Programação da Unicamp – 14 de dezembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Dez 13 00:00:00 BRST 2004


Programação da Unicamp – 14 de dezembro de 2004

Prêmio FCW de Educação e Cultura

A Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançam, nesta terça-feira (14), às 15 horas, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2004, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Criado em 2002, o Prêmio é distribuído anualmente e tem o objetivo de incentivar atividades relacionadas à Arte, à Ciência e à Cultura. Uma novidade na premiação deste ano é a ampliação do escopo da categoria Ciência Aplicada ao Mar para Ciência Aplicada à Água. As outras cinco categorias são: Ciência Aplicada ao Meio Ambiente, Ciência Aplicada ao Campo, Ciência Geral, Medicina e Literatura. Cada categoria corresponde a um prêmio de R$ 100 mil líquidos, já deduzidos os tributos. 

Em 2003, os vencedores foram Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp, na categoria Ciência Geral; Dieter Carl Ernst Heino Muehe, professor de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Ciência Aplicada ao Mar; Jairo Vidal Vieira, pesquisador da Embrapa Hortaliças, em Ciência Aplicada ao Campo; Philip Martin Fearnside, professor titular do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, em Ciência Aplicada ao Meio Ambiente; Lya Luft, escritora, na categoria Literatura e Maria Inês Schmidt, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Medicina. Outras informações pelo e-mail imprensa em fapesp.br.

Chat do Universia Brasil esclarece dúvidas do Programa Alßan

Os interessados em concorrer a uma bolsa do Programa Alban têm até o dia 22 para fazer a inscrição via internet. O Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina (ALBAN) financia bolsas de estudo na Europa para estudantes latino-americanos em fase de especialização ou pós-graduação. Para esclarecer as dúvidas dos interessados, o Universia Brasil marcou um bate-papo com a responsável pelo Programa Alßan na Comissão Européia, Maria Esmeralda Almeida-Teixeira. O chat ocorre nesta terça-feira (14), a partir das 13 horas. Para participar basta acessar o site http://www.universia.com.br/servicios/chat. Leia mais sobre o programa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3352/NUH_3352.html. 

Departamento de Engenharia
Biomédica promove seminário

O VIII CSAP - Ciclo de seminários dos alunos e professores do Departamento de Engenharia Biomédica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), será realizado, nesta terça-feira (14), a partir das 9 horas, na sala da congregação da FEEC (andar térreo). 

Palestra na FE

"Tematização crítica da perspectiva histórico-cultural" é o tema da palestra que o professor Guillermo Arias, da Universidade de Havana (Cuba) discute, nesta terça-feira (14), às 10 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Educação (FE). A realização é do Grupo de Pesquisa "Pensamento e Linguagem" (GPPL) da unidade. Mais informações pelo e-mail evento em fe.unicamp.br.

O Fantasma da Liberdade, O Anjo Exterminador
e Guerra e Paz em cartaz, na Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, nesta terça-feira (14), às 14 horas, "O Fantasma da Liberdade", com direção de Luis Buñuel. Às 16h30 apresenta "O Anjo Exterminador", também dirigido por Luis Buñuel e, às 19 horas, "War and Peace (Guerra e Paz)", com direção de Anand Patwardhan. A entrada é franca para todas as sessões. A Casa do lago fica na rua Érico Veríssimo, s/nº. Outras informações pelo site http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago ou telefone 19-3788-7017. Para receber a programação de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, envie mensagem eletrônica para o e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br.

Curso de férias do IEL

A Coordenadoria de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) oferecerá, de 17 a 28 de janeiro de 2005, o curso de férias "Modelos de Aquisição e Abordagem de Ensino de 2ª Língua e Língua Estrangeira". As matrículas podem ser feitas, até esta terça-feira (14). Ministrado pelo professor José Carlos Paes de Almeida, o curso será realizado de 17 a 28 de janeiro de 2005, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, no IEL. Mais informações pelos telefones 19-3788-1506 ou 3788-1520.

EM ANDAMENTO

Marcus Hüsemann no Espaço das Artes da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, até dia 16, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, a exposição "Brasil", do artista plástico Marcus César Hüsemann. Natural de Campinas, Marcos César Hüsemann, iniciou nas artes plásticas na década de 60. Participou de vários trabalhos com o artista Fritz Hüsemann. Suas obras traduzem reproduções de animais, cidades, temas folclóricos, históricos, sacros, cenas do cotidiano, utilizando a técnica de remanchamento de placas. Para a exposição no espaço das artes da FCM, criou uma nova série de obras com a temática Brasil, onde desenvolveu motivos figurativos inspirados na alma brasileira. Parte de sua obra foi comercializada na Itália, Espanha e nos Estados Unidos. Inaugurado em abril de 2001, o Espaço das Artes tem como papel fundamental, estimular, apoiar e solidificar talentos, levando à comunidade interna e externa, a produção acadêmica e cultural dos talentos da Universidade. A exposição estará aberta à visitação das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Informações pelo telefone 19-3788-8049.

