Programação da Unicamp – 28 de fevereiro de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Sex Fev 25 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 28 de fevereiro de 2005

Unicamp tem novo sistema para alteração de matrículas

Até segunda-feira (28) os estudantes de graduação da Unicamp podem fazer as alterações de matrícula via internet, usando uma nova sistemática implantada pela Diretoria Acadêmica (DAC) (http://www.unicamp.br/prg/dac/) da Universidade. Já os alunos de pós-graduação podem recorrer a procedimento semelhante entre 14 e 21 de março. Mais informações em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3769/NUH_3769.html

FCM abre inscrições para curso de relacionamento médico-paciente

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe, até segunda-feira (28), as inscrições para a primeira turma do curso "O profissional de saúde, a doença e seu paciente: fundamentos psicodinâmicos e psicoterápicos". Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_585/NAG_585.html.

Desenvolvimento Saudável e Sustentável

O curso de extensão "Construindo o desenvolvimento saudável e sustentável" será realizado a partir de segunda-feira (28) até 11 de março. A abertura ocorrerá às 18h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), com a presença de autoridades da Unicamp, Opas e prefeituras. Outras informações pelo telefone 19-3788-1103.

FCM promove Calourada 2005 com diversas atividades

A programação da Calourada 2005, promovida pelos cursos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que será realizada até 4 de março, oferecerá diversas atividades aos novos alunos, como palestras, gincanas, churrascos, pedágios, feiras de saúde, trotes solidários e recepções aos pais dos calouros. Na segunda-feira (28) serão feitas as apresentações aos calouros da Atlética e do Centro Acadêmico, além do Trote Solidário em favor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). No dia 1 de março o professor Li Li Min, do Departamento de Neurologia profere uma palestra sobre a Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia. No dia 2 ocorrerá o famoso "pedágio", nas avenidas principais de Campinas. Essa atividade já é tradicional e faz parte do projeto de trote solidário da Unicamp. Ela permite uma maior integração entre alunos, além do seu valor simbólico como um ritual de passagem. No Largo do Rosário, no centro de Campinas, dia 3, pela manhã e à tarde, calouros e veteranos promoverão uma feira de saúde, com o propósito de fornecer à população serviços básicos de saúde e de conduzir campanhas de educação e conscientização. No dia 4 haverá a aula magna dos alunos de Medicina. Outras informações pelo telefone 19-3788-8968, com Eduardo Vella. 

Coleções especiais da Biblioteca Central realiza
exposição sobre Literatura brasileira até dia 28

A Área de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC) realiza, até segunda-feira (28), uma exposição de 17 livros raros e especiais pertencentes aos acervos de Sérgio Buarque de Holanda, Alexandre Eulálio, Paulo Duarte, entre outros. As obras reúnem alguns dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como: Rui Barbosa, Machado de Assis e Teixeira Coelho. São as primeiras edições do século XIX e início do século XX, em que estão representados diversos movimentos da literatura brasileira (parnasianismo, romantismo, realismo e pré-modernismo). A mostra pode ser vista no 3º piso da Biblioteca Central (BC), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468.

Exposição de Holografia 

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquim Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até segunda-feira (28), no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 08. Leia mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3605/NUH_3605.html.

Técnicos em administração – Cotuca

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de duas vagas de técnico em administração (nível médio). Podem ser feitas, a partir de segunda-feira (28), até 7 de março, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na Rua Culto à Ciência , 177, Botafogo, Campinas. Confira o Edital (http://www.cotuca.unicamp.br/). Outras informações pelo telefone 19-3232-9488, ramal 202.

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas até segunda-feira (28) à seleção pública de provas e títulos para preenchimento de duas funções na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, renováveis por mais três. É na área de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). São candidatos às funções pessoas com título de doutor. As inscrições podem ser feitas na Diretoria da Faculdade (setor de Recursos Humanos), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A solicitação será realizada por meio de requerimento, enviado ao Diretor da FEEC, contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/29P4962005.pdf. Informações: telefone (19) 3788-3865 (Ademilde).

Altec 2005

Os trabalhos para participação no XI Seminario Gestión Tecnológica - Altec 2005, a ser realizado em Salvador-BA, podem ser entregues até segunda-feira (28). O evento ocorrerá de 25 a 28 de outubro. A Unicamp é uma das organizadoras. Mais informações em http://www.fia.com.br/pgtusp/altec/xiseminario/

EM ANDAMENTO

Feverestival

O 3º Feverestival, realizado todos os anos em Barão Geraldo, acontece, até 4 de março, em conjunto com os tradicionais cursos do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) e com o Grupo Barracão Teatro. O evento contará com cursos, wokshops, debates e espetáculos. Para se inscrever, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail feverestival_inscricoes em yahoo.com.br. A taxa dos cursos pode ser dividida em até duas parcelas (50% no ato da inscrição e 50% no primeiro dia do curso). Confira a relação dos cursos em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-12.html. 

