Programação da Unicamp – 10 de agosto de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Ago 9 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 10 de agosto de 2005

Fórum Permanente de Extensão Universitária

"Educação continuada" é o tema do Fórum Permanente de Extensão Universitária. O evento será realizado nesta quarta-feira (10), das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/exten8.php#ins. O encontro, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pela Faculdade de Educação (FE) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/exten8.php#3. Mais informações pelo e-mail silvanac em reitoria.unicamp.br.

Seminário no IFCH

"Oceano Índico: A formação de um Espaço Afrasiático" é o tema do seminário que acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 9 horas, no Auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Outras informações pelo e-mail seceven em unicamp.br.

Exposição no Espaço das Artes

A artista plástica Rosa Maria de Toledo Piza Fuzatto, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas realiza, a partir desta quarta-feira (10), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a exposição "Arqueologando". A mostra pode ser visitada até 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 1730. O Espaço das Artes fica no saguão principal da FCM (Rua Tressália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas, SP). A entrada é franca. Outras informações pelo telefone 19-3788-8968.

Marcelino Freire participa de
"Conversa com o autor" no IEL

O escritor Marcelino Freire, autor das obras "Balé Ralé", "Angu de Sangue" e "eraOdito" (Ateliê Editorial) participa, nesta quarta-feira (10), às 14 horas, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), do encontro "Conversa com o autor". O evento é promovido pela Editora da Unicamp.

Colóquio na FE

O Colóquio "Escritores e Poder Político" será realizado nesta quarta-feira (10) e na quinta (11), das 9h30 às 14 horas, na Sala da Congregação da FE. Outras informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br

Mama Roma e Medeia em cartaz, na Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago exibe, nesta quarta-feira (10), às 14, 16h30 e 19 horas, o filme "Mama Roma". Nos dias 11 e 12, nos mesmos horários, apresenta "Medeia". Os filmes são dirigidos por Píer Paolo Pasolini, com entrada franca para todas as sessões. A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp. Outras informações pelo telefone 19-3788-7017.

Copeiros para o Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), através da sua Diretoria Executiva, torna pública a entrega de currículos à participação no processo seletivo para preenchimento de duas vagas de Copeiro. Os currículos podem ser encaminhados até esta quarta-feira (10), para o Serviço de Recursos Humanos do Caism (Rua Alexander Fleming, 101, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas – SP). Cópias do RG, documento que comprove a escolaridade (fundamental completo) e comprovante de experiência, com no mínimo um ano na função devem acompanhar o currículo. Outras informações pelo telefones 19-3788-9322 , 3788-9355 ou e-mail rh em caism.unicamp.br.

Profissional de Administração - IEL

O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) abre inscrições - processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de profissional de administração. Podem ser feitas, até esta quarta-feira (10), das 9 às 17 horas, na secretaria da unidade. Outras informações pelo e-mail gilmar em iel.unicamp.br.

---
EM ANDAMENTO
---

Alunos do IA expõem desenhos na Casa do Lago

Seis alunos do Instituto de Artes (IA) expõem até 12 de agosto, no Espaço Cultural Casa do Lago, sob a coordenação da professora Regina Johasa, a exposição de desenhos "Desenho_cinco". A mostra abrange uma série de manifestações no desenho, registros da intensa experiência destes jovens com diversos materiais e suportes, assim como diversas maneiras de ver e fazer desenho hoje. Participam Aira Bonfim, Ilma Guideroli, João Alberto, Paula Dalgalarrondo, Luiz Samuel e Raquell Catharino. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 20 horas, com entrada gratuita. O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-7017 ou e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br

"Viagens e Explorações" em exposição na BC

A Área de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central (BC) realiza, até 31 de agosto a exposição bibliográfica e iconográfica "Viagens e Explorações". São livros do século XIX, ilustrados, que trazem relatos de viagens e que alcançaram grande sucesso pelo seu exotismo. A mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no 3º piso da BC. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468 (Marta).

