Programação da Unicamp – 1 de outubro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Set 30 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 1 de outubro de 2004

HOJE

Médico formado pela Unicamp lança livro na Livraria Vila

"O Caso R.", livro de poemas de Paulo Castro, médico formado pela Unicamp em 1991, será lançado nesta sexta-feira (1), na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, na Vila Madalena), em São Paulo. Castro, que também fez residência em psiquiatria na Unicamp e tem formação psicanalítica através do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Faculdade de Ciências Médicas, atua como médico da rede pública de saúde. Há quatro anos é colunista semanal do jornal Correio Popular. "O Caso R." (Polo Editora, São Paulo), é um romance, em primeira pessoa, que trata da questão da loucura,de ambos os lados, médico e pacientes. E da alternância de papéis - o médico vira paciente, o paciente vira médico. O remédio vira personagem principal. Com uma voz em discurso direto falando dentro da outra, como em alucinações, o livro é fruto da experiência profissional de Paulo Castro.

Apresentação de coral e exposição comemoram Dia Nacional do Idoso

O Coral da Terceira Idade do Hospital das Clínicas (HC) realiza apresentação nesta sexta-feira (1), às 12 horas, na Biblioteca Central (andar térreo). A apresentação é parte das comemorações do mês do idoso. No evento, o público poderá conhecer a mostra "Aprendendo a envelhecer". A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 25 de outubro, no saguão de entrada da Biblioteca Central (BC). A idéia da mostra partiu das bibliotecárias da Biblioteca da Área de Engenharia (BAE), em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira (1), pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais informações pelo e-mail celiar em unicamp.br
 
Madame Satã, O Declínio do Império Americano e
Invasões Bárbaras em cartaz, na Casa do Lago

O Espaço Cultural "Casa do Lago" exibe, nesta sexta-feira (1), às 14 horas, "Madame Satã", com direção de Karim Aïnouz. Às 16h30 apresenta "O Declínio do Império Americano", de Denys Arcand e, às 19 horas, "Invasões Bárbaras", também dirigido por Denys Arcand. A entrada é gratuita. Os interessados em receber a programação cultural da Casa do Lago devem enviar mensagem eletrônica para o e-mail mailto:casadolago em reitoria.unicamp.br. O Espaço Cultural "Casa do Lago" fica localizado na Rua Érico Veríssimo s/nº, campus da Unicamp. Outras informações pelo telefone 19-3788-7017. Confira também o site da unidade http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago.

Emei e Prodecad agendam entrevistas para 2005

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e o Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) agendarão entrevistas, até esta sexta-feira (1), com os funcionários da Unicamp e da Funcamp, que tenham interesse em vaga para o ano de 2005. Podem se inscrever pais cujos filhos ou dependentes legais estejam na faixa etária de 4 anos (completados durante o ano de 2005) a 6 anos de idade. Na ocasião da entrevista, os pais deverão apresentar cópia da certidão de nascimento da criança a ser matriculada; certidão de nascimento dos irmãos (somente para conferência dos dados); cópia do termo de guarda ou tutela, no caso de dependentes legais; cópia dos comprovantes de rendimentos dos pais ou responsável (hollerith, outras declarações); declaração do imposto de renda (exceto para isentos); conta de luz; carteira profissional, caso haja desemprego na família; comprovante de pagamento ou recebimento de pensão alimentícia (caso seja separado judicialmente) e comprovante de gastos com aluguel, prestação de casa própria ou qualquer outro que comprometa o orçamento familiar. Outras informações pelos telefones 19-3788-7303 ou 3788-87261 ou e-mail prodecad em unicamp.br

Agrener

As inscrições para o 5º Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída (Agrener) podem ser feitas, até esta sexta-feira (1). O encontro será realizado nos dias 19 e 20, no Centro de Convenções. Mais informações pelo telefone 19-3289-3125 ou e-mail fabianagviana em terra.com.br.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO

Vestibular 2005: inscrições prorrogadas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai prorrogar o período de inscrições para o Vestibular 2005. As inscrições, que terminariam nesta quinta-feira, 30 de setembro, serão prorrogadas em uma semana. Os estudantes terão até o dia 7 de outubro para se inscrever no Vestibular Unicamp 2005. A medida foi tomada devido à dificuldade de muitos estudantes em efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição (90 reais), em função da greve dos bancos.

