Unicamp Hoje Message

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Seg Jul 4 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp
Durante o mês de JULHO está agenda circulará semanalmente. A próxima será no dia 11 de julho, segunda-feira
SEMANA DE 5 A 10 DE JULHO
5 de julho, terça-feira

Congresso de Leitura
O 15o Congresso de Leitura do Brasil (Cole) "Pensem nas crianças mudas telepáticas" acontece desta terça-feira (5) a sexta-feira (8). Leia matéria no Portal da Unicamp. Confira a programação. Outras informações pelo e-mail.

EM ANDAMENTO

Galeria de Arte expõe mostra internacional de poesia visual

A Galeria de Arte Unicamp expõe, até 8 de julho, uma mostra Internacional de poesia visual. Participam da exposição artistas brasileiros, argentinos, espanhóis, russos, americanos, entre outros. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, andar térreo da Biblioteca Central-BC). Mais informações pelo telefone 19-3788-6561.

Noboru Ohnuma expõe no Espaço das Artes da FCM
"Trajetória -Kanji" é o título da mostra que o artista plástico Jerônimo Noboru Ohnuma, do Instituto de Artes (IA) expõe, até 29 de julho, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Para a exposição, o artista preparou mais de 20 trabalhos em tela e arte digital (infogramas) e algumas peças em cerâmica. Noboru já fez diversas exposições no Brasil e também no Japão. Noboru trabalha com ideogramas japoneses e chineses desde 1988. A exposição pode ser visitada das 8 às 17h30. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.

Inaê Coutinho expõe no Centro Universitário Maria Antônia
A fotógrafa Inaê Coutinho expõe até 8 de agosto, no Centro Universitário Maria Antônia (SP), a mostra de fotografias "Da Luz na Escuridão". A exposição constitui-se de várias vistas internas de casas caipiras, onde a luz é escassa e apresenta uso recorrente de contra luzes em negativos coloridos (35mm), captados com longa exposição. O trabalho é resultado da dissertação de mestrado da fotógrafa pelo Departamento de Artes Plásticas (ECA-USP). Inaê é graduada em Educação Artística pela Unicamp e mestra em Poéticas Visuais pela ECA USP. Iniciou seus estudos de fotografia em 1986. Já realizou diversas exposições de seu trabalho pessoal, entre elas as individuais "Autoretrato com Amiga" (Funarte-RJ/1994), "Memória nas Coisas" (Centro Cultural São Paulo/2000, Sesc Araxá, AM/2001) e "O Corpo na Construção" (Atelier Piratininga-SP/2003). Também produziu e editou o evento fotográfico "Diapositivo: Noite Audiovisual", no Espaço Cultural "A Casa", entre 1998 e 1999. Inaê leciona fotografia há 13 anos. O Centro Universitário Maria Antônia fica na Rua Maria Antônia, 294, em São Paulo. Outras informações pelo e-mail inaecoutinho em uol.com.br Saiba mais sobre a fotógrafa http://www.artebr.com/inacoutinho.

"Viagens e Explorações" em exposição na BC
A Área de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central (BC) realiza, até 31 de agosto a exposição bibliográfica e iconográfica "Viagens e Explorações". São livros do século XIX, ilustrados, que trazem relatos de viagens e que alcançaram grande sucesso pelo seu exotismo. A mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no 3º piso da BC. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468 (Marta).

Holografia
A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

EM DIA

Nanoaventura
Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

CURSOS

Escola de Extensão http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU http://www.afpu.unicamp.br/

Conheça as oportunidades oferecidas no campus http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

TESES ( 5 a 8 de julho)

5 de julho

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
“Influência da soldagem "laser" e ciclos de cocção da porcelana no desajuste marginal de infra-estruturas de próteses fixas em titânio comercialmente puro e titânio-alumínio-vanádio fundidas sobre-modelo refratário” (mestrado). Candidato: Giovani de Oliveira Corrêa. Orientador: professor Lourenço Correr Sobrinho. Dia 5 de julho, às 9 horas, na FOP.

