Programação da Unicamp – 1 de abril de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Mar 31 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 1 de abril de 2005

Encontro Inova nos Municípios

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe, até esta sexta-feira (1), propostas de projetos dos pesquisadores da Unicamp e de seus grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, para o 3o Encontro Inova nos Municípios (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/fase2.htm). Os resumos devem ser submetidos eletronicamente pela página do evento (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/wkshop_prefeito-inicio.php). As submissões devem ser preenchidas on-line, usando os formulários apropriados conforme a categoria do resumo. O 3º Encontro Inova nos municípios está pré-agendado para 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Os pesquisadores poderão enviar também resumos de competências, via correio eletrônico, para Dirce Domingues (mailto:domingue em unicamp.br), de acordo com o formato padronizado. Resumos de Projetos de pesquisa e resumos de competências não devem exceder duas páginas. Caso sejam selecionados serão incluídos em um caderno que estará disponível durante o evento.

Programa de Desenvolvimento Gerencial

Diretores do Hospital das Clínicas (HC), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) e Hospital Estadual de Sumaré (HES) participam, nesta sexta-feira (1), das 8h30 às 12 horas, no Centro de Convenções, da última mesa-redonda do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) (http://www.prdu.unicamp.br/desenvolvimento_gerencial/programa_des_gerencial.html), organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). À tarde, das 13h30 às 17 horas, participam os dirigentes da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), Colégio Técnico de Limeira (Cotil), Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) e dos cursos profissionalizantes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Confira a programação http://www.prdu.unicamp.br/desenvolvimento_gerencial/calendario_reunioes_diretores.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-4705.

ReMinD apresenta músicas
dos anos 60 na Casa o Lago

O grupo ReMinD (http://www.tramavirtual.com.br/remind) apresenta, nesta sexta-feira (1), das 12h30 às 18 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago (http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/), versões acústicas e jazzísticas de vários sucessos do Rock e Pop das décadas de 60 e 70: Beatles, ex-Beatles, Jethro Tull, Yes, Simon & Garfunkel, Led Zeppelin, Creedence Clearwater Revival, Crosby Stills & Nash, Jimmy Hendrix, Mutantes, entre outros. O evento é gratuito. O Espaço Cultural Casa do Lago fica localizado na Rua Érico Veríssimo, s/nº, campus da Unicamp. Outras informações pelo telefone 19-3788 7017. 

Dogville em cartaz, na Casa do Lago

O Espaço Cultural Caso do Lago exibe, nesta sexta-feira (1), às 14 horas, o filme "Dogville" com direção de Lars Von Trier. A exibição é pate do ciclo de filmes de diretores expoentes. Além do filme, a Casa do lago apresenta shows às 12h30 e 18 horas. Confira a programação http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/programacao.htm 

Técnico em administração – Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, até esta sexta-feira (1), das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Departamento de Recursos Humanos do Caism. Outras informações htttp://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades. 

EM ANDAMENTO

Lume apresenta espetáculos
no Rio de Janeiro e São Paulo

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) apresenta, até 3 de abril, aos sábados e domingos, sempre às 19 horas, no Sesc-Belenzinho, em São Paulo, o espetáculo "Kelbilim, o Cão da Divindade", . Os ingressos podem ser adquiridos, com antecedência, em qualquer unidade do SESC-SP. Outras informações no site http://www.lumeteatro.com.br/.

Nelson Braga Júnior expõe
no Espaço das Artes da FCM

O artista plástico Nelson Braga Junior realiza, até 19 de abril, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a exposição de pinturas (óleo sobre tela) "Elas por Ele". Nas obras, o artista utiliza essencialmente o recurso de Velaturas, técnica empregada por grandes pintores da antigüidade como DaVinci, Tiziano, Rubens, Rembrant e outros. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Mais informações eventos em fcm.unicamp.br

Cedae expõe "O Caderno Rosa
de Lori Lamby" da escritora Hilda Hilst

O Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae) realiza, até 29 de abril, a exposição do livro "O Caderno Rosa de Lori Lamby", da poeta, dramaturga e ficcionista Hilda Hilst. A exposição, que traz o título emprestado de texto de José Luis Mora Fuentes, apresenta uma seleção do amplo legado da autora de "Amavisse": manuscritos, textos datilografados e digitados com rasuras, livros, fotos, desenhos, cartas, recortes de jornais, obras traduzidas e montagens de peças teatrais. Outras informações pelo telefone 19-3788-1505 ou e-mail crisgrando em yahoo.com.br

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, até 27 de junho, sempre às 14 horas, na sala 121 do DMA, os Seminários de Otimização. Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/%7Emartinez/sem_otimiza.txt. Outras informações pelo e-mail.

