Programação da Unicamp – 2 de dezembro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Dez 1 00:00:00 BRST 2005


Programação da Unicamp – 2 de dezembro de 2005

Ulrich Brehme ministra palestra na Feagri

"Novas tecnologias para monitoramento do bem-estar de bovinos" é o tema da palestra que o professor Ulrich Brehme, do Institute of Agricultural Engineering Bornim (Alemanha), ministra nesta sexta-feira (2), às 10 horas, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Mais informações pelo e-mail rosangela em agr.unicamp.br

XI Festival de Coisas da FEF

Como parte da programação do I Congresso de Ciência do Desporto, evento organizado pela Faculdade de Educação Física (FEF), nesta sexta-feira (2), às 12h30 e às 19h30, no Ginásio da FEF, acontece o “XI Festival de Coisas da FEF”, com apresentações de ginástica, dança, circo e outras formas de expressão corporal. O evento prossegue no sábado (3), às 12h30 e às 17 horas. Mais informações pelo telefone 19-3788-6618.

O Caso Akwan é tema de palestra no IC

O professor Nivio Ziviani (Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG) ministra nesta sexta-feira (2), às 14 horas, no Instituto de Computação (sala IC-1), a palestra “A geração de riqueza a partir da universidade: O caso da Akwan”. O encontro é parte da série de seminários de Pós-graduação da unidade. Mais informações pelo e-mail rdahab em ic.unicamp.br.

Palestra na FE

O professor Jean-Claude Regnier (Université La Lumiére) ministra, nesta sexta-feira (2), às 10 horas, no Mini-auditório da Biblioteca da Faculdade de Educação (FE), uma palestra sobre intercâmbio para estudantes. Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.

FEF organiza Congresso de Ciência do Desporto

A Faculdade de Educação Física (FEF) organiza nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), no Centro de Convenções, o Congresso de Ciência do Desporto. Confira a programação http://www.fef.unicamp.br/ccd/programacao.htm e a página do evento http://www.fef.unicamp.br/ccd/. Mais informações pelo e-mail frigo em fef.unicamp.br.

Alunos de artes cênicas apresentam espetáculos no IA

Alunos de artes cênicas do Instituto de Artes (IA) apresentam, em diversos horários, os espetáculos “Decameron”, “Ifigênia”, “Qio.Guem” “A Raposa, “O Monge e o Mikado dos Sonhos”, “Minha Criança” e “1132: Homem Caminhando Está...". As apresentações ocorrem nas salas A-3 e A-4 do Departamento de Artes Cênicas do IA. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-36.html.

Programador de Sistemas de Informação – Nepp

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) abre inscrições ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de programador de sistemas de informação. Podem ser feitas, até esta sexta-feira (2), na sala B-10 ou A-6 do NEPP. Confira o edital http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/. Mais informações pelo telefone 19-3788-2485 ou e-mail renata em nepp.unicamp.br.
---
EM ANDAMENTO
---

Fisicsae

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realizam, até 9 de dezembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 14 horas, e as quintas, das 18 às 19 horas, o evento Fisicsae que, na linha dos eventos que o SAE realiza para a comunidade da universidade, estará aberto ao público no pátio do Ciclo Básico II. A cada semana um novo conjunto de experimentos didáticos e demonstrações audiovisuais de física básica será apresentado por monitores. Mais informações pelo telefone 19-3788-2451. Mais http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/FISICSAE.htm

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

---
EM DIA
---

Ainda há espaço para a utopia? 

Grupo de estudos coordenado pelo professor Carlos Eduardo Ornelas Berriel, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, é o único do Brasil a investigar a utopia, gênero literário surgido no século XVI. Leia mais no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2005/ju310pag06.html

Hemocentro comemora 20 anos de assistência

Hoje o Hemocentro da Unicamp homenageia pacientes e doadores mais antigos. Solenidade será às 15h30, no auditório da FCM. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_750/ND_750.html
O Mário das crianças

Tese mostra a relação de Mário de Andrade com desenhos de crianças. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2005/ju310pag12.html
Grupo cria movimento de ação social voluntário

Um grupo de funcionários da Unicamp lançou o Movimento de Ação Social (MASV). Pretende-se ajudar 60 crianças, de 0 a 14 anos, abandonadas ou retiradas das ruas e assistidas por uma entidade social de Campinas. A meta é oferecer um kit-natal a cada criança, contendo material escolar (mochila, estojo, cadernos, lápis, canetas, borracha e aprontador, entre outros), além de roupas, calçados, roupas íntimas, chinelos e brinquedos em bom estado de conservação). O MASV espalhou caixas pelos campus e faz a arrecadação até 15 de dezembro. O material escolar é para uso no ano que vem. O MASV inclui servidores de diversas unidades da Unicamp e tem à frente os funcionários José Targino da Silva (RH-HC) e José Rodrigues Oliveira (Sifem/FEM). O e-mail masv em ig.com.br pode ser usado para contato com o grupo.

