Programação da Unicamp – 24 de setembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Set 23 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 24 de setembro de 2004

HOJE

Unicamp assina convênio com Instituto Sangari

A Unicamp assina, hoje (24), às 17 horas, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consu), um convênio de parceria com o Instituto Sangari (http://www.institutosangari.org.br/). O convênio apóia os projetos "Desafio" e "Circo Das Ciências-NanoAventura", elaborados pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Mais informações pelo e-mail marilisa em reitoria.unicamp.br. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_474/NAG_474.html.

MS entrega título para Hospital Estadual de Sumaré

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner de Souza Campos, entrega, hoje (24), às 16 horas, o título de Hospital Amigo da Criança número 300 credenciado pelo Ministério da Saúde ao Hospital Estadual Sumaré (HES). A entrega do título acontecerá no HES e contará coma presença de representantes do Unicef, Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. O programa preconiza principalmente a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno, além de uma série de ações voltadas aos bebês desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida. Leia matéria no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_475/NAG_475.html

Vagas Remanescentes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o novo calendário do processo seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes 2005. As inscrições podem ser feitas até hoje (24), no site http://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2005/calendario.html. A taxa de inscrição é de 70 reais. Os cursos e vagas estão disponíveis para consulta no endereço http://www.comvest.unicamp.br/. Podem se inscrever no processo, alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições do ensino superior e portadores do diploma de curso superior.

Pediatria do Pronto-Socorro do HC lança
Manual de Urgências e Emergências Pediátricas

A equipe médica em pediatria do Pronto-Socorro do HC lança, hoje (24), às 19 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), um Manual de Urgências e Emergências Pediátricas. Organizado pelas pediatras Mariana Porto Zambon e Adriana Gut Lopes Ricceto, o livro (com 1.000 exemplares e mais de 500 páginas) estará disponível nas livrarias no mês de outubro, publicado pela Editora Revinter. O trabalho envolveu participação de docentes, médicos assistentes de diversos departamentos e fisioterapeutas. 

Curso de Especialização no IG

Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) promove, hoje (24), o Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. O curso é integralmente concebido para atender às necessidades dos profissionais que atuam em funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Mais informações no site http://www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao.

Jornada de Pediatria na FCM 

A IV Jornada de Pediatria e o primeiro encontro de ex-residentes, Estagiários e Pós-graduandos do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) acontecem de hoje (24) até o dia 26, na FCM. No evento será lançado o "Manual de Urgências e Emergências Pediátricas" de autoria de Mariana Zambon e Adriana Guti Lopes Ricetto. A jornada conta com mesas-redondas, simpósios e mini-conferências. No encontro serão debatidas questões relativas à saúde e às doenças das crianças e adolescentes, além da apresentação de um painel com representantes do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade de Pediatria de São Paulo e Coordenadores de Ensino e Residência Médica da FCM. Confira a programação em http://www.fcm.unicamp.br/congressos/4jorn1encontr.htm. Mais informações pelo e-mail silvia em fcm.unicamp.br.

Sextas Euclideanas

Enxergar a beleza que há por trás da Matemática e fazer com que àqueles se dedicam a ela pense de forma intelectual é uma das propostas das "Sextas Euclideanas". A série de seminários, palestras e estudos acontecem no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. As palestras ocorrem sempre às sextas-feiras, às 18 horas, na Sala IM14. Mais informações pelos telefones 3788-5937 ou 3788-6090. Veja matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2876/NUH_2876.html.

Gilberto Abreu discute pós-modernidade na FE

O professor Gilberto Abreu, da Faculdade de Educação (FE) discute, hoje (24), às 17 horas, na Sala de Videoconferência da Unidade, o tema "Pós-modernidade: um mal-estar - a deserção da história". O evento será transmitido pela Internet. A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr) e "Filosofia e Educação" (Paidéia) da FE. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br.

CEL exibe filmes de língua espanhola

O Centro de Ensino de Línguas (CEL) realiza, hoje (24) e nos dias 22 de outubro, 19 de novembro e 10 de dezembro, das 14 às 16 horas, na sala do Telão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a exibição de filmes em língua espanhola, com introdução e debate em espanhol. A organização é do Departamento de Espanhol Língua Estrangeira do CEL. Mais informações pelo telefone 19-3289-2781.

Congresso Interno de Iniciação Científica

O XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) será realizado, até hoje (24), no Ginásio Multidisciplinar. Mais informações no site http://www.prp.unicamp.br/pibic/xiicongresso.