Holografia

A exposição de Holografia - Módulo I, organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), fica aberta à visitação pública até dezembro de 2005, no prédio do Ciclo Básico I - sala CB 05. A exposição é didática e tem duração de duas horas, com uma aula sobre óptica e imagens e demonstrações de hologramas e televisão holográfica. Horários: terças-feiras, das 19 às 21 horas e quintas-feiras, das 12 às 14 horas. Inscrições pela Internet

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

Confira as mobilidades funcionais no endereço
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

TESES

Faculdade de Ciências Médicas

“Dermatose solar crônica em gatos: análise clínica e histomorfométrica” (doutorado). Candidata: Ellen Maria Pestili de Almeida. Orientadora: professora Maria Letícia Cintra. Dia 1 de abril, às 10 horas, na sala de reunião da DAP/FCM.

INSCRIÇÕES

Instituto de Química abre
inscrições para curso de extensão

Até 4 de abril estarão abertas as inscrições para o curso "Soluções de polímeros e surfatantes: princípios e aplicações", promovido pelo Instituto de Química (IQ) através de sua Secretaria de Extensão. Oferecido pela primeira vez ao público externo, o curso é indicado a técnicos em química ou graduados que atuam na área, com a finalidade de fornecer embasamento sobre o comportamento e propriedades de sistemas contendo surfatantes e/ou polímeros, a fim de permitir compreensão da literatura técnica especializada e abordagem de problemas industriais. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas, no período de 15 de abril a 21 de maio de 2005, pelos químicos Watson Loh, com pós-doutorado pela Universidade de Kent (Inglaterra) e Edvaldo Sabadini, pós-doutorado pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Ambos coordenam e desenvolvem atividades de pesquisa na área de solução de polímeros e surfatantes há mais de dez anos. Também ministram disciplinas na área nos cursos de graduação e pós-graduação no IQ. Segundo o professor Sabadini, a idéia de propor o curso surgir a partir desta experiência, atendendo também, a profissionais que atuam em vários setores industriais, fornecendo embasamento sobre o comportamento e propriedades destes sistemas. Saiba mais http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=QUI-0024&of=001

Cotuca abre inscrições para orientador de estágios

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) abre inscrições, dias 5 e 6 de abril, para escolha de um orientador de estágios. Podem ser feitas, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na seção de expediente do Cotuca (Rua Culto à Ciência, 177, Botafogo, Campinas-SP). Confira o edital http://www.cotuca.unicamp.br/. Outras informações pelo telefone 19-3232-9488, ramais 202/203.

Sistemas de Gestão em Qualidade

As inscrições para o curso de especialização "modalidade extensão "Sistemas de Gestão da Qualidade", promovido pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), através de sua Secretaria de Extensão, podem ser feitas até 7 de abril. O curso é indicado a profissionais de nível superior em todas as áreas e visa a formação de especialistas em implantação e manutenção de sistemas de gestão de qualidade. As aulas serão ministradas por docentes da Faculdade e profissionais convidados, às sextas-feiras, das 19h30 às 22h30 horas e aos sábados, das 13h30 às 16h30 horas, de 15 de abril de 2005 até 7 de abril de 2007, na FEQ. Outras informações pelo telefone 19-3788-3911 ou e-mail extensão em feq.unicamp.br.

Oficina de Física do IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) realiza, dia 9 de abril, das 8 às 18 horas, no auditório IF-13 da unidade, a 12a Oficina de Física "100 anos de relatividade". A Oficina consiste em palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa na área da relatividade, nos seus aspectos históricos, básicos e aplicados, além de atividades demonstrativas. Inscrições http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/formulario/formulario.php. Confira a programação http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_of_next.html

Centro de Memória abre inscrições para
seminário "Memória e contemporaneidade"

O Centro de Memória da Unicamp (CMU) e o Centro de Memória da Educação (CME-FE) abrem inscrições para o IV Seminário "Memória e Contemporaneidade". O evento será realizado de 8 a 10 de junho, na Faculdade de Educação (FE). Os pesquisadores interessados em apresentar papers nos diferentes Grupos de Trabalho têm até o dia 10 de abril para o envio dos resumos. O encontro faz parte das comemorações dos 20 anos do CMU e reúne especialistas e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, em torno da questão da memória social. A abertura do evento ocorrerá dia 10 às 9h30 no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria do Centro de Memória – Unicamp/CMU - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800 -Cidade Universitária Zeferino Vaz ou por depósito bancário: Banespa 033 – Ag. 0207-Conta 01-55089-9. Neste caso, a Secretaria deve ser avisada por telefone ou e-mail a fim de inserir o nome na lista dos participantes previstos e a inscrição se efetivará mediante a apresentação do comprovante de depósito até o início do Seminário. Outras informações pelo telefone 19- 3298-3441 ou e-mail cmemoria em unicamp.br

