Programação da Unicamp – 24 de maio de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Maio 21 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 24 de maio de 2004

HOJE

Astronauta participa de encontro na Unicamp

O astronauta Marcos César Pontes, do Johnson's Center da Nasa (Houston-Texas) participa da VI Semana de Engenharia Mecatrônica - Automática 2004. O evento será realizado hoje (24), às 14 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-5). Como parte da programação está prevista uma apresentação de futebol de robôs, dia 1 de junho, no Ginásio Multidisciplinar. O encontro conta com palestras e mini-cursos. Participam as empresas National Instruments, Romi, Omni, Embraer, Karcher e Tecnichs. Mais informações pelo telefone 19-3788-3205 ou e-mail rafaelmoret em yahoo.com.br

Economia Financeira

Cuidar de finanças exige orientação? A resposta é sim para o economista Marcos Silvestre. Ele oferece na Unicamp, de hoje (24), a partir das 8h30, até 27, das 8h30 às 12h30, um curso de Reeducação e Orientação Financeira, no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). É dirigido apenas aos representantes indicados pelas unidades (ATUs), não representando custos aos participantes e nem à Universidade. Veja matéria completa no Portal da Unicamp (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_372/NAG_372.html)

EAD

O Centro de Computação (CCUEC), em parceria com a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), oferece o curso "Preparação de conteúdo para EAD". O treinamento será ministrado de hoje (24) até 28, das 14 às 17 horas, no CCUEC. O curso é destinado à comunidade da Unicamp (professores, alunos de pós-graduação, funcionários e outras pessoas que auxiliem na elaboração de cursos a distância). Veja ementa detalhada (http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/cursos/ementas/prep_mat_ead.html)

Montery Pop e A Casa dos Espíritos, na Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, hoje (24), às 12h30, "Montery Pop", com direção de D. A. Pennebaker. Às 16 e 18h30 apresenta "A Casa dos Espíritos", baseado no romance homônimo de Isabel Allende. Confira a programação semanal no endereço http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programacao_semanal.htm. Mais informações pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br

Cinematographo exibe filmes dos anos 50 e 60

Com a proposta de reviver os movimentos sociais dos anos 50 e 60, a Sessão Cinematographo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) exibe, até 31 de maio, o ciclo de cinema "Origens do Cinema Novo". Hoje (24), às 12 horas será apresentado o curta-metragem "Aruanda", de Linduarte Noronha e, às 18h30, "Garrincha Alegria do Povo", de Joaquim Pedro de Andrade. As sessões ocorrem no Auditório do IFCH. Mais informações pelo e-mail j004940 em dac.unicamp.br. 

Seminários de Otimização

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, às segundas-feiras, os Seminários de Otimização. O encontro, que reúne especialistas da área, acontece às 14 horas, na Sala de Reuniões do DMA (sala 121). Hoje (24), Julia Toledo (aluna de doutorado) aborda "Estratégias para melhorar o desempenho de GMRES(M)". Mais informações pelo telefone 19-3788-5950. 

Documentários Musicais

O Espaço Cultural Casa do Lago sedia, de hoje (24) até 25 de junho, uma mostra de documentários musicais. Todas as exibições serão precedidas por uma palestra do professor do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes (IA), Eduardo Paiva, que também organiza o evento. As palestras acontecem às segundas e quintas-feiras, sempre às 12h30. Confira a programação: Hoje (24) - "Monterey Pop", 27 e 28 - "Woodstock", 31 e 1 de junho - "Isle of Whight", 3 e 4 - "Mad Dogs and Englishmen", 14 e 15 - "Gimme Shelter", 17 e 18 - "The Last Waltz", 21 e 22 - "Stop Making Sense" e nos dias 24 e 25 - "Year of The Horse". Paiva atua na área de tecnologia, multimídia e criação sonora do Instituto de Artes (IA), onde ministra disciplinas e orienta projetos de mestrado e doutorado. Já atuou como produtor fonográfico nos anos 80 e 90, e também foi um dos responsáveis pelo programa "nos bailes da vida", exibido pela TV Unicamp entre 2000 e 2002. O professor também já lançou dois discos com seu trabalho de compositor.

