Programação da Unicamp – 1 de dezembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Nov 30 00:00:00 BRST 2004


Programação da Unicamp – 1 de dezembro de 2004

Vice-reitor da Unicamp abre
seminário sobre reforma universitária

O professor José Tadeu Jorge (vice-reitor da Unicamp) abre, nesta quarta-feira (1), às 9 horas, no Centro de Convenções (sala I) o seminário "Reforma Universitária". Às 9h15, Ronaldo Mota (secretário executivo do Conselho Nacional de Educação) discute o tema "Reforma da Educação Superior: a proposta do Governo Federal". Participam do encontro diversos especialistas da Unicamp, USP, UERJ e outras instituições. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-9.html.

Encontro de História da Arte

O corpo discente do curso de pós-graduação em História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove, nesta quarta-feira (1) e nos dias 2 e 3, no auditório do IFCH, o I Encontro em História da Arte. O tema abordado será "Revisão historiográfica o estado da questão, com o intuito de rever antigas lacunas e limitações da historiografia nacional e internacional da arte". O encontro propõe-se à divulgação de trabalhos de pesquisa, incluindo os de alunos envolvidos em iniciação científica e os relacionados à arte estrangeira, considerando a criação de novos cursos em História da Arte, o aumento de publicações especializadas e o crescente interesse pela disciplina.

Arquivo Edgard Leuenroth na PUC-Campinas

"Edgard Leuenroth: o grito de um libertário" é o tema do projeto experimental que os alunos da PUC-Campinas Aline Bernardieli Olini, Monise Domingues Radau, Deise Padoan e Ana Caroline Pajolla apresentam, nesta quarta-feira (1), às 21h30, na PUC. O livro-reportagem aborda a trajetória de um dos mais importantes jornalistas ligados à causa anarquista durante a primeira metade do século passado. Participam da banca os professores Francisco Belda, Ângela Maria Grossi e Bruno Fuser.

I Festival Internacional de Música da Unicamp

O I Festival Internacional de Música da Unicamp será realizado entre 13 e 25 de fevereiro de 2005, no auditório do Instituto de Artes (IA). As inscrições (para estudantes de música) podem ser feitas até esta quarta-feira (1). A seleção ocorre de 3 a 5. Serão 100 bolsas oferecidas pela Unicamp para alunos de violino, viola, cello, piano, percussão, quinteto de sopros, grupos de metais e regência de orquestra. O Festival conta com a direção artística do maestro português Osvaldo Ferreira e com renomados musicistas como Ivan Monighetti (Suíça), Grigori Zhislin (Russia/Alemanha), Alex Klein(Brasil) entre outros. Na programação está prevista a realização de mais de 15 concertos para o público. Outras informações pelo site http://www.preac.unicamp.br/festival/ ou telefone 19-3788-6573.

Pacientes do HC expõem na DGA

Pacientes do Hospital das Clínicas (HC) realizam, nesta quarta-feira (1), das 9 às 15h30, no saguão de entrada da Diretoria Geral da Administração (DGA), uma exposição de papel reciclado. A mostra, composta por pastas, envelopes, e embalagens para presentes, pode ser visitada das 9 às 15h30. O evento prossegue nos dias 2 e 3. Mais informações pelo e-mail deborah em dga.unicamp.br.

Atendimento do Cecom

O atendimento do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) estará suspenso, nesta quata-feira (1), das 11h30, às 14h30, em função de uma reunião administrativa, com a participação de todos os funcionários da unidade. O Cecom retomará as atividades a partir das 14h30. Os casos de urgência devem ser encaminhados para o Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas (HC).