Casa do Lago exibe mostra de filmes ambientais
vencedores do Festival Internacional de Goiás

O Departamento de Cinema e o Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) organizam, até o dia 17, às 20 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, uma mostra dos filmes vencedores do VI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. A entrada é gratuita. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

Alunos de dança concebem 7 espetáculos de formatura

Hoje, a dança requer algo além de saber interpretar. O sucesso conferido no palco depende da atuação do intérprete como criador, produtor e, muitas vezes, diretor de seu próprio trabalho. A valorização do processo criativo no currículo do curso de dança da Unicamp deu origem a sete espetáculos de formatura, produzidos pelos próprios alunos. Resultado de pesquisas realizados na disciplina TGI (Trabalho de Graduação Integrado), eles serão apresentados na Casa do Lago e numa tenda especialmente armada para o evento, até dia 17. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag8b.html.

Literatura brasileira na BC

A Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) realiza, até 28 de fevereiro, uma exposição de 17 livros raros e especiais pertencentes aos acervos de Sérgio Buarque de Holanda, Alexandre Eulálio, Paulo Duarte, entre outros. As obras reúnem alguns dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como: Rui Barbosa, Machado de Assis e Teixeira Coelho. São as primeiras edições do século XIX e início do século XX, em que estão representados diversos movimentos da literatura brasileira (parnasianismo, romantismo, realismo e pré-modernismo). A mostra pode ser vista no 3º piso da Biblioteca Central (BC), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468.

EM DIA

Campanha de Natal

O Serviço Pré-analítico e o Setor de Coleta, do Laboratório de Patologia Clínica, do Hospital das Clínicas (HC), estão recebendo doações de brinquedos para as crianças. Informações com jandira ou Toyoko, pelo telefone 19-3788-7406

Unicamp tem novo sistema
para alteração de matrículas

Uma iniciativa inovadora da Diretoria Acadêmica e Centro de Computação da Unicamp, torna mais eficaz o sistema de alterações de matrícula desta universidade. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_515/ND_515.html.

Logotipo da FEF

O designer gráfico Jurandir de Oliveira, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) venceu o concurso para escolha do logotipo da Faculdade de Educação Física (FEF). A premiação, um aparelho de DVD, será entregue no dia 15, às 9 horas, na Sala da Congregação da FEF. Participaram do concurso 23 trabalhos. A logomarca já está sendo utilizada na abertura do site da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-6604. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3417/NUH_3417.html
 
Conheça as oportunidades oferecidas no campus

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

MOBILIDADE FUNCIONAL

Operador de Máquina Reprográfica - Limeira

A Coordenadoria da Planta Física do campus de Limeira abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de operador de máquina reprográfica. Podem ser feitas, até dia 15, das 7 às 16 horas, na Coordenadoria da Planta Física de Limeira. Mais informações pelo telefone 19-3404-7112.

Técnico em Administração - IA

O Instituto de Artes (IA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. As inscrições podem ser feitas, até dia 16, na diretoria da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-7172, com Sílvia.

Técnico em Administração - CT

O Centro de Tecnologia (CT) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). O selecionado deverá atuar junto ao Departamento de Normalização e Inspeção (DNI). As inscrições podem ser feitas até dia 17, na área administrativa da unidade. Mais informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail.

Semalim abre inscrições para criação de logotipo

Estão abertas as inscrições para a escolha do logotipo da 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). Os trabalhos podem ser entregues, no xerox da unidade, em disquete ou papel. Cada participante poderá concorrer com mais de um trabalho. O vencedor do logo escolhido ganhará: inscrição para o evento, kit da Semalim, cesta com produtos da padaria da FEA, kit da Atlética, refeição completa no restaurante Terraço e um jantar com direito a acompanhante no Joe & Leo's. O regulamento pode ser consultado no endereço http://www.fea.unicamp.br/eventos/Semalim/2005/Concurso_Logo2005.html.

FEQ abre inscrições para curso
de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, até dia 17, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". É destinado para profissionais que atuam, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Feira de Artesanato e Quitutes abre inscrições

A Feira de Artesanato e Quitutes abre inscrições, até dia 19, para os interessados em expor produtos artesanais. Podem ser feitas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), prédio do Ciclo Básico (CB). A taxa de R$150 – a ser paga no ato da inscrição - corresponde ao primeiro semestre de 2005. A inscrição também deve ser feita para quem já é expositor. Em janeiro 2005 a feira estará sendo realizada nos dias 5, 12, 19 e 26, na Praça do Ciclo Básico e nos dias 6 e 20, na Praça da Reitoria.