Atrator Poético

A instalação "Atrator poético", concebida pela SCIArts - Equipe Interdisciplinar e formada por integrantes da Unicamp, Unesp, Senac e da PUC-SP, está sendo exposta na Fundação Itaú Cultural, em São Paulo (Avenida Paulista, 149). Será mostrada diariamente até 11 de setembro, das 10 às 20 horas. O trabalho foi finalizado em parceria com o músico Edson Zampronha, professor da Unesp. Este trabalho concorre ao prêmio Sérgio Motta e trata-se de uma instalação multimídia interativa. O SCIArts desenvolve seus projetos na intersecção entre a arte, a ciência e a tecnologia, desde 1995. O diálogo entre imagem e som com ferro fluído - um líquido magnético que se conforma ao campo eletromagnético formado por bobinas - e a interação com o público constroem a poética da obra. A instalação possui um totem, um tablado circular para a projeção de imagem e uma cabine com equipamentos. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4645/NUH_4645.html.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
EM DIA
---

Produção científica da Unicamp
lidera ranking per capita

Com 1.870 trabalhos científicos publicados em 2004 em revistas científicas indexadas, a Unicamp é a universidade brasileira com melhor desempenho per capita no índice do ISI. Para Daniel Pereira, pró-reitor de Pesquisa, desafio é manter a evolução. Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2005/ju296pag06.html

Alunos da Unicamp se destacam em competição de matemática
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4681/NUH_4681.html
Minicurso sobre plano de negócios abre congresso de tecnologia
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4682/NUH_4682.html

Alpinista volta do Everest e conta o prazer e a dor da viagem
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4674/NUH_4674.html

Oito trabalhos da Unicamp são finalistas do Jabuti

A Unicamp está entre os finalistas da primeira fase do 47º Prêmio Jabuti 2005. Oito obras da Universidade foram classificadas. O resultado foi revelado na Câmara Brasileira do Livro (CBL) na quinta-feira (4). Os três primeiros colocados no Prêmio serão conhecidos ainda neste mês e nova reunião já está marcada para o dia 31. O vencedor de cada categoria receberá R$ 1,5 mil. A entrega dos troféus, aos três primeiros colocados, acontecerá no dia 20 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Leia matéria publicada no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4678/NUH_4678.html

Fonoaudióloga e psicóloga
lançam “Exercite sua Mente” 

A fonoaudióloga e mestre em gerontologia pela Faculdade de Educação (FE), Elisandra Villela Gasparetto Sé e a psicóloga Valéria Lasca, também mestre em gerontologia e membro da equipe do Ambulatório de Neuropsiquiatria e Saúde Mental do Idoso, do Hospital das Clínicas (HC), acabam de lançar o livro “Exercite a sua mente”- Um guia prático para aprimoramento da memória, linguagem e raciocínio (Prestígio Editorial). Mais informações http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/emdia.html

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html.

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-32351933.

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA

“Obtenção de compostos bioativos de Curcuma Longa L. e Lippia Alba M. por tecnologia supercrítica: rendimento global, cinética de extração, composição química e aproveitamento do Resíduo Amiláceo” (doutorado). Candidata: Mara Elga Medeiros Braga. Orientadora: professora Maria Angela de Almeida Meireles. Dia 10 de agosto, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA.

---
MOBILIDADE FUNCIONAL
---

Profissional de Administração – Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições – processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de profissional de administração (segmento superior). Podem ser feitas, até 12 de agosto, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na seção administrativa da unidade. Outras informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnico em Administração – IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições - processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). Podem ser feitas até 12 de agosto, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Seção de Recursos Humanos da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-6353.

---
INSCRIÇÕES
---

FOP abre inscrições para curso de Odontologia do Trabalho

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) estará com inscrições abertas, até 11 de agosto, para o curso de especialização (modalidade extensão) "Odontologia do Trabalho". Com início previsto para 22 de agosto, o curso teórico-prático terá duração de 18 meses. A seleção dos candidatos ocorre dia 12, na FOP, localizada na Avenida Limeira, 901, Piracicaba-SP. Outras informações pelo telefone 3412-5277.

