Unicamp Hoje -- 22 de outubro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Out 21 00:00:00 BRT 2004


Unicamp Hoje - 22 de outubro

Fórum Permanente de Empreendedorismo

O Núcleo da Empresas Juniores aborda o tema "Oportunidades de Negócios", dia 22, no Auditório da Biblioteca Central, das 9 às 17 horas. O Fórum de Empreendedorismo pretende discutir assuntos relacionados ao tema a fim de empregar esta nova filosofia empresarial. O tema proposto pretende mostrar relatos de casos de sucesso de empreendedores que trilharam caminhos diferentes e souberam transformar oportunidades aparentemente simples em grandes empreendimentos. As inscrições podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen7.htm#ins

Encontro de Enfermagem Neonatal no Cotil

O II Encontro de Enfermagem Neonatal, promovido pelo Colégio Técnico de Limeira, o Cotil, da Unicamp, será realizo no dia 22 de outubro, na Unicamp e na Santa Casa de Limeira. Destina-se a profissionais da área e estudantes. Inscrições pelo telefone 19-3446-6100, ramais 6229, 6259. Saiba mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/neonanatal-cotil.htm

HC promove reunião sobre Doença de Chagas e Leishmaniose

O Grupo de Doença de Chagas (Gedoch) do HC promove, de 22 a 24, a 20ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose. Participam médicos, representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde (Opas). No Brasil, são 18 milhões de infectados. O Gedoch é coordenado pela médica Maria Helena Guariento. Mais informações pelo e-mail mguar em fcm.unicamp.br

Cinema em Espanhol

"La Lengua de las Mariposas" é o título do filme que será exibido sexta-feira (22), às 14 horas, na Sala do Telão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Após a apresentação haverá um pequeno debate. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 11-82132311.

Cozinheira - Ceci

O Centro de Convivência Infantil (Ceci) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de cozinheira (segmento fundamental). As inscrições podem ser feitas até dia 22, no Ceci (Maternal - ao lado do HC), das 9 às 17 horas. Outras informações com Graça ou Adriana pelos telefones 19-3788-7161.

Técnico em Administração - Gastrocentro

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) abre inscrições, até dia 22 - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Mais informações pelo telefone 19-3788-8561.

Técnico em Administração - CEB

O Centro de Engenharia Biomédica (CEB) estará com inscrições abertas até dia 22 - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). Podem ser feitas, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, no Seção de Recursos Humanos do CEB (Sala D25). Outras informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnico Eletricista - Prefeitura

A Prefeitura do Campus estará com inscrições abertas até dia 22 - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de Engenheiro Eletricista (segmento superior). Podem ser feitas, das 9 às 17 horas, na Central de Atendimento da Prefeitura. Mais informações pelo telefone 19-3788-5050.

Educação continuada

A AFPU estrá com inscrições abertas para aulas preparatórias do exame supletivo estadual (Provão) até dia 22. Os servidores interessados nas aulas de reforço deverão comparecer na Casa do Projeto de Educação Continuada da Unicamp, localizada na Rua Roxo Moreira, 1752 (ao lado da loja Fiscop, próximo à reitoria) para montar sua grade horária. As aulas terão início no dia 25 de outubro. O horário (das 12 às 14 horas e das 15 às 17 horas) poderá ser escolhido pelo aluno. Em cada horário e dia, o interessado deverá escolher uma disciplina para assistir, baseado em suas necessidades para as provas. O numero máximo de alunos, para cada aula, será de 30 participantes. O preenchimento das vagas se dará por ordem de chegada. A AFPU sugere que a inscrição seja feita o quanto antes possível. Mais informações pelos telefones 19-3788-4533 ou 3788-4507.
Unicamp e FGV abrem inscrições para curso de especialização em administração

A Unicamp e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), abrem inscrições, até dia 22, para o processo seletivo do Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no site. O curso ocorrerá nas dependências do Instituto de Economia (IE), a partir de fevereiro de 2005. Mais informações pelos telefones 19-3788-5727, 11-3281-7711, ou e-mail vestibulares em fgvsb.br.

