Programação da Unicamp – 25 de fevereiro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Fev 24 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 25 de fevereiro de 2005

Novos alunos devem confirmar matrícula nesta sexta-feira 

Os convocados na primeira chamada do Vestibular 2005 da Unicamp, que realizaram matrícula no dia 15, devem confirmá-la, nesta sexta-feira (25), no campus da Unicamp. A confirmação de matrícula da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (http://www.fop.unicamp.br/portal/news.php?codnoticia=890) também ocorrerá, nesta sexta-feira, no Salão Nobre da unidade, em Piracicaba-SP. O início das aulas está previsto para 1º de março. Confira os locais em (http://www.comvest.unicamp.br/vest2005/F2/local_confirmacao.htm).

Pesquisador do Centro de Memória
profere palestra e expõe na Livraria Fnac

O Pesquisador do Centro de Memória (CMU), Amarildo Carnicel, autor do livro "O Fotógrafo Mário de Andrade (Editora Unicamp) profere, nesta sexta-feira (25), às 19 horas, na Livraria Fnac do Shoping D. Pedro (Entrada das Águas) a palestra "Baú de Imagens, um passeio pelo país por meio das fotos e das cartas de Mário de Andrade". Amarildo retomou o mesmo roteiro de fotografias que Mário de Andrade relatou no Nordeste do país em 1928 sobre arquitetura religiosa, costumes, tipos físicos entre outros, 60 anos depois. Algumas fotografias do trabalho do pesquisador ficarão expostas até 6 de março. Mais informações (mailto:comunicacao.campinas em fnac.com.br).

Cursos da FCM promovem Calourada 2005 com diversas atividades

A programação da Calourada 2005, promovida pelos cursos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que será realizada a partir desta sexta-feira (25) até 4 de março, oferecerá diversas atividades aos novos alunos, como palestras, gincanas, churrascos, pedágios, feiras de saúde, trotes solidários e recepções aos pais dos calouros. O curso de Medicina, através do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), fará na tarde do dia 25, uma recepção aos pais com aula inaugural do professor Luiz Barco, matemático da USP, que trabalhou durante 15 anos como colunista da revista Superinteressante e foi o idealizador da série "Arte e Matemática", exibida pela TV Cultura e também um tour no campus. Na segunda-feira, 28, serão feitas as apresentações aos calouros da Atlética e do Centro Acadêmico, além do Trote Solidário em favor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). No dia 01 terá uma palestra do Prof. Dr. Li Li Min, do Departamento de Neurologia sobre a Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia – ASPE, ong da qual é presidente e com a Profa. Dra. Nazira Mahayri, coordenadora executiva do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas-SP, sobre prevenção ao câncer. No dia 2 de março ocorrerá o famoso "pedágio", nas avenidas principais de Campinas. Essa atividade já é tradicional e faz parte do projeto de trote solidário da Unicamp. Ela permite uma maior integração entre alunos, além do seu valor simbólico como um ritual de passagem. No Largo do Rosário, no centro de Campinas, dia 03, pela manhã e à tarde, calouros e veteranos promoverão uma feira de saúde, com o propósito de fornecer à população serviços básicos de saúde e de conduzir campanhas de educação e conscientização. Na sexta-feira, 04 de março, haverá a aula magna dos alunos de Medicina. Outras informações pelo telefone 19-3788-8968, com Eduardo Vella. 

