Programação da Unicamp – 10 de junho de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Jun 9 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 10 de junho de 2005

Fórum Permanente de Empreendedorismo

"Logística" é o tema do Fórum Permanente de Empreendedorismo. O evento será realizado nesta sexta-feira (10), das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/foruns-empreen.htm. O encontro, organizado pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen12.htm#3. Mais informações pelo telefone 19- 3788-1046.

Imecc inaugura Laboratório de Informática Epifisma

O Departamento de Matemática Aplicada, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) inaugura, nesta sexta-feira (10), às 15 horas, no Auditório da unidade, o Laboratório de Grupo de Pesquisa/Epidemiologia e Fisiologia Matemáticas (Lab-Epifisma). Confira a programação http://gpbiomat.incubadora.fapesp.br/portal/lab/. Leia matéria publicada no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju277pag05.html.

Intervenção artística no campus

O gramado localizado atrás da biblioteca do Instituto de Artes (IA) da Unicamp vai estar diferente nesta sexta-feira (10). Um projeto de intervenção artística denominado "Arquiteruras Prováveis", realizado por 17 alunos de graduação em Artes Plásticas, pretende criar um grande desenho em cal no local. A coordenação da intervenção é da artista plástica Sylvia Furegatti e se dá dentro de disciplina optativa do curso, normalmente freqüentada por alunos do segundo ano. Criar um desenho que deriva da planta baixa da praça do Capitólio Romano é o objetivo do trabalho no IA, que será inaugurado às 11 horas. Além da intervenção, os grupos Fasfarra e Bateria Alcalina, formados por alunos do instituto, vão se apresentar no local. Um avião sobrevoará o local para fotos e filmagens, para futura edição de um vídeo do projeto. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/

"Gestão Estratégica Pública
para Governantes" tem aula inaugural

A aula inaugural do Curso de Extensão "Gestão Estratégica Pública para Governantes", oferecido pelo Instituto de Geociências, através da Extecamp, acontece nesta sexta-feira (10), às 8h30, no auditório da Funcamp. Com 240 horas, o curso, em seu segundo oferecimento, é iniciativa pioneira na área de Escola de Governo e de Administração Pública, visando à formação de dirigentes de municípios, com foco nas necessidades e preocupações concretas do dia-a-dia da ação governamental. A primeira turma do curso, a ser formada ainda este ano, será de 40 servidores da Prefeitura Municipal de Campinas. Agora, no segundo oferecimento, vários outros municípios puderam ser contemplados. No curso os alunos são prefeitos, secretários e diretores de municípios como Amparo, Hortolândia, Sumaré, Suzano e Várzea Paulista. Veja mais http://www.extecamp.unicamp.br/materia99.asp. Outras informações pelo e-mail creuza.dias em uol.com.br.

"Memória e contemporaneidade"

O Centro de Memória da Unicamp (CMU) e o Centro de Memória da Educação (CME-FE) realizam, até esta sexta-feira (10), no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE), o IV Seminário "Memória e Contemporaneidade". O encontro faz parte das comemorações dos 20 anos do CMU e reúne especialistas e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, em torno da questão da memória social. Outras informações pelo telefone 19-3289-3441.

Colóquio no IFCH discute Direito, Estado e Terror

O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) e o Grupo de Estudos em Direito e Estado organizam, até esta sexta-feira (10), no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o I Colóquio Direito, Estado e Terror. Outras informações no site http://www.caput.pro.br/pub_eventos.php.

Prefeitura e Prodecad realizam
Semana do Meio ambiente no campus

A Secretaria da Divisão de Meio-ambiente da Prefeitura do campus e o Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad) realizam, até esta sexta-feira (10), em diversos locais e horários do campus, a semana do meio-ambiente. O evento, direcionado para educadores, educandos e pais, tem como objetivo despertar nos indivíduos o interesse ambiental. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/meio-ambiente. Outras informações pelo telefone 19-3788-7010.

Escola "Sérgio Pereira Porto" promove festa junina

A festa junina da Escola "Sérgio Pereira Porto" está marcada para esta sexta-feira (10), a partir das 10 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-3108 (Rose).