Reeducação e orientação financeira

O programa de Reeducação e Orientação Financeira (PROF), que a Unicamp, através da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Diretoria de Assistência e Benefícios (DAB) da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), desenvolve desde o início do ano, está abrindo inscrições para uma nova turma. O curso, com carga horária de 16 horas, será ministrado de 4 a 8 de outubro, na Agência Para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). A nova turma terá 60 vagas, assim distribuídas: 30 vagas serão preenchidas por indicações das diversas unidades e órgãos. Outras 30 estarão abertas a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas até hoje (24) junto à DAB. Mais informações pelos telefone 3788-4852 (Armando) ou 3788-5101 (Marcelo).

Computação & Mercado 2004

A Conpec http://www.conpec.com.br/, empresa júnior de Engenharia e Ciência da Computação da Unicamp e a Brasil Telecom, Motorola, ManPower, Ícaro Technologies e Délirus, realizam, até hoje (24), nos auditórios do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Diretoria Geral de Administração DGA.  o congresso Computação e Mercado http://www.computacaoemercado.com.br/. Mais informações pelo telefone 19-3788-3842.

Galeria de Arte sedia exposição de fotografias

A Galeria de Arte Unicamp sedia, até hoje (24), a exposição de fotografia "Ausente/Presente - o sentido da procura", de Roberto Berton. A abertura da mostra acontece às 13 horas. A Galeria fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, andar térreo da da Biblioteca central (BC). Mais informações pelo telefone 3788-6561.

Simpósio discute Tradição
Clássica e Questão Religiosa

O II Simpósio Internacional "A Tradição Clássica e a Questão Religiosa" será realizado até hoje (24), no auditório da Biblioteca Central (BC) da Unicamp. A abertura do evento ocorreu no último dia 22. Saiba mais do Simpósio e conheça a programação em http://www.unicamp.br/bc/folheto.pdf.

Comprador – Imecc

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de comprador. Podem ser feitas até hoje (24), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Seção de Recursos Humanos da Unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-5924. 

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br

EM ANDAMENTO

Ex-alunos na Academia Campinense de Letras

Guilherme Mantovani e Fernando Brejão, formados pelo Instituto de Artes da Unicamp (IA) apresentam, até dia 29, na Academia Campinense de Letras (Rua Marechal Deodoro, 595), uma exposição de seus trabalhos. A mostra pode ser visitada, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Vestibular

As inscrições e a venda do Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) vão até dia 30. A partir deste ano, as inscrições serão feitas via internet para tornar o processo mais ágil e facilitar o acesso aos estudantes de outras regiões do país, já que não será mais necessário o comparecimento a um posto de inscrição. A taxa é de 90 reais. A compra do Kit do Vestibulando é opcional. Mais informações no site http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/inscricoes.html.

Cedae realiza exposição sobre Fernando Pessoa

O Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, até 30 de outubro, a exposição de Alfredo Margarido, professor do Departamento de Museologia, da Universidade de Lusófona (Portugal) "Leituras Plásticas de Fernando Pessoa". A mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Cedae (bloco VII), do IEL. Mais informações pelo telefone 3788-1505 ou e-mail cedae em iel.unicamp.br.

EM DIA

Pesquisa com mulheres laqueadas

O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) convida mulheres laqueadas, com idade até 38 anos, para participação em pesquisa. Mais informações com Adriana pelo telefone 19-3289-2856 ou ramal 87087.

- Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

- Cursos:
- Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

- AFPU 
http://www.afpu.unicamp.br/
TESES

Instituto de Economia – IE

“Absorção de mão-de-obra no setor de serviços brasileiro dos anos 90” (mestrado). Candidato: Marcelo Soares de Carvalho. Orientador: professor Claudio Salvadori Dedecca. Dia 24 de setembro, às 14h30, na sala IE-23.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Auxiliar de Biblioteca - IG

O Instituto de Geociências (IG) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de Auxiliar de Biblioteca (nível médio). As inscrições podem ser feitas de 27 de setembro até 5 de outubro. Outras informações pelo telefone 19-3788-4598.