Encerramento administrativo da Funcamp

Confira a programação (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-33.html) de encerramento administrativo e contábil para o exercício 2005 (data limite para solicitações férias, pedidos de importação em geral, freqüência, contratação, etc) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). 

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

GAPC

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entidade sem fins lucrativos, oferece, gratuitamente, oficinas de Artes, medicamentos, alimentação, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para portadores de câncer. Além destes recursos o GAPC presta atendimento de serviço social, psicológico, orientação nutricional, tarapia com Reiki/Florais e terapia ocupacional em grupo. O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas, na rua Professor Luiz Rosa, 164, Botafogo. Outras informações pelo telefone 19-3235-1933.

---
TESES
---

Faculdade Ciências Médicas

“A acupuntura na reabilitação de mulheres após o tratamento cirúrgico do câncer de mama” (doutorado). Candidata: Michele Elisabete Rubio Alem. Orientadora: professora Maria Salete Costa Gurgel. Dia 2 de dezembro, às 14 horas, no anfiteatro do Caism.

Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

“Utilização de escória de alto-forno a carvão vegetal como adição no concreto” (mestrado). Candidato: Carlos José Massucato. Orientador: professor Vladimir Antonio Paulon. Dia 2 de dezembro, às 10 horas, na sala de defesa de teses da FEC.

Instituto de Economia

“Rendimento em serviços nos anos 90: o contraste entre funcionários públicos e privados” (mestrado). Candidata: Daniela Verzola Vaz. Orientador: professor Rodolfo Hoffmann. Dia 2 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses do IE.

“A cc5 no contexto da liberalização financeira e cambial da política econômica e do fluxo de capitais: Brasil 1990-2002” (mestrado). Candidato: João Dario Getúlio de Lima Júnior. Orientador: professor Paulo Roberto Davidoff das Chagas Cruz. Dia 2 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23 (Pavilhão de Pós-graduação) do IE.

Instituto de Química

“Determinação de parâmetros de qualidade da gasolina e estudo de contaminantes utilizando espectros no infravermelho próximo na fase vapor” (doutorado). Candidata: Eliane Rodrigues de Sousa. Orientador: professor Jarbas José Rodrigues Rohwedder. Dia 2 de dezembro, às 14 horas, na Sala F-10 do IQ.

---
MOBILIDADE FUNCIONAL
---

Técnico em Administração – IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições ao processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração (segmento médio). As inscrições podem ser feitas de 12 a 16 de dezembro, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na seção de Recursos Humanos da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

---
INSCRIÇÕES
---

Curso Alternativo Social abre inscrições ao processo seletivo 2006

O Curso Alternativo Social (CAS), ministrado por alunos da Unicamp, está com inscrições abertas ao processo seletivo 2006. Podem ser feitas nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, e nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2006, na Universidade Paulista (Unip), ou por meio do site http://www.casvestibular.hpgvip.com.br/. Com 120 vagas, as mensalidades custam R$10. Outras informações pelo telefone 19-9667-2907.

Curso Machado de Assis site e recebe inscrições para 2006

O Cursinho Popular "Machado de Assis", iniciativa autônoma dos estudantes da Unicamp, recebe inscrições para 2006. Podem ser feitas no endereço http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/. Trata-se de um curso gratuito, voltado para a população de baixa renda. Confira o site do Machado de Assis na página eletrônica http://www.cursinhomachadodeassis.blogspot.com/

FCM recebe inscrições para curso de Fisioterapia neonatal

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização – modalidade de extensão “Fisioterapia Neonatal – Abordagem em UTI, Berçário e Ambulatório”. O curso, com duas mil horas, é indicado para profissionais fisioterapeutas que atuam na área neonatal. As aulas serão ministradas por docentes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), às segundas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na FCM. Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

FCM recebe inscrições para curso de Fisioterapia cardiorrespiratória

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização (modalidade de extensão) “Fisioterapia cardiorrespiratória”. Voltado para profissionais fisioterapeutas, tem como objetivo capacitar o especializando a avaliar, definir e caracterizar doenças do aparelho respiratório e cardíaco, bem como selecionar os recursos terapêuticos a serem aplicados, avaliando o quadro funcional específico, seguindo a evolução dos doentes, com visão frente ao prognóstico fisioterapêutico e orientação familiar. A especialização terá duas turmas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (turma 1), e das 13h30 às 18h30 (turma 2). Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646. 

