Programação da Unicamp – 4 de março de 2005

mojo-l em listas.unicamp.br mojo-l em listas.unicamp.br
Qui Mar 3 00:00:00 BRT 2005


Programação da Unicamp – 4 de março de 2005

Vestibular

A Unicamp divulga, nesta sexta-feira (4), às 16 horas, a segunda lista de aprovados no Vestibular 2005. Mais informações em http://www.comvest.unicamp.br/

Workshop discute micro e nanotecnologia no auditório da BC

O Centro de Componentes Semicondutores (CCS), o DSIF da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e o LPD do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), em parceria com a Electron Devices Society (EDS - Capítulo de Estudantes da Unicamp e Capítulo Seção Sul-Brasil), realizam, nesta sexta-feira (4), o Workshop sobre Semicondutores; Micro e Nano Tecnologia. O evento acontece no auditório da Biblioteca Central, das 8h30 às 18 horas. Mais informações http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3808/NUH_3808.html

Projeto Microcrédito

O movimento Sonha Barão, o IPES e o Comitê DF da Ação da Cidadania contra a Miséria, a Fome e pela Vida lançam, nesta sexta-feira (4), às 9 horas, no Centro de Convenções, o Projeto Microcrédito Campinas. O projeto se insere no Programa Comunidade Saudável, apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-16.html. Outras informações pelo e-mail salette em unicamp.br ou telefone 19-3788-1103.

Biotecnologia, Universidade e Empresa

As inscrições (http://cafe.cbmeg.unicamp.br/wbue/) para participar do workshop Biotecnologia, Universidade e Empresa, podem ser feitas, até esta sexta-feira (4). O evento acontece dia 10, às 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O objetivo é esclarecer à comunidade acadêmica e empresários, aspectos legais e estratégicos da interação universidade e empresa. Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-15.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-5209.

Novos coralistas

O Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) recebe, até esta sexta-feira (4), inscrições para a seleção de novos coralistas. Podem ser feitas, das 12 às 14 horas, no Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), sala UM-6. Outras informações e-mail coralunicamp em iar.unicamp.br.

Feverestival

O 3º Feverestival, realizado todos os anos em Barão Geraldo, em conjunto com os tradicionais cursos do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) e com o Grupo Barracão Teatro de Barão Geraldo, será encerrado nesta sexta-feira (4). Outras informações pelo e-mail feverestival em yahoo.com.br

Calourada 2005

A programação da Calourada 2005, promovida pelos cursos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), será encerrada nesta sexta-feira (4), com uma aula magna dos alunos do curso de Medicina. Outras informações pelo telefone 19-3788-8968.

Eleições CMDM

As inscrições para as novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da 
Mulher (CMDM) - biênio 2005-2007 - podem ser feitas até esta sexta-feira (4), das 9 às 17 horas, na Rua Ferreira Penteado, 1331. Outras informações pelo telefone 19-3788-5902 ou e-mail maira em nepo.unicamp.br. 

EM ANDAMENTO

Expressões Originárias no Espaço das Artes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, a exposição "Expressões originárias", do artista plástico e funcionário, Sérgio Paulo de Magalhães. A mostra, composta por 18 pinturas, inspiradas no cubismo, em várias dimensões, pode ser vista no Espaço das Artes, saguão principal do prédio administrativo da FCM, até 18 de março, das 8h30 às 17h30, com entrada franca.
Técnica - Em suas obras o artista utilizou a técnica óleo/acrílica em tela e desenhos em carvão. Inspirado na frase "Uma imagem vale mais do que mil palavras" o artista plástico, que desde os nove anos demonstrou interesse pela arte, concebeu a exposição tentando criar um espaço aberto de volume, formas e cores para o infinito, sem nenhum limite imaginário. Sérgio trabalha como técnico de laboratório, no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da FCM. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.

Cedae expõe "O Caderno Rosa de Lori Lamby" da escritora Hilda Hilst

O Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae) realiza, até 29 de abril, a exposição do livro "O Caderno Rosa de Lori Lamby", da poeta, dramaturga e ficcionista Hilda Hilst. A exposição, que traz o título emprestado de texto de José Luis Mora Fuentes, apresenta uma seleção do amplo legado da autora de "Amavisse": manuscritos, textos datilografados e digitados com rasuras, livros, fotos, desenhos, cartas, recortes de jornais, obras traduzidas e montagens de peças teatrais. Grande parte dos manuscritos da escritora é conservada no Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae). Atualmente, as "Obras Reunidas de Hilda Hilst" estão sendo publicadas pela Editora Globo. A exposição, que conta com curadoria da professora Cristiane Grando, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), pode ser visitada das 9 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, no Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (Cedae), que fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, bloco 7, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Outras informações pelo telefone 19-3788-1505 ou e-mail crisgrando em yahoo.com.br.