Marcus Hüsemann no Espaço das Artes da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, a partir desta quarta-feira (1), até 16 de dezembro, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, a exposição "Brasil", do artista plástico Marcus César Hüsemann. Natural de Campinas, Marcos César Hüsemann, iniciou nas artes plásticas na década de 60. Participou de vários trabalhos com o artista Fritz Hüsemann. Suas obras traduzem reproduções de animais, cidades, temas folclóricos, históricos, sacros, cenas do cotidiano, utilizando a técnica de remanchamento de placas. Para a exposição no espaço das artes da FCM, criou uma nova série de obras com a temática Brasil, onde desenvolveu motivos figurativos inspirados na alma brasileira. Parte de sua obra foi comercializada na Itália, Espanha e nos Estados Unidos. Inaugurado em abril de 2001, o Espaço das Artes tem como papel fundamental, estimular, apoiar e solidificar talentos, levando à comunidade interna e externa, a produção acadêmica e cultural dos talentos da Universidade. A exposição estará aberta à visitação das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Informações pelo telefone 19-3788-8049.

Palestra no IC

O professor Alessandro Fabricio Garcia (PUC-Rio) fala sobre "Modularização de padrões de projeto com aspectos: um estudo quantitativo". A palestra acontece nesta quarta-feira (1), às 14 horas, na sala 85 do Instituto de Computação (IC).

Formação de professores

O I Seminário Nacional de Programas Especiais de Formação de Professores em Exercício será realizado, até esta quarta-feira (1), no Salão Nobre da Faculdade de Educação (E). O evento é promovido e organizado pela Coordenação do Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF) e pela Coordenação de Extensão da Faculdade de Educação (FE). Mais informações no site http://www.fe.unicamp.br/formprof ou e-mail formprof em unicamp.br.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago apresenta, até 3 de dezembro, uma mostra de filmes, documentários e espetáculos de dança. O evento é gratuito. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-7.html. Mais informações pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br.

Alunos de dança concebem 7 espetáculos de formatura

Hoje, a dança requer algo além de saber interpretar. O sucesso conferido no palco depende da atuação do intérprete como criador, produtor e, muitas vezes, diretor de seu próprio trabalho. A valorização do processo criativo no currículo do curso de dança da Unicamp deu origem a sete espetáculos de formatura, produzidos pelos próprios alunos. Resultado de pesquisas realizados na disciplina TGI (Trabalho de Graduação Integrado), eles serão apresentados na Casa do Lago e numa tenda especialmente armada para o evento, até 17 de dezembro. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag8b.html.

EM DIA

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia será realizada no campus da Unicamp, no mês de dezembro. A feira, que envolve alunos das escolas públicas e particulares de todo o Brasil, tem como objetivo estimular novas vocações em ciências e engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. O encontro é organizado pela Unicamp (LDCC) e USP (LSI). A Feira conta com apoio institucional da Unesco, Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. Mais informações pelo telefone 19-3788-1152, e-mail ohpavan em unicamp.br  ou site http://www.lsi.usp.br/febrace

Revista Sonora

A Revista On-Line Sonora está com o primeiro número na rede. A proposta básica é discutir as relações entre a tecnologia e a criação sonora, abrangendo ai equipamentos, tecnologias, mercado e produção fonográfica, criação sonora para rádio, TV e WEB, entre outros temas. A revista virtual é editada pelo professor Eduardo Paiva, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. Conforme Paiva, trata-se da primeira publicação sobre o tema no Brasil. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3423/NUH_3423.html

Logotipo da FEF

O designer gráfico Jurandir de Oliveira, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) venceu o concurso para escolha do logotipo da Faculdade de Educação Física (FEF). A premiação, um aparelho de DVD, será entregue no dia 15 de dezembro, às 9 horas, na Sala da Congregação da FEF. Participaram do concurso 23 trabalhos. A logomarca já está sendo utilizada na abertura do site http://www.fef.unicamp.br/ da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-6604. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3417/NUH_3417.html. 
Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA

"Propriedades reológicas do doce de banana (mestrado). Candidato: Paulo Ferraz de Toledo. Orientador: professor Celso Costa Lopes. Dia 1 de dezembro, às 10 horas, no salão nobre da FEA.

