Programação da Unicamp – 9 de março de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Ter Mar 8 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 9 de março de 2005

Debate com os reitoráveis

Nesta quarta-feira (9), às 19 horas, no auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), será realizado o terceiro debate com os reitoráveis da Unicamp. Confira a agenda dos próximos debates http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

Embaixador da Suíça visita Unicamp

O Embaixador da Suíça no Brasil, Rudolf Bärfuss e outras autoridades do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, visitam a Unicamp nesta quarta-feira (9). O encontro acontece às 9h30, na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Outras informações pelo e-mail clarinha em reitoria.unicamp.br ou telefone 19-3788-4748.

França na Unicamp

O Presidente da Université de Nice-Sophie Antipolis (França), Albert Marouani e o Adido Científico e Tecnológico do Consulado Geral da França, Michel Brunet, visitam a Unicamp nesta quarta-feira (9). O encontro será realizado, às 15 horas, na sala da reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Outras informações pelo e-mail clarinha em reitoria.unicamp.br ou telefone 19-3788-4748.

Fórum Permanente de Extensão Universitária

"Feminismo, racismo e cidadania" é o tema do Fórum Permanente de Extensão Universitária . O evento será realizado nesta quarta-feira (9), das 9 às 17h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/exten3.htm#ins. O encontro, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) e SOS Ação Mulher, conta com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo e-mail roberto em reitoria.unicamp.br

Lançamento – 1 

O livro "Universidade Dilacerada: Tragédia ou Revolta?", de autoria de Luís Humberto Pinheiro, será lançado nesta quarta-feira (9), às 14 horas, no auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Mais informações pelo e-mail cemarx em unicamp.br.

Lançamento – 2

O lançamento do Dossiê Viagens e Narrativas, da Revista História Social nº 10, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), será realizado, nesta quarta-feira (9), às 14 horas, no auditório da unidade. Outras informações pelo e-mail rhs em unicamp.br.

Cia. de Belo Horizonte apresenta
"O Armário" na Casa do Lago

A Companhia Benvinda, de Belo Horizonte, mostra o espetáculo de dança "O Armário" para Campinas, no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, nesta quarta-feira (9), às 20h30. O ingresso, gratuito, deve ser adquirido com antecedência na Casa do Lago, das 14 às 20 horas. "O armário" é dirigido pela dançarina Dudude Herrmann, dançarina, bailarina, coreógrafa e professora de dança. Dudude falou ao Portal da Unicamp. Leia a entrevista no Portal da Unicamp  http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3832/NUH_3832.html.

TVU faz programas especiais com os candidatos a reitor

A TV Unicamp (TVU), (http://www.rtv.unicamp.br/) Canal 10 da Net, exibe, nesta quarta-feira (9), às 22 horas, entrevistas com os candidatos a reitor, dentro do processo de consulta à comunidade universitária. Pela ordem serão entrevistados pela TVU os candidatos Celso Arruda, Edson Moschim e José Tadeu Jorge. As entrevistas serão reprisadas no dia 12, sábado, seguindo a mesma ordem nos horários das 13, 15 e 17 horas. O debate do dia 10 (quinta-feira), no Centro de Convenções, será exibido no dia 13 (domingo), às 21 horas. As entrevistas ficarão disponíveis via web, no site da TV Unicamp, logo a sua exibição pela TV.

Professora da UFRJ discute pensamento curricular brasileiro na FE

"O pensamento curricular brasileiro nas últimas décadas" é o tema que a professora Elizabeth Macedo (UERJ) discute, nesta quarta-feira (9), das 14h30 às 17 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). A realização é do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (Praesa) e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Educação (Violar) da FE.

Professor da USP discute criptografia no IC

O professor Paulo Barreto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) discute, nesta quarta-feira (9), às 14 horas, na sala 85 do Instituto de Computação (IC) o tema “Introdução à criptografia baseada em emparelhamentos”. O encontro é parte da série de seminários do IC. Outras informações pelo e-mail rdahab em ic.unicamp.br

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará nesta quarta-feira (9) e dia 16, das 9 às 16 horas, no Ciclo Básico. Confira o calendário http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-13.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

Guilherme Ary Plonski profere palestra no CenPRA

O Grupo de Estudos em Gestão da Inovação em Organizações (Gegio), do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) realiza, nesta quarta-feira (9), às 9 horas, nas dependências do CenPRA, uma palestra com Guilherme Ary Plonski (FEA/USP), sobre a Lei de Inovação. O encontro é parte do projeto Manhãs da Inovação. Outras informações pelo telefone 19-3746 6262.

