Programação da Unicamp – 21 de dezembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Dez 20 00:00:00 BRST 2004


Programação da Unicamp – 21 de dezembro de 2004

Eribêra apresenta-se no Gabana Bar

O duo Eribêra (http://www.bgol.com.br/cultura/eri.htm) apresenta-se, nesta terça-feira (21), às 21 horas, no Gabana Bar. A apresentação é parte do projeto "Terça Nossa", idealizado por Gustavo Missola, que tem por objetivo abrir um espaço especial para os talentos de Campinas e região. No repertório, canções do CD "Eribêra", lançado em Campinas, no mês de fevereiro de 2003.  O Eribêra tem se destacado no meio cultural em Campinas pela seriedade e pela formação diferente no campo da música, guitarra e voz. Eles misturam timbres ao criar canções novas inspiradas em trabalho de pesquisa e releitura da tradição da música popular brasileira. O CD Eribêra está à venda na Fnac Campinas (Parque Dom Pedro), no Valise de Cronópio (Barão Geraldo), Na Iluminações CDs e livros (centro de Campinas), no Coreto Musical (Tilli Center) e na Annubis Music (Plaza Shopping, Itu). O Gabana Bar fica na Rua Sampainho, 261, bairro do Cambuí, em Campinas. Ouça trechos de canções do CD Eribêra (http://editora.globo.com/epoca/edic/324/audios_eribera.htm)_. Saiba mais sobre o Eribêra  em http://www.bgol.com.br/cultura/eri.htm. Outras informações pelo telefone 19-3253-1641.

Talentos da FCM

O "Talentos da FCM" será realizado até esta terça-feira (21), no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). No evento, 17 funcionários realizam, das  9 às 17 horas, exposições de artesanato, culinária, pintura, música, entre outras. O "Talentos da FCM" busca valorizar o potencial artístico de seus servidores e motivar a humanização dos processos de produção, integração e atualização dos funcionários. O evento é coordenado pela Assessoria de Relações Públicas, da Diretoria de Apoio Didático, Científico e Computacional e do Patrimônio, da Faculdade de Ciências Médicas.

EM ANDAMENTO

Literatura brasileira na BC

A Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) realiza, até 28 de fevereiro, uma exposição de 17 livros raros e especiais pertencentes aos acervos de Sérgio Buarque de Holanda, Alexandre Eulálio, Paulo Duarte, entre outros. As obras reúnem alguns dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como: Rui Barbosa, Machado de Assis e Teixeira Coelho. São as primeiras edições do século XIX e início do século XX, em que estão representados diversos movimentos da literatura brasileira (parnasianismo, romantismo, realismo e pré-modernismo). A mostra pode ser vista no 3º piso da Biblioteca Central (BC), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468.

EM DIA

Campanha de Natal

O Serviço Pré-analítico e o Setor de Coleta, do Laboratório de Patologia Clínica, do Hospital das Clínicas (HC), estão recebendo doações de brinquedos para as crianças. Informações com jandira ou Toyoko, pelo telefone 19-3788-7406

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

Confira as mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

TESES

Faculdade de Educação Física – FEF

"Desenvolvimento de equações generalizadas para estimativa da coordenação motora em crianças e adolescentes portadores de deficiência mental" (doutorado). Candidato: José Irineu Gorla. Orientador: professor Paulo Ferreira de Araújo. Dia 21 de dezembro, às 9 horas na sala de congregação da FEF.

Faculdade de Engenharia Agrícola – Feagri

"Desenvolvimento do protótipo de um sistema de aplicação de fertilizantes líquidos a taxas variáveis" (mestrado). Candidato: André Luiz Johann. Orientador: professor Nelson Luiz Cappelli. Dia 21 de dezembro, às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC

"Avaliação da aplicação da norma de ruído ambiental em municípios da região de São João da Boa Vista" (mestrado). Candidata: Dulce Cláudia José Viana. Orientadora: professora Stelamaris Rolla Bertoli. Dia 21 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FEC.

Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM

“Planejamento estratégico: uma ferramenta acessível à microempresa” (mestrado profissional). Candidato: José Roberto Leite dos Santos. Orientadora: professora Maria Carolina Ferreira de Souza. Dia 21 de dezembro, às 9 horas, no bloco HE3 do DEF/FEM.

Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências – FEM/IG

"Um método quantitativo para estimativa da valotilidade de projetos de produção de petróleo" (mestrado). Candidato: Carlos Augusto Bordieri. Orientador: professor Saul B. Suslick. Dia 21 de dezembro, às 9h30, no anfiteatro da FEM (bloco JD-2).

Instituto de Economia – IE

“A lei de proteção aos mananciais e mercados de terras: um estudo sobre loteamentos clandestinos” (mestrado). Candidata: Ana Karina da Silva Bueno Schlögl. Orientador: professor Bastiaan Philip Reydon. Dia 21 de dezembro, às 10 horas, na sala IE-23 (pavilhão de pós-graduação do IE)

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH

“As representações da sexualidade na iconografia pompeiana” (mestrado). Candidata: Marina Regis Cavicchioli. Orientador: professor Pedro Paulo Abreu Funari. Dia 21 de dezembro, às 10 horas, na sala de teses (prédio da pós-graduação) do IFCH.