Motorista – CPQBA

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de motorista (segmento médio). Podem ser feitas de 4 a 8 de outubro, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, na secretaria da unidade. Mais informações http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Redação: AFPU abre inscrições para vagas remanescentes

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) abre inscrições para preenchimento de duas vagas remanescentes para o curso "Desenvolvendo a Competência Escrita: redação". O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Mais informações no site da AFPU http://www.afpu.unicamp.br/ementa_competencia%20escrita_2004.htm ou pelo telefone 19-37884507.

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e para a XI Jornada Odontológica de Piracicaba. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/jop/inscricao/index2.php.

Lalt abre inscrições para curso de Logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições, até 14 de outubro para um curso de extensão em logística. Podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC (Rua Saturnino de Brito, 224, Cidade Universitária "Zeferino Vaz"). O curso será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, e nos dias 5, 6, 19 e 20 de novembro, às sextas-feiras, das 19 às 22, e, aos sábados, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337.

Ciclo de Palestras discute Água, Energia, Alimento e Ambiente

A Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus realizará um ciclo de palestras relativo aos temas: Água, Energia, Alimento e Ambiente. As palestras são parte do "Programa de Prevenção Contra o Desperdício", com atuação nos ambientes dos restaurantes universitários da Unicamp. No dia 6 de outubro, a engenheira Lina Cabral Adami (Sanasa) abre a série de palestras, às 14 horas, com o tema "Água". O encontro acontece no auditório da Biblioteca Central (BC). No dia 20, às 14 horas, no auditório da Faculdade de Educação (FE), o engenheiro Luiz Carlos Lopes Júnior, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) aborda "Energia". Dia 4 de novembro, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC), o professor e vice-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge fala sobre "Alimento". O ciclo de palestras será encerrado no dia 10 de novembro, com palestra do professor Mohamed Habib sobre "Ambiente". Os interessados em participar devem fazer inscrição, até dia 27, pelo telefone 19-3788-5294 ou entrar em contato pelo e-mail suelinunes em prefeitura.unicamp.br. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-3.html.

Laboratório de Gestão Educacional da FE abre inscrições para simpósio

As inscrições para o V Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Faculdade de Educação (FE) "Sistemas educacionais e políticas de educação em época de descentralização" podem ser feitas, até dia 30. O evento será realizado no dia 6 de novembro, no Centro de Convenções e na FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5556 ou no site http://www.fe.unicamp.br/lage/simpolage.html.

Tutorial TelEduc

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, dia 30, das 9 às 12 horas, o tutorial "Ambiente de Educação a Distância - TelEduc". As inscrições, gratuitas, podes ser feitas no site http://www.ead.unicamp.br/. O evento é aberto para toda a comunidade.

Programa de Mestrado em Educação
da FE abre inscrições a partir do dia 30

A Faculdade de Educação (FE) recebe, de 30 de setembro até 14 de outubro, inscrições para o Programa de Mestrado em Educação. As inscrições devem ser enviadas exclusivamente por correio, para a Secretaria de Pós-Graduação da FE (Rua Bertrand Russell, 801, Caixa Postal 6120, Cep 13.083-970, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas-SP. Confira as áreas de concentração e as respectivas vagas no site http://www.posgrad.fae.unicamp.br/EditalMestrado.html.

Emei e Prodecad agendam entrevistas para 2005

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e o Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) agendarão entrevistas, até 1 de outubro, com os funcionários da Unicamp e da Funcamp, que tenham interesse em vaga para o ano de 2005. Podem se inscrever pais cujos filhos ou dependentes legais estejam na faixa etária de 4 anos (completados durante o ano de 2005) a 6 anos de idade. Na ocasião da entrevista, os pais deverão apresentar cópia da certidão de nascimento da criança a ser matriculada; certidão de nascimento dos irmãos (somente para conferência dos dados); cópia do termo de guarda ou tutela, no caso de dependentes legais; cópia dos comprovantes de rendimentos dos pais ou responsável (hollerith, outras declarações); declaração do imposto de renda (exceto para isentos); conta de luz; carteira profissional, caso haja desemprego na família; comprovante de pagamento ou recebimento de pensão alimentícia (caso seja separado judicialmente) e comprovante de gastos com aluguel, prestação de casa própria ou qualquer outro que comprometa o orçamento familiar. Outras informações pelos telefones 19-3788-7303 ou 3788-87261 ou e-mail prodecad em unicamp.br.

Agrener

As inscrições para o 5º Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída (Agrener) podem ser feitas, até 1 de outubro. O encontro será realizado nos dias 19 e 20, no Centro de Convenções. Mais informações pelo telefone 19-3289-3125 ou e-mail fabianagviana em terra.com.br.