EM ANDAMENTO

Expressões Originárias no Espaço das Artes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, a exposição "Expressões originárias", do artista plástico e funcionário, Sérgio Paulo de Magalhães. A mostra, composta por 18 pinturas, inspiradas no cubismo, em várias dimensões, pode ser vista no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, até 18 de março, das 8h30 às 17h30, com entrada franca.
Técnica - Em suas obras o artista utilizou a técnica óleo/acrílica em tela e desenhos em carvão. Inspirado na frase "Uma imagem vale mais do que mil palavras" o artista plástico, que desde os nove anos demonstrou interesse pela arte, concebeu a exposição tentando criar um espaço aberto de volume, formas e cores para o infinito, sem nenhum limite imaginário. Sérgio trabalha como técnico de laboratório, no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da FCM. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

Cedae expõe "O Caderno Rosa
de Lori Lamby" da escritora Hilda Hilst

O Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae) realiza, até 29 de abril, a exposição do livro "O Caderno Rosa de Lori Lamby", da poeta, dramaturga e ficcionista Hilda Hilst. A exposição, que traz o título emprestado de texto de José Luis Mora Fuentes, apresenta uma seleção do amplo legado da autora de "Amavisse": manuscritos, textos datilografados e digitados com rasuras, livros, fotos, desenhos, cartas, recortes de jornais, obras traduzidas e montagens de peças teatrais. Grande parte dos manuscritos da escritora é conservada no Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae). Atualmente, as "Obras Reunidas de Hilda Hilst" estão sendo publicadas pela Editora Globo. A exposição, que conta com curadoria da professora Cristiane Grando, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), pode ser visitada das 9 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, no Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae), que fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, bloco 7, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Outras informações pelo telefone 19-3788-1505 ou e-mail crisgrando em yahoo.com.br.

Chinelas faz show toda quarta

O Grupo "Chinelas" (http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3794/NUH_3794.html) faz uma série de shows todas as quartas-feiras deste mês, às 21 horas, no Kawale Acústico, no bairro Vila Nova.

EM DIA

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago abre sua programação cultural de 2005, prestando homenagem à mulher, através da dança, teatro, cinema e artes plásticas. Confira a programação http://www.preac.unicamp.br/casadolago/programacao.htm

Três candidatos se inscrevem
para a sucessão de Brito Cruz

A Unicamp tem três candidatos à sucessão do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz. Os professores Antonio Celso Arruda (Faculdade de Engenharia Mecânica), Edson Moschim (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e José Tadeu Jorge (Faculdade de Engenharia Agrícola). Tadeu Jorge é o atual vice-reitor. Celso Arruda já foi diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Edson Moschim atua no Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da FEEC. Leia matéria no Jornal da Unicamp (http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm). Confira a agenda de debates http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Desenvolvimento e estudo da estabilidade de barra de cereais de elevado teor protéico e vitamínico” (doutorado). Candidata: Daniela De Grandi Castro Freitas. Orientador: professor Roberto Hermínio Moretti. Dia 10 de março, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

Instituto de Física Gleb Wataghin 

"Oscilações de sabor e de quiralidade no formalismo com pacotes de ondas de Dirac” (doutorado). Candidato: Alex Eduardo de Bernardini. Orientador: professor Stefano de Leo. Dia 9 de março, às 14 horas, na sala de seminários do DFMC.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em administração - IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições - processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

Técnico em administração - Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no expediente de Recursos Humanos da unidade. Mais informações http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

Técnico em administração - Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na seção administrativa da unidade. Outras informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Confira outras mobilidades funcionais
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

Lalt abre inscrições para
curso de extensão em logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) oferece, nos dias 18 e 19 de março e nos dias 1,2,15 e 16 de abril, um curso de Extensão em Logistica. Com carga horária de 30 horas, será ministrado pelo professor Orlando Fontes Lima Júnior, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 8h30, às 17 horas, na FEC. As inscrições podem ser feitas, até 10 de março, na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 ou e-mail lalt em fec.unicamp.br

Siarq abre inscrições para
profissional em organização de arquivos

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos (Siarq), abre inscrições, de 14 a 16 de março, para contratação temporária de um profissional em organização de arquivos (nível superior). As inscrições podem ser feitas, das 9 às 11 horas, no Arquivo Central/Siarq. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar currículo com comprovantes.

Centro de Convenções sedia
seminário de defesa do consumidor

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) abre inscrições para o 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor. O evento será realizado no Centro de Convenções, dia 17 de março, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br. As vagas são limitadas.

