Programação da Unicamp – 16 de dezembro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Dez 15 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 16 de dezembro de 2005

Casa do Professor Visitante sedia lançamento
de catálogo e exposição de Mário Bueno

O lançamento do catálogo do artista Mário Bueno acontece nesta sexta-feira (16), às 16h30, na Casa do professor visitante (CPV). No evento estarão expostas obras do artista pertencentes ao Acervo da Unicamp. A mostra pode ser visitada até 24 de fevereiro, das 10 às 18 horas, na CPV. A organização é da Galeria de Arte Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-2809.

Jorge de Lima

A mostra "Trabalhos de um poeta: Jorge de Lima" fica até esta sexta-feira (16), no Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae). Mais informações pelo e-mail fleao em iel.unicamp.br

Mobilidade funcional – IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). As inscrições podem ser feitas até 16 de dezembro, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na seção de Recursos Humanos da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

Técnicos em Administração – Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp recebe currículos para a participação na seleção de duas vagas na função de Técnico em Administração, para atuar na Divisão de Enfermagem.Trata-se de contratação por tempo determinado até o prazo de máximo de dois anos, conforme art. 443 § 1º e 2º e 445 da CLT. A função será preenchida sob o Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo variar para os períodos diurno, noturno, misto na forma de revezamento ou escala de serviços. A entrega de currículo (e documentos exigidos) deverá ser feita até esta sexta-feira (16), das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30, no Serviço de Recursos Humanos do Caism, à Rua Alexander Fleming, 101 – Cidade Universitária “ Zeferino Vaz” - Barão Geraldo – Campinas. Conheça o edital (formato PDF) em http://www.dgrh.unicamp.br/concursos/ed_caism.pdf

Técnico em Administração – Cemeq

O Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) da Unicamp recebe currículos para a participação no Processo Seletivo para a função de Técnico em Administração, para atuar na Área Administrativa. Processo destina-se ao preenchimento de uma vaga na função de Técnico em Administração, através de contratação por prazo determinado até o prazo de máximo de dois anos, conforme art. 443 § 1º e 2º e 445 da CLT. A função será preenchida sob o Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo variar para os períodos diurno, noturno, misto na forma de revezamento ou escala de serviços. A entrega de currículo (e demais documentos exigidos) deverá ser feita até esta sexta-feira  (16), das 9 às 15 horas, na Secretaria do Cemeq, à Rua Josué de Castro, 50 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Barão Geraldo – Campinas. Conheça o edital (formato PDF) em http://www.dgrh.unicamp.br/concursos/ed_cemeq.pdf

---
EM ANDAMENTO
---

Laboratório de Pesquisas Escultóricas
realiza exposição na Casa do Lago

O Laboratório de Pesquisas Escultóricas (Lape) do Instituto de Artes (IA) realiza, até dia 23, no Espaço Cultural Casa do Lago, a exposição “Arte contemporânea: uma ilustre desconhecida”. A mostra tem como curador Marco do Valle, professor do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA). O Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp). Mais informações pelo telefone 19-3788-7017.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Cori recebe propostas para
Cátedras Ibero-americanas

A Unicamp, através da Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori) da Unicamp, torna pública a seleção de quatro propostas de plano de atividades para o Programa Cátedra Ibero-Americana Unicamp - Universidades Espanholas e para o Programa Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidad de Buenos Aires (UBA). O Programa, com duração de quatro meses, inclui para cada proposta selecionada o oferecimento de disciplina de graduação ou pós-graduação, a realização de uma palestra magistral e o desenvolvimento de atividades de pesquisa em conjunto. Cada candidato poderá participar com apenas uma proposta para as Universidades Espanholas, que deverá ser encaminhada à Cori até 15 de março 2006. A chamada está disponível no site da Cori (http://www.cori.unicamp.br/). As propostas deverão ser encaminhadas à Cori por via eletrônica mediante o e-mail ana em reitoria.unicamp.br

