Programação da Unicamp – 24 de junho de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Jun 23 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 24 de junho de 2005

Alunos de midialogia apresentam
trabalho sobre o rádio na sala CB-14

Alunos da disciplina História do Rádio, do curso de Midialogia do Instituto de Artes (IA) apresentam, nesta sexta-feira (24), às 10 horas, na sala CB-14, como trabalho de conclusão de curso, um programa de rádio abordando a sua história. O programa conta com depoimentos dos personagens do rádio dos anos 40 e 50. Para o trabalho, os estudantes realizaram pesquisas musicais, iconográficas e captaram depoimentos de cantores da época. Outras informações pelo e-mail anacamaciel em aol.com. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4509/NUH_4509.html

Coral Zíper na Boca apresenta
"Os Saltimbancos" na Casa do Lago

Nesta sexta-feira (24), às 12h30, e nos dias 25 e 26, às 10h30, no Espaço Cultural Casa do Lago, o Coral Zíper na Boca apresenta a peça teatral "Os Saltimbancos", de Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti, com adaptação de Chico Buarque. A apresentação, com entrada franca, é parte das comemorações dos 20 anos de atuação do Zíper. "Os Saltimbancos" tem direção cênica de Carlos Moreira Gomes, formado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes (IA) e direção musical da maestrina Vívian Nogueira, regente do Coral Unicamp e doutoranda em música, que também assina a direção geral do musical. A concepção, realização e produção de "Os Saltimbancos" contou com a participação dos próprios integrantes do Coral Zíper na Boca, em um trabalho que reuniu alunos, funcionários e docentes de diversas áreas da universidade. Além da performance musical (canto e instrumentos) eles também são responsáveis pela atuação cênica (grupo de 52 coralistas e 8 atuações solo), concepção dos figurinos, arte gráfica, programas e do material de divulgação. Mais informações pelo e-mail vivinog em unicamp.br.

AEL promove café consulta

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) promove, até esta sexta-feira (24), das 10 às 11 e das 16 às 17 horas, em sua unidade, um café consulta. O objetivo é apresentar aos usuários o novo sistema de busca em documentos (PesquisArqh) do acervo do AEL e do Arquivo Central da Unicamp. No encontro serão mostradas as possibilidades de busca de documentos em vários níveis. Outras informações pelo telefone 19-37881624.

Sinfônica Jovem apresenta-se
no Centro de Convivência Cultural

A orquestra Sinfônica Jovem realiza uma apresentação nesta sexta-feira (24), às 20h30, no Centro de Convivência Cultural. No programa, obras de W. A. Mozart, gênio da música que viveu na Áustria no século 17, compondo desde a infância com grande riqueza melódica. O destaque da apresentação será a peça Sinfonia Concertante, com solos de viola e violino. Nesta mesma semana, o concerto será realizado também nas cidades de Salto (dia 25) e Vinhedo (dia 26). Outras informações pelo telefone 19-3788-1702.

EM ANDAMENTO

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, até 27 de junho, sempre às 14 horas, na sala 121 do DMA, os Seminários de Otimização. Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/%7Emartinez/sem_otimiza.txt. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.

Galeria de Arte expõe mostra
internacional de poesia visual

A Galeria de Arte Unicamp expõe, até 8 de julho, uma mostra Internacional de poesia visual. Participam da exposição artistas brasileiros, argentinos, espanhóis, russos, americanos, entre outros. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, andar térreo da Biblioteca Central-BC). Mais informações pelo telefone 19-3788-6561.

Noboru Ohnuma expõe
no Espaço das Artes da FCM

"Trajetória -Kanji" é o título da mostra que o artista plástico Jerônimo Noboru Ohnuma, do Instituto de Artes (IA) expõe, até 29 de julho, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Para a exposição, o artista preparou mais de 20 trabalhos em tela e arte digital (infogramas) e algumas peças em cerâmica. Noboru já fez diversas exposições no Brasil e também no Japão. Noboru trabalha com ideogramas japoneses e chineses desde 1988. A exposição pode ser visitada das 8 às 17h30. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.

