Programação da Unicamp – 30 de agosto de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Ago 27 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 30 de agosto de 2004

HOJE

Vestibular

As inscrições e a venda do Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) começam hoje (30) e vão até 30 de setembro. A partir deste ano, as inscrições serão feitas via internet para tornar o processo mais ágil e facilitar o acesso aos estudantes de outras regiões do país, já que não será mais necessário o comparecimento a um posto de inscrição. A taxa é de 90 reais. A compra do Kit do Vestibulando é opcional. Ele será vendido a 10 reais em agências do Banespa e Santander e também poderá ser consultado a partir desta página sem qualquer custo ao candidato. A Comvest orienta os candidatos a não deixarem a inscrição para o último momento. Mais informações no site http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/inscricoes.html.

Jorge Eduardo Levi Mattoso recebe título de Cidadão Campineiro

O professor Jorge Eduardo Levi Mattoso recebe, dia 3 de setembro, às 19 horas, no Clube Semanal de Cultura Artística (Av. Irmã Serafina, 937, Centro, Campinas-SP) o título de Cidadão Campineiro. Levi Mattoso é professor, pesquisador e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE). Os interessados em participar da solenidade devem confirmar presença, até hoje (30), pelo telefone 19-3736-1510.

Palestra discute hábito de fumar

O médico sanitarista Elson da Silva Lima profere, hoje (30), às 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) a palestra "Cigarro: Você quer continuar fumando?". O encontro tem como público-alvo alunos, funcionários , docentes e a comunidade externa. Não há necessidade de inscrição. Outras informações pelo e-mail bazzo em unicamp.br.

Psicanalista francesa profere conferência na FE

A psicanalista e historiadora francesa Elisabeth Roudinesco discute, hoje (30), às 10h30, no Salão nobre Faculdade de Educação (FE) o tema "A família em desordem". A conferência conta com tradução consecutiva, debate com a platéia e, no final, a pesquisadora autografa seus livros para os interessados. O evento é promovido pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Elisabeth Roudinesco é professora da École d'Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e ficou internacionalmente conhecida por sua História da Psicanálise da França, por sua biografia de Jacques Lacan e por seus trabalhos em história da Psicanálise. Recentemente publicou juntamente com o filósofo Jacques Derrida o livro "De que amanhã..? Diálogos de Jacques Derrida e Elisabeth Roudinesco". A entrada é franca. Mais informações pelo e-mail marioecpereira em uol.com.br.

Mesa-redonda na FE

O Círculo de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (Cempem), da Faculdade de Educação (FE) realiza, hoje (30), às 9 horas, na Sala da Congregação da FE, a mesa-redonda "Tendências e Características das Atividades de Pesquisa no Campo da História da Educação Matemática em Portugal, Alemanha e Brasil". Participam os professores Gert Schubring (Universidade de Bielefeld - Alemanha), José Manuel Matos (Universidade Nova de Lisboa - Portugal), João Bosco Pitombeira de Carvalho (PUCC- Rio de Janeiro), Eduardo Sebastiani Ferreira (Imecc-Unicamp) e Maria Ângela Miorim (FE-Unicamp). Mais informações no e-mail eventofe em unicamp.br

Cedae realiza exposição sobre Fernando Pessoa

O Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio (Cedae), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza, de hoje (30) até 30 de outubro, a exposição de Alfredo Margarido, professor do Departamento de Museologia, da Universidade de Lusófona (Portugal) "Leituras Plásticas de Fernando Pessoa". A mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Cedae (bloco VII), do IEL. Mais informações pelo telefone 3788-1505 ou e-mail cedae em iel.unicamp.br.

Peter Greenaway, na Casa do Lago

O Espaço Cultural "Casa do Lago" exibe, hoje (30), às 14 horas, "A última tempestade". Às 16h30, "8 mulheres e ½" e, às 19 horas, "O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante". Todos os filmes são dirigidos por Peter Greenaway. Confira a programação completa no endereço http://www.preac.unicamp.br/casadolago. Mais informações pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br. 

Orquestra Jovem abre Semana da Nutrição no RU

O Restaurante Universitário (RU) realiza, a partir de hoje (30) até 3 de setembro, com diversas apresentações artísticas, a semana da nutrição. Confira a programação: Dia 30 de agosto - Orquestra Jovem da Unicamp, sob a regência de Simone Menezes. Dia 31 - Enzo Giuliano (tenor). Dia 1 de setembro - Renan e Rangel (dupla sertaneja). Dia 2 - Grupo Skala. Dia 3 - Orquestra Cabocla de Campinas, sob a regência de Fernando José Cardoso.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO

Memórias da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresenta, até 3 de setembro, a mostra de seu Livro de Memórias, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da faculdade. A exposição estará aberta à visitação das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Mais informações no e-mail eduardo em fcm.unicamp.br.