EM DIA

Pesquisa com mulheres laqueadas

O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) convida mulheres laqueadas, com idade até 38 anos, para participação em pesquisa. Mais informações com Adriana pelo telefone 19-3289-2856 ou ramal 87087.

- Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

- Cursos:

- Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

- AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA

“O nitrogênio protéico na fermentação alcoólica e sua influência na qualidade da cachaça” (doutorado). Candidato: Elisangela Marques Jerônimo. Orientador: Gil Eduardo Serra. Dia 1 de outubro, às 9 horas, salão nobre da FEA.

“Obtenção por extração supercrítica do extrato de funcho (Foeniculum vulgare): determinação das isotermas de rendimento global, de parâmetros cinéticos e do equilíbrio de fases” (doutorado). Candidato: Lucinewton Silva de Moura. Orientadora: professora Maria Angela de Almeida Meireles. Dia 1 de outubro,às 9 horas, no Depan.

“Obtenção do extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis) por extração supercrítica: determinação do rendimento global, de parâmetros cinéticos e de equilíbrio e outras variáveis do processo” (doutorado). Candidato: Raul Nunes de Carvalho Junior. Orientadora: professora Maria Angela de Almeida Meireles . Dia 1 de outubro, às 14 horas, no auditório do Depan.

Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM

“Caracterização da microestrutura dendrítica na solidificação vertical descendente de ligas Al-Cu” (mestrado). Candidato: Daniel Monteiro Rosa. Orientador: professor Amauri Garcia. Dia 1 de outubro, às 9 horas, no bloco K da FEM.

Instituto de Química – IQ

“Oxidação do cicloexeno à cicloexanona pelo processo Wacker” (mestranda). Candidata: Marisa Simone Melgo. Orientador: professor Ulf F. Schuchardt. Dia 1 de outubro, às 10 horas, no mini-auditório do IQ.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Motorista - CPQBA

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de motorista (segmento médio). Podem ser feitas de 4 a 8 de outubro, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, na secretaria da unidade. Mais informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnicos Administrativos – FEC

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de duas vagas de técnico administrativo (nível médio). As inscrições podem ser feitas de 4 a 8 de outubro, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Assessoria da FEC. Mais informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Auxiliar de Biblioteca – IG

O Instituto de Geociências (IG) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de auxiliar de biblioteca (nível médio). As inscrições podem ser feitas, até 5 de outubro. Outras informações pelo telefone 19-3788-4598.

Técnico Administrativo – CCI

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico administrativo (nível médio), para o Centro de Controle de Intoxicações (CCI). As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30 horas, na Seção de Recursos Humanos da FCM. Outras informações no site http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Grupo de Menopausa

O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) abre inscrições para todas as mulheres (alunas, docentes e funcionárias) que queiram participar do Grupo de Menopausa. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, na sala 14 da Clínica Médica do Cecom. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, nas recepções dos Departamentos de Clínica Médica ou Ginecologia da unidade. A meta dos encontros é orientar as mulheres para esta nova fase da vida.

Lume abre inscrições para "Workshops de Fevereiro"

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) está com inscrições abertas para os "Workshops de Fevereiro". Podem ser feitas no site. O Lume é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o "ser ator" através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. A sede do Lume fica localizada na rua Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo, Campinas. Mais informações pelo telefone 19-3289 3135 ou pelo e-mail lume em unicamp.br.

Seminário Internacional e Congresso da
Sociedade Paulista de Parasitologia abrem inscrições

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional em Protozoários Patogênicos Emergentes e para o II Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia: meio ambiente, saneamento e impactos na saúde. Podem ser feitas no endereço http://www.ib.unicamp.br/parasito/seminario2004. Os encontros serão realizados de 3 a 6 de novembro. Mais detalhes pelo telefone 19-3788 6285 ou site.

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e para a XI Jornada Odontológica de Piracicaba. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/jop/inscricao/index2.php.

Programa de Mestrado em Educação

A Faculdade de Educação (FE) recebe, até o dia 14 de outubro, as inscrições para o Programa de Mestrado em Educação. As inscrições devem ser enviadas exclusivamente por correio, para a Secretaria de Pós-Graduação da FE (Rua Bertrand Russell, 801, Caixa Postal 6120, Cep 13.083-970, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas-SP. Confira as áreas de concentração e as respectivas vagas no site http://www.posgrad.fae.unicamp.br/EditalMestrado.html.