Inaê Coutinho expõe no
Centro Universitário Maria Antônia

A fotógrafa Inaê Coutinho expõe até 8 de agosto, no Centro Universitário Maria Antônia (SP), a mostra de fotografias "Da Luz na Escuridão". A exposição constitui-se de várias vistas internas de casas caipiras, onde a luz é escassa e apresenta uso recorrente de contra luzes em negativos coloridos (35mm), captados com longa exposição. O trabalho é resultado da dissertação de mestrado da fotógrafa pelo Departamento de Artes Plásticas (ECA-USP). Inaê é graduada em Educação Artística pela Unicamp e mestra em Poéticas Visuais pela ECA USP. Iniciou seus estudos de fotografia em 1986. Já realizou diversas exposições de seu trabalho pessoal, entre elas as individuais "Autoretrato com Amiga" (Funarte-RJ/1994), "Memória nas Coisas" (Centro Cultural São Paulo/2000, Sesc Araxá, AM/2001) e "O Corpo na Construção" (Atelier Piratininga-SP/2003). Também produziu e editou o evento fotográfico "Diapositivo: Noite Audiovisual", no Espaço Cultural "A Casa", entre 1998 e 1999. Inaê leciona fotografia há 13 anos. O Centro Universitário Maria Antônia fica na Rua Maria Antônia, 294, em São Paulo. Outras informações pelo e-mail inaecoutinho em uol.com.br Saiba mais sobre a fotógrafa http://www.artebr.com/inacoutinho.

"Viagens e Explorações" em exposição na BC

A Área de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central (BC) realiza, até 31 de agosto a exposição bibliográfica e iconográfica "Viagens e Explorações". São livros do século XIX, ilustrados, que trazem relatos de viagens e que alcançaram grande sucesso pelo seu exotismo. A mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no 3º piso da BC. Outras informações pelo telefone 19-3788-6468 (Marta).

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

----------
EM DIA

Pele humana é reproduzida em laboratório 

Pela primeira vez no Brasil, pesquisadores da Unicamp conseguem reproduzir em laboratório o maior órgão do corpo humano: a pele. A médica dermatologista Beatriz Puzzi produziu as camadas da pele a partir de estudos desenvolvidos com cultura de células da pele. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju290pag8a.html

Vestibular 2006

Comvest anuncia novidades no Vestibular 2006

Criação do bacharelado em Estudos Literários, licenciatura em Música, ampliação do número de vagas e cidades onde são realizadas as provas são as novidades. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDND/ND_655/ND_655.html

Pesquisadores que vão para o brejo

Grupo produz guia inédito para que leigos conheçam plantas aquáticas do Estado. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju292pag12.html

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

------------
CURSOS

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

--------
TESES

Faculdade de Engenharia Mecânica

“Plano de metas e ações: Um modelo de planejamento e gestão” (mestrado). Candidato: Valério Lucindo Araujo. Orientador: professor Olivio Novaski. Dia 24 de junho, às 14 horas, no Bloco K da FEM.

“Estudo Experimental do Escoamento Água-Óleo com Precipitação de Parafinas em Dutos Submarinos” (mestrado). Candidato: Rafael de Castro Oliveira. Orientador: professor Sérgio Nascimento Bordalo. Dia 24 de junho, às 14 horas, no auditório da FEM- ID-2.

Instituto de Biologia

“Glicogênio cardíaco em diabetes experimental. Efeitos do tratamento com metformina e/ou glibenclamida sobre as funções cardíacas em coração isolado” (doutorado). Candidata: Eunice Cristina da Silva Costa. Orientador: professor Antonio Ari Gonçalves. Dia 24 de junho, às 9 horas, na Sala de Defesa de Teses da Pós-Graduação - IB.

Instituto de Estudos da Linguagem

“Estudo lexical da língua matis - Subsídios para um dicionário bilíngue” (doutorado). Candidata: Vitória Regina Spanghero Ferreira. Orientador: professor Angel Humberto Corbera Mori. Dia 24 de junho, às 14 horas, na Sala de Defesa de Tese/IEL-UNICAMP.

