Programação da Unicamp – 2 de agosto de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Ago 2 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 2 de agosto de 2004
HOJE

Dia 2

TV Unicamp realiza debate com prefeituráveis
A TV Unicamp, que com outras universidades (PUC e Unip) integra o Canal Universitário Campinas (CNC), e a Rádio Educativa (FM 101,9) iniciam a partir de hoje, às 21 horas, no canal 10 da NET, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Campinas. Os programas serão reprisados no dia seguinte (meia-noite e 14 horas) no Canal Universitário e na Rádio Educativa (às 9 e 14 horas). Outras informações pelo telefone 3788-2072 ou e-mail nuno em unicamp.br. 
Fea e Embrapa organizam
Congresso Brasileiro de engenharia Agrícola
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e a Embrapa Informática Agropecuária organizam, de hoje a 6 de agosto, o XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea) "A Inserção da Engenharia Agrícola em Projetos Nacionais". O evento, que será realizado na cidade de São Pedro-SP contará, também, com o Seminário Internacional da Sessão de Tecnologia Pós-Colheita do International Comission of Agricultural Engineering (CIGR), que tem como meta aprofundar discussões sobre exportação e agronegócios. Mais informações pelo telefone 19-3788-1043, site http://www.agr.unicamp.br/ ou e-mail conbea2004 em agr.unicamp.br.
Energia e Eletricidade
O Encontro Nacional de Energia e Eletricidade (Enercon) intitulado "Oportunidades e desafios na implantação do novo modelo elétrico brasileiro" será realizado, de hoje e amanhã, no Novotel Center Norte, em São Paulo-SP. Mais informações pelo telefone 11-5505-3375. 
PORTAL UNICAMP

