Programação da Unicamp – 17 de março de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qua Mar 16 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 17 de março de 2005

Consulta para escolha do novo
reitor termina nesta quinta-feira

O turno da consulta à comunidade para a escolha do novo reitor da Unicamp prossegue até esta quinta-feira (17). Três candidatos estão inscritos: Antonio Celso Fonseca de Arruda, Edson Moschim e José Tadeu Jorge. Leia matéria completa no Portal da Unicamp. http://www.unicamp.br/

Fórum Permanente de Saúde 

"Gestão de Qualidade de Vida na Empresa" é o tema do Fórum Permanente de Saúde. O evento será realizado nesta quinta-feira (17), das 9 às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/saude10.htm#ins. O encontro, organizado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e pela Faculdade de Educação Física (FEF), conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/saude10.htm#3. Mais informações pelo e-mail gutierrez em fef.unicamp.br.

Centro de Convenções sedia seminário de defesa do consumidor

O 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor será realizado, nesta quinta-feira (17), no Centro de Convenções, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O evento, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos do Consumidor e ao mês do 14º aniversário de vigência do Código de Defesa do Consumidor, reunirá especialistas internacionais e brasileiros. No encontro serão debatidos temas que afetam o dia-a-dia do consumidor, como a segurança dos alimentos. Outras informações pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br.

Exposição e defesa de tese na Galeria de Arte Unicamp

A Galeria de Arte Unicamp realiza, a partir desta quarta-feira (17), até 30 de março, a exposição "Cadernos de Desenho: diálogos com a matéria", da artista plástica Paula Almozara. A mostra é parte da defesa de tese de doutorado em Educação, a ser defendida na sexta-feira (18), às 10 horas, no mesmo local, com orientação da professora Ana Angélica Medeiros Albano. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda s/n, andar térreo), prédio da Biblioteca Central (BC). Outras informações pelo telefone 19-3788-6561 ou e-mail galeria em iar.unicamp.br.

Palestra na FCM discute estresse no trabalho 

A professora Liliana Guimarães ministra, nesta quinta-feira (17), às 14h30, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a palestra "Estresse no Trabalho". Trata-se do primeiro encontro do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

Música barroca, recital de piano
e sessão de cinema na Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago (http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/) realiza, nesta quinta-feira (17), às 20 horas, um concerto de música barroca com João Carlos Santos (traverso), Alexandre d'Antonio (violino), Diogo Giancristoforo (Teorba), João Guilherme Figueiredo (Violoncelo) e Daniel Ivo (Cravo). Na apresentação serão executadas obras de G.P. Telemann, J.B.de Boismotier e J.S. Bach. Na sessão de cinema, marcada para a sexta-feira (18), às 14 horas, será exibido o filme "Cazuza", com direção de Sandra Verneck e às 19 horas a tela será ocupada por "Gaijin", dirigido por Tizuka Yamasaki. No sábado (19), às 10h30, os pianistas Gabriel Rebolla e Juliana Briense apresentam um recital de piano. No repertório, Sonata K331 em Lá Maior, de W.A. Mozart e Sonata em Lá menor, de F. Schubert, entre outras. A programação cultural do Espaço Cultural pode ser recebida pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br. A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/nº, campus da Unicamp. Outras informações pelo telefone 19-3788-7017.

Liga das Atléticas da Unicamp realiza
seletiva para compor equipes de handebol,
futsal, vôlei, basquete e natação

A Liga das Atléticas da Unicamp (LAU) está selecionando alunos e novos alunos, interessados em compor as equipes de futsal, vôlei, basquete e natação. As seletivas ocorrem nas quadras e piscinas da Faculdade de Educação Física (FEF). Nesta quinta-feira (17), às 17h30, será realizada a seletiva voleibol masculino. Outras informações pelo e-mail atila_fef em yahoo.com.br.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará, nesta quinta-feira (17), das 9 às 16 horas, na Praça da Reitoria. Nos dias 23 e 30 a feira será realizada no Ciclo Básico. Confira o calendário http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-13.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

