Programação da Unicamp – 1 de julho de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Jun 30 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 1 de julho de 2004

HOJE

Workshops de Parceria

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe, hoje (1), das 10 às 12 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu), a empresa Petrobrás/PROAMB. Amanhã (2), a Inova visita a empresa Telefônica, em São Paulo. Os encontros são parte da série de workshops de parceria, evento promovido pela Agência de Inovação. Os locais dos eventos estarão sujeitos a mudanças. Para tanto, consulte o site  http://www.inova.unicamp.br/ . Mais informações pelo e-mail jmilani em ct.unicamp.br

Prêmio de Tecnologia de Dutos

O Prêmio de Tecnologia de Dutos, promovido pela Petrobras, será entregue hoje (1), às 9 horas, no auditório (bloco ID-2) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). A Unicamp ficou com o primeiro e terceiro lugares na categoria mestrado. Os premiados são da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Marcilio Haddad Andrino, orientado pelo professor Auteliano Antunes dos Santos Junior (Departamento de Projeto Mecânico) foi o primeiro colocado com o trabalho "Sistema ultra-sônico para a determinação de tensões residuais em dutos petrolíferos". Robert Eduardo Cooper Ordóñez foi orientado pela professora Roseana da Exaltação Trevisan (Departamento de Engenharia de Fabricação) e ficou em terceiro, com o trabalho "Soldagem e caracterização das propriedades mecânicas de dutos de aço API 5L-X80 com diferentes arames tubulares". O segundo colocado, da Universidade de São Paulo (USP), também receberá o prêmio na Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-3406. Veja matéria completa no Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2397/NUH_2397.html)

Biodiversidade e biossegurança em debate no IB

No momento em que o projeto de Lei de Biossegurança está tramitando no Senado, o tema ainda prossegue com alguns pontos polêmicos. Um deles, exemplifica Mohamed Habib, diretor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, é que até agora as discussões apenas permearam a ótica da ciência. Um evento a ser realizado hoje (1), às 14 horas, na sala da congregação do IB, procurará ampliar a questão, abordando o tema "Transgenia, biodiversidade e biossegurança". A entrada é franca. As inscrições serão feitas no local. Veja matéria completa no Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_394/NAG_394.html)

Catracas Eletrônicas do RU

As catracas eletrônicas que dão acesso ao Restaurante Universitário começam a funcionar hoje (1). Os servidores e docentes - que utilizarem a identidade funcional para as refeições - terão o valor automaticamente processado pela Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e descontado em folha de pagamento. Os que ainda não receberam a nova identidade funcional poderão utilizar o vale-refeição. Os estudantes, bolsistas, estagiários e patrulheiros continuarão utilizando - temporariamente - os vales-refeição, até a implementação total do sistema.

III Semana da Física

As inscrições para a III Semana da Física, evento a ser realizado de 26 a 30 de julho, no auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), podem ser feitas até hoje (1). O encontro tem como público-alvo alunos de graduação. Mais informações pelo e-mail (g033125 em terra.com.br) ou no site (http://www.ifi.unicamp.br/~quanta/HPSemana.htm)

Canarinhos da Terra

Os Meninos Cantores do Grupo Canarinhos da Terra se apresentam hoje (1), no The Royal Palm Plaza. No dia 16 de agosto, às 12 horas, participa da abertura da X Convenção da Semana Interna de Soluções Administrativas (SISA), na Unicamp. O Projeto Canarinhos da Terra-Unicamp conta com aproximadamente 140 crianças, jovens e adolescentes, com idades que variam entre 5 e 18 anos, divididos em 3 coros em função de seu conhecimento e desenvolvimento musical. Outras informações pelo e-mail (canarinhos em hotmail.com)

EM ANDAMENTO

"Receptáculos" na Galeria de Arte

A Galeria de Arte Unicamp sedia, até 14 de julho, a exposição "Receptáculos". A abertura oficial será realizada às 12h30, na Galeria de Arte. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19 3788-6561.

