Programação da Unicamp – 4 de novembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Nov 3 00:00:00 BRST 2004


Programação da Unicamp – 4 de novembro de 2004

Fórum de Arte e Cultura

"A Arquitetura na Cidade" é o tema do Fórum Permanente de Arte e Cultura. O encontro acontece nesta quinta-feira (4), das 9 às 17h30, no Auditório do Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas no site. O evento, organizado pelo Departamento de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEEC) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo telefone 19- 3788.2306 ou e-mail anagoes em fec.unicamp.br

Petrobras ministra palestra na Unicamp sobre refino de petróleo 

Representantes do Centro de Pesquisa (Cenpes) da Petrobras ministram nesta quinta-feira (4) uma palestra na Unicamp sobre o "O refino de petróleo". O evento, realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), às 10 horas, integra o Programa de Workshops de Parceria da Agência de Inovação (Inova) da Universidade e tem como proposta estudar áreas de interesse comum para desenvolvimento de projetos colaborativos.  Da parte da Petrobras, estarão no Workshop I de Pesquisa e Desenvolvimento o gerente geral de P&D do abastecimento, Pietro Carlos Mônaco; o gerente de tecnologia de hidroprocessamento e produtos especiais, Fernando Santiago; o coordenador do programa de inovação em combustíveis, Francesco Palombo; o coordenador do programa de tecnologias estratégicas do refino, Luiz Fernando Leite e a assistente da gerência geral de P&D do abastecimento, Maria Helena Prisco. A comitiva da Petrobras será acompanhada pelos diretores da Inova, Roberto Lotufo e da FEQ, Milton Mori. 

Ciclo de Palestras do RU

Nesta quinta-feira (4), às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC), o vice-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, fala sobre "Alimento". A palestra é parte do "Programa de Prevenção Contra o Desperdício", com atuação nos ambientes dos restaurantes universitários da Unicamp, promovido pela Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus. O ciclo será encerrado dia 10 de novembro, com uma palestra sobre "Ambiente", ministrada pelo professor Mohamed Habib, do Instituto de Biologia (IB). Mais informações pelo telefone 19-3788-5294 ou e-mail mailto:suelinunes em prefeitura.unicamp.br. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-3.html.

Mulheres e Luzes, Paisà e Sonhos em cartaz, na Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, nesta quinta-feira (4), às 14 horas, "Mulheres e Luzes", com direção de Frederico Fellini. Às 16h30 apresenta "Paisà", dirigido por Roberto Rossellini e, às 19 horas, "Sonhos", de Akira Kurosawa. A entrada é franca para todas as sessões. Os filmes serão exibidos em projeção de DVD e vídeo. A Casa do lago fica localizada na rua Érico Veríssimo, s/nº. Para receber a programação de cinema basta enviar mensagem eletrônica para o e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br. Outras informações pelo site http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago ou telefone 19-37887017. 

Camerata Jovem toca na DGA

A Orquestra Camerata Jovem Ars Musicalis apresenta o concerto "Carnaval dos Animais de C. Saint-Säens" (especial para crianças) nesta quinta-feira (4), às 18 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). A regência será do maestro Hermes Coelho. A Orquestra, fundada em junho de 2004, é composta por 12 jovens de 14 à 22 anos, que estudam música já há algum tempo e atuaram na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Unicamp. A entrada é franca. Mais informações pelo e-mail ceprod em iar.unicamp.br. 

Seminário Internacional e Congresso
da Sociedade Paulista de Parasitologia

O I Seminário Internacional em Protozoários Patogênicos Emergentes e o II Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia - Meio ambiente, Saneamento e Impactos na Saúde, serão realizados nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), no Hotel Premium Norte (http://www.premium.com/), em Campinas-SP. Confira a programação em http://www.ib.unicamp.br/institucional/departamentos/parasitologia/seminario. As inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais detalhes pelo telefone 19-3788-6285.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO

Cotuca comemora Dia da Biblioteca

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) comemora, até o dia 13, o "Dia Internacional da Biblioteca Escolar". O evento reúne exposições, palestras, exibição de filmes, concurso literário de poesias e uma excursão ao Instituto Santos Cultural. Informações pelo e-mail jacqueline em cotuca.unicamp.br

Exposição no Espaço das Artes

O  Espaço das Artes, que fica na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, apresenta, até o dia 25 de novembro, a exposição "Pintores". No período, os artistas André Guilles, Fabrício Bregion Garcia e Saul F. Oliveira Carvalh, expõem 20 trabalhos de pintura. André Guilles, 23 anos, aluno do segundo ano de Artes Plásticas no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, pintor e escultor, expõe quadros figurativos, com os quais critica a atual codificação elitista predominante nos circuitos artísticos. Fabricio Bregion Garcia, 28 anos, é aluno do quarto ano do mesmo curso. Saul Carvalho, 24 anos, também do quarto ano, expõe quadros figurativos de retratos e paisagens, trazendo a linguagem e técnica clássicas para uma temática contemporânea, mostrando nos retratos a beleza da figura feminina e nas paisagens o que resta de belas paisagens no nosso dia-dia.