Cotil abre inscrições para curso de gestantes

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil) abre inscrições, até 7 de outubro, para o "Curso Psicoprofilático para o Parto". Direcionado para gestantes, as inscrições podem ser feitas, das 9 às 17 horas, no Setor de Comunicação e Eventos do Cotil. O curso, ministrado e coordenado pela professora Rosângela Mathias, será realizado, às quintas-feiras, das 13h30 às 15 horas, nas dependências do Cotil. O curso consiste de aulas teóricas e práticas e tem como objetivo diminuir a ansiedade das gestantes. Fornece também todas as informações necessárias para o bem-estar da gestante e do bebê. Nas aulas, as alunas-gestantes terão a oportunidade de conhecer tudo sobre amamentação, banho do bebê, parto humanizado e nutrição do período gestacional. Mais informações na sede do Cotil (Av. Cônego Manoel Alves, 129, Jardim Nova Itália, Limeira-SP)ou pelo telefone 19-3404-7297.

Cotuca inicia processo seletivo para Vestibulinho 2005

As inscrições do processo seletivo para o Vestibulinho 2005, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, podem ser feitas pela Internet, na página do colégio http://www.cotuca.unicamp.br/exame/Inscricao.asp até 24 horas do dia 27 de outubro. O manual do candidato custa 5 reais e pode ser adquirido nas agências do Banespa Centro (Av Francisco Glicério, 892), Unicamp (Pátio da Reitoria) e Moraes Salles (Av. Senador Saraiva, 563). A inscrição custa 30 reais, que pode ser paga até 29 de outubro. Candidatos que não possuam acesso à Internet podem utilizar o posto de inscrição preparado no Cotuca, levando para a escola todas as informações necessárias. O funcionamento será de segunda a sexta-feira (menos feriados e dias 6 de setembro e 11 de outubro), das 9 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

Cesit abre inscrições para curso de especialização

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas, até 19 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para o dia 1 de março, o curso tem como meta formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Os participantes - ao final do curso -receberão certificado de especialização. Mais informações pelo e-mail cesit em eco.unicamp.br.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

CONCURSOS

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de setembro, a uma Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas na secretaria do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30 e das 14 às 16h30. A solicitação, por meio de requerimento, deverá conter nome, domicílio e profissão, dirigida à Diretora da Unidade e acompanhada dos documentos descritos no Diário Oficial de 28/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P77502004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmem Sílvia).

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 28 de setembro, a um concurso de Livre-Docência. É na área de Lógica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 17 horas, no setor de Recursos Humanos (prédio da Direção - sala 10). Concorrerão candidatos com o título de Doutor, conferido pelo menos há três anos. A solicitação será feita mediante apresentação de requerimento encaminhado ao Diretor do IFCH, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 28/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/09P61582004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-1581 (Maria Stella).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp inicia seleção pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de seis anos. O profissional atuará na área de Dentística do Departamento de Odontologia Restauradora da FOP. As inscrições poderão ser feitas até dia 7 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Faculdade, localizada na Avenida Limeira, 901, Bairro Areião, em Piracicaba. Outras informações pelo telefone (19) 3412-5205 ou e-mail atu em fop.unicamp.br, com Patrícia Tomaz. O Edital poderá ser encontrado no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06P074512004.pdf.

Instituto de Geociências

A Unicamp recebe até dia 7 de outubro inscrições para seleção pública de Provas e Títulos para uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, na área de Geografia do IG, pelo período de três anos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Instituto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3788-4551 ou pelo e-mail furlan em ige.unicamp.br, com Neide Furlan. Confira o Edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P048722002.pdf.

Instituto de Artes

A Unicamp inicia seleção pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Universidade, no nível MS-3, regime RTP. O professor atuará pelo período de três anos na área de Arte e Tecnologia do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes. As inscrições serão recebidas até 12 de outubro na Secretaria do Instituto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais detalhes no Edital http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P64072003.pdf. Outras informações com Sílvia Helena Cecatto, pelo e-mail atuia em iar.unicamp.br ou telefone 19-3788-7172.

Faculdade de Educação Física

A Unicamp estará recebendo até o dia 15 de outubro, as inscrições a um concurso de Livre-Docência. É na área de Ciência do Treinamento Desportivo e Performance Humana da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Administrativa da Faculdade. Concorrem os candidados com o título de doutor há pelo menos três anos. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento encaminhado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P216352004.pdf. Informações com Laisez pelo telefone (19) 3788-6603.

