Programação da Unicamp – 7 de dezembro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Dez 6 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 7 de dezembro de 2005

Faculdade de Engenharia Civil sedia
fórum da indústria de revestimento cerâmico

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) sedia, nesta quarta-feira (7), das 9 às 12 horas, em seu miniauditório (sala CA-14), a 2a reunião do Fórum Interinstitucional Permanente da Indústria de Revestimento Cerâmico de Santa Gertrudes. Participam representantes de instituições de trabalhadores, de empregadores, do governo e da Universidade. Outras informações pelo e-mail beth em fec.unicamp.br.

Saneamento e ambiente

O II Seminário de Acompanhamento de Pesquisa em Saneamento e Ambiente (Sapsa), evento promovido pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), prossegue até esta quarta-feira (7), no auditório da unidade (prédio azul). Confira a programação no endereço http://www.fec.unicamp.br/~sapsa05/. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_5478/NUH_5478.html

---
EM ANDAMENTO
---
Fisicsae

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, até 9 de dezembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 14 horas, e as quintas, das 18 às 19 horas, o evento Fisicsae que, na linha dos eventos que o SAE realiza para a comunidade da universidade, estará aberto ao público no pátio do Ciclo Básico II. A cada semana um novo conjunto de experimentos didáticos e demonstrações audiovisuais de física básica será apresentado por monitores. Mais informações pelo telefone 19-3788-2451. Mais http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/FISICSAE.htm

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
EM DIA
---
Erney Camargo faz balanço de sua gestão no CNPq

“Recuperamos a credibilidade do CNPq”, disse hoje Erney Camargo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Erney participou na Unicamp da abertura do "Fórum de Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Redes de Cooperação". Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1208/NP_1208.html
Transistor para rede óptica rende prêmio para docente

O professor Evandro Conforti, da FEEC, ficou em terceira lugar no “Prêmio Werner Von Siemens de Inovação Tecnológica”. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2005/ju311pag3b.html

Grupo cria movimento de ação social voluntário

Um grupo de funcionários da Unicamp lançou o Movimento de Ação Social (MASV). Pretende-se ajudar 60 crianças, de 0 a 14 anos, abandonadas ou retiradas das ruas e assistidas por uma entidade social de Campinas. A meta é oferecer um kit-natal a cada criança, contendo material escolar (mochila, estojo, cadernos, lápis, canetas, borracha e aprontador, entre outros), além de roupas, calçados, roupas íntimas, chinelos e brinquedos em bom estado de conservação). O MASV espalhou caixas pelos campus e faz a arrecadação até 15 de dezembro. O material escolar é para uso no ano que vem. O MASV inclui servidores de diversas unidades da Unicamp e tem à frente os funcionários José Targino da Silva (RH-HC) e José Rodrigues Oliveira (Sifem/FEM). O e-mail masv em ig.com.br pode ser usado para contato com o grupo.

Encerramento administrativo da Funcamp

Confira a programação de encerramento administrativo e contábil para o exercício 2005 (data limite para solicitações férias, pedidos de importação em geral, freqüência, contratação, etc) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-33.html)

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.

---
TESES
---

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

"Avaliações eletrognatográficas e eletromiográficas computadorizadas em pacientes submetidos à terapia com aparelhos oclusais planos e reabilitados com prótese totais duplas com variação na dimensão vertical de oclusão" (doutorado). Candidato: Henrique Casselli. Orientador: professor Wilkens Aurélio Buarque e Silva. Dia 7 de dezembro, às 8h30, na FOP.

"Avaliação dos registros dos contatos oclusais obtidos com auxílio da associação do papel carbono com o sistema computadorizado t-scan II" (doutorado). Candidato: Claúdio Wilson Lima Ferro Cabral. Orientador: professor Frederico Andrade e Silva. Dia 7 de dezembro, às 14 horas, na FOP.

"Desgaste em trilhos rodoviários, um estado teórico" (mestrado). Candidata: Paula Semprebone da Silva. Orientador: professor Cássio Eduardo Lima de Paiva. Dia 7 de dezembro, às 13 horas, na Sala de Defesas de Teses da FEC.

Instituto de Química

"Reação de arilação de Heck Regio e estereosseletiva da 3-desidroprolina com sais de arildiazônio. Aplicação na síntese total de análogos neuroexcitatórios do ácido acromélico" (doutorado). Candidata: Kezia Peixoto da Silva. Orientador: professor Carlos Roque Duarte Correia. Dia 7 de dezembro, às 14 horas, no miniauditório do IQ.

---
MOBILIDADE FUNCIONAL
---

Técnico em Administração – IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). As inscrições podem ser feitas de 12 a 16 de dezembro, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na seção de Recursos Humanos da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

---
INSCRIÇÕES
---

Curso Alternativo Social abre inscrições ao processo seletivo 2006

O Curso Alternativo Social (CAS), ministrado por alunos da Unicamp, está com inscrições abertas ao processo seletivo 2006. Podem ser feitas nos dias 10 e 17 de dezembro, e nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2006, na Universidade Paulista (Unip), ou por meio do site http://www.casvestibular.hpgvip.com.br/. Com 120 vagas, as mensalidades custam R$10. Outras informações pelo telefone 19-9667-2907.