Galeria de Arte

A Galeria de Arte Unicamp/IA abriga até 5 de novembro uma Exposição de Gravuras de artistas do Instituto de Artes da Universidade. A mostra representa o lançamento de um álbum , contendo trabalhos dos artistas Gastão Manoel Henrique, Luise Weiss. Lygia, Márcio Perigo, Tuneu, professores do Centro de Pesquisa em Gravura; e da ex-aluna Paula Almozara. A produção do álbum, de acordo com a professora Lygia Eluf, vem ao encontro do desejo da Reitoria da Unicamp de divulgar parte da produção artística contemporânea desenvolvida na Universidade. Implantado em 1998, o Centro de Gravuras, instalado no Instituto de Artes, tem como objetivo fomentar a produção, a reflexão, a pesquisa e a divulgação da criação artística brasileira centrada na gravura. A Galeria fica no térreo da Biblioteca Central da Unicamp e pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas. Informações no site http://www.iar.unicamp.br/galeria

EM DIA

Fanatismo retrata a face do retrocesso

Há cerca de 20 anos, o historiador e professor Jaime Pinsky coordenou uma ampla pesquisa sobre a escravidão no Litoral Norte paulista. Na hora de redigir o relatório sobre o estudo para a Fapesp, Pinsky viu-se diante de uma situação insólita: o texto não fluía, embora colocar as idéias no papel fosse um de seus fortes. O historiador deu-se conta de que deveria trilhar um novo caminho. Deixou o relatório de lado e escreveu, em uma semana, o livro Escravidão no Brasil, obra transformada em fenômeno editorial - está na casa dos 100 mil exemplares. "Achava que os livros até então tratavam a escravidão como um vice-reinado, como uma instituição". O historiador relembra, com orgulho, que no meio de um debate com integrantes de uma comunidade negra, uma mulher pediu a palavra e disse: "Pinsky, você era negro quando escreveu este livro. Não sei como você conseguiu descrever tão de dentro essa questão". Leia mais em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju271pag04.html. 

Equipe de Tai-Chi-Chuan e KungFu/Wushu
ganha nove medalhas de ouro em Fortaleza

A equipe de Tai Chi Chuan e Kung Fu/Wushu da Unicamp, formada por alunos e professores do curso de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF), participou do XV Campeonato Brasileiro de Kung Fu/Wushu, realizado dias 21 e 22 de outubro, em Fortaleza, após terem se classificado nas seletivas Regional e Paulista. O professor Paulo Sakanaka, do Instituto de Física (IFGW), ganhou 5 medalhas de ouro; Liu Lin, física e pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), ganhou 3 de ouro e uma de prata; Marcelo Rigon, aluno do curso de Física, ganhou uma de ouro e uma de prata e Julia Costa, doutoranda pelo Instituto de Biologia (IB), ganhou uma de prata. Todos integrantes da equipe iniciaram a prática dentro da Universidade e vêm desenvolvendo a arte há alguns anos. 
Tai Chi Chuan - É uma arte marcial chinesa que traz inúmeros benefícios à saúde. Com movimentos lentos e harmoniosos, promove um grande bem-estar e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da musculatura, da flexibilidade e da melhora da condição cardio-vascular. O Curso de Extensão Tai Chi Chuan é oferecido todos os semestres através do convênio com o Centro de Estudos de Artes Marciais Chinesas (CEAMC) e está aberto a toda a comunidade. Mais informações pelo e-mail mailto:liu em lnls.br.

Guia Brasileiro de Cultivo

O Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) está distribuindo a nova edição do Guia Brasileiro de Cultivo Intensivo (2004/2005). Publicação gratuita dirigida aos produtores rurais do setor com informações técnicas, links, lista de empresas e instituições do setor em todo o Brasil. Para receber o guia o interessado deve preencher ficha cadastral no site http://www.plasticultura.org.br/ ou enviar carta ao Cobapla-Feagri/Unicamp CP 6011, Campinas SP, CEP 13083-875 com R$3,00 para despesas postais. Outras informações pelo e-mail cobapla em agr.unicamp.br.