EM ANDAMENTO

Expressões Originárias no Espaço das Artes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, a exposição "Expressões originárias", do artista plástico e funcionário, Sérgio Paulo de Magalhães. A mostra, composta por 18 pinturas, inspiradas no cubismo, em várias dimensões, pode ser vista no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, até 18 de março, das 8h30 às 17h30, com entrada franca. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

Cedae expõe "O Caderno Rosa
de Lori Lamby" da escritora Hilda Hilst

O Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae) realiza, até 29 de abril, a exposição do livro "O Caderno Rosa de Lori Lamby", da poeta, dramaturga e ficcionista Hilda Hilst. A exposição, que traz o título emprestado de texto de José Luis Mora Fuentes, apresenta uma seleção do amplo legado da autora de "Amavisse": manuscritos, textos datilografados e digitados com rasuras, livros, fotos, desenhos, cartas, recortes de jornais, obras traduzidas e montagens de peças teatrais. Outras informações pelo telefone 19-3788-1505 ou e-mail crisgrando em yahoo.com.br

Chinelas faz show toda quarta

O Grupo Chinelas faz uma série de shows todas as quartas-feiras deste mês, às 21 horas, no Kawale Acústico, no bairro Vila Nova. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3794/NUH_3794.html

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, até 27 de junho, sempre às 14 horas, na sala 121 do DMA, os Seminários de Otimização. Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/%7Emartinez/sem_otimiza.txt. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.

EM DIA

A IBM e a Unicamp assinaram convênio para a instalação de um Hub de mainframe com Linux na universidade. O acordo aconteceu segunda-feira, em São Paulo, com a presença do reitor da Unicamp, professor Carlos Henrique de Brito Cruz e Armando Toledo, diretor de Systems Sales da IBM Brasil. Com a implementação deste equipamento, faculdades parceiras e institutos de pesquisa e outras instituições poderão ter acesso, via internet, a um ambiente de servidor IBM zSeries, onde poderão desenvolver seus projetos de ensino e pesquisa sem necessariamente possuírem um equipamento de grande porte. Este Hub é composto por um servidor IBM mainframe, utilizando Linux, particionado com o auxílio do sistema operacional Z/VM, simulando o funcionamento de diversos computadores ao mesmo tempo. Esta infra-estrutura pode ser utilizada para estudos envolvendo novas tecnologias, inclusive por empresas que tenham interesse em montar projetos especiais com as universidades. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3905/NUH_3905.html

Lume apresenta espetáculos no Rio de Janeiro e São Paulo

Durante este mês, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume), apresenta uma série de palestras, demonstrações e espetáculos, no Sesc-Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160), no Rio de Janeiro. No Sesc-Belenzinho, em São Paulo, até 3 de abril, o Lume apresenta o espetáculo "Kelbilim, o Cão da Divindade", aos sábados e domingos, sempre às 19 horas. Os ingressos podem ser adquiridos, com antecedência, em qualquer unidade do SESC-SP. Outras informações http://www.lumeteatro.com.br/.

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos

“Processamento acelerado de presunto cru com uso de transglutaminase em carne desossada: perfís sensorial, colorimétrico e de textura em comparação com produtos tradicionais” (mestrado). Candidata: Marcela de Rezende Costa. Orientador: professor Pedro Eduardo de Felício. Dia 17 de março, às 14 horas, no salão nobre da FEA.

“Estudo da transferência de massa e qualidade do melão desidratado osmoticamente em soluções de sacarose e maltose” (mestrado). Candidata: Cristhiane Caroline Ferrari. Orientadora: professora Miriam Dupas Hubinger. Dia 17 de março, às 14 horas, na sala 31 do DEA.

Faculdade Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

“Análise numérica para o estudo do processo de fraturamento em vigas de concreto armado e reforçado com fibras de aço, utilizando a curva tensão-abertura de fissura (O-W)” (mestrado). Candidato: Alaor Leandro Rosa. Orientador: professor José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa. Dia 17 de março, às 14 horas, na sala de defesa de teses.