Sappe abre inscrições para treinamento em psicoterapia

O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe), órgão ligado à Pró-reitoria de Graduação (PRG), abre inscrições, até dia 22, e de 4 de janeiro a 11 de fevereiro, para um treinamento em psicoterapia breve psicanalítica. É destinado para psicólogos e psiquiatras. Outras informações pelo telefone 19-3788-6644, e-mail sappeadm em unicamp.br ou site http://www.prg.unicamp.br/sappe/index.html.

UNE abre inscrições para Bienal de Cultura e Arte

De 26 de fevereiro a 3 de março de 2005 São Paulo será o palco da quarta edição da Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes. As inscrições para os alunos interessados em apresentar trabalhos nas áreas de música, artes cênicas, cinema e vídeo, artes visuais, literatura e ciência e tecnologia estão abertas até dia 28. Para participar, basta ser estudante do ensino superior no ano de 2004 e preencher a ficha de inscrição disponível no site da UNE (http://www.une.org.br/). O documento deve ser entregue pessoalmente ou enviado por correio à Secretaria da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE (Rua Anhanguera, 484, Barra Funda, Cep 01135-000, São Paulo).

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até o final deste mês, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/expo.htm

Cátedra Unicamp abre inscrições para Espanha e Argentina

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) está divulgando dois editais, que estão com inscrições abertas, das Cátedras Unicamp 2005 para Universidades Espanholas e Universidade de Buenos Aires (UBA). Os interessados devem encaminhar suas propostas à Cori por e-mail, até 15 de fevereiro de 2005, no caso da Cátedra Universidades Espanholas, e até 31 de janeiro de 2005, no caso da UBA. Os editais e os prazos estão disponíveis no site da Cori. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNDI/NDI_193/NDI_193.html

CONCURSOS

Faculdade de Ciências Médicas – 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 15 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Farmacologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Farmacologia. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Chefe do Departamento de Farmacologia, indicando nome, domicílio e profissão. acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 13/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P151392004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933. (com Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 15 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Adolescência da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Pediatria. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Chefe do Departamento de Pediatria, indicando nome, domicílio e profissão. acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 13/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P238222004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933. (com Carmen).

Instituto de Química -1

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 função na Parte Especial do QD-UNICAMP, em RTP, pelo período de 03 anos, renováveis por mais três (03), no Instituto de Química (IQ), na área de Química Analítica. As solicitações de inscrição podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Inorgânica, disciplina QA315 - Química Analista Instrumental I, do Instituto de Química (IQ), das 09 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Instituto de Química (Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis), contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 06.11.04 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P159982003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3002.

Instituto de Química -2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 função na Parte Especial do QD-UNICAMP, em RTP, pelo período de 03 anos, renováveis por mais três (03), na área de Química Analítica, disciplina QA216 - Química Analítica II, no Instituto de Química (IQ). As solicitações de inscrição podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química (IQ), das 09 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Instituto de Química (Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis), contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 6.11.04 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167092003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3002.

Faculdade de Ciências Médicas – 3

A Unicamp estará com inscrições abertas, até o dia 3 de janeiro de 2005, à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, em RTP, pelo período de três anos (prorrogável por igual período). É na área de Epidemiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na secretaria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade. As solicitações podem ser feitas por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, enviado à diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P71502004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 15

Prêmio Zeferino Vaz

A entrega do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" acontece, dia 15, às 11 horas, na sala de reuniões (prédio da Secretaria Geral -SG).

Editora da Unicamp e Cecult
lançam livros na Estação Santa Fé

A Editora da Unicamp e Centro de Pesquisa em História da Cultura (Cecult), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) lançam, dia 15, das 18h30 às 21 horas, na Estação Santa Fé Pizza Bar (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1265), os livros: "Travessias revolucionárias, de autoria de Edilene Toledo, "Um Espelho no palco", de Tiago de Melo Gomes e "Culturas de classe", organizado por Cláudio H. M. Batalha, Fernando Teixeira da Silva e Alexandre Fortes. Outras informações pelo e-mail eduardo em editora.unicamp.br
Confira o resumo das publicações:

Travessias revolucionárias - Idéias e militantes sindicalistas em São Paulo e na Itália (1890-1945), de Edilene Toledo, conta a vida de três militantes sindicalistas revolucionários - De Ambris, Sorelli e Rossoni - que atuaram intensamente na Itália, no Brasil e em outros países, entre o fim do século XIX e o fascismo. Percorrendo essas vidas, com sua grande mobilidade geográfica e ideológica, procura decifrar o sindicalismo revolucionário, bem como sua relação com outras correntes políticas, como o socialismo, o anarquismo e o fascismo.