Bolsas PIBIC/CNPq e SAE

As inscrições para as bolsas do PIBIC/CNPq e SAE, podem ser feitas, de 11 de abril até 6 de maio, exclusivamente pela Internet http://www.prp.unicamp.br/pibic. Confira o calendário http://www.prp.unicamp.br/pibic/calendario.html

Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) recebe, até 31 de maio, trabalhos para a quarta edição do 4º Colóquio Marx e Engels. O evento, de nível internacional, será realizado entre 8 e 11 de novembro. Promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o encontro está dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas, "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século 21". Mais http://www.unicamp.br/cemarx/ivcoloquio.html

CONCURSOS

Instituto de Química

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 4 de abril, à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, renováveis por mais três. É nas áreas de Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear e/ou Espectrometria de Massas do Instituto de Química (IQ). As inscrições deverão ser feitas na secretaria do Departamento de Química Orgânica, na sala H-301 do bloco H, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A solicitação será feita por meio de requerimento dirigido ao diretor do IQ, contendo nome, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 3/3 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf.

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 27 de abril ao concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica do Instituto de Biologia (IB). As inscrições serão feitas na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Concorrem professores associados com título de livre-docente no mínimo há três anos. As solicitações podem ser feitas mediante requerimento encaminhado ao Reitor indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição).

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
A Unicamp estará com inscrições abertas, até 18 de maio de 2005, ao concurso para Provimento de um cargo, em RTP, de Professor Titular, nível MS-6, na área de Etnologia - Sub-Área de Etnologia das Terras Baixas Sul-Americana, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A Secretaria Geral estará recebendo as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Poderão se candidatar docentes com título de Livre Docente obtido no mínimo há três anos e Especialistas de reconhecido valor. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 17/02/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P261672004.pdf. Informações: Telefone (19) 3788-1581 com Maria Stella Mendes.

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 24 de maio, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Genética Vegetal do Instituto de Biologia (IB). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos do título de livre-docente; Docentes há três anos, com título de livre-docente e especialistas de reconhecido valor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 24 de fevereiro ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P198522004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6357 (Maria Conceição Romero).
Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 31 de maio, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Álgebra do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos do título de livre-docente; docentes há três anos com título de livre-docente e especialistas de reconhecido valor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 2 de março ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P280602004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-5923 (Silvana).
Concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

Confira os eventos programados para abril
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/agenda-abril.html

AGENDE-SE

Dia 4

Projeto Nanoaventura

A cerimônia de inauguração do Projeto Nanoaventura acontece dia 4 de abril, às 17 horas, no portão 7, do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), na Avenida Heitor Penteado. O evento será restrito a autoridades e imprensa. O projeto é uma exposição itinerante e interativa sobre nanociência e nanotecnologia. Trata-se de uma realização de parceria envolvendo a Unicamp, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Instituto Sangari e Prefeitura Municipal de Campinas. Outras informações pelo telefone 19-3788-5179.

Seminário Franco-Brasileiro de Inovação

O Seminário Franco-Brasileiro de Inovação "Experiências e redes de cooperação" está marcado para os dias 4,5 e 6 de abril, no Centro de Convenções da Unicamp. As inscrições podem ser feitas das 13 às 14 horas, no local do evento. A abertura oficial acontece às 14 horas. Confira a programação http://www.cori.unicamp.br/frabra2005/.

Dia 6

Palestra discute revolução das geociências

O professor aposentado Fernando Flávio Marques de Almeida (USP) discute, dia 6 de abril, das 14 às 16 horas, no auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA) o tema "Participação do Brasil na grande revolução das Geociências". Fernando Flávio foi homenageado em 1991 pela Unicamp com o título de Doutor Honoris Causa, como singelo reconhecimento de sua importante contribuição para a implantação da Pós-Graduação em Metalogênese do IG, durante os cinco anos em que atuou como professor (1985-1990). Outras informações pelo telefone 19-3788-4564 ou e-mail cedrec em ige.unicamp.br

Compositor carioca apresenta
concerto de música erudita no IA

O jovem pianista e compositor carioca Luiz de Simone apresenta, dia 6 de abril, às 12h30, na Sala Paes Nunes, do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), um concerto de música erudita. No repertório, canções de autoria do próprio Luiz, gravadas no CD Ensaio Pianístico, que está sendo divulgado no Brasil e na Europa, desde o anopassado, e músicas de Franz Liszt (Funerais) e Wagner (Morte de Amor). A entrada é franca. Outras informações pelo telefone 19-32326407.