EM ANDAMENTO

Unicamp tem novo sistema
para alteração de matrículas

Uma iniciativa inovadora da Diretoria Acadêmica e Centro de Computação da Unicamp, torna mais eficaz o sistema de alterações de matrícula desta universidade. O novo serviço permite a alunos regulares de graduação e pós-graduação inserir seu pedido de alteração de matrícula por meio de qualquer computador conectado à Internet. Os professores também poderão autorizar estes pedidos pela internet, segundo Antonio Faggiani, diretor da Diretoria Acadêmica (DAC) da Universidade. Com o novo sistema, as vagas não serão mais atribuídas por ordem de chegada, e sim mediante análise e priorização de acordo com critérios estabelecidos na legislação vigente. Para interagir com o sistema, os alunos e os coordenadores de curso devem utilizar a mesma senha de acesso aos demais serviços acadêmicos. A gerente de sistemas do Centro de Computação da Unicamp, Izilda Morelli Pignataro da Silva, pede aos estudantes que esqueceram sua senha que providenciem uma nova, antes do prazo previsto para a matrícula e a alteração de matrícula do primeiro semestre de 2005. As solicitações poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro, por estudantes de graduação; e de 14 a 21 de março, por pós-graduandos. Caso não tenha acesso à internet em sua casa, estudante poderá utilizar um equipamento da Universidade, segundo Izilda. A mudança visa melhorar a qualidade de atendimento aos alunos, de acordo com Faggiani. Ele lembra que, a cada período letivo, 6 mil alunos são atendidos pela DAC para fazer alteração de matrícula. "Essa atividade é extremamente penosa para alunos, coordenadores de cursos e funcionários, além das filas enormes. Esperamos que a alteração de matrícula torne-se mais humana e mais justa na atribuição de vagas, elimine a tramitação de papéis e aumente a qualidade dos serviços prestados à comunidade universitária."

Literatura brasileira na BC

A Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) realiza, até dia 28, uma exposição de 17 livros raros e especiais pertencentes aos acervos de Sérgio Buarque de Holanda, Alexandre Eulálio, Paulo Duarte, entre outros. As obras reúnem alguns dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como: Rui Barbosa, Machado de Assis e Teixeira Coelho. São as primeiras edições do século XIX e início do século XX, em que estão representados diversos movimentos da literatura brasileira (parnasianismo, romantismo, realismo e pré-modernismo). A mostra pode ser vista no 3º piso da Biblioteca Central (BC), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468.

Exposição de holografia pode
ser visitada até o final de fevereiro

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dia 28, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 08. Leia mais em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3605/NUH_3605.html.

Feverestival

O 3º Feverestival, realizado todos os anos em Barão Geraldo, acontece, até 4 de março, em conjunto com os tradicionais cursos do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) e com o Grupo Barracão Teatro. O evento contará com cursos, wokshops, debates e espetáculos. Para se inscrever, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail feverestival_inscricoes em yahoo.com.br. A taxa dos cursos pode ser dividida em até duas parcelas (50% no ato da inscrição e 50% no primeiro dia do curso). Confira a relação dos cursos em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-12.html. Outras informações pelo e-mail feverestival em yahoo.com.br

Expressões Originárias no Espaço das Artes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, a exposição "Expressões originárias", do artista plástico e funcionário, Sérgio Paulo de Magalhães. A mostra, composta por 18 pinturas, inspiradas no cubismo, em várias dimensões, pode ser vista no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, até 18 de março, das 8h30 às 17h30, com entrada franca.
Técnica - Em suas obras o artista utilizou a técnica óleo/acrílica em tela e desenhos em carvão. Inspirado na frase "Uma imagem vale mais do que mil palavras" o artista pástico, que desde os nove anos demonstrou interesse pela arte, concebeu a exposição tentando criar um espaço aberto de volume, formas e cores para o infinito, sem nenhum limite imaginário. Sérgio trabalha como técnico de laboratório, no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da FCM. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

EM DIA 

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago abre sua programação cultural de 2005, prestando homenagem à mulher, através da Dança, Teatro, Cinema e artes plásticas. Confira a programação em http://www.preac.unicamp.br/casadolago/programacao.htm

Três candidatos se inscrevem para a sucessão de Brito Cruz

A Unicamp tem três candidatos à sucessão do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz. Os professores Antonio Celso Arruda (Faculdade de Engenharia Mecânica), Edson Moschim (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e José Tadeu Jorge (Faculdade de Engenharia Agrícola). Tadeu Jorge é o atual vice-reitor. Celso Arruda já foi diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Edson Moschim atua no Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da FEEC. Leia matéria no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju277pag03.html
Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS

Escola de Exrtensão - http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU - http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Ciências Médicas

"A implantação e implementação do SUS em Aracaju a partir do modelo técnico-assistencial saúde todo dia" (doutorado). Candidato: Rogério Carvalho Santos. Orientador: professor Emerson Elias Merhy. Dia 25 de fevereiro, às 10h30, no anfiteatro do DMPS/FCM.