Instituto de Biologia

“Restrição protéica e estresse oxidativo em ratos submetidos ou não ao exercício físico” (doutorado). Candidato: Francisco José Andriotti Prada. Orientadora: professora Maria Alice Rostom de Mello. Dia 17 de março, às 9 horas, na sala de defesa de tese do IB.

“Efeitos do alcoolismo crônico experimental sobre a interação estroma-epitélio no lobo ventral da próstata de ratos UchB” (mestrado). Candidato: Eduardo Marcelo Cândido. Orientadora: professora Valéria Helena Alves Cagnon Quitete. Dia 17 de março, às 14 horas, na sala de defesa de tese da pós-graduação do IB.

Instituto de Física Gleb Wataghin 

"Aperfeiçoamento na obtenção de Nanotubos de Carbono com Paredes Simples (NTCPS) e possíveis aplicações na estocagem de energia." (mestrado). Candidato: Luís Fernando Maestro. Orientador: professor Carlos Alberto Luengo. Dia 17 de março, às 10 horas, no laboratório de combustíveis alternativos.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnico em administração – IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições - processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, até dia 18, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

Técnico em administração – Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, até dia 18, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no expediente de Recursos Humanos da unidade. Mais informações http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

Técnico em administração – Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, até dia 18, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na seção administrativa da unidade. Outras informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnico em manutenção de equipamentos e comprador – CEB

O Centro de Engenharia Biomédica (CEB) abre inscrições - processo de mobilidade funcional – para preenchimento de duas vagas: uma de técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e outra para Comprador. As inscrições podem ser feitas até dia 23, das 9 às 12 e das 14 às 16h30, na área de recursos humanos do CEB (Sala D-25). Outras informações pelo telefone 19-3788-9266, com Rosa ou Adriana.

Técnico em administração – Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 28 de março até 1 de abril, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no expediente do RH/Caism. Outras informações htttp://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades. 
Confira outras mobilidades funcionais

INSCRIÇÕES

Unibanda abre inscrições para curso de História da Música Ocidental

O Projeto Unibanda está com inscrições abertas para um curso de História da Música Ocidental. Com início previsto para o dia 31, das 10 às 12 horas, sempre às quintas-feiras, será ministrado pela professora Kátia Kato. As inscrições, gratuitas e abertas para a comunidade, podem ser feitas na secretaria do Projeto Unibanda (ao lado do Instituto de Geociências). Outras informações pelo telefone 19-3788-7673.
 
Poesae

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza, dia 31, das 19 às 22 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA), o Poesa V - Mostra de poesias de estudantes da Unicamp. As inscrições podem ser feitas, até 18 de março, das 9 às 17h30, no SAE. 

LNLS abre inscrições para iniciação científica

Estudantes das áreas de física, química, engenharias, biologia, computação, matemática e farmácia podem se habilitar a uma das vagas de iniciação científica, disponíveis no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O LNLS - instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia, localizado no Pólo II de Alta Tecnologia de Campinas, tem cota de bolsas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq. O interessados podem se inscrever, até 21 de março, na página do LNLS http://www.lnls.br/.

FEF recebe inscrições para curso
de Gestão da Qualidade de Vida na Empresa

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe até 24 de março, inscrições para o curso de especialização em Gestão da Qualidade de Vida na Empresa, promovido pela FEF. É direcionado para profissionais da área de recursos humanos interessados em aprimorar índices de produtividade e qualidade de vida de seus funcionários através de ações corporativas de educação, esporte, lazer, integração e melhoria das condições de trabalho e também, a profissionais das áreas de educação, saúde e administração. A finalidade da especialização é preparar profissionais para elaborar e gerenciar programas de qualidade de vida para aplicação específica nas empresas, considerando os aspectos multidimensionais sobre a saúde, o esporte, o bem-estar emocional, o lazer e as condições de trabalho. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por docentes da FEF, às quintas-feiras, das 19 às 23 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no período de 7 de abril de 2005 a 16 de março de 2006, na FEF. Mais informações http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEF-0120&of=004.