Expressões Originárias no Espaço das Artes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, a exposição "Expressões originárias", do artista plástico e funcionário, Sérgio Paulo de Magalhães. A mostra, composta por 18 pinturas, inspiradas no cubismo, em várias dimensões, pode ser vista no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, até 18 de março, das 8h30 às 17h30, com entrada franca.
Técnica - Em suas obras o artista utilizou a técnica óleo/acrílica em tela e desenhos em carvão. Inspirado na frase "Uma imagem vale mais do que mil palavras" o artista pástico, que desde os nove anos demonstrou interesse pela arte, concebeu a exposição tentando criar um espaço aberto de volume, formas e cores para o infinito, sem nenhum limite imaginário. Sérgio trabalha como técnico de laboratório, no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da FCM. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

EM DIA

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago abre sua programação cultural de 2005, prestando homenagem à mulher, através da Dança, Teatro, Cinema e artes plásticas. Confira a programação no site http://www.preac.unicamp.br/casadolago/programacao.htm.

Três candidatos se inscrevem
para a sucessão de Brito Cruz

A Unicamp tem três candidatos à sucessão do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz. Os professores Antonio Celso Arruda (Faculdade de Engenharia Mecânica), Edson Moschim (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e José Tadeu Jorge (Faculdade de Engenharia Agrícola). Tadeu Jorge é o atual vice-reitor. Celso Arruda já foi diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Edson Moschim atua no Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da FEEC. Leia matéria no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju277pag03.html. Confira também a agenda dos debates http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Ciências Médicas

"Da moça da vigilância ao núcleo de saúde coletiva na unidade básica de saúde: o que há de novo no modelo assistencial de Campinas?" (doutorado). Candidata: Maria Filomena de Gouveia Vilela. Orientador: professor Luiz Carlos de Oliveira Cecílio. Dia 28 de fevereiro, às 14 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

As ações programáticas no projeto Saúde Todo Dia: uma das tecnologias para a organização do cuidado” (mestrado). Candidata: Rafaela Cordeiro Freire. Orientador: professor Emerson Elias Merhy. Dia 28 de fevereiro, às 9h30, no anfiteatro da CPG/FCM.

Faculdade de Educação Física

"Formação continuada de professores de educação fisica em ambiente escolar inclusivo" (doutorado). Candidato: Gilmar de Carvalho Cruz. Orientador: professor Julio Romero Ferreira. Dia 28 de fevereiro, às 9 horas, na congregação.

"Creche e Emei: Encontro ou confronto" (mestrado). Candidata: Lícia Garagnani Galvão de Moraes. Orientador: professor Jorge Sérgio Perez Gallardo. Dia 28 de fevereiro, às 14 horas, no miniauditório.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em administração para o IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições - processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

Confira outras mobilidades funcionais
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Estagiário para o CCUEC (1)

O Centro de Computação (CCUEC) seleciona um estagiário (nível superior) para trabalho na área de Desenvolvimento de Tecnologias em Software Livre. Os pré-requisitos para a função podem ser obtidos pelo e-mail estagio em softwarelivre.unicamp.br.

Estagiário para o CCUEC (2)

O Centro de Computação (CCUEC) está selecionando um estagiário(a) para atuar como administrador de sistema, com ênfase em suporte de software. O interessado(a) deve estar matriculado em curso de nível superior (análise de sistemas, ciência ou engenharia da computação e áreas afins) e disponibilidade para trabalho das 8h30 às 17h30, 40 horas semanais. É desejável conhecimentos em Unix/Linux, Ambiente Web: Apache, Tomcat, Jboss, Java, Bash, XML e Redes TCP/IP. Os currículos podem ser enviados para o e-mail estagios em ccuec.unicamp.br, indicando no subjetc "Estágio Suporte de Software Java".

Eleições CMDM

Estão abertas, de 1 a 4 de março, as inscrições para as novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), biênio 2005-2007. Podem ser feitas, das 9 as 17 horas, na Rua Ferreira Penteado, 1331. A eleição ocorrerá dia 3, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). Outras informações pelo telefone 19-3788-5902 ou e-mail maira em nepo.unicamp.br. 

Ceset tem inscrições para curso de Meio
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o curso de Especialização em "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". O curso é oferecido pelo Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira. Saiba mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_578/NAG_578.html

Feagri abre inscrições para curso de relação com clientes

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) está com inscrições abertas para o curso de extensão "CRM - Gerenciamento da Relação com Clientes". Com o objetivo de apresentar os temas que serão abordados no curso, nos dias 2 e 3 de março, das 19h15 às 22h25, no anfiteatro da Feagri estão previstas duas aulas abertas, gratuitas. O curso, oferecido pela unidade, é destinado para estudantes e profissionais envolvidos com atividades nas áreas comercial, gestão e marketing. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEG-0410&of=010. Seu início está previsto para 16 de março. Outras informações pelo telefone 19-3788-1088.