LNLS abre inscrições para iniciação científica

Estudantes das áreas de física, química, engenharias, biologia, computação, matemática e farmácia podem se habilitar a uma das vagas de iniciação científica, disponíveis no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O LNLS - instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia, localizado no Pólo II de Alta Tecnologia de Campinas, tem cota de bolsas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq. O interessados podem se inscrever, até 21 de março, na página do LNLS http://www.lnls.br/.

FEF recebe inscrições para curso
de Gestão da Qualidade de Vida na Empresa

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe até 24 de março, inscrições para o curso de especialização em Gestão da Qualidade de Vida na Empresa, promovido pela FEF. É direcionado para profissionais da área de recursos humanos interessados em aprimorar índices de produtividade e qualidade de vida de seus funcionários através de ações corporativas de educação, esporte, lazer, integração e melhoria das condições de trabalho e também, a profissionais das áreas de educação, saúde e administração. A finalidade da especialização é preparar profissionais para elaborar e gerenciar programas de qualidade de vida para aplicação específica nas empresas, considerando os aspectos multidimensionais sobre a saúde, o esporte, o bem-estar emocional, o lazer e as condições de trabalho. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por docentes da FEF, às quintas-feiras, das 19 às 23 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no período de 7 de abril de 2005 a 16 de março de 2006, na FEF. Mais informações http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEF-0120&of=004.

IE recebe inscrições para curso de economia financeira

A Secretaria de Extensão do Instituto de Economia (IE) recebe, até 31 de março, inscrições para a 9o turma do curso de especialização em "Economia Financeira". É destinado para profissionais graduados que trabalham ou desejam trabalhar nas seguintes áreas: bancos de varejo e atacado; mercado de capitais; corporate finance, fusões, aquisições e reestruturação de empresas; consultorias e assessorias; banco central e organismos internacionais; administração de recursos de terceiros; administração financeira em empresas não-financeiras; secretarias de finanças de prefeituras municipais e governo estadual. Sob a coordenação da economista Maria Alejandra Caporale Madi, mestre e doutora em Economia pela Unicamp, as aulas serão ministradas por docentes do IE, às terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h15, no período de 3 de maio de 2005 até 30 de abril de 2007, no IE. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão de especialista em economia financeira - modalidade de extensão. Outras informações http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=ECO-0200&of=009.

Inova Municípios recebe propostas até 1 de abril

Até 1 de abril, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe propostas de projetos dos pesquisadores da Unicamp e de seus grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, para o 3o Encontro Inova nos Municípios (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/fase2.htm). Os resumos devem ser submetidos eletronicamente pela página do evento. As submissões devem ser preenchidas on-line, usando os formulários apropriados conforme a categoria do resumo. O 3º Encontro Inova nos municípios está pré-agendado para 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Os pesquisadores poderão enviar também resumos de competências, via correio eletrônico, para Dirce Domingues (domingue em unicamp.br), de acordo com o formato padronizado. Resumos de Projetos de pesquisa e resumos de competências não devem exceder duas páginas. Caso sejam selecionados serão incluídos em um caderno que estará disponível durante o evento.

Instituto de Química abre
inscrições para curso de extensão

Até 4 de abril estarão abertas as inscrições para o curso "Soluções de polímeros e surfatantes: princípios e aplicações", promovido pelo Instituto de Química (IQ) através de sua Secretaria de Extensão. Oferecido pela primeira vez ao público externo, o curso é indicado a técnicos em química ou graduados que atuam na área, com a finalidade de fornecer embasamento sobre o comportamento e propriedades de sistemas contendo surfatantes e/ou polímeros, a fim de permitir compreensão da literatura técnica especializada e abordagem de problemas industriais. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas, no período de 15 de abril a 21 de maio de 2005, pelos químicos Watson Loh, com pós-doutorado pela Universidade de Kent (Inglaterra) e Edvaldo Sabadini, pós-doutorado pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Ambos coordenam e desenvolvem atividades de pesquisa na área de solução de polímeros e surfatantes há mais de dez anos. Também ministram disciplinas na área nos cursos de graduação e pós-graduação no IQ. Segundo o professor Sabadini, a idéia de propor o curso surgir a partir desta experiência, atendendo também, a profissionais que atuam em vários setores industriais, fornecendo embasamento sobre o comportamento e propriedades destes sistemas. Saiba mais http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=QUI-0024&of=001.