Mariana Meloni discute auto-retratos
de artistas brasileiras na Casa do Lago

"Espelho, espelho meu? Auto-retratos fotográficos de artistas brasileiras na contemporaneidade" é o tema da palestra que Mariana Meloni Vieira Botti, mestre em multimeios pelo Instituto de Artes (IA) profere, dia 6 de abril, às 18 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A apresentação tem como objetivo principal traçar algumas relações entre arte e gênero, investigando a problemática do auto-retrato produzido por mulheres artistas na contemporaneidade. Outras informações pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará, dia 6 de abril, das 9 às 16 horas, no Ciclo Básico. No dia 10 a feira será realizada na Praça da Reitoria. Confira o calendário http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-13.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

Dia 7

Professor da FCM profere palestra no Ciclo Básico II

O professor Neury José Bortega, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) discute, dia 7, das 13 às 13h50, na sala PB 17 do Ciclo Básico II, o tema "Entrada na vida universitária - aspectos emocionais". A palestra é parte do Projeto Seachegue (http://www.prg.unicamp.br/sappe/projeto_seachegue.html), do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe) http://www.prg.unicamp.br/sappe/index.html. Outras informações pelo e-mail sappeass em unicamp.br ou telefone 19-3788-6643.

Gestão ambiental realiza série de palestras on-line

A disciplina de Gestão Ambiental da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) promove uma série de palestras de engenheiros agrícolas que atuam na área de meio ambiente. Elas acontecem às quintas-feiras, das 7 às 9 horas e podem ser assistidas on line http://www.agr.unicamp.br/webtv/tv_transfa051.htm. No dia 7 de abril, Marcelo Polhmann, da Brasworld de São Paulo fala sobre "Projeto de tratamento e disposição de resíduos de frigoríficos". Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-19.html.

Unicamp participa de competição
de Mini-Baja em Piracicaba-SP

A Unicamp participa da 11ª Competição Sae Brasil-Petrobrás de Mini-Baja ( http://www.saebrasil.org.br/), que acontece de 7 a 10 de abril, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba-SP. Mais de 800 estudantes de engenharia de todo o País passam o ano todo construindo um "mini baja", um veículo off-road. Eles são responsáveis pela concepção do carro, busca de patrocínio, aplicação de novas tecnologias, resolução de problemas e, mais que isso, lutam pela vitória durante as provas. A Unicamp participa com os carros Unicamp I e II. Os SAE Mini Baja são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela Sae Brasil. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP.

Dia 8

Palestra discute geração de emprego na Feagri

O professor Ignacy Sachs, do Center de Recherches sur de Brésil Contemporain (Paris-França) discute, dia 8 de abril, às 10 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) "Geração de auto-empregos, empregos e empreendimentos de pequeno porte nos assentamentos da reforma agrária". Outras informações http://www.agr.unicamp.br/.

Dia 9

Oficina de Física do IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) realiza, dia 9 de abril, das 8 às 18 horas, no auditório IF-13 da unidade, a 12a.Oficina de Física "100 anos de relatividade". A Oficina consiste em palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa na área da relatividade, nos seus aspectos históricos, básicos e aplicados, além de atividades demonstrativas. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/formulario/formulario.php. Confira a programação http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_of_next.html.

Soprano e pianista apresentam recital na Casa do Lago

A soprano Marilia Teixeira e o pianista Eduardo Conde Garcia apresentam, dia 9 de abril, às 10h30, no Espaço Cultural Casa do Lago, um recital de canto e piano. A casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp. Mais informações pelo telefone 19-3788-1700. 

Dia 12

Workshop de Base Tecnológica de Campinas

O III Wokshop de Base Tecnológica de Campinas "Fontes de Financiamento e Comércio Exterior" será realizado nos dias 12 e 13 de abril, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. As inscrições podem ser feitas, até 11 de abril, na página do evento http://www.incamp.unicamp.br/workshop_2005/inicio.php. Outras informações http://www.incamp.unicamp.br/workshop/.

Professora da UFBA profere palestra no Nepo

"Por uma teoria de sucessão das gerações" é o tema da palestra que a professora Guaraci Adeodato Alves de Souza (UFBA) profere, dia 13 de abril, às 12h30, no auditório do Núcleo de Estudos de População (Nepo). O evento tem como objetivo discutir a necessidade de um melhor delineamento teórico a respeito da reprodução demográfica enquanto processo social, estruturado por relações sociais e movidos pela ação humana, e como a apreensão desse processo pode ser enriquecida através do conceito de sucessão de gerações. Outras informações pelo telefone 19-3788-5917 ou e-mail myrcia em nepo.unicamp.br.

Dia 20

Congresso Médico

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) realiza, de 20 a 23 de abril, no The Royal Palm Plaza Hotel, o VIII Congresso Médico de Campinas. Outras informações pelo telefone 19-3231-2811.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l