Programação da Unicamp – 2 de setembro de 2004

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Set 1 00:00:00 BRT 2004


Programação da Unicamp – 2 de setembro de 2004

HOJE

Fórum Permanente de Arte e Cultura

"O Artista na Universidade: do Criar ao Pensar" é o tema do Fórum Permanente de Arte e Cultura . O evento será realizado hoje (2), das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/artes8.htm#ins. O encontro, organizado pelo Instituto de Artes (IA), conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-artes.htm. Veja matéria do Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2004/ju264pag11b.html.

Ciclo de Palestras do SAE

Sérgio Santini, da empresa Lofra discute, hoje (2), "A ótica do empresário na contratação de um profissional". No dia 28, Vicky Bloch, da DBM Brasil, aborda "Carreira e Vida - um diálogo sempre pertinente". As palestras são parte do ciclo de palestras promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Os encontros acontecem sempre das 12 às 13h30, na sala CB-03 do Ciclo Básico (CB). Mais informações pelo e-mail slara em unicamp.br.

Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa

O reitor da Unicamp Carlos Henrique de Brito Cruz participa, hoje (2), do Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa, em São Paulo. O encontro reunirá empresários, autoridades governamentais e acadêmicos. O objetivo é debater os principais erros e acertos da legislação brasileira sobre inovação. No encontro, o Instituto Uniemp lançará o livro "Inovação e Responsabilidade Social" e a Revista Uniemp Inovação. A revista traz artigos do reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz e do presidente da Fapesp, Carlos Vogt entre outros. O encontro acontece no Hotel Paulista Plaza(Alameda Santos, 85). A versão eletrônica da Revista Uniemp pode ser obtida no site http://www.uniemp.org.br./.

Cemarx organiza grupo de estudos sobre Leon Trotsky

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove, hoje (2), uma reunião para organizar o grupo de estudos sobre o marxismo de Leon Trotsky. O encontro acontece às 10 horas, na sala de vídeo (prédio da pós-graduação) do IFCH. O evento é coordenado pelo professor Álvaro Bianchi (DCP/IFCH). Outras informações pelo e-mail cemarx em unicamp.br.

Agenda 21

Com objetivo de discutir e elaborar a Agenda 21 Local nas cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e na elaboração da Agenda 21 Regional, a cidade de Paulínia sedia, hoje (2), na Câmara Municipal, a partir das 9 horas, o "1º Painel da Agenda 21 Local na Região Metropolitana de Campinas". Mais informações pelo telefone 19-3874-4455.

Peter Greenaway, na Casa do Lago

O Espaço Cultural "Casa do Lago" exibe, hoje (2), às 14 e às 19 horas, "Afogando em Números". Às 16h30, "O bebê Santo de Mâcon". Todos os filmes são dirigidos por Peter Greenaway. Confira a programação completa no endereço http://www.preac.unicamp.br/casadolago/programacao.htm. Mais informações pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br.

Diretor do Centro de Pesquisas
Brésil Contemporain participa
de série de eventos no IFCH

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove uma série de palestras, conferências e seminários com o professor Afrânio Raul Garcia Júnior, diretor do Centro de Pesquisas Brésil Contemporain. Hoje (2), na sala de vídeo da unidade, acontecem os seminários de discussão da agenda dos pesquisadores docentes de graduação e de pós-graduação "Os desafios e novas linhas de pesquisa sobre as dimensões do mundo rural brasileiro e sobre os pensadores e intérpretes da formação nacional". Outras informações pelo telefone 19-3788-1601 ou e-mail seceven em unicamp.br.

Espaço Cultural CPFL

Confira a programação do Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em http://www.cpfl.com.br/cultura/agenda/agenda_geral.asp?strAno=2004&strmes=8. O Espaço Cultural fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou e-mail espacocultural em cpfl.com.br.