Triologia Oncológica na FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza, até 31 de julho, a exposição "Trilogia Oncológica", do pintor e escultor Paco Di Ribes. A mostra pode ser visitada das 8h30, às 17h30, no Espaço das Artes (saguão principal da FCM). São 18 desenhos e 3 pinturas a óleo. A obra está baseada em três suportes principais que ajudam alcançar a cura do câncer, tempo, reflexão e vida. Nascido na Espanha em 1949, Paco Di Ribes imigrou para o Brasil em 1957, onde graduou-se em Artes Plásticas pela PUC-Campinas. Pesquisa durante anos, uma forma de alcançar na pintura, imagens que despertem no espectador, uma sensação de fusão entre o tempo e o espaço; formas sutis que sobrepostas se confundem e se fundem, a "Quadrimensão". Di Ribes representa o Brasil como diretor da Organisation International dês Evenemants de Sculptur Monumental, com sede atual no México, organizando simpósios de escultura monumental no Brasil. O evento é gratuito.

Encontro de Secretários da Área de Saúde

O 14º Encontro de Secretários da Área de Saúde será realizado até 30 de setembro, em datas alternadas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento é aberto a secretários da Unicamp, Funcamp e outras instituições. As inscrições podem ser feitas mediante depósito na agência 207 do Banespa, conta-poupança 608521056, em quatro parcelas de R$30 ou parcela única de R$100. Dia 29 de julho, das 15 às 17 horas, a professora Adriana Alcino, da Interage Desenvolvimento Humano S/C Ltda, discute "Motivação: Abrindo Espaço para o Novo". O encontro será retomado no dia 6 de agosto, das 15 às 17 horas, quando José Tadeu Jorge, vice-reitor da Unicamp e coordenador Geral da Universidade (CGU), fala sobre "Recursos Humanos e Qualidade Institucional". Na cerimônia de encerramento, dia 16 de setembro, das 14h30 às 17 horas, o médico Jamiro da Silva Wanderley, trata do "Relacionamento Humano e Reforma Íntima". O dia 30 de setembro, Dia da Secretária, está reservado para homenagens especiais e atividades de lazer (café da manhã, almoço e café da tarde), com a presença do radialista Marcelo Matheus, da Rádio Globo. Outras informações pelo telefone 19-3788-8008 ou e-mails relpubl em fcm.unicamp.br, relpubl em hc.unicamp.br.

PORTAL UNICAMP

- A história da catadora de rua que resgatou Pagu do lixo
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju257pag06.html)

- Pedagogia divulga locais para provas no domingo
(http://www.comvest.unicamp.br/pedagogia/rmc/rmc2004/local.html)

- Bebida à base de soja previne doenças intestinais
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag8a.html)

- Unicamp e IAC anunciam cafeeiro descafeinado
(http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_404/ND_404.html)

- Colóquio resume 40 anos de química orgânica
(http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2518/NUH_2518.html)

- Biodiversidade e biossegurança em debate no IB
(http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_394/NAG_394.html)

- Engenheiro faz obra em estrada virar obra de arte
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag4a.html)

EM DIA

Programa de Isenção do Vestibular

As fichas do Programa de Isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2005 vão estar disponíveis até 5 de julho e devem ser retiradas nas agências do banco Banespa. Os candidatos deverão preencher as fichas, anexar os documentos necessários para comprovar sua situação e enviá-las à Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp. A Comvest receberá as fichas postadas até 12 de julho. Mais informações no site (http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/isencao_locais.html)

Encyclopedia of Energy

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) disponibiliza, para consulta e pesquisa, a Encyclopedia of Energy. São seis volumes contendo artigos referentes à energia. A enciclopédia contém três artigos feitos por pesquisadores brasileiros, dentre eles o trabalho "National Energy Policy: Brazil", do professor Sérgio Valdir Bajay, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Os volumes da enciclopédia podem ser consultados na biblioteca do Nipe. Mais informações pelo telefone 19-3289-7787 ou e-mail (fabianagviana em terra.com.br)

OPORTUNIDADES

Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo. Podem ser feitas, na sede do Sindicato dos Jornalistas, via correio (Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque, São Paulo, CEP 01220-010). Criado há 26 anos e sem qualquer premiação em espécie, a honraria é disputada exatamente pelo prestígio profissional que possui em todo o país. Reconhece os trabalhos jornalísticos que estimulam a luta pela cidadania, que denunciem todo o tipo de exclusão social, de tortura e de violência aos direitos humanos. Privilegia, ainda, reportagens que foquem o respeito aos direitos básicos de moradia, educação e saúde. Mais informações pelo telefone 3217 6298 ou site (http://www.sjsp.org.br/)