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica – 1

A Unicamp abre concurso público de Provas e Títulos, para provimento de um cargo de Professor Doutor, em RTP, na Área de Séries Temporais e Econometria, do Departamento de Estatística, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições serão recebidas na Secretaria do Instituto, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas, até dia 16 de outubro. Outras informações com Silvana Miquelin, pelo e-mail silvana em ime.unicamp.br ou telefone 19-3788-5923. Confira o Edital http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P160232004.pdf.

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P37692004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Instituto de Computação

A Unicamp estará recebendo até o dia 14 de dezembro, as inscrições a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Complexidade de Algoritmos do Instituto de Computação (IC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P169502004.pdf. Informações com Neuza pelo telefone (19) 3788-5837.

Instituto de Física Gleb Wataghin

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IFGW). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

AGENDE-SE

Dia 25

Campanha Nacional de Órgãos e Tecidos

A Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital das Clínicas (HC), numa ação conjunta com a Liga de Enfermagem da OPO, Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Campinas (ARCC), Associação de Assistência aos Portadores de Hepatites Candidatos e Transplantados Hepáticos (Aphoie), Centro de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea (Catmo), Comissão Compartilhando Soluções, Xododói e Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" realizam, a partir deste sábado (25) até o dia 27, a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-2.html.

Agenda 21

O curso “Agenda 21 – Gestão de Resíduos Sólidos 2004” será realizado nos dias 25 e 29 de setembro, 23 e 27 de outubro, 13 e 24 de novembro e nos dias 4 e 8 de dezembro, na Faculdade Metrocamp (Av. Júlio de Mesquita, 840, Cambuí). Nos dias 28 e 29 de setembro, 26 e 27 de outubro, 23 e 24 de novembro e 7 e 8 de dezembro, o encontro acontece na Casa do Professor Visitante da Unicamp (CPV). Mais informações pelo e-mail hsds em click21.com.br

Dia 27

José Arthur Gianotti participa de encontro no IFCH

O Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza, entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, o "VIII Encontro de Pesquisa em Graduação em Filosofia". Na conferência de abertura, o professor José Arthur Gianotti (USP) discute o tema "Primeiros passos em direção à Filosofia". Na programação estão incluídos mini-cursos e o debate "Reforma universitária e inclusão da filosofia no ensino médio". Participam estudantes de graduação em filosofia de diversas universidades. Confira a programação no site http://www.unicamp.br/ifch/cafil/eventos.html. Mais informações pelo telefone 19-3788-1590.

Concurso de logotipo para a FEF

A Faculdade de Educação Física (FEF) abre inscrições, de 27 de setembro a 18 de outubro, para a escolha do logotipo da unidade. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas, das 9 às 12, e das 14 às 17 horas, na sala da secretaria administrativa da FEF (Rua Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas, SP). O concurso é aberto para toda a comunidade universitária (docentes, funcionários e alunos) e extensivo à ex-docentes, ex-funcionários e ex-alunos. O criador do logo escolhido receberá como prêmio um aparelho de DVD. O regulamento do concurso e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da unidade http://www.unicamp.br/fef/eventos/concurso_logo.htm. Outras informações pelo telefone 19–3788-6604.

Palestra no IC

"Redes complexas - conectando a Computação, Física e Biologia" é o tema da palestra que o professor Luciano Fontoura da Costa (IFSC-USP) profere, dia 27, às 14 horas, no auditório do IC (sala 1). Mais informações pelo e-mail rdahab em ic.unicamp.br.

Dia 28

Ciclo de Palestras do SAE

No dia 28, Vicky Bloch, da DBM Brasil, aborda "Carreira e Vida - um diálogo sempre pertinente". A palestra é parte do ciclo de palestras promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Os encontro acontece das 12 às 13h30, na sala CB-03 do Ciclo Básico (CB). Mais informações pelo e-mail slara em unicamp.br.

Dia 29

Fórum Permanente de Desafios do Magistério

"Magistério e Tecnologias: uso de Mídias" é o tema do Fórum Permanente de Desafios do Magistério. O evento será realizado dia 29, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/magis1.htm#ins. O encontro é organizado pela Faculdade de Educação (FE), Cooperativa Educacional (Acorde) e pela Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) Mais informações em http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-magis.htm

Reunião de ATUs e ATDs

A reunião de ATDs e ATUs, promovida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), é feita sistematicamente com profissionais a fim de trocar e atualizar informações sobre a dinâmica das atividades nas unidades e dar visibilidade aos projetos em andamento na Universidade. As próximas reuniões acontecem nos dias 29 de setembro e 10 de novembro.