“Seleção de linhagens de Kluyveromyces produtoras de inulinase visando a obtenção de frutooligossacarídeos: caracterização da enzima e otimização das etapas de produção e purificação” (doutorado). Candidato: Yemiko Makino. Orientadora: professora Maria Isabel Rodrigues . Dia 1 de dezembro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico de Recursos Audiovisuais - IA

O Instituto de Artes (IA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico de recursos audiovisuais. Podem ser feitas, de 6 a 10 de dezembro, na diretoria da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-7172.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br

Semalim abre inscrições para criação de logotipo

Estão abertas as inscrições para a escolha do logotipo da 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). Os trabalhos podem ser entregues, no xerox da unidade, em disquete ou papel. Cada participante poderá concorrer com mais de um trabalho. O vencedor do logo escolhido ganhará: inscrição para o evento, kit da Semalim, cesta com produtos da padaria da FEA, kit da Atlética, refeição completa no restaurante Terraço e um jantar com direito a acompanhante no Joe & Leo's. O regulamento pode ser consultado no endereço http://www.fea.unicamp.br/eventos/Semalim/2005/Concurso_Logo2005.html.

Vagas na Orquestra Infanto-juvenil

A Orquestra Infanto-Juvenil da Unicamp abre vagas para crianças e adolescentes de oito a 18 anos, que já estudam música e que saibam tocar qualquer Instrumento sinfônico. As inscrições podem ser feitas no site do Nidic (http://www.unicamp.br/nidic) até o dia 5 de dezembro. O candidato deve salvar ficha de inscrição (arquivo.doc), preencher e encaminhar para o e-mail. A seleção será feita no dia 8 de dezembro, a partir das 10 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A Orquestra ainda não possui oboé, fagotes, trompas, trombones, violas e tímpano (estas vagas estão abertas), além das vagas de violino, violoncelo, contrabaixo, flauta e trompete. Já instrumentos como violão, guitarra, baixo elétrico, bateria, saxofone, e flauta doce não integram sons sinfônicos e, portanto, não participam da seleção. O teste consistirá na execução de uma escala, um arpejo, um estudo ou uma peça musical. Não haverá taxa de inscrição e a participação na Orquestra é gratuita. As vagas são apenas para participar da Orquestra. A Orquestra Infanto-Juvenil da Unicamp é uma Orquestra Sinfônica que propicia uma formação de base musical para estudantes entre oito e 18 anos. Informações pelo telefone 19-3788-1700 ou e-mail sgebram em unicamp.br.

Encontro sobre TV Digital tem inscrições

A Fundação Fórum Campinas (FFC), a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e a PUC-Campinas realizam nos dias 6 e 7 de dezembro, no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, da PUC-Campus I, em Campinas, o Seminário "Os desafios da TV digital no Brasil". As inscrições devem ser feitas pela Internet http://www.tv.puc-campinas.edu.br/. Confira a programação http://www.tv.puc-campinas.edu.br/. Mais informações pelo telefone 19-3756-7325 ou e-mail tvdigital em puc-campinas.edu.br. 

IEL abre matrículas para curso de férias

A Coordenadoria de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) oferecerá, no período de 17 a 28 de janeiro de 2005, o curso de férias "Modelos de Aquisição e Abordagem de Ensino de 2ª Língua e Língua Estrangeira". Os interessados podem se matricular nos dias 13 e 14 de dezembro. Ministrado pelo professor José Carlos Paes de Almeida, o curso será realizado, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, no IEL. Mais informações pelos telefones 19-3788-1506 ou 3788-1520.

FEQ abre inscrições para curso
de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, até 17 de dezembro, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". É destinado para profissionais que atuam, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área de química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/expo.htm

Cátedra Unicamp abre inscrições
para Espanha e Argentina

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) está divulgando dois editais, que estão com inscrições abertas, das Cátedras Unicamp 2005 para Universidades Espanholas e Universidade de Buenos Aires (UBA). Os interessados devem encaminhar suas propostas à Cori por e-mail, até 15 de fevereiro de 2005, no caso da Cátedra Universidades Espanholas, e até 31 de janeiro de 2005, no caso da UBA. Os editais e os prazos estão disponíveis no site da Cori. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNDI/NDI_193/NDI_193.html.