Cotil Arte

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil) realiza, até hoje (24) o "IX Cotil Arte". Trata-se de um concurso artístico que tem como meta desenvolver o potencial artístico dos alunos. O tema deste ano é "Gaia - Terra Viva". Os interessados em participar podem concorrer nas seguintes modalidades: fotografia, desenho, monólogo, composição musical, suporte, instalação, coreografia e maquete. O encerramento do evento se dará, partir das 19 horas, no teatro Vitória, com apresentação de um festival das melhores músicas, monólogos e coreografias além da entrega de troféus e medalhas aos vencedores. O concurso vem sendo realizado desde 1996.

EM ANDAMENTO

Encontro de Secretários da Área de Saúde

O 14º Encontro de Secretários da Área de Saúde será realizado até 30 de setembro, em datas alternadas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento é aberto a secretários da Unicamp, Funcamp e outras instituições. As inscrições podem ser feitas mediante depósito na agência 207 do Banespa, conta-poupança 608521056, em quatro parcelas de R$30 ou parcela única de R$100. No dia 3 de junho, das 14 às 17 horas, o professor Wesley Pereira de Carvalho, da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), trata do tema "Você, uma empresa de Sucesso!" e no dia 15 de julho, das 15 às 17 horas, a professora Adriana Alcino, da Interage Desenvolvimento Humano S/C Ltda, discute "Motivação: Abrindo Espaço para o Novo". O encontro será retomado no dia 6 de agosto, das 15 às 17 horas, quando José Tadeu Jorge, vice-reitor da Unicamp e coordenador Geral da Universidade (CGU), fala sobre "Recursos Humanos e Qualidade Institucional". Na cerimônia de encerramento, dia 16 de setembro, das 14h30 às 17 horas, o médico Jamiro da Silva Wanderley, trata do "Relacionamento Humano e Reforma Íntima". O dia 30 de setembro, Dia da Secretária, está reservado para homenagens especiais e atividades de lazer (café da manhã, almoço e café da tarde), com a presença do radialista Marcelo Matheus, da Rádio Globo. Outras informações pelo telefone 19-3788-8008 ou e-mails relpubl em fcm.unicamp.br, relpubl em hc.unicamp.br.

Shi Zen 7 Cuias e Kara-da-Kara, no Sesc-Belenzinho

O espetáculo Shi-Zen 7 Cuias será apresentado até 6 de junho, aos sábados e domingos, sempre às 19 horas, no Sesc-Belenzinho-SP. A produção é do Lume Teatro. O Sesc fica localizado na Avenida Álvaro Ramos, 915, Belenzinho, Metrô Belém. Mais informações pelo telefone 11-6602-3700.

"Paredes" na FCM

A professora Regina Pisani, do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza, até 18 de junho, das 8h30, às 17h30, no Espaço das Artes da FCM, a exposição "Paredes". A entrada é gratuita.

EM DIA

Formação de Professores

O edital da terceira edição do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício na Rede de Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental da rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas pode ser consultado no endereço http://www.fe.unicamp.br

Ciência e Arte nas Férias

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp disponibiliza no endereço http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2003/index.phtmlite o formulário para submissão de projetos ao Programa Ciência & Arte nas Férias, estágio realizado por alunos de escolas públicas no período de férias escolares de janeiro, nos laboratórios da Unicamp. O responsável deve ser docente da Unicamp, em regime de dedicação exclusiva. Poderá submeter apenas um projeto à PRP. No projeto de atividade individual, o laboratório ou grupo de pesquisa receberá dois estudantes, que deverão realizar um projeto de iniciação à pesquisa de 5 de janeiro a 4 de fevereiro. O estágio ocorrerá todos os dias da semana, exceto em algumas quartas-feiras, quando serão realizadas atividades em grupo. O laboratório ou grupo de pesquisa receberá 25 alunos, nos dias 12, 19, 26 de janeiro e 2 de fevereiro, para desenvolver uma atividade em grupo (repetida quatro vezes). O Faep apoiará 50 projetos do primeiro tipo e quatro projetos do segundo.