”Intervenção ergonômica em uma indústria química” (mestrado). Candidata: Symone Antunes Miguez. Orientadora: professora Neusa Maria Costa Alexandre. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, no anfiteatro do dpto. de enfermagem.

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

“Educação em engenharia: o desenvolvimento de um aplicativo de autoria para a elaboração de mapas conceituais e hipertextos” (mestrado). Candidato: Joni de Almeida Amorim. Orientador: professor Mauro Sérgio Miskulin. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na sala da congregação da FEEC.

Faculdade de Educação Física

"Esporte na natureza: uma proposta de ensino do canionismo para pessoas com deficiência visual" (mestrado). Candidato: Arthur José Squarisi de Carvalho. Orientador: professor José Júlio Gavião de Almeida. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na sala da congregação da FEF.

"Método de sincronização de câmeras de vídeo utilizando a banda de áudio" (mestrado). Candidato: Tiago Guedes Russomanno. Orientador: professor Ricardo Machado Leite de Barros. Dia 25 de fevereiro, às 10 horas, na sala de aula 8.

"Pedagogia do treinamento: método, procedimentos pedagógicos e as multiplas competencias do técnico nos jogos desportivos coletivos" (doutorado). Candidato: Hermes Ferreira Balbino. Orientador: professor Roberto Rodrigues Paes. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na sala da congregação.

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Estudo da influência de técnicas na minimização da incorporação de óleo durante o processo de fritura de maçã”. (doutorado). Candidata: Amanda Faria Querido. Orientador: professor Nelson Horacio Pezoa Garcia. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

”Recuperação de solvente em miscelas óleo de soja/hexano utilizando tecnologia de membranas” (mestrado). Candidata: Ana Paula Badan Ribeiro. Orientadora: professora Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

”Otimização de processo de degomagem de óleo de soja por membrana cerâmica” (mestrado). Candidata: Bei Ning. Orientadora: professora Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do DEPAN.
Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

“Contribuição ao estudo da aplicação de materiais alternativos nos compósitos à base de cimento Portland: uso de grãos de polipropileno em substituição aos agregados do concreto” (mestrado). Candidato: Rivaldo Teodoro Coelho. Orientador: professor Vitor Antonio Ducatti. Dia 25 de fevereiro, às 13 horas, sala de reuniões da congregação.

”Desinfecção de efluentes de ETE com ozônio para reuso agrícola” (mestrado). Candidata: Doralice Meloni Assirati. Orientador: professor Bruno Coraucci Filho. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na sala de defesa da FEC.

Faculdade de Engenharia Mecânica

"Caracterização de compósitos hidroxiapatita particulados através das propriedades mecânicas" (mestrado). Candidata: Viviane Silva Gomide. Orientadora: professora Cecília Amélia de Carvalho Zavaglia. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no bloco ID-2.

"Método para gestão da qualidade em implementações de sistemas integrados de gestão de recursos" (mestrado Profissional). Candidato: Fernando Alexandre Rodrigues Gambôa. Orientador: professor Ettore Bresciani Filho. Dia 25 de fevereiro, às 14h30, no Bloco JD2 da FEM.

“Modelagem numérica de problemas de dominios acoplados para aplicação em microsistemas eletromecânicos” (doutorado). Candidato: Cornelis Joannes Van Der Poel Filho. Orientador: professor Renato Pavanello. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no JE-2.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

"Efeito da radiação ionizante no desenvolvimento dentário em ratos" (doutorado). Candidato: Flávio Ricardo Manzi. Orientador: professor Frab Noberto Bóscolo. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na FOP.