Chinelas faz show toda quarta

O Grupo "Chinelas" faz uma série de shows todas as quartas-feiras deste mês, às 21 horas, no Kawale Acústico, no bairro Vila Nova. Mais informações em http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3794/NUH_3794.html

EM ANDAMENTO

Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago abre sua programação cultural de 2005, prestando homenagem à mulher, através da dança, teatro, cinema e artes plásticas. Confira a programação http://www.preac.unicamp.br/casadolago/programacao.htm.

Três candidatos se inscrevem
para a sucessão de Brito Cruz

A Unicamp tem três candidatos à sucessão do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz. Os professores Antonio Celso Arruda (Faculdade de Engenharia Mecânica), Edson Moschim (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e José Tadeu Jorge (Faculdade de Engenharia Agrícola). Tadeu Jorge é o atual vice-reitor. Celso Arruda já foi diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Edson Moschim atua no Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da FEEC. Leia matéria no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju277pag03.html. Confira a agenda de debates http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

Conheça as oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/oportuna.html

CURSOS:

Escola de Extensão
http://www.extecamp.unicamp.br/

AFPU
http://www.afpu.unicamp.br/

TESES

Faculdade de Engenharia de Alimentos

"Estudo de biodegradação de compostos fenólicos em águas residuárias" (doutorado). Candidato: Maurício Rigo. Orientador: professor Ranulfo Monte Alegre. Dia 4 de março, às 10 horas, no Salão Nobre da FEA.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba 

"Avaliação clínica e radiográfica do tratamento de defeitos intra-ósseos usando as proteínas derivadas da matriz do esmalte ou barreira biodegradável" (doutorado). Candidato: Robert Carvalho da Silva. Orientador: professor Enilson Antonio Sallum. Dia 4 de março, às 8h30, na FOP.

Instituto de Biologia

"Estudo dos papéis biológicos de dois inibidores de Kunitz isolados de sementes de Dimorphandra mollis Benth: atividades inseticida e inflamatória" (doutorado). Candidata: Gláucia Coelho de Mello. Orientadora: professora Maria Lígia Rodrigues Macedo. Dia 4 de março, às 9 horas, na sala de defesa de tese da Pós-Graduação do IB.

O controle motor nos movimentos com reversão em indivíduos normais e portadores da doença de Parkinson: o efeito de diferentes amplitudes de movimento” (mestrado). Candidato: Rodrigo Gaiga Paulino. Orientador: professor Gil Lucio Almeida. Dia 28 de fevereiro, às 9 horas, no departamento de bioquímica.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

“Os rosários dos angolas: irmandades negras, experiências escravas e identidades africanas na Bahia setecentista” (doutorado). Candidata: Lucilene Reginaldo. Orientadora: professora Silvia Hunold Lara. Dia 4 de março, às 14 horas, na sala da congregação da pós-graduação do IFCH.

Instituto de Geociências

“Especiação de arsênio inorgânico em águas por espectrometria de absorção atômica acoplada com gerador de hidretos” (mestrado). Candidato: Ricardo Rossin. Orientador: professor Bernardino Ribeiro de Figueiredo. Dia 4 de março, às 14 horas, no auditório do IG.

“Geoquímica do flúor em águas e sedimentos fluviais da região de cerro azul, estado do Paraná” (mestrado). Candidata: Maria Jimena Andreazzini. Orientador: professor Bernardino Ribeiro de Figueiredo. Dia 4 de março, às 9 horas, no auditório do IG.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

"Alguns problemas de controle multiobjetivos governados por equações diferenciais parciais" (doutorado). Candidato: Francisco Paulo Marques Lopes. Orientador: professor Marko Antonio Rojas Medar. Dia 4 de março, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.

Instituto de Química

"Atividade antitumoral de metabólitos bacteriano e fúngico" (doutorado). Candidata: Natália Bromberg. Orientador: professor Nelson Eduardo Durán Caballero. Dia 4 de março, às 9 horas, mo Miniauditório do IQ.