Curso Machado de Assis site e recebe inscrições para 2006

O Cursinho Popular "Machado de Assis", iniciativa autônoma dos estudantes da Unicamp, recebe inscrições para 2006. Podem ser feitas no endereço http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/. Trata-se de um curso gratuito, voltado para a população de baixa renda. Confira o site do Machado de Assis na página eletrônica http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/
FCM recebe inscrições para curso de fisioterapia neonatal

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização – modalidade de extensão “Fisioterapia Neonatal – Abordagem em UTI, Berçário e Ambulatório”. Com duas mil horas, é indicado para profissionais fisioterapeutas que atuam na área neonatal. As aulas serão ministradas por docentes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), às segundas e sextas-feiras, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na FCM. Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Outras informações pelo telefone 19-3788-4646.

FCM recebe inscrições para curso de fisioterapia cardiorrespiratória

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização (modalidade de extensão) “Fisioterapia cardiorrespiratória”. Voltado para profissionais fisioterapeutas, tem como objetivo capacitar o especializando a avaliar, definir e caracterizar doenças do aparelho respiratório e cardíaco, bem como selecionar os recursos terapêuticos a serem aplicados, avaliando o quadro funcional específico, seguindo a evolução dos doentes, com visão frente ao prognóstico fisioterapêutico e orientação familiar. A especialização terá duas turmas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (turma 1), e das 13h30 às 18h30 (turma 2). Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Outras informações pelo telefone 19-3788-4646. 

FCM recebe inscrições para curso de fisioterapia respiratória

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização (modalidade extensão) “Fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva de adultos”. É voltado a profissionais fisioterapeutas. A especialização será realizada a partir de 1 de março de 2006, de segunda a domingo. Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.
FEF abre inscrições para curso de pedagogia do esporte escolar

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, apartir de 1 de janeiro, inscrições para o curso de especialização –modalidade de extensão “Pedagogia do Esporte Escolar”. O curso, com 380 horas, é voltado a professores de educação física, pedagogos e áreas afins. Tem como objetivo discutir o esporte educacional sob a ótica de um arcabouço teórico, levando em conta a realidade de ensino do educador e do educando. Outras informações pelo telefone 19-3788-6618.

FEC abre inscrições para curso de gestão de estoques,
movimentação e armazenagem de materiais

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Gestão de Estoques, Movimentação e Armazenagem de Materiais”, promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt). O público-alvo é de profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, a partir de 2 de fevereiro de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

FEF abre inscrições para curso de atividades aquáticas

A Secretaria de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de especialização“Atividades Aquáticas”. O curso é voltado pra professores de Educação Física e áreas afins. Tem como objetivo preparar profissionais com consciência científica de teoria e prática em atividades aquáticas e oferecer oportunidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos na área. As aulas serão ministradas a partir de 4 de março, na FEF. Outras informações pelo telefone 19-37886614.

FEC abre inscrições para curso de custos logísticos

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 3 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Custos Logísticos”. Promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt), o curso (30 horas) é voltado a profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 22 horas, de 31 de janeiro a 14 de abril de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

FEM abre inscrições para curso de marketing na engenharia de qualidade

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), por meio de sua Secretaria de Extensão recebe, a partir de 10 de janeiro, inscrições para o curso de extensão Marketing na Engenharia de Qualidade. O curso é aberto a profissionais de nível superior de todas as áreas. Tem o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos de administração do setor de marketing de uma empresa e estabelecer as relações desse setor com o de engenharia de qualidade. As aulas serão ministras das às terças-feiras, das 19 às 22h15, de 7 de março a 9 de maio de 2006, na FEM. Mais informações pelo telefone (19) 3788-3159.

---
AGENDE-SE
---

Dia 10

Obra interativa de Jônatas
Manzolli estréia em festival francês

A obra “Rabiscos para multi-percussão, piano e imagens interativas” criação de Jônatas Manzolli, professor de composição do Departamento de Música e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) terá a sua estréia mundial no dia 10, no festival Rugissants em Grenoble na França. Trata-se de uma obra inédita que faz uso de recursos sonoros e audio-visuais como a utilização de uma grande gama de instrumentos de percussão, piano e processos sonoros controlados pelo computador através do programa “Rabisco” desenvolvido pelo Prof. Manzolli e alunos pesquisadores do NICS.

