Programação da Unicamp – 29 de novembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Nov 26 00:00:00 BRST 2004


Programação da Unicamp – 29 de novembro de 2004

Seminário Nacional discute escola-jornal
no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

O seminário nacional "O Professor e a Leitura do Jornal" iniciado ontem à noite, prossegue até o dia 30, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. O objetivo do encontro é criar e consolidar um espaço para a reflexão crítica sobre o binômio escola-jornal. Participam diversos especialistas da área. O evento é promovido pela Faculdade de Educação (FE), Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) e Correio Escola. O Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (Faep) da Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Associação de Leitura do Brasil (ALB), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Editoras Ibep/Nacional e a Proler Biblioteca Nacional apóiam o evento. Mais informações pelo telefone 19-37728066 ou e-mail acorde em rac.com.br. Confira o site do evento http://www.acordeduca.com.br/pag_sem2.htm.

Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos
é encerrada com apresentação de peça teatral

Alunos do curso técnico de enfermagem do Senac encenarão, nesta segunda-feira (29), a partir das 14 horas, no anfiteatro do Hospital das Clínicas (HC), uma peça teatral sobre doação de órgãos. O evento marca o encerramento das atividades da Campanha Permanente de Doação de Órgãos e Tecidos-2004, do HC. Mais informações pelo e-mail beto em hc.unicamp.br. 

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago apresenta, a partir desta segunda-feira (29), até o dia 3 de dezembro, uma mostra de filmes, documentários e espetáculos de dança. O evento é gratuito. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-7.html. Mais informações pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br

Encontro Nacional de Professores em Águas de Lindóia

"Educar para a Paz" é o tema do XXI Encontro Nacional de Professores do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Proepre). O evento acontece, a partir desta segunda-feira (29) e prossegue até 3 de dezembro, no Centro de Convenções do Hotel Majestic em Águas de Lindóia-SP. Outras informações pelo e-mail mailto:orly em sigmanet.com.br.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail mailto:espacocultural em cpfl.com.br.
EM ANDAMENTO

Alunos de dança concebem 7 espetáculos de formatura
Hoje, a dança requer algo além de saber interpretar. O sucesso conferido no palco depende da atuação do intérprete como criador, produtor e, muitas vezes, diretor de seu próprio trabalho. A valorização do processo criativo no currículo do curso de dança da Unicamp deu origem a sete espetáculos de formatura, produzidos pelos próprios alunos. Resultado de pesquisas realizados na disciplina TGI (Trabalho de Graduação Integrado), eles serão apresentados na Casa do Lago e numa tenda especialmente armada para o evento, até 17 de dezembro. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag8b.html

EM DIA

Logotipo da FEF

O designer gráfico Jurandir de Oliveira, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) venceu o concurso para escolha do logotipo da Faculdade de Educação Física (FEF). A premiação, um aparelho de DVD, será entregue no dia 15 de dezembro, às 9 horas, na Sala da Congregação da FEF. Participaram do concurso 23 trabalhos. A logomarca já está sendo utilizada na abertura do site (http://www.fef.unicamp.br/) da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-6604. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3417/NUH_3417.html

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Instituto de Química – IQ

“Aplicações analíticas e didáticas de antocianinas extraídas de frutas” (doutorado). Candidata: Daniela Brotto Lopes Terci. Orientador: professora Adriana Vitorino Rossi. Dia 29 de novembro, às 14 horas, mini-auditório do IQ.