Um espelho no palco - Identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920, de autoria de Tiago de Melo Gomes analisa os mecanismos de difusão cultural na década de 1920, especialmente o papel da cultura de massas como campo de articulação de identidades e diferenças. Enfatiza o teatro de revista carioca, com sua grande importância no ambiente cultural daquela cidade e sua função de espaço de negociação de identidades sociais.

Culturas de classe - Identidade e diversidade na formação do operariado - Coletânea que reúne autores nacionais e estrangeiros. Oferece amplo panorama de trabalhos dedicados à história da cultura operária. Engloba enfoques teóricos e contribuições que associam cultura a outros aspectos da vida operária, tais como lazer, esporte, festividade, violência, relações étnicas e de gênero, e que exploram a construção de identidades ligadas à militância, ao ofício e à experiência fabril.

Dia 16

Lançamentos

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) em conjunto com a Organização Panamericana de Saúde e o Instituto de Pesquisas Especiais para Sociedade (IPES) lançam, dia 16, às 13h30, no auditório II do Centro de Convenções, as pulicações: "Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis: repensando a mobilização e a participação social" e "Construindo os primeiros resultados: os movimentos da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis", volumes III e IV respectivamente, que têm como organizadora a professora Ana Maria Girotti Sperandio e como colaboradores, Israel Brandão, Dais Gonçalves Rocha e Augusto Matias. No evento também será lançado o livro: "Qualidade de vida e políticas públicas: saúde, lazer e atividades físicas", com organização do professor Roberto Vilarta.

Gestão escolar em Indaiatuba em debate na FE

O Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" e o Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FE) realizam, dia 16, às 17 horas, na Sala de Videoconferência da FE, a mesa-redonda "Memória e Gestão Escolar em Indaiatuba-SP". O encontro será transmitido pela Internet http://143.106.58.210/stream.sdp.

Educação a distância em debate na PUC-Campinas

A PUC-Campinas realiza, dia 16, a partir das 14 horas, no campus I, o encontro "Cursos de extensão a distância: desafios e perspectivas". As inscrições - gratuitas - podem ser feitas pelo e-mail. O encontro é aberto para docentes e interessados. O campus da PUC fica localizado na Rodovia D. Pedro I, Km 136, Campus I. Mais informações pelo telefone 19-3756-7365.

Dia 17

Ciclo Básico 2 ganha novos Laboratório de Informática

Três novos laboratórios de informática, totalmente equipados, serão entregues à comunidade universitária no próximo dia 17 de dezembro. As salas estão localizadas no Ciclo Básico 2 e atenderá prioritariamente a demanda de aulas da graduação e da pós-graduação da Universidade. Numa primeira etapa, estará disponível aos professores e alunos, 94 microcomputadores Pentium 4, com gravador de CD e conexão de rede wireless (sem fio) para apoio didático. Todas as instalações possuem modernas ferramentas como conjuntos multimídia com projetor de imagens, sistemas de som e telas retráteis. O projeto prevê em uma segunda etapa, a instalação de outros seis laboratórios, totalizando nove salas e perto de 300 máquinas disponíveis para a comunidade. Na falta de usuários nos laboratórios, o uso será livre para os professores e alunos para variadas atividades relacionadas ao ensino.

Lista de aprovados na primeira fase
do Vestibular Unicamp 2005 e locais
de prova da segunda fase saem dia 17

Dos 53.762 inscritos no Vestibular Unicamp 2005, 50.848 fizeram a prova da primeira fase no dia 21 de novembro, em 20 cidades brasileiras: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. A abstenção registrada foi de 5,4%. O tema da prova foi o Rádio. Leia mais em http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/F1/balancof1.htm.

Dia 18

IV Troféu Multi-homem

A Unicamp sedia, no próximo sábado (18), o IV Troféu Multi-Homem. São 21 provas, de atletismo, natação e ciclismo, nas categorias masculino e feminino, disputadas ao longo de um dia. Inscrições e informações em http://tmh.br.nu/. 

Dia 20

Talentos da FCM

Nos dias 20 e 21, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ocorre o evento "Talentos da FCM". A abertura acontece dia 20, às 11 horas. No dia 21, trabalhos de 17 funcionários (artesanato, culinária, pintura, música, entre outros) ficarão expostos das 9 às 17 horas. O "Talentos da FCM" busca valorizar o potencial artístico de seus servidores e motivar a humanização dos processos de produção, integração e atualização dos funcionários. O evento é coordenado pela Assessoria de Relações Públicas, da Diretoria de Apoio Didático, Científico e Computacional e do Patrimônio da Faculdade de Ciências Médicas.

Dia 22

Programa Alßan
Os interessados em concorrer a uma bolsa do Programa Alban têm até o dia 22 para fazer a inscrição via internet. O Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina (ALBAN) financia bolsas de estudo na Europa para estudantes latino-americanos em fase de especialização ou pós-graduação. Leia mais sobre o programa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3352/NUH_3352.html.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l