Instituto de Biologia
“Detecção, isolamento e caracterização molecular parical de vírus respiratório sincicial bovino(BRSV) em amostras de campo” (doutorado). Candidato: Helena Gallicchio Domingues. Orientadora: professora Clarice Weis Arns. Dia 5 de julho, às 14 horas, na Sala de Defesa de Tese da Pós-Graduação do IB.

Instituto de Biologia
“Estudos citotaxonômicos em espécies do gênero Vernonia Shreb. (Asteraceae: Vernonieae)” (mestrado). Candidata: Vanessa Mancuso de Oliveira. Orientadora: professora Eliana Regina Forni Martins. Dia 5 de julho, às 9 horas, na Sala de Defesa de Tese da Pós-Graduação/IB.

6 de julho

Faculdade de Engenharia de Alimentos
“Avaliação da presença de Ocratoxina A em alguns alimentos e bebidas nacionais” (doutorado). Candidata: Ana Paula Vieira. Orientadora: professora Lucia Maria Valente Soares. Dia 6 de julho, às 9 horas, no Salão Nobre da FEA/UNICAMP.

Instituto de Biologia
“Associação entre aranhas SALTICIDAE E BROMELIACEAE: Hstória natural, distribuição espacial e mutualismos” (doutorado). Candidato: Gustavo Quevedo Romero. Orientador: professor João Vasconcellos Neto. Dia 6 de julho, às 13 horas, na Sala de defesa de teses da Pós-graduação do IB.

7 de julho

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
“Influência de cores de cimento resinosos na dureza Knoop ativados por diferenets fontes de luz” (doutorado). Candidato: Rogério Vieira Reges. Orientador: professor Lourenço Correr Sobrinho. Dia 7 de julho, às 9 horas, na FOP.

8 de julho

Faculdade de Ciências Médicas
“Vivências de casais com o aleitamento materno do primeiro filho” (doutorado). Candidata: Graciana Alves Duarte. Orientadora: professora Maria José Duarte Osis. Dia 8 de julho, às 9 horas, no anfiteatro do Caism.

Instituto de Biologia
“Caracterização da parede celular de Saccharum officinarum L. (cana-de-açúcar) e Brachiaria decumbens Stapf. (braquiária)” (doutorado). Candidata: Ana Maria da Silva. Orientador: professor Marcos Silveira Buckeridge. Dia 8 de julho, às 9 horas, na Sala de Defesa de Teses da Pós-Graduação do IB.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
“Fixismo e Evolução: Epistemologia da Biologia” (mestrado). Candidata: Ana Cecília Correia Lima Tripicchio. Orientador: professor Luiz Roberto Monzani. Dia 8 de julho, às 14 horas, no IFCH.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em Adminsitração - FCM
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) abre inscrições - processo seletivo temporário - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração I. As inscrições podem ser feitas nos dias 5 e 7 de julho, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, na seção de Recursos Humanos da FCM. Confira o Edital.

Profissional de Administração - IFGW
O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) abre inscrições – processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de profissional de administração (segmento superior). Podem ser feitas, de 11 a 22 de julho, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, na secretaria do IFGW (prédio C - andar superior). Outras informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH).

Analista de Suporte Computacional - FEEC
A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de duas vagas na função de analista de suporte computacional (segmento superior). As inscrições podem ser feitas, de 11 a 29 de julho, das 9 às 17 horas, na seção de recursos humanos da FEEC. Outras informações pelo telefone 19-3788-3862.