Programa Unicamp-Intel

A Unicamp e a Intel firmaram convênio que estabeleceu o “Programa Unicamp-Intel para Cientista Residente”. Consiste no envio de esquisadores da Unicamp para capacitação e treinamento remunerado nos laboratórios da Intel, nos Estados Unidos. O convênio prevê em 2005 o envio de dois pesquisadores, selecionados pela Intel e Unicamp, com base na qualificação e no interesse da Intel em ter tais pesquisadores da Unicamp como colaboradores. Os interessados devem encaminhar currículos pelo e-mail (lotufo em unicamp.br) até 25 de março. Informações adicionais com Carolina, pelo telefone 3788-5262. Leia matéria completa no Portal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_617/NAG_617.html.

IE recebe inscrições para curso de economia financeira

A Secretaria de Extensão do Instituto de Economia (IE) recebe, até 31 de março, inscrições para a 9o turma do curso de especialização em "Economia Financeira". É destinado para profissionais graduados que trabalham ou desejam trabalhar nas seguintes áreas: bancos de varejo e atacado; mercado de capitais; corporate finance, fusões, aquisições e reestruturação de empresas; consultorias e assessorias; banco central e organismos internacionais; administração de recursos de terceiros; administração financeira em empresas não-financeiras; secretarias de finanças de prefeituras municipais e governo estadual. Sob a coordenação da economista Maria Alejandra Caporale Madi, mestre e doutora em Economia pela Unicamp, as aulas serão ministradas por docentes do IE, às terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h15, no período de 3 de maio de 2005 até 30 de abril de 2007, no IE. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão de especialista em economia financeira - modalidade de extensão. Outras informações http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=ECO-0200&of=009.

Inova Municípios recebe propostas até 1 de abril

Até 1 de abril, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe propostas de projetos dos pesquisadores da Unicamp e de seus grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, para o 3o Encontro Inova nos Municípios (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/fase2.htm). Os resumos devem ser submetidos eletronicamente pela página do evento. As submissões devem ser preenchidas on-line, usando os formulários apropriados conforme a categoria do resumo. O 3º Encontro Inova nos municípios está pré-agendado para 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Os pesquisadores poderão enviar também resumos de competências, via correio eletrônico, para Dirce Domingues (domingue em unicamp.br), de acordo com o formato padronizado. Resumos de Projetos de pesquisa e resumos de competências não devem exceder duas páginas. Caso sejam selecionados serão incluídos em um caderno que estará disponível durante o evento.

Instituto de Química abre
inscrições para curso de extensão

Até 4 de abril estarão abertas as inscrições para o curso "Soluções de polímeros e surfatantes: princípios e aplicações", promovido pelo Instituto de Química (IQ) através de sua Secretaria de Extensão. Oferecido pela primeira vez ao público externo, o curso é indicado a técnicos em química ou graduados que atuam na área, com a finalidade de fornecer embasamento sobre o comportamento e propriedades de sistemas contendo surfatantes e/ou polímeros, a fim de permitir compreensão da literatura técnica especializada e abordagem de problemas industriais. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas, no período de 15 de abril a 21 de maio de 2005, pelos químicos Watson Loh, com pós-doutorado pela Universidade de Kent (Inglaterra) e Edvaldo Sabadini, pós-doutorado pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Ambos coordenam e desenvolvem atividades de pesquisa na área de solução de polímeros e surfatantes há mais de dez anos. Também ministram disciplinas na área nos cursos de graduação e pós-graduação no IQ. Segundo o professor Sabadini, a idéia de propor o curso surgir a partir desta experiência, atendendo também, a profissionais que atuam em vários setores industriais, fornecendo embasamento sobre o comportamento e propriedades destes sistemas. Saiba mais em http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=QUI-0024&of=001.