EM ANDAMENTO

Semana da Nutrição

O Restaurante Universitário (RU) realiza, até dia 3, com diversas apresentações artísticas, a Semana da Nutrição. Veja mais detalhes no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_2809/NUH_2809.html.

Memórias da FCM

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, até dia 3, a mostra de seu Livro de Memórias, no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da faculdade. A exposição estará aberta à visitação das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Mais informações no e-mail eduardo em fcm.unicamp.br

UPA

Mais de 30 mil estudantes de ensino médio de todo o país estão sendo aguardados no campus da Unicamp, em Campinas, nos dias 3 e 4, a segunda edição do evento "Unicamp de Portas Abertas" (UPA). Mais informações e inscrições no site http://www.upa.unicamp.br/.

Cedae realiza exposição sobre Fernando Pessoa

O Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, até 30 de outubro, a exposição de Alfredo Margarido, professor do Departamento de Museologia, da Universidade de Lusófona (Portugal) "Leituras Plásticas de Fernando Pessoa". A mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Cedae (bloco VII), do IEL. Mais informações pelo telefone 3788-1505 ou e-mail cedae em iel.unicamp.br

EM DIA

Pesquisa com mulheres laqueadas

O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) convida mulheres laqueadas, com idade até 38 anos, para participação em pesquisa. Mais informações com Adriana pelo telefone 19-3289-2856 ou ramal 87087.

Dança de Salão e Forró

Os interessados em participar de aulas de dança de salão e forró, às segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas, e às terças e quintas, das 12h10 às 13h20, podem comparecer no Instituto de Biologia (sala IB-16), ao lado da Cantina do Belo. Mais informações com Netzo, no local.

Tango e Milonga

Os interessados em dançar e conhecer o Tango e a Milonga devem comparecer na Oficina de Tango e Dança do Rio de La Plata, no IFCH, todas as quartas (iniciante) e quintas-feiras (intermeios), das 12h45 às 13h45, na sala H-8). Mais informações pelo telefone 19-32891752.

- Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

- Cursos:

- Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

- AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM

“A remuneração por competências: uma inovação na administração de salários” (mestrado profissional). Candidato: José Marcio Carioca. Orientador: professor Ademir José Petenate. Dia 2 de setembro, às 14 horas, no ID-2 da FEM.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – Imecc

“Aplicação de formas diferenciáveis à eletrodinâmica de meios anisotrópicos” (mestrado). Candidato: Igor Leite Freire. Orientador: professor Marcio Antonio de Faria Rosa. Dia 2 de setembro, às 15 horas, na sala 253 – sala de defesa de teses

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico de Artes Gráficas - DGA

A Diretoria Geral da Administração (DGA) abre inscrições, até dia 3 - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de Técnico de Artes Gráficas. Podem ser feitas, das 9 às 17 horas, na Coordenadoria da Unidade. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar currículo e comprovante de escolaridade (2º grau). Mais informações pelo telefone 19-3788-4491.

Profissional de Administração e Almoxarifes - DGA

A Diretoria Geral da Administração (DGA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de profissional de Administração (nível superior) e duas de almoxarifes (nível médio). Podem ser feitas, de 13 a 17, das 9 às 17 horas, na Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Pessoal da DGA. Mais informações pelo telefone 19-3788-4491.

Técnico em Administração -IFCH

O Institututo de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 13 a 23, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, no Setor de Recursos Humanos da Unidade. Mais informações pelo telefone 19-37881685

Confira outras mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica de imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Odontologia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Odontologia da Unicamp e para a XI Jornada Odontológica de Piracicaba. Podem ser feitas no site http://www.fop.unicamp.br/jop/inscricao/index2.php.

Curso de TelEduc

O Centro de Computação (CCUEC) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) oferecem, de 13 de setembro a 5 de novembro, o curso a distância "Desenvolvimento de cursos on-line utilizando TelEduc" As inscrições podem ser feitas até dia 3, no site http://www.ead.unicamp.br/.