Embrapa Agropecuária empossa novo chefe-geral

A solenidade de posse do novo chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eduardo Delgado Assad, será realizada nesta sexta-feira (10), às 15 horas, no Auditório da Embrapa (Av. André Tosello, 209, Barão Geraldo). Outras informações pelo telefone 19- 3789-5755 ou e-mail evento-posse em cnptia.embrapa.br

EM ANDAMENTO

Exposição de desenhos na Casa do Lago

Um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação em Artes Plásticas, do Instituto de Artes (IA), realizam, até 11 de junho, uma exposição de desenhos no Espaço Cultural Casa do Lago. São eles: Aira Bonfim, Amir Cador, Carolina Giannini, Daniela Maura, Elisa Pegolaro, Isis Selmikaitis, Julia Salgueiro, Luciana Bertarelli, Marli Gonçalves, Natália Brescancini, Paula Dalgalarrondo, Paula Mendes e Ynaiá. O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Outras informações pelo telefone 19- 3788-7017.

Repórter Unicamp mostra
reportagem sobre "Nanoaventura"

O programa quinzenal "Repórter Unicamp", que vai ao ar pela RTV Unicamp no Canal 10 da Net, exibe, até 19 de junho, uma matéria sobre a exposição Nanoaventura, o primeiro projeto do Museu Exploratório de Ciências. A repórter Carina Lisboa foi conferir como as crianças se divertem e aprendem na tenda que foi instalada na Lagoa do Taquaral em Campinas. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4384/NUH_4384.html

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, até 27 de junho, sempre às 14 horas, na sala 121 do DMA, os Seminários de Otimização. Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/%7Emartinez/sem_otimiza.txt. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

----------
EM DIA

Lançamentos do Cedes

O Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) acaba de lançar as publicações “Cadernos Cedes nº 65 - Televisão, Internet e Educação: estratégias metodológicas com crianças e adolescentes” e a “Revista Educação e Sociedade”. As publicações podem ser adqüiridas por R$15 (Cadernos Cedes) e R$28 (Revista), na rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 (sub-solo), prédio do Ciclo Básico I. Outras informações pelo telefone 19-3289-1598 ou e-mail cedes em cedes.unicamp.br.

Revista virtual Sonora publica sua segunda edição

A Revista on line Sonora está com o segundo número na rede. A proposta básica é discutir as relações entre a tecnologia e a criação sonora, abrangendo equipamentos, tecnologias, mercado e produção fonográfica, criação sonora para rádio, TV e WEB, entre outros temas. Leia mais no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4418/NUH_4418.html

Que música toca a música erudita do século XXI?

O Jornal da Unicamp ouviu o compositor Gilberto Mendes, o professor e historiador da arte Jorge Coli, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e o físico Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e secretário municipal de Cultura de Campinas. Leia matéria em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju290pag06.html.

Os blogs, quem diria, viram
tema de estudo na academia

A jornalista Fabiana Komesu acaba de defender tese sobre blogs na internet. Ela analisou o suposto paradoxo entre o público e o privado em 53 blogs. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju290pag09.html

Nanoaventura

Explorar laboratórios, criar nanocircuitos, desenvolver um medicamento mais eficaz e materiais mais eficientes como se fosse um cientista de verdade. Conheça e confira a programação do Projeto Nanoaventura, do Museu Exploratório de Ciências de Campinas http://www.nanoaventura.org.br/m1_programacao.html

------------
CURSOS

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

--------
TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA

“Goiabas desidratadas osmoticamente e secas: Avaliação de um sistema osmótico semicontínuo, da secagem e da qualidade” (doutorado). Candidata: Eliana Janet Sanjinez Argandoña. Orientadora: professora Miriam Dupas Hubinger. Dia 10 de junho, às 9 horas, no Salão Nobre da FEA.

Instituto de Biologia

“Desenvolvimento e avaliação farmacológica de formulações de liberação controlada com anestésicos locais amino amidas cíclicos: Bupivacaína, Mepivacaína E Ropivacaína” (doutorado). Candidata: Daniele Ribeiro de Araújo. Orientadora: professora Eneida de Paula. Dia 10 de junho, às 9 horas, na sala de defesa de teses da Pós-graduação do IB.

Instituto de Computação

“Design de ferramentas de comunicação para colaboração em ambientes de educação a distância” (doutorado). Candidata: Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras. Orientadora: professora Heloísa Vieira da Rocha. Dia 10 de junho, às 14 horas, na Sala 01 (auditório) do IC.

Instituto de Estudos da Linguagem

“Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender le em contexto inicial adverso” (doutorado). Candidata: Rita de Cássia Barbirato. Orientador: professor José Carlos Paes de Almeida Filho. Dia 10 de junho, às 10 horas, na sala de Defesa de Teses/IEL.

Instituto Filosofia e Ciências Humanas

“Papéis militares no pós-guerra fria: A perspectiva do Exército Brasileiro” (mestrado). Candidata: Juliana Santos Maia Bertazzo. Orientador: professor Eliézer Rizzo de Oliveira. Dia 10 de junho, às 9 horas, no IFCH.