"Resistência de união na parede cervical de restaurações classeII submtidas a tensões térmicas e mecânicas: efeito do sistema adesivo e do uso de compósito de baixa viscosidade" (mestrado). Candidata: Andréa Araújo de Nóbrega Cavalcanti. Orientadora: professora Giselle Maria Marchi Baron. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na FOP.

"Efeito do lauril sulfato de sódio (LSS) e dos flavorizantes, presentes em dentifrício, na formação do mau hálito matinal de indivíduos periodontalmente saudáveis" (mestrado). Candidata: Daiane Cristina Peruzzo. Orientador: Getúlio da Rocha Nogueira Filho. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na FOP.

"Influência da modulação da energia luminosa e da densidade energética sobre a resistência da união de restaurações de compósitos fotoativados por led e luz de lâmpada halógena" (mestrado). Candidato: Dario Raimundo Segreto. Orientador: professor Mário Alexandre Coelho Sinhoreti. Dia 25 de fevereiro, às 8h30, na FOP.

"Análise fotoelástica da distribuição de tensões em próteses totais fixas implanto-suportadas" (mestrado). Candidata: Poliana Lima Bastos. Orientador: professor Mauro Antonio De Arruda Nóbio. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na FOP.

"Análise do polimorfismo genético do fator de necrose tumoral beta (TNF-ß) e sua relação com a doença periodontal crônica" (mestrado). Candidato: Daniel Fernando Pereira Vasconcelos. Orientadora: professora Silvana Pereira Barros. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na FOP.

"Efeito de técnicas de preparo cavitário nos procedimentos adesivos com sistemas autocondicionantes" (mestrado). Candidato: Marcelo Tavares de Oliveira. Orientador: professor Marcelo Giannini. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na FOP.

"A utilização da sedação consciente com óxido nitroso/oxigênio (N2O/O2) em odontologia - aspectos legais" (mestrado). Candidato: Luiz Claudio Luna de Moura. Orientador: professora Gláucia Maria Bovi Ambrosano. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na FOP.

“Distribuição do EGF, EGFr, TGF-beta1, IL-1alfa e CSF-1 no periodonto de incisivos inferiores de ratos, em condições funcionais normal e alterada. Estudo imunohistoquímico” (doutorado). Candidata: Silvana Pasetto. Orientador: professor Pedro Duarte Novaes. Dia 25 de fevereiro, às 8h30, na FOP, sala de seminários da morfologia.

“Comportamento de resinas compostas dentais diante de fenômenos tribológicos: influência de aspectos microestruturais e de condições de contato” (doutorado). Candidata: Cecília Pedroso Turssi. Orientadora professora Mônica Campos Serra. Dia 25 de fevereiro, às 13h30, no anfiteatro-01 na FOP.

Instituto de Artes

"Perspectivas analíticas e interpretativas na obra para piano de Arnold Schoenberg" (mestrado). Candidato: Rogério Zaghi. Orientador: professor Mauricy Matos Martin. Dia 25 de fevereiro, às 15 horas, no IA.

Instituto de Biologia

"Estudo citogenético e da ultra-estrutura do espermatozóide de espécies do gênero Colostethus (Anura Dendrobatidae)" (doutorado). Candidata: Ana Cristina Prado Veiga Menoncello. Orientadora: professora Shirlei Maria Recco Pimentel. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da pós-graduação do IB.

Estudos taxonômicos sobre o genero Polygala L., subgênero Hebeclada (Chodat) Blake (Polygalacae ) no Brasil” (mestrado). Candidata: Ana Cristina Andrade de Aguiar. Orientador: professor Kikyo Yamamoto. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas na sala de defesa de tese da pós-graduação do IB.