Saúde Pública

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através da Gerência Geral e Laboratórios de Saúde Pública (GGLAS), está organizando um seminário de amostragem e análise de risco em produtos. A idéia é discutir técnicas de amostragem e análise de risco em todos os produtos sujeitos a vigilância sanitária: alimentos, medicamentos, cosméticos, etc. As sugestões para elaboração de um seminário que atenda as demandas da sociedade podem ser enviadas para o e-mail (marco.martins em anvisa.gov.br). O evento é aberto para todas as instituições (públicas ou privadas), que demonstrem interesse no assunto. Outras informações pelo telefone 61-448 6358.

AUGM seleciona docentes para Cátedra Sergio Vieira de Mello

A Associação de Universidades - Grupo Montevideo (AUGM) está selecionando docentes das diferentes áreas, com a temática "Direitos Humanos" para a Cátedra ACNUR Sergio Vieira de Mello (Acordo AUGM-ACNUR). Serão oferecidos transporte, estadia e alimentação. Para os "Cursos de Educación en Derechos Humanos y Derecho Internacional de los Refugiados" o objetivo geral é abordar a temática dos Direitos Humanos de forma transversal em todo o currículo universitário, elemento que contribuirá a uma formação integral e responsável. Abrange as áreas Social, Saúde, Ciências Básicas, Tecnología, Agropecuária e Artística. O prazo de inscrição se encerra em 16 de julho. Inscrições e mais informações no site (http://www.cori.unicamp.br/becas-acnur.htm)

Jovem Cientista

Estão abertas as inscrições para o XX Prêmio Jovem Cientista "Produção de alimentos - busca de soluções para a fome". Podem ser feitas até 30 de julho. O Jovem Cientista está dividido em três categorias: Graduados (para pesquisadores que tenham menos de 40 anos); Estudantes (para alunos de cursos superiores que tenham menos de 30 anos de idade) e Mérito Institucional (que incentiva a pesquisa científica em universidades, centros de pesquisa, escolas técnicas ou empresas). A instituição que inscrever o maior número de trabalhos com mérito científico será premiada com R$30 mil. Os orientadores de cada jovem cientista premiado também serão contemplados com um computador. As inscrições podem ser encaminhas ao CNPq pelo correio (Prêmio Jovem Cientista - SEPN 507 - Bloco B - 2º andar - Cep. 70740-901 Brasília - DF). Mais detalhes no site (http://www.jovemcientista.cnpq.br/)

Jornalismo Científico

Os interessados em apresentar trabalhos no 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, que este ano será em Salvador (BA), de 24 a 27 de outubro, já podem enviá-los para a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). Serão aceitos ensaios, artigos de revisão, trabalhos teóricos, estudos de casos, relatos de experiências e pesquisas (textos produzidos a partir de trabalhos monográficos, dissertações de mestrado e tese de doutorado). A data final para envio de textos é 16 de agosto, quando então a Comissão Científica do Congresso - formada por pesquisadores, professores e profissionais da área - fará a avaliação e a seleção dos trabalhos. Entre os critérios serão considerados qualidade e pertinência do trabalho e ainda desenvolvimento das etapas metodológicas, originalidade e criatividade. Mais informações site (http://www.abjc.org.br/)

Concurso de Pós-graduação

Estimular as melhores produções em pesquisas e estudos de pós-graduação sobre defesa desenvolvidos no Brasil nos últimos dois anos. Esta é uma das propostas do concurso de teses sobre defesa nacional, instituído pelo Ministério da Defesa e apoiado pelo CNPq e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. As inscrições podem ser feitas no site (https://www.defesa.gov.br/enternet/sitios/internet/teses/inscricao.php). Os resultados serão divulgados até o dia 30 de outubro. O prêmio será no valor de R$ 8 mil para a melhor tese e de R$ 5 mil para as dissertações. Os trabalhos vencedores serão publicados, integral ou parcialmente, em livro ou em periódicos de grande circulação. Os ganhadores também receberão certificados de mérito científico.