FEQ abre inscrições para curso de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, no período de 22 de outubro até 17 de dezembro, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". O curso é destinado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911, com Osmar. Outras informações pelo e-mail cursos.polimeros em feq.unicamp.br.

Museu Exploratório de Ciências

Estão abertas as inscrições até 22 de outubro para as oficinas experimentais do TecnoDesafio, projeto do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. TecnoDesafio é um projeto do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp em que equipes, formadas por crianças e jovens, são desafiadas a criar um artefato e desenvolver soluções para um problema real, de caráter científico e tecnológico. As oficinas experimentais têm o objetivo de elaborar propostas de desafios e testar-analisar as soluções criadas e o processo de seu desenvolvimento. Serve ainda como subsídio importante ao novo TecnoDesafio de 2005. As oficinas têm início no dia 23 de outubro Outras informações pelo e-mail marilisa em reitoria.unicamp.br ou telefone 19-3788-5179. Veja nota completa em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_495/NAG_495.html.
 
Casa do Lago

Veja o que acontece nesta sexta-feira (22) na Casa do Lago:

12h 
Mostra de Música 
“Trio mas non Troppo”
Erudito e Popular 
Trabalho : Ierudas para siempre !
Fabio dos Santos (violino), Mauro Braga (Cello), Pedro Assad
(piano)
“Duo de Vilões"
Violão brasileiro 
Felipe Lemos (violão), Edu Fiorussi (violão de 7 cordas)
“Vitor Mateus”
Vilão solo
Vitor Mateus D’Altdé (violão) 
14h 

Encontro com o Artista: Artes Cênicas
Christiane Esteves

18:30 min.
George SAND - Semana Francesa 
Palestrante : Professor Luiz Carlos DA SILVA DANTAS (IEL/Unicamp)
Por ocasião do aniversário dos 200 anos do nascimento da escritora francesa, o professor Dantas, que trabalhou na Universidade de Toulouse Le Mirail, na França, falará sobre ela.

Veja programação completa da Casa do Lago em 
http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programacao.htm

Espaço Cultural CPFL
Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO
A Galeria de Arte Unicamp/IA abriga até 5 de novembro uma Exposição de Gravuras de artistas do Instituto de Artes da Universidade. A mostra representa o lançamento de um álbum , contendo trabalhos dos artistas Gastão Manoel Henrique, Luise Weiss. Lygia, Márcio Perigo, Tuneu,  professores do Centro de Pesquisa em Gravura; e da ex-aluna Paula Almozara. A produção do álbum, de acordo com a professora Lygia Eluf, vem ao encontro do desejo da Reitoria da Unicamp de divulgar parte da produção artística contemporânea desenvolvida na Universidade. Implantado em 1998, o Centro de Gravuras, instalado no Instituto de Artes, tem como objetivo fomentar a produção, a reflexão, a pesquisa e a divulgação da criação artística brasileira centrada na gravura. A Galeria fica no térreo da Biblioteca Central da Unicamp e pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas. Informações: http://www.iar.unicamp.br/galeria/
 
Seminário na FE

O seminário "Fala (outra) escola" será realizado até nos 22 e 23, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). Confira a programação completa no site http://www.fe.unicamp.br/gepec/fala_outra_escola2004.html. A realização é do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Educação Continuada (Gepec) da FE. Informações pelo telefone 19-3788-5565.

Workshop discute Células a Combustível

O Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH) realiza até no dia 22, no Centro de Convenções, o 2º Workshop Internacional de Células a Combustível (WICaC). O objetivo do encontro é debater o estado da arte das células a combustível e as perspectivas para o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e no mundo. Participam diversos especialistas da área. Mais detalhes no site http://www.ifi.unicamp.br/ceneh/2workshop/. Outras informações pelo telefone 19- 3788-2073.
Saber Humano e Linguagem

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) promove, até sexta-feira (22), no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem "Giros na Cidade - Materialidade do Espaço". Participam do encontro intelectuais de renome nacional e internacional, além de pessoas de diferentes áreas do conhecimento (alunos de graduação, pesquisadores docentes). Paralelamente ao evento será realizada uma mostra de fotografias no saguão da DGA. A Editora da Unicamp também participa vendendo as publicações do Labeurb e outros livros. No dia 21 acontece uma mostra de vídeo. Leia mais sobre o encontro no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju270pag11a.html ou no site http://www.labeurb.unicamp.br/ 

FEIA

O V Festival dos Estudantes do Instituto de Artes (FEIA) acontece até domingo (24). Confira a programação completa no site http://www.iar.unicamp.br/feia.