Imecc abre inscrições para curso de Estatística no Ensino Fundamental

Até 12 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de extensão Estatística no Ensino Fundamental promovido pelo Imecc através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são professores do ensino médio e magistério, coordenadores pedagógicos e alunos de licenciatura. O curso será ministrado em 27 de agosto (sábado), das 8h30 às 17h30, no Imecc. Durante a aula serão abordados: noções de estatística, pesquisa, levantamento e tabulação de amostra. Construção e interpretação de gráficos de diferentes tipos, resolução de problemas relacionados. Mais informações pelo telefone 3788-5937 ou pelo e-mail extensao em ime.unicamp.br

Cotil abre inscrições para curso de Enfermagem do Trabalho

Até 12 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de especialização Enfermagem do Trabalho promovido pelo Colégio Técnico de Limeira (Cotil), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são técnicos de enfermagem e graduandos que estejam no segundo semestre do terceiro ano de enfermagem. O objetivo da especialização é atender às necessidades da qualidade da saúde dos trabalhadores, tanto no âmbito público como privado. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19 horas às 22h10 e aos sábados, das 8 às 13 horas, no Cotil, em Limeira. Mais informações pelo telefone 19-3404-7282 ou e-mail qualiesp em unicamp.br

Serviço Social do HC abre inscrições para
curso de Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar

O Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) em conjunto com a Disciplina de Medicina Interna e o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promovem, dia 12 de agosto, das 8 às 17 horas, no Salão Nobre da FCM, o IX Curso para Cuidadores Informais. Durante o evento será lançada a 2ª reedição do livro "Orientações para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar" (Editora da Unicamp), de autoria de vários especialistas da área da saúde. Mais informações pelo telefone http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4664/NUH_4664.html

Extecamp abre inscrições para curso de Saúde Mental

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) abre inscrições, até 12 de agosto, para o curso Saúde Mental no Hospital Geral. O curso terá início em 16 de agosto e irá até dezembro de 2005. Destina-se a estudantes e profissionais da área de saúde que queiram se aprofundar em conhecimentos de saúde mental aplicáveis a situações clínicas encontradas em um hospital geral e em outros serviços gerais de saúde. Mais informações e inscrições pelo telefone 19-3788-4646.

Instituto de Artes abre inscrições para Curso de Vídeo

O Instituto de Artes (IA), através de sua Secretaria de Extensão está com inscrições abertas até 12 de agosto para o curso de extensão xConcepção e Realização em Vídeox. O curso é interdisciplinar (56 horas), e direcionado a profissionais de nível médio, tanto da área de humanas, como de exatas. Tem o objetivo de instrumentizar o aluno para realização de vídeo, utilizando recursos de imagem e linguagem televisiva em gravações externas e internas, além de elaboração de roteiro, direção, produção e edição. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h45 às 22h30, de 18 de agosto a 22 de setembro, no IA. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646 ou e-mail extecamp em extecamp.unicamp.br.

Projeto da Unicamp abre inscrições para curso gratuito de folclore

Uma equipe de importantes especialistas em folclore ministra, entre 22 e 27 de agosto, aulas no curso de extensão "Introdução ao Folclore: Conceito e Metodologia de Pesquisa", promovido pelo Projeto Folclore da Unicamp. Entre os convidados estão o pró-reitor de extensão da instituição, Mohamed Habib, e os professores Ivan Vilella (Unesp), Eliane Moura (IFCH), Cascia Frade (Uerj), Avelino Bezerra (Casa do Lago), Carlos Rodrigues Brandão (IFCH) e o maestro Jansen Grininger. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de agosto na página da Escola de Extensão (Extecamp) http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=ART-0029&of=006. O coordenador do projeto, Avelino Bezerra, informou a possibilidade de prorrogar as inscrições até o primeiro dia de aula.

