Unicamp Hoje - 13 de outubro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Out 11 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 13 de outubro de 2004
Dia 13 de outubro

Patente na FEQ

A  Faculdade de Engenharia Qupimica (FEQ) organiza a palestra "A patente como ferramenta de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico". Será ministrada pela engenheira química Ana Cristina Almeida Muller no dia 13, às 14 horas, no auditório daunidade. Ana  Muller, engenheira química, é especialista em patentes do escritório de advocacia Castro, Barros, Sobral, Gomes, de São Paulo. Mais informações pelo telefone 19-3788-3981.

CPFL discute Economia Internacional

De 13 de outubro a 24 de novembro, às quartas-feiras, 19 horas, no Espaço Cultural CPFL (http://www.cpfl.com.br/cultura), acontece o seminário Economia Internacional, Geopolítica, Hegemonia e Império, com curadoria do economista Luiz Gonzaga Belluzzo (professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp e docente da Facamp). Trata-se de uma série de conferências que visam analisar o mundo contemporâneo sob os pontos de vista da geopolítica e da geo-economia. Todas as conferências ocorrem no Espaço Cultural CPFL, em Campinas, dentro do projeto Sociedade Contemporânea: Vida, Perigos e Oportunidades. A entrada é franca. Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gonzaga Belluzzo propõe uma ampla reflexão sobre os "grandes movimentos, ora convergentes, ora divergentes dos continentes, dos pontos de vista geopolítico e geo-econômico". O ponto de partida é a análise, pelo economista convidado Manuel Cardoso de Mello (também da Unicamp e Facamp), da hegemonia exercida pelos Estados Unidos, a partir da Segunda Guerra Mundial. "É no pós-Segunda Grande Guerra que os Estados Unidos passam a ditar as regras da nova ordem mundial, reorganizando o mundo?, diz Gonzaga Belluzzo. O Espaço Cultural CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera. Informações: 19-3756-8000. Programação: Dia 13 - Hegemonia Americana: Formação e Metamorfoses Professor Manuel Cardoso de Mello (Unicamp e Facamp) 21 - Europa: da Reconstrução à União Monetária Professor Luciano Coutinho (Unicamp) 27 - Mercosul: Perspectivas Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães (secretário geral das Relações Exteriores) 3 de novembro - O Leste Asiático: Japão Professor Ernani Torres (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 10/11- A China no Século XXI Professor Carlos Alonso Barbosa de Oliveira (Unicamp) 17/11- A China e a Integração Econômica Regional Professor Carlos Medeiros (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 24/11- O Brasil no Mundo Professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (diretor da Facamp)

Instituto de Artes faz apresentações musicais na CPFL

IA faz apresentações musicais na CPFL
O Instituto de Artes (IA) da Unicamp participa até 24 de novembro, a partir das 21 horas, do projeto de música de Campinas no Espaço Cultural CPFL. No dia 13 é a vez do Trio Tergal&Penteado; no dia 20, Pano pra Manga e no dia 27, Tambaleio. Dia 3 de novembro exibe-se o grupo Pífanos Flautins Matuá; dia 10 Bia Goes e Quarteto Instrumental; dia 17, a Orquestra de Contrabaixo Tropical e dia 24 Ivan Vilela. Confira programação em  http://www.cpfl.com.br/cultura/. Informações: 3756-8000.

Professora do Centro de Estudos Caribenhos discute identidade nacional de Cuba no século 19

A professora Jean Stubbs, diretora do Centro de Estudos Caribenhos (Unversidade Metropolitana de Londres) aborda, dia 13, às 14 horas, na sala da congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a questão da raça, gênero, e identidade nacional de Cuba no século 19. Mais detalhes no site http://www.unicamp.br/pagu/eventos_proximos2.html.

Formação inicial de professor é tema de palestra na FE

"A formação inicial dos professores em face dos saberes docentes" é o tema que Patrícia Albieri, doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação (FE) discute, dia 13, das 9 às 11h30, na sala ED-2 da unidade. A realização é do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES) da FE. Mais informações pelo telefone 3788-5565.