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Cursos: 

Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

Veja também a agenda de eventos da Faculdade de Educação
http://www.fae.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP

“Avaliação clínica da perda de inserção adicional produzida por instrumentos manuais e ultra-sônicos no ato da instrumentação radicular” (doutorado). Candidato: Renato de Vasconcelos Alves. Orientador: professor Antonio Wilson Sallum. Dia 1 de julho, às 8h30, na FOP.

Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW

“Sobre o cálculo de atenuação e de atividade em tomografia por emissão, a partir de dados de atividade” (doutorado). Candidata: Fabiana Crepaldi Pereira. Orientador: professor Álvaro Rodolfo De Pierrô. Dia 1 de julho, às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA

“Estabilidade de Requeijão Cremoso em diferentes embalagens com e sem exposição à luz” (doutorado). Candidata: Rosa Maria Vercelino Alves. Orientadora: professora Ariene Van Dender. Dia 1 de julho, às 14 horas, no salão nobre da FEA

Instituto de Biologia – IB

“Caracterização da proteína Tif34p e do sub-complexo Tif34p/Tif35p do fator de tradução eIF3 de saccharomyces cerevisiae” (mestrado). Candidata: Celisa Caldana Costa. Orientador: professor Nilson Ivo Tonin Zanchin. Dia 1 de julho, às 9 horas, na sala de congregação do IB.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em Administração - Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas de 1 a 16 de julho, das 9 às 12 e das 13h30, às 16h30, na seção administrativa da Unidade. Mais informações no site (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

Técnico em Administração - Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em Administração. Podem ser feitas, até 2 de julho, das 9 às 12 e das 13h30 às 16 horas, no Departamento de Recursos Humanos da Unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-9322 ou e-mail (rh em caism.unicamp.br)

Técnico em Administração - Hemocentro

O Hemocentro abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de três vagas de técnico em administração. Podem ser feitas, até 2 de julho, na seção de recursos humanos da Unidade. Outras informações no site (http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/)

Auxiliar de Biblioteca - IG
O Instituto de Geociências (IG) abre inscrições, de 12 a 20 de julho – processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de auxiliar de biblioteca. O edital completo pode ser conferido no site (http://%20www.ige.unicamp.br/) (ícone novidades). Outras informações pelo telefone 19-37884598 ou e-mail (bibig em ige.unicamp.br)

- Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

INSCRIÇÕES

Plantas Medicinais e Aromáticas

O III Simpósio Internacional de Melhoramento Genético de Plantas Medicinais e Aromáticas e o II Simpósio Latino Americano de Produção de Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares serão realizados, de 5 a 8 de julho, no Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas, até o dia do evento no site (http://www.ismap.com.br/default_port.asp?option=notregistered). A organização é do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Confira a programação (http://www.ismap.com.br/default_port.asp?option=program). Mais informações pelo telefone 19-3884-75 00 ou e-mail (pedro em cpqba.unicamp.br)

Cursos de Filosofia no IFCH

O Grupo de Trabalho em Filosofia, Ensino e Extensão, vinculado ao Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove, a partir do segundo semestre, uma série de cursos noturnos de Filosofia. Os interessados podem se inscrever pessoalmente, na sede do Cafil, até 9 de julho, das 19 às 21 horas, portando um documento e duas fotos 3x4. Mais informações pelo telefone 19-3788-1590.

Física nas Férias

Estão abertas as inscrições para o II Física nas Férias. O evento será realizado de 19 a 23 de Julho e de 26 a 30, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). O programa é destinado a alunos de 2º e 3º anos do ensino médio. No encontro, os estudantes poderão participar de cursos e realizar experimentos na área de física moderna. As inscrições podem ser feitas no site (http://www.ifi.unicamp.br/osa/fisicanasferias). Mais informações pelo telefone 19-3788-5435.