Dia do Dentista

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) elaborou um artigo (http://www.fop.unicamp.br/portal/news.php?codnoticia=806) sobre a evolução da Odontologia. A divulgação faz parte das comemorações do Dia do Dentista. 

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html
CURSOS

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Instituto de Química – IQ

"Fases estacionárias para clae de poli (metiloctilosiloxano) sorvido e imobilizado por tratamento térmico sobre sílicas de diferentes purezas e com diferentes pré-tratamentos" (mestrado). Candidata: Cristiane Lika Ogaya. Orientadora: professora Carol Hollingworth Collins. Dia 4 de novembro, às 14 horas, no mini-auditório.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Vaga para motorista

A rádio e TV Unicamp estará com inscrições abertas, até dia 5, ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de motorista - segmento médio, com atuação na área de produção. Os funcionários da Unicamp interessados devem se dirigir ao Setor de Recursos Humanos da RTV Unicamp, no antigo Centro de Comunicação, das 9 às 16 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2078.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Grupo de Menopausa

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) abre inscrições para todas as mulheres (alunas, docentes e funcionárias) que queiram participar do Grupo de Menopausa. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, na sala 14 da Clínica Médica do Cecom. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, nas recepções dos Departamentos de Clínica Médica ou Ginecologia da unidade. A meta dos encontros é orientar as mulheres para esta nova fase da vida.

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.

Bolsas do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe inscrições, até o dia 12, para bolsas auxílios do SAE para 2005 (bolsas trabalho, alimentação e transporte. Mais informações em http://www.sae.unicamp.br/geral/bt

Programa de Aprimoramento
Profissional da FCM tem inscrições

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Coordenadoria dos Cursos de Aprimoramento abre inscrições, até 17 de novembro, para o Concurso Público do Programa de Aprimoramento do Profissional. É direcionado para fonoaudiólogos, terapêutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais. As inscrições podem feitas no site http://www.fcm.unicamp.br/ensino/aprimoramento. Mais informações pelo telefone: (19) 3788-8919 ou e-mail pap-fcm em fcm.unicamp.br.

Arte e Cidadania

Inscrições abertas e gratuitas para o V Seminário Arte e Cidadania com o tema "Arte Educação conceitos, paradigmas e fronteiras", no dia 6 de novembro, das 9 às 17 horas, no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). Dirigido aos interessados no assunto, o evento contará com a participação de professores da Unicamp e Unesp e representantes do Instituto Polis, Casa de Cultura Tainá e Banda Municipal de Hortolândia. Trata-se de uma realização do Projeto Artístico para o Desenvolvimento Social (Pades), Grupo República Cênica, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Comissões de Ação Cultural e de Gestão de Projetos Sociais do Cotuca. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail aleixo em iar.unicamp.br. Outras informações pelo telefone: 32123691. Para o certificado, as inscrições devem conter nome completo, endereço, contato e atividade profissional. 

Nepam oferece vagas para
doutorado em ambiente e sociedade

Tratar questões conflituosas na sociedade com o objetivo de apresentar soluções é a principal motivação do curso de doutorado Ambiente e Sociedade oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Novos estudos serão desenvolvidos a partir de 2005. As inscrições para a segunda turma prossegue até dia 16 de novembro. Quinze vagas estarão disponíveis para os candidatos. Outras informações sobre o programa e o conteúdo pelo site http://www.nepam.unicamp.br/doutorado ou pelos telefones 3788-5103 e 3788-7690 (Fátima ou Sueli). O candidato deverá preencher ficha de inscrição, apresentar currículo e proposta de projeto de estudo com uma via impressa e outra eletrônica.

Logotipo para o DGT/FEC

O Departamento de Geotecnia e Transportes (DGT), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições para criação do logotipo da unidade. Podem ser feitas até o dia 17 de novembro, pessoalmente, na Secretaria do DGT, ou encaminhadas por carta ao Departamento de Geotecnia e Transportes (DGT/FEC/Unicamp), caixa postal 6021, CEP 13083-852, Campinas, SP. Cada candidato poderá apresentar até três propostas diferentes de logotipo. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar carta solicitando a inscrição no concurso com nome e endereço completos, telefone e endereço eletrônico, além de um pseudônimo, que servirá para identificação durante a fase de julgamento.Outras informações pelo telefone 19-3788-2314.

