Programação da Unicamp – 14 de dezembro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Dez 13 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 14 de dezembro de 2005

Workshop "Todos Nós"

A equipe do projeto “Todos Nós” realiza nesta quarta-feira (14), a partir das 9 horas, na Biblioteca Central (BC), o “Workshop Todos Nós - Unicamp acessível". No evento, além do lançamento de um livro com os resultados da primeira oficina participativa do projeto, haverá também a mostra "Nossos Caminhos Inclusivos”. A equipe do Projeto “Todos Nós” é formada por pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp. Também conta com a colaboração de profissionais nas áreas de pedagogia, artes visuais e jornalismo. O projeto é apoiado pelo Programa de Educação Especial Proesp/Capes. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-37.html. Mais informações na página eletrônica http://www.todosnos.unicamp.br/.

Márcio Pochmann profere palestra em simpósio internacional

O professor Márcio Pochmann (Instituto de Economia-IE) profere nesta quarta-feira (14), das 15 às 17 horas, no Simpósio Internacional Brasil-Europa: Experiências de Educação Inclusiva, evento a ser realizado na cidade de Uberlândia-MG, a palestra "Educação e Inclusão social no Brasil: atlas da exclusão social". Direcionado para pesquisadores, professores, acadêmicos e gestores envolvidos com o tema da inclusão escolar, além de pessoas da comunidade interessadas na questão, o evento prossegue até o dia 16, com tradução simultânea e intérpretes da Língua de Sinais Brasileira (Libras).

Cotil recebe currículos para
contratação de enfermeiros

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil) recebe, até esta quarta-feira (14), currículos para contratação de enfermeiros e enfermeiras (estágio e aulas), em jornada de 20 horas semanais, com disponibilidade para os períodos da manhã e/ou tarde e, eventualmente aos sábados, para substituição de licença saúde. Os interessados devem entregar os currículos das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, na seção de protocolo da unidade (Av. Cônego Manoel Alves, 129 – Jd. Nova Itália – Limeira-SP). Outras informações pelo e-mail rfiori em cotil.unicamp.br

---
EM ANDAMENTO
---

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
EM DIA
---

Jovem cientista reflete qualidade da Unicamp, diz reitor

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, recebeu em Brasília o diploma da categoria Mérito Institucional do 21º Prêmio Jovem Cientista. A Unicamp foi a instituição com maior número de pesquisas com mérito científico inscritas no concurso: 24 trabalhos num total de 181. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1214/NP_1214.html

Grupo cria movimento de ação social voluntário

Um grupo de funcionários da Unicamp lançou o Movimento de Ação Social (MASV). Pretende-se ajudar 60 crianças, de 0 a 14 anos, abandonadas ou retiradas das ruas e assistidas por uma entidade social de Campinas. A meta é oferecer um kit-natal a cada criança, contendo material escolar (mochila, estojo, cadernos, lápis, canetas, borracha e aprontador, entre outros), além de roupas, calçados, roupas íntimas, chinelos e brinquedos em bom estado de conservação). O MASV espalhou caixas pelos campus e faz a arrecadação até 15 de dezembro. O material escolar é para uso no ano que vem. O MASV inclui servidores de diversas unidades da Unicamp e tem à frente os funcionários José Targino da Silva (RH-HC) e José Rodrigues Oliveira (Sifem/FEM). O e-mail masv em ig.com.br pode ser usado para contato com o grupo.

Encerramento administrativo da Funcamp

Confira a programação de encerramento administrativo e contábil para o exercício 2005 (data limite para solicitações férias, pedidos de importação em geral, freqüência, contratação, etc) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-33.html)

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.

---
TESES
---

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Produção e caracterização de micropartícluas obtidas por spray drying e coacervação complexa e seu uso para alimentação de larvas de peixes” (doutorado). Candidata: Izabela Dutra Alvim. Orientador: professor Carlos Raimundo Ferreira Grosso. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na sala 14 da FEA.

“Desacidificação de óleos de babaçu e de algodão por extração líquido-líquido” (doutorado). Candidata: Érika Coelho D Anton Reipert. Orientador: professor Antonio José de Almeida Meirelles. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

Faculdade de Educação Física

“A reorganização da formação profissional em Educação Física no Brasil: aspectos históricos significativos” (doutorado). Candidata: Margareth Anderáos. Orientador: professor João Batista Andreotti Gomes Tojal. Dia 14 de dezembro, às 10 horas, na sala de aula 8 da FEF.