Frutas e Hortaliças

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições para o seminário "Galpões de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças". Podem ser feitas no site (http://www.agr.unicamp.br/eventos/insc_benfruthort.htm)

Oficina de Física

Estão abertas as inscrições para a 10a Oficina de Física do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Intitulada "Física e Tecnologia: Magnetismo e Supercondutividade" será realizada, dia 3 de julho (sábado), no auditório do IFGW. O objetivo é divulgar informações atuais sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas relacionados com as pesquisas atuais na área de física. A oficina do dia 3 consistirá de palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa nas áreas de magnetismo e supercondutividade, nos seus aspectos básicos e aplicados. Nas palestras será dada ênfase às aplicações tecnológicas destes fenômenos físicos, mostrando a busca por novos materiais que permitam este desenvolvimento. O programa também inclui atividades demonstrativas. As oficinas de física do IFGW são dirigidas ao público em geral e contam com a participação de professores do ensino médio. Outras informações pelo telefone 19-3788-5286 ou no site (http://www.ifi.unicamp.br/extensao/)

Universitários Católicos Carismáticos

O IX Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos (Enucc) será realizado de 15 a 18 de julho, em Maringá-PR. As inscrições podem ser feitas no site http://www.pur.com.br/ Outras informações pelo telefone 19-9157-3014 ou e-mail mailto:lucas em pur.com.br

Encontro Brasileiro de Topologia

Estão abertas as inscrições para o XIV Encontro Brasileiro de Topologia. Podem ser feitas no site http://www.ime.unicamp.br/top2004/inscricoes.htm. O evento ocorre de 26 a 30 de julho, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

Pré-Vestibular

Estão abertas as matrículas para o curso pré-vestibular Alternativo Social (CAS). Podem ser feitas até 31 de julho, das 18h30 às 22 horas, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 14 às 17 horas. O curso é ministrado por alunos da Unicamp. Outras informaçõs pelos telefones 19-3252-3749 ou 9792-5704.

Concurso de Logotipo da Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições até 13 de agosto para escolha do logotipo da unidade. O vencedor será premiado com um aparelho de DVD. Mais informações pelo telefone 19-3788-1000 ou e-mail. Veja ementa completa do concurso no site http://www.agr.unicamp.br./eventos/conc_logo.htm.

Saber Humano e Linguagem

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) promove, de 20 a 22 de outubro, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem "Giros na Cidade -Materialidade do Espaço". A inscrição dos trabalhos (pôsteres ou filmes de curta duração) pode ser feita até 10 de agosto, no site http://www.labeurb.unicamp.br/eventos/giros dentro dos eixos temáticos: leis, administração, políticas urbanas, redes de conhecimento e educação, cultura, arte, arquivos, tecnologias, o sujeito na e da cidade: Memória, movimento, identidades. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, inglês ou francês. Os filmes devem - obrigatoriamente - ser falados ou legendados em Português. Os trabalhos escritos devem ser enviados em formato DOC ou PDF, na fonte times new roman, corpo 12, com as seguintes especificações:
Resumos - até 400 palavras, com título centralizado e nome do autor e instituição à direita. Texto - até 10 páginas, espaço duplo. Na primeira página, deve constar o título (centralizado), nome do autor e instituição (alinhados à direita) e o resumo.
Pôsteres - formato livre.
Filmes - devem ser enviados em cópia cd-rom ou fita VHS com até 12min de duração (qualquer formato e categoria). Mais informações pelo e-mail eventos em labeurb.unicamp.br

Prêmio Peter Murányi

A Fundação Peter Murányi lança a 4ª edição do Prêmio Peter Murányi com o tema Educação. A Unicamp participa como convidada da composição do Colégio Indicador, um dos órgãos que compõe a estrutura da premiação. Nesta condição, a universidade poderá indicar até dois trabalhos para concorrer ao prêmio. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) receberá as candidaturas das unidades, até dia 31 de agosto, impreterivelmente. O regulamento e as condições para participação podem ser consultados no site http://www.fundacaopetermuranyi.org.br/.

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e XI Jornada Odontológica de Piracicaba, a ser realizado entre os dias 4 e 8 de outubro. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/congresso.