IG abre inscrições para Curso de Especialização

Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) abre inscrições, até dia 3, para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. O curso é integralmente concebido para atender as necessidades dos Profissionais que atuam em funções críticas no gerenciamento da inovação, voltados para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. O curso se inicia em setembro de 2004. As vagas são limitadas. Mais informações no site http://www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao.

Encontro de Pesquisa em Humanidades

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza nos dias 18 e 22 de outubro, a terceira edição do Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas. As inscrições - abertas para pesquisadores em humanidades - podem ser feitas, de 8 a 17 de setembro, pelo e-mail enchuman em uol.com.br

Vagas Remanescentes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o novo calendário do processo seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes 2005. As inscrições serão feitas entre 9 e 24 de setembro no site da Comvest http://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2005/calendario.html. 

Curso de Redação

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) abre inscrições para o curso "Desenvolvendo a Competência Escrita: Redação". Os servidores indicados no site http://www.afpu.unicamp.br/ podem se inscrever, até dia 10. A ocupação das vagas se dará por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone 3788-4507.

Oficina de Revistas

O Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) através da aluna Lilia Góes oferece, a partir de 16 de setembro, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, uma Oficina de Revistas. O curso, com duração de 3 meses, terá encontros semanais de 2 horas (sempre após às 18 horas). Na oficina estão incluídas aulas práticas em xilogravura, monotipias e outros materiais para confecção de Revista de Arte. O curso é gratuito e não exige pré-requisitos para participar. A oficina será ministrada na sala AP-4 (andar térreo) do Departamento de Artes Plásticas do IA. As inscrições podem ser feitas, até dia 10, pelo e-mail liliafg em iar.unicamp.br. Outras informações pelo telefone 19-32370516.

Vestibular

As inscrições e a venda do Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) vão até dia 30 de setembro. A partir deste ano, as inscrições serão feitas via internet para tornar o processo mais ágil e facilitar o acesso aos estudantes de outras regiões do país, já que não será mais necessário o comparecimento a um posto de inscrição. A taxa é de 90 reais. A compra do Kit do Vestibulando é opcional. Ele será vendido a 10 reais em agências do Banespa e Santander e também poderá ser consultado a partir desta página sem qualquer custo ao candidato. A Comvest orienta os candidatos a não deixarem a inscrição para o último momento. Mais informações no site http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/inscricoes.html. Confira no Jornal da Unicamp o primeiro a se inscrever no vestibular 2005 (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_443/ND_443.html)

Cotuca abre inscrições para Vestibulinho 2005

As inscrições do processo seletivo para o Vestibulinho 2005, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, podem ser feitas pela Internet, na página do colégio até 24 horas do dia 27 de outubro. O manual do candidato custa 5 reais e pode ser adquirido nas agências do Banespa Centro (Av Francisco Glicério, 892), Unicamp (Pátio da Reitoria) e Moraes Salles (Av. Senador Saraiva, 563). A inscrição custa 30 reais, que pode ser paga até 29 de outubro. Candidatos que não possuam acesso à Internet podem utilizar o posto de inscrição preparado no Cotuca, levando para a escola todas as informações necessárias. O funcionamento será de segunda a sexta-feira (menos feriados e dias 6 de setembro e 11 de outubro), das 9 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21horas. 

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Após sofrer algumas alterações em relação ao edital anterior, a Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro a uma Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, por período de seis anos. É na área de Prótese Total, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na secretaria da Faculdade (Avenida Limeira, 901, bairro Areião, Piracicaba-SP). A solicitação será feita por meio de requerimento, encaminhado ao Diretor da FOP, com nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 5/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/06P74522004.pdf. Informações com Patrícia Tomaz pelo telefone (19) 3412-5205.

Instituto de Artes 1

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 17 de setembro a um Concurso de Livre-Docência. É na área de Práticas Interpretativas do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do IA. Concorrem profissionais com o título de doutor, conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. A solicitação será feita mediante requerimento enviado ao Diretor da Unidade, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P190272004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-7172 (com Sílvia).