Seminário de lingüística reúne quase 1.800 pessoas na Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2636/NUH_2636.html
Congressistas mostram benefício e desvantagem do implante de aço
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2632/NUH_2632.html
FOP reforça importância do tratamento bucal para o idoso
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2631/NUH_2631.html
Japão busca na Unicamp conversão de biomassa em hidrogênio
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2635/NUH_2635.html
Evento enfoca C&T e desenvolvimento sustentável
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2004/ju259pag05.html
EM DIA
Cadernos Pagu
O Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) acaba de lançar a edição número 22 da revista Cadernos Pagu. A publicação traz os artigos: "Modas e modos: uma leitura enviesada de O espírito das roupas", de Heloísa Pontes - "Dignidade, celibato e bom comportamento: relatos sobre a profissão de modelo e manequim no Brasil dos anos 1960", de Maria Claudia Bonadia, entre outros. A revista Cadernos Pagu, criada em 1993, dirige-se ao público interessado na problemática de gênero e publica artigos originais de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros, traduções de textos centrais para a reflexão da temática. Cadernos Pagu está indexado no Handbook of Latin American Studies, Sociological Abstracts, Social Planning/Policy & Development Abstracts, MLA International Bibliography, LATINDEX. Outras informações pelo telefone 19-3788.7873.
Encyclopedia of Energy
O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) disponibiliza, para consulta e pesquisa, a Encyclopedia of Energy. São seis volumes contendo artigos referentes à energia. A enciclopédia contém três artigos feitos por pesquisadores brasileiros, dentre eles o trabalho "National Energy Policy: Brazil", do professor Sérgio Valdir Bajay, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Os volumes da enciclopédia podem ser consultados na biblioteca do Nipe. Mais informações pelo telefone 19-3289-7787 ou e-mail fabianagviana em terra.com.br
OPORTUNIDADES
Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo. Podem ser feitas, na sede do Sindicato dos Jornalistas, via correio (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque, São Paulo, CEP 01220-010). Criado há 26 anos e sem qualquer premiação em espécie, a honraria é disputada exatamente pelo prestígio profissional que possui em todo o país. Reconhece os trabalhos jornalísticos que estimulam a luta pela cidadania, que denunciem todo o tipo de exclusão social, de tortura e de violência aos direitos humanos. Privilegia, ainda, reportagens que foquem o respeito aos direitos básicos de moradia, educação e saúde. Mais informações pelo site http://www.sjsp.org.br/
Saúde Pública
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através da Gerência Geral e Laboratórios de Saúde Pública (GGLAS), está organizando um seminário de amostragem e análise de risco em produtos. A idéia é discutir técnicas de amostragem e análise de risco em todos os produtos sujeitos a vigilância sanitária: alimentos, medicamentos, cosméticos, etc. As sugestões para elaboração de um seminário que atenda as demandas da sociedade podem ser enviadas para o e-mail marco.martins em anvisa.gov.br. O evento é aberto para todas as instituições (públicas ou privadas), que demonstrem interesse no assunto. Outras informações pelo telefone 61-448 6358.
Jornalismo Científico
Os interessados em apresentar trabalhos no 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, que este ano será em Salvador (BA), de 24 a 27 de outubro, já podem enviá-los para a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). Serão aceitos ensaios, artigos de revisão, trabalhos teóricos, estudos de casos, relatos de experiências e pesquisas (textos produzidos a partir de trabalhos monográficos, dissertações de mestrado e tese de doutorado). A data final para envio de textos é 16 de agosto, quando então a Comissão Científica do Congresso - formada por pesquisadores, professores e profissionais da área - fará a avaliação e a seleção dos trabalhos. Entre os critérios serão considerados qualidade e pertinência do trabalho e ainda desenvolvimento das etapas metodológicas, originalidade e criatividade. Mais informações site http://www.abjc.org.br/
Concurso de Pós-graduação
Estimular as melhores produções em pesquisas e estudos de pós-graduação sobre defesa desenvolvidos no Brasil nos últimos dois anos. Esta é uma das propostas do concurso de teses sobre defesa nacional, instituído pelo Ministério da Defesa e apoiado pelo CNPq e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. As inscrições podem ser feitas no site https://www.defesa.gov.br/enternet/sitios/internet/teses/inscricao.php . Os resultados serão divulgados até o dia 30 de outubro. O prêmio será no valor de R$ 8 mil para a melhor tese e de R$ 5 mil para as dissertações. Os trabalhos vencedores serão publicados, integral ou parcialmente, em livro ou em periódicos de grande circulação. Os ganhadores também receberão certificados de mérito científico.
Prêmio Novartis abre inscrições
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Oncologia Novartis - Saúde Brasil. Neste ano, há novas categorias para participação - ações científicas, sociais e de saúde pública, que visam promover a prevenção, o combate, o diagnóstico precoce, o tratamento e a qualidade de vida no universo do câncer. Podem participar profissionais da área médica e de saúde, além de instituições e associações de pacientes, concorrendo em categorias específicas. Os trabalhos devem ser inscritos e enviados até o dia 10 de janeiro de 2005, à sede da Aguilla Produção e Comunicação (Rua Pedro Teixeira, 92, Vila Olímpia, São Paulo-SP). O regulamento e a ficha de inscrição, podem ser acessados no site http://www.saudebrasilnet.com.br/ . Informações complementares pelo telefone 11-3846-2649.
Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Cursos: 

Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

Veja também a agenda de eventos da Faculdade de Educação
http://www.fae.unicamp.br/
MOBILIDADE FUNCIONAL
- Confira outras mobilidades funcionais no endereço http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml
INSCRIÇÕES
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
A Unicamp estará com inscrições abertas até 19 de agosto a um concurso de livre-docência. É na área de História da Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As solicitações de inscrição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Setor de Recursos Humanos (sala 10) do Instituto. Concorrem candidatos com o título de doutor, conferido há pelo menos três anos. O registro será feito mediante apresentação de requerimento enviado ao diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 20/7 ou no site. Informações pelo telefone (19) 3788-1581 (Maria Stella Mendes).
Faculdade de Ciências Médicas
A Unicamp estará com inscrições abertas até 19 de agosto a uma seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na secretaria do Departamento de Clínica Médica. Serão solicitadas por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, enviado à diretora da FCM e acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 20/7 ou no site. Informações pelo telefone (19) 3788-8933 (Carmen Sílvia).
UPA abre inscrições
Mais de 30 mil estudantes de ensino médio de todo o país estão sendo aguardados no campus da Unicamp, em Campinas, nos dias 3 e 4 de setembro, na segunda edição do evento "Unicamp de Portas Abertas" (UPA). Mais informações e inscrições no site http://www.upa.unicamp.br/inscricao.html.
Frutas e Hortaliças
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições para o seminário "Galpões de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças". Podem ser feitas no site http://www.agr.unicamp.br/eventos/insc_benfruthort.htm . 
FCM abre inscrições para Curso de Atualização Médica
O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) abre inscrições para o curso de atualização médica "Tópicos de Atualização em Clínica Médica" - modalidade extensão universitária. Podem ser feitas, até 9 de agosto. O curso será realizado de 13 a 15 de agosto, no Salão Nobre da FCM e tem como objetivo atualizar conceitos fundamentais para a prática médica e discutir assuntos gerais de interesse diário para clínicos gerais ou especialistas. Os participantes receberão, no final do curso, um diploma de Curso de Extensão Universitária emitido pela Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), desde que freqüentem 80% das aulas programadas. Outras informações pelos telefones 19-3788-4646 ou 3788-8049.
Concurso de Logotipo da Feagri
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições até 13 de agosto para escolha do logotipo da unidade. O vencedor será premiado com um aparelho de DVD. Mais informações pelo telefone 19-3788-1000 ou e-mail secdir em agr.unicamp.br. Veja ementa completa do concurso no site http://www.agr.unicamp.br./eventos/conc_logo.htm .
Prêmio Peter Murányi
A Fundação Peter Murányi lança a 4ª edição do Prêmio Peter Murányi com o tema Educação. A Unicamp participa como convidada da composição do Colégio Indicador, um dos órgãos que compõe a estrutura da premiação. Nesta condição, a universidade poderá indicar até dois trabalhos para concorrer ao prêmio. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) receberá as candidaturas das unidades, até dia 31 de agosto, impreterivelmente. O regulamento e as condições para participação podem ser consultados no site http://www.fundacaopetermuranyi.org.br/ .
Odontologia
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e XI Jornada Odontológica de Piracicaba, a ser realizado entre os dias 4 e 8 de outubro. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/congresso .
CONCURSOS
Instituto de Biologia
A Unicamp está com inscrições abertas, até 4 de agosto, para o Concurso Público para provimento de um cargo de Professor Titular, MS-6, na área de Biologia Celular. As inscrições, a ser realizadas na sala 14 da Secretaria Geral da Universidade, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, só serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Unicamp, acompanhado dos documentos listados no Diário Oficial de 6/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P55192004.pdf . Informações pelo telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição Francisco Romero).
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
A Unicamp está com inscrições abertas, até 25 de agosto, para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP, na área de Política Comparada e Relações Internacionais. As inscrições, a ser realizadas na sala 14 da Secretaria Geral da Universidade, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade, acompanhado dos documentos relacionados no Diário Oficial de 27/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P238152003.pdf . Informações pelo telefone (19) 3788-1581 (Maria Stella Mendes -ATU).

Instituto de Geociências
A Unicamp recebe inscrições até o dia 20 de setembro a um concurso para provimento de 01 cargo, em RTP, para professor titular (MS-6). É na área de Geologia do Instituto de Geociências (IG). As solicitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem professores associados da Unicamp há pelo menos três anos com título de livre-docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Universidade. Os candidatos deverão apresentar requerimento ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, seguido dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/6 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P29682004.pdf
- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html
AGENDE-SE

Dia 3

Workshop na FCM
O Workshop "Introducion to Qualitative Health Research: From Design to Analysis" será realizado, dias 3, 5 e 6, no anfiteatro III (Legolândia) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento organizado pelo professor Nelson Filice de Barros é promovido pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) da FCM. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.

Dia 4

Vestibular oferece Oficina de Redação
A oficina "A Redação no Vestibular Unicamp" será realizada nos quatro sábados do mês de agosto (7, 14, 21 e 28), das 8 às 13 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.
Dia 5
AEL 30 anos
O Fórum Permanente de Arte e Cultura "AEL 30 ANOS: movimento social e trabalho" será realizado, dia 5 de agosto, das 9 às 18 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC).
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l