CONCURSOS

Faculdade de Engenharia de Alimentos

A Unicamp estará com inscrições abertas, até o dia 2 de julho, a um Concurso de Livre-Docência. É na área de Bioengenharia e de Biotecnologia da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). As solicitações de inscrição serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Faculdade. Concorrem candidatos com título de Doutor, conferido pelo menos há três anos. O registro será feito mediante apresentação de requerimento, dirigido ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, além dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 2/6 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/04P110052004.pdf. Informações com Paulo pelo telefone 19-3788-4099.

Instituto de Biologia

A Unicamp está com inscrições abertas, até 4 de agosto, para o Concurso Público para provimento de um cargo de Professor Titular, MS-6, na área de Biologia Celular. As inscrições, a ser realizadas na sala 14 da Secretaria Geral da Universidade, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, só serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Unicamp, acompanhado dos documentos listados no Diário Oficial de 6/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P55192004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição Francisco Romero).

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp está com inscrições abertas, até 25 de agosto, para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP, na área de Política Comparada e Relações Internacionais. As inscrições, a ser realizadas na sala 14 da Secretaria Geral da Universidade, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Universidade, acompanhado dos documentos relacionados no Diário Oficial de 27/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P238152003.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-1581 (Maria Stella Mendes -ATU).

Instituto de Geociências

A Unicamp recebe inscrições até o dia 20 de setembro a um concurso para provimento de 01 cargo, em RTP, para professor titular (MS-6). É na área de Geologia do Instituto de Geociências (IG). As solicitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem professores associados da Unicamp há pelo menos três anos com título de livre-docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Universidade. Os candidatos deverão apresentar requerimento ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, seguido dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/6 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P29682004.pdf

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 4

Pedagogia

A prova do processo seletivo para o Curso de Pedagogia para Professores em Exercício na Educação Infantil e Primeiras Séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas será realizada no Ciclo Básico II, campus da Unicamp, Campinas, no próximo domingo, dia 4 de julho. Inscreveram-se 618 candidatos. No ano passado a Comvest registrou 526 inscritos. Mais informações no site http://www.comvest.unicamp.br/pedagogia/rmc/rmc2004/local.html

Paisagem

A Rádio USP FM (93,7 MHz) transmite, dia 4 de julho (domingo), às 21 horas, o programa "Paisagem" com seleção musical e apresentação de José Augusto Mannis, do Centro de Documentação e Música Cultural (CDMC) da Unicamp. Na programação, músicas de compositores premiados no 30º Concurso de Música e Arte Sonora Eletroacústicas de Bourges. Mais informações pelo telefone 19-37886533 ou e-mail jamannis em uol.com.br
Dia 5

Comunidade Saudável

A próxima reunião do Programa Comunidade Saudável será realizada, dia 5, às 8h30, na sala multiuso da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Em pauta: o intercambio de experiências entre municípios que estão obtendo sucesso na implantação da Rede de Municípios Saudáveis no Brasil. Participam 15 prefeitos do Equador. O evento é apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC). Mais informações pelo telefone 19-37881153 ou site http://www.comunidadesaudavel.unicamp.br/.

Plantas Medicinais e Aromáticas

O III Simpósio Internacional de Melhoramento Genético de Plantas Medicinais e Aromáticas e o II Simpósio Latino Americano de Produção de Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares serão realizados, de 5 a 8, no Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas, até o dia do evento no site http://www.ismap.com.br/default_port.asp?option=notregistered. A organização é do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Confira a programação em http://www.ismap.com.br/default_port.asp?option=program. Mais informações pelo telefone 19-3884-75 00 ou e-mail pedro em cpqba.unicamp.br

Programa de Isenção do Vestibular

As fichas do Programa de Isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2005 vão estar disponíveis até o dia 5 e devem ser retiradas nas agências do banco Banespa. Os candidatos deverão preencher as fichas, anexar os documentos necessários para comprovar sua situação e enviá-las à Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp. A Comvest receberá as fichas postadas até 12 de julho. Mais informações no site http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/isencao_locais.html

Genética Molecular

O curso "Introdução à técnica RNA interference: silenciamento do gene MeCP2 em camundongos adultos" será realizado, de 5 a 16, no Laboratório de Genética Molecular, do Departamento de Genética Médica, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O curso tem a organização do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia (CBAB) e da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-8907 ou site http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/Programa2.html