FCM recebe inscrições para curso de Fisioterapia respiratória

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), através da Escola de Extensão (Extecamp) recebe, a partir de 12 de dezembro, inscrições para o curso de especialização (modalidade extensão) “Fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva de adultos”. É voltado a profissionais fisioterapeutas. A especialização será realizada a partir de 1 de março de 2006, de segunda a domingo. Os candidatos serão submetidos à prova de seleção e entrevista. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.
FEF abre inscrições para curso de Pedagogia do Esporte Escolar

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, apartir de 1 de janeiro, inscrições para o curso de especialização –modalidade de extensão “Pedagogia do Esporte Escolar”. O curso, com 380 horas, é voltado a professores de educação física, pedagogos e áreas afins. Tem como objetivo discutir o esporte educacional sob a ótica de um arcabouço teórico, levando em conta a realidade de ensino do educador e do educando. Outras informações pelo telefone 19-3788-6618.

FEC abre inscrições para curso de gestão de estoques,
movimentação e armazenagem de materiais

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Gestão de Estoques, Movimentação e Armazenagem de Materiais”, promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt). O público-alvo é de profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, a partir de 2 de fevereiro de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

FEF abre inscrições para curso de atividades aquáticas

A Secretaria de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe, a partir de 2 de janeiro, inscrições para o curso de especialização“Atividades Aquáticas”. O curso é voltado pra professores de Educação Física e áreas afins. Tem como objetivo preparar profissionais com consciência científica de teoria e prática em atividades aquáticas e oferecer oportunidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos na área. As aulas serão ministradas a partir de 4 de março, na FEF. Outras informações pelo telefone 19-37886614.

FEC abre inscrições para curso de custos logísticos

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) recebe, a partir de 3 de janeiro, inscrições para o curso de extensão “Custos Logísticos”. Promovido pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte (Lalt), o curso (30 horas) é voltado a profissionais de nível superior que atuam em instituições e empresas públicas e privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 22 horas, de 31 de janeiro a 14 de abril de 2006, na FEC. Mais informações pelo telefone (19) 3788-2337.

FEM abre inscrições para curso de marketing na engenharia de qualidade

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), por meio de sua Secretaria de Extensão recebe, a partir de 10 de janeiro, inscrições para o curso de extensão Marketing na Engenharia de Qualidade. O curso é aberto a profissionais de nível superior de todas as áreas. Tem o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos de administração do setor de marketing de uma empresa e estabelecer as relações desse setor com o de engenharia de qualidade. As aulas serão ministras das às terças-feiras, das 19 às 22h15, de 7 de março a 9 de maio de 2006, na FEM. Mais informações pelo telefone (19) 3788-3159.

---
AGENDE-SE
---

Dia 3

Orquestra Infanto-juvenil encerra temporada com
apresentações na Casa do Lago e no Convivência

A Orquestra Infanto-Juvenil (OIJ), vinculada ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic), encerra dia 3, às 10h30, no Espaço Cultural Casa do Lago e no dia 11, às 20 horas, no Centro de Convivência de Campinas, sob regência da maestrina Sandra Gebran, a temporada de concertos de 2005. No programa, obras dos compositores brasileiros Milton Nascimento, Pixinguinha e Mahle. O concerto, com entrada franca, terá uma sessão dedicada especialmente ao Natal, com participação do Coral Os Canarinhos da Terra. A OIJ já se apresentou, além de Campinas, nas cidades de Birigui, Lins, Itatiba, Miracatu, Contagem, Curitiba, entre outras. Os concertos contam com a promoção da Prefeitura Municipal de Campinas. Mais informações pelo e-mail sgebran em unicamp.br

Dia 4

Vestibulinho 2006 do Cotil

As provas do Vestibulinho 2006 do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) serão realizadas no dia 4 de dezembro, nas cidades de Limeira, Campinas, Americana, Araras, Artur Nogueira, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D´Oeste e Valinhos. Outras informações pelo telefone 19-3404-7297.