"Estudos visando a elucidação estrutural do alcalóide parviestemoamida: síntese de (+/-)-10-epi-Parviestemoamida” (doutorado). Candidato: Giovanni Bernardi Rosso. Orientador: professor Ronaldo Aloise Pilli. Dia 4 de março, às 14 horas, no mini auditório do IQ.

MOBILIDADE FUNCIONAL

Técnicos em administração - Cotuca

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de duas vagas de técnico em administração (nível médio). Podem ser feitas, até 7 de março, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na Rua Culto à Ciência, 177, Botafogo, Campinas. Confira o Edital http://www.cotuca.unicamp.br/. Outras informações pelo telefone 19-3232-9488, ramal 202.

Frentista - DGA

A Diretoria Geral da Administração (DGA) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de frentista. As inscrições podem ser feitas até dia 8, das 9 às 17 horas, na Assessoria de Desenvolvimento de Pessoal da unidade. Mais informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/.

Técnico em administração - IB

O Instituto de Biologia (IB) abre inscrições - processo de mobilidade funcional para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, na Secretaria da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-6353.

Técnico em administração - Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no expediente de Recursos Humanos da unidade. Mais informações http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

Técnico em administração - Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) abre inscrições - processo de mobilidade funcional - para preenchimento de uma vaga de técnico em administração. Podem ser feitas, de 14 a 18 de março, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30, na seção administrativa da unidade. Outras informações na página da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/

Confira outras mobilidades funcionais
http://www.dgrh.unicamp.br/concursos_home.shtml

INSCRIÇÕES

FOP abre inscrições para curso de Odontogeriatria

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) está lançando um novo curso de especialização em Odontogeriatria. A nova especialidade, criada no Brasil em 2002, é direcionada para cirurgiões dentistas que atuam em clínica privada e serviço público, com atendimento a idosos. Outras informações pelo telefone 19-3412-5226.

Lalt abre inscrições para curso de extensão em logística

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) oferece, nos dias 18 e 19 de março e nos dias 1,2,15 e 16 de abril, um curso de Extensão em Logistica. Com carga horária de 30 horas, será ministrado pelo professor Orlando Fontes Lima Júnior, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 8h30, às 17 horas, na FEC. As inscrições podem ser feitas, até 10 de março, na Secretaria de Extensão e Eventos da FEC. Mais informações pelo telefone 19-3788-2337 ou e-mail lalt em fec.unicamp.br.

FEQ tem inscrições para curso de Educação
a Distância e Uso de Ferramentas Tecnológicas

A Faculdade de Engenharia Química (FEQ) em conjunto com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) está com inscrições abertas para dois cursos. "Estratégias de Desenvolvimento de Projetos de Educação a Distância Mediados por Computador (EDMC): Acadêmico e Empresarial", a ser ministrado de 8 de março a 19 de maio e "Uso de Ferramentas Tecnológicas em Cursos a Distância Mediados por Computador", a ser realizado de 11 de março até 20 de maio. Informações e inscrições http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEQ-0118&of=003.

Ministério da Educação do Japão
abre inscrições para bolsas de estudo

O governo do Japão, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, está oferecendo bolsas de estudo para treinamento de professores e profissionais (nível fundamental e médio) e para estudantes de graduação do curso de Letras-japonês. Os interessados podem se inscrever até 11 de março. Outras informações pelo e-mail cgjcultural5 em arcstar.com.br ou telefone 11-3245-0100

Centro de Convenções sedia
seminário de defesa do consumidor

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) abre inscrições para o 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor. O evento será realizado no Centro de Convenções, dia 17 de março, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br. As vagas são limitadas.

LNLS abre inscrições para iniciação científica

Estudantes das áreas de física, química, engenharias, biologia, computação, matemática e farmácia podem se habilitar a uma das vagas de iniciação científica, disponíveis no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O LNLS - instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia, localizado no Pólo II de Alta Tecnologia de Campinas, tem cota de bolsas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq. O interessados podem se inscrever, até 21 de março, na página do LNLS http://www.lnls.br/.