Oficina de Física do IFGW

O Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) realiza, dia 9 de abril, das 8 às 18 horas, no auditório IF-13 da unidade, a 12a Oficina de Física "100 anos de relatividade". A Oficina consiste em palestras que apresentarão o desenvolvimento da pesquisa na área da relatividade, nos seus aspectos históricos, básicos e aplicados, além de atividades demonstrativas. Inscrições http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/formulario/formulario.php. Confira a programação em http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/x_of_next.html

Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) recebe, até 31 de maio, trabalhos para a quarta edição do 4º Colóquio Marx e Engels. O evento, de nível internacional, será realizado entre 8 e 11 de novembro. Promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o encontro está dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas, "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século 21". Mais http://www.unicamp.br/cemarx/ivcoloquio.html.

Bolsas PIBIC/CNPq e SAE

As inscrições para as bolsas do PIBIC/CNPq e SAE, podem ser feitas, de 11 de abril até 6 de maio, exclusivamente pela Internet http://www.prp.unicamp.br/pibic. Confira o calendário http://www.prp.unicamp.br/pibic/calendario.html.

CONCURSOS

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos se inscrever professores associados da Universidade, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217322004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de três cargos de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Parcial Fixa, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217492004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P256952003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P208212004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 21 de março de 2005, ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos, para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, em RTP, nível MS-3, pelo prazo de 3 (três) anos, renováveis por mais 3 (três), na área de Engenharia da Computação, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, da Universidade Estadual de Campinas. A Diretoria da FEEC (Setor de Recursos Humanos) estará recebendo as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Poderão se candidatar portadores do título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp, por ela reconhecido, ou de validade nacional. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Prof. Dr. Christiano Lyra Filho, indicando nome, domicilio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/01/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/29P4732005.pdf. Informações: Telefone (19) 3788-3865 com Ademilde Felix.

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 21 de março de 2005, ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, em RTP, nível MS-3, pelo prazo de 3 (três) anos, renováveis por mais 3 (três), na área de Engenharia Biomédica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, da Universidade Estadual de Campinas. A Diretoria da FEEC (Setor de Recursos Humanos) estará recebendo as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Poderão se candidatar portadores do título de doutor devidamente homologado, outorgado pela Unicamp, por ela reconhecido, ou de validade nacional. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Prof. Dr. Christiano Lyra Filho, indicando nome, domicilio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/01/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/29P5092005.pdf. Informações: Telefone (19) 3788-3865 com Ademilde Felix.

Instituto de Biologia

A Unicamp está com inscrições abertas, até 28 de março, ao Concurso de Livre Docência na área de Genética Vegetal, disciplina BG-280, do Departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia. As inscrições, a ser realizadas na secretaria do Instituto de Biologia, das 9 às 17 horas, só serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do IB, acompanhado dos documentos listados no Diário Oficial de 23/2 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/07P33002005.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição F. Romero).

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica 

A Unicamp estará com inscrições abertas até 29 de março, à Seleção Pública de Provas e Títulos, nível MS-3, em RTP, pelo período de três anos. É na área de Inferência, do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na secretaria do Imecc. São candidatos portadores do título de doutor, devidamente homologado, outorgado pela Unicamp, por ela reconhecido ou de validade nacional. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da unidade, contendo nome, domicílio e profissão, acompanhados dos documentos descritos no Diário Oficial de 26 de fevereiro ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P280672004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-5923 (Silvana).

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 30 de março de 2005, ao Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de duas (2) funções na Parte Especial do Quadro Docente da Unicamp, em RTP, nível MS-3, pelo prazo de 3 (três) anos, renováveis por mais 3 (três), na área de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, da Universidade Estadual de Campinas. A Diretoria da FEEC (Setor de Recursos Humanos) estará recebendo as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Poderão se candidatar portadores do título de doutor devidamente homologado, outorgado pela UNICAMP, por ela reconhecido, ou de validade nacional. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Prof. Dr. Christiano Lyra Filho, indicando nome, domicilio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/01/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/29P4962005.pdf. Informações: Telefone (19) 3788-3865 com Ademilde Felix.