Inova recebe trabalhos para Projeto C4P

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) está elaborando o Caderno de Propostas de Projetos de Pesquisa para Parceria (C4P). A idéia é que a publicação seja um veículo facilitador na busca de projetos colaborativos de pesquisa com empresas e órgãos públicos. As propostas, que não devem ultrapassar duas páginas, podem ser enviadas, até 15 de agosto pelo formulário eletrônico (http://www.inova.unicamp.br/c4p/num_autores.php). O projeto deve ter como autor principal um professor/pesquisador da Unicamp. O C4P será lançado dia 19. Mais informações pelos telefones 19-3788-5205 ou 3788-5201. Mais informações no site http://www.inova.unicamp.br/c4p/index.php

Imecc abre inscrições para curso
de Metodologia para Melhoria de Processos

Até 15 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de especialização – modalidade extensão xMetodologia para Melhoria de Processos – Formação Black Beltx promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são profissionais de empresas e organizações que atuam ou pretendem atuar como consultores internos junto a equipes envolvidas com melhoria de produtos, processos e sistemas. A especialização visa a formar especialistas em métodos para melhoria de produtos, processos e sistemas (Black Belt). As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, de 15 de agosto de 2005 a 10 de novembro de 2006, no Imecc. Mais informações pelo telefone (19) 3788-5937 (Rossane) ou e-mail extensão em ime.unicamp.br.

FEEC realiza Semana de Engenharia Elétrica

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) realiza, de 22 a 26 de agosto, a IX edição da Semana de Engenharia Elétrica (SEE-2005) "O Futuro em uma Semana". As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto, no endereço eletrônico http://www.jr3e.fee.unicamp.br/semana/2005/insc.htm

FEQ abre inscrições para curso
de Formação de Gestores Centrais de Atendimento

Até 23 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de especialização – modalidade extensão “Formação de Gestores de Centrais de Atendimento”, promovido pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são profissionais com interesse em aperfeiçoar-se na área. O objetivo do curso é capacitar o aluno para gerenciar centrais de atendimento. As aulas serão ministradas as quartas-feiras, das 19 às 22h10 horas, de 31 de agosto de 2005 a 31 de maio de 2006, na FEQ. Mais informações pelo telefone 3788-3911 (Osmar) ou e-mail extensão em feq.unicamp.br.

FEC recebe inscrições para curso
Tecnologias em Saneamento Ambiental I: Conceitos e Sistemas

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), através de sua Secretaria de Extensão recebe até 31 de agosto as inscrições para o curso de extensão "Tecnologias em Saneamento Ambiental I: Conceitos e Sistemas". O público-alvo são técnicos e administradores envolvidos com a área de saneamento e meio ambiente. O curso (30 horas)tem a finalidade de avaliar o conhecimento em tecnologias de saneamento. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h45, de 6 a 29 de setembro de 2005, na FEC. Mais informações pelo telefone 19-3788-2336.

Feagri abre inscrições para curso
de Análise e Projeto de Sistemas de Controle

Até 1o de setembro estão abertas as inscrições para o curso de extensão xAnálise e Projeto de Sistemas de Controlex, promovido pela Faculdade de Engenharia Agrícola, através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são profissionais de nível superior formados em engenharia e tecnologia nas áreas agrícola, elétrica, computação, mecânica, mecatrônica e afins. A disciplina tem por objetivo apresentar as principais características de sistemas de controle e aplicar métodos de projeto e análise de desempenho de controladores de processos industriais. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de 10 de setembro a 8 de outubro de 2005, na Feagri. Mais informações pelo telefone 3788-1088 (Rita de Cássia) ou e-mail extensão em agr.unicamp.br.

UPA

A Unicamp já definiu os dias 2 e 3 de setembro para a realização do evento Universidade de Portas Abertas (UPA). Em dois dias a Universidade pretende receber alunos do ensino médio e fundamental de pelo menos seis estados. No ano passado, visitaram a Unicamp aproximadamente 35 mil estudantes de 473 escolas públicas e privadas. As inscrições das escolas já podem ser feitas por meio do site do evento, que já está no ar http://www.sae.unicamp.br/upa/inscricao.html.