Instituto de Geociências

“Domínio canindé, faixa Sergipana, Nordeste do Brasil: um estudo geoquímico e isotópico de uma seqüência de rifte continental neoproterozóica” (doutorado). Candidata: Rosemery da Silva Nascimento. Orientador: professor Elson Paiva de Oliveira. Dia 10 de junho, às 10 horas, no auditório/IG.

“Hidrogeoquímica e a contaminação por nitrato em água subterrânea no bairro Piranema, Seropédica-RJ” (mestrado). Candidata: Kátia Fernandes Barbosa. Orientadora: professora Jacinta Enzweiler. Dia 10 de junho, às 14 horas, na Sala B - DGRN/IG.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica 

“Modelo não-linear para minimizar o número de objetos processados e o setup num problema de corte unidimensional” (doutorado). Candidato: Luiz Leduino de Salles Neto. Orientador: professor Antonio Carlos Moretti. Dia 10 de junho, às 9 horas, na Sala 253 do IMECC.

Instituto de Química

“Análise conformacional por RMN, IV e cálculos teóricos: acetonas 1-monossubstituídas e 1,1-dissubstituídas” (doutorado). Candidata: Telma Rie Doi. Orientador: professor Roberto Rittner Neto. Dia 10 de junho, às 9 horas, na sala IQ-04.

-------------------------------
MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnicos em Administração – IG

O Instituto de Geociências (IG) abre inscrições – processo de mobilidade funcional – para preenchimento de duas vagas de técnico em administração (segmento médio e superior). Podem ser feitas, até dia 17, na seção administrativa da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-5153.

Técnico em Administração – Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 28 de junho, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na seção administrativa da unidade. Mais informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades

Assistente Administrativo – IE

O Instituto de Economia (IE) abre inscrições – processo de mobilidade funcional – para preenchimento de uma vaga de Assistente Administrativo (segmento médio). Podem ser feitas, de 20 a 30 de junho, das 8h30 às 12 e das 14 às 17h30 horas, na secretaria da diretoria do IE (sala 42). Outras informações pelo e-mail furlan em eco.unicamp.br ou ramal 85702. 

Oficial de Manutenção Predial – Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de Oficial de Manutenção Predial. Podem ser feitas, de 20 de junho a 1 de julho, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30 horas, na seção administrativa da Feagri. COnfira o edital na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

-----------------
INSCRIÇÕES

Escola Avançada do IFGW abre inscrições

Estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para a I Escola Avançada do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Podem ser feitas no site http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/www.ifi.unicamp.br/escola2005. O evento será realizado de 25 a 29 de julho. A Escola destina-se a alunos e professores de ensino médio que gostariam de estudar tópicos de Física Moderna. Na oportunidade os participantes realizarão atividades teóricas e práticas sobre Relatividade, Mecânica Quântica, Caos, Fractais etc. A Escola inclui visitas de caráter científico ao Observatório Municipal de Campinas (http://www.campinas.sp.gov.br/servlets/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=94), a exposição Nanoaventura (http://www.nanoaventura.com.br/) e ao Planetário Municipal (http://www.planetariodecampinas.hpg.ig.com.br/). Estão programadas também atividades culturais e de integração dos participantes tais como filmes e debates.

Semalim recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a 24a Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim). O evento será realizado de 17 a 23 de julho, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Confira a página do evento do evento http://www.semalim.com.br/. Outras informações pelo e-mail semalim em fea.unicamp.br

FEF abre inscrições para curso
de especialização em biomecânica

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de especialização em Biomecânica promovido pelo Laboratório de Instrumentação para Biomecânica (LIB) http://www.unicamp.br/fef/Laboratorios/Lib/especializa_biomecanica.htm da Faculdade de Educação Física (FEF), através de sua Secretaria de Extensão. O curso é direcionado para profissionais das áreas de educação física, fisioterapia, biologia, medicina, biomedicina, física, engenharias e áreas afins. O objetivo introduzir os conceitos básicos relacionados à área de biomecânica, apresentar as principais metodologias utilizadas na área para a análise do movimento humano, além de habilitar o aluno a realizar análises biomecânicas em contexto de educação física, esportes e reabilitação. Outras informações pelo telefone 19-3788-6614 ou e-mail mmoraes em fef.unicamp.br

Consultora de Feng Shui discute qualidade de vida na FCM

A consultora e mestre de Feng Shui, Mônica de Castro Espana Cirillo, discute, dia 16 de junho, às 14h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) “Feng Shui e Qualidade de Vida”. As inscrições podem ser feitas até 14 de junho, pelo e-mail republi em fcm.unicamp.br. Outras informações pelo telefone 19-378880-49.

