Programação da Unicamp – 17 de dezembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Dez 16 00:00:00 BRST 2004


Programação da Unicamp – 17 de dezembro de 2004

Ciclo Básico 2 ganha novos Laboratório de Informática

Três novos laboratórios de informática, totalmente equipados, serão entregues à comunidade universitária nesta sexta-feira (17), às 16 horas. As salas estão localizadas no Ciclo Básico 2 e atenderá prioritariamente a demanda de aulas da graduação e da pós-graduação da Universidade. Leia matéria completa no Jornal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2004/ju276pag9a.html).

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, nesta sexta-feira (17), às 14 horas, "O Olho do Diabo", com direção de Ingmar Bergman. Às 16h30 apresenta "A Última Sessão de Cinema", dirigido por Peter Bogdanovich e, às 20 horas, exibe "Life Running Out of Control (Vida Fora de Controle)", com direção de Bertram Verhaag e Gabriele Kröber. A entrada é franca para todas as sessões. A Casa do lago fica na rua Érico Veríssimo, s/nº. Para receber a programação de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, enviar mensagem eletrônica para o e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br. Outras informações pelo site http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago ou telefone 19-3788-7017.

Casa do Lago exibe mostra de filmes ambientais
vencedores do Festival Internacional de Goiás

O Departamento de Cinema e o Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) organizam, até esta sexta-feira (17), às 20 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, uma mostra dos filmes vencedores do VI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

Alunos de dança concebem 7 espetáculos de formatura

Hoje, a dança requer algo além de saber interpretar. O sucesso conferido no palco depende da atuação do intérprete como criador, produtor e, muitas vezes, diretor de seu próprio trabalho. A valorização do processo criativo no currículo do curso de dança da Unicamp deu origem a sete espetáculos de formatura, produzidos pelos próprios alunos. Resultado de pesquisas realizados na disciplina TGI (Trabalho de Graduação Integrado), eles serão apresentados na Casa do Lago e numa tenda especialmente armada para o evento, até esta sexta-feira (17). Leia matéria completa no Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag8b.html).

Curso de extensão da FEQ

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, até esta sexta-feira (17), através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". É destinado para profissionais que atuam, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Técnico em Administração - CT

O Centro de Tecnologia (CT) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). O selecionado deverá atuar junto ao Departamento de Normalização e Inspeção (DNI). As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (17), na área administrativa da unidade. Mais informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades.

Unicamp antecipa pagamento do 13o salário

A segunda parcela do 13o salário, que estava programada para ser creditada na próxima segunda-feira (20), será antecipada para esta sexta-feira (17). Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail dgrhpgto em unicamp.br.
Leia o comunicado da DGRH (http://www.dgrh.unicamp.br/noticia.shtml?idNoticia=592). Confira também o calendário administrativo para 2005 (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/formasc/ofcirc/novo_cons2_ofc.asp?par_nivel1=022&par_nivel2=2004).

EM ANDAMENTO

Núcleo Olho Latino expõe na PG

O Núcleo Olho Latino assina a mostra Registros composta por 20 obras de 14 artistas de Campinas e região, que estão expostas até dia 20 nas Salas da Procuradoria Geral (PG) da Unicamp - prédio da Reitoria. A curadoria é de Paulo Cheida Sans.

Literatura brasileira na BC

A Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) realiza, até 28 de fevereiro, uma exposição de 17 livros raros e especiais pertencentes aos acervos de Sérgio Buarque de Holanda, Alexandre Eulálio, Paulo Duarte, entre outros. As obras reúnem alguns dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como: Rui Barbosa, Machado de Assis e Teixeira Coelho. São as primeiras edições do século XIX e início do século XX, em que estão representados diversos movimentos da literatura brasileira (parnasianismo, romantismo, realismo e pré-modernismo). A mostra pode ser vista no 3º piso da Biblioteca Central (BC), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468.

EM DIA

Campanha de Natal

O Serviço Pré-analítico e o Setor de Coleta, do Laboratório de Patologia Clínica, do Hospital das Clínicas (HC), estão recebendo doações de brinquedos para as crianças. Informações com jandira ou Toyoko, pelo telefone 19-3788-7406

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

Confira as mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml
TESES

Faculdade de Engenharia Agrícola 

"Avaliação da produção do morangueiro em sistemas hidropônicos, utilizando casas de vegetação com diferentes graus tecnológicos" (doutorado). Candidato: Edilson Costa. Orientador: professor Paulo A. Martins Leal. Dia 17 de dezembro, ás 9 horas, no laboratório de solos da Feagri.

"Análise para gestão socioeconômica e ambiental da agropecuária na bacia hodrográfica do Rio Mogi Guaçú: uma abordagem metodológica" (doutorado). Candidata: Marianna Stella Zibordi. Orientador: professor João Luiz Cardoso. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, na sala EA-01 da Feagri.