Instituto de Artes 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até dia 17 de setembro a um concurso de Livre-Docência. É na área de Multimeios e Artes do Instituto de Artes (IA). As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Instituto. Concorrem profissionais com o título de doutor conferido pelo menos três anos antes da data da inscrição. A solicitação será feita mediante requerimento encaminhado ao Diretor do IA, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P190892004.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-7172 (com Sílvia).

Instituto de Geociências

A Unicamp recebe inscrições até o dia 20 de setembro a um concurso para provimento de 01 cargo, em RTP, para professor titular (MS-6). É na área de Geologia do Instituto de Geociências (IG). As solicitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem professores associados da Unicamp há pelo menos três anos com título de livre-docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Universidade. Os candidatos deverão apresentar requerimento ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, seguido dos documentos descritos no Diário Oficial de 19/6 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P29682004.pdf

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 25 de outubro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Biomatemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) - Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 23/7 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P37692004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5923 (com Silvana Miquelin).

Instituto de Física

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 8 de novembro a um concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, RTP, nível MS-6. É na área de Física Geral do Instituto de Física (IF). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). Concorrem Professores Associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de Livre Docente, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; Professores com o título de Livre-Docente no mínimo há três anos, obtido por concurso em instituição oficial e devidamente reconhecido pela Unicamp; especialistas de reconhecido valor e com atividade científica comprovada; docentes integrantes da Parte Suplementar do Quadro Docente (QD) – Unicamp que exerçam a função MS-5 ou MS-6 na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. O candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 10/8 ou no site http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P140922004.pdf. Informações pelo telefone 3788-5301 (com Jandira).

- Confira outros concursos para docentes oferecidos pela Unicamp
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br
- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 3

UPA

A Unicamp estará recebendo escolas de todo o país nos dias 3 e 4, das 9 às 17 horas, para a Unicamp de Portas Abertas (UPA). Nesta oportunidade, as escolas poderão conhecer os cursos de graduação da Unicamp em uma mostra no Ginásio Multidisciplinar e nas visitas às unidades de ensino. As inscrições podem ser feitas no site. As caravanas devem dirigir-se ao campus da Unicamp, em Campinas. Mais informações pelo e-mail mupa em unicamp.br ou site http://www.upa.unicamp.br/. Confira a estrutura montada para o evento no Portal da Unicamp

Jorge Eduardo Levi Mattoso recebe título de Cidadão Campineiro

O professor Jorge Eduardo Levi Mattoso recebe, dia 3, às 19 horas, no Clube Semanal de Cultura Artística (Av. Irmã Serafina, 937, Centro, Campinas-SP) o título de Cidadão Campineiro. Levi Mattoso é professor, pesquisador e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE). Mais informações pelo telefone 19-3736-1510.

Colóquios do Instituto do Milênio

A série "Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos 2004" será realizada, dia 3, às 10 horas, no Anfiteatro do Instituto de Química (IQ). Participa como conferencista o professor Alfredo Mayall Simas, do Departamento de Química Fundamental, da Universidade Federal de Pernambuco. O colóquio será transmitido pela Internet em http://www.cameraweb.unicamp.br/.

Rafael Straforini lança livro

O professor Rafael Straforini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lança, dia 3, às 20 horas, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Rua Brigadeiro Tobias, 73, centro, Sorocaba-SP), o livro "Ensinar Geografia, o Desafio da Totalidade-Mundo nas Séries Iniciais" (Ed. Annablume-SP). O livro é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo autor, no Instituto de Geociências (IG-Unicamp), na Área de Educação Aplicada às Geociências, no período de 1999 a 2001. Outras informações pelo telefone 11-3031-97-27 ou site http://www.annablume.com.br/. 