FEF recebe inscrições para curso
de Gestão da Qualidade de Vida na Empresa

A Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) recebe até 24 de março, inscrições para o curso de especialização em Gestão da Qualidade de Vida na Empresa, promovido pela FEF. É direcionado para profissionais da área de recursos humanos interessados em aprimorar índices de produtividade e qualidade de vida de seus funcionários através de ações corporativas de educação, esporte, lazer, integração e melhoria das condições de trabalho e também, a profissionais das áreas de educação, saúde e administração. A finalidade da especialização é preparar profissionais para elaborar e gerenciar programas de qualidade de vida para aplicação específica nas empresas, considerando os aspectos multidimensionais sobre a saúde, o esporte, o bem-estar emocional, o lazer e as condições de trabalho. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por docentes da FEF, às quintas-feiras, das 19 às 23 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no período de 7 de abril de 2005 a 16 de março de 2006, na FEF. Mais informações http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEF-0120&of=004.

IE recebe inscrições para curso de economia financeira

A Secretaria de Extensão do Instituto de Economia (IE) recebe, até 31 de março, inscrições para a 9o turma do curso de especialização em "Economia Financeira". É destinado para profissionais graduados que trabalham ou desejam trabalhar nas seguintes áreas: bancos de varejo e atacado; mercado de capitais; corporate finance, fusões, aquisições e reestruturação de empresas; consultorias e assessorias; banco central e organismos internacionais; administração de recursos de terceiros; administração financeira em empresas não-financeiras; secretarias de finanças de prefeituras municipais e governo estadual. Sob a coordenação da economista Maria Alejandra Caporale Madi, mestre e doutora em Economia pela Unicamp, as aulas serão ministradas por docentes do IE, às terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h15, no período de 3 de maio de 2005 até 30 de abril de 2007, no IE. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão de especialista em economia financeira - modalidade de extensão. Outras informações http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=ECO-0200&of=009.

Inova Municípios recebe propostas até 1 de abril

Até 1 de abril, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) recebe propostas de projetos dos pesquisadores da Unicamp e de seus grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, para o 3o Encontro Inova nos Municípios (http://www.inova.unicamp.br/workshop/prefeituras/fase2.htm). Os resumos devem ser submetidos eletronicamente pela página do evento (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/inovaredir.htm). As submissões devem ser preenchidas on-line, usando os formulários apropriados conforme a categoria do resumo. O 3º Encontro Inova nos municípios está pré-agendado para 9 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Os pesquisadores poderão enviar também resumos de competências, via correio eletrônico, para Dirce Domingues (domingue em unicamp.br), de acordo com o formato padronizado. Resumos de Projetos de pesquisa e resumos de competências não devem exceder duas páginas. Caso sejam selecionados serão incluídos em um caderno que estará disponível durante o evento.

Instituto de Química abre inscrições para curso de extensão

Até 4 de abril estarão abertas as inscrições para o curso "Soluções de polímeros e surfatantes: princípios e aplicações", promovido pelo Instituto de Química (IQ) através de sua Secretaria de Extensão. Oferecido pela primeira vez ao público externo, o curso é indicado a técnicos em química ou graduados que atuam na área, com a finalidade de fornecer embasamento sobre o comportamento e propriedades de sistemas contendo surfatantes e/ou polímeros, a fim de permitir compreensão da literatura técnica especializada e abordagem de problemas industriais. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas, no período de 15 de abril a 21 de maio de 2005, pelos químicos Watson Loh, com pós-doutorado pela Universidade de Kent (Inglaterra) e Edvaldo Sabadini, pós-doutorado pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Ambos coordenam e desenvolvem atividades de pesquisa na área de solução de polímeros e surfatantes há mais de dez anos. Também ministram disciplinas na área nos cursos de graduação e pós-graduação no IQ. Segundo o professor Sabadini, a idéia de propor o curso surgir a partir desta experiência, atendendo também, a profissionais que atuam em vários setores industriais, fornecendo embasamento sobre o comportamento e propriedades destes sistemas. Saiba mais http://www.extecamp.unicamp.br/dados30.asp?sigla=QUI-0024&of=001.

Colóquio Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) recebe, até 31 de maio, trabalhos para a quarta edição do 4º Colóquio Marx e Engels. O evento, de nível internacional, será realizado entre 8 e 11 de novembro. Promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o encontro está dividido em quatro grupos temáticos: "A obra teórica de Marx e o marxismo", "Marxismo e ciências humanas, "Economia e sociedade no capitalismo contemporâneo" e "Socialismo no século 21". Mais http://www.unicamp.br/cemarx/ivcoloquio.html.