“Derrida e a cena da tradução na cena escrita de Freud” (doutorado). Candidata: Zelina Márcia Pereira Beato. Orientador: professor Paulo Roberto Ottoni. Dia 24 de junho, às 09h30, na Sala de Defesa de Teses/IEL-UNICAMP.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

“Infância, trabalho e educação. Os Aprendizes do Arsenal de Guerra de Mato Grosso (Cuiabá, 1842-1899).” (doutorado). Candidata: Matilde Araki Crudo. Orientador: professor Paulo Celso Miceli. Dia 24 de junho, às 10 horas, na Sala de Tese do Prédio da Pós-Graduação-IFCH.

Instituto de Geociências

“Política ambiental transversal: experiências na Amazônia Brasileira” (doutorado). Candidata: Roberta Graf. Orientador: professor Newton Müller Pereira. Dia 23 de junho, às 9 horas, no auditório/IG.
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

“Estabilidade de soluções ondas viajantes periódicas para as equações de Boussinesq e de Korteweg- de Vries” (doutorado). Candidato: Lynnyngs Kelly Arruda Saraiva de Paiva. Orientador: professor Jaime Angulo Pava. Dia 24 de junho, às 14 horas, na Sala 253 do IMECC.

Instituto de Química

“Estudo Bioquímico e Histoquímico do Ácido Hialurônico no Tecido Interpúbico de Camundongo durante a Prenhez, Parto e Pós-parto” (mestrado). Candidato: Eduardo Anselmo Garcia. Orientadora: professora Olga Maria de Toledo Corrêa. Dia 24 de junho, às 9 horas, no Sala de Defesa de Tese da Pós-Graduação - IB.

“Avaliação do Complexo Pd2(dppm)2Cl2 no desenvolvimento de um sensor óptico para a determinação de monóxido de carbono.” (mestrado). Candidata: Silvia Cristina Lopes Pinheiro. Orientador: professor Ivo Milton Raimundo Junior. Dia 24 de junho, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

---------
MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em Administração – Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, até dia 28 de junho, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na seção administrativa da unidade. Mais informações na página da da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades.

Assistente Administrativo – IE

O Instituto de Economia (IE) abre inscrições – processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de Assistente Administrativo (segmento médio). Podem ser feitas, até 30 de junho, das 8h30 às 12 e das 14 às 17h30 horas, na secretaria da diretoria do IE (sala 42). Outras informações pelo e-mail furlan em eco.unicamp.br ou ramal 85702. 

Oficial de Manutenção Predial – Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de Oficial de Manutenção Predial. Podem ser feitas, até  1 de julho, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30 horas, na seção administrativa da Feagri. Confira o edital na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

Técnico em Administração – IC

O Instituto de Computação (IC) abre inscrições – processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, até 1 de julho. Outras informações pelo telefone 19-3788-5838 (Maria José ou Márcia)

----
INSCRIÇÕES

Semalim recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). O evento será realizado de 17 a 23 de julho, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Confira a página do evento do evento http://www.semalim.com.br/. Outras informações pelo e-mail semalim em fea.unicamp.br

FEF abre inscrições para curso
de especialização em biomecânica

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de especialização em Biomecânica promovido pelo Laboratório de Instrumentação para Biomecânica (LIB) http://www.unicamp.br/fef/Laboratorios/Lib/especializa_biomecanica.htm da Faculdade de Educação Física (FEF), através de sua Secretaria de Extensão. O curso é direcionado para profissionais das áreas de educação física, fisioterapia, biologia, medicina, biomedicina, física, engenharias e áreas afins. O objetivo introduzir os conceitos básicos relacionados à área de biomecânica, apresentar as principais metodologias utilizadas na área para a análise do movimento humano, além de habilitar o aluno a realizar análises biomecânicas em contexto de educação física, esportes e reabilitação. Outras informações pelo telefone 19-3788-6614 ou e-mail mmoraes em fef.unicamp.br

Serviço social do HC abre inscrições para
curso de cuidadores informais na assistência domiciliar

O Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC), juntamente com a disciplina de Medicina Interna do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) abrem inscrições para o IX Curso para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar. O curso terá início no dia 12 de agosto de 2005, a partir das 8 horas. Com carga horária de 8 horas, custa R$30 para profissionais e R$ 20 para estudantes. O número de vagas é limitado a apenas 100 inscritos. Para se inscrever, o interessado deverá fazer um depósito no Banco Banespa, agência 0207, na conta-corrente 01042803-7 informando no campo do depósito IX Curso para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar – 2005 e também os nomes de Ernesta Lopes Ferreira Dias ou Mariângela Ceschini. Após efetuar o pagamento, é necessário enviar um fax para (19) 3788-7250. Somente após o recebimento do fax é que a inscrição será confirmada. Cada inscrito receberá gratuitamente o livro Orientações para Cuidados Informais na Assistência Domiciliar que está na sua segunda edição. Confiraa programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/cuidadores

Extecamp abre inscrições para curso de saúde mental

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) abre inscrições, até 12 de agosto, para o curso Saúde Mental no Hospital Geral. O curso terá início em 16 de agosto e irá até dezembro de 2005. Destina-se a estudantes e profissionais da área de saúde que queiram se aprofundar em conhecimentos de saúde mental aplicáveis a situações clínicas encontradas em um hospital geral e em outros serviços gerais de saúde. Mais informações e inscrições pelo telefone 19-3788-7206. Outros detalhes também poderão ser adquiridos diretamente na Extecamp pelos telefones 19-3788-4646 e 3788-4648.

IQ abre inscrições para curso
de análise multivariada de dados químicos

Até 1º de julho estão abertas as inscrições para o curso de extensão - “Análise multivariada de dados químicos” promovido pelo Instituto de Química (IQ), através de sua Secretaria de Extensão. O público-alvo são profissionais graduados e pós-graduados que atuam nas áreas de alimentos, farmácia e combustíveis. O curso de 30 horas tem o objetivo de apresentar uma visão geral de métodos modernos de análise multivariada de dados com ênfase em problemas químicos e capacitar o aluno a realizar a análise eficiente de dados por meio de software moderno e amigável. As aulas serão ministradas por Márcia Miguel Castro Ferreira, livre-docente do Instituto, de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no período de 1 a 5 de agosto no IQ. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646.

Escola Avançada do IFGW abre inscrições

Estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para a I Escola Avançada do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Podem ser feitas no site http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/www.ifi.unicamp.br/escola2005. O evento será realizado de 25 a 29 de julho. A Escola destina-se a alunos e professores de ensino médio que gostariam de estudar tópicos de Física Moderna. Na oportunidade os participantes realizarão atividades teóricas e práticas sobre Relatividade, Mecânica Quântica, Caos, Fractais etc. A Escola inclui visitas de caráter científico ao Observatório Municipal de Campinas (http://www.campinas.sp.gov.br/servlets/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=94), a exposição Nanoaventura (http://www.nanoaventura.com.br/) e ao Planetário Municipal (http://www.planetariodecampinas.hpg.ig.com.br/). Estão programadas também atividades culturais e de integração dos participantes tais como filmes e debates.

FEC abre inscrições para curso de
gestão da cadeia de suprimentos e logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (FEC) estará com inscrições abertas, até 12 de julho, para o curso de especialização "Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística" (modalidade extensão). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC, localizada na Rua Saturnino de Brito, 224 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Caixa Postal 6021, CEP 13083-852 Campinas – SP. O curso será realizado de 2 agosto de 2005 até 21 de dezembro de 2006, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, e um sábado por mês, das 9 às 12 horas. É direcionado para profissionais de nível superior, com atuação em instituições e empresas, públicas ou privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. Com carga horária de 360 horas, o curso é composto de dez disciplinas obrigatórias, incluindo um laboratório e um estudo dirigido e duas disciplinas eletivas, relacionadas aos temas: Fundamentos de logística, Gerenciamento da cadeia de suprimentos, Custos logísticos, Estratégia e desempenho de cadeias de suprimentos, Gestão de estoques, movimentação e armazenagem de materiais, Redes de transportes e frotas, Tecnologia da informação e comunicação aplicadas à cadeia de suprimentos, Sistemas de Rastreamento e Roteirização em Logística e Transportes, Logística reversa, comércio exterior e gestão da produção, Telemática e Eletrônica Embarcada, Projeto de sistemas logísticos. Outras informações pelo telefone 19-3788-2337.
 