Ciclo de Palestras discute Água,
Energia, Alimento e Ambiente

A Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus realizará um ciclo de palestras relativo aos temas: Água, Energia, Alimento e Ambiente. As palestras são parte do "Programa de Prevenção Contra o Desperdício", com atuação nos ambientes dos restaurantes universitários da Unicamp. Os interessados em participar devem fazer inscrição, até dia 27, pelo telefone 19-3788-5294 ou entrar em contato pelo e-mail suelinunes em prefeitura.unicamp.br. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-3.html.

Cotil abre inscrições para curso de gestantes

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil) abre inscrições, até 7 de outubro, para o "Curso Psicoprofilático para o Parto". Direcionado para gestantes, as inscrições podem ser feitas, das 9 às 17 horas, no Setor de Comunicação e Eventos do Cotil. O curso, ministrado e coordenado pela professora Rosângela Mathias, será realizado, às quintas-feiras, das 13h30 às 15 horas, nas dependências do Cotil. O curso consiste de aulas teóricas e práticas e tem como objetivo diminuir a ansiedade das gestantes. Fornece também todas as informações necessárias para o bem-estar da gestante e do bebê. Nas aulas, as alunas-gestantes terão a oportunidade de conhecer tudo sobre amamentação, banho do bebê, parto humanizado e nutrição do período gestacional. Mais informações na sede do Cotil (Av. Cônego Manoel Alves, 129, Jardim Nova Itália, Limeira-SP)ou pelo telefone 19-3404-7297.

Lalt abre inscrições para curso de Logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições, até 14 de outubro para um curso de extensão em logística. Podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC (Rua Saturnino de Brito, 224, Cidade Universitária "Zeferino Vaz"). O curso será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, e nos dias 5, 6, 19 e 20 de novembro, às sextas-feiras, das 19 às 22, e, aos sábados, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337.

FEF abre inscrições para curso de natação

O Projeto de Extensão "Treinando Natação" da Faculdade de Educação Física (FEF) realiza, dia 16 de outubro, na FEF, o curso "Natação para crianças". Ministrado pela professora Luliana Barbosa, é destinado para a atualização de estudantes e profissionais de educação física e áreas afins. As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Desenvolvimento de Eventos e Esportes (Codesp) e custam R$60. Outras informações pelo telefone 19-3788-6614.

Concurso de logotipo para a FEF

A Faculdade de Educação Física (FEF) estará com inscrições abertas até 18 de outubro, para a escolha do logotipo da unidade. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas, das 9 às 12, e das 14 às 17 horas, na sala da secretaria administrativa da FEF (Rua Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas, SP). O concurso é aberto para toda a comunidade universitária (docentes, funcionários e alunos) e extensivo a ex-docentes, ex-funcionários e ex-alunos. O criador do logo escolhido receberá como prêmio um aparelho de DVD. Confira o regulamento do concurso no site http://www.unicamp.br/fef/eventos/concurso_logo.htm. Outras informações pelo telefone 19-3788-6604. 

Cotuca inicia processo seletivo para Vestibulinho 2005

As inscrições do processo seletivo para o Vestibulinho 2005, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, podem ser feitas pela Internet, na página do colégio http://www.cotuca.unicamp.br/exame/Inscricao.asp até 24 horas do dia 27 de outubro. O manual do candidato custa 5 reais e pode ser adquirido nas agências do Banespa Centro (Av Francisco Glicério, 892), Unicamp (Pátio da Reitoria) e Moraes Salles (Av. Senador Saraiva, 563). A inscrição custa 30 reais, que pode ser paga até 29 de outubro. Candidatos que não possuam acesso à Internet podem utilizar o posto de inscrição preparado no Cotuca, levando para a escola todas as informações necessárias. O funcionamento será de segunda a sexta-feira (menos feriados e dias 6 de setembro e 11 de outubro), das 9 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

Corrida Unicamp abre inscrições

A "Corrida Unicamp" - prova de pedestre com 7 quilômetros - será realizada, dia 7 de novembro (domingo). A largada está prevista para às 9 horas, na Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 29 de outubro. Confira o percurso em http://www.fef.unicamp.br/corrida/mapa.htm. Mais informações pelo telefone 19-3788-6603, e-mail laizes em fef.unicamp.br ou no site http://www.fef.unicamp.br/corrida/.

Linux Challenge

A IBM abre inscrições, até 31 de outubro, para o concurso universitário "Linux Challenge 2004". O objetivo é promover o uso do sistema operacional Linux entre estudantes, e estimular a criação de aplicações e o desenvolvimento de soluções reais para o sistema. As inscrições podem ser feitas pelo site file:///C:/unicamp_hoje/sala_imprensa/ibm.com/university/linuxchallenge.

