de pacientes especiais

O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), recebe inscrições para Pacientes com Necessidades Especiais (deficientes físicos e/ou mentais, paralíticos cerebrais, portadores de Síndrome de Down, deficiência visual ou auditiva e etc.), com idade de 0 a 12 meses. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 19-3412-5275, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas.

Oficina de Revistas

O Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA), através da aluna Lilia Góes, oferece, a partir de 16 de setembro, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, uma Oficina de Revistas. O curso, com duração de 3 meses, terá encontros semanais de 2 horas (sempre após às 18 horas). Na oficina estão incluídas aulas práticas em xilogravura, monotipias e outros materiais para confecção de Revista de Arte. O curso é gratuito e não exige pré-requisitos para participar. A oficina será ministrada na sala AP-4 (andar térreo) do Departamento de Artes Plásticas do IA. As inscrições podem ser feitas, até 10 de setembro, pelo e-mail liliafg em iar.unicamp.br. Outras informações pelo telefone 19-32370516.

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e para a XI Jornada Odontológica de Piracicaba. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/jop/inscricao/index2.php.

Tutorial de TelEduc

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, dia 1 de setembro, das 9 às 12 horas, no auditório do CCUEC, o tutorial "Ambiente de Educação a Distância TelEduc". As inscrições podem ser feitas até dia 31, no site http://www.ead.unicamp.br/

Curso de TelEduc

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, de 13 de setembro a 5 de novembro, o curso a distância "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc" As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro, no site http://www.ead.unicamp.br/.

IG tem inscrições para curso de especialização

O Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) abre inscrições, até 3 de setembro, para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. O curso é integralmente concebido para atender as necessidades dos Profissionais que atuam em funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. O curso se inicia em setembro de 2004. As vagas são limitadas. Mais informações no site http://www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao.

Vagas Remanescentes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o novo calendário do processo seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes 2005. As inscrições serão feitas entre 9 e 24 de setembro no site http://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2005/calendario.html.
 
AFPU tem inscrições para Curso de Redação

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) abre inscrições para o curso "Desenvolvendo a Competência Escrita: Redação". Os servidores indicados no site http://www.afpu.unicamp.br/ podem se inscrever, até 10 de setembro. A ocupação das vagas se dará por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone 3788-4507.

Encontro de Pesquisa em Humanidades

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza nos dias 18 e 22 de outubro, a terceira edição do Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas. As inscrições - abertas para pesquisadores em humanidades - podem ser feitas, de 8 a 17 de setembro, pelo e-mail enchuman em uol.com.br 

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Após sofrer algumas alterações em relação ao edital anterior, a Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, por período de seis anos. É na área de Prótese Total, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na secretaria da Faculdade (Avenida Limeira, 901, bairro Areião, Piracicaba-SP). A solicitação será feita por meio de requerimento, encaminhado ao Diretor da FOP, com nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 5/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06P74522004.pdf. Informações com Patrícia Tomaz pelo telefone (19) 3412-5205.

Instituto de Artes 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 17 de setembro a um Concurso de Livre-Docência. É na área de Práticas Interpretativas do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do IA. Concorrem profissionais com o título de doutor, conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P190272004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-7172 (com Sílvia).

Instituto de Artes 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 17 de setembro a um concurso de Livre-Docência. É na área de Multimeios e Artes do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Instituto. Concorrem profissionais com o título de doutor conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. A solicitação será feita mediante requerimento encaminhado ao Diretor do IA, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P190892004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-7172 (com Sílvia).

Instituto de Geociências

A Unicamp recebe inscrições até o dia 20 de setembro a um concurso para provimento de 01 cargo, em RTP, para professor titular (MS-6). É na área de Geologia do Instituto de Geociências (IG). As solicitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem professores associados da Unicamp há pelo menos três anos com título de livre-docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Universidade. Os candidatos deverão apresentar requerimento ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, seguido dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/6 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P29682004.pdf

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P37692004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Instituto de Física

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IF). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) – Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 26

Marjorie Perloff discute "A Aura do Modernismo" no IEL

A professora Marjorie Perloff (EUA) fala sobre "A Aura do Modernismo". O encontro acontece, dia 26, às 10h30, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Perloff é professora universitária e uma das mais importantes críticas literárias dos EUA. 