Workshop discute Biotecnologia, Universidade e Empresa

O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Departamento de Genética e Evolução, do Instituto de Biologia (IB) organizam, dia 10, às 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o workshop Biotecnologia, Universidade e Empresa. As inscrições podem ser feitas até dia 4 de março em http://cafe.cbmeg.unicamp.br/wbue/. O objetivo é esclarecer à comunidade acadêmica e empresários, aspectos legais e estratégicos da interação universidade e empresa. Confira a programação. Outras informações pelo telefone 19-3788-5209.

Lalt abre inscrições para curso de extensão em logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) oferece, nos dias 18 e 19 de março e nos dias 1,2,15 e 16 de abril, um curso de Extensão em Logistica. Com carga horária de 30 horas, será ministrado pelo professor Orlando Fontes Lima Júnior, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 8h30, às 17 horas, na FEC. As inscrições podem ser feitas, até 10 de março, na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 ou e-mail lalt em fec.unicamp.br

FEQ abre inscrições para curso de Educação
a Distância e Uso de Ferramentas Tecnológicas

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) em conjunto com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) está com inscrições abertas para dois cursos. "Estratégias de Desenvolvimento de Projetos de Educação a Distância Mediados por Computador (EDMC): Acadêmico e Empresarial", a ser ministrado de 8 de março a 19 de maio e "Uso de Ferramentas Tecnológicas em Cursos a Distância Mediados por Computador", a ser realizado de 11 de março até 20 de maio. Inscrições http://www.extecamp.unicamp.br/cursosadistancia.asp

Ministério da Educação do Japão
tem inscrições para bolsas de estudo

O governo do Japão, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, está oferecendo bolsas de estudo para treinamento de professores e profissionais (nível fundamental e médio) e para estudantes de graduação do curso de Letras-japonês. Os interessados podem se inscrever até 11 de março. Outras informações pelo e-mail cgjcultural5 em arcstar.com.br ou telefone 11-3245-0100

Centro de Convenções sedia
seminário de defesa do consumidor

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) abre inscrições para o 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor. O evento será realizado no Centro de Convenções, dia 17 de março, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br. As vagas são limitadas.

Inova Municípios recebe propostas até 1 de abril

Até 1 de abril, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe propostas de projetos dos pesquisadores da Unicamp e de seus grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, para o 3o Encontro Inova nos Municípios (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/fase2.htm). Os resumos devem ser submetidos eletronicamente pela página do evento (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/inovaredir.htm). As submissões devem ser preenchidas on-line, usando os formulários apropriados conforme a categoria do resumo. O 3º Encontro Inova nos municipíos está pré-agendado para 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Os pesquisadores poderão enviar também resumos de competências, via correio eletrônico, para Dirce Domingues (mailto:domingue em unicamp.br), de acordo com o formato padronizado. Resumos de Projetos de pesquisa e resumos de competências não devem exceder duas páginas. Caso sejam selecionados serão incluídos em um caderno que estará disponível durante o evento.

Instituto de Química abre
inscrições para curso de extensão

Até 4 de abril estarão abertas as inscrições para o curso "Soluções de polímeros e surfatantes: princípios e aplicações", promovido pelo Instituto de Química (IQ) através de sua Secretaria de Extensão. Oferecido pela primeira vez ao público externo, o curso é indicado a técnicos em química ou graduados que atuam na área, com a finalidade de fornecer embasamento sobre o comportamento e propriedades de sistemas contendo surfatantes e/ou polímeros, a fim de permitir compreensão da literatura técnica especializada e abordagem de problemas industriais. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas, no período de 15 de abril a 21 de maio de 2005, pelos químicos Watson Loh, com pós-doutorado pela Universidade de Kent (Inglaterra) e Edvaldo Sabadini, pós-doutorado pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Ambos coordenam e desenvolvem atividades de pesquisa na área de solução de polímeros e surfatantes há mais de dez anos. Também ministram disciplinas na área nos cursos de graduação e pós-graduação no IQ. Segundo o professor Sabadini, a idéia de propor o curso surgir a partir desta experiência, atendendo também, a profissionais que atuam em vários setores industriais, fornecendo embasamento sobre o comportamento e propriedades destes sistemas. Saiba mais http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=QUI-0024&of=001.

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos se inscrever professores associados da Universidade, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217322004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de três cargos de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Parcial Fixa, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217492004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P256952003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P208212004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 27 de abril ao concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica do Instituto de Biologia (IB). As inscrições serão feitas na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Concorrem professores associados com título de livre-docente no mínimo há três anos. As solicitações podem ser feitas mediante requerimento encaminhado ao Reitor indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição).

- Confira concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Confira os eventos programados para março no endereço
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-marco.html

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l