Confira outras mobilidades funcionais em http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

INSCRIÇÕES

Semalim recebe inscrições
Estão abertas as inscrições para a 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). O evento será realizado de 17 a 23 de julho, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Confira a página da Semalim http://www.semalim.com.br/. Outras informações pelo e-mail semalim em fea.unicamp.br

Serviço social do HC abre inscrições para curso de cuidadores informais na assistência 
domiciliar
O Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC), juntamente com a disciplina de Medicina Interna do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) abrem inscrições para o IX Curso para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar. O curso terá início no dia 12 de agosto de 2005, a partir das 8 horas. Com carga horária de 8 horas, custa R$30 para profissionais e R$ 20 para estudantes. O número de vagas é limitado a apenas 100 inscritos. Para se inscrever, o interessado deverá fazer um depósito no Banco Banespa, agência 0207, na conta-corrente 01042803-7 informando no campo do depósito IX Curso para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar – 2005 e também os nomes de Ernesta Lopes Ferreira Dias ou Mariângela Ceschini. Após efetuar o pagamento, é necessário enviar um fax para (19) 3788-7250. Somente após o recebimento do fax é que a inscrição será confirmada. Cada inscrito receberá gratuitamente o livro Orientações para Cuidados Informais na Assistência Domiciliar que está na sua segunda edição. Confiraa programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/cuidadores

Escola Avançada do IFGW abre inscrições
Estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para a I Escola Avançada do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Podem ser feitas no site http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/www.ifi.unicamp.br/escola2005. O evento será realizado de 25 a 29 de julho. A Escola destina-se a alunos e professores de ensino médio que gostariam de estudar tópicos de Física Moderna. Na oportunidade os participantes realizarão atividades teóricas e práticas sobre Relatividade, Mecânica Quântica, Caos, Fractais etc. A Escola inclui visitas de caráter científico ao Observatório Municipal de Campinas (http://www.campinas.sp.gov.br/servlets/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=94), a exposição Nanoaventura (http://www.nanoaventura.com.br/) e ao Planetário Municipal (http://www.planetariodecampinas.hpg.ig.com.br/). Estão programadas também atividades culturais e de integração dos participantes tais como filmes e debates.

FEC abre inscrições para curso de gestão da cadeia de suprimentos e logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (FEC) estará com inscrições abertas, até 12 de julho, para o curso de especialização "Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística" (modalidade extensão). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC, localizada na Rua Saturnino de Brito, 224 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Caixa Postal 6021, CEP 13083-852 Campinas – SP. O curso será realizado de 2 agosto de 2005 até 21 de dezembro de 2006, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, e um sábado por mês, das 9 às 12 horas. É direcionado para profissionais de nível superior, com atuação em instituições e empresas, públicas ou privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. Com carga horária de 360 horas, o curso é composto de dez disciplinas obrigatórias, incluindo um laboratório e um estudo dirigido e duas disciplinas eletivas, relacionadas aos temas: Fundamentos de logística, Gerenciamento da cadeia de suprimentos, Custos logísticos, Estratégia e desempenho de cadeias de suprimentos, Gestão de estoques, movimentação e armazenagem de materiais, Redes de transportes e frotas, Tecnologia da informação e comunicação aplicadas à cadeia de suprimentos, Sistemas de Rastreamento e Roteirização em Logística e Transportes, Logística reversa, comércio exterior e gestão da produção, Telemática e Eletrônica Embarcada, Projeto de sistemas logísticos. Outras informações pelo telefone 19-3788-2337.

FEF abre inscrições para curso de Salva-vidas
A Coordenadoria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) está com inscrições abertas para o Curso de Resgate Aquático (Salva-vidas). Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado de 25 a 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na FEF. As inscrições podem ser feitas até 22 de julho, na Secretaria de Extensão da unidade. No curso serão abordados os temas: Aspectos legais no Brasil, Biossegurança, Suporte básico para o afogado, Uso de dispositivos imobilizadores, Reboque de vítima consciente e inconsciente, Transporte do afogado e níveis de afogamento. A taxa de inscrição para alunos da FEF é de R$100, até 9 de julho. Para os demais interessados o valor é de R$150. Os participantes que completarem mais de 80% de freqüência, receberão, ao final do curso, certificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-6614.