450 anos de São Paulo na Biblioteca do IFCH

A Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza, até 31 de maio a exposição "São Paulo: uma pequena amostra". Trata-se de uma mostra de livros e várias fotografias que traçam um perfil da cidade de São Paulo e seus 450 anos. Mais informações pelo telefone 19-3788-1619.

OPORTUNIDADES

Estagiário em Redes

A Embrapa Informática Agropecuária abre 6 vagas para programadores JAVA, C++ e Banco de Dados. Os interessados devem enviar currículo e histórico escolar para Embrapa Informática Agropecuária (Av. André Tosello, 209, Barão Geraldo, Caixa Postal 6041, CEP 13083-886, Campinas - SP) ou para o e-mail fileto em cbi.cnptia.embrapa.br. Veja mais no site http://www.cbi.cnptia.embrapa.br/estagio/

Sebrae

Estão abertas as inscrições para Desafio Sebrae 2004. Trata-se de um jogo virtual de administração de empresas que tem como meta levar a cultura empreendedora a jovens brasileiros. O desafio: administrar uma empresa em um mercado virtual, com tomada de decisões sobre fluxo de caixa, preços, estoques, planta industrial e mercado. As inscrições podem ser feitas - via Internet - até 11 de junho. Podem se inscrever universitários de todos os cursos, desde que matriculados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).O início da competição acontece no dia 2 de agosto. Mais informações no site http://www.desafio.sebrae.com.br

ECO

Um dos mais tradicionais prêmios brasileiros de incentivo às ações sociais empresariais, o Prêmio ECO (Empresa-Comunidade) da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham), recebe inscrições de empresas, fundações e institutos da iniciativa privada de todo o País até 15 de junho. O prêmio possui cinco categorias: Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Participação Comunitária. Podem participar projetos realizados ou apoiados por empresas privadas de qualquer porte, ou suas fundações e associações em todo o Brasil. Eles devem ter caráter público, ser independentes de interesses comerciais privados, e pelo menos um ano de execução. Mais informações pelo telefone 11-5180-3908 ou no endereço http://www.amcham.com.br

Jovem Cientista

Estão abertas as inscrições para o XX Prêmio Jovem Cientista "Produção de alimentos - busca de soluções para a fome". Podem ser feitas até 30 de julho. O Jovem Cientista está dividido em três categorias: Graduados (para pesquisadores que tenham menos de 40 anos); Estudantes (para alunos de cursos superiores que tenham menos de 30 anos de idade) e Mérito Institucional (que incentiva a pesquisa científica em universidades, centros de pesquisa, escolas técnicas ou empresas). A instituição que inscrever o maior número de trabalhos com mérito científico será premiada com R$30 mil. Os orientadores de cada jovem cientista premiado também serão contemplados com um computador. As inscrições podem ser encaminhas ao CNPq pelo correio (Prêmio Jovem Cientista - SEPN 507 - Bloco B - 2º andar - Cep. 70740-901 Brasília - DF). Mais detalhes no site http://www.jovemcientista.cnpq.br.

Engenheiro de vendas técnicas para a Bosch

A Robert Bosch do brasil está recrutando engenheiro de vendas técnicas. Os interessados podem enviar currículo para o e-mail mauro.yamashita em br.bosch.com. Os candidatos devem ter experiência em indústria japonesa automotiva e dominar a língua japonesa.