Instituto de Estudos da Linguagem

"Preposições ligadas a verbos na fala de uma criança em processo de aquisição de linguagem - ou 'vamo de a pé no carro do vovô?'"( mestrado). Candidato: Lou-Ann Kleppa. Orientador: professora Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na sala de defesas de teses.

"A interpretação simultânea sob a ótica da Lingüística Aplicada" (mestrado). Candidata: Anita Holm Thomsen Luciano. Orientadora: professora Carmen Zink Bolognini. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, no IEL.

"O corpo capturado: o enlace da linguagem na construção do corpo pulsional" (doutorado). Candidato: Jarbas Couto e Lima. Orientadora: professora Nina Virgínia de araujo Leite. Dia 25 de fevereiro, às 13 horas, na sala de colegiados do IEL.

"Identidade, Ética e Linguagem: uma análise pragmática das práticas discursivas na imprensa" (doutorado). Candidato: Sandra Helena Dias de Melo. Orientador: professor Kanavilli Rajagopalan. Dia 25 de fevereiro, às 13 horas, na sala CL13.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

"Da periferia ao centro da(o) capital: perfil dos trabalhadores do primeiro complexo cimenteiro do Brasil. São Paulo, 1925-1945" (mestrado). Candidato: Marcelo Antonio Chaves. Orientador: professor Michael McDonald Hall. Dia 25 de fevereiro, às 10 horas, na sala de tese da Pós-Graduação do IFCH.

"Problemas semânticos na doutrina da virtude de kant" (mestrado). Candidato: Alexandre Hahn. Orientador: professor Zeljko Loparic. Dia 25 de fevereiro, às 16 horas, na sala de tese da pós-graduação do IFCH.

Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: Emêrgencia, identidades, desafios” (doutorado). Candidato: Gustavo Ferreira da Costa Lima. Orientador: professor Arlete Moysés Rodrigues. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na sala de projeção.

Militantes operários militantes - a experiência da 'integração na produção' na história da ação popular (1965-1970)” (mestrado). Candidata: Mônica de Oliveira. Orientador: professor Cláudio Henrique de Moraes Batalha. Dia 25 de fevereiro, às 10 horas, na sala de projeção da pós-graduação do IFCH.

E a história se fez cidade...: a construção histórica e historiográfica de Brasília” (mestrado). Candidata: Viviane Gomes de Ceballos. Orientadora: professora Maria Stella Martins Bresciani. Dia 25 de fevereiro, às 9h30, às sala da congregação da pós-graduação do IFCH.

Índios cristãos - a conversão dos gentios na amazônia portuguesa” (doutorado). Candidato: Almir Diniz de Carvalho Junior. Orientador: professor John Manuel Monteiro. Dia 25 de fevereiro, às 14h30, na sala 14-A da pós-graduação do IFCH.

Instituto de Geociências

"Competências para inovar no setor farmacêutico: o caso da Fundação Oswaldo Cruz e de seu Instituto Tecnológico em Fármacos/Far-Manguinhos" (doutorado). Candidata: Vera Maria da Motta Vieira. Orientador: professor Sérgio Robles Reis de Queiroz. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do IG.

“Geociências, comunicação e cidadania: aspectos da construção de um dialogo numa televisão de natureza pública” (doutorado). Candidato: Cidoval Moraes de Souza. Orientadora: professor Maria Margaret Lopes. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do IG.

“Funções públicas e arranjos institucionais: o papel da embrapa na organização da pesquisa de soja e milho hídrico no Brasil” (mestrado). Candidato: Marcos Paulo Fuck. Orientadora: professora Maria Beatriz Machado Bonacelli. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na sala A- DGRN.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica 

"Análise estatística de polimorfismo molecular em seqüências de DNA utilizando informações filogenéticas" (mestrado). Candidata: Samara Flamini Kiihl. Orientadora: professora Hildete Prisco Pinheiro. Dia 25 de fevereiro, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.