III Física nas Férias
Estão abertas as inscrições para o III Física nas Férias. O evento será realizado de 18 a 22 de julho, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Na programação estão incluídas atividades experimentais, palestras, aulas teóricas e visitas ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e Planetário de Campinas. A participação se restringe a alunos do primeiro ao terceiro ano (ensino médio) e a alunos de cursinhos. As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico http://www.ifi.unicamp.br/osa/fife3/inscr.doc. Outras informações pelo e-mail rmfernandes em ifi.unicamp.br. Confira a página do evento http://www.ifi.unicamp.br/osa/fife3/

FEC abre inscrições para curso de pavimentação
A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições para a primeira turma do curso de extensão "Engenharia de Pavimento, Dimensionamento do Processo de Restauração do Processo de Restauração de um Pavimento Flexível". Podem ser feitas na página da Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/dados60.asp?sigla=FEC-0036&of=001). O curso é voltado para engenheiros que atuam na área de infra-estrutura de transportes. Outras informações pelo telefone 19-37882337.

FEC abre inscrições para curso de saneamento e gerência ambiental
Até 20 de julho estarão abertas as inscrições para o curso de Saneamento e Gerência Ambiental, promovido pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), através de sua Secretaria de Extensão. A especialização tem duração de dois anos (600 horas) e o público-alvo é de técnicos, administradores, graduados e recém-formados envolvidos com a área de saneamento e ambiente. O objetivo é capacitar profissionais com atuação na área de saneamento e ambiente para efetivar práticas de controle, monitoramento e gerência de sistemas de abastecimento de água, de águas residuárias e de resíduos sólidos contextualizados na conservação do meio ambiente e promoção da saúde pública. A aulas, teóricas e práticas, serão ministradas por docentes da FEC, de 9 de agosto de 2005 até 8 de agosto de 2007, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h45min, na FEC (prédio azul). Estão previstas também, visitas a laboratórios, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias e aterros sanitários. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 (Solange).

Extecamp abre inscrições para cursos de parto humanizado
A Escola de Extensão (Extecamp) abre inscrições, até 24 de julho para os cursos a distância “Atenção simplificada de nascimento de baixo risco gestacional” (http://www.extecamp.unicamp.br/prematricula/procura_aluno.asp), direcionado para profissionais de nível superior e “Fundamentos da atenção a nascimentos de baixo risco “ (http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=FCM-0178&of=001), para parteiras, alunos e profissionais de nível médio. O objetivo é atualizar conhecimentos sobre os modernos e eficientes métodos de humanização do nascimento em gestações de baixo risco. Os cursos da Faculdade de CIências Médicas (FCM) estão sob a responsabilidade do professor José Hugo Sabatino. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

Feagri abre inscrições para curso de automação e controle de processos industriais e agroindustriais
A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), por meio da Escola de Extensão (Extecamp), está oferecendo o curso de especialização (modalidade extensão universitária) "Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais". As inscrições podem ser feitas, até 26 de julho, pela Internet http://www.extecamp.unicamp.br/prematricula/procura_aluno.asp. O curso tem por objetivo a capacitação multidisciplinar, teórica e prática de profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para análise e projeto de sistemas de automação e controle de processos industriais e agroindustriais. É direcionado para profissionais de nível superior formados em Engenharia e Tecnologia nas áreas Agrícola, Elétrica, Computação, Mecânica, Mecatrônica e afins. Outras informações pelo telefone (19) 3788-1084 ou e-mail cappelli em agr.unicamp.br.