Cesit abre inscrições para curso de especialização

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas, até 19 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para o dia 1 de março, o curso tem como meta formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Os participantes - ao final do curso -receberão certificado de especialização. Mais informações pelo e-mail cesit em eco.unicamp.br.

Técnico em Laboratório de Prótese Dentária - FOP

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe inscrições, até o dia 26, para o curso de "Técnico em Laboratório de Prótese Dentária" (TPD), apenas nos dias úteis, das 8 às 11 e das 13h30 às 16h30 horas, no Colégio Técnico da FOP, situado à rua Dom Pedro II, 627, centro - Piracicaba. O candidato deverá possuir o Ensino Médio Concluído (2.º grau). Os interessados na inscrição devem comparecer no endereço citado acima, com a carteira de identidade (RG). As inscrições somente poderão ser feitas mediante comprovante de pagamento da taxa de R$ 20, que deverá ser recolhida no banco Banespa: agência 0207 - conta 43.010001-6. Mais informações pelo telefone 19- 3422-5346 ou e-mail cesar em fop.unicamp.br.

FEQ abre inscrições para curso
de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, até 17 de dezembro, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". É destinado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/%7elunazzi/expo.htm

CONCURSOS

Instituto de Física Gleb Wataghin

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IFGW). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 6

Laboratório de Gestão Educacional
da FE abre inscrições para simpósio

O V Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FE) "Sistemas educacionais e políticas de educação em época de descentralização" será realizado, dia 6 de novembro, no Centro de Convenções e na FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5556 ou no site http://www.fe.unicamp.br/lage/simpolage.html.

Dia 7

Corrida Unicamp

A "Corrida Unicamp" - prova de pedestre com 7 quilômetros - será realizada, dia 7 de novembro (domingo). A largada está prevista para às 9 horas, na Faculdade de Educação Física (FEF). Confira o percurso em http://www.fef.unicamp.br/corrida/mapa.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-6603, e-mail laizes em fef.unicamp.br ou no site http://www.fef.unicamp.br/corrida/.

Dia 8

Arte Generativa é tema de simpósio

O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e a Faculdade de Engenharia Civil (FEC) realizam, dias 8 e 9 de novembro, o "Simpósio Internacional da Arte Generativa". Mais informações pelos telefones 19-3788-7770 ou 3788-7923.

Dia 9

Software GIMP em debate no CCUEC

O professor João Sebastião de Oliveira Bueno Calligaris ministra, dia 9, às 14 horas, no auditório do Centro de Computação (CCUEC) a palestra "O GIMP - Onde encontrá-lo e seus usos". As inscrições – gratuitas – podem ser feitas no site http://www.rau-tu.unicamp.br/seven/subscribe.php?e_type=lecture. O software GIMP é uma alternativa livre para manipulação de imagens, disponível para as plataformas Linux, FreeBSD, Windows e outras, com funcionalidades semelhantes ao programa Adobe Photoshop. João Sebastião é técnico em Processamento de Dados e Pedagogo. Trabalha atualmente com desenvolvimento de software livre, e apresentou como trabalho de final de curso na Unicamp a monografia "Software Livre na Educação: a integração da informática ao currículo". É o responsável pela tradução para português do Brasil do GIMP, e colabora diretamente no seu desenvolvimento. Mais informações pelo e-mail ead em unicamp.br. 

Dia 10

Prêmio Finep

A Unicamp foi escolhida pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) como a instituição de pesquisa que melhor faz inovação tecnológica na região Sudeste do país. O Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2004-Região Sudeste foi entregue ao vice-reitor José Tadeu Jorge, no último dia 30 de setembro. A etapa nacional acontece dia 10 de novembro. Mais detalhes no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju268pag03.html

Reunião de ATUs e ATDs

A reunião de ATDs e ATUs, promovida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), é feita sistematicamente com profissionais a fim de trocar e atualizar informações sobre a dinâmica das atividades nas unidades e dar visibilidade aos projetos em andamento na Universidade. A próxima reunião ocorre, dia 10.

HC e FCM discutem nutrição

O XI Simpósio de Nutrição da Divisão de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas (HC) e o I Encontro de Nutrição Enteral em Cirurgia da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) serão realizados no dia 10 de novembro, a partir das 17 horas, no Anfiteatro da FCM (Legolândia). As inscrições podem ser feitas no local do evento. Informações pelo telefone 19-3788-7270 ou e-mail mbanin em hc.unicamp.br.