Hospital das Clínicas e Serviço de Odontologia realizam "Semana Sorriso"

O Serviço de Odontologia e o Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) realizam, até sexta-feira (22), a "Semana Sorriso". O encontro conta com palestras, atividades interativas com crianças, distribuição de material educativo, realização de exames clínicos e um "escovódromo". O objetivo é conscientizar os pacientes sobre a importância da saúde bucal e dos cuidados com a higiene oral. Mais informações pelo telefone 3788-7553.

Ciência no Cinema

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) promove, até sexta-feira (22), a 1ª Mostra de Ciência no Cinema, em Campinas. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem por objetivo aproximar a população das discussões científicas e suscitar reflexões sobre os filmes da programação. Leia mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3031/NUH_3031-a.html

IA faz apresentações musicais na CPFL

O Instituto de Artes (IA) da Unicamp participa até 24 de novembro, a partir das 21 horas, do projeto de música de Campinas no Espaço Cultural CPFL. Nesta quarta-feira (20), apresenta-se Pano pra Manga e, no dia 27, Tambaleio. Dia 3 de novembro, exibe-se o grupo Pífanos Flautins Matuá; dia 10 Bia Goes e Quarteto Instrumental, dia 17 a Orquestra de Contrabaixo Tropical e dia 24 - Ivan Vilela. Confira programação em http://www.cpfl.com.br/cultura . Mais informações pelo telefone 19-3756-8000.

CURSOS
Escola de Extensão http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU http://www.afpu.unicamp.br/

MOBILIDADE FUNCIONAL
Eletrônico, tecnólogo e técnico em manutenção –Cemeq

O Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) está inscrições abertas - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de eletrônico de rádio e televisão (segmento médio), outra para técnico em manutenção de equipamentos de informática (segmento médio) e uma de tecnólogo em eletrônica (segmento superior). As inscrições podem ser feitas até o dia 29, na secretaria do Cemeq, das 9 às 16 horas. Informações pelos telefone 19-3788-5070.

Vaga para motorista

A rádio e TV Unicamp estará com inscrições abertas, de 25 de outubro a 5 de novembro, ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de motorista – segmento médio, com atuação na área de produção. Os funcionários da Unicamp interessados devem se dirigir ao Setor de Recursos Humanos da RTV Unicamp, no antigo Centro de Comunicação, das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3788-2078 e 3788-2077 (com Elizabete) ou do site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

Conheça as oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

INSCRIÇÕES 
 
Eleições para o DCE
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp está com inscrições abertas para a próxima eleição. O prazo para o registro termina no dia 3 de novembro, até 21 horas, na sede da entidade. As eleições serão de 16 a 19 de novembro (terça a sexta), com urnas em todas as unidades de ensino da graduação.

Economia oferece especialização em economia do trabalho e sindicalismo

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), ligado ao Instituto de Economia (IE) da Unicamp, está com inscrições abertas até 19 de novembro para o curso de especialização em economia do trabalho e sindicalismo 2005. Serão feitas na secretaria acadêmica do IE. O início do curso está previsto para 1 de março. Outras informações: telefones 3788-5735 e 3788-5736.

Fiscal e auxiliar de fiscal para o Vestibular 2005

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) coloca à disposição dos interessados até dia 30, via web, os formulários para cadastro de candidatos a fiscal http://143.106.101.114/vest2005/fiscal/ e auxiliar de fiscal de provas http://143.106.101.114/vest2005/auxiliar/ do Vestibular Nacional Unicamp 2005. A seleção dos candidatos será baseada nas informações prestadas no formulário e o valor da remuneração será informado somente na convocação. Outras informações pelo e-mail.