FCM recebe inscrições para curso de Unidade Coronária

Até 9 de setembro estão abertas as inscrições para o curso de especialização - modalidade de extensão Unidade Coronária, promovido pelo Departamento de Clínica Médica em colaboração com os demais departamentos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A especialização é voltada a graduados em medicina, tendo por objetivo preparar especialistas em unidade coronária, visando a suprir a imensa falta de cursos na área, já que não contamos com esse tipo de especialização na região de Campinas, apesar do grande número de unidades coronárias. Mais informações http://www.fcm.unicamp.br/pop_up/jul05/disc_cardio_curso_2006.htm

Workshop Brasil-Japão recebe trabalhos até 15 de setembro

A inscrição de trabalhos para participar do III Workshop Brasil-Japão "Energia , Meio-ambiente e Desenvolvimento Sustentável", evento promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 15 de setembro, no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/insc2005.php#5. A abertura do encontro está prevista para 23 de setembro. Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/BrasilJapao3/progjb3.htm. Outras pelo telefone 19-37884759.

Desenvolvimento Sustentável

As inscrições de trabalhos para participação no encontro “Ciência e Tecnologia na América Latina – A Universidade como Promotora do Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais (Cori), podem ser feitas, até 15 de setembro, por meio do formulário eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/CT/insc2005.php. O evento será realizado dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Outras informações pelo telefone 19-3788-4700. 

FEQ abre inscrições para curso
de Gerenciamento da Logística e Supply Chain

Até 22 de setembro estão abertas as inscrições para o curso de extensão xGerenciamento da Logística e Supply Chainx, promovido pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são profissionais da área de suprimentos, previsão de demanda, controle de estoques, armazenagem, transportes, distribuição e áreas comerciais e financeiras. O objetivo do curso é atualizar e formar profissionais envolvidos em suprimentos, previsão de demanda, controle de estoques, armazenagem, transportes, distribuição e áreas comerciais e financeira. As aulas serão ministradas às segundas e quartas feiras, das 19 às 23 horas, de 3 de outubro a 14 de dezembro de 2005, na FEQ. Mais informações pelo telefone 3788-3911 (Osmar) ou e-mail extensão em feq.unicamp.br.

Imecc abre inscrições para curso
de de Metodologia Seis Sigma - Formação Green Belt

Estão abertas as inscrições até 26 de setembro para o curso de extensão Metodologia Seis Sigma – Formação Green Belt promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são técnicos, engenheiros e profissionais que pretendem trabalhar em grupos de melhoria de processos. O objetivo do curso é formar pessoas na Metodologia Seis Sigma para atuar em melhoria de processos e produtos em organizações envolvidas com melhoria de produtos, processos e sistemas. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, nos dias 26 a 30 de setembro e 24 a 28 de outubro de 2005, no Imecc. Mais informações pelo telefone (19) 3788-5937 (Rossane) ou e-mail extensão em ime.unicamp.br.

IC abre inscrições para cursos de informática

O Instituto de Computação (IC) recebe, até 7 de outubro, inscrições para os cursos “Bancos de Dados Relacionais” e “Redes de Computadores” (modalidade extensão). São direcionados para profissionais que atuam em informática e que queiram aprofundar seus conhecimentos na área de orientação a objetos e Internet. Mais informações pelo telefone 19-3788-5883.

FCM recebe inscrições para curso de avaliação psicológica

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove no dia 7 de outubro, das 8h30, às 17h30, no salão nobre da FCM, o curso de difusão (modalidade de extensão) “Avaliação Psicológica Hoje”, destinado a psicólogos que atuam na área clínica. Sob a coordenação da psicóloga Maria Adélia Jorge Mac Fadden, professora doutora do Departamento de Psicologia e Psiquiatria Médica (FCM), o curso tem por finalidade discutir, avaliar e fornecer as novas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), no que refere ao uso de testes psicológicos, principalmente os utilizados no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). O curso é pago e as inscrições podem ser feitas na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) pelos telefone 19-3788-4646.