Oficina de Física do IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) realiza, dia 9 de abril, das 8 às 18 horas, no auditório IF-13 da unidade, a 12a Oficina de Física "100 anos de relatividade". A Oficina consiste em palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa na área da relatividade, nos seus aspectos históricos, básicos e aplicados, além de atividades demonstrativas. Inscrições http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/formulario/formulario.php. Confira a programação http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_of_next.html

Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) recebe, até 31 de maio, trabalhos para a quarta edição do 4º Colóquio Marx e Engels. O evento, de nível internacional, será realizado entre 8 e 11 de novembro. Promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o encontro está dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas, "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século 21". Mais http://www.unicamp.br/cemarx/ivcoloquio.html.

Bolsas PIBIC/CNPq e SAE

As inscrições para as bolsas do PIBIC/CNPq e SAE, podem ser feitas, de 11 de abril até 6 de maio, exclusivamente pela Internet http://www.prp.unicamp.br/pibic. Confira o calendário http://www.prp.unicamp.br/pibic/calendario.html.

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos se inscrever professores associados da Universidade, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217322004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de três cargos de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Parcial Fixa, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217492004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P256952003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P208212004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Instituto de Biologia

A Unicamp está com inscrições abertas, até 28 de março, ao Concurso de Livre Docência na área de Genética Vegetal, disciplina BG-280, do Departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia. As inscrições, a ser realizadas na secretaria do Instituto de Biologia, das 9 às 17 horas, só serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do IB, acompanhado dos documentos listados no Diário Oficial de 23/2 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/07P33002005.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição F. Romero).

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 29 de março, à Seleção Pública de Provas e Títulos, nível MS-3, em RTP, pelo período de três anos. É na área de Inferência, do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria do Imecc. São candidatos portadores do título de doutor, devidamente homologado, outorgado pela Unicamp, por ela reconhecido ou de validade nacional. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 26 de fevereiro ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P280672004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-5923 (Silvana).

Instituto de Química

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 4 de abril, à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, renováveis por mais três. É nas áreas de Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear e/ou Espectrometria de Massas do Instituto de Química (IQ). As inscrições deverão ser feitas na secretaria do Departamento de Química Orgânica, na sala H-301 do bloco H, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A solicitação será feita por meio de requerimento dirigido ao diretor do IQ, contendo nome, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 3/3 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf.

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 27 de abril ao concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica do Instituto de Biologia (IB). As inscrições serão feitas na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Concorrem professores associados com título de livre-docente no mínimo há três anos. As solicitações podem ser feitas mediante requerimento encaminhado ao Reitor indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição).

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 24 de maio, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Genética Vegetal do Instituto de Biologia (IB). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos do título de livre-docente; Docentes há três anos, com título de livre-docente e especialistas de reconhecido valor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 24 de fevereiro ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P198522004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6357 (Maria Conceição Romero).

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 31 de maio, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Álgebra do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, do título de livre-docente; Docentes há três anos, com título de livre-docente e especialistas de reconhecido valor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 2 de março ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P280602004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-5923 (Silvana).

- Confira concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html
AGENDE-SE

Dia 10

Workshop discute Biotecnologia, Universidade e Empresa

O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Departamento de Genética e Evolução, do Instituto de Biologia (IB) organizam, dia 10, às 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o workshop Biotecnologia, Universidade e Empresa. O objetivo é esclarecer à comunidade acadêmica e empresários, aspectos legais e estratégicos da interação universidade e empresa. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-15.html.
Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação

"Gestão e preservação de documentos digitais" é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação . O evento será realizado dia 10, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno10.htm#ins. O encontro, organizado pelo Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e pelo Grupo de Trabalho para a Padronização de Procedimentos Técnicos para Preservação e Acesso de Documentos Arquivísticos Eletrônicos da Unicamp (Gdae), conta com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo e-mail siarq em unicamp.br

Debate com os reitoráveis

No dia 10, às 12 horas, no auditório III, do Ginásio Multidisciplinar (GMU), será realizado o quarto debate com os reitoráveis da Unicamp. Confira a agenda dos próximos debates em http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm

Professor do IQ discute nanotecnologia na FCM

O professor Oswaldo Luiz Alves, do Instituto de Química (IQ) discute, dia 10, às 11 horas, "Nanotecnologia: Introdução, oportunidades e desafios". A palestra será realizada no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo e-mail soma em fcm.unicamp.br.