FEC abre inscrições para curso de
gestão da cadeia de suprimentos e logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (FEC) estará com inscrições abertas, de 15 de junho até 12 de julho, para o curso de especialização "Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística" (modalidade extensão). As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC, localizada na Rua Saturnino de Brito, 224 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Caixa Postal 6021, CEP 13083-852 Campinas – SP. O curso será realizado de 2 agosto de 2005 até 21 de dezembro de 2006, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, e um sábado por mês, das 9 às 12 horas. É direcionado para profissionais de nível superior, com atuação em instituições e empresas, públicas ou privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da cadeia de suprimentos e logística. Com carga horária de 360 horas, o curso é composto de dez disciplinas obrigatórias, incluindo um laboratório e um estudo dirigido e duas disciplinas eletivas, relacionadas aos temas: Fundamentos de logística, Gerenciamento da cadeia de suprimentos, Custos logísticos, Estratégia e desempenho de cadeias de suprimentos, Gestão de estoques, movimentação e armazenagem de materiais, Redes de transportes e frotas, Tecnologia da informação e comunicação aplicadas à cadeia de suprimentos, Sistemas de Rastreamento e Roteirização em Logística e Transportes, Logística reversa, comércio exterior e gestão da produção, Telemática e Eletrônica Embarcada, Projeto de sistemas logísticos. Outras informações pelo telefone 19-3788-2337.
 
Comvest recebe inscrições para professores em exercício

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre, somente em sua página na Internet http://www.comvest.unicamp.br/, o período de inscrição para o processo seletivo do Curso de Pedagogia para Professores em Exercício na Educação Infantil e Primeiras Séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas. Após a inscrição on-line, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa (50 reais) em qualquer agência bancária, prefe-rencialmente do Banespa/Santander. As inscrições podem ser feitas até 20 de junho de 2005. A prova acontece no dia 3 de julho, em Campinas.

Incubadora de Empresas seleciona novos projetos

A Incubadora de Empresas de Base tecnológica da Unicamp (Incamp) procura perfis empreendedores e um projeto inovador de base tecnológica. A possibilidade de transformar a idéia em um negócio sólido está surgindo, com as cinco vagas que a Incamp oferece para a formação de empresas nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho, seguindo as exigências do edital disponibilizado na página da Incamp. Leia matéria no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_656/NAG_656.html

Slaca recebe inscrições até 30 de junho

A inscrição para apresentação de trabalhos no 6o Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) podem ser feitas até 30 de junho. Os interessados em participar do encontro, devem se inscrever, até 30 de outubro, na página do evento http://www.slaca.com.br/site/interna.asp?CodTexto=8. O simpósio será realizado a partir de 7 de novembro, com organização da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Outras informações pelo telefone 19-3788-3887 ou no endereço eletrônico http://www.slaca.com.br/

III Física nas Férias

Estão abertas as inscrições para o III Física nas Férias. O evento será realizado de 18 a 22 de julho, no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW). Na programação estão incluídas atividades experimentais, palestras, aulas teóricas e visitas ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e Planetário de Campinas. A participação se restringe a alunos do primeiro ao terceiro ano (ensino médio) e a alunos de cursinhos. As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico http://www.ifi.unicamp.br/osa/fife3/inscr.doc. Outras informações pelo e-mail rmfernandes em ifi.unicamp.br. Confira a página do evento http://www.ifi.unicamp.br/osa/fife3/

IV Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) abre inscrições, até 30 de junho, para os interessados em apresentar trabalhos no IV Colóquio Marx e Engels. O evento ocorre entre os dias 8 e 11 de novembro de 2005. O colóquio, de nível internacional, terá um formato diferente dos três realizados anteriormente. Nesta edição passa a privilegiar a apresentação de trabalhos em Grupos Temáticos. O evento conta com palestras proferidas por conferencistas convidados pela Comissão organizadora, que poderão ter até dois participantes. O colóquio está dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas", "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século XXI". Esta edição é aberta para a participação de alunos de graduação. Os estudantes interessados podem apresentar trabalhos de pesquisa de iniciação científica cujos temas se enquadrem em um dos quatro grupos temáticos do colóquio. As inscrições podem ser feitas no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, caixa postal 6110, Cep 13083-970, Campinas-SP. Confira a programação na paginado Cemarx http://www.unicamp.br/cemarx/ivcoloquio.html Outras informações pelos telefones 19-3788-1639, 3788-1601 ou e-mail cemarx em unicamp.br

FEC abre inscrições para curso de pavimentação

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) abre inscrições, a partir de 4 de julho, para a primeira turma do curso de extensão “Engenharia de Pavimento, Dimensionamento do Processo de Restauração do Processo de Restauração de um Pavimento Flexível”. Podem ser feitas na página da Extecamp (http://www.extecamp.unicamp.br/dados60.asp?sigla=FEC-0036&of=001. O curso é voltado para engenheiros que atuam na área de infra-estrutura de transportes. Outras informações pelo telefone 19-37882337.