Faculdade de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Museu 
Dinâmico de Ciências de Campinas realizam ciclo de palestras

A Faculdade de Educação (FE), a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) e o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC) realizam, das 19 às 22 horas, no Auditório Planetário do MDCC, uma série de palestras. No dia 13, o professor Pedro da Cunha Neto, da Faculdade de Educação (FE) aborda "Ciências e Literatura". Dia 20, Heloísa Helena Pimenta Rocha, da Faculdade de Educação (FE) discute "Fotografia e Memória". No dia 27 a equipe do Planetário de Campinas encerra o ciclo de palestras com o tema "Brasil, olhe para o céu. Eclipse Lunar Total". O MDCC fica localizado no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) em Campinas. Outras informações pelo telefone 3788-5565 ou e-mail eventofe em unicamp.br.

Técnico em Administração - CEB

O Centro de Engenharia Biomédica (CEB) abre inscrições, de 13 a 22 de outubro - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). Podem ser feitas, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, no Seção de Recursos Humanos do CEB (Sala D25). Outras informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnico Eletricista - Prefeitura

A Prefeitura do Campus abre inscrições, de 13 a 22 de outubro - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de Engenheiro Eletricista (segmento superior). Podem ser feitas, das 9 às 17 horas, na Central de Atendimento da Prefeitura. Mais informações pelo telefone 19-3788-5050.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM DIA

Fiscal e auxiliar de fiscal para o Vestibular 2005

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) coloca à disposição dos interessados, via web, os formulários para cadastro de candidatos a fiscal (http://143.106.101.114/vest2005/fiscal/) e auxiliar de fiscal de provas (http://143.106.101.114/vest2005/auxiliar/) do Vestibular Nacional Unicamp 2005. A seleção dos candidatos será baseada nas informações prestadas no formulário e o valor da remuneração será informado somente na convocação. Outras informações pelo e-mail logistic em comvest.unicamp.br

Pesquisa com mulheres laqueadas

O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) convida mulheres laqueadas, com idade até 38 anos, para participação em pesquisa. Mais informações com Adriana pelo telefone 19-3289-2856 ou ramal 87087.

- Conheça as oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

- Cursos:

- Escola de Extensão http://www.extecamp.unicamp.br/

- AFPU http://www.afpu.unicamp.br/

TESES 
13 de outubro

Instituto de Biologia

“Feijão-de-porco [canavalia ensiformis (L.) D.C.] cultivado com diferentes fontes de nitrogênio: fixação de N2, fotossíntese e crescimento” (doutorado). Candidato: Fábio Zanella. Orientadora: professora Marlene Aparecida Schiavinato. Dia 13 de outubro, às 9 horas, na sala de congregação do IB.

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Caracterização taxonômica de actinomicetos endofíticos produtores de antibióticos isolados de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum Schum.)” (mestrado). Candidato: Takeshi Matsuura. Orientador: professor Gilson Paulo Manfio. Dia 13 de outubro, às 9 horas, na sala FA-38.
MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em Administração - Gastrocentro

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) abre inscrições, de 18 a 22 de outubro - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Mais informações pelo telefone 19- 37888561.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Museu Exploratório de Ciências

Estão abertas as inscrições para as oficinas experimentais do TecnoDesafio, projeto do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Podem ser feitas no site http://www.preac.unicamp.br/mc. Informações através do e-mail marilisa em reitoria.unicamp.br ou telefone 19-3788-5179. TecnoDesafio é um projeto do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp em que equipes, formadas por crianças e jovens, são desafiadas a criar um artefato e desenvolver soluções para um problema real, de caráter científico e tecnológico. As oficinas experimentais têm o objetivo de elaborar propostas de desafios e testar-analisar as soluções criadas e o processo de seu desenvolvimento. Serve ainda como subsídio importante ao novo TecnoDesafio de 2005. As oficinas acontecerão nos dias 23 de outubro, 6 e 20 de novembro e 4 de dezembro, sempre aos sábados, na sala 350 do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Participam das oficinas experimentais professores de Ensino Fundamental e Médio, bem como estudantes universitários e técnicos em mecânica, eletroeletrônica e mecatrônica, já formados ou no último ano e que tenham habilidades para se relacionar com jovens e crianças.

Nepam oferece vagas para doutorado em ambiente e sociedade

Tratar questões conflituosas na sociedade com o objetivo de apresentar soluções é a principal motivação do curso de doutorado Ambiente e Sociedade oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Novos estudos serão desenvolvidos a partir de 2005. O Nepam abre as inscrições para a segunda turma entre os dias 15 de outubro e 16 de novembro. Quinze vagas estarão disponíveis para os candidatos. Outras informações sobre o programa e o conteúdo pelo site www.nepam.unicamp.br/doutorado ou pelos telefones 3788-5103 e 3788-7690 (Fátima ou Sueli). O candidato deverá preencher ficha de inscrição, apresentar currículo e proposta de projeto de estudo com uma via impressa e outra eletrônica.