Grupo de Menopausa

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) abre inscrições para todas as mulheres (alunas, docentes e funcionárias) que queiram participar do Grupo de Menopausa. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, na sala 14 da Clínica Médica do Cecom. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, nas recepções dos Departamentos de Clínica Médica ou Ginecologia da unidade. A meta dos encontros é orientar as mulheres para esta nova fase da vida.

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.

Inscrições para servidores no Consu

A Secretaria Geral da Unicamp recebe, até o dia 25, inscrições de servidores técnico-administrativos para as eleições do Conselho Universitário. Os candidatos devem inscrever-se na sala 36 da SG, no prédio Reitoria II. O período e cancelamento de inscrições é de 26 de outubro a 3 de novembro. As eleições serão nos dias 24 e 25 de novembro. Mais informações no site http://www.sg.unicamp.br/servidores/eleicao.htm

Cotuca inicia processo seletivo para Vestibulinho 2005

As inscrições do processo seletivo para o Vestibulinho 2005, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, podem ser feitas pela Internet, na página do colégio http://www.cotuca.unicamp.br/exame/Inscricao.asp até às 24 horas do dia 27 de outubro. O manual do candidato custa 5 reais e pode ser adquirido nas agências do Banespa Centro (Av Francisco Glicério, 892), Unicamp (Pátio da Reitoria) e Moraes Salles (Av. Senador Saraiva, 563). A inscrição custa 30 reais, que pode ser paga até 29 de outubro. Candidatos que não possuam acesso à Internet podem utilizar o posto de inscrição preparado no Cotuca, levando para a escola todas as informações necessárias. O funcionamento será de segunda a sexta-feira (menos feriados e dias 6 de setembro e 11 de outubro), das 9 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

Vestibulinho do Cotil

As inscrições para o Exame de Seleção 2005 do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) http://www.cotil.unicamp.br/ , da Unicamp, prosseguem até quarta-feira, dia 29. O manual do candidato, que custa R$ 5,00, pode ser adquirido na escola e nos cursinhos preparatórios dos municípios de Campinas, Valinhos, Americana, Santa Bárbara e Limeira. As inscrições (R$31,90) devem ser pagas em qualquer agência bancária e entregues na escola ou nos próprios cursinhos. Mais informações pelo telefone 19-3404-7297.

Feira de Física

As inscrições para a Feira de Física podem ser feitas até o dia 29. O encontro está marcado para os dias 4 e 5 de dezembro, no Espaço Cultural Casa do Lago. Mais informações no site http://www.ifi.unicamp.br/osa/feira2004/ ou telefone 19 3788-5435.

Ceset abre inscrições para docentes

O Centro de Educação Superior e Tecnológica (Ceset) está com inscrições abertas, até dia 29, para docentes com habilitação nas áreas de telecomunicações e tecnologia em construção civil. Mais detalhes no endereço http://www.ceset.unicamp.br/selecao.html. O Ceset fica localizado na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, Limeira-SP. Outras informações pelo telefone 19-3404-7161.

Corrida Unicamp abre inscrições

A "Corrida Unicamp" - prova de pedestre com 7 quilômetros - será realizada, dia 7 de novembro (domingo). A largada está prevista para às 9 horas, na Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até dia 29. Confira o percurso em http://www.fef.unicamp.br/corrida/. Mais informações pelo telefone 19-3788-6603, e-mail laizes em fef.unicamp.br ou no site http://www.fef.unicamp.br/corrida/.

Programa de Aprimoramento Profissional da FCM tem inscrições

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Coordenadoria dos Cursos de Aprimoramento abre inscrições, de 1 a 17 de novembro, para o Concurso Público do Programa de Aprimoramento do Profissional. É direcionado para fonoaudiólogos, terapêutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais. As inscrições podem feitas no site http://www.fcm.unicamp.br/ensino/aprimoramento. Mais informações pelo telefone: (19) 3788-8919 ou e-mail pap-fcm em fcm.unicamp.br.

Bolsas do SAE
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe inscrições, de 3 a 12 de novembro, para bolsas auxílios do SAE para 2005 (bolsas trabalho, alimentação e transporte. Mais informações em http://www.sae.unicamp.br/geral/bt.