Extecamp abre inscrições para curso de saúde mental
A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) abre inscrições, até 12 de agosto, para o curso Saúde Mental no Hospital Geral. O curso terá início em 16 de agosto e irá até dezembro de 2005. Destina-se a estudantes e profissionais da área de saúde que queiram se aprofundar em conhecimentos de saúde mental aplicáveis a situações clínicas encontradas em um hospital geral e em outros serviços gerais de saúde. Mais informações e inscrições pelo telefone 19-3788-7206 ou e-mail head.fcm.unicamp.br. Outros detalhes também poderão ser adquiridos diretamente na Extecamp pelos telefones (19) 3788-4646 e 3788-4648.

UPA
A Unicamp já definiu os dias 2 e 3 de setembro para a realização do evento Universidade de Portas Abertas (UPA). Em dois dias a Universidade pretende receber alunos do ensino médio e fundamental de pelo menos seis estados. No ano passado, visitaram a Unicamp aproximadamente 35 mil estudantes de 473 escolas públicas e privadas. As inscrições das escolas já podem ser feitas por meio do site do evento http://www.sae.unicamp.br/upa/inscricao.html, que já está no ar.

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Dentística. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral (SG), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 9 de abril de 2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P26092005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral da Unicamp (SG), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 9 de abril de 2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P26122005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205.

Instituto de Artes
A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de uma função na parte especial do quadro docente no nível MS-3, RTP, pelo período de três anos. É a área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes. As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria do Instituto de Artes (IA), da Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do Instituto de Artes, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 09/06 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P272682004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia).

Faculdade de Ciências Médicas
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) estará com inscrições abertas até 14 de julho à seleção de provas e títulos para preenchimento de uma função docente (nível MS-3), em regime RTP, pelo período de três anos. É na área de Planejamento e Administração de Serviços de Saúde, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). São candidatos portadores do título de doutor em Saúde Coletiva, outorgado pela Unicamp, por ela reconhecido ou de validade nacional. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16h30, na secretaria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da unidade, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, dirigido à diretora da FCM, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14/6/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P143012005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-8933 (Carmem)

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
A Unicamp estará com inscrições abertas até 1 de agosto ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Telecomunicações e Telemática, do Departamento de Comunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente, especialistas com atividade científica comprovada e docentes integrantes da parte suplementar do QD-Unicamp, que exerçam a função MS-5 ou MS-6, na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 29/4/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P166302004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-3865 (Ademilde).

Instituto de Geociências
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Teorias da Ciência e Tecnologia, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49632005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Instituto de Geociências
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História das Ciências, do Departamento Geociências Aplicadas ao Ensino do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49682005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área Materiais Dentários, do Departamento Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65062005.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3412-5205 (Patrícia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64872005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Bioestatística do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65272005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Prótese Parcial Removível do Departamento Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64892005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Embriologia do Departamento Morfologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65262005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia)

Concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_167/CH_167.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

EVENTOS JULHO

Dia 6

Feira de Artesanato e Quitutes
A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará, dia 6 de julho, das 9 às 16 horas, no Ciclo Básico. Confira o calendário. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

Dia 7

Fórum Permanente de Arte e Cultura
"Mídia e Cultura no Contexto da América Latina" é o tema do Fórum Permanente de Arte e Cultura. O evento será realizado dia 7, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site. O encontro, organizado pelo Instituto de Artes (IA) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação completa no endereço. Mais informações pelo telefone 19-37886573 ou e-mail.