Seminário discute vida e obra de Lenin

A Universidade Federal da Bahia (UFBa) sedia, de 5 a 9, um seminário que assinala a passagem dos 80 anos da morte de Vladimir Illitch Ulianov, também conhecido como Lenin. As sessões do seminário ocorrem das 9 às 12 horas, no auditório do Pavilhão de aulas da Federação (PAF) e, das 14 às 17 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom), no campus de Ondina, na UFBa. A conferência de abertura "A recepção das idéias de Lênin no Brasil" será realizada, dia 5, às 9 horas, no auditório PAF, pelo professor João Quartim de Moraes (Unicamp). No dia 9, das 9 às 12, no mesmo local, o professor Álvaro Bianchi (Unicamp) aborda "A Reflexão Lenineana Sobre os Sindicatos e os Desafios da Atualidade". Outras informações pelo e-mail cemarx em unicamp.br

Dia 6

Concurso Literário do HC

O resultado final do concurso literário do Hospital das Clínicas (HC) "Meu papel na construção do SUS" será conhecido, dia 6 de Julho, às 11 horas, no anfiteatro do HC (3º andar). O concurso tem o patrocínio da Bom Senso Turismo. Mais informações pelos telefones 3788-7897 e 3788-8002.

Dia 7

Mexa-se

O Programa de Convivência e Atividade Física "Mexa-se Unicamp" promove, dia 7, das 13 às 14 horas, na Estação de Atividade Física (Praça das Bandeiras), a palestra "Alimentação e Saúde". O objetivo é orientar sobre hábitos alimentares e qualidade de vida. Participam as nutricionistas Ana Lúcia Carletti e Marlene Borelli. O Programa integra o Projeto Institucional de Qualidade de Vida na Unicamp, coordenado pela Pro-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Outras informações no site http://www.unicamp.br/css/mexa-se

Dia 14

Campinas deposita sua história com ajuda do CMU e AEL

Parte da história campineira será depositada na Caixa de Memória 230 Anos de Campinas, dia 14 de julho, nas comemorações do aniversário da cidade, na praça em frente à Catedral Metropolitana. O baú será aberto no dia 14 de julho de 2054. O projeto, iniciativa do Departamento de Memória da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo (SMCET), irá envolver diversas instituições, como times de futebol, consulados, entidades religiosas, museus e bibliotecas, entre outras, que terão direito a depositar uma mensagem em disquete ou CD de no máximo uma lauda editada para ser impressa em papel A4. Veja matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2416/NUH_2416.html

Dia 15

Congresso transforma Biotecnologia em Bionegócios

A terceira edição do congresso "Transformando Biotecnologia em Bionegócios" será realizada, dia 15 de julho, a partir das 8 horas, no auditório II do Centro de Convenções. O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Abrabi), Antonio Paes de Carvalho, além de outras autoridades, participam, às 9 horas, da sessão de abertura. O evento, direcionado para investidores, empresários e pesquisadores graduados, conta com o apoio da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Abrabi), Associação Brasileira de Capital de Risco (ABCR) e do grupo Vontorantim Ventures. Confira a programação em http://www.abrabi.org.br/programa-campinas.htm.
Outras informações pelo e-mail eventos em abrabi.org.br ou no site http://www.abrabi.org.br/congresso-campinas.htm. 

Dia 16

AUGM seleciona docentes para Cátedra Sergio Vieira de Mello

A Associação de Universidades - Grupo Montevideo (AUGM) está selecionando docentes das diferentes áreas, com a temática "Direitos Humanos" para a Cátedra ACNUR Sergio Vieira de Mello (Acordo AUGM-ACNUR). Serão oferecidos transporte, estadia e alimentação. Para os "Cursos de Educación en Derechos Humanos y Derecho Internacional de los Refugiados" o objetivo geral é abordar a temática dos Direitos Humanos de forma transversal em todo o currículo universitário, elemento que contribuirá a uma formação integral e responsável. Abrange as áreas Social, Saúde, Ciências Básicas, Tecnología, Agropecuária e Artística. O prazo de inscrição se encerra em 16 de julho. Inscrições e mais informações no site http://www.cori.unicamp.br/becas-acnur.htm