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Cursos: 

Escola de Extensão - http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

Veja também a agenda de eventos da Faculdade de Educação
http://www.fae.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA

"Estudo da estabilidade de presunto cozido fatiado em atmosfera modificada" (mestrado). Candidata: Rafaela Ferrari Bedendi. Orientador: professor Expedito Tadeu Facco Silveira. Dia 24 de maio, às 10 horas, no salão nobre da FEA.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico e Profissional de Administração para o IG

O Instituto de Geociências recebe, de 31 de maio até 7 de junho, inscrições para o processo de mobilidade funcional na função de técnico em administração para atuar junto à área de recursos humanos da seção administrativa e outro para profissional de administração para atuar junto à coordenação de extensão, publicação e eventos. Outras informações pelo telefone 19-37885153 ou e-mail alba em ige.unicamp.br

- Confira outras mobilidades funcionais no endereço http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

INSCRIÇÕES

Frutas e Hortaliças

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições para o seminário "Galpões de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças". Podem ser feitas no endereço http://www.agr.unicamp.br/eventos/insc_benfruthort.htm O encontro será realizado, dia 30, às 9 horas, no auditório da Feagri. O objetivo: divulgar informações e integrar o conhecimento sobre o tema, com especial ênfase aos processos utilizados. É direcionado para pesquisadores, profissionais, técnicos da área e estudantes. Confira a programação em http://www.agr.unicamp.br/eventos/benfruthort.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-1000.

Diversidade na Ciência II

Estão abertas as inscrições para o segundo seminário da série Diversidade na Ciência II, intitulado "Uma reflexão sobre o conhecimento e seu modo de produção". Podem ser feitas, até dia 26, no endereço http://www.prpg.unicamp.br/incseminario.phtml. O encontro, organizado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) será realizado, dia 27, a partir das 8h30, no Centro de Convenções. Veja a programação completa no site http://www.prpg.unicamp.br/folder2aa.phtml. Mais informações pelo telefone 19-3788-4729 ou e-mail kelly em reitoria.unicamp.br

Sexualidade e Saúde Reprodutiva

A Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) lançam o Programa de Apoio a Projetos em Sexualidade e Saúde Reprodutiva (Prosare-2004). A finalidade é fortalecer o campo dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil e contribuir para reduzir a vulnerabilidade de mulheres e homens no exercício desses direitos. O tema este ano será "Cultura e gênero: direitos sexuais e reprodutivos". O prazo para envio dos projetos termina no dia 31 de maio (data de postagem). A coordenação é da professora Elza Berquó, do Núcleo de Estudos de População (Nepo). O programa conta com o apoio da John D. and Catherine T. MacArthur Foundation. Mais informações pelo telefone 11- 5575-7372 ou e-mail ccr em cebrap.org.br.

Tecnologias de Remediação do Solo

Estão abertas as inscrições para o Seminário "Tecnologias de Remediação do Solo e Água Subterrânea". Podem ser feitas até 1 de junho. O evento acontece no dia 4, às 9 horas, na sala EB-2, prédio da Engenharia Básica. Mais informações pelo telefone 19-3788-4653 ou e-mail spg em ige.unicamp.br

Curso de Pedagogia

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre, de 1 a 19 de junho, o período para pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo do Curso de Pedagogia para Professores em Exercício na Educação Infantil e Primeiras Séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas. A taxa é de 50 reais e o pagamento poderá ser feito em qualquer agência do Banespa através de depósito em favor da Funcamp/Comvest, agência 0207, conta 13047386-9. A inscrição será feita somente no dia 19 de junho, das 09 às 16 horas, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), na Unicamp, em Campinas.

Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) estará com inscrições abertas até 4 de junho, para o Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. São 15 vagas. Podem ser feitas na sede do Nepam (Rua dos Flamboyants, 155, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP 13083-867, Caixa Postal 6166). O resultado da pré-seleção será conhecido dia 14 de junho. As entrevistas estão marcadas para o período de 23 a 25 de junho e os resultados serão divulgados no dia 28. Mais informações pelo telefone 19-3788-7690 ou e-mail doutorado em nepam.unicamp.br