IA faz apresentações musicais na CPFL

O Instituto de Artes (IA) da Unicamp participa até 24 de novembro, a partir das 21 horas, do projeto de música de Campinas no Espaço Cultural CPFL. No dia 10 apresenta-se Bia Goes e Quarteto Instrumental, dia 17 a Orquestra de Contrabaixo Tropical e no dia 24 - Ivan Vilela. Confira programação em http://www.cpfl.com.br/cultura. Mais informações pelo telefone 19-3756-8000.

CPFL discute Economia Internacional

Até 24 de novembro, às quartas-feiras, 19 horas, no Espaço Cultural CPFL (http://www.cpfl.com.br/cultura), acontece o seminário Economia Internacional, Geopolítica, Hegemonia e Império, com curadoria do economista Luiz Gonzaga Belluzzo (professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp e docente da Facamp). Trata-se de uma série de conferências que visam analisar o mundo contemporâneo sob os pontos de vista da geopolítica e da geo-economia. Todas as conferências ocorrem no Espaço Cultural CPFL, em Campinas, dentro do projeto Sociedade Contemporânea: Vida, Perigos e Oportunidades. A entrada é franca. O Espaço Cultural CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera. Informações: 19-3756-8000.
Programação:
10/11- A China no Século XXI
Professor Carlos Alonso Barbosa de Oliveira (Unicamp)
17/11- A China e a Integração Econômica Regional
Professor Carlos Medeiros (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
24/11- O Brasil no Mundo
Professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (diretor da Facamp)

Faculdade de Educação, Secretaria Municipal
de Educação e Museu Dinâmico de Campinas
realizam ciclo de palestras

A Faculdade de Educação (FE), a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas realizam, até o dia 24, das 19 às 22 horas, um ciclo de palestras, parte do projeto "Ciências Encenas". Os encontros serão realizados no Auditório Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, localizado na Logoa do Taquaral (Parque Portugal). Outras informações pelo e-mail eventosfe em unicamp.br.
Confira programação:
Dia 10
"As Histórias em Quadrinhos e suas Linguagens"
Giovana Scareli (Doutoranda - FE/Unicamp)
Dia 11
"Tecnociência"
Marta Kanachiro (Labjor/Unicamp)
Dia 17
"Cinema, Espetáculo e Ciências"
Anna Teresa Assumpção Gouvêa
Dia 18
"Cinema e Ficção Científica"
Elenise Cristina Pires de Andrade (Doutoranda - FE/Unicamp)
Dia 24
"O Zoológico e as Memórias da Natureza"
Viviane Ap. Rachid Garcia (Zoológico de Sorocaba-SP)

Dia 11

Lúcia Reily profere palestra e lança livro

A professora Lúcia Reily, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Gabriel Porto" (Cepre) (http://www.fcm.unicamp.br/centros/cepre/texto.html) discute, dia 11 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) o tema "Retratos da Surdez e da Cegueira na História da Arte". No evento a professora lança o Livro "Escola Inclusiva: Linguagem e Mediação". Mais informações pelo e-mail cepre em fcm.unicamp.br.

Palestra na FEC

"Pointwise Viscosity Measurements" é o tema da palestra que o professor Robert L. Powell (Universidade da Califórnia) discute, dia 11, às 14h30, na sala PG-5, bloco D, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Informações pelo e-mail atu em feq.unicamp.br.

Dia 12

Francês discute comportamento
do consumidor de alimentos na FEA

O professor Jean Louis Lambert, da Escola Nacional de Engenharia e Técnicas Industriais, Agrícolas e Alimentares da França discute, "Modelos de comportamento do consumidor de alimentos: teorias e métodos comparados na França e Brasil". A conferência está marcada para o dia 12, às 10 horas, no Auditório do Departamento de Engenharia e Planejamento Alimentar (Depan), da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Mais informações pelo e-mail nepa em unicamp.br

Dia 16

Unicamp leva sete trabalhos
a fórum de tecnologia sobre mobilidade

A Unicamp é uma das instituições participantes no SAE BRASIL 2004 - XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, que acontece de 16 a 18, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A Universidade tem participação na área de Trabalhos Técnicos do Congresso. Ao todo, são sete 'papers', desenvolvidos por engenheiros e alunos, abordando diversas áreas, como Projetos, Veículos, Transmissões, Segurança e Ergonomia e Ruídos e Vibrações. Outra presença da Unicamp será através do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz, que participa da programação de eventos especiais do Congresso. Mais informações no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3230/NUH_3230.html.

Eleições para o DCE

As eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) serão realizadas de 16 a 19 de novembro (terça a sexta), com urnas em todas as unidades de ensino da graduação.