Cesit abre inscrições para curso de especialização

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia (IE) estará com inscrições abertas, até 19 de novembro, para o curso de especialização "Economia do Trabalho e Sindicalismo". Com início previsto para o dia 1 de março, o curso tem como meta formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. Os participantes - ao final do curso -receberão certificado de especialização. Mais informações pelo e-mail cesit em eco.unicamp.br.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp inicia seleção pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de seis anos. O profissional atuará na área de Dentística do Departamento de Odontologia Restauradora da FOP. As inscrições poderão ser feitas até dia 7 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Faculdade, localizada na Avenida Limeira, 901, Bairro Areião, em Piracicaba. Outras informações pelo telefone (19) 3412-5205 ou e-mail atu em fop.unicamp.br, com Patrícia Tomaz. O Edital poderá ser encontrado no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06P074512004.pdf.

Instituto de Geociências

A Unicamp recebe até dia 7 de outubro inscrições para seleção pública de Provas e Títulos para uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, na área de Geografia do IG, pelo período de três anos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Instituto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3788-4551 ou pelo e-mail furlan em ige.unicamp.br, com Neide Furlan. Confira o Edital http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P048722002.pdf.

Instituto de Artes

A Unicamp inicia seleção pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Universidade, no nível MS-3, regime RTP. O professor atuará pelo período de três anos na área de Arte e Tecnologia do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes. As inscrições serão recebidas até 12 de outubro na Secretaria do Instituto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais detalhes no Edital http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P64072003.pdf. Outras informações com Sílvia Helena Cecatto, pelo e-mail atuia em iar.unicamp.br ou telefone 19-3788-7172.

Faculdade de Educação Física

A Unicamp estará recebendo até o dia 15 de outubro, as inscrições a um concurso de Livre-Docência. É na área de Ciência do Treinamento Desportivo e Performance Humana da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Administrativa da Faculdade. Concorrem os candidados com o título de doutor há pelo menos três anos. O registro da solicitação será feito mediante apresentação de requerimento encaminhado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P216352004.pdf. Informações com Laisez pelo telefone (19) 3788-6603.

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica - 1

A Unicamp abre concurso público de Provas e Títulos, para provimento de um cargo de Professor Doutor, em RTP, na Área de Séries Temporais e Econometria, do Departamento de Estatística, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições serão recebidas na Secretaria do Instituto, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas, até dia 16 de outubro. Outras informações com Silvana Miquelin, pelo e-mail silvana em ime.unicamp.br ou telefone 19-3788-5923. Confira o Edital em http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P160232004.pdf

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 23 de outubro à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, prorrogável por igual período. É na área de Obstetrícia do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30. O pedido será encaminhado à Diretora da FCM por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P068302004.pdf.

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica - 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P37692004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Instituto de Computação

A Unicamp estará recebendo até o dia 14 de dezembro, as inscrições a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Complexidade de Algoritmos do Instituto de Computação (IC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 15/9 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P169502004.pdf . Informações com Neuza pelo telefone (19) 3788-5837.

Instituto de Física “Gleb Wataghin”

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IFGW). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 2

Maratona de Programação

A Unicamp participa, neste sábado (2), no Campus I da PUC-Campinas, da etapa paulista da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento é dirigido para estudantes da área de informática e telecomunicações. O encontro ocorrerá no Laboratório de Informática (prédio H-6), no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades). Participarão 25 times de universitários provenientes de universidades de todo Estado de São Paulo. De Campinas participam três times da PUC-Campinas e três da Unicamp. Mais informações no site http://maratona.ime.usp.br/.

Sinfônica Infanto-juvenil apresenta
concerto com novos integrantes

Dando prosseguimento às apresentações, a Orquestra Infanto-juvenil apresenta neste sábado (2), às 10h30, no Espaço Cultural Casa do Lago o segundo concerto da temporada. Cerca de 32 crianças e adolescentes participam da Orquestra Infanto-Juvenil. Desse total, cerca de 16 integrantes são novos. Eles foram contemplados no processo de seleção ocorrido em julho deste ano. É a primeira apresentação dos novos integrantes. A Orquestra Infanto-Juvenil da Unicamp é uma Orquestra Sinfônica que propicia uma formação de base musical para estudantes entre nove e 18 anos. É formada por estudantes da região metropolitana de Campinas. No programa, Aguiar (Quatro Momentos), Nepomuceno (Adágio Para Cordas), Dvorak (Dança Eslava), Fauré (Pavane), Mascagni (Intermezzo Sinfônico da Ópera) e Mahle (Sinfonieta). A regência é de Sandra Cintra Gebram. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 3788-1700.