Dia 6

Centro de Memória vende livros a partir de R$3

A Feira de Livros será realizada na Casa do Lago, de 6 a 10 de setembro. A abertura será dia 6 (segunda-feira), a partir das 14h00. A Feira de Livros da ANPUH será uma boa oportunidade para que o público possa comprar, a partir de R$ 3,00, livros publicados pelo Centro de Memória-Unicamp. São mais de 50 títulos nas áreas de História, Memória, Sindicalismo, Negritude, Escravidão, Lingüística, Imigração, Religião, Fotografia, Educação, Educação Não-formal, Pedagogia, Música, Feminismo e outras áreas afins. Exemplares da Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura - também poderão ser adquiridos a partir de R$ 3,00. Muitos títulos de livros terão desconto de até 50%.

Encontro Regional de História

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) sedia, de 6 a 10, o XVII Encontro Regional de História "O Lugar da História". Mais informações pelo e-mail anpuhsp em usp.br. Leia mais sobre o encontro no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2004/ju264pag11a.html

Dia 8

Vice-reitor do Estado do Haiti visita a Unicamp
O Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade do Estado do Haiti, Fritz Deshommes visita a Unicamp dia 8. Ele será recepcionado, às 12 horas, pelo professor Luís Cortez, coordenador de relações internacionais e por Eliane Melo Zem, da Área América Latina, Caribe e Oceania da Cori. Às 14 horas, Fritz participa de uma reunião com o professor Fernando Ferreira Costa, Pró-reitor de Pesquisa. 

Dia 9

Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação

"Sociedade e Tecnologia da Informação" é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação. O evento será realizado dia 9, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções. As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno7.htm#1. O encontro, organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IA) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). O encontro é patrocinado pela empresa Alfa Financeira. Mais informações no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-tecno.htm. Veja matéria do Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2004/ju264pag11b.html

Relacionamento Interpessoal é tema de palestra na FCM

O professor Wesley P. de Carvalho ministra, dia 9, no Salão Nobre da Faculdade de CIências Médicas (FCM), a palestra "Relacionamento Interpessoal". O evento é parte do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário. Carvalho é consultor de vendas e marketing nos seguimentos de atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal. Atua como gerente de vendas e marketing no Grupo CDI-UNOPAR que possui mais de 100 unidades no Brasil. O Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário tem como objetivos proporcionar maior motivação, satisfação, integração e crescimento pessoal, incentivar a auto-estima profissional, proporcionar técnicas de relacionamento interpessoal, oferecer melhores condições de trabalho, ensinar como administrar conflitos internos, valorizar e priorizar a qualidade de vida, para que a FCM prossiga em sua trajetória de sinônimo de excelência para o País. Os participantes receberão certificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.

Dia 10

Fórum Permanente de Empreendedorismo
O Fórum Permanente de Empreendedorismo "Criando Empresas Inovadoras" será realizado, dia 10. Mais informações http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-empreen.htm.

Dia 14

Fórum Permanente de Energia e Ambiente

O Fórum Permanente de Energia e Ambiente "Aproveitamento de Resíduos para Produção de Energia" será realizado, dia 14. O evento é organizado pela FEC. Mais informações http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-energia.htm.

Fórum Permanente de Desafios do Magistério

"Magistério e Tecnoligias: uso de Mídias" é o tema do Fórum Permanente de Desafios do Magistério. O evento será realizado dia 14. Mais informações http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-magis.htm.