Ceset abre inscrições para Docentes

O Centro de Educação Superior e Tecnológica (Ceset) está com inscrições abertas para docentes com habilitação nas áreas de telecomunicações e tecnologia em construção civil. Mais detalhes no endereço http://www.ceset.unicamp.br/selecao.html. O Ceset fica localizado na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, Limeira-SP. Outras informações pelo telefone 19-3404-7161.

Grupo de Menopausa

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) abre inscrições para todas as mulheres (alunas, docentes e funcionárias) que queiram participar do Grupo de Menopausa. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, na sala 14 da Clínica Médica do Cecom. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, nas recepções dos Departamentos de Clínica Médica ou Ginecologia da unidade. A meta dos encontros é orientar as mulheres para esta nova fase da vida.

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site http://planeta.terra.com.br/arte/lume/fevereiro/fevereiro.htm. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.

Seminário Internacional e Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia abrem inscrições

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional em Protozoários Patogênicos Emergentes e para o II Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia: meio ambiente, saneamento e impactos na saúde. Podem ser feitas no endereço http://www.ib.unicamp.br/parasito/seminario2004. Os encontros serão realizados de 3 a 5 de novembro. Mais detalhes pelo telefone 19-3788 6285 ou site http://www.ib.unicamp.br/parasito/seminario2004.

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e para a XI Jornada Odontológica de Piracicaba. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/jop/inscricao/index2.php.

IEL abre inscrições para curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros

O Departamento de Extensão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) estará com inscrições abertas, até dia 14 de outubro, para o curso "Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros". Ministrado pela professora Liliana Gottheim, será oferecido de 16 de outubro a 11 de dezembro, aos sábados, das 9 às 13 horas, no IEL. O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade lingüístico-comunicativa. É destinado para estrangeiros que tenham um nível básico de proficiência na língua portuguesa, interessados em desenvolver fluência e escrita e aprofundar conhecimentos sobre aspectos relativos à formação social histórica brasileira. A taxa de inscrição é de R$100. Outras informações pelo telefone 19-3289-3701 ou e-mail seee em iel.unicamp.br.

Programa de Mestrado em Educação

A Faculdade de Educação (FE) recebe, até o dia 14 de outubro, as inscrições para o Programa de Mestrado em Educação. As inscrições devem ser enviadas exclusivamente por correio, para a Secretaria de Pós-Graduação da FE (Rua Bertrand Russell, 801, Caixa Postal 6120, Cep 13.083-970, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas-SP. Confira as áreas de concentração e as respectivas vagas no site http://www.posgrad.fae.unicamp.br/EditalMestrado.html.

Lalt abre inscrições para curso de Logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições, até 14 de outubro para um curso de extensão em logística. Podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC (Rua Saturnino de Brito, 224, Cidade Universitária "Zeferino Vaz"). O curso será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, e nos dias 5, 6, 19 e 20 de novembro, às sextas-feiras, das 19 às 22, e, aos sábados, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337.

FEF abre inscrições para curso de natação

O Projeto de Extensão "Treinando Natação" da Faculdade de Educação Física (FEF) realiza, dia 16 de outubro, na FEF, o curso "Natação para crianças". Ministrado pela professora Luliana Barbosa, é destinado para a atualização de estudantes e profissionais de educação física e áreas afins. As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Desenvolvimento de Eventos e Esportes (Codesp) e custam R$60. Outras informações pelo telefone 19-3788-6614.

Concurso de logotipo para a FEF

A Faculdade de Educação Física (FEF) estará com inscrições abertas até 18 de outubro, para a escolha do logotipo da unidade. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas, das 9 às 12, e das 14 às 17 horas, na sala da secretaria administrativa da FEF (Rua Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas, SP). O concurso é aberto para toda a comunidade universitária (docentes, funcionários e alunos) e extensivo a ex-docentes, ex-funcionários e ex-alunos. O criador do logo escolhido receberá como prêmio um aparelho de DVD. Confira o regulamento do concurso em http://www.unicamp.br/fef/eventos/concurso_logo.htm. Outras informações pelo telefone 19-3788-6604.