Dia 3

"Paisagem" da Rádio USP apresenta
composições de James Correa e Eduardo Reck

A Rádio USP (93,7 MHz) em conjunto com o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) apresenta, dia 3, às 21 horas, no programa "Paisagem", composições de James Correa e Eduardo Reck Miranda. A programação será transmitida pela Internet. A seleção musical é de José Augusto Mannis do CDMC. Mais informações pelo telefone 19-3788-6506 ou e-mail jamannis em uol.com.br.

Unicamp participa de simpósio internacional sobre a Amazônia

A Unicamp participa entre os dias 4 e 6, do simpósio internacional "As dimensões internacionais da ecologia política: o caso da Amazônia e outros trópicos úmidos". O encontro será realizado na reitoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo. A realização é do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp), Unicamp, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Grupo de Trabalho em Ecologia Política do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (Clacso). O objetivo do encontro é analisar a crescente importância internacional dos fenômenos ecológicos. O evento será composto de cinco mesas-redondas e contará com a participação de vários especialistas brasileiros e estrangeiros. Outras informações pelo telefone 11-3101-0027.

Dia 5

Fórum Permanente de Energia e Ambiente

"Mudanças climáticas: impactos e tendências nos transportes" é o tema do Fórum Permanente de Energia e Ambiente. O evento será realizado dia 5, das 9 às 17h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/energia5.htm#ins. O encontro, organizado pelo Instituto de Geociências (IG), Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e pelo Núcleo Interdiscplinar de Planejamento Energético (Nipe), conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo e-mail ana em reitoria.unicamp.br.

AEL 30 Anos

O seminário comemorativo do aniversário de 30 anos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) será realizado nos dias 5 e 6, a partir das 9 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Confira a programação do evento em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-4.html. Mais informações pelo telefone 19-37881622.

Ciclo de Palestras discute Água,
Energia, Alimento e Ambiente

A Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus realizará um ciclo de palestras relativo aos temas: Água, Energia, Alimento e Ambiente. As palestras são parte do "Programa de Prevenção Contra o Desperdício", com atuação nos ambientes dos restaurantes universitários da Unicamp. No dia 6 de outubro, a engenheira Lina Cabral Adami (Sanasa) abre a série de palestras, às 14 horas, com o tema "Água". O encontro acontece no auditório da Biblioteca Central (BC). No dia 20 de outubro, às 14 horas, no auditório da Faculdade de Educação (FE), o engenheiro Luiz Carlos Lopes Júnior, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) aborda "Energia". Dia 4 de novembro, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC), o vice-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge fala sobre "Alimento". O ciclo de palestras será encerrado no dia 10 de novembro, com palestra do professor Mohamed Habib sobre "Ambiente". Mais informações pelo telefone 19-3788-5294 ou e-mail suelinunes em prefeitura.unicamp.br. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-3.html.

Dia 7

Fórum Permanente de Arte e Cultura

"Cinema e Conhecimento" é o tema do Fórum Permanente de Arte e Cultura. O evento será realizado dia 7, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções. As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/artes9.htm#ins. O encontro, organizado pelo Instituto de Artes (IA), conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo telefone 19-3788-6573.

Ciclo de Palestras Adunicamp

A Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) promove, dia 7, das 12 às 14 horas, no Anfiteatro 1 (Legolândia), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o debate "A destruição da Universidade Pública". O encontro é parte do ciclo de debates sobre Reforma Universitária promovido pela Unidade. Participam os professores Deise Mancebo (UERJ) e Marcos Nobre, do Institututo de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações pelo e-mail diretoria em adunicamp.org.br.

Dia 8

Psicóloga defende tese e expõe aparelhos
de psicometria da I Guerra Mundial na FCM

No dia 8 de outubro, a partir das 8h30, no hall do Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), será realizada uma exposição de aparelhos de psicometria criados na I Guerra Mundial. A exposição acontece durante a defesa da tese de doutorado "Fragmentos da História e da Memória da Psicologia no Mundo do Trabalho no Brasil: Relações entre a Industrialização e a Psicologia", da psicóloga Julia Maria Casulari Motta, orientada pelo professor Everardo Duarte Nunes, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.