Instituto de Química

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 4 de abril, à Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função na Parte Especial do Quadro Docente, nível MS-3, regime RTP, pelo período de três anos, renováveis por mais três. É nas áreas de Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear e/ou Espectrometria de Massas do Instituto de Química (IQ). As inscrições deverão ser feitas na secretaria do Departamento de Química Orgânica, na sala H-301 do bloco H, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A solicitação será feita por meio de requerimento dirigido ao diretor do IQ, contendo nome, domicílio, profissão, telefone e e-mail, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 3/3 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf.

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 27 de abril ao concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica do Instituto de Biologia (IB). As inscrições serão feitas na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Concorrem professores associados com título de livre-docente no mínimo há três anos. As solicitações podem ser feitas mediante requerimento encaminhado ao Reitor indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição).

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 18 de maio de 2005, ao concurso para Provimento de um cargo, em RTP, de Professor Titular, nível MS-6, na área de Etnologia - Sub-Área de Etnologia das Terras Baixas Sul-Americana, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A Secretaria Geral estará recebendo as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Poderão se candidatar docentes com título de Livre Docente obtido no mínimo há três anos e Especialistas de reconhecido valor. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 17/02/2005 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P261672004.pdf. Informações: Telefone (19) 3788-1581 com Maria Stella Mendes.

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 24 de maio, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Genética Vegetal do Instituto de Biologia (IB). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos do título de livre-docente; Docentes há três anos, com título de livre-docente e especialistas de reconhecido valor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes no Diário Oficial de 24 de fevereiro ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P198522004.pdf. Outras informações pelo telefone 19-3788-6357 (Maria Conceição Romero).

Instituto de Matemática,
Estatística e Computação Científica

A Unicamp estará com inscrições abertas até 31 de maio, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Álgebra do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral (SG). São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, do título de livre-docente; Docentes há três anos, com título de livre-docente e especialistas de reconhecido valor. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicilio e profissão, acompanhado dos documentos constantes do Diário Oficial de 2 de março ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/10P280602004.pdf. Outras informações pelo telefone 19- 3788-5923 (Silvana).

Concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 18

Inclusão digital é tema de palestra no CCUEC

O Centro de Computação (CCUEC) promove, dia 18, às 9 horas, em seu auditório, a palestra "Inclusão Digital com Software Livre". Ministrada pelo aluno de engenharia de computação Gustavo Sverzut Barbieri, o encontro abordará soluções que permitam a reutilização de equipamentos obsoletos para montagem de laboratórios de informática. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.softwarelivre.unicamp.br/palestras.html.

Professora da Universidade de Paris discute
migrações internacionais e relações do gênero na FE

"Migrações internacionais e relações do gênero" é o tema da palestra que a professora Mirjana Morokvasic-Müller, diretora de pesquisa do Laboratório de Análise dos Sistemas Políticos (LASP), da Universidade de Paris, discute, dia 18, às 9h30, na sala 7 do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-cultural (Gepedisc). Outras informações pelo telefone 19-3788-5565.

Dia 19

Pesquisadora do CMU lança livro
no Centro Comunitário Irmão André

O livro "Minha amiga dos olhos de gato", da pesquisadora do Centro de Memória (CMU) da Unicamp, Margareth Brandini Park, será lançado, dia 19, a partir das 10 horas, no Centro Comunitário Irmão André (Cecóia). Com 42 páginas, a publicação, que antes era composta somente com textos, ganhou, em 2002, ilustrações de 23 crianças, da Escola do Sítio, de Barão Geraldo, com idades entre sete e oito anos. No livro, a autora conta a história e as lembranças de sua infância vivida em Sousas, em companhia de uma amiga, na área do Cecóia. Estes momentos, de acordo com Park, servem de base para o aprendizado de vários aspectos da vida de uma criança, como o medo, a frustração, a auto-estima e as relações afetivas com a escola. A publicação inicia a coleção Infância Viva, da editora Árvore do Saber. O Centro Comunitário Irmão André fica localizado na Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151, saída de Sousas, anexo ao Colégio Notre Dame.