Dia 11

Orquestra Infanto-juvenil
é atração na Casa do Lago

A Orquestra Infanto-Juvenil (OIJ), vinculada ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural Nidic, encerra no dia 11, às 20 horas, na Praça Carlos Gomes, sob regência da maestrina Sandra Gebran, a temporada de concertos de 2005. No programa, obras dos compositores brasileiros Milton Nascimento, Pixinguinha e Mahle. O concerto, com entrada franca, terá uma sessão dedicada especialmente ao Natal, com participação do Coral Os Canarinhos da Terra. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_5449/NUH_5449.html

Cotuca realiza provas no domingo

O Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca (http://www.cotuca.unicamp.br/), da Unicamp, realiza no domingo (11), as provas para o seu vestibular 2006. Participam 6.276 inscritos. Os exames estão marcados para as 9 horas. Os inscritos devem comparecer aos locais indicados com uma hora de antecedência (8 horas), munidos do documento original de identificação informado na inscrição, lápis, caneta esferográfica azul ou preta, régua e borracha. Às 8h50 os acessos aos prédios serão fechados e a prova terá início. Não serão admitidos retardatários em hipótese nenhuma. As provas terão duração de três horas e acontecem no campus da Unicamp em Barão Geraldo. Confira os locais http://www.cotuca.unicamp.br/exame/predios.asp. Com o número de inscrição os candidatos podem conhecer, na mesma página do Cotuca, a sala e a posição da cadeira.

Dia 12

Unicamp recebe Jovem Cientista

A Unicamp foi a vencedora na categoria Mérito Institucional do 21º Prêmio Jovem Cientista, um dos prêmios brasileiros mais importantes de incentivo à pesquisa científica no país.  A entrega da premiação ocorre no dia 12, às 15h30, no Palácio do Planalto. Leia mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2005/ju309pag02.html

Departamento de Medicina Preventiva
da FCM comemora 40 anos com palestras,
homenagens e lançamento de livros

O Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) comemora no dia 12, a partir das 14 horas, no Salão Nobre da FCM, com conferências palestras e homenagens, os 40 anos da unidade. O professor Miguel Ignácio Tobar Acosta (fundador do DMPS) e o professor Everardo Duarte Nunes, participam do evento. Às 15 horas, Reinaldo Guimarães, vice-presidente e coordenador de Ciência e Tecnologia da Fiocruz, discute o tema “Ciência, tecnologia e saúde: o papel da Saúde Coletiva”. No evento também serão lançados, às 16h30, os livros: “Antropologia e Saúde”, de Ana Maria Canesqui; “Perfil do Câncer de Próstata no Estado de São Paulo”, de Djalma de Carvalho Moreira Filho; “Saúde Coletiva e Promoção à Saúde”, de Sérgio de Carvalho; “Análise Institucional”, de Solange L´Abbate e “Clínica Ampliada e Atenção Primária”, do doutorando Gustavo Tenório Cunha. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.

Dia 13

Warwick Estevam Kerr recebe Honoris Causa

A sessão solene de outorga do título de professor emérito ao professor doutor Warwick Estevam Kerr acontece na segunda-feira (13), às 10 horas, na sala do Conselho Universitário (Consu). Kerr foi o primeiro diretor científico da Fapesp (1962-1964), presidente da SBPC (1969-1973) e por dois mandatos dirigiu a Sociedade Brasileira de Genética. O título foi indicado pelo Departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia (IB), como forma de reconhecimento público por sua destacada atuação científica e contribuição valiosa à Genética no Brasil.

Ciclos Temporais

A Mostra TGI “Ciclos Temporais” acontece nos dias 13 e 15, sempre às 19 horas, no Teatro de Arena do Ciclo Básico (CB). No evento, Débora Pena e Cíntia Toma Kawahara, do Instituto de Artes (IA), apresentam as peças “A Virada num Caminho Pulsante” e Flor Campuru”. Mais informações pelo telefone 19-3289-4924.

Dia 14

Workshop "Todos Nós"

A equipe do projeto “Todos Nós” realiza no dia 14, a partir das 9 horas, na Biblioteca Central (BC), o “Workshop Todos Nós - Unicamp acessível". No evento, além do lançamento de um livro com os resultados da primeira oficina participativa do projeto, haverá também a mostra "Nossos Caminhos Inclusivos”. A equipe do Projeto “Todos Nós” é formada por pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp. Também conta com a colaboração de profissionais nas áreas de pedagogia, artes visuais e jornalismo. O projeto é apoiado pelo Programa de Educação Especial PROESP/CAPES. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-37.html. Mais informações na página eletrônica http://www.todosnos.unicamp.br/

Márcio Pochmann profere
palestra em simpósio internacional 

O professor Márcio Pochmann (Instituto de Economia da Unicamp) profere, dia 14, das 15 às 17 horas, no Simpósio Internacional Brasil-Europa: Experiências de Educação Inclusiva, a palestra "Educação e Inclusão social no Brasil: atlas da exclusão social". Direcionado para pesquisadores, professores, acadêmicos e gestores envolvidos com o tema da inclusão escolar, além de pessoas da comunidade interessadas na questão, o evento prossegue até o dia 16, com tradução simultânea e intérpretes da Língua de Sinais Brasileira (Libras). As inscrições podem ser feitas, até 14 de dezembro, no endereço eletrônico http://www.sibe.ufu.br/. Outras informações pelo e-mail dirco em ufu.br

Dia 20

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga no dia 20, a relação de aprovados na primeira fase. Mais http://www.comvest.unicamp.br/vest2006/calend2006.html

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l