Instituto de Biologia

“Movimentos multiarticulados reversos em sujeitos saudáveis e portadores da doença de Parkson" (doutorado). Candidata: Luciane Aparecida Pascucci Sande. Orientador; professor Gil Lúcio Almeida. Dia 14 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses (prédio da Pós-graduação) do IB.

Instituto de Estudos da Linguagem

“Sujeito nulo e morfologia verbal no português falado por três comunidades do interior da Bahia” (doutorado). Candidata: Norma Lúcia Fernandes de Almeida. Orientadora: professora Charlotte Marie Chambelland Galves. Dia 14 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

“Poesia e alteridade: a outra margem marioandradina” (doutorado). Candidata: Adna Cândido de Paula. Orientadora: professora Suzi Frankl Sperber. Dia 14 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

“Poeta do Lápis: A trajetória de Ângelo Agostini no Brasil Imperial São Paulo e Rio de Janeiro 1864-1888” (mestrado). Candidato: Marcelo Balaban. Orientador: professor Sidney Chalhoub. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses (prédio da Pós-graduação) do IFCH.

"Reprodução da força de trabalho no Sul de Minas - século XIX - no contexto de uma formação econômica não-exportadora" (doutorado). Candidato: Isaias Pascoal. Orientador: professor Rubem Murilo Leão Rego. Dia 14 de dezembro, às 14 horas, na sala 2 (prédio da Graduação) do IFCH.

---
MOBILIDADE FUNCIONAL
---

Técnico em Administração – IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). As inscrições podem ser feitas, até 16 de dezembro, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na seção de Recursos Humanos da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

---
INSCRIÇÕES
---

Curso Alternativo Social abre inscrições ao processo seletivo 2006

O Curso Alternativo Social (CAS), ministrado por alunos da Unicamp, abre inscrições ao processo seletivo 2006. Podem ser feitas no dia 17 de dezembro e nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2006, na Universidade Paulista (Unip), ou pelo site http://www.casvestibular.hpgvip.com.br/. Com 120 vagas, as mensalidades custam R$10. Outras informações pelo telefone 19-9667-2907.

Curso Machado de Assis site e recebe inscrições para 2006

O Cursinho Popular "Machado de Assis", iniciativa autônoma dos estudantes da Unicamp, recebe inscrições para 2006. Podem ser feitas no endereço http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/. Trata-se de um curso gratuito, voltado para a população de baixa renda. Confira o site do Machado de Assis na página eletrônica http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/

FEF abre inscrições para curso de pedagogia do esporte escolar

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 1 de janeiro, inscrições para o curso de especialização (modalidade de extensão) “Pedagogia do Esporte Escolar”. O curso, com 380 horas é voltado para professores de Educação Física, Pedagogos e áreas afins. Tem como objetivo discutir o esporte educacional sob a ótica de um arcabouço teórico, levando em conta a realidade de ensino do educador e do educando. Outras informações pelo telefone 19-3788-6618.

FEC abre inscrições para curso de gestão de estoques,
movimentação e armazenagem de materiais

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Gestão de Estoques, Movimentação e Armazenagem de Materiais”, promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt). O público-alvo é de profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, a partir de 2 de fevereiro de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

FEF abre inscrições para curso de atividades aquáticas

A Secretaria de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de especialização“Atividades Aquáticas”. O curso é voltado pra professores de Educação Física e áreas afins. Tem como objetivo preparar profissionais com consciência científica de teoria e prática em atividades aquáticas e oferecer oportunidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos na área. As aulas serão ministradas a partir de 4 de março, na FEF. Outras informações pelo telefone 19-37886614.

FEC abre inscrições para curso de custos logísticos

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 3 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Custos Logísticos”. Promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt), o curso (30 horas) é voltado a profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 22 horas, de 31 de janeiro a 14 de abril de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

FEM abre inscrições para curso de marketing na engenharia de qualidade

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), por meio de sua Secretaria de Extensão recebe, a partir de 10 de janeiro, inscrições para o curso de extensão Marketing na Engenharia de Qualidade. O curso é aberto a profissionais de nível superior de todas as áreas. Tem o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos de administração do setor de marketing de uma empresa e estabelecer as relações desse setor com o de engenharia de qualidade. As aulas serão ministras das às terças-feiras, das 19 às 22h15, de 7 de março a 9 de maio de 2006, na FEM. Mais informações pelo telefone (19) 3788-3159.

---
AGENDE-SE
---

Dia 15

Gestão ambiental em debate na Unicamp

A reunião “Proposta para Metodologia de Implementação de Gestão Ambiental na Unicamp” está marcada para esta quinta-feira (15), das 9 às 11 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O objetivo é iniciar uma discussão mais  ampla sobre uma proposta de Gestão Ambiental no âmbito da Universidade. Participam do encontro José Tadeu Jorge (reitor da Unicamp), Fernando Ferreira Costa (vice-reitor) e Fernando Santos Coelho (presidente do Grupo Gestor de Resíduos). Outras informações pelo telefone 19-37884785.