R1

O programa de Residência Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebe inscrições até 3 de novembro. Mais http://www.fcm.unicamp.br/ensino/residencia/coreme.htm

Seminário Internacional e Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional em Protozoários Patogênicos Emergentes e para o II Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia: meio ambiente, saneamento e impactos na saúde. Podem ser feitas no endereço http://www.ib.unicamp.br/parasito/seminario2004. Os encontros serão realizados de 3 a 5 de novembro. Mais detalhes pelo telefone 19-3788 6285.

Arte e Cidadania
Inscrições abertas e gratuitas para o V Seminário Arte e Cidadania com o tema "Arte Educação conceitos, paradigmas e fronteiras", no dia 6 de novembro, das 9 às 17 horas, no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). Dirigido aos interessados no assunto, o evento contará com a participação de professores da Unicamp e Unesp e representantes do Instituto Polis, Casa de Cultura Tainá e Banda Municipal de Hortolândia. Trata-se de uma realização do Projeto Artístico para o Desenvolvimento Social (Pades), Grupo República Cênica, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Comissões de Ação Cultural e de Gestão de Projetos Sociais do Cotuca. Outras informações pelo telefone: 32123691. Para o certificado, as inscrições devem conter nome completo, endereço, contato e atividade profissional. Mais informações pelo e-mail aleixo em iar.unicamp.br

Nepam oferece vagas para doutorado em ambiente e sociedade

Tratar questões conflituosas na sociedade com o objetivo de apresentar soluções é a principal motivação do curso de doutorado Ambiente e Sociedade oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Novos estudos serão desenvolvidos a partir de 2005. As inscrições para a segunda turma prossegue até dia 16 de novembro. Quinze vagas estarão disponíveis para os candidatos. Outras informações sobre o programa e o conteúdo pelo site http://www.nepam.unicamp.br/doutorado ou pelos telefones 3788-5103 e 3788-7690 (Fátima ou Sueli). O candidato deverá preencher ficha de inscrição, apresentar currículo e proposta de projeto de estudo com uma via impressa e outra eletrônica.

Cesit abre inscrições para curso de especialização

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas, até 19 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para o dia 1 de março, o curso tem como meta formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Os participantes - ao final do curso -receberão certificado de especialização. Mais informações pelo e-mail cesit em eco.unicamp.br.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

CONCURSOS

Faculdade de Ciências Médicas - 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até 23 de outubro à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Obstetrícia do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. O pedido será encaminhado à Diretora da FCM por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P068302004.pdf

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Faculdade de Ciências Médicas - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 26 de outubro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Radiologia Geral da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na secretaria do Departamento de Radiologia da FCM. A solicitação será encaminhada ao Chefe do Departamento de Radiologia por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 25/9 ou no endereço. Informações com Carmen: telefone (19) 3788-8933.

Instituto de Computação -1

A Unicamp abre Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do seu Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de cinco anos, na área de Banco de Dados, do Departamento de Sistemas de Informação, do Instituto de Computação. As inscrições estarão abertas até 26 de outubro na Secretaria do Instituto, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Confira o Edital. Outras informações pelo e-mail ou pelo telefone 3788-5837.

Instituto de Física Gleb Wataghin

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IFGW). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

Instituto de Computação - 2

A Unicamp estará recebendo até o dia 14 de dezembro, as inscrições a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Complexidade de Algoritmos do Instituto de Computação (IC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço. Informações com Neuza pelo telefone (19) 3788-5837.

Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

TESES
22 de outubro

Faculdade de Engenharia Química

“Tratamento de resíduos organoclorados tóxicos: avaliação das condições experimentais para a hidrodescloração do pentaclo rofenol com catalisadores de paládio” (doutorado). Candidato: José Wilson da Silva. Orientador: professor Antonio José Gomez Cobo. Dia 22 de outubro, às 14 horas na sala de defesa de tese.