FEF abre inscrições para curso de Salva-vidas

A Coordenadoria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) está com inscrições abertas para o Curso de Resgate Aquático (Salva-vidas). Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado de 25 a 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na FEF. As inscrições podem ser feitas de 20 de junho até 22 de julho, na Secretaria de Extensão da unidade. No curso serão abordados os temas: Aspectos legais no Brasil, Biossegurança, Suporte básico para o afogado, Uso de dispositivos imobilizadores, Reboque de vítima consciente e inconsciente, Transporte do afogado e níveis de afogamento. A taxa de inscrição para alunos da FEF é de R$100, até 9 de julho. Para os demais interessados o valor é de R$150. Os participantes que completarem mais de 80% de freqüência, receberão, ao final do curso, certificados. Mais informações pelo telefone 19-3788-6614.

Ciência & Arte nas Férias

O Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex) recebe, até 30 de junho, os pedidos de submissão de projetos para o Programa de Ciência & Arte nas Férias 2006. Mais informações pelo site http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/www.prp.unicamp.br/cienciasnasferias/2005ou telefone 19-3788-4758.

Slaca recebe inscrições até 30 de junho

A inscrição para apresentação de trabalhos no 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) podem ser feitas até 30 de junho. Os interessados em participar do encontro, devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8. O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/

IV Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) abre inscrições, até 30 de junho, para os interessados em apresentar trabalhos no IV Colóquio Marx e Engels. O evento ocorre entre os dias 8 e 11 de novembro de 2005. O colóquio, de nível internacional, terá um formato diferente dos três realizados anteriormente. Nesta edição passa a privilegiar a apresentação de trabalhos em Grupos Temáticos. O evento conta com palestras proferidas por conferencistas convidados pela Comissão organizadora, que poderão ter até dois participantes. O colóquio está dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas", "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século XXI". Esta edição é aberta para a participação de alunos de graduação. Os estudantes interessados podem apresentar trabalhos de pesquisa de iniciação científica cujos temas se enquadrem em um dos quatro grupos temáticos do colóquio. As inscrições podem ser feitas no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, caixa postal 6110, Cep 13083-970, Campinas-SP. Confira a programação na paginado Cemarx http://www.unicamp.br/cemarx/ivcoloquio.html Outras informações pelos telefones 19-3788-1639, 3788-1601 ou e-mail cemarx em unicamp.br

III Física nas Férias

Estão abertas as inscrições para o III Física nas Férias. O evento será realizado de 18 a 22 de julho, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Na programação estão incluídas atividades experimentais, palestras, aulas teóricas e visitas ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e Planetário de Campinas. A participação se restringe a alunos do primeiro ao terceiro ano (ensino médio) e a alunos de cursinhos. As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico http://www.ifi.unicamp.br/osa/fife3/inscr.doc. Outras informações pelo e-mail rmfernandes em ifi.unicamp.br. Confira a página do evento http://www.ifi.unicamp.br/osa/fife3/

FEC abre inscrições para curso de pavimentação

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições, a partir de 4 de julho, para a primeira turma do curso de extensão "Engenharia de Pavimento, Dimensionamento do Processo de Restauração do Processo de Restauração de um Pavimento Flexível". Podem ser feitas na página da Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/dados60.asp?sigla=FEC-0036&of=001). O curso é voltado para engenheiros que atuam na área de infra-estrutura de transportes. Outras informações pelo telefone 19-37882337.

FEC abre inscrições para curso
de Saneamento e Gerência Ambiental

Até 20 de julho estarão abertas as inscrições para o curso de Saneamento e Gerência Ambiental, promovido pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), através de sua Secretaria de Extensão. A especialização tem duração de dois anos (600 horas) e o público-alvo é de técnicos, administradores, graduados e recém-formados envolvidos com a área de saneamento e ambiente. O objetivo é capacitar profissionais com atuação na área de saneamento e ambiente para efetivar práticas de controle, monitoramento e gerência de sistemas de abastecimento de água, de águas residuárias e de resíduos sólidos contextualizados na conservação do meio ambiente e promoção da saúde pública. A aulas, teóricas e práticas, serão ministradas por docentes da FEC, de 9 de agosto de 2005 até 8 de agosto de 2007, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h45min, na FEC (prédio azul). Estão previstas também, visitas a laboratórios, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias e aterros sanitários. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 (Solange).