Slaca

Os interessados em participar do 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento (http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8). O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/

---
CONCURSOS
---

Faculdade de Educação Física

A Unicamp está com inscrições abertas até 12 de agosto à seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função docente, na parte especial, pelo período de dois anos, nível MS-3, em regime RTP. É na área de Educação Física e Esportes para pessoas portadoras de deficiência, da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições podem ser feitas na secretaria da FEF, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 13/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P165342005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6603 (Maria Elisabeth Malagodi).

Faculdade de Educação Física

A Unicamp está com inscrições abertas até 12 de agosto à seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função docente, na parte especial, pelo período de dois anos, nível MS-3, em regime RTP. É na área de Pedagogia do Movimento, da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria da unidade. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da FEF, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 13/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P165402005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6603 (Maria Elisabeth Malagodi).

Faculdade de Educação Física

A Unicamp está com inscrições abertas até 12 de agosto à seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função docente, na parte especial, pelo período de dois anos, nível MS-3, em regime RTP. É na área de Ciência do Treinamento Desportivo e Performance Humana e na área de Bases Biomecânicas da Performance Humana: Postura e Locomoção, da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria da FEF. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao diretor da unidade, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 13/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P164932005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6603 (Maria Elisabeth Malagodi).

Instituto de Biologia

A Unicamp está com inscrições abertas até 12 de agosto para um concurso de livre-docência. É na área de Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal, do Instituto de Biologia (IB). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na seção de Recursos Humanos do IB. São candidatos graduados em curso superior, portadores de título de doutor, conferido há pelo menos três anos antes da data da inscrição. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 13/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/07P169312005.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-6357 (Maria Conceição Romero).

Faculdade de Engenharia Química

A Unicamp está com inscrições abertas até 12 de agosto ao Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de 01 cargo de professor doutor, em RTP. É na área de Processos de Separação de Equilíbrio, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da unidade. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao chefe do Departamento de Termofluidodinâmica da FEQ, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 13/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/18P278792004.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-3912 (Mariza).

Faculdade de Educação Física

A Unicamp está com inscrições abertas até 15 de agosto à seleção pública de provas e títulos para preenchimento de uma função docente, na parte especial, pelo período de dois anos, nível MS-3, em regime RTP. É na área de A Ginástica na Educação Motora e na área de Pedagogia das Atividades Desportivas, da Faculdade de Educação Física (FEF). As inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria da FEF. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14/7, ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/23P166172005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6603 (Maria Elisabeth Malagodi).

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp está com inscrições abertas até 15 de agosto ao concurso público de provas e títulos, para provimento de um cargo de professor doutor, nível MS-3 em RTP. É na área de Mobilidade Espacial e Ambiente, do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria da unidade. As solicitações devem ser encaminhadas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P151882005.pdf. Mais informações pelo telefone 19-3788-1581 (Maria Stella Mendes).

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 16 de agosto ao concurso para provimento de um cargo de professor doutor, nível MS-3 em RTP. É na área de Álgebra, do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria do Imecc. São candidatos portadores do título de doutor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da Unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhada dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P127332005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-5923 (Silvana).

Instituto de Geociências

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Teorias da Ciência e Tecnologia, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49632005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Instituto de Geociências

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História das Ciências, do Departamento Geociências Aplicadas ao Ensino do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49682005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área Materiais Dentários, do Departamento Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65062005.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64872005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Bioestatística do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65272005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Prótese Parcial Removível do Departamento Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64892005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Embriologia do Departamento Morfologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65262005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Engenharia de Alimentos

A Unicamp estará com inscrições abertas até 19 de setembro, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Operações de Transferência de Massa, do Departamento Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 17/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P183062002.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4099 (Paulo).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de dois cargos de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138832005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205(Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Semiologia Clínica, do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138812005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205(Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 17 de outubro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6 em RTP. É na área de Odontopediatria, do Departamento de Odontologia Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Universidade (sala 14), Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 15/7 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P138802005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia).