Ex-aluno do Imecc apresenta Programa UOL Bolsa Pesquisa
                      
O ex-aluno do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), Víctor Ribeiro, apresenta, dia 10, às 17 horas, no auditório do Imecc, o Programa UOL de Bolsa Pesquisa . Trata-se de um programa de apoio à pesquisa aplicada, financiado pelo
UOL, que visa incentivar o desenvolvimento de conhecimentos e de tecnologias de
ponta para a Internet. O programa aceita pesquisas de qualquer área. Víctor Ribeiro é diretor de conteúdo e tecnologia do Universo Online. Iniciou suas atividades graças ao desenvolvimento do Miner, ferramenta de busca na Internet, que vendeu para a empresa em 1999. Outras informações pelo e-mail pmariuzzo em inova.unicamp.br Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_608/NAG_608.html

Pastoral Universitária realiza missa no Básico

A Pastoral Universitária realiza, dia 10, às 12h15, no Teatro de Arena (praça do Básico) uma missa para acolher os novos estudantes da Unicamp. A missa será celebrada pelo arcebispo Dom Bruno Gamberini. O evento é aberto à participação da comunidade. Outras informações pelo e-mail  nilo em fea.unicamp.br

Liga das Atléticas da Unicamp realiza
seletiva para compor equipes de handebol,
futsal, vôlei, basquete e natação

A Liga das Atléticas da Unicamp (LAU) está selecionando alunos e novos alunos, interessados em compor as equipes de handebol, futsal, vôlei, basquete e natação. As seletivas acontecem a partir de 10 de março, nas quadras e piscinas da Faculdade de Educação Física (FEF). Outras informações pelo e-mail atila_fef em yahoo.com.br.
Confira o calendário:
Handebol Masculino - Dia 10, às 19 horas
Futsal Feminino - Dia 10, das 19 às 21 horas e dia 16, das 12 às 14 horas
Voleibol Feminino - Dia 10, às 17h30 e dia 16, às 12 horas
Basquete Feminino - Dia 14, às 21 horas
Voleibol Masculino - Dias 15 e 17, às 17h30
Natação - Dia 16, às 12 horas

Dia 11

Fórum Permanente de Empreendedorismo

"O Empreendedorismo no 3o Milênio" é o tema do Fórum Permanente de Empreendedorismo. O evento será realizado dia 11, a partir das 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen9.htm#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo das Empresas Júniores da Unicamp, conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen9.htm#3. Mais informações pelo e-mail daniela_a_p em hotmail.com ou telefone 19-3788-6073.

Debate com os reitoráveis

No dia 11, às 12 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), será realizado o quinto debate com os reitoráveis da Unicamp. 

HC lança Manual de Nutrição Enteral Domiciliar

O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp lança no dia 11 de março, às 10 horas, no anfiteatro do Hospital, o Manual de Nutrição Enteral Domiciliar. Cerca de 500 pacientes terão acesso inicial ao material, que aborda a nutrição realizada em casa, prática que vem se tornando cada dia mais comum. Segundo suas idealizadoras, pertencentes à equipe multiprofissional de terapia nutricional (GAN) do HC, manter a pessoa doente em casa é uma tendência atual da assistência à saúde. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3654/NUH_3654.html.

Jorge Stolfi assume direção do Instituto de Computação

A solenidade de posse do novo diretor do Instituto de Computação (IC), professor Jorge Stolfi, acontece dia 11 de março, às 15 horas, no Auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Stolfi assume o cargo que hoje é ocupado pelo professor Ricardo Anido.

Rogério Basali profere palestra no IFCH

O professor Rogério Basali apresenta, dia 11, a partir das 18 horas, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o texto xPensamento Nômade: de Gilles Deleuze, a partir de Nietzschex. A palestra, é aberta aos novos alunos da Unicamp e interessados em filosofia. O evento é apoiado pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil). Mais informações pelo telefone 19-3788-1590.

Dia 14

Resíduos Perigosos na Unicamp

A Agência para a formação profissinal da Unicamp (AFPU), junto ao grupo gestor de Resíduos, promove a abertura oficial do curso de "Nivelamento sobre Resíduos Perigosos e Domésticos na Universidade". Uma palestra inaugural sobre o assunto será realizada no dia 14 de março, a partir das 9 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). A abertura do programa é destinada a facilitadores, profissionais envolvidos no gerenciamento de resíduos e técnicos de laboratório em geral. Os cursos serão divididos em módulos: resíduos químicos, biológicos, sólidos domésticos e radioativos, com diferentes datas de realização e público alvo. As inscrições dos cursos serão divulgadas, futuramente, no site da AFPU.
Programa
9 horas - Abertura
9h30min - Apresentação do Grupo Gestor.
10 horas - Palestra com o Prof. Dr. Fernando Coelho - Presidente do Grupo Gestor, com o tema "A Importância dos resíduos na Universidade".
11 horas - Encerramento.