FEQ abre inscrições para curso de extensão na área de Química Têxtil

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, no período de 22 de outubro até 17 de dezembro, através da Escola de Extensão (Extecamp) o curso "Corantes e Colorimetria". As inscrições podem ser feitas até dia 18, no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0026&of=003. A matrícula, etapa posterior da inscrição, só estará concretizada após a confirmação do pagamento, via boleto bancário, até o dia 20. O curso é destinado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar em empresas têxteis na área química têxtil. Mais informações pelo telefone 19-3788-3911, com Osmar. Outras informações pelo e-mail cursos.polimeros em feq.unicamp.br.

Cotuca inicia processo seletivo para Vestibulinho 2005

As inscrições do processo seletivo para o Vestibulinho 2005, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, podem ser feitas pela Internet, na página do colégio (http://www.cotuca.unicamp.br/exame/Inscricao.asp) até 24 horas do dia 27 de outubro. O manual do candidato custa 5 reais e pode ser adquirido nas agências do Banespa Centro (Av Francisco Glicério, 892), Unicamp (Pátio da Reitoria) e Moraes Salles (Av. Senador Saraiva, 563). A inscrição custa 30 reais, que pode ser paga até 29 de outubro. Candidatos que não possuam acesso à Internet podem utilizar o posto de inscrição preparado no Cotuca, levando para a escola todas as informações necessárias. O funcionamento será de segunda a sexta-feira (menos feriados e dias 6 de setembro e 11 de outubro), das 9 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

Corrida Unicamp abre inscrições

A "Corrida Unicamp" - prova de pedestre com 7 quilômetros - será realizada, dia 7 de novembro (domingo). A largada está prevista para às 9 horas, na Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 29 de outubro. Confira o percurso em http://www.fef.unicamp.br/corrida/mapa.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-6603, e-mail laizes em fef.unicamp.br ou no site http://www.fef.unicamp.br/corrida/.

Programa de Aprimoramento Profissional da FCM tem inscrições

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Coordenadoria dos Cursos de Aprimoramento, abre inscrições, de 1 a 17 de novembro, para o Concurso Público do Programa de Aprimoramento do Profissional. É direcionado para fonoaudiólogos, terapêutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais. As inscrições podem feitas no site. Mais informações pelo telefone: (19) 3788-8919 ou e-mail pap-fcm em fcm.unicamp.br.

Cesit abre inscrições para curso de especialização

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas, até 19 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para o dia 1 de março, o curso tem como meta formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Os participantes - ao final do curso -receberão certificado de especialização. Mais informações pelo e-mail cesit em eco.unicamp.br.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

CONCURSOS

Instituto de Artes

A Unicamp inicia seleção pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Universidade, no nível MS-3, regime RTP. O professor atuará pelo período de três anos na área de Arte e Tecnologia do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes. As inscrições serão recebidas até 12 de outubro na Secretaria do Instituto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais detalhes no Edital http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P64072003.pdf. Outras informações com Sílvia Helena Cecatto, pelo e-mail atuia em iar.unicamp.br ou telefone 19-3788-7172.

Faculdade de Educação Física

A Unicamp estará recebendo até o dia 15 de outubro, as inscrições a um concurso de Livre-Docência. É na área de Ciência do Treinamento Desportivo e Performance Humana da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Administrativa da Faculdade. Concorrem os candidados com o título de doutor há pelo menos três anos. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento encaminhado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P216352004.pdf. Informações com Laisez pelo telefone (19) 3788-6603.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – 1

A Unicamp abre concurso público de Provas e Títulos, para provimento de um cargo de Professor Doutor, em RTP, na Área de Séries Temporais e Econometria, do Departamento de Estatística, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições serão recebidas na Secretaria do Instituto, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas, até dia 16 de outubro. Outras informações com Silvana Miquelin, pelo e-mail silvana em ime.unicamp.brou telefone 19-3788-5923. Confira o Edital http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P160232004.pdf.

Faculdade de Ciências Médicas – 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até 23 de outubro à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Obstetrícia do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. O pedido será encaminhado à Diretora da FCM por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P068302004.pdf.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P37692004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Faculdade de Ciências Médicas – 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 26 de outubro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Radiologia Geral da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na secretaria do Departamento de Radiologia da FCM. A solicitação será encaminhada ao Chefe do Departamento de Radiologia por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 25/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P207442004.pdf. Informações com Carmen: telefone (19) 3788-8933.