Faculdade de Engenharia de Alimentos

"Adaptação e avaliação de desempenho de sistema asséptico para leite fluido em garrafa plástica" (doutorado). Candidato: Rodrigo Rodrigues Petrus. Orientador: professor José de Assis Fonseca Faria. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

“Tetracilinas em medicamentos veterinários e produtos lácteos” (doutorado). Candidato: Luiz Severo da Silva Júnior. Orientador: professor Felix Guillermo Reyes Reyes. Dia 17 de dezembro, às 10 horas, na sala IQ-15.

Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

“O processo de projeto de auditórios: avaliação e proposta de procedimento” (mestrado). Candidata: Carolina Soler. Orientadora: professora Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski. Dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses.

Faculdade de Engenharia Química

"Modelagem, simulação e análise de desempenho de reatores tubulares de polimerização sem e/ou com deflectores angulares internos" (doutorado). Candidato: Florentino Lázaro Mendoza Marin. Orientador: professor Rubens Maciel Filho. Dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de tese – bloco D.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

"Estudo in vitro da atividade antimicrobiana do hipoclorito de sódio e da clorexidina usados como irrigantes endodônticos frente a biofilmes de espécie única" (mestrado). Candidata: Neylla Teixeira Sena. Orientadora: professora Brenda Paula Figueiredo de A. Gomes. Dia 17 de dezembro, às 14 horas na FOP.

Instituto de Artes

"O pensamento industrial cinematográfico brasileiro" (doutorado). Candidato: Arthur Autran Franco de Sá Neto. Orientador: professor José Mario Ortiz Ramos. Dia 17 de dezembro, às 10 horas, na sala 02 da CPG/IA.

"Eu, tu, ele... nós? Relação de cooperação: para além do virtual" (mestrado). Candidato: Ivan Ferrer Maia. Orientador: professor Jose Armando Valente. Dia 17 de dezembro, às 15 horas, no auditório da Extecamp.

"Ambientes multimediáticos de aprendizagem: entidades mediando a autonomia" (mestrado). Candidato: Flaminio de Oliveira Rangel. Orientador: professor José Armando Valente. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, no auditório da Extecamp/UNICAMP.

"A legitimação de trabalhos plásticos de pacientes psiquiátricos - eixo Rio - São Paulo" (mestrado). Candidata: Tatiana F. Gonçalves. Orientadora: professora Lucia Helena Reily. Dia 17 de dezembro, às 13h30, na secretaria da pós-graduação.

Instituto de Biologia

"Organização genômica das seqüências subteloméricas (TAS - "Telomere Associated Sequences") de Leishmania (Leishmania) amazonensis e identificação de proteínas que reconhecem especificamente estas seqüências" (mestrado). Candidato: Fábio Frangiotti Conte. Orientadora: professora Maria Isabel Nogueira Cano. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, na sala da congregação do IB.

"Análise fenotípica do músculo semitendinoso de ratos wistar e os efeitos dos treinamento intervalado sobre suas fibras musculares" (mestrado). Candidato: Alexandre Donizete Ferreira. Orientador: professor Gerson Eduardo Rocha Campos. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de tese da pós-graduação do IB.

Instituto de Economia

"Estado, capitais privados e concorrência no setor elétrico brasileiro: da constituição do modelo estatal à crise do modelo competitivo" doutorado). Candidato: Ricardo Buratini. Orientador: professor Claudio Schuller Maciel. Dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23 (pavilhão de pós-graduação do IE).

“Um retrato fiel da Bahia: sociedade - racismo - economia na transição para o trabalho livre” (doutorado). Candidato: Silvio Humberto dos Passos Cunha. Orientador: professora Lígia Maria Osório Silva. Dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23 (Pavilhão de Pós-Graduação do IE).

“Francisco Pinheiro: as atividades de um comerciante de grosso trato na América Portuguesa (1703-1749)” (mestrado). Candidato: Laércio Massaru Honda. Orientadora: professora Lígia Maria Osório Silva. Dia 17 de dezembro, às 10 horas, na sala IE-23 (Pavilhão de Pós-Graduação do IE). 

Instituto de Química

"Síntese total das (+)-crocacinas C e D. Síntese dos fragmentos 6,6-espirocetal das espirofunginas A e B" (doutorado). Candidata: Luciana Gonzaga de Oliveira. Orientador: professor Luiz Carlos Dias. Dia 17 de dezembro, às 14 horas, no mini-auditório do IQ.

"Caracterização de petróleo por espectroscopia no infravermelho próximo" (mestrado). Candidato: Aerenton Ferreira Bueno. Orientador: professor Celio Pasquini. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, no mini-auditório do IQ.

INSCRIÇÕES

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br

Semalim abre inscrições para criação de logotipo

Estão abertas as inscrições para a escolha do logotipo da 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). Os trabalhos podem ser entregues, no xerox da unidade, em disquete ou papel. Cada participante poderá concorrer com mais de um trabalho. O vencedor do logo escolhido ganhará: inscrição para o evento, kit da Semalim, cesta com produtos da padaria da FEA, kit da Atlética, refeição completa no restaurante Terraço e um jantar com direito a acompanhante no Joe & Leo's. O regulamento pode ser consultado no endereço http://www.fea.unicamp.br/eventos/Semalim/2005/Concurso_Logo2005.html.