Dia 18

Semana de Engenharia de Alimentos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) realiza de 18 a 24 de julho, a 23ª Semana de Engenharia de Alimentos. O evento tem a organização dos alunos do quarto ano de graduação, do curso de Engenharia de Alimentos da FEA. A programação prevê cursos de extensão, palestras, visitas à indústrias e debates relacionados ao tema. Veja mais no site http://www.semalim.com.br/index.php

SBPC

A reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) "Ciência na fronteira: ética e desenvolvimento" será realizada, de 18 a 23, na Universidade Federal de Mato Grosso. Mais informações pelo telefone 11-3259-2766 ou e-mail wanda em sbpcnet.org.br
Palestra no IG

"Estudos de casos, uso de dados aerogeofísicos de alta resolução em meio ambiente e hidrologia" é o tema da palestra que a professora Anne McCaferty (USGS) profere, dia 19, às 16 horas, no auditório do Instituto de Geociências (IG). Mais informações pelo telefone 19-3788 4653 ou e-mail adalene em ige.unicamp.br
Dia 26

III Semana da Física

A III Semana da Física será realizada de 26 a 30, no auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). A semana está sendo realizada, este ano, em parceria com a Quanta Júnior - Consultoria e Soluções, Optical Society of America (OSA) e com a Associação dos Pós-Graduandos em Física (APG). O encontro tem como público-alvo alunos de graduação. Mais informações pelo e-mail g033125 em terra.com.br ou site http://www.ifi.unicamp.br/~quanta/HPSemana.htm

Encontro Brasileiro de Topologia

O XIV Encontro Brasileiro de Topologia acontece de 26 a 30 de julho, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O evento segue uma tradição iniciada em 1979 e, desde 1980, reúne, a cada dois anos, pesquisadores e alunos com interesse na área. Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/top2004/programa.htm. Mais informações pelo e-mail top2004 em ime.unicamp.br ou site http://www.ime.unicamp.br/top2004/index.htm

Dia 27

Órgãos Artificiais e Biomateriais
O Centro de Convenções da Unicamp sedia, de 27 a 30 de julho, o III Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (III COLAOB). Mais informações no site http://%20www.slabo.org.br/colaob ou e-mail iiicolaob em fem.unicamp.br

Dia 29

Encontro de Secretários da Área de Saúde

O 14º Encontro de Secretários da Área de Saúde será realizado até 30 de setembro, em datas alternadas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento é aberto a secretários da Unicamp, Funcamp e outras instituições. As inscrições podem ser feitas mediante depósito na agência 207 do Banespa, conta-poupança 608521056, em quatro parcelas de R$30 ou parcela única de R$100. Dia 29 de julho, das 15 às 17 horas, a professora Adriana Alcino, da Interage Desenvolvimento Humano S/C Ltda, discute "Motivação: Abrindo Espaço para o Novo". O encontro será retomado no dia 6 de agosto, das 15 às 17 horas, quando José Tadeu Jorge, vice-reitor da Unicamp e coordenador Geral da Universidade (CGU), fala sobre "Recursos Humanos e Qualidade Institucional". Na cerimônia de encerramento, dia 16 de setembro, das 14h30 às 17 horas, o médico Jamiro da Silva Wanderley, trata do "Relacionamento Humano e Reforma Íntima". O dia 30 de setembro, Dia da Secretária, está reservado para homenagens especiais e atividades de lazer (café da manhã, almoço e café da tarde), com a presença do radialista Marcelo Matheus, da Rádio Globo. Outras informações pelo telefone 19-3788-8008 ou e-mails relpubl em fcm.unicamp.br, relpubl em hc.unicamp.br.

Dia 30

Ciência e Tecnologia na América Latina

O 1º Seminário Internacional Ciência e Tecnologia na América Latina - A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável está marcado para o dia 30, às 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). O objetivo é propiciar a troca de experiências nas questões de Ciência & Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. O seminário tem a organização da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp (Cori), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Confira a programação em http://www.cori.rei.unicamp.br/news5.htm#programa. Outras informações podem ser obtidas no site ou na Cori pelo telefone 19-3788-4700 ou e-mail zem em reitoria.unicamp.br
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l