Extecamp abre inscrições para cursos de parto humanizado

A Escola de Extensão (Extecamp) abre inscrições, até 24 de junho para os cursos a distância “Atenção simplificada de nascimento de baixo risco gestacional” (http://www.extecamp.unicamp.br/prematricula/procura_aluno.asp), direcionado para profissionais de nível superior e “Fundamentos da atenção a nascimentos de baixo risco “ (http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=FCM-0178&of=001), para parteiras, alunos e profissionais de nível médio. O objetivo é atualizar conhecimentos sobre os modernos e eficientes métodos de humanização do nascimento em gestações de baixo risco. Os cursos da Faculdade de CIências Médicas (FCM) estão sob a responsabilidade do professor José Hugo Sabatino. Mais informações pelo telefone 19-3788-4646. 

Feagri abre inscrições para curso de Automação
e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), por meio da Escola de Extensão (Extecamp), está oferecendo o curso de especialização (modalidade extensão universitária) "Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais". As inscrições podem ser feitas, até 26 de julho, pela Internet http://www.extecamp.unicamp.br/prematricula/procura_aluno.asp. O curso tem por objetivo a capacitação multidisciplinar, teórica e prática de profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para análise e projeto de sistemas de automação e controle de processos industriais e agroindustriais. É direcionado para profissionais de nível superior formados em Engenharia e Tecnologia nas áreas Agrícola, Elétrica, Computação, Mecânica, Mecatrônica e afins. Outras informações pelo telefone (19) 3788-1084 ou e-mail cappelli em agr.unicamp.br.

UPA

A Unicamp já definiu os dias 2 e 3 de setembro para a realização do evento Universidade de Portas Abertas (UPA). Em dois dias a Universidade pretende receber alunos do ensino médio e fundamental de pelo menos seis estados. No ano passado, visitaram a Unicamp aproximadamente 35 mil estudantes de 473 escolas públicas e privadas. As inscrições das escolas já podem ser feitas por meio do site do evento http://www.sae.unicamp.br/upa/inscricao.html, que já está no ar.

------------------
CONCURSOS

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 30 de junho ao concurso público de provas e títulos, para provimento de dois cargos de Professor-doutor, em RTP. É na área de Linguagem e Audiologia, nas disciplinas Fundamentos da Audiologia, Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e Audiologia II, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto" (Cepre), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas na secretaria do Cepre, das 9 às 12 e das 14 às 16h30 horas, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido à coordenadora da unidade, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 31/5 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P103722004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-8933 (Carmem Silvia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Dentística. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral (SG), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 9 de abril de 2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P26092005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral da Unicamp (SG), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 9 de abril de 2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P26122005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205.

Instituto de Artes

A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de uma função na parte especial do quadro docente no nível MS-3, RTP, pelo período de três anos. É a área de Multimeios e Artes, do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes. As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria do Instituto de Artes (IA), da Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do Instituto de Artes, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 09/06 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/17P272682004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) estará com inscrições abertas até 14 de julho à seleção de provas e títulos para preenchimento de uma função docente (nível MS-3), em regime RTP, pelo período de três anos. É na área de Planejamento e Administração de Serviços de Saúde, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). São candidatos portadores do título de doutor em Saúde Coletiva, outorgado pela Unicamp, por ela reconhecido ou de validade nacional. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16h30, na secretaria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da unidade, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, dirigido à diretora da FCM, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 14/6/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/02P143012005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-8933 (Carmem)

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas até 1 de agosto ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Telecomunicações e Telemática, do Departamento de Comunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente, especialistas com atividade científica comprovada e docentes integrantes da parte suplementar do QD-Unicamp, que exerçam a função MS-5 ou MS-6, na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 29/4/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P166302004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-3865 (Ademilde).