Concurso Literário do HC

Um final de semana com direito a acompanhante no Hotel Recanto Bela Vista, em Águas de Lindóia. Este será o prêmio que o vencedor do concurso literário "Meu papel na construção do SUS" receberá, caso seu trabalho seja escolhido pela Comissão Compartilhando Soluções, do Hospital das Clínicas (HC). A inscrição pode ser feita até 15 de junho. Podem participar alunos e funcionários da Universidade (Unicamp e Funcamp), inclusive guardinhas e patrulheiros. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, apresentado em papel tamanho A4, texto com no máximo 40 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem assinatura ou qualquer sinal que identifique o autor. Os trabalhos devem ser entregues no Serviço de Patrimônio do Hospital das Clínicas (HC) 1º andar, das 8h30 às 16 horas, exceto sábados, domingos e feriados. O resultado final conhecido dia 6 de Julho, às 11 horas, no anfiteatro do HC (3º andar). O concurso é patrocinado pela empresa Bom Senso Turismo. Mais informações pelos telefones 3788-7897 e 3788-8002.

Energia no Meio Rural

O 5º Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída recebe, até 18 de junho, a inscrição de trabalhos para participação no evento. O encontro será realizado de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções, com as seguintes temáticas: eletrificação rural, políticas para universalização do atendimento de energia elétrica, fontes renováveis de energia, fontes não renováveis de energia: petróleo e gás natural, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, tecnologia apropriada, novas tecnologias, conservação e uso eficiente de energia, planejamento energético, regulamentação do setor de energia, geração distribuída e hidrogênio e células a combustível. As informações sobre a formatação dos trabalhos estão disponíveis no endereço http://www.unicamp.br/nipe/agrenergd2004. Mais informações pelo e-mail agrenergd2004 em terra.com.br.

Educação e Tecnologia da Informação

As inscrições para o III Seminário de Gestão do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação: "Gestão de pessoas e máquinas na Sociedade de Educação e da Informação" podem ser feitas até 21 de junho no endereço http://www.bibli.fae.unicamp.br/getic/index.html. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). Mais informações pelo telefone 19-3788-5602 ou e-mail eventofe em unicamp.br

Prêmio Científico em Saúde Feminina

Estão abertas as inscrições para 1º Prêmio Científico em Saúde Feminina (FQM). A meta é incentivar a pesquisa na área de "Sexualidade na Adolescência". Podem ser feitas, até 30 de junho. Mais informações no site http://www.fqm.com.br ou na Rua Gildásio Amado, 55/2112, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22631-020.

Oficina de Física

Estão abertas as inscrições para a 10a Oficina de Física do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Intitulada "Física e Tecnologia: Magnetismo e Supercondutividade" será realizada, dia 3 de julho (sábado), no auditório do IFGW. O objetivo é divulgar informações atuais sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas relacionados com as pesquisas atuais na área de física. A oficina do dia 3 consistirá de palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa nas áreas de magnetismo e supercondutividade, nos seus aspectos básicos e aplicados. Nas palestras será dada ênfase às aplicações tecnológicas destes fenômenos físicos, mostrando a busca por novos materiais que permitam este desenvolvimento. O programa também inclui atividades demonstrativas. As oficinas de física do IFGW são dirigidas ao público em geral e contam com a participação de professores do ensino médio. Outras informações pelo telefone 19-3788-5286 ou no endereço http://www.ifi.unicamp.br/extensao/.

Encontro Brasileiro de Topologia

Estão abertas as inscrições para o XIV Encontro Brasileiro de Topologia. Podem ser feitas no endereço http://www.ime.unicamp.br/top2004/inscricoes.htm. O evento ocorre de 26 a 30 de julho, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

Odontologia
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e XI Jornada Odontológica de Piracicaba, a ser realizado entre os dias 4 e 8 de outubro. Podem ser feitas no endereço http://www.fop.unicamp.br/congresso. 

CONCURSOS

Instituto de Artes

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 4 de junho a um Concurso de Livre-Docência aos candidatos com título de Doutor conferido há pelo menos três anos. É na área de Processo Criativo em Composição Artística, do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria do Instituto de Artes (IA). A solicitação será feita mediante requerimento dirigido ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão. Serão exigidos ainda os documentos descritos no Diário Oficial de 5/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P80952004.pdf.