Educação nos anos 30 e 40 em debate na FE

"Algumas reflexões sobre a educação nos anos 30 e 40 através do jornal "A Voz da Infância" da cidade de São Paulo" é o tema que a pós-graduanda Azilde Andreotti discute, dia 26, às 17 horas, na Sala de Videoconferência da Faculdade de Educação (FE). O evento será transmitido pela Internet em http://143.106.58.210/stream.sdp. A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da FE. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br

Encontro de Ambientes Educacionais na FE

A Faculdade de Educação (FE) realiza, dias 26 e 27 de agosto, o VI Edunet - Encontro de Ambientes Educacionais na Rede Internet. O evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). A realização é do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologia da Informação e da Comunicação ( TIC'S) da FE. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br

Dia 27

Filosofia, Educação e Estética é tema de conferência na FE

O professor João Virgílio Tagliavini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fala sobre "Filosofia, Educação e Estética" dia 27, às 17 horas, Sala de Videoconferência da Faculdade de Educação (FE). O evento será transmitido pela Internet em http://143.106.58.210/stream.sdp. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br

Palestra discute Mídias e Meios Eletrônicos no CCUEC

A professora Roseli de Deus Lopes fala sobre "As Mídias e os Meios Eletrônicos Interativos na Educação", dia 27, das 14 às 17 horas, no auditório do Centro de Computação (CCUEC). A realização é do Núcleo de Informática Aplicada a Educação (NIED) e da Equipe de EAD do CCUEC. As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no site http://www.ead.unicamp.br/.

Dia 28

Catarata realiza nova campanha

No dia 28 de agosto o Hospital das Clínicas da Unicamp realiza mais uma etapa do Projeto Catarata e Diabetes. O Projeto Catarata vem sendo realizado regularmente em Campinas e em outras cidades do país há 18 anos, com mais de cinco milhões de consultas realizadas e cerca de 1 milhão de cirurgias. A inclusão do acompanhamento de diabates se deve ao fato de o diabetes comprometer seriamente a visão quando não controlado e acompanhado e ainda existe na região carência de serviços de atendimento oftalmológico ao diabético. O atendimento no dia 28, das 8 às 14 horas, vai atingir pessoas com mais de 50 anos de idade que tenham deficiência visual, a fim de detectar os portadores de catarata e retinopatia diabética. Os pacientes triados terão todo o tratamento agendado no HC para a cirurgia de catarata ou para tratamento com raio laser (diabéticos). Os diabéticos terão a oportunidade de receber esclarecimentos e orientações para o controle da doença. O controle efetivo do diabetes previne uma série de complicações, inclusive a cegueira. Para encaminhamento mais eficiente é necessário uma triagem prévia, que pode ser realizada antes do dia 28, quando acontecerá o atendimento no HC. Informações adicionais podem ser obtidas no Núcleo de Prevenção da Cegueira pelo telefone/fax 19-3788-7396, com a enfermeira Ana Maria ou Mirian, das 8 às 17h30.

Vestibular oferece Oficina de Redação

A oficina "A Redação no Vestibular Unicamp" será realizada até dia 28, das 8 às 13 horas, no Ciclo Básico 1, Campinas. A oficina foi iniciada no último dia 7. Mais informações no site http://www.comvest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html

Dia 30

Palestra discute hábito de fumar

O médico sanitarista Elson da Silva Lima profere, dia 30, às 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) a palestra "Cigarro: Você quer continuar fumando?". O encontro tem como público-alvo alunos, funcionários , docentes e a comunidade externa. Não há necessidade de inscrição. Outras informações pelo e-mail bazzo em unicamp.br.

Dia 31

Livre comércio do México é tema de conferência na FE

"O Tratado de Livre Comércio e suas implicações na política universitária no México" é o tema que o professor Carlos Salas Paez, da Universidad Autónoma Metropolitana do México discute, dia 31, às 14 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). O professor Sebastião Carlos de Velasco e Cruz , do Departamento de Ciência Política, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) participa como debatedor. A realização é do Grupo de Políticas Públicas e Educação (GPPE). O evento é apoiado pelo Programa de Pós-graduação da FE, Programa de Mestrado do IFCH e pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação (Decisae) da FE. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l