Instituto de Química

"Compósitos elastoméricos de fibras curtas de sílica/silicona" (mestrado). Candidata: Viviane Pacheco e Silva. Orientador: professor Inez Valéria Pagotto Yoshida. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

"Diterpenos de myrocarpus frondosus allemão: isolamento, determinação estrutural e atividade biológica" (mestrado). Candidata: Mary Ângela Fávaro Perez. Orientadora: professora Eva Gonçalves Magalhães. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, no IQ-15.

"Desenvolvimento teórico e computacional do modelo de matriz densidade aplicado ao método da coordenanda geradora em calculos "ab initio" relativísticos" (doutorado). Candidato: André Severo Pereira Gomes. Orientador: professor Rogério Custódio. Dia 25 de fevereiro, às 14 horas, na sala IQ-01.

Instituto de Química

“Preparo de fibras para microextração em fase sólida (Spme) com Recobrimentos a Base de Poliglicóis” (mestrado). Candidata: Raquel Gomes da Costa Silva. Orientador: professor Fabio Augusto. Dia 25 de fevereiro, às 9 horas, na sala IQ-14.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnicos em administração para o Cotil

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de duas vagas de técnico em administração (nível médio). Podem ser feitas, de 28 de fevereiro até 7 de março, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na Rua Culto à Ciência , 177, Botafogo, Campinas. Confira o Edital em http://www.cotuca.unicamp.br/. Outras informações pelo telefone 19-3232-9488, ramal 202.

Confira outras mobilidades funcionais
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

Estagiário para o CCUEC (1)

O Centro de Computação (CCUEC) seleciona um estagiário (nível superior) para trabalho na área de Desenvolvimento de Tecnologias em Software Livre. Os pré-requisitos para a função podem ser obtidos pelo e-mail estagio em softwarelivre.unicamp.br.

Estagiário para o CCUEC (2)

O Centro de Computação (CCUEC) está selecionando um estagiário(a) para atuar como administrador de sistema, com ênfase em suporte de software. O interessado(a) deve estar matriculado em curso de nível superior (análise de sistemas, ciência ou engenharia da computação e áreas afins) e disponibilidade para trabalho das 8h30 às 17h30, 40 horas semanais. É desejável conhecimentos em Unix/Linux, Ambiente Web: Apache, Tomcat, Jboss, Java, Bash, XML e Redes TCP/IP. Os currículos podem ser enviados para o e-mail estagios em ccuec.unicamp.br, indicando no subjetc "Estágio Suporte de Software Java".

FCM discute relacionamento médico-paciente em curso de extensão

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe, até 28 de fevereiro, as inscrições para a primeira turma do curso "O profissional de saúde, a doença e seu paciente: fundamentos psicodinâmicos e psicoterápicos". Mais infornações http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_585/NAG_585.html.

Altec 2005

Os trabalhos para participação no XI Seminario Gestión Tecnológica - Altec 2005, a ser realizado em Salvador-BA, podem ser entregues até dia 28. O evento ocorrerá de 25 a 28 de outubro. A Unicamp é uma das organizadoras. Mais informações em http://www.fia.com.br/pgtusp/altec/xiseminario/

Eleições CMDM

Estão abertas, de 1 a 4 de março, as inscrições para as novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), biênio 2005-2007. Podem ser feitas, das 9 as 17 horas, na Rua Ferreira Penteado, 1331. A eleição ocorrerá dia 3, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). Outras informações pelo telefone 19-3788-5902 ou e-mail maira em nepo.unicamp.br

Ceset tem inscrições para curso de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o curso de Especialização em "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". O curso é oferecido pelo Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira. Saiba mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_578/NAG_578.html

Feagri abre inscrições para curso de relação com clientes

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) está com inscrições abertas para o curso de extensão "CRM - Gerenciamento da Relação com Clientes". Com o objetivo de apresentar os temas que serão abordados no curso, nos dias 2 e 3 de março, das 19h15 às 22h25, no anfiteatro da Feagri estão previstas duas aulas abertas, gratuitas. O curso, oferecido pela unidade, é destinado para estudantes e profissionais envolvidos com atividades nas áreas comercial, gestão e marketing. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEG-0410&of=010. Seu início está previsto para 16 de março. Outras informações pelo telefone 19-3788-1088.