Dia 21

Casa do Lago exibe "Ciclo da Paixão"

O Espaço Cultural Casa do Lago (http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/) exibe, de 21 a 24 de março, como parte de sua programação cultural de cinema 2005, a série "Ciclo da Paixão". Neste ciclo serão apresentados os filmes "A Paixão de Cristo", com direção de Mel Gibson, "O Evangelho Segundo São Matheus", dirigido por Pier Paolo Pasolini e "A Última Tentação de Cristo", com direção de Martin Scorcese. A entrada é franca para todas as sessões. A programação cultural da unidade pode ser solicitada pelo e-mail casadolago em reitoria.unicamp.br. A Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/nº, campus da Unicamp. Outras informações pelo telefone 19-3788-7017. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-18.html do Ciclo da Paixão.

Sispot-2005

O Encontro de Pesquisadores em Sistemas de Potência (SisPot), (http://www.fee.unicamp.br/SisPot2005/) será realizado entre os dias 21 e 23, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). A coordenação está a cargo dos professores Carlos Castro (DSEE/FEEC) e de José Pomilio (DSCE/FEEC). Mais informações pelo e-mail ccastro em ieee.org.

Dia 22

Lume no Espaço Cultural da CPFL

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) realiza, todas as terças-feiras, sempre às 20 horas, no Espaço Cultural da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), uma série de apresentações, com curadoria do ator Renato Ferracini. No dia 22, o grupo Estúdio Nova de Dança, apresenta "Experimentações Inevitáveis". No dia 29 a apresentação será do grupo "Regurgitofagia".

Dia 23

Debate no IFCH discute capitalismo
brasileiro no cenário internacional

"O Capitalismo brasileiro no cenário internacional" é o tema que será discutido, dia 23, às 14 horas, no auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Participam os professores Sebastião Velasco Cruz, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Sérgio Barroso, do Instituto de Economia (IE) e o político italiano Rodolfo Passagrilli. O encontro tem o apoio da Secretaria de eventos do IFCH. A promoção é do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Outras informações pelo e-mail cemarx em unicamp.br.

Central de Captação de Órgãos e Comissão
Compartilhando Soluções do HC lançam
concurso de frases sobre doação de órgãos

A Central de Captação de Órgãos e a Comissão Compartilhando Soluções, apoiados pela Superintendência do Hospital das Clínicas (HC), recebem inscrições, até 23 de março, para um concurso de frases sobre doação de órgãos e tecidos. O concurso, aberto para alunos, funcionários (Unicamp e Funcamp), terceirizados, patrulheiros e guardinhas, consiste na elaboração de uma frase com o tema "Doação de Órgãos e Tecidos". Os três primeiros colocados irão passar um final de semana no Hotel Recanto Bela Vista, em Águas de Lindóia, com direito a acompanhante. O resultado será conhecido dia 8 de abril, através do site do HC http://www.hc.unicamp.br/.

A ficha de inscrição pode ser retirada na Central de Captação de Órgãos do HC, 3o andar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Nela, o participante deve escrever a frase, com letra legível (preferencialmente de fôrma), com até 150 caracteres, e entregá-la, até 23 de março, no mesmo local, aos cuidados de Eliete, Nilza ou Alexandre.

A Comissão Julgadora será composta por representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPC) do Hospital das Clínicas, Comissão de Ética Médica, Serviço Social e Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Campinas (ARCC). As frases não classificadas estarão à disposição dos autores a partir de 11 de abril, na Central de Captação de Órgãos. O concurso é patrocinado pelo Hotel Recanto Bela Vista e Agência Bom Senso Turismo.

Dia 31

Poesae

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) realiza, dia 31, das 19 às 22 horas, no auditório do Instituto de Artes (IA), o Poesa V - Mostra de poesias de estudantes da Unicamp. As inscrições podem ser feitas no SAE, das 9 às 17h30. Podem se inscrever somente alunos regularmente matriculados. O SAE fica no prédio do Ciclo Básico, 3º andar. Outras informações pelo telefone 19-3788-6547.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l