FEC abre inscrições para curso de saneamento e gerência ambiental

Até 20 de julho estarão abertas as inscrições para o curso de Saneamento e Gerência Ambiental, promovido pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), através de sua Secretaria de Extensão. A especialização tem duração de dois anos (600 horas) e o público-alvo é de técnicos, administradores, graduados e recém-formados envolvidos com a área de saneamento e ambiente. O objetivo é capacitar profissionais com atuação na área de saneamento e ambiente para efetivar práticas de controle, monitoramento e gerência de sistemas de abastecimento de água, de águas residuárias e de resíduos sólidos contextualizados na conservação do meio ambiente e promoção da saúde pública. A aulas, teóricas e práticas, serão ministradas por docentes da FEC, de 9 de agosto de 2005 até 8 de agosto de 2007, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h45, na FEC (prédio azul). Estão previstas também, visitas a laboratórios, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias e aterros sanitários. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 (Solange).

Feagri abre inscrições para curso de Automação
e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), por meio da Escola de Extensão (Extecamp), está oferecendo o curso de especialização (modalidade extensão universitária) "Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais". As inscrições podem ser feitas, até 26 de julho, pela Internet http://www.extecamp.unicamp.br/prematricula/procura_aluno.asp. O curso tem por objetivo a capacitação multidisciplinar, teórica e prática de profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para análise e projeto de sistemas de automação e controle de processos industriais e agroindustriais. É direcionado para profissionais de nível superior formados em Engenharia e Tecnologia nas áreas Agrícola, Elétrica, Computação, Mecânica, Mecatrônica e afins. Outras informações pelo telefone (19) 3788-1084 ou e-mail cappelli em agr.unicamp.br.

UPA

A Unicamp já definiu os dias 2 e 3 de setembro para a realização do evento Universidade de Portas Abertas (UPA). Em dois dias a Universidade pretende receber alunos do ensino médio e fundamental de pelo menos seis estados. No ano passado, visitaram a Unicamp aproximadamente 35 mil estudantes de 473 escolas públicas e privadas. As inscrições das escolas já podem ser feitas por meio do site do evento http://www.sae.unicamp.br/upa/inscricao.html, que já está no ar.

------------------
CONCURSOS

Instituto de Artes - 1 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de junho ao concurso para provimento de uma função de professor associado, categoria MA-II, nível D, em RTP, da carreira de Magistério Artístico. É na área de Práticas Interpretativas do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Geral (SG), da Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, dirigido ao diretor do Instituto de Artes, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 20/5 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65322005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia).

Instituto de Artes – 2

A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de junho ao concurso para provimento de uma função de professor associado, categoria MA-II, nível D, em RTP, da carreira de Magistério Artístico. É na área de Processos em Composição Artística do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Geral (SG), da Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, dirigido ao diretor do Instituto de Artes, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 20/5 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P88882005.pdf Outras informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia).

Instituto de Artes – 3

A Unicamp estará com inscrições abertas até 21 de junho ao concurso para provimento de uma função de professor associado, categoria MA-II, nível D, em RTP, da carreira de Magistério Artístico. É nas disciplinas de Laboratório de Montagem Teatral I e Laboratório de Montagem Teatral II, na área de Processos de Composição Artística do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA). As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Geral (SG), da Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, dentro do prazo indicado, por meio de requerimento contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, dirigido ao diretor do Instituto de Artes, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 20/5 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P65292005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-7172 (Silvia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas até 30 de junho ao concurso público de provas e títulos, para provimento de dois cargos de Professor-doutor, em RTP. É na área de Linguagem e Audiologia, nas disciplinas Fundamentos da Audiologia, Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e Audiologia II, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto" (Cepre), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas na secretaria do Cepre, das 9 às 12 e das 14 às 16h30 horas, mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido à coordenadora da unidade, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 31/5 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P103722004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-8933 (Carmem Silvia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Dentística. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral (SG), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 9 de abril de 2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P26092005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas até 11 de julho ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). É na área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Geral da Unicamp (SG), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O registro será feito mediante apresentação de requerimento dirigido ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, contendo, nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial do dia 9 de abril de 2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P26122005.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3412-5205.