Gastrocentro inaugura memorial científico

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) inaugura nesta quinta-feira (15), às 10h30, no Anfiteatro Masao Fujimaki, o Memorial Científico Gastrocentro. O Gastrocentro fica na Rua Carlos Chagas, 420, campus da Unicamp. Mais informações pelos telefones 19-3289-1383 ou 3788-8563.

Arquivistas espanhóis visitam
Sistema de Arquivos da Unicamp

Jerdi Serchs e Laura Ureña, arquivistas do Arquivo Municipal de Barcelona, Espanha, visitam a Unicamp na quinta-feira (15), onde passarão o dia. Serão recepcionados, pela manhã, por funcionários do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq). A programação inclui uma visita ao setor de Expedição, Protocolo e Arquivo da Administração e, depois, ao setor de Expedição do Gabinete do Reitor, para conhecer o Sistema Informatizado de Gerenciamento de Documentos. No período vespertino, está prevista uma visita aos sistemas informatizados de gestão e preservação de documentos da Unicamp e demais ferramentas. A vinda à Universidade cumpre um termo de cooperação técnica assinado pela Prefeitura Municipal de Campinas e pela Prefeitura de Barcelona. Os arquivistas ministram uma palestra às 14 horas, no Centro de Computação (CCUEC), sobre “A gestão do documento no Arquivo Municipal de Barcelona e o Sistema AIDA (Administração Integral de Documentos e Arquivos)”.

Unibanda faz apresentação beneficente na DGA

A Unibanda faz uma apresentação beneficente no dia 15, às 12 horas, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), seguida por uma encenação, às 14 horas, da peça O soldado e a florista, para crianças da pré-escola (Emei) e do Prodecad. Os eventos são parte de uma ação social coordenada pelo Movimento de Ação Social (MASV), formado por um grupo de funcionários da Unicamp, que tem como objetivo ajudar 60 crianças, de 0 a 14 anos, abandonadas ou retiradas das ruas e assistidas por uma entidade social de Campinas. A entrada: mochilas, estojos, cadernos, lápis, canetas, borracha e apontador, além de roupas, calçados, roupas íntimas, chinelos e brinquedos em bom estado de conservação, que serão utilizados para oferecer um kit-natal escolar às crianças. Outras informações pelo e-mail masv em ig.com.br

Ciclos Temporais

A Mostra TGI “Ciclos Temporais” prossegue no dia 15, às 19 horas, no Teatro de Arena do Ciclo Básico (CB). No evento, Cíntia Toma Kawahara, do Instituto de Artes (IA), encena a peça "Flor Campuru”. Outras informações pelo telefone 19-3289-4924.

Dia 16

Casa do Professor Visitante sedia lançamento
de catálogo e exposição de Mário Bueno

O lançamento do catálogo do artista Mário Bueno acontece no dia 16, às 16h30, na Casa do professor visitante (CPV). No evento estarão expostas obras do artista pertencentes ao Acervo da Unicamp. A mostra pode ser visitada até 24 de fevereiro, das 10 às 18 horas, na CPV. A organização é da Galeria de Arte Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-2809.

Dia 17

Riscos e virtudes do patrimônio de Campinas
é tema de debate no Centro Cultural Evolução

A professora Maria Tereza Duarte Paes Luchiari, do Instituto de Geociências (IG), discute no dia 17, às 17 horas, no Centro Cultural Evolução, “A valorização do patrimônio cultural em Campinas: riscos e virtudes". O evento, denominado "Café Geográfico", será precedido por um recital de contrabaixo e piano com Tibô Delor e Rafaël dos Santos. No programa, obras de Liszt, Mozart, Mahler e Chopin. O Centro Cultural Evolução fica na Rua Regente Feijó, 1087, em Campinas. O evento é gratuito. Outras informações pelo telefone 19-8133-8479.

Lançamento

O Teatro da Memória de Giulio Camillo é o título da publicação que o professor Milton José de Almeida, da Faculdade de Educação (FE), lança no dia 17, das 11 às 14 horas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O evento é parte das comemorações dos dez anos da Ateliê Editorial. Mais informações pelo telefone 19- 3788-5565

Dia 20

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga no dia 20, a relação de aprovados na primeira fase. Mais http://www.comvest.unicamp.br/vest2006/calend2006.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l