INSCRIÇÕES

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.

Feverestival

O 3º Feverestival, que acontece todos os anos em Barão Geraldo, será realizado de 14 de fevereiro até 4 de março, em conjunto com os tradicionais cursos do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) e com o Grupo Barracão Teatro. O evento contará com cursos, wokshops, debates e espetáculos. Para se inscrever, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail feverestival_inscricoes em yahoo.com.br. A taxa dos cursos pode ser dividida em até duas parcelas (50% no ato da inscrição e 50% no primeiro dia do curso). Confira a relação dos cursos em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-12.html. Outras informações pelo e-mail feverestival em yahoo.com.br

Semalim abre inscrições para criação de logotipo

Estão abertas as inscrições para a escolha do logotipo da 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). Os trabalhos podem ser entregues, no xerox da unidade, em disquete ou papel. Cada participante poderá concorrer com mais de um trabalho. O vencedor do logo escolhido ganhará: inscrição para o evento, kit da Semalim, cesta com produtos da padaria da FEA, kit da Atlética, refeição completa no restaurante Terraço e um jantar com direito a acompanhante no Joe & Leo's. O regulamento pode ser consultado no endereço http://www.fea.unicamp.br/eventos/Semalim/2005/Concurso_Logo2005.html.

Sappe abre inscrições para treinamento em psicoterapia

O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe), órgão ligado à Pró-reitoria de Graduação (PRG), abre inscrições, até dia 22, e de 4 de janeiro a 11 de fevereiro, para um treinamento em psicoterapia breve psicanalítica. É destinado para psicólogos e psiquiatras. Outras informações pelo telefone 19-3788-6644, e-mail sappeadm em unicamp.br ou site http://www.prg.unicamp.br/sappe/index.html.

UNE abre inscrições para Bienal de Cultura e Arte

De 26 de fevereiro a 3 de março de 2005 São Paulo será o palco da quarta edição da Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes. As inscrições para os alunos interessados em apresentar trabalhos nas áreas de música, artes cênicas, cinema e vídeo, artes visuais, literatura e ciência e tecnologia estão abertas até dia 28. Para participar, basta ser estudante do ensino superior no ano de 2004 e preencher a ficha de inscrição disponível no site da UNE (http://www.une.org.br/). O documento deve ser entregue pessoalmente ou enviado por correio à Secretaria da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE (Rua Anhanguera, 484, Barra Funda, Cep 01135-000, São Paulo).

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até o final deste mês, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet (http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/expo.htm)

Cátedra Unicamp abre inscrições
para Espanha e Argentina

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) está divulgando dois editais, que estão com inscrições abertas, das Cátedras Unicamp 2005 para Universidades Espanholas e Universidade de Buenos Aires (UBA). Os interessados devem encaminhar suas propostas à Cori por e-mail, até 15 de fevereiro de 2005, no caso da Cátedra Universidades Espanholas, e até 31 de janeiro de 2005, no caso da UBA. Os editais e os prazos estão disponíveis no site da Cori. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNDI/NDI_193/NDI_193.html.

CONCURSOS

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até o dia 3 de janeiro de 2005, à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, em RTP, pelo período de três anos (prorrogável por igual período). É na área de Epidemiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na secretaria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade. As solicitações podem ser feitas por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, enviado à diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P71502004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 22

Programa Alßan

Os interessados em concorrer a uma bolsa do Programa Alban têm até o dia 22 para fazer a inscrição via internet. O Programa de Bolsas da União Européia para a América Latina (ALBAN) financia bolsas de estudo na Europa para estudantes latino-americanos em fase de especialização ou pós-graduação. Leia mais sobre o programa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3352/NUH_3352.html.

EVENTOS FUTUROS

Ciência & Arte nas Férias

O programa Ciência & Arte nas Férias, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, terá 17 alunos da região de Campinas a mais que em sua última edição, realizada no início do ano. Eles visitarão a Universidade no período de 5 de janeiro a 4 de fevereiro. Ao todo, serão 88 alunos do ensino médio, provenientes de 51 escolas, selecionados a partir de 233 inscritos. Foram 43 projetos aprovados. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/ProgramaC&A.htm. 

Consu define calendário eleitoral

O conselho Universitário (Consu) definiu o calendário de procedimentos do processo de consulta interna que vai resultar na indicação do novo reitor da Unicamp. A definição de um calendário eleitoral já para o primeiro semestre de 2005 se deve à escolha, pelo Governador Geraldo Alckmin, do nome do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz - cujo mandato se estenderia até 2006 - para a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Leia matéria completa no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag03.html.

Curso de férias do IEL

A Coordenadoria de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) oferece, de 17 a 28 de janeiro, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, no IEL, o curso de férias "Modelos de Aquisição e Abordagem de Ensino de 2ª Língua e Língua Estrangeira". Mais informações pelos telefones 19-3788-1506 ou 3788-1520.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l