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas até 1 de agosto ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Telecomunicações e Telemática, do Departamento de Comunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente, especialistas com atividade científica comprovada e docentes integrantes da parte suplementar do QD-Unicamp, que exerçam a função MS-5 ou MS-6, na forma do § 3º do artigo 261 do Regimento Geral. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 29/4/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P166302004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-3865 (Ademilde).

Concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

-----------------
AGENDE-SE 

Dia 11

Oficina de Física do IFGW

A 13a Oficina de Física, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) "Astronomia" será realizada, dia 11 de junho (sábado), no auditório da unidade. O evento consistirá de palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa na área da astronomia, nos seus aspectos históricos, básicos e observacionais. As Oficinas de Física do IFGW são voltadas ao público leigo em geral e, em especial, para professores do ensino médio que podem utilizar as informações para proporem trabalhos aos seus alunos. Mais informações http://www.ifi.unicamp.br/extensao/x_activ.html.

Dia 13

CMU e PUC lançam livro sobre
Comunicação na Fnac Campinas

O Centro de Memória da Unicamp (CMU) e a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas lançam, dia 13, às 19 horas, na Fnac-Campinas (Pq. D. Pedro Shopping) o livro Comunicação Alternativa – Cenários e Perspectivas (108 pgs. – R$ 10,00). Organizado pelo professor Bruno Fuser, o livro mostra por meio de cinco artigos que há formas de utilizar a comunicação como fator de mudança social. Participam dessa coletânea os jornalistas Amarildo Carnicel, Carlos Gilberto Roldão, Claudia Lahni, Ivete Cardoso do Carmo-Roldão e Reginaldo Moreira. Num momento em que muito se fala em sociedade da informação e em direito à comunicação, entendido principalmente como acesso das populações empobrecidas à Internet, a presente coletânea, produzida por pesquisadores de diferentes áreas do jornalismo, soa como alerta àqueles comprometidos com uma comunicação alternativa. As experiências de comunicação relatadas e analisadas nos textos que compõem esta coletânea são uma pequena amostra do uso criativo da mídia com finalidades educativo-culturais. 

Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) disponibiliza as fichas para os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2006, a partir de 13 de junho. Mais informações http://www.comvest.unicamp.br/vest2006/isencao/isencao.html

HC organiza visita ao Departamento de Nutrição e Dietética

O Programa "Visite-me", organizado pelo Hospital das Clínicas (HC), será realizado de 13 a 17 de junho, no Departamento de Nutrição e Diétetica (DND) do HC. O objetivo é fazer com que o público interno conheça os produtos, equipes de profissionais e a infra-estrutura disponível no DND. A visita, destinada a professores, servidores, alunos, docentes, residentes, aprimorandos e estagiários, é parte das comemorações dos 20 anos do HC. Os interessados em participar, podem se inscrever, até o dia 10 de junho, das 9 às 12 e das 13h30 às 17 horas, pessoalmente, ou pelo telefone 19-3788-7270 (Hilda). O Programa é apoiado pela Fresh & Freezer e Odontocamp.

Orquestra Sinfônica apresenta
concerto de cordas na Casa do Lago

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta, na segunda-feira (13), às 12h30, no Espaço Cultural Casa do Lago, um concerto do Cojunto de Cordas. A regência é do maestro Eduardo Ostergren. Confira a programação:
Alexandre Levy (Andante)
Osvaldo Lacerda - Quatro peças modais:
I- Dórico
II- Pentafônica
III- Lídio
IV-Mixolídio
Edino Krieger (Divertimento)
I-Allegretto
II- Seresta (Homenagem a Villa-Lobos)
III-Variações e Presto

Dia 15

Feagri e Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain
organizam Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, da École de Hautes Études en Sciences Sociales (CRBC/EHESS) organizam, dias 15, 16 e 17 de junho, a partir das 8h30, na Feagri, a "II Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais". As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.agr.unicamp.br/insc_php/insc_jornada.html. Na programação, especialistas da área discutirão, em três mesas-redondas, os temas: "As diferentes dimensões da (re)construção social nos assentamentos (trabalho, sociabilidade, religião)", "Legislação e os impasses da política agrária" e "Movimentos sociais e o futuro da Reforma Agrária". Na Jornada também serão apresentados trabalhos em forma de pôsteres (resumos expandidos) e orais (artigos completos). O evento será transmitido ao vivo pela Internet. Confira a programação completa na página do evento http://www.agr.unicamp.br/jornada2005/ev_jornada2005.htm

Fórum de ATUs e ATDs

O Fórum de Assistentes Técnicos de Unidade (ATUs) e Assistentes Técnicos de Direção (ATDs) será realizado dia 15 de junho, das 9 às 11 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) reúne sistematicamente profissionais com o intuito de trocar e atualizar informações sobre a dinâmica das atividades nas unidades e dar visibilidade aos projetos em andamento na Universidade. Os próximos encontros acontecem nos dias 24 de agosto, 28 de setembro e 16 de novembro, no mesmo local e horário. Outras informações pelo telefone 19-3788 4704.