CONCURSOS

Instituto de Química -1 

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 7 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Química Inorgânica do Instituto de Química (IQ). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Departamento de Química Inorgânica. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 6/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P110732004.pdf. Informações pelo telefone 19-3788-3002 (com André).

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 9 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Instituto. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita
mediante requerimento encaminhado ao Diretor do Imecc, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 9/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P230812004.pdf. Informações pelo telefone 19-3788-5923 (com Silvana).

Faculdade de Ciências Médicas – 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 15 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Farmacologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Farmacologia. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Chefe do Departamento de Farmacologia, indicando nome, domicílio e profissão. acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 13/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P151392004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933. (com Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 15 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Adolescência da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Pediatria. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Chefe do Departamento de Pediatria, indicando nome, domicílio e profissão. acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 13/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P238222004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933. (com Carmen).

Instituto de Química -2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 função na Parte Especial do QD-UNICAMP, em RTP, pelo período de 03 anos, renováveis por mais três (03), no Instituto de Química (IQ), na área de Química Analítica. As solicitações de inscrição podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Inorgânica, disciplina QA315 - Química Analista Instrumental I, do Instituto de Química (IQ), das 09 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Instituto de Química (Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis), contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 06.11.04 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P159982003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3002.

Instituto de Química -3

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 função na Parte Especial do QD-UNICAMP, em RTP, pelo período de 03 anos, renováveis por mais três (03), na área de Química Analítica, disciplina QA216 - Química Analítica II, no Instituto de Química (IQ). As solicitações de inscrição podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química (IQ), das 09 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Instituto de Química (Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis), contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 6.11.04 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167092003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3002.

Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html
AGENDE-SE

Dia 2

Prêmio Finep

A Unicamp foi escolhida pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) como a instituição de pesquisa que melhor faz inovação tecnológica na região Sudeste do país. O Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2004-Região Sudeste foi entregue ao vice-reitor José Tadeu Jorge, no último dia 30 de setembro. A cerimônia de entrega da premiação (etapa nacional) acontece no dia 2, às 15 horas, no Salão Nobre, do Palácio do Planalto. Mais detalhes no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju268pag03.html.

Reitor da Universidade de Paris visita a Unicamp

O reitor Gilbert Béréziat, da Univesité Pierre et Marie Curie (ParisVI), visita a Unicamp dia 2, às 10h30. O objetivo é reforçar as relações em nível de doutorado e mestrado nas áreas científicas de comum interesse e conhecer as estruturas dos nossos laboratórios de pesquisa. Outras informações pelo telefone 19-3788-4748.

Cerimônia de entrega do Prêmio Oxiteno-Abeq 2004

A a cerimônia de premiação da edição 2004 do Desafio Universitário - Prêmio Oxiteno-ABEQ será realizada, dia 2 de dezembro. Os premiados foram: 1º Lugar: Luciano Grande Guiotti e Neemias Reis Ferreira (Unicamp); 2º Lugar: Fábio Marini, Renato Prado Dionísio e Luiz Guilherme Roquette Lopreato (Unicamp); 3º Lugar: Paula Caroline Freschi Merigue, Rafael Rossini e João Rafael P. Ciambelli (Unicamp). Menção Honrosa: Cleiton Bittencourt da Porciúncula (FURG). O evento da premiação ocorrerá às 10 horas na Unidade Industrial da Oxiteno, localizada no Pólo Petroquímico de Mauá (SP). Mais informações pelo telefone 11-3107-8747 ou e-mail abeq em abeq.org.br. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3200/NUH_3200.html.

Professor da Universidade de Madri
ministra aula magna no IFGW

O professor Federico Cebollada, do Departamento de Física Aplicada a Telecomunicação, da Universidade Politécnica de Madri, ministra uma aula magna, como parte do Programa Cátedra Unicamp e Universidade de Madri. O evento acontece dia 2, às 14 horas, no Auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW).

Professor da UFMG discute momento político no IE

"O momento político e perspectivas" é o tema da palestra que o professor Fábio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) profere, dia 2 de dezembro, às 15 horas, no Auditório do Instituto de Economia (IE). Mais informações pelo e-mail celia em eco.unicamp.br.