Fop recebe professor americano
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, por meio do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários, estará trazendo o professor Frederick Rueggeberg, do Departamento de Reabilitação Oral da Universidade da Georgia (Estados Unidos), no dia 7 de julho, das 9 às 12 horas, no anfiteatro 4, para ministrar o curso "Elementos essenciais de um manuscrito científico". O evento é destinado professores e alunos de pós-Graduação e graduação, independente do curso. O curso tem como proposta familiarizar o participante aos elementos básicos presentes em uma publicação científica bem escrita. O objetivo é ajudar os autores na preparação de artigos científicos decorrentes de suas pesquisas, de forma que possam melhorar a qualidade do trabalho concluído e obter sucesso quanto à aceitação da publicação. Serão abordados: o conteúdo de cada seção que compõe um artigo, a hipótese da pesquisa, os erros comuns e outros itens que um revisor procura, o uso de um programa de gerenciamento de referências e manutenção de banco de dados. O professor Frederick Rueggeberg é formado em odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Emory. Fez residência em clínica geral pelo Centro Médico de Wilmigton. É mestre em biomateriais pela Universidade de Michigan, professor titular do Departamento de Reabilitação Oral pela Universidade da Georgia e autor de diversos trabalhos publicados sobre fotopolimerizadores e resinas compostas fotoativas nos últimos 14 anos. É autor e co-autor de 78 resumos de pesquisas. Rueggebergainda fará uma apresentação da universidade em que trabalha e das pesquisas que conduz. Mais informações pelo telefone 19-3412-5374 ou e-mail: sinhoreti em fop.unicamp.br .

14a. Festa Julina no Arraiá do HC,
O Jospital das Clínicas (HC) da Unicamp organiza no dia 7, 5a. feira, das 10 às 16 horas, no estacionamento para docentes A3), a sua tradicional festa junina. Reúne centenas de participantes, incluindo pacientes, acompanhantes, visitantes,  e comunidade da universidade. O evento é promovido pela Seção de Relações Públicas e Imprensa e organizado
por uma comissão de representantes de várias áreas e responsáveis
pelas barracas. Conta com o apoio da Superintendência e demais 
serviços do HC, além da Centro Limpadora, Manutenção e Serviços 
Auxiliares e Diretoria da FCM,  Prefeitura do Campus e AFPU. A equipe  "AnderSom" é a responsável pela sonorização da festa. As mesas e cadeiras foram oferecidas por D'horta Varejão de Bebidas. A coordenação do evento está a cargo de Maura Sundfeld I. Giarola, pedagoga da enfermaria de pediatria.

Dia 8
Missão de Montpellier visita a Unicamp
A Unicamp recebe no dia 8 (sexta-feira) uma comitiva da missão de Montpellier (França), que chega ao Brasil no dia 7, para uma série de visitas. No campus o grupo composto por Gilbert Pastor, vice-presidente de l’Agglomération au Développement Economique et à l’Emploi, pela professora Carine Bougnague, diretora de Desenvolvimento Econômico de Montpellier Agglomération e pelo professor José Luiz Guazzelli, vice-cônsul honorário da França em Campinas, será recebido pelo coordenador de Relações Internacionais (Cori) da Universidade, professor Luís Cortez, às 14h15, na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG). No encontro haverá uma apresentação da Unicamp e da Agência de Inovação da Unicamp, visita à Inova e a empresas incubadas no campus.

Unicamp sedia Encontro Nacional de Educadores
A Faculdade de Educação (FE) sedia, de 8 a 11 de julho, o VIII Encontro Nacional de Educadores Freinet (ENEF). O objetivo, segundo Gláucia de Melo Ferreira, uma das organizadoras do evento e diretora da Escola Curumim em Campinas, é reunir educadores de todo o Brasil e do exterior visando aprofundar o conhecimento, renovar as práticas além de promover troca de experiências. O evento, segundo ela, deve reunir cerca de 300 educadores. O encontro que está em sua oitava edição já percorreu todo o Brasil e esse ano está de volta a Campinas, local onde aconteceu o primeiro ENEF. “O ENEF terá como tema central esse ano os Diálogos, aproximando semelhanças e diferenças. Será um encontro para favorecer, por meio de diferentes linguagens, os diálogos entre pedagogia e política, teoria e prática, tradições e modernidades, natureza e tecnologia, sensibilidade e pensamento, público e privado, coletivo e indivíduo. O diálogo como forma de avançarmos na construção de uma escola mais humanizada e democrática”, afirma Gláucia. O Encontro Nacional de Educadores Freinet é promovido pela ABDEPP/Freinet (Associação Brasileira para Divulgação, Estudos e Pesquisa da Pedagogia Freinet) que tem como objetivo desenvolver o ensino e a pesquisa na pedagogia Freinet, favorecer as trocas e o aprofundamento das experiências educativas entre os professores e difundir a pedagogia. A ABDEPP é filiada ao FIMEM (Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna) que promove contatos, intercâmbios e atualização cooperativa entre os educadores dos movimentos Freinet de 42 países.
Informações: 19-3256 2648