UPA

Mais de 30 mil estudantes de ensino médio de todo o país estão sendo aguardados no campus da Unicamp, em Campinas, nos dias 3 e 4 de setembro, na segunda edição do evento "Unicamp de Portas Abertas" (UPA). Mais informações e inscrições no site http://www.upa.unicamp.br/.

EM DIA

Pesquisa com mulheres laqueadas 

O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) convida mulheres laqueadas, com idade até 38 anos, para participação em pesquisa. Mais informações com Adriana pelo telefone 19-3289-2856 ou ramal 87087.

Dança de Salão e Forró

Os interessados em participar de aulas de dança de salão e forró, às segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas, e às terças e quintas, das 12h10 às 13h20, podem comparecer no Instituto de Biologia (sala IB-16), ao lado da Cantina do Belo. Mais informações com Netzo, no local.

Tango e Milonga

Os interessados em dançar e conhecer o Tango e a Milonga devem comparecer na Oficina de Tango e Dança do Rio de La Plata, no IFCH, todas as quartas (iniciante) e quintas-feiras (intermeios), das 12h45 às 13h45, na sala H-8). Mais informações pelo telefone 19-32891752.

- Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

- Cursos:
- Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

- AFPU 
http://www.afpu.unicamp.br/

- Confira as mobilidades funcionais no endereço 
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

TESES

Instituto de Física "Gleb Wataghin"

“Supercondutividade nodal em metais de transição dicalcogenados” (doutorado). Candidato: Bruno Uchoa Barboza. Orientador: professor Guillermo Gerardo Cabrera Oyarzún. Dia 13 de agosto, às 14 horas, auditório da pós-graduação prédio D.

Instituto de Química

“Determinação simultânea, em linha, da concentração de soda cáustica e de alumina em solução de aluminato de sódio do processo Bayer de produção de óxido de alumínio” (mestrado). Candidato: Eduardo Marchioni Escobar. Orientadora: professora Marcia Miguel Castro Ferreira. Dia 30 de agosto, às 14 horas, no mini-auditório.

Instituto de Artes

“Kilza Setti e sua suíte cantante para seis trabalhos de amor com texto de Luis Milanesi: uma análise para performance” (mestrado). Candidata: Nanci Bueno de Alemida. Orientadora: professora Adriana Giarola Kayama. Dia 30 de agosto, às 10h30, no departamento de música.

“Danças Brasileiras entre a tradição e a tradução um olhar sobre o grupo de danças populares urucungos puítas e quijêngues” (mestrado). Candidato: Alessandro José de Oliveira. Orientadora: professora Regina Aparecida Polo Muller. Dia 30 de agosto, às 10 horas, na sala 02 da coordenação de pós-graduação.

Instituto de Estudos da Linguagem

“Foco na forma e present perfect: o efeito da atenção e da conscientização” (mestrado). Candidato: Cesar Eduardo Duarte Elizi. Orientadora: professora Linda Gentry El Dash. Dia 30 de agosto, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IEL.
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

“Evaristo de Moraes: justiça e política nas arenas republicanas (1887-1939)” (doutorado). Candidata: Joseli Maria Nunes Mendonça. Orientadora: professora Silvia Hunold Lara. Dia 30 de agosto, às 14 horas, na sala da congregação do IFCH.

INSCRIÇÕES

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

FOP recebe inscrições de pacientes especiais

O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), recebe inscrições para Pacientes com Necessidades Especiais (deficientes físicos e/ou mentais, paralíticos cerebrais, portadores de Síndrome de Down, deficiência visual ou auditiva e etc.), com idade de 0 a 12 meses. Outras informações no site http://www.fop.unicamp/cepae. O serviço é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 19-3412-5275, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas.

Oficina de Revistas

O Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) através da aluna Lilia Góes oferece, a partir de 16 de setembro, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, uma Oficina de Revistas. O curso, com duração de 3 meses, terá encontros semanais de 2 horas (sempre após às 18 horas). Na oficina estão incluídas aulas práticas em xilogravura, monotipias e outros materiais para confecção de Revista de Arte. O curso é gratuito e não exige pré-requisitos para participar. A oficina será ministrada na sala AP-4 (andar térreo) do Departamento de Artes Plásticas do IA. As inscrições podem ser feitas, até 10 de setembro, pelo e-mail liliafg em iar.unicamp.br. Outras informações pelo telefone 19-32370516.

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e para a XI Jornada Odontológica de Piracicaba. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/jop/inscricao/index2.php.

Tutorial de TelEduc

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, dia 1 de setembro, das 9 às 12 horas, no auditório do CCUEC, o tutorial "Ambiente de Educação a Distância TelEduc". As inscrições podem ser feitas até dia 31, no site http://www.ead.unicamp.br/

Curso de TelEduc

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, de 13 de setembro a 5 de novembro, o curso a distância "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc" As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro, no site http://www.ead.unicamp.br/.