Instituto de Computação -1

A Unicamp abre Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do seu Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de cinco anos, na área de Banco de Dados, do Departamento de Sistemas de Informação, do Instituto de Computação. As inscrições estarão abertas até 26 de outubro na Secretaria do Instituto, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Confira o Edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/34P219122004.pdf. Outras informações pelo e-mail neuza em ic.unicamp.brou pelo telefone 3788-5837.

Instituto de Computação - 2

A Unicamp estará recebendo até o dia 14 de dezembro, as inscrições a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Complexidade de Algoritmos do Instituto de Computação (IC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P169502004.pdf. Informações com Neuza pelo telefone (19) 3788-5837.

Instituto de Física Gleb Wataghin

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IFGW). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br 

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 14

SAE-PRG: opotunidades no Exterior

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp organiza um ciclo de palestras para alunos sobre oportunidades no exterior. No dia 14, será a vez da Iaeste; no dia 19, o British Council; no dia 21, o Cendotec e, no dia 26, a DAAD. O ciclo será realizado na sala 03 do Ciclo Básico da Unicamp. Informações pelo telefone (19) 3788-6547.

FCM promove palestra sobre Gestão Patrimonial

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove, dia 14, às 14h30, no Salão Nobre da unidade, uma palestra do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário, que terá como tema "Gestão Patrimonial". A palestra será ministrada por Maria Estella Gomes, diretora da sub-área de Controle Patrimonial da Diretoria Geral de Administração (DGA). O Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário têm como objetivos proporcionar maior motivação, satisfação, integração e crescimento pessoal, incentivar a auto-estima profissional, proporcionar técnicas de relacionamento interpessoal, oferecer melhores condições de trabalho, ensinar como administrar conflitos internos, além de valorizar e priorizar a qualidade de vida. Mais informações pelo telefone 19-3788-8049.

Workshop Virtual

O Workshop virtual Cibereduc "Comunidades de aprendizagem colaborativa a distância via internet, bibliotecários de referência de bibliotecas universitárias brasileiras e as TICs" está marcado para o dia 14, das 9 às 11 horas, na sala de videoconferência da FE. A realização é do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Tecnologia da Informação e da Comunicação (Tics) da FE. Mais informações pelo telefone 3788-5565.

Orquestra Jovem da Unicamp apresenta concerto na CPFL

A Orquestra Jovem da Unicamp tem apresentação marcada para o dia 15, às 21 horas, no Espaço Cultural CPFL (http://www.cpfl.com.br/cultura/). Participam os solistas portugueses Augusto e Alexandra Trindade, que interpretam Villa Lobos: de Bach a Bachiana. A regência da Orquesta Jovem da Unicamp é da maestrina Simone Menezes. Saiba mais sobre a Orquestra.

Professor da Universidade de Buenos Aires ministra mini-curso no IEL

"História da Gramática e Teoria Lingüística" é o tema do mini-curso que o professor Carlos Rafael Luis, da Universidad de Buenos Aires (Argentina) ministra, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). No dia 14, das 10 às 13 horas, na sala CL- 11, fala sobre "Do racionalismo cartesiano ao Iluminismo. A Gramática geral e razoada ou Gramática de Port-Royal". No dia 15, das 9 às 12 horas, na sala CL-15, aborda "A filosofia da linguagem em Condillac e os Ideólogos (Destutt de Tracy). A gramática na Enciclopédia de Diderot e D´Alembert". Mais informações pelo e-mail eventos em labeurb.unicamp.br.

Dia 15

FE apresenta Avaliação Institucional

A Faculdade de Educação (FE) apresenta, dia 15, das 9 às 12h30, os trabalhos e os resultados preliminares da Avaliação Institucional da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

Professora da USP discute artigos científicos na FE

"Artigos científicos no Ensino Superior de Química" é o tema da palestra que a professora Salete Linhares de Queiroz (USP-São Carlos) discute, dia 15, às 14 horas, na sala da congregação da FE. A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas e Ciência e Ensino (Gepce) da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

FE homenageia funcionários e professores aposentados

A Faculdade de Educação (FE) realiza, dia 15, das 14h30 às 16h30, uma homenagem aos funcionários e professores aposentados da unidade. O evento ocorrerá no Salão Nobre da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