---
AGENDE-SE
---

Dia 11

Palestra Magistral no IFCH

“Mundos fantásticos e realidade social no mundo da antigüidade tardia: A história de Apolonio rey de Tiro” é o tema da aula magistral que o professor Dionísio Pérez Sánchez, da Faculdade de Geografía e História (Universidade de Salamanca) profere, dia 11 de agosto, às 15h30, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Mais informações pelo telefone 19-3788-4750.

História e Historiografia da
Educação Argentina em debate na FE

O professor Adrián Ascolani, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina) discute, dia 11, das 14 às 17h30, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE), o tema “História e Historiografia da Educação Argentina: principais problemas e abordagens”. O encontro tem a organização do Grupo de Memória da unidade. Mais informações pelo e-mail eventofe em unicamp.br.

Dia 12

Professor Edson Tomaz recebe prêmio

A cerimônia de entrega do Prêmio de Incentivo ao Ensino de Graduação ao professor Edson Tomaz, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) será realizada no dia 12, às 14 horas, no auditório da FEQ (bloco D). Mais informações pelo telefone 19-3788-3900 ou e-mail vargas em feq.unicamp.br

Fórum Permanente de Empreendedorismo

"(In) viabilizando empresas" é o tema do Fórum Permanente de Empreendedorismo. O evento será realizado dia 12, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen13.php#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen13.php#3. Mais informações pelo telefone 19-3788-1046 ou e-mail christiane.pires em gmail.com

Unicamp abre inscrições para vagas remanescentes

As inscrições on-line serão feitas entre 12 e 26 de agosto na página da Comissão Permanente para os Vestibulares. A taxa de inscrição é de R$80. Mais detalhes em http://www.comvest.unicamp.br/vr/vr2006/vr.html

Cuidadores informais

O Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) em conjunto com a Disciplina de Medicina Interna e o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promovem, dia 12 de agosto, das 8 às 17 horas, no Salão Nobre da FCM, o IX Curso para Cuidadores Informais. Durante o evento será lançada a 2ª reedição do livro "Orientações para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar" (Editora da Unicamp), de autoria de vários especialistas da área da saúde. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4664/NUH_4664.html

Professora do IA dirige "As Troianas" no Teatro de Arte e Ofício

O Grupo Ar Cênico apresenta, dia 13 de agosto, às 21 horas, no Teatro de Arte e Ofício (TAO), com direção da professora do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Marília Baiana, o espetáculo de dança-teatro “As Troianas”(livre adaptação do texto de Eurípedes). O Teatro de Arte e Ofício fica localizado na Rua Conselheiro Antonio Prado, 561, bairro da Vila Nova, em Campinas. Outras informações pelo telefone 19-3241-7217.

Dia 17

Fórum Permanente de Desafios do Magistério

O Fórum Permanente de Desafios do Magistério "Mídia Impressa e Educação" será realizado dia 17, das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/magis8.php#ins. O evento, organizado pela Faculdade de Educação (FE), Cooperativa Educacional Acorde e pela Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), é apoiado pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/magis8.php#3. Outras informações pelo e-mail acorde em rac.com.br.

Fernando de Tacca expõe "Diários Portenhos" na Galeria de Arte

O professor Fernando de Tacca, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, inicia no próximo dia 17, a partir das 12h30, na Galeria de Arte Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n), sua exposição de fotografias intitulada Diários Portenhos. O trabalho será mostrado até 2 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com entrada franca. Indicado pela Unicamp para assumir a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade de Buenos Aires (UBA), Fernando de Tacca realizou uma série de impressões sobre a cultura portenha, que gerou artigos e ensaios fotográficos. Outras informações pelos telefones 19-3788-7453 ou 3788-6561.