Feira de Artesanato e Quitutes

A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará, dia 15, das 9 às 16 horas, no Cilo Básico. Confira o calendário http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-13.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

Dia 16

Consultora de Feng Shui profere palestra na FCM

A consultora e mestre de Feng Shui, Mônica de Castro Espana Cirillo, discute, dia 16 de junho, às 14h30, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) "Feng Shui e Qualidade de Vida". A palestra é parte do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação do Funcionário da unidade. Outras informações pelo telefone 19-378880-49.

Dia 17

IEL realiza seminário para reler
paisagens literárias de José Geraldo Vieira

O Departamento de Teoria Literária, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) realiza, dia 17 de junho, das 9h30, às 13 horas, na Sala do Telão do IEL, o seminário "Memória e Esquecimento: Relendo as paisagens literárias de José Geraldo Vieira". No encontro estão previstas duas mesas-redondas para debater os temas "Poesia, Arte e História", das 9h30, às 11 horas, e "Memória, ficção e romance", das 11h20 às 13 horas. Outras informações pelo e-mail seee em iel.unicamp.br

IE abre inscrições para curso de marketing organizacional

O curso de especialização "Marketing Organizacional" (modalidade extensão) promovido pelo Instituto de Economia (IE), através de sua Secretaria de Extensão, estará com inscrições abertas até 17 de junho. O curso é voltado aos profissionais de quaisquer tipos de organizações, que desejam desenvolver suas competências nas ferramentas do marketing industrial ou de serviços, no setor organizacional. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h15, no IE. A proposta é fornecer conhecimento teórico e as melhores práticas das ferramentas do marketing entre as organizações. Outras informações pelo telefone 19-3788-5815 ou e-mail extensao em eco.unicamp.br. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=ECO-0180&of=002

Cegos em Cena dia 17, na Casa do Lago

O grupo Cia Luz, de Campinas, apresenta a peça “Cegos em cena” na sexta-feira dia 17 de junho, 12h30 na Casa do Lago. Formado há dois anos com um jornalista na direção e seis atores deficientes visuais, o grupo leva ao palco de forma bem-humorada as dificuldades do dia-a-dia enfrentadas pelos deficientes. A peça começa com locutores de rádio “encenando” um jornal falado, em que os destaques são acidentes “cotidianos” como a trombada de um cego com um poste. As manchetes são divididas com jingles que vendem remédios para lombriga ou caixões “que vem com três minutos de choro grátis”. Tudo é elaborado para deixar o assunto difícil o mais leve possível. Na segunda metade da peça os atores tomam o palco para encenar por exemplo, uma tentativa de ajuda a um defificiente visual que precisa atravessar a rua. “A pessoa sai da peça sabendo como agir em uma situação como esta”, diz Roquemberg Duarte, diretor e autor da peça. É a primeira vez que se apresenta na cidade. A entrada na Casa do Lago é gratuita.

Dia 18

Catarata e Diabetes

O Núcleo de Prevenção da Cegueira realiza, dia 18 de junho, das 8 às 14 horas, mais uma campanha do Projeto Catarata Diabetes. O evento consiste em atender pessoas com mais de 50 anos de idade, que tenham deficiência visual, a fim de detectar os portadores de catarata e retinopatia diabética. Os pacientes triados terão o tratamento agendado prontamente no Hospital das Clínicas (HC), para cirurgia de catarata ou para tratamento com raio laser (diabéticos). Na campanha, os diabéticos terão a oportunidade de receber esclarecimentos e orientações para o controle da doença. O Projeto Catarata, vem sendo realizado regularmente em Campinas e em outras cidades do país há 19 anos, com resultados surpreendentes pela totalização dos números estimados: mais de cinco milhões de consultas realizadas, resultando em cerca de 1 milhão de cirurgias. Outras informações pelo telefone 19-3788-7396 ou e-mail oftalmo em hc.unicamp.br.