Dia 17

Centro de Convenções sedia
Encontro sobre Patrimônio Industrial

O Centro de Convenções sedia, de 17 a 20 de novembro, o 1º Encontro em Patrimônio Industrial. O objetivo é contribuir para o estabelecimento de um diálogo entre pesquisadores, docentes, organizações não governamentais, órgãos públicos, estudantes, e interessados na valorização, estudo, conservação e preservação do patrimônio industrial. A promoção é do Departamento de História da Unicamp, Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial e do Centro Interdisciplinar de Estudos Sobre a Cidade (Ciec). Mais informações pelo telefone 19-3788-1575, e-mail patrimonioindustrial em uol.com.br
 ou site http://patrimonioindustrial.vilabol.uol.com.br/.

Encontro Temático na FE

A doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação (FE), Sonia Urt, fala sobre "Representações de professores acerca da psicologia e de suas contribuições para a prática pedagógica". A palestra ocorre, dia 17, das 9h30 às 11h30, na sala ED-2 da FE. Mais informações pelo e-mail eventos em fe.unicamp.br. 

Dia 18

Células-tronco em debate na FCM

"Uso terapêutico de células tronco multipotenciais para indução de tolerância imunológica e reparação tecidual" é o tema da palestra que o professor Júlio Voltarelli discute, dia 18, às 11 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo telefone 19-3788-8942.

Dia 21

Vestibular da Unicamp
A Primeira fase do Vestibular da Unicamp será realizada no dia 21 de novembro. Confira o calendário em http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/calend2005.html.

Dia 22

Cipa Funcamp leva evento
a diferentes lugares do Campus

No fim de novembro os funcionários da Funcamp têm um encontro marcado com a sua qualidade de vida. É a III Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) da Cipa Funcamp, que será entre os dias 22 e 26 de novembro e é aberta a todos os servidores da Universidade. O tema deste ano será Meio Ambiente, Saúde e Segurança dependem de você...Faça sua parte! "Escolhemos este tema porque ele tem tudo a ver com o papel da Cipa e os seus principais focos de conscientização: o meio ambiente, a saúde e a segurança", diz a presidente da Cipa, Márcia Pertese, que trabalha no Hemocentro da Unicamp. Além das tradicionais palestras, a II Sipat Funcamp traz também uma programação cultural que fará a abertura de todos os dias do evento e o sorteio de brindes aos presentes.
Confira a programação:
Dia 22, Anfiteatro HC, 14 às 17 horas
Abertura: Peça teatral "Empresa Nota 10" (Grupo Planarte)
Palestra: Estresse, conheça e controle
Dia 23, Anfiteatro Hemocentro, 14 às 17 horas
Abertura: peça teatral sobre Direção Defensiva (com colaboradores Funcamp)
Palestra: Direção Defensiva
Dia 24 - Anfiteatro HC, 9 às 12 horas
Abertura: peça teatral sobre Educação Ambiental (com grupo convidado)
Palestra:Educação Ambiental
Dia 25, Anfiteatro Funcamp, 14 às 12 horas
Abertura: apresentação especial de grupo de dança
Palestra: Saúde Bucal
Dia 26, Anfiteatro HC, 14h30 às 17 horas
Abertura: apresentação especial de grupo de dança
Palestra: Qualidade de Vida
Saiba mais informações sobre a Cipa Funcamp e a Sipat no site ou pelo telefone 19-3788-8703, com Márcia.

Dia 24

Eleições Consu

As eleições dos servidores técnico-administrativos para o Conselho Universitário (Consu) acontecem nos dias 24 e 25. Mais informações no site http://www.sg.unicamp.br/servidores/eleicao.htm

Dia 26

Professora da USP discute infância na FE

"A naturalização da infância e a pedagogia centrada na criança: uma análise do pensamento de Montessori e Claparède" é o tema que a professora Alessandra Arce (USP-Ribeirão Preto) discute, dia 26 de novembro, às 17 horas, na sala de videoconferência da FE. O evento será transmitido pela Internet (http://143.106.58.210/stream.sdp). A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (Paidéia), ambos da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

Dia 29

Encontro Nacional de Professores em Águas de Lindóia

"Educar para a Paz" é o tema do XXI Encontro Nacional de Professores do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Proepre). O evento acontece de 29 de novembro até 3 de dezembro, no Centro de Convenções do Hotel Majestic em Águas de Lindóia-SP. Outras informações pelo e-mail orly em sigmanet.com.br.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l