---
EM DIA
---

Governador Geraldo Alckmin vista HES pela primeira vez

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitou pela primeira vez as instalações do Hospital Estadual de Sumaré. Acompanhado do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, e do diretor-superintendente, Lair Zambon, percorreu o primeiro e o segundo andares do hospital. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1217/NP_1217.html

Jovem cientista reflete qualidade da Unicamp, diz reitor

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, recebeu em Brasília o diploma da categoria Mérito Institucional do 21º Prêmio Jovem Cientista. A Unicamp foi a instituição com maior número de pesquisas com mérito científico inscritas no concurso: 24 trabalhos num total de 181. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1214/NP_1214.html

Encerramento administrativo da Funcamp

Confira a programação de encerramento administrativo e contábil para o exercício 2005 (data limite para solicitações férias, pedidos de importação em geral, freqüência, contratação, etc) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-33.html)

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia Mecânica

“Metodologia de geração de mapas de qualidade com aplicação na seleção e otimização de estratégias de produção” (mestrado). Candidato: José Sérgio de Araújo Cavalcante Filho. Orientador: professor Denis José Schiozer. Dia 16 de dezembro, às 9 horas, no auditório (bloco K) da FEM.

Faculdade de Engenharia Agrícola

"Relação de índices epectrais de vegetação com a produtividade da cana-de-açúcar e atributos edáficos" (mestrado). Candidato: Fernando Aparecido Benvenutti. Orientador: professor Mara de Andrade Marinho Weill. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, no Anfiteatro da Feagri.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

“Calibração de examinadores para o exame epidemiológico da cárie dentária: uma avaliação mediante diferentes limiares de diagnóstico” (doutorado). Candidata: Andréa Videira Assaf. Orientador: professor Marcelo de Castro Meneghim. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, na FOP.

Instituto de Artes

“Almeida Prado: estudos para piano, aspectos técnico-interpretativos” (mestrado). Candidato: Carlos Alberto Silva Yansen. Orientador: professor Aci Taveira Meyer. Dia 16 de dezembro, às 15 horas, na sala 2 do IA.

Instituto de Biologia

“Inibição da proliferação de células tumorais humanas expostas aos adutos de baylis-hillman” (doutorado). Candidata: Luciana Konecny Kohn. Orientador: professor João Ernesto de Carvalho. Dia 16 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses (prédio da Pós-graduação) do IB.

“Resistência à leprose e à mancha marrom de alternaria em citros: caracterização de híbridos, herança, mapeamento genético e expressão gênica” (doutorado). Candidata: Marinês Bastianel. Orientador: professor Marcos Antonio Machado. Dia 16 de dezembro, às 13h30, na sala de defesa de teses do IB.

Instituto de Economia

“Ecologizando o agrário - a questão ambiental na origem das transformações em áreas rurais: o caso do sudoeste paranaense” (doutorado). Candidato: Humberto Miranda do Nascimento. Orientador: professor Ademar Ribeiro Romeiro. Dia 16 de dezembro, às 9 horas, na sala IE-23 (pavilhão de Pós-Graduação) do IE.

“Princípios econômicos aplicados à tecnologia da informação: uma análise sobre a indústria brasileira de software de gestão integrada - ERP” (mestrado). Candidato: Erivaldo Costa Vieira. Orientador: professor José Maria Ferreira Jardim da Silveira. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23 (pavilhão de Pós-graduação) do IE.

“Desenvolvimento regional em crise: políticas econômicas liberais e restrições à intervenção estatal no Brasil dos anos 90” (doutorado). Candidato: Aristides Monteiro Neto. Orientador: professor Wilson Cano. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23 (pavilhão de Pós-graduação) do IE.

“Cerveja, produção e consumo: a Companhia Antártica Paulista - 1891-1920” (mestrado). Candidato: Rodrigo Semenichin. Orientador: professor José Jobson de Andrade Arruda. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23 (pavilhão de Pós-graduação) do IE.