FEQ abre inscrições para curso
de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, até dia 17, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". É destinado para profissionais que atuam, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Feira de Artesanato e Quitutes abre inscrições

A Feira de Artesanato e Quitutes abre inscrições, até dia 19, para os interessados em expor produtos artesanais. Podem ser feitas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), prédio do Ciclo Básico (CB). A taxa de R$150 – a ser paga no ato da inscrição - corresponde ao primeiro semestre de 2005. A inscrição também deve ser feita para quem já é expositor. Em janeiro 2005 a feira estará sendo realizada nos dias 5, 12, 19 e 26, na Praça do Ciclo Básico e nos dias 6 e 20, na Praça da Reitoria.

Sappe abre inscrições para treinamento em psicoterapia

O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe), órgão ligado à Pró-reitoria de Graduação (PRG), abre inscrições, até dia 22, e de 4 de janeiro a 11 de fevereiro, para um treinamento em psicoterapia breve psicanalítica. É destinado para psicólogos e psiquiatras. Outras informações pelo telefone 19-3788-6644, e-mail sappeadm em unicamp.br ou site http://www.prg.unicamp.br/sappe/index.html.

UNE abre inscrições para Bienal de Cultura e Arte

De 26 de fevereiro a 3 de março de 2005 São Paulo será o palco da quarta edição da Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes. As inscrições para os alunos interessados em apresentar trabalhos nas áreas de música, artes cênicas, cinema e vídeo, artes visuais, literatura e ciência e tecnologia estão abertas até dia 28. Para participar, basta ser estudante do ensino superior no ano de 2004 e preencher a ficha de inscrição disponível no site da UNE (http://www.une.org.br/). O documento deve ser entregue pessoalmente ou enviado por correio à Secretaria da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE (Rua Anhanguera, 484, Barra Funda, Cep 01135-000, São Paulo).

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até o final deste mês, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/expo.htm

Cátedra Unicamp abre inscrições para Espanha e Argentina

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) está divulgando dois editais, que estão com inscrições abertas, das Cátedras Unicamp 2005 para Universidades Espanholas e Universidade de Buenos Aires (UBA). Os interessados devem encaminhar suas propostas à Cori por e-mail, até 15 de fevereiro de 2005, no caso da Cátedra Universidades Espanholas, e até 31 de janeiro de 2005, no caso da UBA. Os editais e os prazos estão disponíveis no site da Cori. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNDI/NDI_193/NDI_193.html

CONCURSOS

Faculdade de Ciências Médicas – 3

A Unicamp estará com inscrições abertas, até o dia 3 de janeiro de 2005, à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, em RTP, pelo período de três anos (prorrogável por igual período). É na área de Epidemiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na secretaria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade. As solicitações podem ser feitas por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, enviado à diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P71502004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 18

IV Troféu Multi-homem

A Unicamp sedia, no próximo sábado (18), o IV Troféu Multi-Homem. São 21 provas, de atletismo, natação e ciclismo, nas categorias masculino e feminino, disputadas ao longo de um dia. Inscrições e informações em http://tmh.br.nu/. 

Dia 20

Representantes Consu

Os representantes discentes e os representantes dos servidores técnico-administrativos, eleitos junto ao Conselho Universitário (Consu), tomam posse, dia 20, às 16 horas, na Sala do Conselho Universitário. Confira o resultado no site http://www.sg.unicamp.br/servidores/resultado.htm

Matrículas no Cotil

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil), da Unicamp, está divulgando a relação dos candidatos convocados para a 2ª chamada. Os candidatos deverão fazer a matrícula na segunda-feira (20). Devem se apresentar munidos dos documentos constantes no manual. Para cursos do diurno, às 14 horas (pontualmente) e para cursos do noturno às 19 h (pontualmente). O Cotil teve 4.229 candidatos em seu Vestibulinho. Mais informações pelo telefone 19-34047173.

Talentos da FCM

Nos dias 20 e 21, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ocorre o evento "Talentos da FCM". A abertura acontece dia 20, às 11 horas. No dia 21, trabalhos de 17 funcionários (artesanato, culinária, pintura, música, entre outros) ficarão expostos das 9 às 17 horas. O "Talentos da FCM" busca valorizar o potencial artístico de seus servidores e motivar a humanização dos processos de produção, integração e atualização dos funcionários. O evento é coordenado pela Assessoria de Relações Públicas, da Diretoria de Apoio Didático, Científico e Computacional e do Patrimônio da Faculdade de Ciências Médicas.

Dia 22

Programa Alßan

Os interessados em concorrer a uma bolsa do Programa Alban têm até o dia 22 para fazer a inscrição via internet. O Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina (ALBAN) financia bolsas de estudo na Europa para estudantes latino-americanos em fase de especialização ou pós-graduação. Leia mais sobre o programa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3352/NUH_3352.htmll da Unicamp.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l