Faculdade de Educação

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de junho à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de seis anos. É na área de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação (FE). As inscrições podem ser feitas na Secretaria da FE, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. A solicitação será feita por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor da Unidade e acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 8/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/19P71902004.pdf.

Instituto de Biologia

A Unicamp está com inscrições abertas, até 4 de agosto, para o Concurso Público para provimento de um cargo de Professor Titular, MS-6, na área de Biologia Celular. As inscrições, a ser realizadas na sala 14 da Secretaria Geral da Universidade, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, só serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Reitor da Unicamp, acompanhado dos documentos listados no Diário Oficial de 6/5 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P55192004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição Francisco Romero).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 25

Investigação de paternidade é tema de palestra

O professor Roberto Mauro Gil de Lima fala sobre "Investigação de paternidade - genética forense" dia 25, às 14 horas, no auditório do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Mais informações com Zaira pelo telefone 19-3788-6375.

Semana Pablo Neruda

O Centro de Ensino de Línguas (CEL) e o Espaço Cultural Casa do Lago realizam, de 25 a 28 uma semana de homenagens aos 100 anos do poeta Pablo Neruda. A abertura da semana será realizada dia 25, às 12 horas, na Casa do Lago. Durante a semana acontecem palestras, apresentações artísticas, leitura de poesias e exibição do filme "O Carteiro e o Poeta". Confira a programação completa no endereço http://www.preac.unicamp.br/casadolago/neruda.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

VI Colóquio Kant

O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) realiza, dia 25, no auditório II, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e dia 26, no auditório I da unidade, um colóquio internacional comemorativo ao bicentenário da morte de Kant. Participam os professores Clélia Martins (Unesp), José Heck (UFG-CNPq-UCG), Leopoldo Fulgencio (PUC-SP), Marcos Lutz Muller (Unicamp), Maria Borges (UFSC), Oswaldo Giacoia Jr. (Unicamp), Paul Guyer (University of Pennsylvania) e Zeljko Loparic (Unicamp, PUC-RS), coordenador do evento. Mais informações pelo telefone 19-37886514. Confira a programação no endereço http://www.cle.unicamp.br/kant_campinas/noticias/vicoloquiokant.htm

"Strata" na Galeria de Arte

A Galeria de Arte abriu no dia 19 a exposição "Strata", tema da dissertação do aluno de mestrado em artes Ismar Túlio. A defesa do trabalho ocorre no dia 25, às 14 horas, no mesmo local e tem a orientação da professora Anna Paula Gouveia e co-orientação da professora Maria de Fátima Morethy Couto. A Galeria de Arte fica no prédio da Biblioteca Central (BC), andar térreo. Mais informações pelo telefone 19-3788-7453 ou e-mail galeria em iar.unicamp.br

Dia 26

Ciclo de Palestras do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promove, dia 26, um encontro com a empresa Siemens. O evento é parte do ciclo de palestras "Integração Unicamp/empresas". Mais informações pelo telefone 19-3788-6544 ou e-mail slara em unicamp.br

Arte da Memória no Escorial é tema de palestra na FE

A professora Rosalia de Angelo Scorsi, do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho), da Faculdade de Educação (FE) discute "Arte da Memória no Escorial". O evento acontece dia 26, das 10 às 13 horas, na sala ED-7 da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5602 ou e-mail eventofe em unicamp.br

Seminário Aberto do Labeurb

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) realiza, dia 26, às 14 horas, na sala de Telão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o Seminário Aberto "Cidades Sobrepostas: Fotografias". Mais informações pelo telefone 19- 3788 7900.

Criminalidade em Campinas é tema de palestra no Nepo

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) realiza, dia 26, às 12h30, em seu auditório, uma palestra com o professor Luiz Francisco Filho, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). O professor aborda o tema "Distribuição Espacial da Criminalidade em Campinas. Uma Análise por Geoprocessamento". Mais informações pelo telefone 19-3788-5917.