Dia 15

Orientações para Cuidadores

O Hospital das Clínicas (HC) realiza, dia 15, das 8h30 às 17h30, no anfiteatro do HC, o VIII Curso de Orientações para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar". A meta é possibilitar aos participantes uma orientação geral sobre cuidados adequados ao doente no domicílio. O curso tem como público-alvo familiares de cuidadores, cuidadores de casas de apoio e de entidades filantrópicas e profissionais de saúde. As inscrições podem ser feitas, até o dia do curso, na secretaria do Serviço Social (3º andar do HC), com Odete ou Soraia. Mais informações pelo telefone 19-3788-7250 ou e-mail sersocial em hc.unicamp.br

Softex

A Unicamp em parceria com o Núcleo Softex Campinas promove, dia 15, às 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o Workshop do Projeto MPS-BR "Melhoria de Processo do Software Brasileiro". O encontro tem como público-alvo representantes de empresas de software e gerentes de organizações em busca de melhoria dos processos. Mais informações pelo telefone 19-3287-7060 ou e-mail edilene em cps.softex.br 

Dia 16

Fórum Permanente Interdisciplinar de Saúde

“Tecnologia em Instalações Hospitalares” é o tema do Fórum Permanente Interdisciplinar de Saúde. O evento será realizado dia 16, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições – gratuitas – podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/saude8.htm#ins. O encontro, organizado pelo Centro de Engenharia Biomédica (CEB), Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e pelo Hospital das Clínicas (HC), tem o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-saude.htm.

Softex 2

A Unicamp e o Núcleo Softex Campinas realizam, dias 16 e 17, o "Encontro da Qualidade e Produtividade em Software (EQPS) Campinas", integrante do ciclo anual do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP), sob a coordenação da Secretaria de Política de Informática e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT/Seitec. O encontro será realizado no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), onde serão apresentados 31 projetos submetidos ao Ciclo 2004 do PBQP Software de um total de 76. Informações e inscrições no site http://www.mct.gov.br/temas/info.

Choro Elétrico é finalista do Prêmio Visa de Música

O grupo Choro Elétrico, formado por alunos e ex-alunos da Unicamp, está entre os cinco finalistas do 7º Prêmio Visa de Música Brasileira Instrumental. A formação atual do grupo é Daniel Muller (piano, acordeon e escaleta), 23 anos; Eduardo Lobo (guitarra, bandolim e violão de sete cordas), 23 anos; Danilo Penteado (baixo elétrico e cavaquinho), 21 anos; e Lucas da Rosa (bateria e percussão), 25 anos. A final acontece dia 16, no Theatro Municipal de São Paulo.

Dia 20

Semana da Economia

A "Econômica", empresa Júnior do Instituto de Economia (IE) realiza, de 20 a 23, a III Semana da Economia. Mais informações pelo telefone 19-37885701 ou site http://www.semanadaeconomia.hpg.ig.com.br/

Dia 22

Congresso Interno de Iniciação Científica

O XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) será realizado, de 22 a 24, no Ginásio Multidisciplinar. A Orquestra Sinfônica abre o evento, dia 22, às 14h30. O Congresso destina-se à apresentação de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos de graduação da Unicamp, sob a orientação do corpo docente da Universidade. Mais informações no site http://www.prp.unicamp.br/pibic/xiicongresso

Dia 29

Reunião de ATUs e ATDs

A reunião de ATDs e ATUs, promovida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), é feita sistematicamente com profissionais a fim de trocar e atualizar informações sobre a dinâmica das atividades nas unidades e dar visibilidade aos projetos em andamento na Universidade. As próximas reuniões acontecem nos dias 29 de setembro e 10 de novembro.

Encontro de História da Arte

O corpo discente do curso de pós-graduação em História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove, dias 1, 2 e 3 de dezembro, no auditório do IFCH, o I Encontro em História da Arte. O tema abordado será Revisão historiográfica o estado da questão, com o intuito de rever antigas lacunas e limitações da historiografia nacional e internacional da arte. O encontro propõe-se à divulgação de trabalhos de pesquisa, incluindo os de alunos envolvidos em iniciação científica e os relacionados à arte estrangeira, considerando a criação de novos cursos em História da Arte, o aumento de publicações especializadas e o crescente interesse pela disciplina. As propostas de comunicação devem ser enviadas para o e-mail eha_unicamp em yahoo.com.br, até 30 de setembro. Mais informações no site http://www.unicamp.br/ifch.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l