Dia 13

Professora do Centro de Estudos Caribenhos
discute identidade nacional de Cuba no século 19
A professora Jean Stubbs, diretora do Centro de Estudos Caribenhos (Unversidade Metropolitana de Londres) aborda, dia 13, às 14 horas, na sala da congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a questão da raça, gênero, e identidade nacional de Cuba no século 19. Mais detalhes no site http://www.unicamp.br/pagu/eventos_proximos2.html.

Dia 14

FCM promove palestra sobre Gestão Patrimonial

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove, dia 14, às 14h30, no Salão Nobre da unidade, uma palestra do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário, que terá como tema "Gestão Patrimonial". A palestra será ministrada por Maria Estella Gomes, diretora da sub-área de Controle Patrimonial da Diretoria Geral de Administração (DGA). O Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário têm como objetivos proporcionar maior motivação, satisfação, integração e crescimento pessoal, incentivar a auto-estima profissional, proporcionar técnicas de relacionamento interpessoal, oferecer melhores condições de trabalho, ensinar como administrar conflitos internos, além de valorizar e priorizar a qualidade de vida. Mais informações pelo telefone 19-3788-8049.

Dia 17

Resíduos e Desenvolvimento Sustentável

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR) será realizado, de 17 a 20, no Costão do Santinho, em Florianópolis-SC. Mais detalhes no site http://www.ictr.org.br

Fórum Iberoeka 2004

O Fórum Iberoeka 2004 será realizado de 17 a 19, em Lisboa (Portugal). Participam empresários e pesquisadores de 19 países Latino-americanos, mais Portugal e Espanha. Mais informações no site http://www.cyted.org/forumcyted-iberoeka2004.

Dia 18

Patch Adams

"The joy of caring" é o tema da palestra que Patch Adams profere, dia 18, às 14h30, na Excalibur (Av. Antônio Carlos de Barros, 2156, Sousas, Campinas, SP). Os ingressos custam R$ 20 (sem tradução simultânea) e R$25 (com tradução). As inscrições para participar do encontro podem ser feitas no Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Av. Roxo Moreira, s/n, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas, SP). Mais informações pelo telefone 19-3788-7942. Saiba mais em file:///C:/unicamp_hoje/sala_imprensa/www.fcm.unicamp.br/caal.

Sinfônica Infanto-juvenil apresenta concerto na FCM

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Unicamp apresenta-se, dia 18, às 12h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - prédio FCM-5. O evento é destinado para alunos, docentes e funcionários da área de saúde da Unicamp. A entrada é gratuita. A apresentação é parte do projeto Arte ao Meio-dia. Mais informações pelo telefone (19) 3788-8968.
Dia 19

Energia no Meio Rural

O 5º Encontro de Energia no Meio Rural e Geração Distribuída será realizado de 19 a 21, a partir das 8h30, no Centro de Convenções. O objetivo do encontro é reunir representantes da comunidade científica, das empresas e dos governos federal, estadual e municipal, bem como das organizações não-governamentais, convidando-os a promover uma ampla discussão da realidade energética do meio rural brasileiro. Mais informações pelo e-mail agrenergd2004 em terra.com.br.

Dia 20

Saber Humano e Linguagem

O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) promove, de 20 a 22, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem "Giros na Cidade -Materialidade do Espaço". Mais informações pelo e-mail eventos em labeurb.unicamp.br

Dia 22

HC promove reunião sobre
Doença de Chagas e Leishmaniose

O Grupo de Doença de Chagas (Gedoch) do HC promove, de 22 a 24, a 20ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose. Participam médicos, representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde (Opas). No Brasil, são 18 milhões de infectados. O Gedoch é coordenado pela médica Maria Helena Guariento. Mais informações pelo e-mail mguar em fcm.unicamp.br.

Dia 26

Mohamed Habib participa do Seminário Brasil Exportação

O professor Mohamed Habib, diretor do Instituto de Biologia (IB) participa, nos dias 26 e 27, do Seminário Brasil Exportação 2004. No dia 26, às 16h45, ele discutirá o tema "Bioterrorismo e Biopirataria". O encontro será realizado na Excalibur (Av. Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, 2156, em Souzas-SP. Mais informações pelo telefone 19-3294-7772 ou no site http://www.iepq.com.br/brasilexportacao/.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l