Encontro Anual da Anppas

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas) realiza, entre 26 e 29 de maio o II Encontro em Campinas. A programação, já confirmada, conta com 14 grupos de trabalho, 15 mesas-redondas e uma conferência principal com Steven Yearley, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de York, além de pesquisadores de centros de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiros.
Sobre os GTs:
- Poderão participar dos GTs professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação;
- A escolha dos papers caberá aos coordenadores.
- A data limite para envio de propostas é 30 de janeiro. A confirmação da aceitação será até 20 de fevereiro. 
- As propostas poderão ser enviadas aos coordenadores de GTs, através do site da Anppas (www.anppas.org.br).
- Formato de resumo (até no máximo 200 palavras) contendo os dados do autor (vínculos institucionais, área de pesquisa, endereço, e-mail e telefone para contato).

Dia 27

Fórum Permanente de Agronegócios

Apoiado e idealizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), o Fórum Permanente de Agronegócios "Alimentos Funcionais" será realizado dia 27, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro3.htm#ins. O evento tem a organização da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo telefone 19-3788- 84097 ou no e-mail anjos em fea.unicamp.br.

Diversidade na Ciência II

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) organiza, dia 27 de maio, o segundo seminário da série Diversidade na Ciência II, intitulado "Uma reflexão sobre o conhecimento e seu modo de produção". O encontro será realizado a partir das 8h30, no Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas até dia 26, no endereço http://www.prpg.unicamp.br/incseminario.phtml. Veja a programação completa no site http://www.prpg.unicamp.br/folder2aa.phtml. Mais informações pelo telefone 19-3788-4729 ou e-mail kelly em reitoria.unicamp.br

Poesae

A poesae IV - mostra de poesias de estudantes da Unicamp acontece, dia 27, no Espaço Cultural Casa do Lago. O evento é realizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), apoiados pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC). Mais informações pelo e-mail slara em unicamp.br

Presidente da Fundação Butantan na FCM

"A educação formal e a informação sobre a geração do conhecimento científico" é o tema da palestra que o professor Isaias Raw (presidente da Fundação Butantan) profere, na reunião científica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), dia 27, às 10 horas, no Auditório FCM-5 da Unidade. Mais informações pelo telefone (19) 3788-8942.

Revista Multiciência

A Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) lança, dia 27, às 14h30, no auditório do Instituto de Artes (IA), o segundo volume da revista Multiciência. Na ocasião acontece um concerto eletroacústico e uma mesa-redonda sobre a tema da publicação "Arte e Ciência". No concerto serão apresentadas dua obras: "Instantes Sonoros para três mil anos em Jerusalém" (1995) para tape solo de José Augusto Mannis do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) e "NonSequitur" (2003) obra multimídia de Walter Carnielli do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), Raul do Valle, Adolfo Maia Junior e Jônatas Manzoli do Núcleo de Integração e Difusão Sonora (Nics). A mesa-redonda contará com a participação doos professores Rosângela Morello, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), Eduardo Sabastiani Ferreira, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e do editor convidado Jônatas Manzolli do Nics. Mais informações pelo e-mail mciencia em unicamp.br ou site http://www.multiciencia.unicamp.br

Historiografia e História da Educação é tema de conferência na FE

"Historiografia e História da Educação: aproximações" é o tema da conferência que a professora Raquel Pereira da Silva (Pós-Graduação-FE) profere, dia 27, às 17 horas, na sala da congregação da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5602 ou e-mail eventofe em unicamp.br

Dia 28

Relações do Gênero é tema de palestra na FE

A professora Heloisa Buarque de Almeida, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) discute, dia 28, às 9 horas, na sala da congregação da FE, o tema "Relações de Gênero - perspectivas atuais". Mais informações pelo telefone 19-3788-5602 ou e-mail eventofe em unicamp.br

Professora da UFScar profere palestra na FE

"Artigos científicos como recurso didático para o ensino-aprendizagem de Química" é o tema que a professora Salete Linhares Queiroz, do Instituto de Química (USP-São Carlos) discute, dia 28, às 14 horas, na sala LL-2 da Facudade de Educação (FE). Mais informações pelo telefone 19-3788-5602 ou e-mail eventofe em unicamp.br