Dia 5

Inova promove conferência na DGA

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) promove nos dias 5 e 6, das 8h30 às 18 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), a Conferência SEED – Empreendimentos em Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Econômico. O evento tem como objetivo promover o encontro entre pesquisadores e empreendedores em busca de capital semente, de  risco ou investimento estratégico e investidores (financeiros ou estratégicos) em busca de boas oportunidades de investimento. Outras informações pelo telefone 19- 3788-5902.  

FEC organiza seminário de saneamento e ambiente

O II Seminário de Acompanhamento de Pesquisa em Saneamento e Ambiente (Sapsa), evento promovido pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), acontece de 5 a 7, a partir das 9 horas, no auditório da unidade (prédio azul). Confira a programação no endereço http://www.fec.unicamp.br/~sapsa05/

Dia 6

Fórum de Inovação Tecnológica

O “Fórum de Inovação Tecnológica - Inclusão Social e Redes de Cooperação” será realizado no dia 6 de dezembro, a partir das 9h30, no anfiteatro da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (Rua Elis Regina, 131, campus da Unicamp, Campinas-SP). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no local, a partir das 8 horas. O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge, o  ministro de Estado da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende e o prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos, participam do evento. Mais informações na página eletrônica http://home.uniemp.org.br/forunsregionais/ ou pelos telefones 11-816-9023 e 3815-1505.

Unicamp, USP e Instituto Goethe organizam
simpósio internacional em São Paulo

O Simpósio internacional “A invenção do barroco – paradoxos visualizados de uma identidade inclusiva (Corporate Identity)”, fruto de parceria entre Unicamp, Usp e Instituto Goethe, acontece entre os dias 6 e 9, no Instituto Goethe (GI), em São Paulo (Rua Lisboa, 974, Pinheiros). O encontro será aberto às 18 horas. Às 18h30, o professor Jens Baumgarten, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), discute o tema “Conceitos do Barroco – um Barroco dos conceitos? Épocas e sistemas entre Europa e América Latina”. O evento, com entrada franca, é organizado pelos professores Jens Baumgarten, Claudia Valladão de Mattos e Marcos Tognon, todos da Unicamp. Adone Agnolin (USP) e Joachim Bernauer, Carminha Góngora e Margit Gropper, do Instituto Goethe (GI). Mais informações pelo telefone 11-3088-4288.

Dia 10

Obra interativa de Jônatas
Manzolli estréia em festival francês

A obra “Rabiscos para multi-percussão, piano e imagens interativas” criação de Jônatas Manzolli, professor de composição do Departamento de Música e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) terá a sua estréia mundial no dia 10, no festival Rugissants em Grenoble na França. Trata-se de uma obra inédita que faz uso de recursos sonoros e audio-visuais como a utilização de uma grande gama de instrumentos de percussão, piano e processos sonoros controlados pelo computador através do programa “Rabisco” desenvolvido pelo Prof. Manzolli e alunos pesquisadores do NICS.

Dia 14

Workshop "Todos Nós"

A equipe do projeto “Todos Nós” realiza no dia 14, a partir das 9 horas, na Biblioteca Central (BC), o “Workshop Todos Nós - Unicamp acessível". No evento, além do lançamento de um livro com os resultados da primeira oficina participativa do projeto, haverá também a mostra "Nossos Caminhos Inclusivos”. A equipe do Projeto “Todos Nós” é formada por pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp. Também conta com a colaboração de profissionais nas áreas de pedagogia, artes visuais e jornalismo. O projeto é apoiado pelo Programa de Educação Especial PROESP/CAPES. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-37.html. Mais informações na página eletrônica http://www.todosnos.unicamp.br/

Márcio Pochmann profere
palestra em simpósio internacional 

O professor Márcio Pochmann (Instituto de Economia da Unicamp) profere, dia 14, das 15 às 17 horas, no Simpósio Internacional Brasil-Europa: Experiências de Educação Inclusiva, a palestra "Educação e Inclusão social no Brasil: atlas da exclusão social". Direcionado para pesquisadores, professores, acadêmicos e gestores envolvidos com o tema da inclusão escolar, além de pessoas da comunidade interessadas na questão, o evento prossegue até o dia 16, com tradução simultânea e intérpretes da Língua de Sinais Brasileira (Libras). As inscrições podem ser feitas, até 14 de dezembro, no endereço eletrônico http://www.sibe.ufu.br/. Outras informações pelo e-mail dirco em ufu.br

(H.C.J.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l