Instituto de Biologia

“Efeitos da polpa de laranja sobre lipídeos plasmáticos, capacidade antioxidante e parâmetros cardiovasculares em hamsters hipercolesterolêmicos” (doutorado). Candidata: Silvana Maria Guida Cardoso. Orientador: professor Miguel Arcanjo Áreas. Dia 22 de outubro, às 9 horas, na sala de defesa de tese da pós-graduação do IB.

Instituto de Economia

“O trabalho em rota de colisão, privatização, lutas operárias e estratégias sindicais na siderurgia brasileira” (doutorado). Candidato: Carlos Henrique Menezes Garcia. Orientador: professor Claudio Salvadori Dedecca. Dia 22 de outubro, às 14 horas, na sala IE-23.

A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

Conheça oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE
Dia 24

Seminário discute Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural

O Instituto de Geociências (IG) realiza, dia 24, das 9 às 17 horas, no Auditório ID 2, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o I Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural. Mais informações pelo telefone 19-3788-4577 ou site http://www.ige.unicamp.br/formularios/seminario_geografia.php

Dia 25

IEL promove Semana de Estudos Clássicos

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) promoverá a Primeira Semana de Estudos Clássicos, que ocorrerá nos dias 25 a 27, às 9 horas, no auditório do instituto. Organizado pelo Departamento de Lingüística e coordenado pelos professores da área de Letras Clássicas e pelo alunos de doutorado Josiane Martinez e Patrícia Prata, a Semana reserva para estudantes e apreciadores da língua portuguesa uma programação especial com estudos sobre filosofia, poesia, teatro, além de língua grega e latim clássicos. Os alunos terão a chance de apresentar trabalhos na área de Letras e Filosofia e de participar de atividades culturais. Outras informações pelo telefone 19-3788-1511.

Palestra discute metais na FEQ

“Metais quelatos para proteína e estudos de estrutura-função” é o tema da palestra que a professora M.A. Vijayalakshmi, da Université de Technologie de Compiègne (França) discute, dia 25, às 15 horas, na sala de defesa de teses - bloco D - da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Mais informações pelo telefone 19-3788-3919.

Florais

A professora Sara Maldonado, da Universidade de Buenos Aires – UBA – profere aula magna sobre estudos de espécies de florais. A palestra, intitulada “O modelo ABCD do desenvolvimento floral”, será ministrada dia 25 de outubro, às 9h30, na sala da congregação do Instituto de Biologia.

Visita ao SOS Ação Mulher e Família

O SOS AÇÃO MULHER E FAMÍLIA  realiza no dia 25 (segunda-feira), a partir das 18h30, uma programação de visitação às suas instalações e um bate-papo informal. Na oportunidade será apresentado seu Vídeo Institucional.
 Em novembro o SOS, que mantém cooperação com a Unicamp, comemora 24 anos como entidade pioneira no Brasil e lança um livro produzido pelas crianças que freqüentam a Brinquedoteca. A sede do SOS Ação Mulher e Família (www.samulher.hpg.com.br) fica na rua Dr.Quirino, 1.856, no Centro (onde funcionava a Cruzada das Senhoras Católicas). Informações pelo telefone 19-3232-1544 ou samulher em feac.org.br
 
Dia 26
Quarta edição da “Revista Physicæ”
A Associação de Pós-Graduandos em Física da Unicamp lança a quarta edição da Revista Physicæ, dia 26 de outubro, às 16 horas, no auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin". Durante o evento, será apresentada a palestra "Pressupostos do jornalismo de ciência tal como é praticado no Brasil e suas repercussões no modo da cobertura”, pela jornalista da TV Cultura de São Paulo, Mônica Teixeira. A “Physicae” é uma revista científica, idealizada e editada pelos alunos de pós-graduacão do Instituto de Fisica "Gleb Wataghin" e visa à divulgação e intercâmbio de pesquisas envolvendo ciência e tecnologia relacionadas à Física, desenvolvidas no País. O endereço da revista é http://www.ifi.unicamp.br/physicae.
Palestra aborda projeto pedagógico de nutrição

O Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza, em seu anfiteatro, no próximo dia 26, às 10 horas, a palestra "Projeto pedagógico do curso de nutrição da Unimep: o caminho traçado e trilhado". O evento será ministrado por Denise Giacomo da Motta, professora da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Mais informações: telefone 3788-8823.