Instituto de Estudos da Linguagem

“A guerra na língua: as representações do 11 de setembro na mídia e no discurso oficial” (doutorado). Candidato: Raimundo Ruberval Ferreira. Orientador: professor Kanavillil Rajagopalan. Dia 16 de dezembro, às 13h30, na sala de defesa de teses do IEL.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

“Fiat Justitia: os advogados e a prática da justiça em Minas Gerais - 1750-1808” (doutorado). Candidato: Álvaro de Araújo Antunes. Orientadora: professora Leila Mezan Algranti. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses (prédio da Pós-graduação) do IFCH.

“Cristóforo e a romanização do inferno verde: as propostas de D. Macedo Costa para a civilização da Amazônia - 1860-1890” (doutorado). Candidata: Karla Denise Martins. Orientador: professor Leandro Karnal. Dia 16 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses (prédio da Pós-graduação) do IFCH.

Instituto de Física Gleb Wataghin

"Estudo estrutural do espaço físico" (mestrado). Candidato: Willian Amorin Garcia. Orientador: professor Daniel Wisnivesky. Dia 16 de dezembro, às 10 horas, no auditório da Pós-graduação do IFGW.

“Contraste na microscopia fototérmica de dispositivos microeletrônicos através do uso de diferentes comprimentos de onda do feixe de prova” (doutorado). Candidata: Laura Ramos de Freitas. Orientador: professor Antonio Manoel Mansanares. Dia 16 de dezembro, às 14 horas, no auditório da Pós-graduação do IFGW.

---
INSCRIÇÕES
---

Curso Alternativo Social 

O Curso Alternativo Social (CAS), ministrado por alunos da Unicamp, abre inscrições ao processo seletivo 2006. Podem ser feitas no dia 17 de dezembro e nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2006, na Universidade Paulista (Unip), ou pelo site http://www.casvestibular.hpgvip.com.br/. Com 120 vagas, as mensalidades custam R$10. Outras informações pelo telefone 19-9667-2907.

Curso Machado de Assis 

O Cursinho Popular "Machado de Assis", iniciativa autônoma dos estudantes da Unicamp, recebe inscrições para 2006. Podem ser feitas no endereço http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/. Trata-se de um curso gratuito, voltado para a população de baixa renda. Confira o site do Machado de Assis na página eletrônica http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/

Concurso de monografias do IFCH

A Comissão de Publicações do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) estará com inscrições abertas, até 20 de dezembro, ao XIII Concurso de Monografias. Podem participar monografias de graduação defendidas durante o ano de 2004, nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Filosofia, História e Sociologia. As inscrições podem ser feitas no Setor de Publicações do IFCH. Os trabalhos devem ser apresentados em espaço 1,5 ou 2, em cinco vias. Em envelope à parte, o inscrito deve colocar nome completo, endereço, telefone e e-mail para contato. O resultado será divulgado em março de 2006. Mais informações pelo e-mail morewa em unicamp.br

Pedagogia do esporte escolar - FEF

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 1 de janeiro, inscrições para o curso de especialização (modalidade de extensão) “Pedagogia do Esporte Escolar”. O curso, com 380 horas é voltado para professores de Educação Física, Pedagogos e áreas afins. Tem como objetivo discutir o esporte educacional sob a ótica de um arcabouço teórico, levando em conta a realidade de ensino do educador e do educando. Outras informações pelo telefone 19-3788-6618.

Gestão de estoques, movimentação e armazenagem de materiais - FEC

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Gestão de Estoques, Movimentação e Armazenagem de Materiais”, promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt). O público-alvo é de profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, a partir de 2 de fevereiro de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

Atividades aquáticas - FEF

A Secretaria de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de especialização“Atividades Aquáticas”. O curso é voltado pra professores de Educação Física e áreas afins. Tem como objetivo preparar profissionais com consciência científica de teoria e prática em atividades aquáticas e oferecer oportunidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos na área. As aulas serão ministradas a partir de 4 de março, na FEF. Outras informações pelo telefone 19-37886614.