Cemarx organiza seminário sobre Lênin

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organiza, até dia 2, no auditório do IFCH, o seminário "Lênin: 80 anos". No dia 2, os professores Augusto Buniccore (PCdoB), Eduardo Almeida (PSTU) e Plínio de Arruda Sampaio Jr. encerram o evento com o tema "Leninismo e a luta socialista hoje". Mais informações pelo e-mail cemarx em unicamp.br.

Dia 3

Professor Emérito

O professor Djairo Guedes de Figueiredo recebe, dia 3, às 16 horas, na sala do Conselho Universitário (Consu), o título de professor emérito.

Professora da UFRGS discute
nanotecnologia aplicada à farmacêutica no IQ

A professora Sílvia Stanisçuaski Guterres, da Rede Nanobiotec (CNPQ/MCT) e da Faculdade de Farmácia (UFRGS) discute, dia 3, às 10 horas, no Anfiteatro do Instituto de Química (IQ), "Nanobiotecnologia Aplicada à Área Farmacêutica". A palestra é parte da série de colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC). Mais informações pelo e-mail oalves em iqm.unicamp.br.

Dia 4

Dermatologia do HC participa
de campanha para prevenir câncer de pele

O Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp promove, no próximo sábado (4), a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Docentes, médicos assistentes, residentes, alunos da graduação e enfermagem estarão no ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas )HC) realizando exame completo da pele da população, a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. A expectativa é que 500 pessoas venham até a Unicamp. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas e será aberto ao público em geral. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3427/NUH_3427.html. 

Dia 5

Catarina Domenici na Rádio USP

A Rádio USP (93,7 MHz) transmitirá, dia 5 (domingo), às 21 horas, um programa dedicado à pianista Catarina Domenici. Na programação serão executadas obras de seu álbum solo, "Porto 60", lançado este ano. A seleção musical é do professor José Augusto Mannis, do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp. Destacada intérprete de música contemporânea, Domenici estreou inúmeras obras em importantes festivais de música no Brasil, em concertos nos EUA e América Central. 

Prêmios - Como solista e camerista, recebeu diversas premiações em concursos como: 1º prêmio e melhor intérprete de música brasileira no Concurso Nacional de Música de Câmera da Faculdade Santa Marcelina (Quinteto Scarlatti, 1995); melhor camerista (VII Prêmio Eldorado de Música, 1993); 1º lugar no II Prêmio Eldorado de Música e Prêmio Lei Sarney (Grupo PIAP). Sua atuação como solista lhe rendeu premiações tanto no Brasil como no exterior. A programação poderá ser ouvida pela Internet através do endereço http://www.usp.br/radiousp/. Outras informações pelo telefone 19-3788-6506 ou e-mail jamannis em uol.com.br

Confira a programação:

Dimitri Cervo (1968): Brasil 2000 (2002)
James Correa (1968): Ékdysis/b (2003)
Lourdes Saraiva (1966): Ó curva do horizonte, excerto de Contemplações (2003)
Alexandre Birnfeld (1964):Cangaço (2003)
Fernando Mattos (1963): Epígrafe IV, excerto de Epígrafes espanholas (1997)
Eduardo Reck Miranda (1963): Gre-nal, excerto de Ex tétika doquênti.
Daniel Wolff (1967):To catchita (2003)

Dia 6

Encontro discute desafios da TV Digital no Brasil

A Fundação Fórum Campinas (FFC), a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e a PUC-Campinas realizam nos dias 6 e 7, no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, da PUC-Campus I, em Campinas, o Seminário "Os desafios da TV digital no Brasil". O evento tem como proposta ampliar as discussões sobre o projeto governamental da TV Digital Terrestre Brasileira, envolvendo diversos segmentos da sociedade. As inscrições devem ser feitas pela Internet http://www.tv.puc-campinas.edu.br/. O Campus I, onde ocorrerá o seminário, fica na Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades, Campinas. Confira a programação em http://www.tv.puc-campinas.edu.br/. Mais informações pelo telefone 19-3756-7325 ou e-mail tvdigital em puc-campinas.edu.br.