Dia 20

Seminário do Student Chapter
at Unicamp discute nanofabricação

O Capítulo de Estudantes da Student Chapter at Unicamp (EDS) está promovendo um ciclo de palestras sobre as diversas áreas de microfabricação, que abordam desde a política industrial até as aplicações e novas tecnologias, como nanotubos e dispositivos eletro-mecânicos. No dia 20, o professor Luís Otávio Ferreira, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) fala sobre "Dispositivos eletro-mecânicos (MEMS)". O encontro acontece na sala FE-2 da FEEC, às 18 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-7888 ou e-mail rcotrin em ieee.org.

21

Centro de Estudos Rurais organiza seminário
para discutir perspectivas dos no século XXI

O Centro de Estudos Rurais (Ceres), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza, de 21 a 23 de junho, no IFCH, o seminário "Perspectivas dos Estudos Rurais no século XXI". As inscrições podem ser feitas até dia 15 no endereço http://www.ifch.unicamp.br/ceres/?artigo=perspectivas_dos_estudos_rurais_nos_seculo_XXI. Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar somente a ficha de inscrição (http://www.ifch.unicamp.br/ceres/conteudo/artigos/FICHA_CERES.doc), para o e-mail gceres em unicamp.br. O encontro pretende ser um espaço para debate e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e atores da sociedade, interessados nos estudos sobre o mundo rural brasileiro. Mais informações pelo telefone 19-3788-1636.

Dia 22

Cemeq realiza encontro para
discutir novas tecnologias de hardware

O Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeq), em parceria com distribuidores e fabricantes de componentes, realiza, dia 22, a partir das 13 horas, no Auditório do Diretoria Geral da Administração (DGA), uma palestra para discutir novas tecnologias de hardware de informática. No encontro estarão presentes os engenheiros das empresas Intel, Itaucom e Sony. O evento, gratuito, é aberto a interessados. Outras informações peo telefone 19-3788-5049.

Dia 23

Reunião do Codost 

A 10a reunião do Centro de Estudos de Doenças Osteometabólicas (Codost) será ralizada dia 23, às 12h30, na sala A3-108 (3o andar) do Hospital das Clínicas (HC). No encontro, o professor Sérgio Maurício Urbini Júnior, discute o tema "Monoartrite crônica e dor óssea". Outras informações pelo telefone 19-3788-7793 (Elisa).

Inaê Coutinho expõe no
Centro Universitário Maria Antônia

A fotógrafa Inaê Coutinho realiza, de 23 de junho até 8 de agosto, no Centro Universitário Maria Antônia (SP), a mostra de fotografias “Da Luz na Escuridão”. A abertura está prevista para às 20 horas. A exposição constitui-se de várias vistas internas de casas caipiras, onde a luz é escassa e apresenta uso recorrente de contra luzes em negativos coloridos (35mm), captados com longa exposição. O trabalho é resultado da dissertação de mestrado da fotógrafa pelo Departamento de Artes Plásticas (ECA-USP). Inaê é graduada em Educação Artística pela Unicamp e mestra em Poéticas Visuais pela ECA USP. Iniciou seus estudos de fotografia em 1986. Já realizou diversas exposições de seu trabalho pessoal, entre elas as individuais “Autoretrato com Amiga” (Funarte-RJ/1994), “Memória nas Coisas” (Centro Cultural São Paulo/2000, Sesc Araxá, AM/2001) e “O Corpo na Construção” (Atelier Piratininga-SP/2003). Também produziu e editou o evento fotográfico “Diapositivo: Noite Audiovisual”, no Espaço Cultural “A Casa”, entre 1998 e 1999. Inaê leciona fotografia há 13 anos. O Centro Universitário Maria Antônio fica na Rua Maria Antônia, 294, em São Paulo. Outras informações pelo e-mail inaecoutinho em uol.com.br. Saiba mais sobre a fotógrafa http://www.artebr.com/inacoutinho

Dia 30

Seminário no Centro de Convenções da Unicamp
discute Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação

O 4º Seminário de Gestão do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação (Getic) e o I Encontro Internacional de Gestores do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação serão realizados, dia 30 de junho, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O objetivo é proporcionar a troca de informações com profissionais das áreas de Educação e Informação, que pretendem apresentar suas competências e habilidades em todos os aspectos sociais e profissionais destacadas pelo uso da tecnologia, através da temática "Novas Competências em Informação e Educação na Era Digital". A realização é do Laboratório de Novas Tecnologias Educacionais (Lantec), da Faculdade de Educação (FE), Biblioteca "Professor Joel Martins", também da FE, Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Confira a programação http://www.fe.unicamp.br/getic/programacao.html. Outras informações na página do evento http://www.fe.unicamp.br/getic/

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l