Custos logísticos - FEC

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 3 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Custos Logísticos”. Promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt), o curso (30 horas) é voltado a profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 22 horas, de 31 de janeiro a 14 de abril de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

Marketing na engenharia de qualidade - FEM

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), por meio de sua Secretaria de Extensão recebe, a partir de 10 de janeiro, inscrições para o curso de extensão Marketing na Engenharia de Qualidade. O curso é aberto a profissionais de nível superior de todas as áreas. Tem o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos de administração do setor de marketing de uma empresa e estabelecer as relações desse setor com o de engenharia de qualidade. As aulas serão ministras das às terças-feiras, das 19 às 22h15, de 7 de março a 9 de maio de 2006, na FEM. Mais informações pelo telefone (19) 3788-3159.

Atividade física e qualidade de vida – FEF

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 23 de janeiro até 17 de março, inscrições para os cursos de especialização (modalidade de extensão) “Atividade Física e Qualidade de Vida” e “Gestão de Qualidade de Vida na Empresa”. Mais informações pelo telefone (19) 3788-6603 ou e-mail eElisabeth em fef.unicamp.br 

Princípios de administração para engenheiros – IC

A Secretaria de Extensão do Instituto de Computação (IC) recebe, até 27 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Princípios de Administração para Engenheiros”. É indicado para profissionais que atuam em informática e que buscam aprofundar seus conhecimentos na área de orientação a objetos e internet.  As aulas serão ministradas por docentes do Instituto de Economia (IE), aos sábados, das 9 às 18 horas, no IC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-5883 ou e-mail: sec-ext em ic.unicamp.br 

Ginástica Geral - FEF 

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 8 de janeiro até 28 de fevereiro, inscrições para o curso de especialização (modalidade de extensão) “Ginástica Geral”. A especialização é aberta a professores de educação física. Mais informações pelo telefone (19) 3788-6614 ou e-mail mmoraes em fef.unicamp.br
---
AGENDE-SE
---

Dia 17

Riscos e virtudes do patrimônio de Campinas
é tema de debate no Centro Cultural Evolução

A professora Maria Tereza Duarte Paes Luchiari, do Instituto de Geociências (IG), discute no dia 17, às 17 horas, no Centro Cultural Evolução, “A valorização do patrimônio cultural em Campinas: riscos e virtudes". O evento, denominado "Café Geográfico", será precedido por um recital de contrabaixo e piano com Tibô Delor e Rafaël dos Santos. No programa, obras de Liszt, Mozart, Mahler e Chopin. O Centro Cultural Evolução fica na Rua Regente Feijó, 1087, em Campinas. O evento é gratuito. Outras informações pelo telefone 19-8133-8479.

Lançamento

O Teatro da Memória de Giulio Camillo é o título da publicação que o professor Milton José de Almeida, da Faculdade de Educação (FE), lança no dia 17, das 11 às 14 horas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O evento é parte das comemorações dos dez anos da Ateliê Editorial. Mais informações pelo telefone 19- 3788-5565.

Dia 19

Oficina Cultural Regional

O secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, abre oficialmente em São Paulo, na segunda-feira (19), às 9h30, a 1ª Teleconferência sobre Formação Cultural. O evento, que reúne diversos profissionais, será transmitido via satélite para 12 municípios do interior e litoral do Estado, onde estão situadas as Oficinas Culturais. Na Unicamp, o encontro poderá ser acompanhado a partir das 9h30, no auditório 1 do Centro de Convenções. Na programação estão previstas palestras sobre gestão cultural, artes visuais, cinema, vídeo, teatro, circo, cultura popular, patrimônio imaterial, literatura, dança, fotografia e debates com o público. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 19 3788-1736, inclusive no dia do evento. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-38.html

Dia 20

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga no dia 20, a relação de aprovados na primeira fase. Mais http://www.comvest.unicamp.br/vest2006/calend2006.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l