Tempos Históricos é tema de palestra na FE

A professora Maria de Fátima Félix Rosa, da Faculdade de Educação (FE), fala sobre "Tempos Históricos: a dinâmica do ser entre a subjetividade e a objetividade". A conferência acontece dia 28, às 17 horas, na sala da congregação da Faculdade de Educação (FE). Mais informações pelo telefone 19-3788-5602 ou e-mail eventofe em unicamp.br

Dia 29

Reabilipo na Lagoa do Taquaral

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes para amputados que usam prótese, dia 29 (sábado), a partir das 9 horas, a Lagoa do Taquaral sedia, em sua pista interna, a 5ª Caminhada Reabilipo. O percurso da caminhada (cerca de 2700km) contará com o acompanhamento de fisioterapeutas e educadores físicos, para verificação de pressão arterial e avaliação individual da condição física de cada participante. A inscrição é gratuita. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone 19-3236-6599.

Dia 30

Frutas e Hortaliças na Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) realiza, dia 30, no auditório da unidade, o seminário "Galpões de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças". O encontro tem como meta divulgar informações e integrar o conhecimento sobre o tema, com especial ênfase aos processos utilizados e aplicação de tecnologia em unidades beneficiadoras. É direcionado para pesquisadores, profissionais, técnicos da área e estudantes. Confira a programação em http://www.agr.unicamp.br/eventos/benfruthort.htm. Mais informações com Marcos David Ferreira pelo telefone 19-3788-1000.

Passeio ciclístico movimenta o campus

O "Pedalando pela Unicamp" será realizado dia 30. O objetivo é reunir alunos, docentes, funcionários e a comunidade em geral para percorrer, de bicicleta, um trajeto de 8 km pelo campus. O evento, aberto a toda comunidade universitária, é organizado pela Faculdade de Educação Física (FEF) e contará com o auxílio de monitores, que orientarão o trajeto. A largada será dada no estacionamento do Ginásio Multidisciplinar (GMU). O evento prevê sorteio de bicicletas e brindes.  Mais informações pelo telefone 19-3788-6603, e-mail  laisez em fef.unicamp.br ou no site http://www.fef.unicamp.br/pedalando/capa.htm
 
Fina Flor e Chorando Por aí, no Museu da Casa Brasileira

Os grupos "Fina Flor" e "Chorando por aí!", do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim apresentam um show gratuito, dia 30 de maio, às 11 horas, no Museu da Casa Brasileira (MCB). No evento serão executadas obras de Pixinguinha, Arnaldo Antunes, Noel Rosa e Chico Buarque. Mais informações pelo telefone 11- 3815-1243.

Dia 31

Dia Mundial sem Tabaco

O médico Elson Lima fala sobre "Ambiente Livre de Tabaco: como dialogar", dia 31, às 9 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) e, às 11h30, a médica Renata Azevedo discute "Dependência do Tabaco seus Riscos e Tratamento", no anfiteatro do HC (3º andar). As palestras tem a organização da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) e do Grupo de Trabalho do Programa Viva Mais da PRDU. Mais informações pelo e-mail bazzo em unicamp.br

Seminários de Otimização

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA) realiza, às segundas-feiras, os Seminários de Otimização. O encontro, que reúne especialistas da área, acontece às 14 horas, na Sala de Reuniões do DMA (sala 121). Mais informações pelo telefone 19-3788-5950. Dia 31 de maio, Luziane Mendonça (aluna de doutorado) fala sobre "Métodos de correção de posto um para sistemas KKT"; 7 de junho - "Busca direta em minimização irrestrita" - Lucas G. Pedroso (aluno mestrado); 14 de junho - "Convergência de Lagrangianos aumentados usando nova constraint qualification" - M. Laura Schuverdt (aluna de doutorado); 21 de junho - "VaR, CVaR e medidas OVO de risco" - Fábio Yano (aluno de doutorado); 28 de junho - "Restauração inexata para MPEC" - João Chela (aluno de doutorado).
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l