Instituto de Geociências
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Teorias da Ciência e Tecnologia, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49632005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Instituto de Geociências

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História das Ciências, do Departamento Geociências Aplicadas ao Ensino do Instituto de Geociências (IG). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/22P49682005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-4551 (Neide)

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área Materiais Dentários, do Departamento Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65062005.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64872005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Bioestatística do Departamento Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65272005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Prótese Parcial Removível do Departamento Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P64892005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 8 de setembro ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de História e Embriologia do Departamento Morfologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 09/06/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65262005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205 (Patrícia) 

Concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

-----------------
AGENDE-SE 

Dia 28

Ademar Ribeiro Romeiro profere palestra no IAC

O professor Ademar Ribeiro Romeiro, do Instituto de Economia (IE) profere, dia 28, às 10h30, no Auditório “Otávio Tisselli Filho”, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a palestra “Os impactos socioambientais do uso da agroenergia”. A palestra é parte das comemorações dos 118 anos da unidade. O IAC fica na Av. Barão de Itapura, 1481, Campinas-SP. Mais informações pelo telefone 19-3231-5422 (ramal 159). 

Dia 29

MusiSAE

A mostra de música "MusiSAE", evento promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está marcada para o dia 29, das 12h30 às 13h30, no Restaurante Universitário II. Mais informações http://www.sae.unicamp.br/conteudo.php?id=16

Palestra no Nepo

A palestra "Dados populacionais e sobre saúde: georeferenciamento, organização, divulgação e projeções para pequenas áreas" será proferida por Maria Cristina Restitutti e sua equipe, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, dia 29, às 12h30, no auditório do Núcleo de Estudos da População (Nepo). O encontro é parte da série Tempo de Debate da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-5917.

Seminário na BC discute tendências sociais,
tecnológicas e econômicas de Bibliotecas

O Seminário “OCLC-Tendencias Sociais, Tecnológicas e Econômicas no Cenário de Bibliotecas”, conduzido pelo professor Jesús Lau, diretor de Informação da Universidade Autônoma da cidade de Juarez (México) e presidente da Seção "Informacion Literacy" da IFLA acontece, dia 29, das 10 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). Outras informações pelo telefone 19-3788-6501.

Feira de Artesanato e Quitutes

A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará, dia 29, das 9 às 16 horas, no Ciclo Básico. Confira o calendário http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-13.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

Dia 30

Fórum Permanente de Agronegócios

"Recursos Hídricos" é o tema do Fórum Permanente Interdisciplinar de Agronegócios. O evento será realizado dia 30, das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro12.php#ins. O encontro, organizado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Apicadas à Agricultura (Cepagri) é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/agro12.php#3. Mais informações pelo telefone 19- 3788-2465.

Seminário no Centro de Convenções da Unicamp
discute Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação

O 4º Seminário de Gestão do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação (Getic) e o I Encontro Internacional de Gestores do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação serão realizados, dia 30 de junho, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O objetivo é proporcionar a troca de informações com profissionais das áreas de Educação e Informação, que pretendem apresentar suas competências e habilidades em todos os aspectos sociais e profissionais destacadas pelo uso da tecnologia, através da temática "Novas Competências em Informação e Educação na Era Digital". A realização é do Laboratório de Novas Tecnologias Educacionais (Lantec), da Faculdade de Educação (FE), Biblioteca "Professor Joel Martins", também da FE, Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Confira a programação http://www.fe.unicamp.br/getic/programacao.html. Outras informações na página do evento http://www.fe.unicamp.br/getic/

Gestão do conhecimento
é tema de palestra no CCUEC

“A importância da gestão do conhecimento em uma organização” é o tema da palestra a ser proferida pelo engenheiro José Renato Sátiro Santiago Junior, dia 30, das 14 às 17 horas, no Auditório do Centro de Computação (CCUEC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.softwarelivre.unicamp.br/palestras.html. O palestrante - José Renato Sátiro Santiago Junior é engenheiro com vasta experiência na implantação de tecnologias e inovações em empresas de classe mundial, de grande porte, que atuam nas áreas de engenharia e de tecnologia de informação. Ao longo de sua vida profissional, tem sido responsável pela criação e gerenciamento de metodologias e sistemas para Gestão do Conhecimento. É mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Engenharia de Qualidade, também pela USP. Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção (USP) e gestor de Inovação Tecnológica da empresa de construções e comércio Camargo Corrêa. José Renato é também autor do livro "Gestão do Conhecimento, a Chave para o Sucesso Empresarial", publicado em 2004.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l