IG tem inscrições para Curso de Especialização

Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) abre inscrições, até 3 de setembro, para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. O curso é integralmente concebido para atender as necessidades dos Profissionais que atuam em funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. O curso se inicia em setembro de 2004. As vagas são limitadas. Mais informações no site http://www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao.

Curso de Redação na AFPU

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) abre inscrições para o curso "Desenvolvendo a Competência Escrita: Redação". Os servidores indicados no site http://www.afpu.unicamp.br/ podem se inscrever, até 10 de setembro. A ocupação das vagas se dará por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone 3788-4507.

Encontro de Pesquisa em Humanidades

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza nos dias 18 e 22 de outubro, a terceira edição do Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas. As inscrições - abertas para pesquisadores em humanidades - podem ser feitas, de 8 a 17 de setembro, pelo e-mail mailto:enchuman em uol.com.br. 

Vagas Remanescentes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o novo calendário do processo seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes 2005. As inscrições serão feitas entre 9 e 24 de setembro no site da Comvest http://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2005/calendario.html. 

CONCURSOS 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Após sofrer algumas alterações em relação ao edital anterior, a Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, por período de seis anos. É na área de Prótese Total, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na secretaria da Faculdade (Avenida Limeira, 901, bairro Areião, Piracicaba-SP). A solicitação será feita por meio de requerimento, encaminhado ao Diretor da FOP, com nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 5/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06P74522004.pdf. Informações com Patrícia Tomaz pelo telefone (19) 3412-5205.

Instituto de Artes 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 17 de setembro a um Concurso de Livre-Docência. É na área de Práticas Interpretativas do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do IA. Concorrem profissionais com o título de doutor, conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P190272004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-7172 (com Sílvia).

Instituto de Artes 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 17 de setembro a um concurso de Livre-Docência. É na área de Multimeios e Artes do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Instituto. Concorrem profissionais com o título de doutor conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. A solicitação será feita mediante requerimento encaminhado ao Diretor do IA, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P190892004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-7172 (com Sílvia).

Instituto de Geociências

A Unicamp recebe inscrições até o dia 20 de setembro a um concurso para provimento de 01 cargo, em RTP, para professor titular (MS-6). É na área de Geologia do Instituto de Geociências (IG). As solicitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem professores associados da Unicamp há pelo menos três anos com título de livre-docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Universidade. Os candidatos deverão apresentar requerimento ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, seguido dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/6 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P29682004.pdf

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P37692004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Instituto de Física

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IF). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) – Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 31

José Ricardo de Figueiredo lança novo livro

O professor José Ricardo de Figueiredo, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) lança, dia 31, às 18h30, na Estação Santa Fé Pizza Bar (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1265) o livro "Modos de Ver a Produção no Brasil". Mais informações pelo telefone 19-3289-4800.

Livre comércio do México é tema de conferência na FE

"O Tratado de Livre Comércio e suas implicações na política universitária no México" é o tema que o professor Carlos Salas Paez, da Universidad Autónoma Metropolitana do México discute, dia 31, às 14 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). O professor Sebastião Carlos de Velasco e Cruz , do Departamento de Ciência Política, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) participa como debatedor. A realização é do Grupo de Políticas Públicas e Educação (GPPE). O evento é apoiado pelo Programa de Pós-graduação da FE, Programa de Mestrado do IFCH e pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação (Decisae) da FE. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br.

Diretor do Centro de Pesquisas Brésil
Contemporain participa de série de eventos no IFCH

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove uma série de palestras, conferências e seminários com o professor Afrânio Raul Garcia Júnior, diretor do Centro de Pesquisas Brésil Contemporain. Confira a programação: No dia 31 de agosto, das 9 às 12 horas, na sala da congregação do IFCH, o pesquisador fala sobre "Meninos de engenho, pica-paus amarelos e o país do futuro". Dia 1 de setembro, das 9 às 12 horas, na sala da congregação do IFCH, o pesquisador discute "Enigmas do grande sertão: A questão agrária brasileira". No dia 2 de setembro, na sala de vídeo da unidade, acontecem os seminários de discussão da agenda dos pesquisadores docentes de graduação e de pós-graduação "Os desafios e novas linhas de pesquisa sobre as dimensões do mundo rural brasileiro e sobre os pensadores e intérpretes da formação nacional". A promoção é do IFCH, Centro de Estudos Rurais (Ceres), Centro do Pensamento Brasileiro (CEB), Departamento de Sociologia, Programa de Doutorado em Ciências Sociais e de Mestrado em Sociologia. O evento é apoiado pela Fapesp. Outras informações pelo telefone 19-3788-1601 ou e-mail seceven em unicamp.br.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l