Dia 9

"Final de Semana Júnior" será nos prédios do Ciclo Básico
O Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp e a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp) organizam, dias 9 e 10, sob coordenação da Estat Júnior, empresa júnior de Estatística da Unicamp, o “Final de Semana Júnior”. O evento, que será realizado nos prédios do Ciclo Básico da Unicamp, é aberto para empresários juniores e interessados em montar uma empresa júnior. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico. No sábado (9), às 10 horas, a analista de negócios do Sebrae, Thaís Fernanda Camargo, ministra a palestra "Viabilizando seu negócio com a Pesquisa de Mercado". No período da tarde, às 14h30, o professor Alberto da Silva discute, em uma palestra, o tema “Workhollics X Vida Social”. O encontro terá seqüência com mesas-redondas que debaterão o tema: Como aplicar a Estatística nos Departamentos: Financeiro Qualidade e Comercial. No domingo (10), às 9h30, Randal Victor Gibbin, sócio-diretor da Critério Lógico Inteligência Empresarial & Consultoria, faz uma apresentação de planejamento estratégico com foco nas ferramentas e suas aplicações. O evento prossegue com com uma reunião regional das empresas juniores, voltada à empresas não federadas à Fejesp. Outras informações pelos telefones 19-3788-3979 ou 3788-6073 ou e-mail.

Dia 18

Unicamp organiza seminário sobre Música, Ciência e Tecnologia
O II Seminário "Musica, Ciência e Tecnologia - Realidade Virtual Sonora" será realizado de 6 a 8 de outubro, na Unicamp. Os interessados em participar, devem enviar resumos, até 18 de julho para o e-mail. No encontro serão discutidos os temas: Acústica de instrumentos musicais; Acústica de salas; Espacialização sonora; Fontes sonoras; performance musical; Psico-acústica e Simulação e auralização. O Seminário tem por objetivo promover a discussão e o intercâmbio de pesquisas envolvendo as áreas de Música, Computação, Matemática, Engenharia, Arquitetura e Física, entre outras. Durante o evento, o professor Michael Vorlaender, do Instituto Técnico de Acústica da Universidade de Aachen (Alemanha) ministra, nas manhãs dos dias 6, 7 e 8, o curso intensivo “Realidade Virtual Sonora”. O seminário, organizado pelo Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), Laboratório de Conforto Ambiental e Física Aplicada (Lacaf) da Faculdade de Educação Física (FEF), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) é promovido pela Unicamp, Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Mais informações na página do evento.

CBAgro - 2005
A Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBA) realiza, de 18 a 21 de julho, no Centro de Convenções, o XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAgro 2005). A organização é da Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) e a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Serviço:
XIV CBAgro 2005 - Congresso Brasileiro de Agrometeorologia
Data: 18 a 21 de julho de 2005
Local: Centro de Convenções da Unicamp - Cidade Universitária "ZeferinoVaz", Barão Geraldo - Campinas, SP
Secretaria do Congresso:
Av. André Tosello, 209 - Campus da Unicamp - Barão Geraldo
Campinas, SP - CEP 13083-970
Telefones: (19) 3788-2458 e 3789-5805
Contato: Marilene Cristiane de Jesus