Dia 17

FEIA

O Festival dos Estudantes do Instituto de Artes da Unicamp (Feia) acontecerá entre os dias 17 e 28, nas instalações do Instituto de Artes (IA), em suas imediações, e em Instituições Públicas da região (Centros Comunitários, Casas de Cultura e Escolas Públicas). Em sua quinta edição, o FEIA é uma iniciativa conjunta dos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Multimeios e Música da Unicamp. O Festival pretende reafirmar-se como um espaço de intercâmbio de informações entre os indivíduos ligados ao Instituto de Artes e a comunidade externa, por meio de produções e aperfeiçoamento artístico e acadêmico. O evento conta com debates, oficinas, mini-cursos, palestras, mostras de dança e teatro, shows e números musicais, exibições de filmes e vídeos, performances, intervenções e exposições de artes plásticas. Outras informações pelo e-mail zeluis em iar.unicamp.br.

Resíduos e Desenvolvimento Sustentável

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR) será realizado, de 17 a 20, no Costão do Santinho, em Florianópolis-SC. Mais detalhes no site http://www.ictr.org.br/

Fórum Iberoeka 2004

O Fórum Iberoeka 2004 será realizado de 17 a 19, em Lisboa (Portugal). Participam empresários e pesquisadores de 19 países Latino-americanos, mais Portugal e Espanha. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail acarval em finep.gov.br. Mais informações no site http://www.cyted.org/forumcyted-iberoeka2004.

Dia 18

Semana de Energia da Unicamp

A Unicamp realiza, no período de 18 a 22 de outubro, a 1a Semana de Energia da Unicamp. No dia 18 acontece o 1° Seminário "Perspectivas Energéticas para a América Latina", organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CORI), Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e International Energy Initiative (IEI). Esse evento reunirá pesquisadores e especialistas da Argentina, Chile, Haiti, Cuba e Brasil que apresentarão um balanço das pesquisas em seus respectivos países e projeções futuras para o cenário energético na América Latina. Nos dias 19 e 20 de outubro acontece o AGRENER GD 2004 - 5º Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída, cujo principal objetivo é reunir especialistas de todo país para apresentar suas propostas e debater as questões técnicas e políticas que norteiam a ampliação do uso da energia na construção da qualidade de vida no Brasil. Leia matéria completa no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju268pag11.html.

Ciência no Cinema

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) promove, de 18 a 22, a 1ª Mostra de Ciência no Cinema, em Campinas. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem por objetivo aproximar a população das discussões científicas e suscitar reflexões sobre os filmes da programação.
Mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3031/NUH_3031-a.html

Patch Adams

"The joy of caring" é o tema da palestra que Patch Adams profere, dia 18, às 14h30, na Excalibur (Av. Antônio Carlos de Barros, 2156, Sousas, Campinas, SP). Os ingressos custam R$ 20 (sem tradução simultânea) e R$25 (com tradução). As inscrições para participar do encontro podem ser feitas no Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Av. Roxo Moreira, s/n, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas, SP). Mais informações pelo telefone 19-3788-7942. Saiba mais no site http://www.fcm.unicamp.br/caal.

Hospital das Clínicas e Serviço de Odontolgia realizam "Semana Sorriso"

O Serviço de Odontologia e o Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) realizam, de 18 a 22, a "Semana Sorriso". O encontro conta com palestras, atividades interativas com crianças, distribuição de material educativo, realização de exames clínicos e um "escovódromo". O objetivo é conscientizar os pacientes sobre a importância da saúde bucal e dos cuidados com a higiene oral. Mais informações pelo telefone 3788-7553.

Sinfônica Infanto-juvenil apresenta concerto na FCM

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Unicamp apresenta-se, dia 18, às 12h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - prédio FCM-5. O evento é destinado para alunos, docentes e funcionários da área de saúde da Unicamp. A entrada é gratuita. A apresentação é parte do projeto Arte ao Meio-dia. Mais informações pelo telefone (19) 3788-8968. Dia 19

Software ecológico tem lançamento no IFCH

Um software ecológico, o Verdes - Viabilidade Econômica da Reciclagem dos Resíduos Sólidos - será lançado no dia 18 de outubro, às 14 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.  O software foi criado por Márcio Magera, professor do curso de graduação em Sociologia do IFCH; Diogo Robles, ex-aluno do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e Danilo Fiocco. O software Verdes, segundo seus idealizadores,  proporciona aos interessados facilidades em realizar várias situações e composições de resultados da reciclagem dos cinco principais produtos que compoem os "restos" da sociedade nos dias atuais: lata de alumínio, lata de aço, papel e papelão, plástico e vidro. Esse produtos representam mais de 90% dos valores mercadológicos dos produtos reciclados. O programa permite a empreendedores conhecer a viabilidade econômica do empreendimento, tanto na visão macro-ambiental como mercadológica. 