CONCURSOS 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos se inscrever professores associados da Universidade, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217322004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de três cargos de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Prótese Parcial Fixa, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas por meio de requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12/2004 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P217492004.pdf. Informações: telefone (19) 3412-5205 (Patrícia).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores-associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações serão feitas mediante requerimento dirigido ao Reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P256952003.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Faculdade de Ciências Médicas

A Unicamp estará com inscrições abertas, até 19 de março de 2005, ao concurso para provimento de um cargo de professor titular, em RTP, nível MS-6. É na área de coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp. São candidatos professores associados da Unicamp, portadores há três anos, no mínimo, do título de livre-docente. As solicitações devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao reitor, indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 18/12 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P208212004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-8933 (Carmen).

Instituto de Biologia

A Unicamp está com inscrições abertas, até 28 de março, ao Concurso de Livre Docência na área de Genética Vegetal, disciplina BG-280, do Departamento de Genética e Evolução do Instituto de Biologia. As inscrições, a ser realizadas na secretaria do Instituto de Biologia, das 9 às 17 horas, só serão aceitas mediante requerimento contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do IB, acompanhado dos documentos listados no Diário Oficial de 23/2 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/07P33002005.pdf. Informações pelo telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição F. Romero).

Instituto de Biologia

A Unicamp estará com inscrições abertas até o dia 27 de abril ao concurso para provimento de um cargo de Professor Titular, nível MS-6, em RTP. É na área de Fisiologia e Biofísica Endócrina e Metabólica do Instituto de Biologia (IB). As inscrições serão feitas na sala 14 da Secretaria Geral da Unicamp, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Concorrem professores associados com título de livre-docente no mínimo há três anos. As solicitações podem ser feitas mediante requerimento encaminhado ao Reitor indicando nome, domicílio e profissão, acompanhado dos documentos descritos no Diário Oficial de 27/1 ou no endereço http://www.sg.unicamp.br/procsel/pdf/01P165742004.pdf. Informações: telefone (19) 3788-6357 (Maria Conceição).

- Confira concursos para docentes oferecidos pela Unicamp em
http://www.sg.unicamp.br/concursos_web/procsel/concurso.asp

- A relação de teses para defesa está disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/teses.html

- Conheça oportunidades oferecidas no campus
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDCH/CH_52/CH_52.html

- Confira os eventos da Faculdade de Educação - http://www.fe.unicamp.br

- Eventos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) - http://www.fea.unicamp.br/eventos/index.html

AGENDE-SE

Dia 6

FiberWork apresenta sistema digital
de telefonia em feira internacional de fotônica

A FiberWork Comunicações Ópticas participa, entre 6 e 11 de março, da maior feira internacional de fotônica e fibras ópticas, a OFC 2005. O evento acontece no Centro de Convenções de Anaheim (EUA). A FiberWork desenvolve, dissemina e distribui soluções tecnológicas na área de fibras ópticas. No encontro, a empresa apresentará ao mercado externo o sistema digital de telefonia óptico FWL210. O equipamento é utilizado para comunicação de voz de alta qualidade através de fibras ópticas. Permite a comunicação entre escritórios de empresas e operadores em campo distantes até 180 km, evitando o aluguel de canais elétricos das operadoras de telecomunicações, sem a necessidade de discagem direta à distância (DDD).

Dia 8

Fórum Permanente de Energia e Ambiente

"Decretos Estaduais 48.523/04 e 47.397/02: implicações energéticas e ambientais" é o tema do Fórum Permanente de Energia e Ambiente. O evento será realizado dia 8, das 9 às 17h30, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/energia7.htm#4. O encontro, organizado pelo Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/energia7.htm#3. Mais informações pelo e-mail fabianagviana em terra.com.br ou telefone 19-3289-3125.

Eleição para reitor
Confira as datas e locais dos próximos debates agendados http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

Carlos Vogt participa de ciclo de palestras
no Centro de Convenções da Unicamp

O ex-reitor da Unicamp Carlos Vogt participa, dia 8, às 10 horas, no Centro de Convenções, de um ciclo de palestras organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) e Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), como parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial e no contexto do Planejamento Estratégico da Unicamp. O ciclo prossegue nos dias 15 e 22, com palestras respecticamente dos ex-reitores José Martins Filho e Hermano Tavares. Após cada palestra haverá meia hora de debate. Para os mesmos dias da programação de palestras, haverá também debates com os diretores das diferentes áreas de conhecimento da Unicamp. O ciclo foi aberto no último dia 3, com uma palestra proferida pelo ex-reitor e ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, que administrou a Unicamp no período 1986-1990. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNAG/NAG_600/NAG_600.html. 