Workshop discute Biotecnologia, Universidade e Empresa

O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Departamento de Genética e Evolução, do Instituto de Biologia (IB) organizam, dia 10, às 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o workshop Biotecnologia, Universidade e Empresa. As inscrições podem ser feitas até dia 4 de março pelo site http://cafe.cbmeg.unicamp.br/wbue/. O objetivo é esclarecer à comunidade acadêmica e empresários, aspectos legais e estratégicos da interação universidade e empresa. Confira a programação em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-15.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5209.

Lalt abre inscrições para curso de extensão em logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) oferece, nos dias 18 e 19 de março e nos dias 1,2,15 e 16 de abril, um curso de Extensão em Logistica. Com carga horária de 30 horas, será ministrado pelo professor Orlando Fontes Lima Júnior, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 8h30, às 17 horas, na FEC. As inscrições podem ser feitas, até 10 de março, na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 ou e-mail lalt em fec.unicamp.br.

FEQ abre inscrições para curso de Educação
a Distância e Uso de Ferramentas Tecnológicas

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) em conjunto com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) está com inscrições abertas para dois cursos. "Estratégias de Desenvolvimento de Projetos de Educação a Distância Mediados por Computador (EDMC): Acadêmico e Empresarial", a ser ministrado de 8 de março a 19 de maio e "Uso de Ferramentas Tecnológicas em Cursos a Distância Mediados por Computador", a ser realizado de 11 de março até 20 de maio. Informações em http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0118&of=003 Inscrições: http://www.extecamp.unicamp.br/cursosadistancia.asp

Centro de Convenções sedia seminário de defesa do consumidor

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) abre inscrições para o 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor. O evento será realizado no Centro de Convenções, dia 17 de março, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br. As vagas são limitadas.

Inova Municípios recebe propostas até 1 de abril

Até 1 de abril, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe propostas de projetos dos pesquisadores da Unicamp e de seus grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, para o 3o Encontro Inova nos Municípios (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/fase2.htm). Os resumos devem ser submetidos eletronicamente pela página do evento em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/inovaredir.htm. As submissões devem ser preenchidas on-line, usando os formulários apropriados conforme a categoria do resumo. O 3º Encontro Inova nos municipíos está pré-agendado para 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Os pesquisadores poderão enviar também resumos de competências, via correio eletrônico, para Dirce Domingues (domingue em unicamp.br), de acordo com o formato padronizado. Resumos de Projetos de pesquisa e resumos de competências não devem exceder duas páginas. Caso sejam selecionados serão incluídos em um caderno que estará disponível durante o evento.

CONCURSOS

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro à seleção pública de provas e títulos para preenchimento de duas funções na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, renováveis por mais três. É na área de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). São candidatos às funções pessoas com título de doutor. As inscrições podem ser feitas na Diretoria da Faculdade (setor de Recursos Humanos), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A solicitação será realizada por meio de requerimento, enviado ao Diretor da FEEC, contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/29P4962005.pdf. Informações: telefone (19) 3788-3865 (Ademilde).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos se inscrever professores associados da Universidade, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217322004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de três cargos de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Parcial Fixa, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217492004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P256952003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P208212004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 27 de abril ao concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica do Instituto de Biologia (IB). As inscrições serão feitas na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Concorrem professores associados com título de livre-docente no mínimo há três anos. As solicitações podem ser feitas mediante requerimento encaminhado ao Reitor indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição).

- Confira concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 28

Desenvolvimento saudável e sustentável 

O curso de extensão "Construindo o desenvolvimento saudável e sustentável" será realizado, de 28 de fevereiro até 11 de março. A abertura será às 18h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA) com a presença de autoridades da Unicamp, Opas e prefeituras. Outras informações pelo telefone 19-3788-1103.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l