Dia 19

Unicamp participa de seminário da Ouvidoria Geral de Campinas

Com a participação do professor Renato Dagnino, do Instituto de Geociências da Unicamp, o Seminário do 2º aniversário da Ouvidoria Geral do Município de Campinas será realizado nos dias 19 e 26 de outubro e 10 de novembro, das 19 às 22 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. A temática do dia 19, "Ciência e Tecnologia a serviço da construção de um projeto nacional", tem como participantes Renato Dagnino, da Unicamp; Evaristo de Miranda, da Embrapa e Jorge Armando Félix, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_490/NAG_490.html.

Energia no Meio Rural

O 5º Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída será realizado de 19 a 21, a partir das 8h30, no Centro de Convenções. O objetivo do encontro é reunir representantes da comunidade científica, das empresas e dos governos federal, estadual e municipal, bem como das organizações não-governamentais, convidando-os a promover uma ampla discussão da realidade energética do meio rural brasileiro. Mais informações pelo e-mail agrenergd2004 em terra.com.br.

Médico formado pela FCM lançado livro na Fnac

O livro O Caso R., de Paulo Castro, médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e que aborda vício e loucura, será lançado dia 19 de outubro, às 19 horas, na Livraria Fnac (Shopping Dom Pedro), em Campinas. A obra é definida pelo próprio autor – médico psiquiatra e psicoterapeuta – como “um romance sobre a loucura e o vício”. Apesar de ser estreante no universo editorial, Paulo mantém uma coluna semanal, há quatro anos, no jornal Correio Popular, de Campinas, com o título “Incomodado de Nascença”. O autor também já teve o ensaio “Fragmentos de Abstinência” lançado em uma coletânea da Editora Casa de Artes Portuguesas, em Portugal, no ano passado. Esse texto foi o “embrião” de “O Caso R.”, posteriormente ampliado e modificado para ganhar a consistência de uma obra literária. Paulo Castro, 31 anos, é formado em medicina pela Unicamp, com especialização em psiquiatria e psicoterapia analítica. Atualmente, é psiquiatra na rede pública de saúde de Campinas e também atende em clínica particular.

Em O Caso R, o personagem principal e narrador se confunde com o próprio escritor do texto. “É uma ‘mentirosa’ autobiografia”, confessa Paulo Castro. Os outros personagens de destaque derivam da alucinação e do delírio do protagonista/narrador, criando identidades que se multiplicam e enriquecem a insensatez daquele que conta a história. O próprio prólogo do livro – com o título “Prólogo encomendado a um amigo” – não é assinado, revelando, desde o início, esse princípio de perda de identidade.

Dia 20

Ciclo de Palestras discute Água, Energia, Alimento e Ambiente

A Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus realizará um ciclo de palestras relativo aos temas: Água, Energia, Alimento e Ambiente. As palestras são parte do "Programa de Prevenção Contra o Desperdício", com atuação nos ambientes dos restaurantes universitários da Unicamp. No dia 20 de outubro, às 14 horas, no auditório da Faculdade de Educação (FE), o engenheiro Luiz Carlos Lopes Júnior, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) aborda "Energia". Dia 4 de novembro, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC), o vice-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge fala sobre "Alimento". O ciclo de palestras será encerrado no dia 10 de novembro, com palestra do professor Mohamed Habib sobre "Ambiente". Mais informações pelo telefone 19-3788-5294 ou e-mail suelinunes em prefeitura.unicamp.br. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-3.html.