“Síntese e Caracterização de Novas Quinazolinas Polissubstituídas” (mestrado). Candidato: Luis Fernando Cabeça. Orientador: professor Roberto Rittner Neto. Dia 29 de novembro, às 14 horas, no mini-auditório do IQ.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em Administração para o IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio), para atuar junto ao Departamento de Física da Matéria Condensada da unidade. Podem ser feitas, até dia 30, na secretaria do Departamento de Física da Matéria Condensada (DFMC), prédio B, andar superior. Outras informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnico de Recursos Audiovisuais – IA

O Instituto de Artes (IA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico de recursos audiovisuais. Podem ser feitas, de 6 a 10 de dezembro, na diretoria da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-7172.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço

INSCRIÇÕES

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br

IC abre inscrições para curso de redes

O Instituto de Computação (IC) abre inscrições, até dia 30, para o Curso de Especialização em Redes de Computadores para 2005. Podem ser feitas no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=INF-0500&of=006. O curso, com foco eminentemente técnico, procura atender profissionais já atuantes na área mas que carecem de fundamentação teórica mais rigorosa no desempenho de suas funções. O curso está previsto para fevereiro de 2006. Mais detalhes no site http://www.ic.unicamp.br/extensao/redes/.

I Festival Internacional de Música da Unicamp

O I Festival Internacional de Música da Unicamp será realizado entre 13 e 25 de fevereiro de 2005, no auditório do Instituto de Artes (IA). As inscrições - para estudantes de música - podem ser feitas até 1 de dezembro. A seleção ocorrerá de 3 a 5 do mesmo mês. Serão 100 bolsas oferecidas pela Unicamp para alunos de violino, viola, cello, piano, percussão, quinteto de sopros, grupos de metais e regência de orquestra. O Festival conta com a direção artística do maestro português Osvaldo Ferreira e com renomados musicistas como Ivan Monighetti (Suíça), Grigori Zhislin (Russia/Alemanha), Alex Klein(Brasil) entre outros. Na programação está prevista a realização de mais de 15 concertos para o público. Outras informações pelo site http://www.preac.unicamp.br/festival/ ou telefone 19-3788-6573.

Semalim abre inscrições para criação de logotipo

Estão abertas as inscrições para a escolha do logotipo da 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). Os trabalhos podem ser entregues, no xerox da unidade, em disquete ou papel. Cada participante poderá concorrer com mais de um trabalho. O vencedor do logo escolhido ganhará: inscrição para o evento, kit da Semalim, cesta com produtos da padaria da FEA, kit da Atlética, refeição completa no restaurante Terraço e um jantar com direito a acompanhante no Joe & Leo's. O regulamento pode ser consultado no endereço http://www.fea.unicamp.br/eventos/Semalim/2005/Concurso_Logo2005.html.

Encontro sobre TV Digital tem inscrições

A Fundação Fórum Campinas (FFC), a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e a PUC-Campinas realizam nos dias 6 e 7 de dezembro, no Auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, da PUC-Campus I, em Campinas, o Seminário "Os desafios da TV digital no Brasil". As inscrições devem ser feitas pela Internet http://www.tv.puc-campinas.edu.br/. Confira a programação http://www.tv.puc-campinas.edu.br/. Mais informações pelo telefone 19-3756-7325 ou e-mail tvdigital em puc-campinas.edu.br. 

IEL abre matrículas para curso de férias

A Coordenadoria de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) oferecerá , de 17 a 28 de janeiro de 2005, o curso de férias "Modelos de Aquisição e Abordagem de Ensino de 2ª Língua e Língua Estrangeira". Os interessados podem se matricular nos dias 13 e 14 de dezembro de 2004. Ministrado pelo professor José Carlos Paes de Almeida, o curso será realizado de 17 a 28 de janeiro de 2005, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, no IEL. Mais informações pelos telefones 19-3788-1506 ou 3788-1520.

FEQ abre inscrições para curso
de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, até 17 de dezembro, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". É destinado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/expo.htm

Cátedra Unicamp abre inscrições
para Espanha e Argentina

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) está divulgando dois editais, que estão com inscrições abertas, das Cátedras Unicamp 2005 para Universidades Espanholas e Universidade de Buenos Aires (UBA). Os interessados devem encaminhar suas propostas à Cori por e-mail, até 15 de fevereiro de 2005, no caso da Cátedra Universidades Espanholas, e até 31 de janeiro de 2005, no caso da UBA. Os editais e os prazos estão disponíveis no site da Cori. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNDI/NDI_193/NDI_193.html.