Dia 20

Professores da Unicamp participam do seminário Cadeia do Frio em São Paulo
O professor Lincoln Neves, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e a pesquisadora voluntária Bárbara Teruel, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) participam, dia 20 de julho, das 8h30 às 18 horas, no Green Place Flat (Rua Dr. Diogo de Faria, 1201, Vila Mariana, São Paulo-SP), do seminário “Cadeia do Frio”. No encontro serão abordados os seguintes temas: As etratégias da indústria do frio; Vantagens do compartilhamento da armazenagem frigorificada; Controles eletrônicos (TI) como Fator de redução de custos; Segurança Alimentar/Marketing na norma EurepGAP e O futuro da energia e seus impactos no setor de exportação. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800-177-707, (11) 3751-3430, por fax (11) 3751-3468 ou e-mail. Confira a programação.

Oficina "Semantics and Meaning" no CLE
O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) realiza, de 25 a 28 de julho, a oficina “Semantics and Meaning”. O evento é organizado pelo professor Walter Carnielli e centralizado na visita do professor Saul Kripke (CUNY–USA), um dos mais importantes filósofos da atualidade, ao CLE. Kripke, professor emérito de Princeton é detentor do “Schock Prize” de 2001 da Academia de Ciências da Suécia, considerado o Prêmio Nobel da Filosofia. Suas idéias revolucionaram a Lógica e a Filosofia nos anos 60 com a proposta das chamadas “semânticas de mundos possíveis”, que têm hoje ampla aplicação não só em Lógica e Filosofia como também na Computação e na Lingüística. Autor do famoso livro “Naming and Necessity”, que levou a uma reestruturação da filosofia da linguagem, Kripke influenciou a interpretação da obra de Ludwig Wittgenstein e trabalhou intensamente no desenvolvimento de teorias formais da verdade com vistas aos paradoxos lógicos. A oficina, financiada pela FAPESP, receberá diversos outros convidados que vão tratar da significação dos Teoremas de Gödel, dos problemas do conhecimento, de novas semânticas formais como as semânticas de traduções possíveis e das Lógicas Paraconsistentes, além de questões ligadas à questão geral do significado nos Fundamentos da Matemática. Outras informações pelo e-mail.

Dia 28

Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL)
O 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mais detalhes na página do evento. Outras informações pelo telefone 19-3788-1514 ou e-mail.

Dia 29

Palestra no Nepo
A Dra. Maria Cristina Restitutti (Secretaria Municipal de Saúde de Campinas) discute, dia 29 de julho, às 12h30, no Auditório do Núcleo de Estudos da População (Nepo), o tema "Dados populacionais e sobre saúde: georeferenciamento, organização, divulgação e projeções para pequenas áreas". A palestra é parte da série de seminários “Tempo de Debate” do Nepo. Outras informações pelo telefone 19-3788-5917.

FEQ abre vagas para curso de corantes naturais
O Departamento de Tecnologia (DPT), da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) oferece, de 29 de julho a 24 de setembro, um curso de extensão de corantes naturais. O curso é direcionado para profissionais que atuem, ou interessados em atuar, em empresas têxteis, na área química têxtil, com um mínimo de nível técnico na área (ou preferencialmente curso superior). Com carga horária de 56 horas (31 horas teóricas e 25 horas práticas), sub-divididas em quatro disciplinas, as aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 23 horas (com duração de 3 horas) e aos sábados, das 8h30 às 12h30 (com duração de 4 horas). O responsável pelo curso é o professor Edison Bittencourt. Outras informações pelo telefone 19-3788-3911 (Carlos).

Dia 31

Revista do IFCH recebe artigos até 31 de julho
A revista História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) recebe, até 31 de julho, artigos para a edição número 12 "Dossiê "Revoltas Populares". Os trabalhos devem ser encaminhados para o Conselho Editorial da publicação, Secretaria de Pós-graduação do IFCH, caixa postal 6110, Campinas-SP, Cep 13081 – 970. A revista também publica artigos que não se referem ao dossiê, fontes e arquivos, traduções, entrevistas e resenhas. Confira as normas de publicação.
(R.C.)
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l