SAE-PRG-Cori: oportunidades no Exterior

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp organizam um ciclo de palestras para alunos sobre oportunidades no exterior. Dia 26 é a a DAAD. O ciclo será realizado na sala 3 do Ciclo Básico 1 da Unicamp. Outras informações pelo telefone (19) 3788-6547.

Mohamed Habib participa do Seminário Brasil Exportação

O professor Mohamed Habib, diretor do Instituto de Biologia (IB) participa, nos dias 26 e 27, do Seminário Brasil Exportação 2004. No dia 26, às 16h45, ele discutirá o tema "Bioterrorismo e Biopirataria". O encontro será realizado na Excalibur (Av. Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, 2156, em Souzas-SP. Mais informações pelo telefone 19-3294-7772 ou no site http://www.iepq.com.br/brasilexportacao/

Aula solene e apresentação da Cátedra Brasil-Portugal na FE
"Estudo das Profissões: principais tendências e orientações" é o tema da aula solene que a professora Maria de Lourdes Rodrigues, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)-Portugal profere, dia 26, às 14 horas, no Salão Nobre da FE. Na ocasião será realizada a apresentação da "Cátedra - Brasil Portugal em Ciências Sociais". Participa do evento o ex-embaixador do Brasil em Portugal, José Gregori. A coordenação do evento está a cargo dos professores Jorge Megid Neto, diretor da Faculdade de Educação (FE) e Rubem Murilo Rego, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações pelo telefone 19-3788-5565. Saiba mais sobre a cátedra: http://iscte.pt/cbp

Tutorial TelEduc

O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, dia 26, das 9 às 12 horas, o tutorial "Ambiente de Educação a Distância - TelEduc". As inscrições podem ser feitas no site. O tutorial é aberto para interessados. Mais informações pelo e-mail edilene em ccuec.unicamp.br

Dia 27

Fórum: Desafios do Magistério

As experiências bem-sucedidas no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no magistério brasileiro serão abordadas no  Fórum Permanente Desafios do Magistério (http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-magis.htm) no dia 27 de outubro, das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções. O objetivo é subsidiar o delineamento de ações que venham contribuir para uma melhor formação inicial e continuada dos professores e para a definição de políticas públicas de inclusão nas mídias. A organização é da Faculdade de Educação, da Acorde – Cooperativa Educacional e da RAC – Rede Anhagüera de Comunicação. 

Espaço das Artes abre exposição

O Espaço das Artes, que fica na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, apresenta de 27 de outubro a 25 de novembro, a exposição "Pintores". No período, os artistas André Guilles, Fabrício Bregion Garcia e Saul F. Oliveira Carvalh, expõem 20 trabalhos de pintura. André Guilles, 23 anos, aluno do segundo ano de Artes Plásticas no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, pintor e escultor, expõe quadros figurativos, com os quais critica a atual codificação elitista predominante nos circuitos artísticos. Fabricio Bregion Garcia, 28 anos, é aluno do quarto ano do mesmo curso. Saul Carvalho, 24 anos, também do quarto ano, pintor primeiramente, expõe quadros figurativos de retratos e paisagens, trazendo a linguagem e técnica clássicas para uma temática contemporânea, mostrando nos retratos a beleza da figura feminina e nas paisagens o que resta de belas paisagens no nosso dia-dia.

Palestra na FCM

O professor Roosevelt Cassorla, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) discute, dia 27, às 12h15, no Anfiteatro da FCM (Legolândia) o tema "Paranóia e barbárie: amor e ódio - das cruzadas a Bin Laden-Bush". Mais informações pelo telefone 19-3788-8049.