Seminário Internacional no IE

O Seminário Internacional "Os Desafios do Desenvolvimento no Século XXI" será realizado nos dias 6 e 7, no Auditório do Instituto de Economia (IE). Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-6.html. Mais informações pelo telefone 19-3788-5800.

Dia 9

Conhecimento e Tecnologia da Informação

"Novas formas de produção e circulação do conhecimento é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação . O evento será realizado dia 9, das 9 às 17h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno9.htm#ins. O encontro, organizado pelo Instituto de Computação (IC), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e pelo Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), conta com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo e-mail galvesc em unicamp.br. 

Dia 10

Simpósio reúne profissionais de oncologia no HC

I Simpósio de Profissionais da Saúde em Oncologia acontece, dia 10, às 8 horas, no Anfiteatro do Hospital das Clínicas (HC) - 3º andar. As inscrições podem ser feitas no local e custam R$ 10 reais. Informações e reservas pelo telefone 19-3788-7363, com Cláudia.

Seminário no IFGW discute produção científica no Brasil

No dia 10, a partir das 9h15, no Auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin (IFGW), será realizado um seminário para discutir a produção científica no Brasil. A organização é da Pró-reitoria de Pesqsuisa (PRP). Confira a programação em http://www.prp.rei.unicamp.br/portal/editais_teste/DivulgaSIMPSIO.htm

IEL lança Remate de Males

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) lança, dia 10, a revista anual Remate de Males, cujo tema será o intelectual Oliveira Lima.

Palestra na FEM

"O novo modelo do setor elétrico brasileiro" é o tema da palestra que o professor Sérgio Valdir Bajay, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) profere, dia 10, das 14 às 16 horas, na sala JD-2 da FEM. Mais informações pelo telefone 19-3249-0288.

Dia 11

Oficina de Física do IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) realiza, dia 11, a 11ª Oficina de Física, com o tema "Informação e Computação Quânticas". A Oficina de Física do IFGW consistirá de palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa nas áreas da informação e computação quânticas, nos seus aspectos básicos e aplicados. Nas palestras será dada ênfase às aplicações tecnológicas destes fenômenos físicos e de como poderá vir a ser o computador do futuro. Informações e inscrições em http://www.ifi.unicamp.br/extensao.

Dia 12

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Fazer comunicação pode ser uma grande brincadeira. Mas uma brincadeira muito séria para as cerca de 100 crianças que participam do Dia Internacional da Criança no Rádio e na Televisão. Celebrado sempre no segundo domingo de dezembro, este ano no dia 12, o evento é um momento em que o os veículos de comunicação ao redor do mundo voltam sua atenção para as crianças. Este ano será a primeira vez que Campinas participa da celebração, através da Rádio Educativa FM 101,9 e da TV Fênix (canal 8 - TV comunitária). Leia texto completo em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-8.html. 

Dia 13

Hermano na Galeria dos Reitores

A sessão solene de inauguração do retrato do professor Hermano de Medeiros Tavares (reitor na gestão 1998-2002), na Galeria de Retratos dos reitores da Unicamp, está marcada para o dia 13, às 16 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu). A obra é de autoria do artista plástico Bernardo Caro.

Talentos da FCM

Nos dias 20 e 21, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ocorre o evento "Talentos da FCM". A abertura acontece dia 20, às 11 horas. No dia 21, trabalhos de 17 funcionários (artesanato, culinária, pintura, música, entre outros) ficarão expostos das 9 às 17 horas. O "Talentos da FCM" busca valorizar o potencial artístico de seus servidores e motivar a humanização dos processos de produção, integração e atualização dos funcionários. O evento é coordenado pela Assessoria de Relações Públicas, da Diretoria de Apoio Didático, Científico e Computacional e do Patrimônio da Faculdade de Ciências Médicas.

Dia 22

Programa Alßan

Os interessados em concorrer a uma bolsa do Programa Alban têm até o dia 22 para fazer a inscrição via internet. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3352/NUH_3352.html.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l