Dia 19

Professor do IFCH participa de
mesa-redonda na Prefeitura Municipal de Campinas

O professor Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) participa, dia 19, da mesa-redonda “As modificações do mundo do trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores”. O encontro, que acontece às 19h30, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, é parte da II Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Campinas intitulada “Trabalhar sim, adoecer não”. Mais informações pelos telefones 19-3735-0184 ou 3272-1292.

Dia 22

FEQ realiza Semana de Engenharia Química

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) realiza, de 22 a 26 de agosto, a Semana de Engenharia Química (SEQ) "Domine seu mercado". O encontro tem como objetivo colocar os alunos em contato com o mercado de trabalho e com as novidades da área. Confira a página do evento http://www.seq.com.br/. Outras informações pelo telefones 19-3788-3979, 3288-0645 (Rafael) ou e-mail seq em propeq.com.

FEEC realiza Semana de Engenharia Elétrica

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) realiza, de 22 a 26 de agosto, a IX edição da Semana de Engenharia Elétrica (SEE-2005) “O Futuro em uma Semana”. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto, no endereço http://www.jr3e.fee.unicamp.br/semana/2005/insc.htm. A abertura oficial do evento acontece às 9 horas, no Centro de Convenções. O evento, organizado por alunos de graduação e pós-graduação da FEEC, conta com palestras, mini-cursos, debates, além de visitas a empresas e a centros de pesquisa de tecnologia. No encontro também haverá exposição de pôsteres e apresentação de trabalhos de iniciação científica e pós-graduação. A SEE-2005 é uma iniciativa conjunta do Capítulo de Estudantes da EDS na Unicamp, Ramo Estudantil do IEEE, Centro Acadêmico Bernardo Sayão e 3E Empresa Júnior. Outras informações pelo telefone 19-3788-3843 ou na página do evento http://www.jr3e.fee.unicamp.br/semana/2005/

Dia 23

Fórum Permanente de Arte e Cultura

O Fórum Permanente de Arte e Cultura "Museus: Espaços de Educação, Cultura e Memória" será realizado dia 23, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/artes16.php#ins. O evento, organizado pelo Centro de Memória da Unicamp (CMU) é apoiado pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/artes16.php#3. Outras informações pelo telefone 19-3289-3441 ou e-mail cmemoria em unicamp.br.

Dia 24

Fórum de ATUs e ATDs

O Fórum de Assistentes Técnicos de Unidade (ATUs) e Assistentes Técnicos de Direção (ATDs) será realizado, dia 24 de agosto, das 9 às 11 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) reúne sistematicamente profissionais com o intuito de trocar e atualizar informações sobre a dinâmica das atividades nas unidades e dar visibilidade aos projetos em andamento na Universidade. Os próximos encontros acontecem nos dias 28 de setembro e 16 de novembro, no mesmo local e horário. Outras informações pelo telefone 19-3788 4704.

Dia 29

Comvest abre inscrições para Vestibular 2006

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre as inscrições para o Vestibular Unicamp 2006 no dia 29 de agosto de 2005. Os candidatos poderão inscrever-se até dia 7 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página da Comvest na Internet http://www.comvest.unicamp.br/. O calendário completo foi definido em conjunto com as outras universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UfsCar, PUC-Campinas e PUC-SP. O objetivo é fazer com que as datas não coincidam para facilitar o acesso de candidatos que prestam mais de um processo seletivo. Criação de um curso novo na Unicamp, ampliação do número de vagas e de cidades onde são realizadas as provas. Essas são algumas das novidades do Vestibular Unicamp 2006. No ano passado o Vestibular Unicamp teve recorde de inscritos, com quase 54 mil candidatos. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4108/NUH_4108.html

Encontro de Pós-graduação no IFCH

O I Encontro de Pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) acontece dias 29,30 e 31 de agosto, a partir das 9 horas, nos Auditórios I e II da unidade. Mais informações pelo telefone 19-3788-1685.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l