Saber Humano e Linguagem

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) promove, de 20 a 22, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem "Giros na Cidade - Materialidade do Espaço". Participam do encontro intelectuais de renome nacional e internacional, além de pessoas de diferentes áreas do conhecimento (alunos de graduação, pesquisadores docentes). Paralelamente ao evento será realizada uma mostra de fotografias no saguão da DGA. A Editora da Unicamp também participa vendendo as publicações do Labeurb e outros livros. Na noite do dia 20, no hall da DGA, está previsto um coquetel de confraternização, lançamentos de livros de alguns participantes do encontro e uma apresentação musical. No dia 21, no mesmo local, acontece uma mostra de vídeo. Mais informações no site http://www.labeurb.unicamp.br/ ou e-mail eventos em labeurb.unicamp.br

Dia 21

Workshop discute Células a Combustível

O Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH) realiza, dias 21 e 22, no Centro de Convenções, o 2º Workshop Internacional de Células a Combustível (WICaC). O objetivo do encontro é debater o estado da arte das células a combustível e as perspectivas para o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e no mundo. Participam diversos especialistas da área. Mais detalhes no site http://www.ifi.unicamp.br/ceneh/2workshop/. Outras informações pelo telefone 19- 3788-2073.

Obras de Sud Menucci em debate na FE

"A concepção de Educação nas obras de Sud Mennucci" é o tema que Isabel Mattos, pós-graduanda pela Faculdade de Educação (FE) discute, dia 21, às 17 horas, na sala de videoconferência da unidade. O encontro será transmitido pela Internet no endereço http://143.106.58.210/stream.sdp. A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

Seminário na FE

O seminário "Fala (outra) escola" será realizado nos dias 21, 22 e 23, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). A abertura do evento está prevista para às 19 horas do dia 21. Confira a programação completa no site http://www.fe.unicamp.br/gepec/fala_outra_escola2004.html. A realização é do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Educação Continuada (Gepec) da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.

Dia 22

HC promove reunião sobre Doença de Chagas e Leishmaniose

O Grupo de Doença de Chagas (Gedoch) do HC promove, de 22 a 24, a 20ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose. Participam médicos, representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde (Opas). No Brasil, são 18 milhões de infectados. O Gedoch é coordenado pela médica Maria Helena Guariento. Mais informações pelo e-mail mguar em fcm.unicamp.br.

Dia 26

IEL promove Semana de Estudos Clássicos O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) promoverá a Primeira Semana de Estudos Clássicos, que ocorrerá nos dias 25 a 27, às 9 horas, no auditório do instituto. Organizado pelo Departamento de Lingüística e coordenado pelos professores da área de Letras Clássicas e pelo alunos de doutorado Josiane Martinez e Patrícia Prata, a Semana reserva para estudantes e apreciadores da língua portuguesa uma programação especial com estudos sobre filosofia, poesia, teatro, além de língua grega e latim clássicos. Os alunos terão a chance de apresentar trabalhos na área de Letras e Filosofia e de participar de atividades culturais. Outras informações pelo telefone 19-3788-1511. Dia 26

Mohamed Habib participa do Seminário Brasil Exportação

O professor Mohamed Habib, diretor do Instituto de Biologia (IB) participa, nos dias 26 e 27, do Seminário Brasil Exportação 2004. No dia 26, às 16h45, ele discutirá o tema "Bioterrorismo e Biopirataria". O encontro será realizado na Excalibur (Av. Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, 2156, em Souzas-SP. Mais informações pelo telefone 19-3294-7772 ou no site http://www.iepq.com.br/brasilexportacao/.

Aula solene e apresentação da Cátedra Brasil-Portugal na FE

"Estudo das Profissões: principais tendências e orientações" é o tema da aula solene que a professora Maria de Lourdes Rodrigues, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)-Portugal profere, dia 26, às 14 horas, no Salão Nobre da FE. Na ocasião será realizada a apresentação da "Cátedra - Brasil Portugal em Ciências Sociais". Participa do evento o ex-embaixador do Brasil em Portugal, José Gregori. A coordenação do evento está a cargo dos professores Jorge Megid Neto, diretor da Faculdade de Educação (FE) e Rubem Murilo Rego, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações pelo telefone 19-3788-5565. Saiba mais sobre a cátedra no site http://iscte.pt/cbp.

Professor da UNB discute genoma de pacientes cagásicos na FCM

“Transmissão de kDNA do Trypanosoma cruzi para o genoma de pacientes chagásicos” é o tema que o professor Antonio Raimundo Lima Cruz Teixeira, do Laboratorio Multidisciplinar de Pesquisa em Doença de Chagas, da Universidade de Brasília (UNB) discute, dia 28, às 11 horas, no Salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações no e-mail soma em fcm.unicamp.br.

Veja eventos previstos para novembro em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-novembro.html
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l