CONCURSOS

Instituto de Química -1 

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 7 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Química Inorgânica do Instituto de Química (IQ). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Departamento de Química Inorgânica. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 6/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P110732004.pdf. Informações pelo telefone 19-3788-3002 (com André).

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 9 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Instituto. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita
mediante requerimento encaminhado ao Diretor do Imecc, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 9/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P230812004.pdf. Informações pelo telefone 19-3788-5923 (com Silvana).

Faculdade de Ciências Médicas – 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 15 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Farmacologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Farmacologia. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Chefe do Departamento de Farmacologia, indicando nome, domicílio e profissão. acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 13/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P151392004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933. (com Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 15 de dezembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos. É na área de Adolescência da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Secretaria do Departamento de Pediatria. Concorrem profissionais com o título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Chefe do Departamento de Pediatria, indicando nome, domicílio e profissão. acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 13/11 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P238222004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-8933. (com Carmen).

Instituto de Química -2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 função na Parte Especial do QD-UNICAMP, em RTP, pelo período de 03 anos, renováveis por mais três (03), no Instituto de Química (IQ), na área de Química Analítica. As solicitações de inscrição podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Inorgânica, disciplina QA315 - Química Analista Instrumental I, do Instituto de Química (IQ), das 09 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Instituto de Química (Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis), contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 06.11.04 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P159982003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3002.

Instituto de Química -3

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 16 de dezembro ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de 01 função na Parte Especial do QD-UNICAMP, em RTP, pelo período de 03 anos, renováveis por mais três (03), na área de Química Analítica, disciplina QA216 - Química Analítica II, no Instituto de Química (IQ). As solicitações de inscrição podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química (IQ), das 09 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Instituto de Química (Prof. Dr. Francisco de Assis Machado Reis), contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 6.11.04 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/11P167092003.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3002.

Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

EVENTOS FUTUROS

Marcus Hüsemann no Espaço das Artes da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, de 1 a 16 de dezembro, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, a exposição "Brasil", do artista plástico Marcus César Hüsemann. Natural de Campinas, Marcos César Hüsemann, iniciou nas artes plásticas na década de 60. Participou de vários trabalhos com o artista Fritz Hüsemann. Suas obras traduzem reproduções de animais, cidades, temas folclóricos, históricos, sacros, cenas do cotidiano, utilizando a técnica de remanchamento de placas. Para a exposição no espaço das artes da FCM, criou uma nova série de obras com a temática Brasil, onde desenvolveu motivos figurativos inspirados na alma brasileira. Parte de sua obra foi comercializada na Itália, Espanha e nos Estados Unidos. Inaugurado em abril de 2001, o Espaço das Artes tem como papel fundamental, estimular, apoiar e solidificar talentos, levando à comunidade interna e externa, a produção acadêmica e cultural dos talentos da Universidade. A exposição estará aberta à visitação das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Informações pelo telefone 19-3788-8049.

Encontro de História da Arte

O corpo discente do curso de pós-graduação em História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove, dias 1, 2 e 3 de dezembro, no auditório do IFCH, o I Encontro em História da Arte. O tema abordado será "Revisão historiográfica o estado da questão, com o intuito de rever antigas lacunas e limitações da historiografia nacional e internacional da arte". O encontro propõe-se à divulgação de trabalhos de pesquisa, incluindo os de alunos envolvidos em iniciação científica e os relacionados à arte estrangeira, considerando a criação de novos cursos em História da Arte, o aumento de publicações especializadas e o crescente interesse pela disciplina.

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia será realizada no campus da Unicamp, no mês de dezembro. A feira, que envolve alunos das escolas públicas e particulares de todo o Brasil, tem como objetivo estimular novas vocações em ciências e engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. O encontro é organizado pela Unicamp (LDCC) e USP (LSI). A Feira conta com apoio institucional da Unesco, Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. Mais informações pelo telefone 19-3788-1152, e-mail ohpavan em unicamp.br ou site http://www.lsi.usp.br/febrace

Confira os eventos programados para dezembro em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-dezembro.html
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l