Daniel Hogan abre ciclo de palestras do Nepam

O Pró-reitor de Pós-graduação, Daniel Hogan abre, dia 8 de março, às 9 horas, no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), o I ciclo de palestras do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. O evento vai até o dia 11. Outras informações pelo telefone 19-3788-7690.

Geraldo Porto expõe "Alma Feminina" na Casa do Lago

Em homenagem às artistas Frida Kahlo, Pagú e Hilda Hilst, o professor do Instituto de Artes (IA), Geraldo Porto, realiza, de 8 de março até 8 de abril, na Casa do Lago, a exposição "Alma Feminina". A mostra pode ser visitada de segunda a sexta das 13 às 21 horas. Outras informações pelo telefone 19-3788-7017. 

DGA e DGRH organizam encontro em
comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Diretoria Geral da Administração (DGA) e o Serviço Social da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) organizam, dia 8, das 13 às 17 horas, no auditório da DGA, uma série de palestras e atividades culturais, em comemoração ao dia Internacional da Mulher. A abertura do encontro será realizada às 13h30 com a participação da coordenadora adjunta da DGRH, Maria do Rosário e da Coordenadora da DGA, Edna Aparecida Rubio Coloma. Às 14 horas a médica ginecologista Daniela Yela, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), discute "Saúde da Mulher: Reposição Hormonal e Contracepção". Às 15h15 está prevista apresentação da peça teatral "A Mala", com o grupo Humatriz. Às 16h15 a artista plástica Maria Alice Giannani realiza uma exposição de pinturas. O evento será encerrado com uma confraternização.

Fórum Permanente de Secretarias

A Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) organiza, dia 8, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Técnicas Secretariais, o primeiro Fórum Permanente de Secretarias. É direcionado para os funcionários que participaram do curso "Técnicas Secretariais". Mais informações pelo e-mail afpu em reitoria.unicamp.br ou telefone 19-3788-4507.

Voz e teclado comemoram Dia Internacional
da mulher no Restaurante Universitário

O Tenor Vicento Montero interpreta, dia 8, às 12h30, no Restaurante Universitário (RU), músicas românticas italianas e músicas românticas do compositor Carlos Gomes. Ele será acompanhado pelo tecladista Chiquinho Costa. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, é parte do Projeto Cultural da Unidade. Outras informações pelo telefone 19- 3788-6434.

Dia 9

Fórum Permanente de Extensão Universitária

"Feminismo, racismo e cidadania" é o tema do Fórum Permanente de Extensão Universitária . O evento será realizado dia 9, das 9 às 17h30, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições – gratuitas – podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/exten3.htm#ins. O encontro, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) e SOS Ação Mulher, conta com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo e-mail roberto em reitoria.unicamp.br

Eleição para reitor

Confira as datas e locais dos próximos debates agendados http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

Guilherme Ary Plonski profere palestra no CenPRA

O Grupo de Estudos em Gestão da Inovação em Organizações (Gegio), do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) realiza, dia 9, às 9 horas, nas dependências do CenPRA, uma palestra com Guilherme Ary Plonski (FEA/USP), sobre a Lei de Inovação. O encontro é parte do projeto Manhãs da Inovação. Outras informações pelo telefone 19-3746 6262.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato e Quitutes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) funcionará nos dias 9 e 16, das 9 às 16 horas, no Ciclo Básico. Confira o calendário http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-13.html. Outras informações pelo telefone 19-3788-7412.

Dia 10

Workshop discute Biotecnologia, Universidade e Empresa

O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Departamento de Genética e Evolução, do Instituto de Biologia (IB) organizam, dia 10, às 8h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Confira a programação http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/sala_imprensa/programese-15.html.

Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação

"Gestão e preservação de documentos digitais" é o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação . O evento será realizado dia 10, das 9 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições - gratuitas - podem ser feitas no endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/tecno10.htm#ins. O encontro, organizado pelo Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e pelo Grupo de Trabalho para a Padronização de Procedimentos Técnicos para Preservação e Acesso de Documentos Arquivísticos Eletrônicos da Unicamp (Gdae), conta com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Mais informações pelo e-mail siarq em unicamp.br

Eleição para reitor

Confira as datas e locais dos próximos debates agendados http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

Professor do IQ discute nanotecnologia na FCM

O professor Oswaldo Luiz Alves, do Instituto de Química (IQ) discute, dia 10, às 11 horas, "Nanotecnologia: Introdução, oportunidades e desafios". A palestra será realizada no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações pelo e-mail soma em fcm.unicamp.br.

Pastoral Universitária realiza missa no Básico

A Pastoral Universitária realiza, dia 10, às 12h15, no Teatro de Arena (praça do Básico) uma missa para acolher os novos estudantes da Unicamp. A missa será celebrada pelo arcebispo Dom Bruno Gamberini. O evento é aberto à participação da comunidade. Outras informações nilo em fea.unicamp.br

Seletivas da FEF

A Faculdade de Educação Física (FEF) realiza, a partir de 10 de março, seletivas para Handebol, Futsal, Vôlei, Basquete e Natação. As atividades serão realizadas nas quadras e na piscina da unidade. Outras informações pelo e-mail atila_fef em yahoo.com.br.
Confira o calendário:
Handebol Masculino - Dia 10, às 19 horas
Futsal Feminino - Dia 10, das 19 às 21 horas e dia 16, das 12 às 14 horas
Voleibol Feminino - Dia 10, às 17h30 e dia 16, às 12 horas
Basquete Feminino - Dia 14, às 21 horas
Voleibol Masculino - Dias 15 e 17, às 17h30
Natação - Dia 16, às 12 horas

Dia 11

Fórum Permanente de Empreendedorismo

"O Empreendedorismo no 3o Milênio" é o tema do Fórum Permanente de Empreendedorismo. O evento será realizado dia 11, a partir das 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen9.htm#ins. O encontro, organizado pelo Núcleo das Empresas Júniores da Unicamp, conta com apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/empreen9.htm#3. Mais informações pelo e-mail daniela_a_p em hotmail.com ou telefone 19-3788-6073.

Eleição para reitor

Confira as datas e locais dos próximos debates agendados http://www.sg.unicamp.br/consulta/agendadebate.htm.

HC lança Manual de Nutrição Enteral Domiciliar

O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp lança no dia 11 de março, às 10 horas, no anfiteatro do Hospital, o Manual de Nutrição Enteral Domiciliar. Cerca de 500 pacientes terão acesso inicial ao material, que aborda a nutrição realizada em casa, prática que vem se tornando cada dia mais comum. Segundo suas idealizadoras, pertencentes à equipe multiprofissional de terapia nutricional (GAN) do HC, manter a pessoa doente em casa é uma tendência atual da assistência à saúde. Mais http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_3654/NUH_3654.html.

Novo diretor do Instituto de Computação

A solenidade de posse do novo diretor do Instituto de Computação (IC), professor Jorge Stolfi, acontece dia 11 de março, às 15 horas, no Auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Stolfi assume o cargo que hoje é ocupado pelo professor Ricardo Anido.

Dia 14

Resíduos Perigosos na Unicamp

A Agência para a formação profissinal da Unicamp (AFPU), junto ao grupo gestor de Resíduos, promove a abertura oficial do curso de "Nivelamento sobre Resíduos Perigosos e Domésticos na Universidade". Uma palestra inaugural sobre o assunto será realizada no dia 14 de março, a partir das 9 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). A abertura do programa é destinada a facilitadores, profissionais envolvidos no gerenciamento de resíduos e técnicos de laboratório em geral. Os cursos serão divididos em módulos: resíduos químicos, biológicos, sólidos domésticos e radioativos, com diferentes datas de realização e público alvo. As inscrições dos cursos serão divulgadas, futuramente, no site da AFPU.
Programa
9 horas - Abertura
9h30min - Apresentação do Grupo Gestor.
10 horas - Palestra com o Prof. Dr. Fernando Coelho - Presidente do Grupo Gestor, com o tema "A Importância dos resíduos na Universidade".
11 horas - Encerramento.

Seminários de Otimização do DMA

O Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza, de 14 de março até 27 de junho, sempre às 14 horas, na sala 121 do DMA, os Seminários de Otimização. No dia 14, o aluno Fávio Iano discute o tema "Operação ótima na Bolsa de Tokyo". Confira a programação http://www.ime.unicamp.br/%7Emartinez/sem_otimiza.txt. Outras informações pelo e-mail secdepto em ime.unicamp.br.