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, de 14 de março até 27 de junho, sempre às 14 horas, na sala 121 do DMA, os Seminários de Otimização. No dia 14, o aluno Fávio Iano discute o tema "Operação ótima na Bolsa de Tokyo". Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/%7Emartinez/sem_otimiza.txt. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br

Dia 16

Sucessão tem calendário eleitoral

O Conselho Universitário (Consu) definiu o calendário de procedimentos do processo de consulta interna que vai resultar na indicação do novo reitor da Unicamp. A definição de um calendário eleitoral já para o primeiro semestre de 2005 se deve à escolha, pelo Governador Geraldo Alckmin, do nome do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz - cujo mandato se estenderia até 2006 - para a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O período de inscrição dos candidatos ocorreu de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O primeiro turno das eleições ocorre nos dias 16 e 17. Leia matéria completa no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag03.html.

Editora da Unicamp realiza encontro com escritores

A Editora da Unicamp realiza, dia 16, das 17 às 20 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), um encontro com os autores Laerte (Overman, Gatos) e Fernando Gonsales (Níquel Náusea) para um bate-papo com estudantes e interessados. As perguntas endereçadas aos escritores poderão ser feitas através de urnas que serão espalhadas pelo campus. Os sorteados serão contemplados com um livro. No local também será realizada a venda de exemplares autografados. Outras informações francis em editora.unicamp.br.

Relação com clientes

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) inicia, dia 16, o curso de extensão "CRM - Gerenciamento da Relação com Clientes". É destinado para estudantes e profissionais envolvidos com atividades nas áreas comercial, gestão e marketing. Outras informações pelo telefone 19-3788-1088.

Dia 17

Centro de Convenções sedia seminário de defesa do consumidor

O 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor será realizado no Centro de Convenções, dia 17, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O evento, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos do Consumidor e ao mês do 14º aniversário de vigência do Código de Defesa do Consumidor, reunirá especialistas internacionais e brasileiros. No encontro serão debatidos temas que afetam o dia-a-dia do consumidor, como a segurança dos alimentos. Outras informações pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br.

Palestra na FCM discute estresse no trabalho 

A professora Liliana Guimarães ministra, dia 17, às 14h30, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a palestra "Estresse no Trabalho". Trata-se do primeiro encontro do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

Dia 23

Debate no IFCH discute capitalismo
brasileiro no cenário internacional

“O Capitalismo brasileiro no cenário internacional” é o tema que será discutido, dia 23, às 14 horas, no auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Participam os professores Sebastião Velasco Cruz, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Sérgio Barroso, do Instituto de Economia (IE) e o político italiano Rodolfo Passagrilli. O encontro tem o apoio da Secretaria de eventos do IFCH. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Outras informações pelo e-mail cemarx em unicamp.br

Central de Captação de Órgãos e Comissão
Compartilhando Soluções do HC lançam
concurso de frases sobre doação de órgãos

A Central de Captação de Órgãos e a Comissão Compartilhando Soluções, apoiados pela Superintendência do Hospital das Clínicas (HC), recebem inscrições, até 23 de março, para um concurso de frases sobre doação de órgãos e tecidos. O concurso, aberto para alunos, funcionários (Unicamp e Funcamp), terceirizados, patrulheiros e guardinhas, consiste na elaboração de uma frase com o tema "Doação de Órgãos e Tecidos". Os três primeiros colocados irão passar um final de semana no Hotel Recanto Bela Vista, em Águas de Lindóia, com direito a acompanhante. O resultado será conhecido dia 8 de abril, através do site do HC http://www.hc.unicamp.br/.

A ficha de inscrição pode ser retirada na Central de Captação de Órgãos do HC, 3o andar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Nela, o participante deve escrever a frase, com letra legível (preferencialmente de fôrma), com até 150 caracteres, e entregá-la, até 23 de março, no mesmo local, aos cuidados de Eliete, Nilza ou Alexandre.

A Comissão Julgadora será composta por representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPC) do Hospital das Clínicas, Comissão de Ética Médica, Serviço Social e Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Campinas (ARCC). As frases não classificadas estarão à disposição dos autores a partir de 11 de abril, na Central de Captação de Órgãos. O concurso é patrocinado pelo Hotel Recanto Bela Vista e Agência Bom Senso Turismo.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l