Marco Antônio Zago profere palestra na FCM

O professor Marco Antônio Zago, profere dia 29, às 11 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - Prédio FCM-1 a palestra "Dificuldades na criação e manutenção de uma revista científica de alto nível: Experiência do Brazilian Journal". O palestra é parte da reunião científica da Unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-8942.

Professor da Universidade de Madri
discute Cibernética e Educação na FE

O Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Lapplane) da Faculdade de Educação (FE) realiza, dia 29, das 12 às 13h20, na sala de defesa 2 (piso 2-bloco C), uma palestra com o professor Javier Bustamante Donas, da Universidade Complutense de Madri. No encontro ele discute o tema "Cibernética e educação: antropologia do ciberespaço". O evento é parte da série "Encontros do Meio-dia". Outras informações pelo telefone 19-3788-5551.

Professor da Universidade de
Lausanne participa de palestras no IEL

O professor Patrick Sériot do Departamento de Línguas Eslavas da Universidade de Lausanne (Suíça) discute, dia 29, às 10 horas, na Sala do Telão do IEL "Língua, Ciência e Ideologia na URSS". No dia 30, às 10 horas, na sala CL-14 da unidade, aborda o tema "História das Teorias Sintáticas: o Problema do Sujeito". A promoção é do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb). Mais informações pelo e-mail eventos em labeurb.unicamp.br.

Nipe promove encontro sobre
Mecanismo e Desenvolvimento Limpo

O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) organiza, dia 29, das 14 às 17h30, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), a 2ª Reunião sobre Mecanismo e Desenvolvimento Limpo (MDL). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos telefones 19-3289-3125 ou 3289-5499. O evento é organizado pelo Nipe, Curso de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e pelo Grupo Multidisciplinar de Estudos sobre Clima (Gmec). Outras informações pelo e-mail fabianagviana em terra.com.br. 

Dia 30

Fórum Permanente de Agronegócios 

“Aromas e Óleos Essenciais” é o tema do Fórum Permanente de Agronegócios . O evento será realizado dia 30, das 13h30 às 18 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições – gratuitas – podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-index.htm. O encontro, organizado pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) e pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo telefone 19-3884-7500.

Unicamp está entre os finalistas
do Prêmio Finep de Inovação

A Unicamp é finalista do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica – Região Sudeste. Na categoria instituição de pesquisa, a Universidade pela primeira vez inscrita no Prêmio, concorrerá no dia 30 de setembro com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Instituto Nacional de Tecnologia, também do Rio. A primeira colocada das três instituições participará da etapa nacional, cuja cerimônia acontece em 10 de novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2879/NUH_2879.html.

Encontro de História da Arte

O corpo discente do curso de pós-graduação em História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove, dias 1, 2 e 3 de dezembro, no auditório do IFCH, o I Encontro em História da Arte. O tema abordado será "Revisão historiográfica o estado da questão, com o intuito de rever antigas lacunas e limitações da historiografia nacional e internacional da arte". O encontro propõe-se à divulgação de trabalhos de pesquisa, incluindo os de alunos envolvidos em iniciação científica e os relacionados à arte estrangeira, considerando a criação de novos cursos em História da Arte, o aumento de publicações especializadas e o crescente interesse pela disciplina. As propostas de comunicação devem ser enviadas para o e-mail eha_unicamp em yahoo.com.br, até 30 de setembro. Mais informações no site http://www.unicamp.br/ifch.

Colóquio no IFGW

"Astronomia na era dos grandes telescópios" é o tema que o professor João Steiner, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) discute, dia 30, às 16 horas, no Auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Mais informações pelo telefone 19- 3788-5305.

Angélica Zeferino discute
reforma curricular no curso de medicina

A professora Angélica Bicudo Zeferino, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) discute, dia 30, das 12 às 13h30, "Avaliação e reforma curricular no curso de medicina". O encontro acontece na sala de defesa de teses (bloco C - 2º andar) da Faculdade de Educação (FE). A palestra é parte da série "Encontros do Meio-dia" do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Lapplane) da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5602.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l