Dia 16

Sucessão tem calendário eleitoral

O Conselho Universitário (Consu) definiu o calendário de procedimentos do processo de consulta interna que vai resultar na indicação do novo reitor da Unicamp. A definição de um calendário eleitoral já para o primeiro semestre de 2005 se deve à escolha, pelo Governador Geraldo Alckmin, do nome do reitor Carlos Henrique de Brito Cruz - cujo mandato se estenderia até 2006 - para a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O período de inscrição dos candidatos ocorreu de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O primeiro turno das eleições ocorre nos dias 16 e 17. Leia matéria completa no Jornal da Unicamp http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2004/ju274pag03.html.

Editora da Unicamp realiza encontro com escritores

A Editora da Unicamp realiza, dia 16, das 17 às 20 horas, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), um encontro com os autores Laerte (Overman, Gatos) e Fernando Gonsales (Níquel Náusea) para um bate-papo com estudantes e interessados. As perguntas endereçadas aos escritores poderão ser feitas através de urnas que serão espalhadas pelo campus. Os sorteados serão contemplados com um livro. No local também será realizada a venda de exemplares autografados. Outras informações francis em editora.unicamp.br.

Relação com clientes

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) inicia, dia 16, o curso de extensão "CRM - Gerenciamento da Relação com Clientes". É destinado para estudantes e profissionais envolvidos com atividades nas áreas comercial, gestão e marketing. Outras informações pelo telefone 19-3788-1088.

Dia 17

Centro de Convenções sedia
seminário de defesa do consumidor

O 3o seminário Pro Teste de defesa do consumidor será realizado no Centro de Convenções, dia 17, com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa). O evento, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos do Consumidor e ao mês do 14º aniversário de vigência do Código de Defesa do Consumidor, reunirá especialistas internacionais e brasileiros. No encontro serão debatidos temas que afetam o dia-a-dia do consumidor, como a segurança dos alimentos. Outras informações pelo telefone 11-5573-4696 ramal 204, ou e-mail seminario em proteste.org.br.

Palestra na FCM discute estresse no trabalho 

A professora Liliana Guimarães ministra, dia 17, às 14h30, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a palestra "Estresse no Trabalho". Trata-se do primeiro encontro do Programa de Treinamento, Aperfeiçoamento e Motivação ao Funcionário da unidade. Outras informações pelo telefone 19-3788-8049.
Dia 23

Central de Captação de Órgãos e Comissão
Compartilhando Soluções do HC lançam
concurso de frases sobre doação de órgãos

A Central de Captação de Órgãos e a Comissão Compartilhando Soluções, apoiados pela Superintendência do Hospital das Clínicas (HC), recebem inscrições, até 23 de março, para um concurso de frases sobre doação de órgãos e tecidos. O concurso, aberto para alunos, funcionários (Unicamp e Funcamp), terceirizados, patrulheiros e guardinhas, consiste na elaboração de uma frase com o tema "Doação de Órgãos e Tecidos". Os três primeiros colocados irão passar um final de semana no Hotel Recanto Bela Vista, em Águas de Lindóia, com direito a acompanhante. O resultado será conhecido dia 8 de abril, através do site do HC.

A ficha de inscrição pode ser retirada na Central de Captação de Órgãos do HC, 3o andar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Nela, o participante deve escrever a frase, com letra legível (preferencialmente de fôrma), com até 150 caracteres, e entregá-la, até 23 de março, no mesmo local, aos cuidados de Eliete, Nilza ou Alexandre.

A Comissão Julgadora será composta por representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPC) do Hospital das Clínicas, Comissão de Ética Médica, Serviço Social e Associação dos Pacientes Renais Crônicos de Campinas (ARCC). As frases não classificadas estarão à disposição dos autores a partir de 11 de abril, na Central de Captação de Órgãos. O concurso é patrocinado pelo Hotel Recanto Bela Vista e Agência Bom Senso Turismo.

H.C.J.
--
To unsubscribe from: Unicamp Hoje, just follow this link:

http://www.unicamp.br/cgi-bin/mojo/mojo.cgi?f=u&l=unihoje%2dl&e=[email]&p=[pin]

Click this link, or copy and paste the address into your browser.

 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l