Faculdade de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas realizam ciclo de palestras

A Faculdade de Educação (FE), a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) e o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC) realizam, das 19 às 22 horas, no Auditório Planetário do MDCC, uma série de palestras. No dia 27 a equipe do Planetário de Campinas encerra o ciclo de palestras com o tema "Brasil, olhe para o céu. Eclipse Lunar Total". O MDCC fica localizado no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) em Campinas. Outras informações pelo telefone 3788-5565 ou e-mail eventofe em unicamp.br

CPFL discute Economia Internacional

Até 24 de novembro, às quartas-feiras, 19 horas, no Espaço Cultural CPFL, acontece o seminário Economia Internacional, Geopolítica, Hegemonia e Império, com curadoria do economista Luiz Gonzaga Belluzzo (professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp e docente da Facamp). Trata-se de uma série de conferências que visam analisar o mundo contemporâneo sob os pontos de vista da geopolítica e da geo-economia. Todas as conferências ocorrem no Espaço Cultural CPFL, em Campinas, dentro do projeto Sociedade Contemporânea: Vida, Perigos e Oportunidades. A entrada é franca. O Espaço Cultural CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera. Informações: 19-3756-8000. 

Programação:
27 - Mercosul: Perspectivas Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (secretário geral das Relações Exteriores) 3 de novembro - O Leste Asiático: Japão Professor Ernani Torres (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 10/11- A China no Século XXI Professor Carlos Alonso Barbosa de Oliveira (Unicamp) 17/11- A China e a Integração Econômica Regional Professor Carlos Medeiros (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 24/11- O Brasil no Mundo Professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (diretor da Facamp)

Dia 28
Professor da UNB discute genoma de pacientes chagásicos na FCM

"Transmissão de kDNA do Trypanosoma cruzi para o genoma de pacientes chagásicos" é o tema que o professor Antonio Raimundo Lima Cruz Teixeira, do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Doença de Chagas, da Universidade de Brasília (UNB) discute, dia 28, às 11 horas, no Salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações no e-mail soma em fcm.unicamp.br

Dia 29

Vestibulinho do Cotil

As inscrições para o Exame de Seleção 2005 do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), da Unicamp, podem ser feitas até dia 29. O manual do candidato, que custa R$ 5,00, pode ser adquirido na escola e nos cursinhos preparatórios dos municípios de Campinas, Valinhos, Americana, Santa Bárbara e Limeira. As inscrições (R$31,90) devem ser pagas em qualquer agência bancária e entregues na escola ou nos próprios cursinhos. Neste ano o candidato poderá optar por realizar o exame em Limeira, Campinas, Americana, Araras, Piracicaba ou Rio Claro, no dia 14 de novembro, às 14 horas. Os cursos do Cotil, inteiramente gratuitos, são os seguintes: Técnicos + Médio - Construção Civil (diurno), Enfermagem (diurno), Geomática (diurno), Informática (diurno e noturno), Mecânica (diurno e noturno), Qualidade e Produtividade (diurno e noturno); Ténicos (para os que cursam ou são concluintes do Ensino Médio, 2º grau) - Construção Civil (noturno), Enfermagem para auxiliares (diurno), Geomática (noturno), Informática (noturno), Mecânica (noturno), Qualidade e Produtividade (noturno). Mais informações pelo telefone 19-3404-7297. Informações: http://www.cotil.unicamp.br/

NOVEMBRO

Ciclo de Palestras discute Água, Energia, Alimento e Ambiente

A Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus realiza um ciclo de palestras relativo aos temas: Água, Energia, Alimento e Ambiente. As palestras são parte do "Programa de Prevenção Contra o Desperdício", com atuação nos ambientes dos restaurantes universitários da Unicamp. No dia  4 de novembro, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC), o vice-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, fala sobre "Alimento". O ciclo de palestras será encerrado no dia 10 de novembro, com palestra do professor Mohamed Habib sobre "Ambiente". Mais informações pelo telefone 19-3788-5294 ou e-mail suelinunes em prefeitura.unicamp.br . Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-3.html

Encontro enfatiza patrimônio industrial

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial promovem, de 17 a 20 de novembro, o I Encontro em Patrimônio Industrial. Será realizado no Centro de Convenções da Unicamp. As inscrições poderão ser feitas no local do encontro ou no site http://patrimonioindustrial.viabol.uol.com.br/index.html. Informações: telefone 3788-1575.

Veja outros eventos de novembro em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-novembro.html

Leia principais notícias do dia em www.unicamp.br
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l